01 - Daniel - Um profeta em três tempos - Contrafluxo: Fé no Exílio - Pr Igor Miguel

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queridos nós vamos dar início hoje oficialmente uma nova série de mensagens aqui na nossa igreja o tema dessa série é Daniel em três tempos passado presente e futuro e eu garanto que isso não tem nada que ver com os recentes eventos eh de comentários desajeitados sobre apocalipse tá não tem nada a ver já tinha definido isso como presbitério depois o evento aconteceu algumas pessoas perguntaram tem relação tem relação nenhuma tanto que Apocalipse vai ser estudado mas não agora ok então nós vamos trabalhar o livro de Daniel e o tema específico da mensagem de hoje é
contrafluxo fé no exílio nós vamos falar um pouco sobre o primeiro Capítulo de Daniel mas eu vou introduzir essa série para vocês antes Claro irmãos falar de final dos tempos escatologia falar de Daniel é falar de escatologia escatologia é uma palavra muito técnica né Muito teológica eu preciso explicar o termo antes palavra escatologia gente vem do grego escaton logia estudo escaton últimas coisas ou últimos eventos então todas as vezes você vê um teólogo falando de escatologia ele tá falando do estudo das últimas coisas ou dos últimos eventos naturalmente quando a gente fala de escatologia a
gente fala também de um estilo de literatura um estilo literário específico na Bíblia sim gente A bíblia é um livro que possui vários estilos literários vários Então você tem poesia você tem ter livros de Sabedoria você tem livros que são mais poéticos narrativas e você tem também o estilo apocalíptico que é um jeito específico uma linguagem específica que nós encontramos na Bíblia E por incrível que pareça não é uma exclusividade do livro de Apocalipse o termo Apocalipse em grego significa Revelação a linguagem de uma revelação derradeira uma revelação escatológica PR os últimos dias esse tipo
de linguagem que usa a linguagem profética sobre o futuro imagens simbólicas muito fortes presentes em textos que a gente encontra em Apocalipse também são presentes em outros textos do Antigo Testamento Daniel de fato nós poderíamos até dizer assim é quase como uma espécie de Apocalipse do Antigo Testamento toda linguagem que a gente encontra ou pelo menos grande parte da linguagem que nós encontramos em Apocalipse lá no final da Bíblia ecoa muito do que já foi dito e revelado pelo profeta Daniel sim Gente eu estou falando aqui de um livro que se encontra no cânon protestante
o que que é o cânon protestante gente a palavra Canon quer dizer V de medir é uma expressão usada na teologia para descrever os livros que se encaixaram numa régua num critério para serem colocados aqui na Bíblia como livros de autoridade inspirados por Deus como vocês sabem a Bíblia católica ela possui alguns livros a mais no antigo testamento livros que foram compostos por judeus O que é irônico é que apesar de terem sido compostos por judeus esses livros não foram colocados nem na Bíblia dos judeus porque eles mesmos não consideram Tais obras canônicas primeira e
segunda macabeu eclesiásticos sabedoria de Salomão que são alguns dos livros considerados deuterocanônicos é o nome que se dá técnico para se referir a essas obras independente disso a Bíblia Hebraica ou seja o antigo testamento dos Judeus tem exatamente os mesmos livros que nós temos no nosso antigo testamento protestante Qual é a única diferença não é a quantidade de livros A única diferença é a ordem dos livros só essa que é a diferença então por exemplo Daniel se encontra na nossa Bíblia como o primeiro livro daquilo que nós chamamos dos profetas menores os profetas maiores Isaías
Jeremias Ezequiel né são chamados assim não porque eles são mais importantes ou de maior relevância mas sim porque eles produziram obras maiores por isso chamados de profetas maiores não por causa da dignidade ou por causa do valor né porque é óbvio profecias menores TM valor para nós equivalentes a dos Profetas ditos maiores Ok gente bom Daniel é o primeiro dos profetas menores mas no cânon dos judeus ele não aparece posicionado entre os profetas ele aparece na num conjunto de livros que os judeus chamam de escritos junto com crônicas com Reis com estter né inclusive tá
depois do livro de estter no cânon dos judeus então é importante fazer essa distinção para você localizar uma curiosidade muito sabem disso que a língua que foi utilizada para receber e escrever o antigo testamento é obviamente a língua hebraica isso é conhecido o Novo Testamento foi escrito em grego e o antigo testamento predominantemente em hebraico por que que eu falei predominantemente em hebraico Porque existe pequenas exceções uma delas é justamente o livro de Daniel Daniel não foi escrito totalmente em hebraico ele tem um bloco em hebraico um bloco em aramaico e depois o hebraico volta
de novo vou citar as referências do capítulo 1 até o capítulo 2 verso 4 em hebraico do capítulo 2 verso 4 até o Capítulo 7 verso 28 aramaico e depois do capítulo 8 verso 1 até o final do livro de Daniel o hebraico voltou de novo ser língua do livro gente quando você pega o livro O texto hebraico propriamente dito você manuseia o texto de Daniel visualmente para um leigo parece tudo igual Mas quem conhece o hebraico sabe que não é principalmente no texto aramaico existe um jeito específico palavras específicas é uma língua completamente diferente
a única exceção é que as letras são parecidas o hebraico e o aramaico possui hoje caracteres iguais mas as palavras totalmente diferentes e aí você me diz por que o aramaico gente porque o aramaico era a língua da caldeia ou dos caldeus quens eram os caldeus os babilônicos tô falando aqui da Babilônia né os antigos caldeus eles falavam a língua aramaica que por incrível que pareça é uma língua semita tanto quanto árabe e quanto hebraico detalhe cultural importante antes da gente Navegar nessa obra claro essa obra ela cobre um período de tempo muito específico nitidamente
Daniel começa com A Ascensão do império babilônico e a vitória de de nabuco donosor sobre o Egito e a assíria então o império assírio tá saindo do cenário da da do cenário do mundo antigo como império hegemônico e quem surge no lugar é o império babilônico que estende o seu governo durante alguns Alguns bons anos até a derrubada derrocada do império babilônico pelo Império medop Persa o Império Persa que tem um papel muito importante e o livro inclusive testemunha Daniel na corte babilônica da Ascensão de napul donosor a até a sua queda quando o Rei
