[Música] o inferno é um lugar de sofrimento e desespero mesmo assim ele sempre exerceu um grande Fascínio sobre a humanidade mas nenhuma outra obra exerceu tanta influência na consolidação da imagem do Inferno no Imaginário Popular quanto a obra A Divina Comédia de Dante alier A Viagem de Dante pelo inferno tem início quando ele se enc em uma floresta escura aco por feras Dante Então se depara com o Espírito de Virgílio o mais Virtuoso dos Poetas romanos que o guiaria em sua viagem pelos nove círculos do inferno entrar no inferno não era difícil pois sua entrada
era larga sem portas ou obstáculos e uma grande inscrição dizia deixai toda a esperança ó voz que entrai o inferno tem uma geografia singular parecida com uma grande cratera em forma de funil esta cratera teria sido criada após o impacto da queda de Lúcifer após sua queda dos céus para chegar até o fundo do inferno é necessário passar por seus diversos níveis conhecidos como os círculos do inferno e quanto mais profundo a alma se encontra pior é o seu castigo antes mesmo de chegar ao primeiro círculo existe a antala do mal também conhecida como o
vestíbulo do inferno Lá estão os indecisos e os covardes que preferiram não se posicionar ou tomar partido eles não iriam nem para o céu nem para o inferno mas passariam seus dias sendo atormentados por Vespas e tendo a carne de seus pés devoradas por vermes mais à frente uma multidão se aglomera às margens do rio aqueronte aguardando que caronti o Barqueiro lhe faça a travessia sempre ao chegar o Tenebroso Barqueiro gritava almas ruins vim vos buscar para o castigo eterno após a travessia do Rio as almas eram levadas a menos o juiz Infernal que atribuía
a sentença da alma do pecador e definia em qual círculo Ele deveria ser destinado usando sua cauda de serpente minos envolve o condenado com sua cauda e o número de voltas feitos pela cauda indica qual círculo ele será [Música] destinado o primeiro círculo é conhecido como Limbo para lá iriam alma daqueles que não foram batizados também estavam lá os pagãos virtuosos como Homero Platão César e Horácio entre vários outros lá não há sofrimento nem gritos de dor apenas suspiros de desesperança por não terem sido iluminados pelo criador e privados da visão de Deus já o
segundo círculo é reservado aos lacivita essas almas se deixaram levar pelas Paixões no inferno eles seriam arrastados por fortes ventos incessantes golpeados e arremessados pelos turbilhões não foram poucas as almas Que se perderam em busca do amor e do prazer e abandonaram a razão no terceiro círculo uma chuva intensa caía gelada e imunda e uma enorme fera se destacava este era Cérbero o gigantesco cão de três cabeças que ladrava incessantemente por suas três goelas este círculo era reservado para aqueles que abusaram do pecado da Gola os glutões se encontravam atolados na lama criadas pelo próprio
vômito enquanto eram mordidos arranhados e dilacerados pela fera Infernal já o quarto círculo era reservada aos pródigos e aos avarentos esbanjadores e pão duros tocados de forma diferente pelo pecado da ganância eles passariam a eternidade empurrando grandes sacos de dinheiro uns em direção aos outros e trocando xingamentos por possuírem naturezas Opostas Enquanto uns gritavam Por que guardas outros retruc Por que desperdiça no quinto círculo uma grande Cachoeira de sangue fervente abastece o rio estige nas águas do rio estão os irados e coléricos se debatendo tentando dar vazão à sua raiva Sem Fim atacando uns aos
outros no fundo do Rio estão os rancorosos que tentam gritar mas apenas suas bolhas chegam à superfície dividindo o inferno existe a cidade de DIT lá as três erínias também conhecid como fúrias e alguns Anjos Caídos protegem a grande porta D ao Marco que separa os pecados culposos onde não há intenção de ofender dos pecados dolosos que são cometidos de forma consciente intencional o próximo e terrível círculo é o cemitério de fogo dos herges dentro de túmulos abertos se encontram aqueles que não acreditam na existência de Deus ou rejeitam seus ensinamentos levando outros consigo para
longe da Graça do Senhor eles ardem nas Labaredas que os devoram dentro de seus túmulos em seguida se chega ao vale flegetonte o sétimo círculo este vale é dividido em três na primeira parte junto às ruínas de Creta é possível ver o Terrível Minotauro criatura meio homem e meio our no fundo do Vale dentro de um rio de sangue estão aqueles que foram punidos por terem cometido crimes violentos nas margens do rio Centauros disparavam Flechas com seus Arcos contra os criminosos quanto pior Seu Crime mais submerso o pecador deve se encontrar caso contrário ele é
