E aí [Música] Oi boa noite a minha convidada de hoje é uma crise de mil faces que ilumina a história do teatro brasileiro ela nasceu arlette Pinheiro Esteves da Silva no dia Dezesseis de outubro de 1929 no Rio de Janeiro filha de Vitorino e Carmen irmã de Aida e Áurea casado há 50 anos com o ator e diretor Fernando Torres e a mãe de Cláudio e Fernanda Torres a sua primeira experiência no teatro foi aos oito anos mas a estreia profissional aconteceu em 1950 a peça era as alegres canções nas montanhas nos anos 50 ela
também começou a fazer telenovelas no início da década de 60 ensinou mais de 300 peças de tele teatro o encontro para valer com cinema aconteceu 1964 no filme A falecida de Nelson Rodrigues antes disso ela já havia feito dublagens em outros filmes hoje há 53 anos de carreira ela tem em seu currículo cerca de cem peças de teatro 15 de novelas e 15 filmes Boa noite Fernanda Montenegro noite aqui eu te contando essa minha graças a Deus a mesma história não aguento mais me contar só quer ver como deve ter nuances aí que a gente
ainda não conhece isso que Deus me ilumine quem fosse de dizer alguma coisa você cresceu em uma família de mulheres é eu não sabe que as mulheres têm seus homens e as Mulheres sempre foram muito presentes muito muito encher energia muito pela ativas compreenda minha família Os homens são os homens são doces são mais doces e a gente também nós três nos casamos com homens com temperamentos fortes mas é mais calmo por isso nunca e por isso só heróis compreende porque ele não se submetem Nós também nos submetemos e lá pelas tantas a gente encontra
uma maneira de viver mas é uma crônica esse temperamento que você tá citando né das mulheres como elas são combativas alternativas né era também o temperamento da sua mãe muito muito de minha avó até hoje eu possa ter tido assim mesmo até o dia posso ver a memória da dessas mulheres lá nós sempre fomos muito o ato antes assim muito muito presente você era do subúrbio Carioca do grande Subúrbio do Rio de Janeiro que que subúrbio e o arco medir eu sou boa vilão Gil de Jacarepaguá Cascadura campinho ali a minha zona compreendia e que
era uma pessoa que mora você tem das infância dessa região não existe mais mas não existe mais mesmo quer dizer ele era uma região de chácaras em e assim interior mesmo sabe em casas casas boas com pompom marco com árvores aquele supor bom do Rio de Janeiro as suas memórias não lhe doem e não não e eu não sou de me agarrar muito uma passado não mas eu acho que toda criança sofre muito eu acho que é acho que a criança sofre muito em qualquer nível aqui a gente chega esquecer né para tudo sempre acha
que ai a infância a criança não vem se eu acho que criança parece muito né porque ele eu digo que ele é um continente pequenininho já como indivíduo Total dentro dele né só que ele não tem espaço dentro dele né então a criança é uma gel seiva absoluto dentro de um pequeno compartimento né E aí a porrada da vida é muito muito dura para criança né Acho que tem mas é a minha a minha infância foi uma infância boa boa como é que eu posso te dizer eu vivi eu vejo com meus avós até 12
anos o quê Porque a minha mãe meu pai deixaram porque minha avó o Beta Então fui ficando minha mãe Acho que Pela vida afora teve um certo ressentimento assim de ter feito isso né e sentimento culpa eles acha as vezes eu notava que minha mãe queria assim tinha medo que perdesse essa filha no amor dessa filha ele perdeu Em algum momento absolutamente não não não é muito é muito rico isso Você não trocou não favor não virou sua mãe não minha avó minha avó e minha avó e eu tenho uma lembrança dela muito muito forte
até hoje mas nunca ocupou o lugar de minha mãe e nunca minha avó torceu o meu querer assim filial né nunca entrei disputa com a minha mãe Eu e minha mãe aí teve certeza quando vou ter a conviver com os meus pais que tenho sentido assim tribal muito grande na família Então se mantém até hoje acho que se mantém até hoje quer dizer pacto sa5000 uma por exemplo tem um pacto com a minha irmã ainda que se eu morresse ela ela olharia junto com Fernando naturalmente os meus filhos esse o pior acontecesse com ela eu