Ciro surge como representante do Império Persa qual era o propósito desse livro qual era a finalidade dele bom o autor tudo a gente tem indicadores que Daniel participou ativamente da compilação e da produção de grande parte da obra não dá para afirmar que ele foi o autor definitivo e único que participou dessa obra mas é importante destacar que a finalidade da obra evidentemente é consolar Atenção para isso consolar os judeus que estavam exilados na Babilônia consolar em qual sentido no sentido de oferecer para esses israelitas apesar de toda a perplexidade dor e angústia de você
estar e ter sido arrancado da sua própria terra a noção de que apesar de tudo apesar de Israel está sob julgamento Divino sim gente o exílio foi um julgamento Divino que Deus anunciou e avisou por Isaías por Jeremias e por outros profetas que Israel experimentar ia se continuasse nos seus caminhos e de fato o grande exílio aconteceu e agora e agora Deus nos rejeitou Deus abandonou o seu povo no cativeiro e agora não há mais nenhum plano de Deus para nós ao contrário em Daniel evidentemente apesar do Duro julgamento Deus gente continua conspirando sua vontade
mesmo diante de um cenário aterrador como era o choro e o pranto dos exilados de Israel ou de Judá na Babilônia me lembro aqui inevitavelmente do Salmo 137 verso 1 um Salmo que a gente chama Salmo do exilado ou Salmo do cativeiro Olha o tom de lamento né S margens do Rio da Babilônia ou dos rios da Babilônia nós nos assentamos e chorávamos lembrando-nos de Sião é a saudade da terra a saudade de casa a saudade do templo a saudade das famílias celebrando as grandes celebrações os grandes festivais para honra do senhor agora quem é
o povo de Judá senão um povo exilado fora de casa numa terra estranha Ouvindo uma língua que não é familiar vendo o povo adorando Deuses que não lhes eram familiar rios que não lhes eram familiar essa era a vida de muito o sentimento de muita gente que foi levado para o cativeiro na Babilônia mas eu preciso te mostrar aqui uma coisa importante muita gente quando lê a Bíblia acha que a bíblia é um livro que você lê ele naturalmente na ordem cronológica e gente não é os livros bíblicos foram organizados numa ordem mais ou menos
por estilo literário por relevância mas ele não respeita uma ordem de tempo necessariamente um exemplo você vai achar o livro de Ester aqui bem antes de Daniel e a história de Ester foi quando já era o Império Persa depois do império babilônico então não está numa ordem cronológica é bom e é importante que você se pergunte todas as vezes que for ler um texto bíblico Em que momento da história esse texto está descrevendo ou foi composto ou que ele faz referência Por que que isso é importante é importante porque você precisa lembrar dos grandes impérios
do mundo antigo nós temos aí evidentemente o primeiro deles o império egípcio que a gente sempre se lembra por causa dos eventos do Êxodo e da Páscoa com Moisés mas depois do império egípcio nós tivemos um grande império império assírio muito violento que inclusive usava uma tática muito especial para dominar os seus povos conquistados para subjugá-los qual era a tática a prender os seus exilados e espalhar os membros de cada família em territórios diferentes do seu império Para quê Para que houvesse uma assimilação cultural para que eles perdessem a sua identidade e não tivesse nenhuma
força política depois por exemplo de conspirar contra aquele Império os assírios dominaram gente a parte norte de Israel você sabe Israel tem 12 tribos dessas 12 10 tribos compunham o reino do norte que era chamado de Reino de Israel ou Reino de Efraim que tinha lá os seus reis Ok e você tinha o reino do sul isso depois da morte de Salomão tá gente o reino do sul era chamado Reino de judá por se referir a duas tribos específicas Judá e Benjamim era as únicas tribos que compunham o reino do sul e o reino do
sul era muito importante não sei se você sabe porquê era importante porque era o reino onde estava o Templo de Jerusalém e era também o reino cujo descendente destacado era Davi a quem Deus prometera de onde viria o Messias por isso o reino do sul é tão importante pro cenário né da Nação de Israel e da história de Israel como um todo então é importante destacar isso aqui muito a gente fica assim e o que que significa judeu judeu não é Israelita em parte porque israelitas são 12 tribos quando você fala judeu você tá se
referindo a um descendente do reino do Sul em específico o reino de Judá ou ele é de Judá ou ele é de Benjamim né que recebeu o nome como um conjunto de dessas duas tribos de Reino de Judá o reino de Judá não foi levado lado pelos assírios o reino de Judá ainda perseverou ali um tempo e depois foi tomado sitiado pela Babilônia aí sim nós temos um outro cenário no contexto bíblico dos exilados mas veja bem quando os israelitas ou melhor os judeus de Judá vão para a Babilônia o profeta Jeremias que viu tudo
isso né gente preveu tudo isso testemunhou os babilônios chegando no território de Judá escreveu um livro lamentando a destruição do templo e de Jerusalém que é o livro Lamentações de Jeremias Jeremias escreve uma orientação aos exilados no Capítulo 29 do seu livro Jeremias 29 dos versos 4 a 7 olha o que ele diz para os exilados assim diz o senhor dos exércitos o Deus de Israel a todos os exilados que eu deporte de Jerusalém para Babilônia construam casas morem nela plantem Pomares comam seu fruto casem e tenham filhos e filhas escolham esposas para os filhos
de vocês e d as suas filhas em casamento para que tenham filhos e filhas aumentem o número e não diminuam aí na Babilônia procurem a paz da cidade para onde os deporte e Orem por ela ao Senhor porque na sua paz vocês terão paz Olha a ordem de Deus pelo profeta é expressa Israel deveria ir ou Judá deveria ir para o exílio e se comportar de forma natural eles deveriam se aculturar em algum nível deveriam ter seus filhos sua vida normal plantar Palmares deveriam orar inclusive pela paz da Babilônia porque na paz da cidade Eles
teriam paz por uma razão né gente Deus prometeu que ia ser 70 anos de exílio não seria um exílio eterno Deus queria que o seu povo continuasse crescendo e prosperando mesmo fora da terra prometida para que um dia eles pudessem retornar para lá então claro que Deus tinha interesse em preservar o seu povo mas sim o exílio é ele é e deve ser reconhecido assim como um julgamento Divino eh isso tá lá no livro de Levítico Deuteronômio Deus já tinha previsto isso que se os israelitas não andassem segundo a lei do senhor Deus o se
espalharia entre as nações e foi o que aconteceu irmãos o livro de Daniel é um livro muito importante para nós porque Claro ele tem um contexto narrativo vai contar a história de jovens judeus que foram para a Babilônia o texto que nós lemos agora a pouco né É verdade que eles foram levados para esses territórios mas é sempre importante destacar que ao estudar o livro de Daniel nós precisamos ter a humildade de entender que nós estamos entrando num território em que grande parte dessa linguagem ela é muito enigmática não é uma linguagem simples é carregada
