Fala aí, galera, beleza? Olha só, a dica, de hoje, dos vídeos, é muito bacana, hein. São 5 ferramentas de persuasão para você criar empatia e vender muito mais para os seus clientes.
Presta atenção nesse vídeo, está muito prático e é para você usar hoje mesmo. Bora lá. Fala aí galera, beleza?
Olha só, obrigado viu. Obrigado por você está me assistindo agora, investindo o seu tempo para poder conhecer mais ferramentas. Então, se você ainda não assina o nosso canal, vem aqui embaixo, se inscreva no nosso canal.
E se você está inscrito, mas ainda não clicou no sininho, clica no sininho. Sabe por quê? Porque você recebe, antes de todo mundo, vídeo novo toda semana, cara.
Sabe o que é isso? É informação antes, é conhecimento antes. Além de você poder utilizar antes, você pode levar para o seu gerente, por exemplo.
Pode levar para sua equipe para treinar ela. Saia na frente das pessoas! Então, clica no sininho para receber aqui, beleza?
Fora isso, você, também, vai saber o que a gente vai tratar aqui, são cinco. Um, dois, três, quatro, cinco. Cinco técnicas de persuasão, gatilhos mentais, para você criar empatia e vender muito mais.
Presta atenção! Uma mais prática que a outra. Vamos começar, então?
Beleza. Primeira delas, sabe qual que é? Os motivadores de compra.
Cara, você quer coisa que cria mais empatia quando você fala sobre alguma coisa que interessa para ela? Então, quais são os motivadores de compra do seu cliente? Os seus clientes têm vários motivadores.
Lembrando se o cliente compra pelo motivo dele e não pelo seu. Para isso, a gente precisa perguntar e entender qual é o motivo? Porque, às vezes, você fica fazendo conta com o seu cliente, achando que ele só está comprando por causa de preço.
E tem um monte de coisa por trás. Às vezes, ele prefere qualidade, às vezes, ele prefere segurança de não ter que ficar recomprando, ou não ter que ficar refazendo um trabalho porque o produto que você está vendendo é ruim. O serviço que você está vendendo é ruim.
Às vezes, é uma oportunidade, às vezes, ele quer evitar uma dor futura. Tem um monte de coisa por trás disso. Às vezes, é status.
Ele quer comprar para subir, então, utilizando o seu produto, o seu serviço, ele vai estar, por exemplo, utilizando o mesmo serviço que grandes empresas concorrentes dele também utilizam. Tem um monte de motivos. Então, primeira coisa, por que que seus clientes compram?
Motivadores de compras, isso cria muita empatia, porque você vai falar sobre um problema dele. E não tem nada que cria mais empatia com alguém do que falar sobre os problemas dele, beleza? Esse é o primeiro.
Qual que é o segundo? O segundo é, ninguém resiste a um elogio. É isso mesmo, mas tem que ser natural cara, né?
Tem muito vendedor, você vê isso em lojas, a pessoa põe uma roupa e se ela colocar duzentas roupas, uma diferente da outra. . .
“Nossa, ficou maravilhoso”. E não está legal, né? Então, você não vai fazer um elogio.
Tem vários elogios, por exemplo, a gente usa muito quando eu vou prospectar uma empresa, que eu já atenda a concorrência. A gente entra em contato e fala com ela. Só que tem empresa que não gosta que a gente está atendendo a concorrência porque acha que realmente estamos utilizando isso para provocar.
“Oh, estou atendendo lá, hein? ” Você não vai querer fazer negócio comigo? Então, a gente usa muito assim: “Seu Carlos, tudo bem?
Estou entrando em contato com o senhor pois quero mostrar como que eu vou sarar tal dor do senhor”. Olha que interessante! Como que a gente sara dores do seu segmento?
Porque a gente já atua com muito sucesso com empresa tal, que é outra empresa concorrente. Aliás, nós conhecemos o senhor, justamente, por eles. Porque quando a gente foi fechar com eles lá, eles fizeram muitos elogios para o senhor, eles rasgaram elogios.
Falaram que vocês estão crescendo realmente, que é uma empresa que está muito modernizada. E eu entrei no site de vocês e vi, realmente, os valores, a missão, vi os clientes que vocês já têm. Realmente, o trabalho de vocês é diferenciado, Parabéns pelo trabalho que vocês vêm fazendo, vocês estão mudando o mercado de tal.
Então, perceba só é um elogio, é sincero. E sempre, lembra, a pessoa não consegue resistir a um elogio. E a terceira dica é o seguinte, reciprocidade.
Outra ferramenta, o que que isso Thiago? As pessoas, naturalmente, quando elas ganham alguma coisa, elas querem retribuir aquilo, quer um exemplo? Quando você, sei lá, recebe bolo de um vizinho que é novo, você, naturalmente, quer retribuir para ele.
Você, quando, vai tomar um café e alguém paga o café, naturalmente, o que você faz? Você fala assim: “ Oh, na próxima sou eu que pago, hein? ”.