seria uma substituta de mãe para ela isso foi dito assim muito particularmente uma hora lá da nossa vida e E hoje nós temos você até por agem de contar isso porque se ficou muito segredo entre nós compreender por que que eu usei porque pela lembrança de qualquer morte enquanto está se criando o filho né que é uma coisa muito assustadora que também eu tive muito isso em criança que era e assim o meu ele propõe assim se eu tiver aqui perder meu pai e minha mãe quem eu prefiro que morra para eu não para eu
não ficar tão pior desde cedo sabe você se respondeu eu me responde eu achava que eu queria preferir a minha mãe não porque eu amasse mais a minha mãe para meu pai mas porque eu tinha a visão da madrasta comprei ele tinha a visão de um lar que está ali em cima de mulher se você sempre foi muito a nossa família a casa está em cima da mulher wendi você foi educada para ser o que para ser quem uma senhora de prendas domésticas como minha mãe né que sempre teve também essa domesticidade mas no fundo
da vida dela ela ela sempre dizia se eu se eu tivesse se eu fosse homem por isso eu nunca disse isso se eu fosse homem mas ela sempre Zé se eu fosse homem eu ia ser marítimo o Hulk para andar pelos Mares do mundo com a cliente e que vontade vontade de sair da credit é vontade de viver outras vidas é muito é muito esses ressentimentos assim essa vida não não Venturosa dessa da maior parte das mulheres assim com 70 80 anos né das nossas mães Porque a gente já embora vou pegar uma idade bastante
avançada Dinha nós estamos pioneiras e sai pelo mundo né Mas as nossas mães eu vejo muito isso assim acho que eu vi pela vida sempre tem um grande ressentimento de uma vida não Venturosa casa de uma vida realizada de uma vida comportada de uma vida lá com as vezes até funcione mistérios com suas teus sonhos Suas Fantasias mas o sonho da do mundo sabe e eu acho que minha mãe vive um pouco isso através de mim se realizava através do Acho que sim porque houve uma época que ver não deu quisermos sair do teatro e
ela disse não você agora não vai parar sua vida no teatro e você quis parar porque vocês quiseram porque porque a gente era jovem compreendeu muito difícil comer vai parar no teatro aos oito anos de idade da Paróquia nada do subúrbio onde eu vivia o teatrinho lá no fundo da Paróquia eu fiz dá um uma apresentação nos dois sargentos da uma vez vai ser um menino e você já gostou ou não é maravilhoso porque a ideia que eu tenho que era tudo cor-de-rosa e que quando eu entrei eu levantei sabe que eu entrei e fiquei
alguma coisa me levou do chão e talvez porque a luz era muito incipiente sei lá que tipo de iluminação que tinha aquele aquela aquela que ele trabalha um português chamado os dois Sargentos e levava e tudo que ela circo e tudo que era que era Pavilhão e tinha essa is Fun O que é uma Capelinha porque lá tinha essa essa e vocês apresentações de teatro de vez em quando mas aí na Avenida caminhou o Fernando era do subúrbio também o Fernando ele em uma hora da vida dele ele foi parar também Jacarepaguá engraçado isso e
é isso entrou por um ginásio que em frente ao primário Colégio primário público onde eu estudava e eu tinha um uma família espanhola que vinha a ser contraparente o nosso porque a prima de minha mãe de 1º Grau tinha casado com um filho desses países babá ET se essa casa tinha essa minha prima né de segundo grau tinha cujo marido tinha essa família espanhola que tinha naturalmente sobrinhos ali e Fernando Estudava na casa do Emílio que foi a casa onde eu nasci Eva tudo deu o seu vestido de casamento eu aqui você casou virgem a
cabeça quase virgem e a mande de água tudo que era um excelente modista costureira como uma modista né era ela Eva me deu de presente para que Fernando naquela época estava contratado da Companhia da Eva toda Oi Fernanda e o momento você começa a fazer traduções e adaptações de espetáculos para fazer traduções você tem que ter aí você disse foi educado a próxima dona de casa você aprender idiomas eu foi o seguinte quando eu terminei que era um primário de cinco anos né e com assim Full Time acidez at ao meio-dia quanto quando eu fui