de simbolismo mas também é interessante a gente deixar isso claro aqui gente Daniel conseguiu prever ele estava na Babilônia ele conseguiu prever o advento de pelo menos três impérios depois da Babilônia ele preveu A Ascensão do Império Persa do império grego E por incrível que pareça o império romano que foi o Império que dominou o tempo de Jesus Ele preveu isso profeticamente o livro de Daniel é um livro tão importante paraa cultura dos judeus que em 1947 sim gente da nossa era 1947 foi encontrado no deserto do Mar Morto alguns manuscritos muitos antigos alguns de
200 anos antes de Cristo 300 Anos Antes de Cristo da da Bíblia de vários outros textos os chamados manuscritos do Mar Morto você já deve ter ouvido falar deles tem uma importância histórica arqueológica literária teológica sem precedentes e dentre os escritos e fragmentos encontrados muitos fragmentos do livro de Daniel também foram achados em em kram a gente chama de kram né ou no deserto nas cavernas do Mar Morto Vamos ler a Bíblia então Daniel Capítulo 1 verso 1 até o verso 21 dessa a introdução à série agora nós vamos entrar no texto que nós vamos
meditar hoje lembre-se que o tema é contrafluxo fé no exílio Daniel Capítulo 1 estou lendo aqui na Nova Almeida atualizada nós vamos ler do verso 1 até o verso 21 diz assim o texto sagrado no ano terceiro do Reinado de jeoaquim Rei de Judá Nabuco donosor Rei da Babilônia veio a Jerusalém e a sitiou o senhor entregou nas mãos dele jeoaquim Rei de Judá e alguns dos utensílios da Casa de Deus Nabuco donosor levou esses utensílios para a terra de sinar que é Babilônia viu gente para o templo do seu Deus e os pôs na
casa do tesouro do seu Deus depois o rei ordenou as penas chefe do os seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel tanto da linhagem real como dos Nobres jovens sem nenhum defeito de boa aparência sábios instruídos versados no conhecimento e que fossem competentes para servirem no Palácio Real e que aspenas lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus o rei determinou que eles recebesse uma alimentação diária tirada das finas e guarias da mesa real e do vinho que ele be os jovens deveriam ser educados ao longo de 3 anos e ao fim
desse período passariam a servir o rei entre eles se achavam Daniel Ananias Misael e Azarias que eram da tribo de Judá o chefe dos eunucos lhes deu outros nomes a saber a Daniel o de belsazar a Ananias o de Sadraque o de Misael de Mesaque e o de Azarias o de abedenego Daniel resolveu não não se contaminar com as finas iguarias do rei nem com o vinho que ele bebia por isso pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar e Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos
porém o chefe dos eunucos disse a Daniel olha eu tenho medo do meu Senhor o rei que determinou o que vocês devem comer e beber e se ele perceber que o rosto de vocês está mais abatido do que o rosto dos outros dos outros jovens da mesma idade se isso vier acontecer vocês poriam a minha cabeça em perigo Diante do Rei então Daniel foi falar com o cozinheiro chefe a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel Ananias Misael e Azarias e Daniel disse a ele por favor por favor faça uma experiência
com esses teus servos apenas durante 10 dias dê-nos legumes para comer e água para beber depois compare a nossa aparência qu dos jovens que comem das finas iguarias do Rei dependendo do que enxergar o senhor decidirá o que fazer com esses seus servos o cozinheiro chefe concordou com ele e fez a experiência durante 10 dias no fim dos 10 dias a aparência Olha que interessante gente no fim dos 10 dias no final do deixa só achar aqui a aparência dos quatro jovens era melhor e eles estavam mais robustos do que todos os jovens que comiam
das finas iguarias do Rei com isto O cozinheiro o cozinheiro chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber eles dava apenas legumes ora a estes quatro jovens Deus deu conhecimento inteligência em toda cultura e sabedoria mas a Daniel deu inteligência para interpretar todo tipo de Visões e sonhos ao final do tempo determinado pelo Rei para que os jovens fossem levados à sua presença o chefe dos nucos os levou à presença de nabuco donosor então o rei falou com eles e entre todos não foram encontrados homens como Daniel Ananias Misael e Azarias
por isso passaram a servir o rei em toda a matéria de Sabedoria e de inteligência sobre o que o rei lhes perguntava os achou 10 vezes mais sábios do que todos os magos e todos os encantadores que havia em todo o seu reino Daniel continuou ali o primeiro ano do reinado até o primeiro ano do Reinado de Ciro senhor que o Senhor nos ajude que a tua palavra seja anunciada com fidelidade livra a tua igreja de ouvir um homem pregar aqui hoje Senhor me impeça de atrapalhar a tua palavra guarda o meu coração e dos
meus irmãos e nos encha do teu espírito que o teu espírito esteja com a nossa imaginação com as noss com a nossa consciência e aqueça o nosso coração para colher a tua vontade nós estamos a serviço do evangelho e que o evangelho de Jesus esteja a serviço da Glória de Jesus e da tua glória é a nossa oração em nome de Jesus Cristo amém irmãos então nós estamos aqui entrando nessa obra que para nós como já mencionei é indispensável mas muita gente poderia perguntar qual é a relevância de estudar Daniel O Profeta Daniel hoje século
XX gente nós vivemos um cenário Evidente de muita perplexidade histórica nós saímos de uma pandemia e o cenário político militar no mundo está de novo agravado e é claro que isso desperta sentimentos de muito desconforto e muita apreensão sobre o futuro sobre a vida humana sobre o que pode acontecer gente é importante deixar claro nós vivemos a nossa rotina todos os dias né com a pretensão de trazer sustento para casa le honrar nossa família alguns planejaram o futuro mas é importante destacar que a gente não pode subestimar o potencial de uma mudança de cenário e
de conjuntura Global a gente não pode subestimar Por que que não pode porque durante a Segunda Guerra Mundial os judeus estavam lá na Alemanha vivendo suas vidas normalmente muitos eram físicos professores universitários músicos as meninas acordavam de manhã ia para aula de balé cada um vivendo a sua vida e sua rotina normalmente e do dia para a noite Claro com alguns sinais que foram antecedendo esses eventos de repente esses judeus estavam em guetos e campos de concentração completamente desumanizados Então não é uma questão de desempenho Ok Existem forças históricas que nós não temos qualquer controle