punido pelos Centauros o próximo vale é reservado ao Suicidas aqueles que atentaram contra sua própria vida essas pessoas eram transformadas em árvores retorcidas criando uma floresta sinistra e aterrorizante de seus Galhos não nasciam frutos apenas espinhos venenosos sobre seus Galhos as tenebrosas arpias faziam seus ninhos e devoravam suas folhas causando intensa dor ao pobre coitado por todos os lados é possível ouvir os intermináveis lamentos fechando esse círculo ao Vale do deserto abominável onde os pecadores se encontravam em um deserto de areia quente debaixo de uma chuva de fogo lá estavam os que foram violentos contra
Deus como os blasfemadores que ardem deitados na areia quentíssima também estavam lá os sodomitas que deveriam correr pelo Deserto parar e os usurários que deviam ficar sentados sobre as chamas o oitavo círculo é reservado aos fraudadores de várias espécies este círculo é conhecido como mbou e é dividido em 10 forços no primeiro encontram-se os sedutores e devassos que enganam o próximo para realizar seus desejos estes eram açoitados de e noite por demônios chifrudos no forço seguinte estavam os aduladores e puxa-sacos afundados no esterco e em feses eles que passaram suas vidas enganando com palavras adulador
passaram a eternidade atolados em seu próprio excremento no terceiro foço estavam os praticantes de simonia ent errados de cabeça para baixo com as pernas am mostra sendo assadas por velas eles haviam cometido o crime de vender a salvação cargos no clero ou falsas relíquias no quarto forço estavam os adivinhos que fingiam saber o futuro algo que só a Deus pertence eles tinham suas cabeças viradas ao contrário e suas lágrimas de desespero umedecidas enquanto no quinto fosso os corruptos eram cozidos em um lago de piche fervente e quando tentavam chegar à superfície eram atacados pelos demônios
que os obrigavam a submergir os hipócritas se encontravam no sexto fosso apesar de estarem vestindo belas capas elas eram pesadas com chumbo e manter as aparências se tornava um verdadeiro suplício neste forço pregado ao chão está o corpo de caifás O sacerdote que aconselhou os fariseus a crucificar Jesus no sétimo forço os ladrões eram atacados por serpentes que lhes roubavam os traços humanos no próximo fosso estavam os maus conselheiros Ardendo em Chamas por terem levado outros ao caminho da fralde e corrupção Os Semeadores de discórdia são esfaqueados por demônios no nono forço Lá estão os
que dividiam as famílias criavam conflitos sociais e acabaram com a união da igreja por fim no último fosso estão os falsários cobertos por todo tipo de doença e pestilência por terem falsificado mentido e simulado eles sofrem com diversas doenças de acordo com seu crime no nono e último círculo do inferno está o lago cite também conhecido como Lago das lamentações ao contrário do que poderíamos imaginar o lugar mais profundo do inferno não é o mais quente e sim o mais gelado devido ao bater de asas de Lúcifer dentro das águas de um lago congelado sobressaía
apenas parte do tronco e cabeça dos traidores estes pecadores viam suas lágrimas congelar enquanto choravam em desespero os traidores eram os em quatro classes os que traíram a família os que traíram a pátria os que atentaram contra hospitalidade e aqueles que traíram seus Mestres no centro do nono círculo reside Lúcifer o maior de todos os traidores aquele que traiu Deus Que também está prisionado no Lago congelado devorando os três traidores da hisa Judas brutos Eos no lugar mais profundo do inferno Dante e Virgílio achari uma passagem que os levariam até o [Música] purgatório certamente Você
já ouviu falar do inferno de Dante seus terríveis círculos Infernais onde os piores pecadores srem castigos terríveis Mas além do inferno D ligieri também descreveu em detalhes como é o purgatório no vídeo de hoje faremos uma viagem pelo caminho que representa um ponto de transição entre o inferno e o paraíso refletindo o processo de purificação e Redenção onde as almas são purgadas de seus pecados antes de girem o paraíso o purgatório é uma ilha sobre a qual se ergue uma gigantesca montanha que chega a beijar o céu ele é composto pelos sete terraços onde as