para o para o ginásio eu confesso a você que eu e meus pais me se tiver um Bom Sucesso imenso eu não tenho uma formação acadêmica eu eu me eu me espantei eu me eu me assustei Eu me eu já Dulce quando eu vi aquele monte de matérias bom e muito trabalho de casa assim para resolver e eu fui ficando enlouquecida com aquilo né porque com a minha responsabilidade eu estava vendo que eu não ia dar conta daquilo tudo bom então eu conversei com meus pais sobre isso então eu sair do ginásio e fui fazer
secretariado no Uber eats bom e ali ali eu fiquei cinco anos me preparando para ser secretária grande o secretário ou mais secretária então tinha português de inglês é a francês de estenografia datilografia não é externo datilógrafa eu fui externa datilógrafo já não sei mais nada não sei como passou em nada com aquilo como é que é esse ou não isto parece uma carga de sol é exatamente estou e E aí eu fiquei ali praticamente cinco anos né junto com a nesta altura também juntei a Rádio Ministério que eu digo que a minha universidade né com
15 anos eu Rádio Ministério que quem arrumou para você aí eu via rádio Ministério tirar um concurso de jovens Radialistas estavam preparando porque naquele tempo se pensava em preparar as pessoas não não você não cair assim não viu você na rua e levava para ter em Hollywood não é lá na está com uma sueca você vai bico do peito aqui então não quer ser atriz de cinema Opa virou lá na Tânia né Oi hoje em dia gastamos um pouco assim né tão bem assim bem assim é então então estava ainda dentro dado do projeto cultural
do Roquete Pinto na Rádio Ministério Então vamos um grupo de foi um grupo de gente jovem que eu fui para lá passei isso assim assustada porque tinha passado achando que ele vai criar dar em nada e ele trabalha na rádio dez anos então o que que eu fiz eu vi um trabalho eu trabalho muito a muitos anos então eu tinha e você gosta é tá prometo não é que houve uma época que você falou aí eu tô cansada de trabalhar por falta de trabalho então eu tinha o Obelisco de manhã tia rádio e depois ainda
Fiz uma dureza à noite eu prestei exame do Pedro Segundo do do do ensino básico né então dentro da Rádio Ministério eu era locutora rádio rádio atriz e comecei também a ter programas literários e comer se adaptar Enfim uma polenta é isso não é porque de repente uma pessoa que começa a adaptar textos você precisa de mesmo de 45 anos mas eu tô dizendo você vai buscando também a sua respiração de Deus tu precisa de um talento literário era chamado se passei literário eu tive esse programa durante anos e aí também trabalhava muito dentro da
rádio então ele é um trabalho assim sempre muito muito educativo do ponto de vista musical do ponto de vista literário do ponto de vista de informações culturais Gerais né e a rádio da você professor de português da Valongo pedia dava uma ilustração não profunda Mas enfim noções do material que você com qual você iria trabalhar no um dos Sertões Capítulos dos setores usar uma uma palavra para definir essa Rio de Janeiro dessa época você diria que ela era o que a tinha a proposta de sermos um grande país e o principalmente um país é com
reconhecimento cultural e correr e com prosperidade Educacional isso morreu em algum momento da nossa história em mais você sabe localizar em que época mais ou menos eu localizo na transferência para Brasília da capital anos 60 é porque o risco esvaziou Eu acho que o Brasil mudou de uma forma alucinada compreende assim houve uma transferência administrativa Se entrou por outro caminho e isso é esse uma intuição eu não tenho nem base nem nem conhecimento acadêmico para para tá dizendo esse isso que eu tô dizendo você diria 50 anos e se não fosse o Fernando alguém da
mesma profissão você não estaria casada não e eu acho que essa nossa profissão e você sabe disso na pele é uma profissão estranha esquisita na Marginal e o ponto de vista da boa conduta entre aspas na é um como desual é uma profissão e salubre é uma profissão que está acima praticamente de tudo na sua vida eu só não ponho a minha profissão acima dos meus filhos porque meus filhos talvez sejam a criatividade por excelência do ser humano mas isso quer dizer nada é mais escrevendo horroroso nos diz aqui a por razões por trás que