e a gente precisa ter senso e bom senso sobre isso por outro lado por outro lado apesar da gente não ter controle sobre eventos dessa magnitude nós temos que reconhecer que existe um Deus que tem sim e existe um Deus que inclusive usa eventos catastróficos Como foi o exílio de Judá para a sua glória e para os seus planos e por razões que nem sempre a gente compreende também não mas o que fica evidente lendo Daniel é que esse era o intento da obra é que Deus está passando um recado pros israelitas lá na Babilônia
qual recado apesar de tudo apesar de todo o sofrimento apesar de toda perplexidade todo Amparo toda a sensação de estar numa terra estranha Deus continua absolutamente soberano não apenas soberano Deus introduz dentro da Babilônia porta-vozes da sua vontade que ironia Daniel e aqueles outros três jovens foram colocados na corte babilônica quase como cavalinhos de Troia com o intento de Deus deixar claro e testemunhar e dar o recado aos poderosos de que ele continua sendo o Regente da história apesar da pretensão de poder e política que muita gente tem por aí quase se achando onipotente então
nós temos que entender que essa obra é relevante porque ela lança a luz sobre como um cristão hoje devoto a Deus deve viver em um mundo que culturalmente parece construído sobre valores completamente estranhos ao nosso como a gente pode permanecer fiel e Leal a Deus em um mundo em que tudo aponta para tudo aquilo que não é Cristão e que condiz com Deus como que é viver no dia a dia em ambiente que as pessoas estão obse e obstinadas por um projeto de felicidade de salvação pessoal que nada tem a ver com o evangelho e
você permanecer fiel como é que você permanece Fiel Diante das pressões da cultura as pressões da política as pressões da ideologia as pressões de uma liturgia secular que contrapõe-se a uma liturgia Divina uma adoração divina como resistir a tudo isso isso olha o texto começa dizendo que Deus foi Deus mesmo que entregou nas mãos de nabuco donosor você viu isso aí no verso 2 o senhor entregou nas mãos de nabuco donosor jeoaquim Rei de Judá Deus pessoalmente fez isso pegou o rei da tribo de Judá e falou assim toma aqui na boca o donosor com
lacinho e tudo mas o que é curioso é que apesar de Deus tem entregue esse rei a Nabuco donosor Nabuco donosor parece est tomando decisões sob Total poder Ele Decide o que quer o que faz e eu quero lembrar a vocês que nesse momento gente Jerusalém só está sitiada Ela ainda não foi destruída Ela só está sitiada a destruição acontece um pouco depois levou um tempo para isso acontecer e jeoaquim é um vassalo de nabuco donosor ele é um fantoche na mão de nabuco donosor e Nabuco donosor querendo testar os seus Caprichos e o seu
poder sobre aquele reino que agora está Submisso ao seu poder babilônico faz uma exigência ele faz um pedido e ele dentre os pedidos é que ele pede que os utensílios sagrados os tesouros do Templo de Jerusalém fossem tesouros dele agora e vejam que cena dolorida para um Israelita né ou para um judeu dessa época os tesouros sagrados que Davi Salomão e e lá em Moisés foram construídos paraa glória de Deus pro louvor de Deus agora estão sendo transportados ou roubados e depositados nos templos pagãos da Babilônia essa cena era espiritualmente religiosamente dolorida paraos judeus mas
mais do que isso esses utensílios agora são despojos de um império Pagão Mas isso não era suficiente para Nabuco donosor Nabuco donosor também quer e tem o intento de ter despojos que não são materiais despojos intelectuais não bastava ter o capital financeiro ele queria o capital cultural da Elite intelectual Judaica isso tá claro no verso 3 olha o que ele dá de ordem aí a aspenas o chefe dos eunucos que ele trouxesse alguns dos filhos de Israel tanto da linhagem real como dos Nobres então não era qualquer um ele falou eu quero os jovens nobres
e os jovens que T ligação com a família real e por Qual razão olha no meu livro escola do Messias eu falo sobre isso falo sobre como a tradição da sabedoria de Israel que tá lá em provérbios Eclesiastes e Jó era uma educação no início elitizada só as pessoas ligadas à monarquia de Israel tinham acesso a essa sabedoria que depois se tornou Popular mas inicialmente era uma educação das elites era uma educação daqueles que estavam ligados à corte Israelita então Nabuco Donoso pega jovens que já eram educados E já tinham e receberam uma um tipo
de educação ligada à nobreza de Israel e ligada à monarquia de Israel é o que o texto diz olha aí no verso 4 jovem sem nenhum defeito de boa aparência sábios instruídos versados no conhecimento e que fossem competentes para servirem no Palácio Real Então tinha um critério aqui no edital lançado por Nabuco donosor ele tinha critérios de seleção para aqueles que estariam na sua corte mas mais do que isso a exigência dele também era que eles fos educados por um tempo o já não eram suficientemente educados não gente eles eram educados na sua cultura agora
eles tinham que ser educados na cultura da Babilônia Olha o que diz no verso 5 o rei determinou não é curioso porque Deus tá entregando e tem um rei determinando E e esse é o ponto o ponto é que o livro de Daniel inteiro é um rei fazendo as coisas como se achasse como se fosse arbitrário de forma deliberada e e mas tem um outro rei acima do Rei ok Ok tem um outro governo acima do governo mas veja o verso 5 o rei determinou que eles recebessem uma alimentação diária tirada das finas iguarias das
da mesa real e do vinho e que os jovens deveriam ser educados ao longo de 3 anos gente é uma faculdade para eles chegarem na corte de nabuco Don zur 3S anos de estudo qual era o conteúdo o currículo desse estudo tá lá no verso 4 volta aí no verso 4 que eles fossem o quê competentes e que asen mas lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus que que é cultura a palavra cultura no hebraico é cfer cefer é literatura que eles dominassem a literatura cultural babilônica e gente Você sabe a Babilônia é
muito famosa no mundo antigo né nos campos da astronomia astrologia matemática física agricultura tem vários conhecimentos que a Babilônia acumulou e que depois os gregos lá na com Alexandro Grande Ó pegaram esses conhecimentos e expandiram no ocidente então que você acha que a cultura grega tem muito de Cultura babilônica que foi trazida pelos gregos nas suas conquistas para o ocidente Então essa preocupação com a matemática com o cálculo irrigação é Ciência babilônica isso é muito importante destacar gente esses jovens estão ascendendo ao governo babilônico mas eu quero lembrar que a caminhada de Jerusalém a Babilônia
