[Música] bem-vindas e bem-vindos a mais uma entrevista do curso de literatura infanto-juvenil hoje estamos aqui com uma presença especialíssima estamos conversando agora aqui do quanto o Paulo Tati que está aqui comigo muito obrigado pela aceite uma referência simplesmente Central para pensar a formação cultural assim brasileira dos últimos anos e o papel assim incrível sobre a formação das crianças ele até falou assim que acho que vocês estão me dando um pouco de responsabilidade demais mas todos nós enfim nos formamos a partir disso fiz uma pequena sinopse Antes de conversar volta-te arquiteto de Formação musicista compositor intérprete
arranjador de ofícios do grupo rumo que é o grupo fundamental da Vanguarda Paulista formado em 1974 com grande atuação nos anos 70 e 80 trabalhou como parceiro e músico do Arnaldo Antunes nos anos 90 contrabaixo em 94 com a Sandra Perez que já conhecia há cinco anos né desde 89 criou palavra cantada palavra cantada 16 CDs 10 DVD 7 livros diversas premiações enfim como eu disse já outras vezes é difícil pensar a produção da canção infanto-juvenil brasileira sem colocar a palavra cantada no centro desse sistema mais uma vez muito obrigado Eu que agradeço Com perdão
da redundância eu vou fazer essa pergunta que todo mundo deve ter feito para ti já como surgiu a palavra cantada é só uma pergunta se foi algo mais casual ou se foi no sentido de haver uma demanda se sentirem que seria interessante fazer canção para crianças e jovens como foi foi meio por aí as duas coisas assim porque eu e a Sandra a gente se conheceu fazendo trilhas Produções musicais mas mais ligado a trilha do que canção então a gente fazia trilhas para TV Cultura fazer atrizes e publicidade fazer a trilha para Fundação Roberto Marinho
para teatro para dança então era um né a gente trabalhava como trilheiro assim né E como eu sou eu eu era até mais assim meio obcecado para ficar trabalhando sempre né Então quando chegou aquele General que tinha Aquela aquele aquele ar de férias assim às vezes eu saí de férias a Sandra também saiu e na volta a gente eu tava contando para ela porque que como eu tive uma experiência assim de ficar ouvindo repetidamente um disco infantil muito chato sabe como vocal de criança cantando alto e aquelas bateria eletrônica tecladinho eletrônico a produção ruim mesmo
né e e a criança ela ouve muito né então onde eu fiquei foi ficando meio insuportável assim né daí a gente não tinha nada para fazer começo de ano demorava para começar o ano né Aí eu falei assim por que que a gente não faz um disco infantil bem legal uma coisa assim de cidade uma coisa Urbana assim uma coisa aqui onde nós estamos Pinheiros para esses pais e mães vizinhos aqui fazer com temáticas assim mais legais assim daí ela por incrível que pareça ela falou assim então vamos fazer de canções de ninar e tirou
da bolsa um disco de lula baias que ela tinha acabado de comprar nos Estados Unidos um disco de canções eliminar só que era o máximo da produção aquela coisa americana grandes cantoras com grandes músicos cantando para as crianças então daí deu um sentido assim a gente começou assim tipo imediatamente telefonamos para amigos olha elas vamos fazer isso fazer um discações de ninar e começamos a fazer então aquele começo de 94 ali de daquele ano a gente Partiu para que tava meio devagar a parte comercial e tal a gente Partiu para desde o começo essa noção
de pesquisa assim porque para quem estuda a canção Popular a gente eu sempre me pergunta assim o que que tem do rumo na palavra cantada Sabe desde o começo tinha essa preocupação de de pesquisa porque hoje é muito Evidente né assim pais como eu e outro também a gente fala nossa Palavra Cantada é ao mesmo tempo de diversão alta qualidade cancional e ritmos brasileiros mas isso veio depois esse lance veio ainda demorou para chegar esse lance mais brasileiro mesmo que foi mais intencional é a gente esse cansou examinar a gente queria fazer uma coisa poética
era essa a questão fazer uma coisa moderna e poética né E só que Mas a gente não tinha e não tinha ideia de que a gente ia continuar nesse projeto era só esse era um disco de canções eliminar e acabar aí foi feito só que o disco repercutiu tanto assim Tanto na imprensa a gente vendeu tanto disco por telefone por aquela coisa que a gente só para você ter uma ideia a gente fez fita fita e mil CDs que era para ter CD porque o CD ela até chegava até ser novidade ele é de 85