a gente tem essa pessoalmente a mulher tem esse sentimento mas eu não quero nem saber compreender é nada é mais contundente mais Avassalador definitivo ela não tem preferência explicar o que que acontece dentro da gente do ponto de vista existencial hormonal Ah tá entendi cultural sei que não sei onde está bom então você tem que ter uma pessoa do mesmo ramo né da mesma da mesma enfermaria Tu sabe como é que às vezes não já da maioria das vezes ainda tem Batista isso porque o mundo a competição também não é só quando você é um
artista não é só quando você tá nesse tipo de diária na opção não ser humano ou tá em todos os cantos né tem que ter gente tem marido aí que tem inveja porque a mulher faz uma boa comida compreende ele não faz a pouco começo eu já vi um caso der certo eu tô falando por causa verdadeira dentro da cozinha muito bem compreende o look sem nada não sei cozinhar né e qual é a maior inveja que você tem Fernando O que teve um dia e o Fernando tem uma coisa fantástica que é o seguinte
quando está tudo muito ruim um beco sem saída ele pega a tua mente assim é por aqui e ele sabe por onde Ou pelo menos ele arrisca não fica esperado assustado diversas vezes assim sem solução E paramos O slide tem um negócio aqui nós vamos fazer isso essa saída é isso é uma isso é um dom acho a Fernanda ela disse que não tem mais nada para dizer vocês viram no começo do programa intervalo na volta mais Fernanda Montenegro e eu vou querer saber dos filmes que ela tem feito da vida de empresária dos projetos
das coisinhas mais até já E aí é diferente comigo eu tenho aqui a consagradíssimo a atriz Fernanda Montenegro Fernanda na década de 60 você ensinou mais de 170 peças no programa grande teatro Tupi eu já acho mais do que isso nós fazemos três Foram dez anos Foram dez anos um por semana temos o branco grande quem contracenava com você nessa óleo comando disso ela da cabeça ele Sérgio Britto né que é um produtor assim extraordinário seu esse negócio do mais eu já tinha fica um pouco longe de casa de dizer isso mas eu não conheço
ninguém igual Sérgio matéria de de atividade cultural sábio um cara muito muito que se tirar o chapéu então durante anos o Sérgio organizava isso não é e o início era Sérgio Fernando Flávio Rangel Natália o meu telefone fica na telefone grande companheira de anos e anos de trabalho zilka salaberry o Seu catálogo Henry que toda a nossa geração e mais alguém que que viesse por aí agora Fernanda esse esse é um projeto Esse é um programa que teria vez na televisão de hoje não porque não porque hoje em dia a televisão se industrializou de tal
maneira que não tem mais lugar para para tesanato não é não tem mais como você fazer um teleteatro uma peça do Y vamos dizer lá e respeitar os atos não vou fazer uma adaptação que tem apenas uma divisão é como você será você toca uma sinfonia de 10 em 10 minutos separar Sinfonia para então comercial aí continua mais dez minutos de Beethoven os comercial não tem mais lugar para isso na televisão né olha público e eu acho que sim se fosse eu acho que às vezes abinee série faz esse papai esse tipo muito caro com
com mais recursos já que nós não tínhamos tantos recursos mas a minissérie que dizem é sempre é sempre não que não se paga não é isso é mais um investimento cultural não sei até onde isso é verdade ou não porque não me interessa está por dentro disso é uma coisa por aí compreende Mas mesmo a minissérie tem que ter lá os brics que respeitem o patrocinador auxílio então é um é um nome de um ato artístico né pequeno entre muitos comerciais é do do comercial que nasce o processo da material televisivo quando vai o lado
humano Isso aqui é uma coisa incrível nem sei como é que eu não repercutiu na mídia porque é uma E ele disse Nós criamos uma televisão mas nós quando criar na TV Globo Nós criamos a TV Globo para fazer para ter um veículo a altura dos comerciais que nós fazemos que os nossos comerciais eram melhores do que a televisão que que a gente tinha príncipe luz entendeu Então ele eu aí na maior parte dos programas e continua isso ele disse que a televisão veículo para o comercial não é isso entre um comercial e outro você
faz alguma coisa que pode ser melhor pior o execrável entre é porque o comercial é isso Que é isso que mantém a chama agora Fernanda eu tô vendo você falar você tem essa essa parte disso você fala as coisas e acham tá valendo que 1971 seu deve ter lido na época se você não entrevista ao Pasquim disse assim o parceiro tá por volta dos seus 42 e disse assim as atrizes de 20 anos tem obrigação de me combater aqui não me combate eu cuspo nela é verdade você ainda acha isso eu acho isso eu acho