não foi fácil não sei se você sabe a distância a Babilônia gente ficaria hoje mais ou menos ali no Iraque o Rio Tigre o rio Eufrates eles saíram de Jerusalém que é hoje Israel a pé Olha eu estou falando aqui de uma distância tá em linha reta de 600 km mas eu perguntei pro chat ept como é que seria essa distância por terra e ela me deu uma projeção se é mentirosa ou não porque eu não confio 100% no chat PT de 1200 km o que não é de todo fora da realidade o dobro da
distância muito região uma região desértica Não era todo o caminho que você andava tinha que parar para beber água água comer etc e aí foi feito um cálculo de acordo com o Ch de F FT eles levaram de 10 a 12 dias caminhando para chegar na Babilônia saindo de Jerusalém o que faz muito sentido faz muito sentido Agora imagina esses jovens Ok trazendo toda a memória de uma derrota militar ligados à Realeza eles testemunharam toda a aflição dos Reis e daquela daquela aristocracia Judaica e agora eles estão chegando na Babilônia gente imagine a cena vocês
sabe da Babilônia gente tem a fama do Jardim suspensos da Babilônia era um lugar maravilhoso bonito a arquitetura era impressionante os templos eram suntuosos imagina esses jovens chegando na grandiosa Babilônia com as suas muralhas seus templos seus sistemas de irrigação seus canais um comércio efervescente ruas movimentadas os mercados vibrantes eles chegando ali como despojos de batalhas humilhados e eles chegam no palácio de buc donosor opulento imagina grandioso aqueles salões Absurdos todo aquele luxo aquela atmosfera de nobreza de de Realeza servos cortesãos todo mundo ocupado trabalhando e chegou aqueles jovens mal vestidos suados cansados de uma
jornada longuíssima e de repente eles entram nesse mundo completamente diferente eles entram numa Metrópole numa metrópole e aquilo para muito jovem modno Saria como uma grande de oportunidade acadêmica né E lá estão eles sendo instruídos educados da sabedoria tendo muito que aprender e o rei não só determina uma educação mas ele também determina uma dieta uma dieta e a dieta é de gente privilegiada eu quero que essa turma aí seja bem tratada que eles comam das minhas iguarias e bebam do meu vinho Essa foi a ordem de nabuco donosor aquele aques quatro jovens judeus mas
a iniciativa vai além vai além a ponto de mudar o nome desses jovens olha os nomes Você conhece eu vou dar a tradução de cada um deles Daniel em hebraico é Deus é meu juiz Ananias Deus foi gracioso raná em hebraico Misael ou Michael em hebraico quem é como deus e Azarias ou Azari Adonai ou Jeová me ajudou esses eram o nome deles tá que Deus é meu juiz Deus é gracioso quem é como Deus e Deus me ajudou e com esses nomes ou com essa identidade de um Deus que é gracioso que governa que
julga um Deus que suporta um Deus que é incomparável que esses jovens entram na Babilônia E aí eles têm os nomes mudados para os nomes pagãos belsazar Sadraque mesque aved enego cada um desses nomes fazem cada um deles alusões aos diferentes deuses do panteon babilônico o principal Deus babilônico é Bel ou e abaixo dele você tem e Nabu ou navu que inclusive é o nome de Nabucodonosor é uma homenagem a esse Deus era o Deus da sabedoria que ficava abaixo de mardu o principal Deus do panteon babilônico gente Apesar desses nomes ou dessas etiquetas babilônicas
sobre esses homens Daniel insiste no livro Ou pelo menos no texto que nós lemos em chamar os quatro jovens pelos nomes originais porque essa de fato é a identidade deles eventualmente outros textos vai aparecer os nomes babilônicos mas há uma insistência principalmente no capítulo um E aí vocês vão ver um pouco paraa frente também nas próxima da série uma insistência deles se agarrarem a essa identidade e isso é muito interessante é interessante gente porque o exílio traz suas tensões vou trazer uma profecia aqui muito curiosa profecia do profeta Jeremias também Capítulo 24 em que Jeremias
tem uma visão sim uma visão uma uma visão de dois cestos de figos postos Diante do templo do Senhor Jeremias 24 verso 1 o senhor me mostrou dois cestos de figos postos Diante do templo do Senhor isso aconteceu depois que Nabuco donosor Rei da Babilônia levou para o cativeiro jeconias filho de jeoaquim Rei de Judá autoridades de Judá os artífices os ferreiros e ele os levou de Jerusalém até a Babilônia um CTO tinha figos muito bons como os figos do começo da colheita mas o outro tinha figos ruins que eram tão ruins que não se
podiam comer então O senhor me perguntou o que você está vendo Jeremias e eu respondi eu vejo figos os figos bons são muito muito bons e os ruins são muito ruins tão ruins que não se pode comer então a palavra do senhor veio a mim dizendo assim diz o senhor o Deus de Israel os exilados de Judá que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus a Babilônia São como esses figos bons eu os considero bons João Calvino interpreta esse texto como uma menção Profética aos quatro jovens judeus Deus já tinha previsto até por
Jeremias que um remanescente de bons judeus remanescente Bons Frutos Bons figos estariam ali na corte babilônica mas irmãos fez uma resolução está no verso 8 beleza eu aceito mudar o nome beleza eu aceito a educação da Babilônia Beleza Estamos aqui na corte vamos trabalhar vamos estudar fico TRS anos aqui estudando Mas uma coisa eu não abro mão eu não quero comer das iguarias do Rei essa dieta aí eu não vou participar dela talvez você se pergunte por que não Igor Alguém poderia responder ah porque tem as leis líticas que determinam lá o que O Judeu
pode comer o que não pode comer pois aí o vinho o vinho não é necessariamente um alimento impuro uma bebida impura mas é mais do que isso gente é mais do que simplesmente o risco de contaminação Apesar que Daniel fala que ele não quer se contaminar é que sentar à mesa participar das iguarias do rei Era participar dos mesmos interesses da mesma fé da mesma religião e dos mesmos intentos culturais do rei assentar-se no mesa com o rei comer com o rei e participar do seu alimento era de alguma Man principalmente na cultura do antigo
Oriente né Isso era muito comum era de alguma forma se compactuar entrar em aliança com o Rei da Babilônia então eles deixam um limite Claro e Gente esse é um ponto que para nós é fundamental O que é fundamental entender nesse texto é que o povo de Deus sim o povo de Deus vive no exílio o povo de Deus eventualmente é lançado a viver num ambiente cultural em que as pessoas não têm as mesmas vontades os mesmos interesses e o mesmo bem que você considera um bem para você isso pode acontecer contudo Olha a profecia