Naturalmente, sabe? Isso, o ser humano quer retribuir quando ganha alguma coisa. Então, para criar empatia uma outra ferramenta é reciprocidade, uma coisa que funciona bastante, claro, um cartão que você dê, um brinde que você faz, um curso que você manda, um ingresso para um show que você manda para um cliente, uma participação em uma convenção, enfim, um brinde.
Existem milhares de maneiras de você poder dar algo pra receber, claro, tem empresas que tem complaints, as vezes não pode receber alguma coisa. Por exemplo, um conteúdo, marketing de conteúdo, algo que a gente faz, você dá muita ferramenta, você dá muito conselho, você dá muitas maneiras das pessoas terem algum tipo de sucesso. Em troca, elas seguem você, em troca elas dão depoimentos, em troca quando você oferece um produto geralmente elas compram muito mais.
Então, naturalmente você tem milhares de ferramentas, mas lembrar, sempre, reciprocidade é uma ferramenta para criar empatia. Quarta dica então. Quarta ferramenta que é as pessoas são seguidoras, olha que interessante isso.
A maioria das pessoas são seguidoras, elas se sentem confortáveis em saber que alguém já fez antes, vou dar um exemplo clássico. O livro as armas da persuasão, provavelmente a maior referência de persuasão no mundo, tem em uma das pesquisas o seguinte: Sabe quando você vai no hotel e está escrito lá, reutiliza a toalha pra salvar o mundo e economizar água. Aquilo não funciona tanto, como que eles fizeram, eles trocaram então, para usar essa ferramenta que estou falando para vocês, que as pessoas são seguidoras, elas escreveram assim, oh: “Você sabia que 7 de cada 10 hóspedes, deste hotel, reutilizam as toalhas e ajudam a salvar o mundo economizando água”.
Com essa troca, os hotéis, eu não me lembro o número correto, mas se não me engano foi mais de 50% de adesão, de aumento nas pessoas que reutilizavam as toalhas. Por quê? Porque as pessoas gostavam de sentir seguras, né?
E falando assim, bom, se a maioria das pessoas fazem isso, eu também vou fazer. Então, como a gente reutiliza isso na negociação. Principalmente, para criar empatia, principalmente, quando tem objeção, ou logo no início ou pode ser lá no final.
Quando você fala, seu Carlos isso eu compreendo o que o senhor está falando, sabe por quê? Porque de cada 10 clientes atuais meus 8 também tinham essa mesma objeção que o senhor tem quando eu fui apresentar a nossa proposta. Olha que interessante, né?
Olha que interessante o que você está falando. Então ele se sente seguro e fala: “Opa, espera ai, 8 de cada 10 clientes atuais dele também pensavam assim. ” E você complementa, seu Carlos, para isso eu queria, então, que o senhor me desse 5 minutos para eu apresentar, quais são os benefícios, como o senhor vai ganhar comprando da gente da mesma maneira que os outros 8 de cada 10 clientes meus atuais também fizeram.
Posso apresentar para o senhor, e o senhor vê se faz sentido. Gente, 10 de cada 10 vão fazer isso. E quinta e última, caridade.
Sim, caridade, eu tenho certeza que você já fez isso ai né? Quem é que nunca mendigou uma compra? Não estou falando para você mendigar compra, isso é o último estágio da venda, só que o seguinte, né?
Ninguém resiste a um pedido de caridade. Veja como a gente pode utilizar isso na prática com vendas. Então, por exemplo, tem uma história muito comum de uma pessoa que estava tentando entrar na empresa e não conseguia pra vender para aquela empresa.
Então, o que ele fez? Ele pegou um pé de sapato e escreveu a mão o seguinte. Ele mandou pra lá, a pessoa recebeu, abriu e tinha um pé de sapato só.
Ele escreveu: Olha, já estou com um pezinho aí dentro, só falta o outro pezinho. Olha que interessante. Ele escreveu, embaixo, já tentei por mais de 10 vezes apresentar para sua equipe de compras o meu produto, eu gostaria encarecidamente de pedir, uma oportunidade.
Se você me der a oportunidade de 10 minutos eu vou provar porque estou insistindo tanto e vocês vão ver a quantidade de benefícios que vocês vão ter ao conhecer o meu produto. Por favor, me ajuda a apresentar esse grande produto para vocês e vocês vão ver a quantidade de benefícios que vocês vão ganhar. Olha que interessante, então assim, pedir algo quando você já tentou de todas as maneiras, né?
A última alternativa e que funciona muito é o pedido, é a caridade. Beleza? Gente são 5 dicas, então, bem práticas de persuasão para você criar empatia e poder vender muito mais.
Na prática, para você utilizar hoje. Lembrando, se você não está inscrito no meu canal, se inscreva! E assina o sino, por quê?
Porque você acaba recebendo o conteúdo antes de todo mundo, cara, isso é uma sacada genial. Apresenta para o seu chefe, mostra que você está estudando, aumenta a sua moral dentro da sua empresa, ok? Se você já é chefe, mostra para a sua equipe e ajude eles a treinarem.
Use essas 5 ferramentas para criar empatia e vender muito, muito mais. Vamos compartilhar esse vídeo também com outros amigos vendedores e levar para todo Brasil o nosso movimento #orgulhodeservendedor. Estamos juntos, bora vender meus amigos.
Sucesso!