que essa reposição de gerações ela isso é fundamental compreender é e eu não queria eu nunca quis eu nunca quis ser como como as atrizes que me antecederam a exemplo de eu não vou dar exemplo porque é uma coisa que no passar dos anos essas pessoas fiz galgaram um posto e um prestígio e uma qualidade artística que aos 20 anos eu não poderia engrossar mas que aos 70 e é eu tiro o chapéu compreende você compreendeu compreende compreendo porque cada uma delas galgo algo novo cada um cada uma geração da Olga alguma coisa tem uma
dinâmica do seu tempo é que tem que tem que tem que ser respeitado na medida em que você também vai caminhando em um de você faz curva né e fecha o ar é mas eu acho que você é uns 20 anos só pode querer ser como Joana Maria Joaquina que tem 70 tá na minha dinâmica Qual é a Nicole a minha minha posição Qual é o que que eu vejo hoje né qual é qual é o ritmo da vida hoje isso não quer dizer que tenha que não tenha que olhar e que não terá que
avaliar uma coisa dialética e não pode ser do nada ela pode ser por aquilo por ele razões uma e às vezes até ao refogar ela assim inconscientemente está usando o mesmo instrumental porque a dali para frente que se vai continuar esta herança teatral porque a herança teatral ela é subliminar ela é ela é Ela é absorvida de alguém que viu alguém que viu alguém que viu alguém porque senão está estabelecido Eu acho que o bagulho a história do teatro pode-se contar pela pela pela dramaturgia pode ser Ápice pode se encontrar até para nas relações pode
ser contar pela crítica que sobrou de quem viu aquilo mais o fazer teatro e tem o tema literatura a respeito mas não era não é ver quando você ver você viu então você percebeu O que o que foi jogado para cima do teu sentimento diante daquela ação daquela daquele daquele daquele artista torna a Fernandinha por exemplo combateu você eu acho que é do Fernandinho embora sendo minha filha Embora tenha todo um código às vezes até físico vem próximo vou eu acho que ela tem uma outra dinâmica de vida pois é mas ela gosta de você
ela foi aquela que é os 20 combateu quando eu falo combater Eu não falo e dá tiro eu não falo nada tá vendo compreende eu adoro poço você eu acho que não é seu porque briga sua por esse eu ponho porque não está fazendo a mesma coisa compreende está indo por por um caminho seu está indo tocando outro tipo de zona onde é que reside a sua vaidade Fernanda porque você aparentemente não até e eu acho Talvez seja a e não vai dar então é isso que eu queria saber onde onde reside você é uma
pessoa extremamente Generosa Você é de fácil contato Você tem uma nobreza uma e eu fico sempre pensando não ela tem que tem algum lugar a consciência do seu porte do seu tamanho a nossa pode o tamanho não tenho não Sinceramente não tenho não e eu acho que a cada dia você vocês aqui uma uma sobrevivência Ah e pode tropeçar dia da porta já uma vez para embarcar para a Dinamarca eu estava toda Engraçadinha sai por ipanema.com tá vendo fazer o quê na Dinamarca uma peça do dia áudio quando a própria Nandinho mexe o S10 e
eu embarcaria novela festival e a cera da calça lá se foi o Meu tornozelo já foi carregada por uma uma uma médio para um mas tô p dista que me me me engessou a perna eu fui parte da marca de perna dura né como eu já disse que odiava de graças a deus aquela pessoa aquele personar quanto pior melhor algum instrutor entrou também de perna de gesso né com uma meia roxa era uma que foi ou você você deve fazer vamos incorporar né não pode tirar então e corpo hora então sabe tô te dando um
exemplo assim ó e agora eu tenho consciência de que sou uma atriz tem consciência de que estou em dia com os meus impostos e é isso é totalmente perecível e não foi até hoje e por exemplo você é que pratão de alguns não mas pra outro também pode ser que não seja nada comprei eu já tenho ali eu li uma gracinha de diz resposta sua sobre o papel de coadjuvante alguém citando que Marília Pêra foi sua coadjuvante na central do Brasil não tem ninguém vai ser disse assim e eu achei uma graça uma lembrança que