almas passam por provações e aprendizados Associados a cada um dos Famosos pecados capitais o paraíso terrestre no topo da montanha simboliza o estado de purificação completa e a preparação para asender ao paraíso o barco que traz almas ao purgatório é guiado por um anjo que está ao Leme do barco e é uma figura de extrema luminosidade e esplendor a sua chegada é acompanhada pelos cânticos dos passageiros que cantam o Salmo 113 em onís sono após a chegada o Anjo abençoou as almas com o sinal da cruz permitindo-lhes desembarcar e iniciar sua jornada de purgação em
seguida ele parte tão rapidamente quanto chegou retornando para buscar mais almas no antep purgatório ficam as almas que ainda não estão prontas para iniciar o processo de arrependimento e Purificação esse lugar de prépa reflete a ideia de que alguns pecadores salvos eram menos dignos que outros e por isso precisavam passar tempo na base da montanha para compensar condições que impediam sua libertação do pecado lá estão as almas Escom adas pela igreja e que devem passar um tempo no antip purgatório equivalente a 30 vezes o período que foram excomungados esse tempo serve como punição pela insubordinação
que causou sua separação da igreja o segundo grupo inclui almas que ali esperam são as que foram salvas apesar do arrependimento tardio seu período de purgação um período de purificação proporcional ao atraso de seu arrependimento na terra entre eles estão as almas que foram lentas em sua devoção a Deus e almas que morreram sem absolvição antes de chegar no primeiro Terraço as almas devem atravessar uma porta protegida por um Guardião de São Pedro este anjo marca sete vezes a testa da Alma com sua espada simbolizando os sete pecados que devem ser purificados ele também segura
duas Chaves uma de ouro e outra de prata que usa para abrir a porta que dá acesso ao purgatório estas Chaves simbolizam A misericórdia e a justiça de Deus a subida da montanha é árdua pois as almas estão carregadas de Pecados mas conforme elas sobem ao invés de ficarem mais cansados eles estão mais leves pois seus pecados foram purgados pelo caminho o primeiro Terraço é significativo por ser o local onde as almas confrontam e expurgam o orgulho considerado por muitos como mais fundamental dos pecados capitais pois o orgulho é a raiz de todos os outros
pecados a experiência das Almas neste ter aço é tanto física quanto espiritual os penitentes são forçados a carregar pesados fardos curvando-se sob o peso simbolizando o fardo opressivo do orgulho esta Penitência é um reflexo direto do pecado que estão espiando assim como o orgulho os elevava acima dos outros agora eles são literalmente rebaixados uma representação física da humildade que devem aprender além da Penitência física o Terraço também apresenta uma série de exemplares esculturas no mármore que retratam exemplos históricos e mitológicos de Orgulho e sua queda estes exemplares servem para lembrar os penitentes das consequências devastadoras
do orgulho e da importância da humildade a jornada através deste Terraço é um processo de aprendizado e transformação as almas aprendem a reconhecer e rejeitar o orgulho em si mesmas um passo essencial em sua purificação e preparação para asender ao próximo Terraço este processo simboliza a ideia de que o verdadeiro entendimento e a purificação vem através da humildade e do reconhecimento dos próprios erros e limitações no segundo Terraço o pecado da inveja é confrontado e purgado este Terraço se apresenta como uma paisagem árida em contraste marcante com o Terraço do orgulho que exibia entalhes artisticamente
elaborados este aspecto visual reflete o caráter Sombrio da Inveja um pecado que Dante descreve como particularmente pernicioso representando o desejo negativo de que outra pessoa perca seus bens ou vantagens aparentes no terraço da Inveja as almas penitentes são retratadas com seus olhos costurados vestindo tecidos ásperos que lembram mendigos cegos esta imagem dos olhos fechados ressalta a natureza da inveja um pecado que envolve o olhar com má vontade para o bem alheio as almas no terraço da Inveja são privadas da capacidade de ver simbolizando a cegueira espiritual que a inveja impõe as vestes dos penitentes são
da mesma cor das Pedras do Terraço tornando difícil inicialmente discerni-los Esta falta de distinção visual reforça a ideia de que a inveja é um pecado que busca a igualdade por meio da redução dos outros em vez de elevar-se a si mesmo a uniformidade e a indistinção simbolizam a natureza destrutiva da Inveja que deseja apagar as diferenças e o sucesso alheio dedicado à purgação da Ira no terceiro Terraço os penitentes são submersos em uma densa fumaça negra simbolizando a cegueira e a confusão causadas pela Ira esta fumaça é descrita como mais densa e amarga do que
