Este vídeo foi patrocinado pela Greatek Gamer. A nova linha de Headsets Gamers da Greatek Gamer vai te transportar para os campos de batalha, dando muita imersão às suas partidas e realismo aos efeitos sonoros. Os três modelos são ergonômicos e adaptáveis, além de serem confeccionados em material confortável para impedir ruídos externos e te oferecer qualidade de som.
A partir de hoje suas partidas serão muito melhores. Pra saber mais, é só entrar no site greatekgamer. com.
br ou no Instagram Greatek Gamer. Salve meus cavaleiros, aqui é o Thiago sejam muito bem-vindos ao Impérios AD. 2021, ano dos Jogos Olímpicos, que era pra ter sido em 2020, mas não foi por causa do COVID-19.
Mas agora você está aí, em Tóquio, e ao invés de se preparar para os jogos, você está aqui, assistindo ao Impérios AD. . .
E por isso muito obrigado! E mesmo que você perca, lembre-se do que uma sábia disse uma vez: Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem quem perder vai ganhar ou perder, vai todo mundo perder. Acho que você entendeu a ideia, ou não.
. . Mas a verdade é que esse espetáculo mundial é beeeeem mais velho do que você pensa: ele começou há 2.
800 anos atrás, de um jeito completamente diferente, com competições completamente diferentes e prêmios completamente diferentes. No século VIII AC os gregos criavam as Olímpiadas, onde os vencedores esperavam ganhar nada menos do que a imortalidade. [TOSSE] Cof cof, Cof cof E foi mais ou menos assim, ou não, que com as bolas de Cronos, Zeus e seus filhos jogaram os primeiros jogos pra comemorar a vitória sobre os Titãs.
. . Pode perguntar a qualquer grego da época que eles vão dizer que foi isso aí mesmo!
Mas por mais que seja legal imaginar deuses batendo uma bolinha, quem jogava de verdade eram os gregos. Ninguém sabe bem como os esportes surgiram na Grécia antiga, mas já no primeiro milênio Antes de Cristo os gregos já jogavam um monte de coisas. Cada cidade fazia suas próprias competições em honra ao seu deus de estimação: Atenas em homenagem a Atena, Esparta em homenagem a Ares, Delfos a Apolo, Corinto a Poseidon.
e ETC. . .
Mas os gregos gostavam tanto dos jogos que o negócio ficou profissa: No início do século VIII eles criaram um evento esportivo que reunia TODAS as cidades gregas para celebrar o final da colheita em honra ao pai dos Deuses: Zeus! E a cidade escolhida para ser a casa dos jogos foi Olímpia, a mesma onde Cronos perdeu as bolas, e onde tinha o imponente Templo de Zeus, com a estátua dele que era uma das 7 maravilhas do mundo antigo. E como os jogos eram em Olímpia, o evento passou a ser chamado de jogos Olímpicos, ou Olimpíadas.
De 4 em 4 anos o mundo grego viajava semanas inteiras para se reunir, testemunhar e participar do maior espetáculo esportivo do mundo! A primeira Olimpíada aconteceu no ano de 776 A. C e cada atleta competia por sua cidade: se o atleta ganhasse, a cidade também ganhava.
Ao longo do tempo várias competições foram surgindo. E obviamente para ter um bom desempenho, os atletas precisavam ter uma alimentação nutritiva e balanceada. Se você acha que ele é um só um atleta indisciplinado, você não sabe de nada, porque ele é simplesmente um dos maiores astros do mundo antigo: Milo de Crotona!
Dizem que ele era capaz de comer 20 kg de carne e 9 litros de vinho em uma só refeição! E com todo esse apetite, ele foi o primeiro a ganhar seis lutas seguidas nos jogos olímpicos. Ele foi o maior de todos até chegar o maior de todos: Leônidas!
não esse Leônidas, esse Leônidas, Leônidas de Rodes. Ele nasceu em 188 AC e é considerado o maior atleta olímpico da história do mundo antigo. Ele participou de 4 olímpiadas e ganhou mais de 12 corridas, três delas no mesmo dia!
E para a sua informação o recorde dele só ficou imbatível por. . .
2. 168 anos, até que em 2016 esse cara aqui conquistou sua 13 medalha de ouro: Michael Felps. Mas aí você me pergunta: “e cadê a mulherada, Thiago?
elas não participavam dos jogos olímpicos, não! ? ” Aí eu te respondo: Não!
“Para o vídeo. . .
Onde estávamos mesmo? ah sim: os esportes olímpicos! Começando pelo primeiro: a Corrida: a mais tradicional era a Stádion, que era a corrida de 192 metros.
Aliás, foi daí que veio a medida antiga estádio. E como você sabe, com os caras não tinha frescura, não usavam roupinha coladinha, desenvolvida em laboratório com couro de unicórnio e fibra de Mafagafo atochado no forevis iguais os atletas de hoje. A roupa que eles tinham era essa aqui ó.