eu disse assim ela foi extremamente Generosa e foi minha porta um vant eu espero poder ser coadjuvante de Marília um dia desta às vezes acerta as participações que embora você se dando conta além do além do possível para aquele pequeno papel né Você pode ser você dá tudo que recebe pouco de volta eu tô cansada só quase a rainha do a participação especial então tem participações que são presentes que são e também se ele é isso às vezes você filma cenas ES e depois cortam e você fica sem chão compreende porque para lá para trás
você disse assim você sabe disso essa essa é uma profissão é uma profissão de alguma forma você escreveu uma profissão muito especial essa é uma classe especial são pessoas especiais e você diz que sim por quê e eu acho que a gente tem aquilo que se acho que é o The Rock diz que a gente corre o risco de perder almo e é uma profissão onde você é é um espaço libertário por Excelência né e onde você não pode moralizar você quer você pode moralizar você direto da sua sociedade lá mas vou pegar um personagem
você pode avaliar você pode até refogar você não quero fazer né mas ó cê tá fazer você tem que estar com ele você não pode julgar a Lu não não pode jogar você pode avaliar tá trabalhar ele né mas a minha opinião você tem que pegar se ele se esse monstro né e vestia sua camisa e ir com ele até o fim e tu vai se arriscar sua alma e arriscar os seus os conceitos e você tem que se cuidar você se cuida e como já te disse eu não sou fanática mas o mito de
que jeito toma banho só tem a esposa de meditar e meditar ficar com a velas Isa manda aquelas coisas não é o que você vive quando você você se você forte alto você sabe você vive em uma vida dupla você tem a sua vida o seu seu seu status melhor pior e tem junto lá numa determinada hora do dia eu não sei se eu te falei isso você vai ter que dar conta de um monstro lá que você deu à luz a ele e que toda noite ele te espera naquele mesmo horário naquele o buraco
um gente que vai ver isso que doentiamente da vai lá também para ver isso então tem uma hora que você diz assim não tenho dor não tenho família não tenho casa não tenho nada eu tenho 11 tá bom em qual placa de ar foram à rua onde aconteceu o processo e ali e eu vou a conceder tudo que eu possa ter na vida a este momento né ah esse aí essa outra entidade que você vai aí quando você deu acha que deu conta disso tudo e todo dia você descobre uma coisa nova e todo dia
você perde alguma coisa que foi boa não é uma constante avaliar que foi feito né hoje foi melhor hoje foi pior que não E aí você começa outro trabalho do mesmo jeito aí você vai se aproximando vai vai dormir com o texto debaixo do braço Você tá no ônibus Você tá no carro se você tá em casa comendo tá no banheiro tomando banho tá conversando e você tá respondendo e aqui no outro no outro setor do teu cérebro tem alguma coisa inquieta seu pesar que dá um certo suor que ninguém tá sabendo ninguém tá percebendo
que você tem é uma doença o filme Arte Às vezes tem isso exige de você uma doença e eu acho que o teatro é um nicho ele e se você não adoece desse processo você pode ser não aguenta você não aguenta a do ecr e não no próximo bloco vou perguntar se ela vai ficar doente logo quero ter a doença aparece aqui ó esse daqui a pouco eu volto de frente de cara com o ícones do teatro do cinema da televisão brasileira Fernanda Montenegro até já é E aí é diferente comigo eu tenho aqui a
consagradíssimo a maravilhosa é horrível na confessar Quando você vai entrevistar alguém você confessa que adora a pessoa parece que já tá com a sua opinião comprometida e que não é o caso é a sua opinião aqui que vale tô falando com Fernanda Montenegro Fernanda hoje aos 74 anos que você leva em conta na hora de escolher um trabalho é aquilo que me deu prazer fazer porque eu acho assim se eu gostar de fazer isso eu quero fazer isso porque eu gosto disso pelo menos cinquenta pessoas por noite de verão também gostar disso sabe e e
também tem uma diversificação de gênero de direção e por exemplo você acabou de ser dirigida pelo Jaime monjardin no primeiro filme dele foi muito bem folga você fez Leocádia que é uma pessoa que ouvi falar vida inteira frente a mãe do Preste a mãe que tirou a criança conseguiu entrar naquela naquele presídio tirar aquela criança então junto do Prestes tensas tem engraçado tenho Prestes né E tem essas mulheres em torno então do prestes a ideia a mãe essa irmã Ninja e a própria filha Oi quem é e depois cercado por esse por essas três fantásticas