a do inferno ou da noite mais escura o ambiente do Terraço da Ira é marcado pela Escuridão e pela falta de visibilidade refletindo a natureza da fúria que of Fusca a razão e impede a clareza de visão e entendimento a ira muitas vezes é um pecado que escurece o entendimento e impede a percepção Clara da realidade levando a ações impulsivas e destrutivas ao experimentar a cegueira as almas são convidadas a refletir sobre como a ira pode nos desviar do caminho correto e como é necessário superá-la para alcançar a claridade espiritual e a paz interior os
penitentes neste Terraço participam de uma oração conjunta sugerindo um senso de comunidade e solidariedade em sua jornada de purificação ao contrário da natureza divisível da Ira a oração compartilhada e a dependência uns dos outros para navegação pelo Terraço enfatizam a importância da Reconciliação e da harmonia esta contraposição entre a natureza destrutiva da Ira e a cura encontrada na comunidade e na oração é um tema central neste Terraço no quarto Terraço do purgatório é explorado a purificação do pecado da preguiça os penitentes deste Terraço correndo em grupo este ato de correr juntos simboliza uma tentativa coletiva
de Contrariar as memórias dolorosas e comportamentos solitários e preguiçosos na terra o movimento constante contrasta diretamente com a natureza inerte da preguiça enfatizando a importância da ação e do esforço na jornada espiritual a preguiça é um pecado que resulta de um desejo insuficiente ou impróprio de alcançar o bem diferente dos vícios anteriores que começam no amor pelo que é errado a preguiça surge da falta de vontade de buscar o bem é uma apatia espiritual que retarda o progresso da alma em sua jornada para Deus a corrida contínua dos penitentes simboliza o esforço necessário para superar
a inércia espiritual e física um chamado à diligência e ao Zelo na busca pela salvação os pecados dos avarentos e dos prdios são confrontados e purificados no quinto Terraço que é marcado pela visão dos penitentes prostrados no chão simbolizando tanto a sua submissão à justiça divina quanto a natureza do pecado que estão espiando a avareza com seu foco em acumular riquezas materiais e a prodigalidade com seu desperdício imprudente dessas riquezas são ambos pecados que desviam a atenção das verdadeiras riquezas espirituais ao forçar os penitentes a deitar-se de bruços no chão é enfatizado a necessidade de
se afastar dos desejos terrenos e voltar-se para Deus no sexto Terraço do purgatório a boa a purgação do Pecado da Gula os penitentes aqui são submetidos a uma provação que reflete a natureza deste vício eles são atormentados pela constante presença de comida e fragâncias agradáveis que no entanto permanecem fora de seu alcance este tormento simboliza a tentação constante e o desejo que a gula instiga mas que aqui é usada como uma ferramenta de purificação esta experiência força os penitentes a enfrentar diretamente seu desejo excessivo e aprender a controlá-lo um passo crucial em sua jornada de
Redenção ao invés de simplesmente punir os penitentes com a fome O que seria uma resposta direta à sua indulgência em comida O que é atacado é o desejo descontrolado esta abordagem simboliza a jornada da alma de reconhecer e superar desejos internos e profundos em vez de simplesmente resistir a tentações externas refletindo a crença de de que a verdadeira satisfação não é encontrada no excesso material mas na moderação e na busca de valores espirituais mais elevados a superação da Gula um pecado que se manifesta tanto fisicamente quanto espiritualmente simboliza a libertação de desejos terrenos e a
ascensão a um estado de maior compreensão e pureza espiritual no sétimo e último Terraço do purgatório o pecado do desejo carnal desordenado que é um tema profundamente humano e complexo é tratado os penitentes deste Terraço são purificados por meio do fogo simbolizando a natureza ardente consumidora da luxúria este elemento ao contrário da água ou do ar possui uma dualidade única é tanto destrutivo quanto purificador o fogo representa a paixão descontrolada que caracteriza a Luxúria mas também serve como meio de limpeza e renovação queimando os desejos impuros e perm itio o renascimento espiritual dos penitentes a