de Jeremias Deus falou vai vai plantar Pomar vai fazer casa vai trabalhar Vai fazer dinheiro vai cuidar dos seus filhos vai dar dar os seus filhos a casamento viva uma vida aparentemente normal mas não se esqueçam de orar pela paz da cidade não esqueçam de orar pela paz da cidade porque na paz da cidade vocês terão paz então a questão aqui é como estar no mundo sem ser do mundo como viver na Cidade dos Homens usando aqui um texto uma alusão Agostinho claro como andar na cidade dos homens sem esquecer que você é da Cidade
de Deus como é que você faz isso irmãos para começar Daniel e seus amigos não olham para a caminhada deles em ascensão dentro do império babilônico como uma oportunidade muita gente olharia para algumas coisas como nesse cenário como uma oportunidade um privilégio eles viam isso como uma missão isso é muito importante é muito importante você olhar paraa sua carreira você olhar pra sua vida pros seus estudos pra sua rotina pros seus planos não como privilégio mas como uma missão e Isso muda tudo muda tudo quando nós descobrimos que Deus nos coloca em determinados lugares não
pra gente criar melhores oportunidades de alcançar felicidade porque esse evangelho aí é o evangelho da Babilônia e Como dizia Bob Marley get out the babilon Sai fora da Babilônia não é privilégio é missão é missão mas o o chefe dos eunucos está apavorado está apavorado com a pretensão de Daniel a resolução de Daniel de dizer olha eu não vou comer dessa bagaça não esse essa refeição Gourmet do Rei Não é para mim Eu quero comer mato quero salada no meu prato eu quero sementes mas eu não vou participar desse vinho e dessas iguarias Ô gente
é claro que aqui o texto não tá falando de veganismo Ok importante deixar isso claro Ah porque eles ficaram bonitos depois né Tá vendo o negócio é não gente o texto não está falando sobre veganismo o texto está falando sobre resolução está falando sobre separação ao mesmo tempo que você é um igual você é um diferente eu vou explicar isso daqui a pouco Daniel então foi falar com o cozinheiro tá aí no verso 11 ele procura o cozinheiro chefe lembra que o chefe dos eunucos é quem disse ele que disse Não façam isso vocês vão
colocar minha cabeça em risco então Daniel desiste do chefe dos eunucos e procura o chefe da cozinha gourmet ele vai lá e fala com ele com cozinheiro chefe verso 11 Diz para ele assim olha o seguinte verso 12 por favor faça uma experiência com esses teus servos durante 10 dias só isso que a gente pede 10 dias durante 10 dias você só vai nos dar legumes para comer água para beber a turma do jejum de Daniel aí ó depois você vai comparar a nossa aparência com a dos dos dos jovens que comem das finas guarias
do Rei você pode comparar Dependendo do que você enxergar o senhor decidirá o que fazer com esses teus servos então se você achar que a gente não tá muito legal ali aí você decide o que você vai fazer Oz o chefe concordou de boa e fez a experiência durante 10 dias no fim dos 10 dias gente por incrível que pareça a aparência dos quatro jovens era melhor e eles estavam mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do Rei com isto O cozinheiro chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho
e só davam para eles água e legumes agora veja o que interessante talvez você diga assim foi a dieta né não foi a dieta gente foi Deus que estava por trás dessa dieta Ok o Deus por trás dessa dieta gente tá fazendo alguma coisa agora imagina essa cena gente você tá na Babilônia Ok aquelas engrenagens do Poder pensa pensa na suntuosidade pensa naquele Império você chega naquele lugar se sente minúsculo você fala assim cara eu sou uma formiga no universo tudo aqui é enorme tudo aqui é poderoso tudo aqui é suntuoso tudo aqui parece sabe
parece esse esse Império parece imparável parece imparável me sinto nada diante do Poder Desse império e de repente Deus Sutilmente começa a abrir caminhos para os seus filhos dentro desse universo Sutilmente parece que alguém está brincando com essas engrenagens de poder parece que Sutilmente alguém está subvertendo aquelas estruturas introduzindo seus filhos como Areias naquela engrenagem como Areias naquela engrenagem Eles foram educados Sem dúvida aprenderam o melhor da literatura aprenderam melhor da Ciência da Babilônia quem olhava até achava que eles eram parecidos com babilônicos mas era só a capa era o trage do missionário transcultural fala
língua igual veste igual parece até igual eu já falei sobre isso aqui na igreja já falei sobre é estranho para um cristão por exemplo e num ambiente cultural em que você tem pessoas predominantemente não cristãs ou que são vivem a partir de valores não cristãos é muito comum a gente chegar nesses ambientes E aí você tem dois tipos de crente tem o crente que fala nunca que é crente E aí ele não tem diferença nenhuma dele realmente para as pessoas do ambiente e tem o crente que ele é tão alienado tão alienado que o pessoal
tá falando sobre beitos ele tá na China e Carvalhais ainda entendeu É é é o máximo que ele vai culturalmente e o pessoal tá falando de jazz Bossa Nova tá entendendo é E aí você tá ali que que que tá acontecendo aqui não tá acontecendo você não sabe nem o que tá acontecendo porque ou você vive numa bolha cultural ou você vive assimilado Abraham Kiper importante teólogo que nós valorizamos nessa igreja muito importante foi primeiro ministro da Holanda durante muito tempo foi um reformado trabalhou produziu muito fundou a universidade livre de Amsterdã é muito caro
para nós aqui Abraham Kiper dizia que a relação do Cristão com a cultura tinha que ser por duas vias o diálogo e antítese que que é diálogo e antítese você não pode rejeitar a cultura de primeira E por que que você não pode rejeitar porque tem coisas na cultura que são bens de Deus imagina se você crente fala assim ah não vou tomar mais antibiótico não porque o cara que fez é satanista acabou meu filho você vai morrer doente se você for ver quem fez cada remédio cada roupa que você veste cada sapato que você
veste foi feita por crente ou não você tá perdido então existem bens culturais produzidos por não cristãos que são bens para a glória de Deus mesmo que ele não reconheça João Calvino nas institutas da religião cristã ele fala que quando um cristão rejeita bens e produções feita por ímpios ele tem que tomar cuidado para ele não estar sendo ingrato a Deus pelas Graças que ele nos dá porque Deus dá dons e capacidades a homens que podem ser até ateus agnósticos mas esses dons como diz o próprio próprio Tiago né que todo bom Dom e toda
a boa dádiva procede de Deus o Pai das Luzes então todo do bom Dom é dom de Deus não importa se pela mão de um Pagão pela mão de um ateu pela mão de um agnóstico Isso é o que nós chamamos de graça comum é uma graça que está aí presente na criação de Deus produzindo coisas boas porém por isso e Porém quando cristãos lidam com a cultura eles precisam dialogar com a cultura a gente precisa ter uma conversa com a cultura buscar a verdade contribuir pro bem comum engajar com todas as áreas que você