mulheres é irresistível é uma das tantas participações o filme todo é a da Olga do Prestes mas tem essa figura muito Poderosa Não é que é que é puro amor você disse que é estimulante trabalhar com diretores estreantes eu gostaria de saber porque como é também o produto acho que é meu filho que eu fiz o redentor que vai sair a vida em torno também porque eles têm primeiro lugar de tempo vou ter quando tem um roteiro bom você já tem meio caminho andado e eles têm uma aquilo que eu digo que a gente tem
que ter aos 20 anos aos 30 anos vive na primeira vez compreende que é a fome do dá certo a fome do é de aquilo ser fundamental para como uma vai mudar com raiva do cinema uma proporção para Paradão é mais fácil para tocar sua vida porque está achando um caminho está botando em prática na maior dificuldade uma vida de cineasta e é interessante os cineastas eles são eles são absolutos né nossa nesses aqui nesse auto-sacrifício de fazer filme no Brasil uma coisa sabe leva 157 anos para fazer um filme quatro anos para fazer um
filme é uma coisa muito louca isso e persegue isso porque ele só absoluto gente fez até que fazem Sei lá eu apenas um botão compreende Fernanda uma trás do seu Gabarito ainda recebe críticas e sim ainda tem me critica Zone e todo mundo quer ser amado né de uma forma absoluta é essa criança que a gente carrega pela vida que é sempre um aplauso para você não vem o que que eu vou fazer sofrer um pouquinho ou sofro muito e aqui a pouco vai ter outra coisa eu acho que eu preciso mais que eu levar
muito a sério a crítica negativa tem que levar muito a sério a crítica positiva Então você às vezes você vai um teatro e tem uma crítica absoluta em cima de determinado espetáculo e você chega lá e diz assim bom no meu ponto de vista no não acho que seja tudo isso né E às vezes você vai um espetáculo atacado chega lá você disse para ir aí tem que tanta coisa legal aqui compreende então a essa você tem que entrar em acordo tu se você começa a batalha aqui de uma doença como uma doença o aprovação
bom e quando ela é quando ela não é ponta o seu gesto não é aprovado Então quando você apoiado como é que você faz você para lhe sua vida porque você já chegou no Nirvana e todo dia você como eu digo se acorda e você tem que trocar sua vida fazer outra coisa outra peça no fim O que conta são tantos anos com um repertório tal contraste trabalhos e que uma coisa vai valer a outra é o teu mural de trabalho que vai ser o teu e o teu o teu testemunho compreende nada você tá
fazendo Você continua com as oficinas de leitura muito bem você viaja pelo Brasil e tem encontro com mulheres Encontros com moleque o projeto o outro projeto é de leituras de oficinas de leituras dramáticas você oferece uma mini-biblioteca de teatro e você tenta minha alimentação do dia e você trabalha com 12 atores a todos que a gente trabalha com atores na mesa direto diretamente e 2120 a exceção são uns 20 ou 21 números estabelecimento que mais de mais de 12 pessoas você não tem como trabalhar e é só você é o sou eu e a Carmen
Mello enfim esse essa é a base dessa desse trabalho patrocinado pela Brasil Telecom na que não é pela lei rouanet devo dizer isso quer dizer é um investimento Cultural e Educacional da empresa que nada tem com os incentivos fiscais e também eu também devo destacar isso porque se você faz um espetáculo você tem algo para oferecer aos funcionários da Dita empresa aos sobrinhos os amigos aos me sinto tão tem um tem uma possibilidade de diversificar a face do projeto né esse nosso projeto não fica restrito a a a mesa e essas 20 pessoas né e
eu uma uma uma visita a uma televisão e um anúncio no jornal só O interessante é gratificante para você gratificante eu acho que os atores experimentados deveriam passar o seu conhecimento direto de vivência assim de palco para quê que se estivesse interessado nessa nesse tipo de informação Então você neste momento se dedica aos e aos as oficinas e fez três filmes quer dizer para os três filmes você vai ficar agonizando na minha vida então o ano está se encerrando em novela não não tem razão que não vai fazer nada por enquanto nada nada nada de