aqui no Brasil a gente estava em 90 e poucos e tal mas daí a gente fez CD assim para ter um status mais legal para dar para imprensa e tal e depois pôs aqueles mil assim acabou assim rapidinho né só por telefone assim né porque saiu em todos em todos os jornais nas revistas né E daí a gente vendeu muito mesmo e não podia parar mais com aquele projeto né daí a gente foi em frente se a primeira medicações de ninar quer dizer dois anos né daí a gente fez canções de brincar que a imaginando
já aquela criança que começa a ser socializada assim mas ainda um bebezão assim né de até de a partir de dois a quatro anos que ele tem a música da sopa do neném tem a música do todo bicho que é mamar quer brincar mas a hora de mamar então assim o aniversário tinha essas canções assim de bichinho e tal bem para criança pequena assim né Depois quando veio canções curiosas começou esse lance mais rítmico que daí a gente imaginava uma criança na escola totalmente na escola que eu sou escoliose tinha a música do Pindorama a
música do rato a música do criança não trabalha já tem umas coisas assim mais elaboradas assim né de letras que já faz uma criança que está sendo alfabetizando a gente imaginava né E daí começou devagar o lance de ritmos brasileiros ele pensar nessa cultura musical brasileira né E daí totalmente que o disco Pé com pé né daí foi a proposta era essa né aí primeiro que vinha na canção era o ritmo depois você fazia Harmonia depois melodia e tal mas ela vinha do Ritmo né você pega uma canção por exemplo com Pé com Pé tem
um ritmo muito conhecido de axé de tem essa célula né essa célula é muito muito conhecida e ficou Pé com Pé pé com pé pé com tacodei com pé esquerdo calcei meu pé de pato chutei o pé da pa pa pa pa pa pa pa [Música] então é foi saindo do Ritmo e assim as outras canções todas quase todas assim foram do Pé com Pé do álbum Pé com Pé foram canções que vinham do Ritmo e as Canções nascem como assim elas vêm as vezes vem do Ritmo às vezes de uma ideia exatamente você pode
nascer uma canção do Ritmo né como essa aqui por exemplo tem aquela brincadeira da latinha né que é que a gente fazia tá tudo tá que vira lá que é um ritmo todo assim espertinho né aquilo também veio daquele som das Latas que eu aqui me ensinou a fazer aquelas latas foi a minha filha que aprendeu com uma amiga que tinha que tava vindo que veio dos Estados Unidos e trouxe de lá aí o dia que a minha filha mais velha lua tocou aquele ela tinha uns 8 9 anos eu falei nossa que que é
isso e daí a gente fez a partir desse desse é uma das maneiras de vir né a canção uma das maneiras é do Ritmo mesmo outra maneira assim muito comum de se Surgiu uma canção para mim né para o meu jeito de fazer porque eu começo mais pela parte musical e depois a letra que às vezes nem sou eu quem faço a letra né ou me surge uma ideia rápido ou então eu já dou para o meu irmão Zé ou para o Luiz fazer ele letra né que os meus principais parceiros né mas assim para
mim muito de uma de uma brincadeira com violão que esses dias eu tava afinando o violão Lá em casa sem o afinador que é um negócio mais demorado então eu fiquei assim afinava um pouquinho aqui e passava esse acorde aqui que eu botei dois dedos aqui né e fiquei de repente eu fiquei aqui vendo se tava dando esse sol ali esse acorda aí eu comecei a aí começou [Música] sabe daí começou então daqui a pouco vocês vão ouvir uma música da Palavra Cantada que começa com uma batida assim [Música] depois ela vai depois eu acho
que ela fez assim depois veio aqui uma progressão aqui vocês vão ver daqui uns meses vai ser uma música assim que eu não tenho ideia para onde que ela vai né mas é uma coisa que eu já gravei porque daí quando você tem uma ideia assim qualquer de melodia de ritmo Daí eu gravo né no gravadorzinho do iPhone e tal e fica lá e depois eu vou trabalhando aos poucos aquelas aquelas aqueles rascunhos né e Em que momento isso vira é uma canção para criança como que como que isso é para ti ou uma canção