foi chamado para se engajar é arte é cultura é medicina serviço social educação se engaje se envolva esteja de alguma maneira vestido como um babilônico que as pessoas olham para você até tear mas olha só não é que ele fala aramaico não é que até que ele veste igual a gente veste não é que ele fala a língua que a gente fala Eles olham e falam assim não parece parece com a gente mas tem um momento da antítese ah aí o outro lado da moeda o momento da ant é o momento em que a nossa
fronteira e a nossa identidade é mantida íntegra as pessoas falam e parece mas também não parece ele tem um jeito a linguagem dele não é alienígena ok ele ouve jaz igual a gente ouve ele gosta de rock and roll igual a gente gosta ele ouve as mesmas bandas que a gente a gente escuta só que ele tem um critério diferente ele tem uma percepção de mundo diferenciada ele age de forma diferente a compaixão dele é diferente enquanto eu olho pro corpo do outro como objeto de consumo ele olha pro corpo do outro com dignidade tem
alguma coisa diferente nele enquanto eu me desespero porque eu perdi minha grana ele continua tendo insistência na esperança quando eu adoeço eu enlouqueço ele adoece ele dá Graças a Deus que que acontece com esse povo que povo é esse é o momento da antítese Daniel é aqueles jovens não comeram das do banquete do Rei e das suas da sua do seu banquete Gourmet porque era uma fronteira Ali era o momento ele dizer aqui a gente não vai irmãos tem um momento que o Cristão tem que ir Ok e tem um momento que o cristão não
tem que ir tem um momento que o Cristão tem que dizer eu estou com você tem um momento que o Cristão vai dizer Você vai sozinho porque essa fronteira do diálogo e da antítese é o que faz o Cristão igual e diferente e é importante que um cristão seja igual e diferente ao mesmo tempo a missão de Deus exige isso se fazer de fraco para ganhar os fracos mas a missão de Deus também exige que a gente seja um povo separado um povo eleito um povo cujo comportamento e Vida dizem muito sobre o Deus que
Nós cremos Então existe uma continuidade existe uma descontinuidade por isso nós vivemos contra o fluxo em grande medida e como ter fé num mundo que parece que culturalmente está nos esmagando como manter a identidade diante de um mundo que parece que está nos oprimindo esmagando a nossa identidade Olha o o texto Deixa claro gente esses jovens eles prosperaram no verso 17 diz que esses quatro jovens Deus deu Deus pessoalmente deu a eles conhecimento inteligência em toda cultura e sabedoria e para Daniel em específico deu até a arte de interpretar sonhos é um tema importante pro
resto do livro mas eu quero destacar isso quero destacar que com toda essa competência de novo eles não olhavam para essa competência como simplesmente uma oportunidade para o sucesso Eu já vi gente pregando demais texto de Daniel com esse tom Coach já vi ó tá vendo Daniel saiu da Babilônia Deus exaltou el igual José José o José no Egito mesma história olha Deus o exaltou veja que interessante ele saiu lá do Vale do exílio agora é um é um tá na corte babilônica n ele é quase um Pablo massal né gente aí você vai olhando
Ali você vai meu Deus é impressionante como é que ess cara Conseguiu chegar onde ele chegou mas esses jovens não estão olhando pro que está acontecendo no cenário da Babilônia como uma oportunidade de sucesso um carreirismo não é isso eles estão obviamente sóbrios obviamente sóbrios Eles sabem que Deus Não os colocou ali por Acidente Eles sabem que Deus os colocou ali para eles exercerem aquilo que um sociólogo americano David Jameson Hunter chama de presença Fiel uma lealdade radical a Deus mesmo no ambiente absolutamente anti Deus no ambiente hostil qualquer coisa que diga respeito à fé
à crença em Deus no evangelho ele persevera na sua lealdade a Deus simplesmente obedecendo o que Deus determinou como missão paraa sua vida então o que é a prosperidade prosperidade não é você ter grana para ser feliz de novo se é outro evangelho prosperidade é você ter o recurso necessário nada mais e nada menos para você cumprir aquilo que Deus designou como missão e tarefa para sua vida nem além nem a quem para alguns Deus vai vai dar vai dar saúde talvez você perg considerar uma pessoa saudável Então pergunte para Deus o que ele quer
com a sua saúde Deus não te deu saúde para você ser feliz porque felicidade você vai ter vai ter e vai ter que ter tempo para desfrutar de tanta felicidade que você vai vai ter por isso que Deus vai ter que te eternizar ressuscitar para você desfrutar de felicidade h de infinitum Ok mas até lá se você tem alguma saúde se você tem algum recurso se você tem alguma inteligência se você tem algum Dom se você tem alguma capacidade nada disso Te foi entregue para você ser feliz isso foi entregue para você cumprir uma missão
e pergunte para Deus qual é a sua missão Pergunte para Deus qual é a sua tarefa porque se não te faltam recursos eles estão aí para você fazer um trabalho eles estão aí para você cumprir uma tarefa ah Igor meu recurso não é muito grande minha saúde Ô Igor eu sou cadeirante eu não dou conta de fazer uma viagem missionária pra África e pro sertão do Nordeste mas eu escrevo muito bem essa é a porção de graça que Deus te deu e esse é a jurisdição da sua tarefa e do seu trabalho é até aí
que ele vai e tá tudo bem lembra da Parábola dos Talentos tá tudo tudo bem alguns Deus dá mais outros Deus dá menos porque o fim a finalidade é que Deus seja glorificado cada um com a porção de graça que recebeu então prosperidade não é ter muito e nem ter pouco prosperidade é ter o suficiente para cumprir a tarefa entendeu isso o suficiente para cumprir a tarefa nada mais nada menos abra a sua Bíblia primeira Pedro Capítulo 2 caminhando pro fim Capítulo 2 verso 11 e verso 12 primeira pedro lá no final da sua Bíblia
primeira Pedro Capítulo 2 verso 11 e 12 irmãos nós somos nós todos qualquer Cristão batizado tem que ter essa consciência você sempre sempre Enquanto você estiver nesse planeta nessa terra ainda nesse mundo presente você sempre sempre será para todos ao seu redor um estranho um Peregrino um estrangeiro mas Observe quando eu falo estranho é na Dose Certa Ok o Keller Vai dizer que você não tem que Timo Keller igreja centrada ele vai dizer Não acrescente escândalo ao evangelho o evangelho já tem uma dose de escândalo suficiente e essa dose de escândalo é necessária a cruz