vez em quando eu faço televisão mas não é certa a vida vai vai a parte eu vou já tem uma última pergunta que eu vou fazer daqui a pouquinho quando eu voltar para fazer o Bate Bola jogo rápido com a Fernanda eu tenho que fazer uma última pergunta você vai ver já já E aí Oi de volta de frente cara a cara com a maravilhosa Fernanda Montenegro Fernanda eu queria fazer uma pergunta ela tão pessoal você quiser responder você responde se não é e na última vez que a gente teve junto vai ser disse uma
coisa que me marcou em profundidade eu andei até repetindo confesso-lhe dizendo-se informada Jesus disse assim é que quando você se olha hoje no espelho você leva um susto porque na sua cabeça você não é aquela mulher que tá lá no espera você lembra disso bom e isso é verdade continua sendo é isso quer dizer a nossa cabeça continua para sempre o que ela era lá para trás não bom é quando você sonha você não sonha sempre você jovem mais jovem porque eu não sei mas preste atenção mas as pessoas com quem eu sonho é que
eventualmente apareçam nos meus nos meus sonhos continuam jovens pais e amigos uma hora que você passa o seu para o seu visual e você se vê ali é muito comportamento sabe de mulher mantém um cabelo de uma certa época da sua vida Eu tô voltando aqui para os meus 80 anos 80 aqui é não presta atenção não tive na nossa profissão que a gente tem que mudar de cabelos da hora não tem o cabelo sempre da última pessoal então é tudo isso aqui branco por causa da Leocádia então cabelo tá danado da vida por causa
disso também mas na no comum você vê assim mulher dos anos 50 dos anos 60 dos anos 70 na guarda alguma coisa é o que a gente guarda a hora em que se imagina queira ou não inteira né E que a gente fica uma imagem Oi e aí a vida vai vai tudo máscaras em cima de você né então para você se olha É verdade a gente tá que bom papo de mulher a gente a gente divide em tantas de nós mesmas não acho que sim então vou convocar agora dá umas poucas dessas tantas mulheres
estão aí na minha frente para fazer bate-volta jogo rápido Já me preparei pode mandar eu queria ter o talento de Irmã Dulce eu me lembro de um fracasso que foi e o Cristo proclamado mas que na verdade foi um sucesso o transformamos no sucesso foi mal uma porque era uma peça fora do seu tempo era o grande a grande saída para oeste brasileiro Brasil grande e o Chico Miranda da Silva escrever um texto maravilhoso que tá no esquecimento não sei porque que hoje seria um texto para se fazer sobre a miséria do nordeste sobre a
manipulação dos políticos em cima dessa miséria então fizemos espetáculo de 34 as pessoas o espetáculo que nos custam a alma compreende com viagens por Piauí uma coisa de louco dentro do Copacabana Palace Olha aqui que a gradação o cortinas de veludo com mármore e as pessoas iam lá bilheterias e eu quero meu dinheiro de volta porque eu não quero ver espetáculo de gente Fingida é porque o Brasil naquela época não tinha tava na hora do grande desenvolvimento do país compre Ninguém queria saber de de açude sem água de miséria Lygia Nanny os políticos sabe o
problema maior ela vai ela Kubitschek então político não é corrupto político não não mata político e por entender isso e pelo esforço que foi fazer as espetáculo que ficou 16 dias em cartaz em e na minha concepção foi um fracasso de grande êxito para ver Renata Fernanda Montenegro Fernanda Montenegro O que é aquela que eu já te disse da casa disse que eu sou mais forte do que eu porque é isso mesmo eu só tenho que repetir essa nem é porque eu vou repetir também nem a por orgulho né a parachoque só rainha da cocada
preta é porque a gente tem que ser mais forte que a gente mesmo senão não levanta da cama Então você está dizendo que Fernanda Montenegro é uma mulher mais forte que se mesmo assim tantas outras pessoas tantas outras mulheres porque talvez para me ajudar no meu primeiro eu lá uma Frota de Gente em volta porque aquela aquela lá e é realmente tem que ser mais forte senão não você não levanta minha linda Muito obrigada viu Obrigado seu negócio estaremos melhor aí eu estava no bar solta isso fica melhor vai estar se exibindo aqui boa noite
para você até o próximo programa tchau tchau [Música] E aí E aí [Música] E aí