Luxúria Diferentemente de outros pecados abordados nos terraços anteriores tem uma conotação mais direta com o amor e o desejo uma linha tênue entre o amor puro e o desejo carnal desordenado os penitentes cantam hinos e orações que refletem sobre o amor verdadeiro e a beleza da castidade estes cânticos contrastam com as chamas simbolizando a transformação do desejo impuro em amor de Divino e puro esta transformação é Central para jornada de purificação pois representa a transmutação dos desejos terrenos em aspirações espirituais mais elevadas o sétimo Terraço serve como um ponto culminante da jornada do purgatório aqui
o amor próprio a inveja a ira a preguiça a avareza a gula e os funde no conceito de luxúria um pecado que encapsula todos os desejos desordenados do cor humano a purificação por meio do fogo simboliza a purificação final e mais desafiadora preparando as almas para ascensão ao paraíso o último estágio da Purificação no purgatório na Divina Comédia de Dante Alighieri é o paraíso terrestre também conhecido como Jardim do Éden Este Lugar situado no topo da montanha do purgatório é um reino de beleza incomparável paz e harmonia simbolizando o estado de graça antes da queda
do homem e a ão final das Almas purificadas ele é descrito como um lugar de beleza natural exuberante com flores radiantes árvores frutíferas e águas cristalinas esta paisagem idílica representa a perfeição da criação divina e a harmonia original entre o homem e a natureza o jardim é um contraste marcante com os Sofrimentos e as provações enfrentadas nos terraços anteriores do purgatório oferecendo um refúgio de tranquilidade e renovação o paraíso terrestre no purgatório é um local de transição para as almas lá elas se preparam para a jornada final ao paraíso Celestial este Jardim simboliza não apenas
o estado original de Inocência do homem mas também a possibilidade de Redenção e Retorno à graça as almas que alcançam este estágio completaram sua Purificação e estão prontas para a ascensão final ao paraíso onde encontrarão a união eterna com Deus Dante após ascender aos céus atravessou as várias esferas Celestiais até atingir a presença de Vena vamos agora começar nossa viagem por cada uma das esferas celestes até chegarmos a Deus Dante imagina o paraíso como uma série de nove esferas celestes cada uma correspondendo a um corpo Celestial ou planeta do sistema geocêntrico medieval no Ápice de
todas as esferas está ío o lar de Deus e dos anjos um Reino de Luz pura e Amor Divino que transcende o espaço físico esta estrutura simboliza uma jornada ascendente rumo a santidade a sabedoria e finalmente a presença de Deus a primeira Esfera do Paraíso de tante é a lua o céu dos inconstantes aqueles que na terra tiveram seus votos quebrados por causas além de seu controle essa esfera revela complexidade do reino Celestial onde as virtudes e falhas humanas são encru sob a ótica da justiça divina a lua simbolizava a mutabilidade e a inconstância qualidades
associadas à sua aparência sempre mutante este céu acolhe almas que não conseguiram manter seus votos monásticos ou matrimoniais não por escolha própria mas por interferências externas entre essas almas está picarda donat uma freira que foi forçada a abandonar o convento picarda serenamente aceitando sua posição na lua explica a Dante que no céu não existe desejo de estar em um lugar mais elevado Pois cada alma está no local determinado pela vontade de Deus onde ele pode cumprir sua função mais adequadamente esta aceitação da Vontade Divina mesmo diante de promessas quebradas e de aspirações inalcançada na terra
é uma lição poderosa a segunda esfera é Mercúrio o domínio dos bem intencionados aqueles cujas ações Virtuosas na terra foram de certa forma maculadas pelo Desejo de fama e reconhecimento em Mercúrio as almas são aquelas que realizaram boas obras mas cujas motivações foram parcialmente corrompidas pela sede de Glória terrena esta esfera ressalta uma verdade crucial sobre a virtude a intenção por trás das ações é tão importante quanto as ações em si a presença dessas Almas em Mercúrio ao invés de um reino Celestial mais elevado ilustra a maneira como o desejo de reconhecimento pode manchar até
mesmo os atos mais nobres Dante se encontra com o Justiniano o Imperador Bizantino que serve como exemplo de uma alma mercuria Justiniano narra a história do Império Romano abrangendo as suas conquistas e falhas e a sua subsequente conversão ao cristianismo ele reflete sobre como seu governo foi conduzido tanto por motivações divinas quanto pelo Desejo de Glória pessoal esta narrativa de Justiniano proporciona uma reflexão sobre a natureza da justiça e da governança e como estas são influenciadas por motivações pessoais Mercúrio difícil de observar da terra devido ao Brilho do Sol simboliza a natureza das boas ações