para adulto assim existe uma hora que esse rio vai para um lado vai para o outro como é que ó eu depois que você começa a trabalhar com criança e o seu trabalho começa a se fixar Como foi o caso da palavra cantada toda música assim que eu faço é eu já vou para indo para criança né já vou já vou pensando em algum tema infantil já vem já vou pensando buscando só que às vezes sai um tipo de Harmonia de coisa que não um tema que não tem a ver com criança né Aí eu
faço até o fim também quer escutar essa aqui eu fiz a pouco tempo porque um outro jeito de surgir a canção é você a canção você sabe que ela vem muito da maneira que a gente fala né Essas melodias todas a gente expressa já na fala dicas maravilhosas e música né então eu tava com uma amiga minha e ela tocou o telefone dela e era alguém que ela viu e ela falou assim ai que preguiça que é isso aí tem uma coisa que no telefone né de hoje você vê quem é né você vê o
nome da pessoa né não é aquela surpresa né que ele tinha antigamente tocava Então ela olhou era alguém que ela não queria ter aquele tempo de né de falar aquele momento ela falou Ai que preguiça e daí esse negócio ficou sem querer falecer que legal esse negócio ai que preguiça aí eu fiz uma música assim ai que preguiça quando vejo que é você que está me ligando [Música] mas que preguiça eu penso assim lá vem problema eu penso assim e lá vem bombar eu penso assim lá vem cobrança eu penso assim e lá vem em
em mimimi blá blá blá blá blá blá mas que preguiça preguiça [Música] aí terminei a música e tal uma espécie de uma marchinha né E então Surgiu uma música adulta assim mas é hoje em dia é bem incomum né No meu caso tudo eu tendo a levar para criança porque eu sei que eu tenho um caminho mais fluente para músicas assim e os recursos mesmo cancionais né você pensa nisso por exemplo que que tem natacada coisa rítmica esses recursos também eles vêm mais mais nas composições por conta desse desse público você pensar a criança vai
ficar com certeza com esse [Música] sim sim também é eu sinto assim que a música infantil ela ela tem que ficar muito nítida a parte harmônica a parte rítmica né e a parte da Melodia sabe você não faz uma música infantil [Música] sabe é muito sofisticado esses acordes sabe então você pode ver que na palavra cantada em 90% das músicas tem uma Harmonia assim pão pão queijo queijo sabe para não dar às vezes mesmo quando Harmonia cria uma coisa Um percurso o próprio pé com pé né porque eu gosto de umas coisas harmônicas assim né
mas mesmo assim quando ele cria um negócio estranho na harmonia ele o ritmo as outras coisas estão muito infantis né [Música] Caiu um pé d'água Enfiei o pé na lama perdi o pé de apoio agarrei no pé de plantas entendeu tem momentos assim mas ricos harmonicamente né então é legal na música infantil você achar um negócio que tenha alguma algum interesse musical né para criança e também para o pai para mãe para professora para babá todo mundo que tá do lado ali né Tem algum interesse então e dá certo isso porque as pessoas elas falam
é mas a palavra cantada é diferente né ela tem Sabe aquela pessoa não vai dizer não vai saber expressar porque né A não ser que seja músico né mas tem músicas que decifram assim bem legal a sua intenção né falei é aquele baixo lá né que sabe mas é eu acho que tem que ter uma coisa muito mais assim assertiva para criança então por exemplo quando eu trabalhei com Arnaldo Antunes que eu trabalhei muito tempo com ele né A gente trabalhou uns seis anos intensamente de 94 bem no começo da palavra cantada até o ano
2000 né e o Arnaldo ele tem uma coisa assim também muito nítida no trabalho sabe ele tem uma coisa as harmonias dele as melodias a letra né tudo assim eu tenho uma música que eu que é uma influência assim pelo menos o que eu acho uma influência Direta do Arnaldo que essa aqui né da palavra cantada né [Música] gosto quando vou brincar na rua gosto quando encontro o meu amigo gosto quando a mãe do meu amigo meu oferece uma bolacha Thiago e sal gosto de bolacha sem açúcar gosto de bolacha sem recheio gosto de bolacha
sem perfume [Música] Então ela sim é uma música você vê que ela é bem assim em pé no chão e acho que tem essa influência assim do Arnaldo que ele tem uma música que inclusive na época que eu tocava toquei baixo nessa música que era assim [Música] eu fico louco eu fico fora de si eu fica assim eu fico fora de mim sabe a tendência perfil né a gente já tá mais ou menos caminhando para o final mas eu queria fazer uma pergunta que eu não posso deixar de fazer até a luz essa conversa toda