ressurreição Jesus vencer Isso já é escandaloso o suficiente Não acrescente escândalos ao evangelho ah crente não usa não sei o quê crente não pode não sei o que lá Não acrescente o escândalo deixa só o evangelho só a Boa Nova Não acrescente escândalos ao evangelho mas sempre seremos peregrinos estrangeiros verso 11 amados peço a vocês como peregrinos e Forasteiros pensa lá em Daniel e a sua turma peregrinos e Forasteiros que são que se abstenham das paixões carnais que fazem guerra contra a alma tendo conduta exemplar no meio dos gentios tem uma conduta exemplar entre os
pagãos os idólatras para que quando eles os acusarem de malfeitores observando as boas obras que vocês praticam glorifiquem a Deus no dia da visitação entendeu É assim que nós andamos na Babilônia é assim que nós vivemos na Babilônia nós não abraçamos o ritmo do maquinário babilônico o nosso ritmo é outro o nosso prato é outro a nossa mesa é outra o que priorizamos são outras coisas o ritmo é distinto e é essa distinção do Cristão que faz o Cristão cumprir a sua missão porque por um lado ele é distinto por outro Ele parece no livro
igreja centrada k vai dizer o seguinte que um cristão tem que ser igual Diferente engajado ao mesmo tempo a missão dele só acontece quando ele é igual diferente e engajado abre aspas exercemos impacto em prol do Evangelho se formos iguais à pessoas ao redor de nós mas ao mesmo tempo profundamente diferentes permanecendo o tempo inteiro como cristãos bem visíveis e engajados não tem espaço no cristianismo pro Cristão que omite a sua fé como também não existe espaço na fé cristã para um cristão que distancia pessoas da sua fé o cristão não foi chamado para o
isolacionismo cultural se isolar mas também não foi chamado atenção para isso pro assimilacionismo cultural ser absorvido pela cultura a Bíblia chama isso de mundanismo é tão equivocado quanto o isolacionismo cultural Deus nos chamou para sermos iguais diferentes e engajados eu gosto muito de citar o exemplo da Júlia né citei seu exemplo hoje de manhã Júlia a Júlia da área da música né E ela tem ela paga um preço por isso ela paga um preço pela integridade dela na área das Artes não abre mão de estar nos ambientes que poucos cristãos vão mas ela também sabe
com quem ela canta ela sabe com quem ela convive sabe os ambientes que ela pode ir e nunca abre mão de estar aqui nos domingos nos cultos apesar de ser uma artista apesar de ser uma uma uma musicista apesar de ser uma cantora ela faz isso para glória de Deus porque ela sabe do sacerdócio dela ela sabe os ambientes que ela pode circular e como ela circula nos ambientes tem aprendido isso com Deus todos os dias mas quem olha pra Júlia na sua performance musical sabe ela é igual mas é diferente depois conversa com ela
o testemunho dela lá na Alemanha que ela vai te contar a história do igual e diferente né Jú conta conversa com ela para você ver igual e diferente gente caminhando pro fim os poderes dos impérios temporais os poderes políticos são absolutamente relativos ao poder de Deus a gente pode viver no mundo que parece que as pessoas estão brincando de vontade política Mas no fim gente vocês querem saber a verdade com toda bagunça política ideológica no fim a verdade é que todos estes eventos estão a serviço e nos limites da vontade de Deus o povo de
Deus pode estar agora no mundo a gente pode estar agora no exílio como Forasteiros mas nós não pertencemos ao exílio e ao mundo não pertencemos é verdade que você pode olhar pra vida igual os israelitas voltando do exílio Ok indo pro exílio parece parece você olha para trás que você vê a desgraça atrás de você o templo destruído a angústia o abandono jovens mortos o templo pegando fogo Jerusalém destruído grande sonho de Davi em ruínas e diante de você um povo estranha uma nação estranha você pode olhar e ficar perplexo Mas se lembre é isso
que você vai aprender com Daniel se lembre mesmo diante de um mundo que parece muito poderoso existe um Deus que tá cuidando dessas engrenagens para que ela caminhe em direção a sua vontade a ideia da carta ou melhor do livro de Daniel era consolar os exilados com a noção de que Deus está no controle apesar de tudo Deus permanece soberano apesar de tudo E no fim as vontades políticas culturais são como fantes num grande xadrez divino Deus continua sendo Regente soberano sobre a história esse esse é o consolo dos exilados e esse é o consolo
da igreja andamos na Cidade dos Homens mas não somos da Cidade dos Homens encerro com uma profecia Não minha Profecia de Isaías 720 Anos Antes de Cristo Você conhece a profecia mas escute essa profecia como os exilados um dia ouviriam dos escritos do profeta Isaías 40 verso 28 ao verso 31 Será que você não sabe nem ouviu que o eterno Deus o senhor o criador dos confins da terra ele não se cansa ele não se fadiga a sabedoria dele é insondável ele fortalece o cansado e multiplica as forças aos que não têm nenhum vigor o
jovem se cansam e se fadigam os moços de exaustos caem Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças sobem como asas com asas como de agas correm e não se cansam caminham e não se fadigam essa é a esperança meus irmãos que move cada Cristão com fé autêntica no Senhor é a esperança que nos faz perseverar e manter a integridade da mesa e daquilo que comemos é é essa fé é essa Esperança Amém meus irmãos vamos orar ao Senhor peça a Deus graça para que você consiga discernir os intentos de Deus paraa sua
missão no mundo nós somos um povo que vive contrafluxo Mas com fé em Deus no exílio nós não negamos os bens e as dádivas que Deus nos dá mesmo mãos ímpias mas também não comemos de tudo que nos colocam à mesa porque nós somos o povo do Diálogo E também o povo da antítese o povo que foi separado por Deus por uma tarefa onde Deus te colocou meu irmão onde você está Qual é a sua rotina com quem você convive seja intencional e se lembre de ser igual e diferente ao mesmo tempo nunca abra a
mão da Esperança nunca abra a mão da noção de que Deus continua sendo o Regente da História Pai abençoe os teus filhos dê a eles graça para perseverarem na jornada dê aos teus filhos tudo que for necessário para que eles cumpram a missão de Deus Deus esses teus filhos já são fartos de graça e de recursos que sejam responsáveis no uso de cada um desses dons e oportunidades que se lembrem que são mordomos da multiforme graça de Deus e que possuem uma tarefa como peregrinos e Forasteiros de serem íntegros na sua identidade em Deus e
de fazerem boas obras e anunciar o evangelho para que mais gente se ajunte nessa grande obra de Redenção Quando Deus vai nos levar de volta para casa é assim que Oramos em nome de Jesus amém prepare-se paraa seia do Senhor
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