realizadas por essas almas embora Virtuosas estão ofuscadas por desejos terrenos a presença de Dante sobre Mercúrio ressalta a sutilidade com que a busca pela glória pode desviar até mesmo os mais nobres esforços um tema recorrente em Sua obra a verdadeira virtude deve ser despojada de todo desejo egoísta Vênus brilha como o céu dos amantes e é a terceira esfera Celestial onde aqueles que amaram intensamente mas com justiça encontram seu repouso Celestial aqui é o domínio do amor que transcende a paixão física e se alinha com a ordem Divina Vênus o planeta associado ao amor e
a beleza na mitologia e na astrologia é o local ideal para almas que viveram experiências amorosas terrenas intensas mas que mantiveram seus desejos dentro dos limites da moralidade e da virtude essa esfera celebra o amor verdadeiro aquele que apesar de sua natureza terrena foi purificado e elevado a uma expressão Mais elevada de si mesmo esta esfera reflete a natureza complexa do amor humano é um lugar de reconciliação Onde o amor terreno é purificado e elevado e as paixões são harmonizadas com a vontade de Vena o amor em todas as suas formas é uma força poderosa
que pode conduzir tanto à Queda quanto à Redenção O Sol é a quarta Esfera do Paraíso de Dante a morada Celestial dos sábios e dos iluminados uma esfera que resplandece com um brilho da sabedoria e do conhecimento neste céu Dante encontra as almas dos grandes Mestres teólogos e filósofos cujas vidas foram dedicadas à busca da verdade e da compreensão das coisas divinas o sol em sua Radiante Glória simboliza a luz da sabedoria que ilumina a mente e guia a alma à verdade neste círculo luminoso Dante é cercado por uma coroa de luz formada pelas almas
dos sábios esta coroa giratória é uma metáfora visual da contemplação eterna e do desejo ininterrupto de conhecimento e verdade entre essas almas ilustres estão São Tomás ja Aquino que junto com os outros grandes pensadores como Alberto Magnum boécio e beda discutem assuntos de Fé e Razão filosofia e teologia o sol portanto não é apenas um símbolo da iluminação intelectual mas também revela a necessidade de direcionar o conhecimento e a compreensão para fins elevados e divinus Dante através deste céu reforça a ideia de que a sabedoria verdadeira não reside no acúmulo de conhecimentos mas na capacidade
de ver a realidade através da lente da fé e do Amor Divino a quinta esfera é Marte dedicada às almas guerreiras que lutaram por causas justas estee céu reverbera com os espíritos dos Corajosos e por seu sacrifício simbolizado pelo planeta vermelho associado à guerra homenagei aqueles que dedicaram suas vidas à defesa da justiça e da Fé aqui encontra figuras históricas e mitológicas símbolos de bravura e virtude e explora a complexa relação entre guerra moralidade e divindade ao entrar em Marte Dante é saludado por uma visão impressionante as almas dos Guerreiros forma uma cruz Luminosa no
céu simbolizando a união da fé cristã com valor militar este cruzamento de luzes é o símbolo do sacrifício Supremo de Cristo o ponto de convergência entre sofrimento humano e Redenção Divina as ações guerreiras quando guiadas por motivos puros e justos podem ser uma expressão da Vontade Divina Marte representa um aspecto Vital da jornada espiritual o reconhecimento de que a verdadeira bravura não reside na conquista e na violência mas na capacidade de lutar por princípios mais elevados e pela justiça já a esfera de Júpiter é a Morada dos líderes e governantes justos representado pelo planeta conhecido
por sua magnitude e brilho Júpiter simboliza a ordem Celestial aplicada ao governo humano enfatizando a responsabilidade dos líderes em manter a ordem e a justiça em seus domínios ao adentrar esta esfera Dante testemunha uma maravilhosa representação visual da Justiça as almas dos governantes justos formam imagens luminosas no céu incluindo as palavras latinas diligite justitiam Amai a justiça é a figura de uma águia essas formações Celestiais são expressões da ordem divina e da importância de governar com justiça misericórdia e prudência esta esfera celebra os líderes que ao longo da história se levaram acima da corrupção e