que a gente teve é vocês pensam assim muito na formação da criança ou vocês pensam também nessa nessa parte da formação que é a diversão da criança que é a sensibilidade não a gente pensa mais na formação na sensibilidade na coisa lúdica né mas nessa parte assim porque eu acho que a música Ela É mais ela não tem muito essa responsabilidade a canção né que a gente faz canção né ela não tem muito essa responsabilidade de ensinar alguma coisa viva para criança né Eu sempre tenho dificuldade com música assim de encomenda que você tem que
passar mesmo que nem assim um hospital passa para você encomenda de você fazer uma música para criança tomar remédio pois isso daí é difícil ou para você cuidar da higiene é difícil né e mas de qualquer forma essa esse lado mais emocional e mais subjetivo que eu acho que é mais a missão mas às vezes também ninguém tá pedindo para a gente fazer e acaba saindo uma música que tenha uma uma coisa que ensina alguma coisa né que nem o próprio Pindorama né o Pindorama é uma música que aquela do descobrimento do Brasil [Música] é
legal sair uma música assim que é um vínculo com a escola muito direto né então depois que lançou Pindorama a gente ficou conhecido no Brasil inteiro foi foi em 98 né E logo depois sem ninguém pensar logo depois veio o ano 2000 com 500 anos no Brasil então Pindorama realmente todas as escolas fizeram roupas indígenas e roupas de português para criar essa oposição que a música fala né do descobrimento e tal então sem querer sai uma coisa até engraçada mas que tem todo um conteúdo assim de didático mesmo né para a escola né a gente
sai assim infelizmente estouramos o tempo Nossa mas se soubesse eu teria falado menos mas foi uma maravilha se eu achei pelo contrário eu tava aqui o tempo inteiro um pouco pensando assim que maravilha que a gente tá gravando isso porque tem muitos depoimentos enfim das tuas respostas que iluminam muito a maneira como funciona usar o termo do teu irmão do Luiz a maneira como funciona a dicção da palavra cantada como como pesquisador eu tava fiquei aqui bastante satisfeito na verdade fui eu que legal e também é o horizonte cancelar o que você foi indicando do
trabalho da gente as dificuldades pronto que a gente passa na verdade é o único que a gente gasta o tempo da gente para fazer uma canção você gasta o tempo fez uma coisa você não é nem na letra cara a letra já saiu o amor de melodias e você fica lá numa Harmonia ali quebrando a cabeça bem importante de ser expresso por você assim de maneira clara não tem que ser nítido porque porque é isso não pode ter as tensões podem aparecer e tal mas essa coisa tem que ser e eu vejo que as crianças
elas não quando você pega uma música assim uma Bossa Nova para crianças não tem envolvimento eu tento a gente tenta fazer alguns sambas para crianças assim porque samba é a nossa Cultura né então daí você tem que compensar do outro jeito você tem que fazer uma letra bem infantil entendeu porque são duas coisas se você fizer tudo infantil fica chato também então mas se você tiver com uma melodia uma coisa mais mais sofisticada de harmonia e tal então que a letra seja muito infantil e letra sofisticada então que tem uma fome come já viu a
letra informe Luiz que fez né gente eu tô ficando impaciente a minha forma é persistente come como é que gente eu tô ficando em paciente a minha forma persistente come frio come quente come o que vê pela frente come a língua come o dente qualquer coisa que alimente fome come simplesmente come tudo no ambiente tudo que seja atraente é uma forma absorvente come nunca é suficiente toda forma é tão carente Qual o meu amor que a gente sente a fome come eternamente no passado no presente fome sempre descontente olha que letra eu sofisticado uma poesia
impressa mas daí a música é feito com latinha e aquele pé aquele ritmo e tal né Vai dando as crianças aceitam aquilo assim perfeitamente crianças adultos Professor todo mundo aceita porque tem um outro plano que tá muito simples para começar a dar melodia né [Música] três notas gente muito obrigado Paulo pela entrevista foi maravilha é a todas e todos que assistiram Muito obrigado também pela atenção continuem frequentando os textos dos outros materiais do curso e até uma próxima tchau tchau [Música] [Música]