. . O Quíton!
Agora, imagina correr igual um louco com a cortina da casa da sua avó enrolada em você: ir de cara no chão era normal! Então os gregos encontraram uma alternativa inovadora pra resolver o problema: correr peladões! Ah, e a palavra ginásio vem do grego gymnós, que significa nu.
É por isso que o que mais tem é grego de bigulinho e forevis de fora nesses vasos que dá até náusea. Mas correr pelado é mole, quero ver correr de armadura, lança e escudo como se tivesse numa guerra. Essa corrida existia mesmo, e tinha nome: Hoplitodromo, literalmente “corrida de hoplitas.
” Próximo esporte: Arremesso de disco: sabe o que eles faziam no arremesso de disco? Arremessavam discos! Boxe: luva é pra Nutellas: na hora da luta os gregos amarravam faixas de couro nas mãos e só valia dar na cara!
Luta livre: era livre mesmo, podia até matar o oponente. . .
Só não podia meter o dedo no olho, por que aí já era demais, né! Pankration: eu até queria mostrar pra vocês como era a luta, mas você concorda que fazer isso aqui com meus cavaleiros já é demais né? O Pankration era uma mistura de boxe com luta livre: quem matasse, fizesse o adversário desmaiar ou pedir arrego era o vencedor!
Pentatlon: Penta significa 5, e o tlon não sei. Mas eram 5 esportes pra um atleta: salto em distância, arremesso de disco, corrida, pankration e lançamento de dardo. E a última competição, a mais importante de todas, a que levava a galera a loucura era.
. . A Corrida de Bigas!
As bigas podiam ter de 2 a 4 cavalos e mais de 40 charretes participavam de uma única corrida. E com todo esse caos, era normal um cavaleiro morrer de vez em quando; E se você acha que se o pobre coitado tivesse a sorte ganhasse a corrida ele ganharia o prêmio, você não sabe de nada. O Campeão era o dono do cavalo.
Em uma das olímpiadas o dono do cavalo ganhou a corrida mesmo depois que o cavaleiro caiu. E teve um ateniense que ficou em 1, 2 e 3 lugares ao mesmo tempo, porque era dono de todos os cavalos da competição, mesmo nunca tendo subido num cavalo antes. Então se você acha que sua vida é injusta, não se esqueça que a vida daqueles pobres cavaleiros era muito mais!
Mas se você acha que depois de todo esse risco os atletas olímpicos ganhavam só coroas de louros, você não sabe de nada. Ao longo dos séculos as premiações das olímpiadas colocariam medalhas de ouro no chinelo. Se você fosse o campeão, você podia virar uma estátua, ganhar prêmios em ouro ou prata, direito a um vale-refeição pra vida inteira, e por último, mas não menos importante: a imortalidade!
Você nunca seria esquecido, e isso, para os gregos era viver para sempre, mesmo depois da morte! E assim como hoje, as Olimpíadas na Grécia antiga eram uma festa: algumas competições tinham um público de mais de 200k pessoas! As estradas pra Olímpia ficavam congestionadas de gente, cavalos e charretes.
Os portos ficavam sobrecarregados, pessoas eram empurradas pra fora dos barcos em movimento. Vários morriam de sede, de insolação, eram atropeladas por bigas, eram atingidas por lanças perdidas dos atletas. .
. Mas todo o esforço e risco que os atletas faziam tinha um propósito: honrar aos deuses. Os jogos olímpicos antigos duraram mais de mil anos sendo realizados até 393 depois de Cristo.
Até que. . .
“Toc toc” “Quem é? ” “Teodósio. .
. ” “Filho, lembre-se que a beleza do nosso império é todas as culturas viverem bem e em paz. O Imperador Romano proibiu os jogos porque eram feitos em honra aos deuses pagãos da Grécia.
Os Jogos Olímpicos ficariam quase 1. 500 anos adormecidos, ressurgindo apenas em 1896 na cidade de Atenas, seguindo imbatível como o maior evento esportivo de todos os tempos! Na Era Moderna, os jogos só foram atrasados em 3 momentos: na Primeira e Segunda Guerra Mundial e agora por causa desse maldito vírus.
Os gregos criaram um mundo alegre, dinâmico, e intenso que 3 mil anos depois continua mobilizanso o mundo todo, Mas se você ainda acha que as Olímpiadas são só países competindo pra ganhar medalhas. . .
Desculpa, mas você não sabe de nada! As olimpíadas representam investimentos, empregos, arte, infra-estrutura, transporte, e dinheiro. .
. Muito dinheiro! Mesmo num momento de incertezas e preocupações, os jogos Olímpicos 20/21 aconteceram, pelo menos até a gravação desse vídeo.
E novamente a humanidade lembrou e celebrou o passado e o presente que continua nos unindo pela força do esporte. Muito obrigado por assistir, um grande abraço, se cuida e Adeus!