da ambição pessoal para servir com integridade espelhando a ordem e a justiça do próprio Paraíso a sétima Esfera do paraíso é Saturno o lar dos contemplativos aqueles que na terra buscaram a sabedoria divina através de introspecção e do afastamento das distrações mundanas este céu representado pelo planeta mais distante visível ao olho nu na época de Dante simboliza a retirada do mundo para Busca da Verdade mais profunda Saturno é caracterizado por uma atmosfera de silêncio e serenidade con tratando com a atividade fervilhante dos céus inferiores este silêncio é simbólico refletindo a natureza introspectiva de contemplação e
a necessidade de silenciar as distrações externas para ouvir a voz de Deus nesta esfera as almas dedicadas à contemplação encontram a paz e a profundidade espiritual que buscaram durante suas vidas terrenas n céu destaca a importância do silêncio da Solitude e da oração na busca pela sabedoria divina aqui as almas contemplativas são retratadas como seres elevados que alcançaram o entendimento mais profundo da existência guiados Pela Luz da fé e pelo Desejo de união com o Divino as estrelas fixas forma a oitava esfera Celestial situada além dos planetas Residem as almas dos Santos e dos Mártires
daqueles que viveram suas vidas terrenas com uma fé inabalável e um compromisso inquebrantável com os ensinamentos de Cristo as estrelas fixas são um símbolo perfeito para a eternidade e a imutabilidade da Fé verdadeira neste céu é uma celebração da fé cristã em sua forma mais pura e fervorosa aqui Dante encontra personagens bíblicos e Santos venerados cujas histórias e sacrifícios formam a base da tradição Cristã entre eles estão os apóstolos incluindo São Pedro São Tiago e São João que representam os alicerces da igreja e testemunham a veracidade e a força da fé a nona e a
penúltima a esfera do Paraíso de Dante é o primum mobile a esfera mais externa do universo físico movendo todas as outras esferas celestes este céu representa a força de Deus a fonte primordial de todo movimento e Ordem no Cosmos o prime mobile é um símbolo da onipotência Divina sua presença constante é sustentadora em toda a criação Este é um reino de movimento puro e harmonioso um contraste com a Quietude contemplativa de Saturno e as estrelas fixas este céu é o motor do universo a força divina que impulsiona e ordena os movimentos dos corpos celestes aqui
tan é confrontado com a magnificência da criação e a ordem providencial de Deus que se manifesta no movimento perfeito e sincronizado das esferas o prime mobile como a força motriz do universo também simboliza a busca incessante da Alma pela união com Deus assim como as esferas celestes são movidas pelo amor e pelo Desejo de Deus a alma humana é impulsionada por um desejo inato de retornar à sua fonte Divina uma aspiração eterna que motiva a jornada espiritual o império é a última e a esfera mais elevada e sublime que transcende a concepção tradicional do espaço
Celestial é o reino da Luz pura da verdade eterna e do Amor Divino o lugar de presença imediata de Deus neste domínio as limitações físicas do universo desaparecem dando lugar a uma realidade espiritual onde a verdade e o amor divinos são vivenciados em sua Plenitude sua luz não é apenas uma fonte de iluminação mas a própria Essência de Deus irradiando-se em todas as direções e envolvendo as almas em sua presença no império a distinção entre ser e conhecer é transcendida pois as almas ali presentes participam diretamente da Verdade Divina no centro do império Dante testemunha
a Rosa Celestial uma metáfora fora a comunhão das almas santas com Deus esta rosa é uma estrutura em forma de anfiteatro com os santos sentados em seus vários níveis cada um em um estado de beatitude perfeita a Virgem Maria Ocupa um lugar de destaque simbolizando a intercessão e o amor maternal as pétalas da Rosa representam as almas do Bem aventurados refletindo a ordem e a harmonia no reino Celestial Dante tem a visão da Trindade três círculos concêntricos de luz que simbolizam o pai o filho e o Espírito Santo Esta visão é o ponto culminante da
jornada espiritual de Dante representando a compreensão final e a união da alma com o mistério Divino o império portanto é o ápice da Divina comédia onde Dante alcança a compreensão mais profunda e a união mais íntima com Deus é um espaço de perfeita Harmonia Onde o Amor e a sabedoria divina são vividas plenamente aqui as questões e os anios da jornada de Dante encontram sua resposta final e a alma encontra a paz eterna na presença de Deus ah