Muito bom. Ó, Antielote. Vem.
Ah, todo mundo falou: "Não, vem, vem, não vem". E a camisa vermelha da seleção brasileira que também virou debate, não porque não pode, porque não será, que é um absurdo, porque contra as tradições. A CBF emitiu uma nota e se pronunciou pela primeira vez sobre esse assunto.
Para quem não lembra ou para quem não sabe, saiu uma notícia, notícias por aí que a CBF abandonaria a camisa azul, que é a camisa dois do Brasil. para adotar uma camisa vermelha que seria e com a marca do Michael Jordan, a Air Jordan, que é uma submarca, é uma linha especial da Nike, que é isso que a gente tá vendo aí, essa essa imagem é uma camisa de 1917 que a seleção usou vermelho e tudo mais e que a seleção passaria a usar como uniforme dois uma camisa vermelha, o que provocou uma loucura no país. E aí a CBF enviou uma nota oficial, foi divulgada ontem, ela tá na tela.
A nota, vamos colocar na tela que eu vou ler para vocês. A Confederação Brasileira de Futebol esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 26 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da seleção.
A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto. Abre parênteses os parões, os padrões nas cores amarelo, tradicional e azul serão mantidos e informa que a nova coleção de uniformes para o mundial ainda será definida em conjunto com a Nike, diz então a CBF. Em outras palavras, a tal da camisa vermelha talvez nunca tenha surgido de verdade.
Pintou aí num em algum lugar, virou um avalanche, todo mundo ficou debatendo esse assunto, mas talvez eh a uma hipótese é a CBF não não vai ter uma camisa vermelha. A outra hipótese, lançaram essa história aí para ver se ia pegar, pegou, fou, ficou muito controverso e falou: "Não, não, veja bem, não é bem assim e tudo mais". Mauro, você que comentou aí durante 20 horas nos últimos dias sobre a camisa vermelha da seleção, o que você tem a dizer?
Primeiro que eu vou falando disso, eu dou a mínima para esse assunto. Por mim, a seleção pode jogar com o uniforme que for. Eh, para começo de conversa, assim, eu acho uma grande bobagem essa história, como se a seleção brasileira representasse o país, o povo.
Não representa ninguém, na minha opinião. Ninguém. Se o Brasil for a guerra amanhã, resolver invadir um país vizinho, eh, eu não sou obrigado a torcer pelas forças armadas do Brasil.
Posso ser contra a guerra. Uhum. Não, não concordo com essa guerra.
Sou, não vou torcer pelo pelo Brasil, sou contra a guerra, né? Muitos americanos foram contra a guerra do Vietnã, né, por exemplo. E muitos movimentos que aconteceram na época foram importante para que eles os americanos saíssem daquele país lá no do outro lado do lá na Ásia, do outro lado do mundo.
Então assim, eu não gosto dessa conversa de patriotismo, seleção brasileira. Patriotismo prim outra coisa é ser um bom cidadão, fazer as coisas direito, sabe? Pagar suas contas, respeitar os próximos, respeitar as pessoas e enfim, acho que isso faz você um bom cidadão, um patriota de acepção da palavra.
Não, você andar por estilo de amarelo pro um palhaço achando que é patriota, balançando bandeirinha e fazendo outras e eh eh gaiatices, né, como tem tanta gente fazendo isso por aí, né? Eh, então, para mim, a seleção brasileira é um time que você pode torcer por ele ou não. Tem gente que torce pelo Brasil e não é brasileiro.
Lá na Copa do Mundo a gente viu muita gente que torcia pelo Brasil que não era brasileiro. A gente torna parte do mundo que simpatiza com a seleção brasileira. Ah, por que que não torce pro time do cara gosta da seleção brasileira?
Como tem brasileiro que eu torce pra Alemanha, para Argentina, sei lá, para quem bem bem entender. Eh, a Alemanha tem camisa branca, não tem branco na na bandeira alemã. O uniforme número dois da Alemanha tradicionalmente é verde.
Não tem verde na na bandeira alemã. Já foi rosa, foi vermelho e foi rubro negro, foi vermelho e preto do 7 a 1, né? Eh, ah, mas essas coisas estão na bandeira.
Não tinha nada a ver com a bandeira, resolveram fazer aquilo ali. Deram várias explicações na época, ela da Adidas e tal, mas enfim, não foi por causa da bandeira. A Itália usa azul.
Não tem azul na bandeira italiana. Ah, mas é a cor da família Casa Savoia. Casa Savoia e tal.
Os os holandes é a mesma coisa com laranja, né? Pô, da família do da rainha do rei, sei lá mais o que e tal. Não tem laranja na bandeira da Holanda.
Então assim, eh eh para mim uma outra cor, isso a mim não incomoda nem um pouco. Acho que para mim isso é irrelevante. E assim, a gente vai ficar a vida inteira e aí é um ponto importante, né?
Aí o torcedor vai na rede social, ah, isso aí é claro que eles desistiram porque a repercussão foi ruim. Você torcedor pode falar a bobagem que você quiser. A gente não pode chegar aqui e afirmar algo desse sentido se nós não termos como provar isso.
Uhum. Temos como provar? Não.
Não temos. Então, ponto final. Pode ser uma coisa, pode ser outra, né?
Pode ser que realmente a nota seja 100% verdadeira. E pode ser que alguém tenha feito, olha, vamos lançar essa coisa que vaza se a repercussão for ruim. Ou até uma terceira hipótese.
Isso vai tomar conta do noticiário. Esquece um pouco os mos problemas que envolvem a CBF. uma grande cortina de fumaça.
Pode ser também, pode ser um monte de coisa. Agora, eu acho, eu não acho o assunto tão relevante. Eh, eh, aliás, eu acho pouco relevante.
É uma opinião você que é muito pouco popular e é bem diferente da maioria das pessoas, porque eu não acho que eu não acho que a seleção brasileira represente o Brasil, sabe? Que eu tenho que incondicionalment, eu não trouço pra seleção nenhuma, o pessoal acha que eu torço, eu trouço pro Rass na Argentina, mas não torço da seleção da Argentina, não torço da seleção. Gosto de Copa do Mundo, Eurocopa, e Copa América.
Se fosse qu anos eu achava bem legal. Mas Vira e M enfim uma outra Copa América aí desvaloriza o evento. Esses essas esses torneios acho legais.
Acho eliminatórias um porre interminável. Era para ser em dois grupos e é pontos corridos. Acho Liga das Nações um saco, mais um torneio.
Jogam lá eliminatória da Eurocopa, eliminatória da Copa, Liga das Nações, mais Eurocopa, mais a Copa do Mundo, é muito jogo de seleção. Tem uma opinião muito crítica com relação a isso. Para mim, futebol é clube.
A gente se apaixona pelo futebol por conta de clube, não é por conta de seleção. Na maioria mais sacrante das vezes. Então acho que a CBF pode fazer o que ela quiser.
Pode botar vermelho, cor de rosa, cor de abóbora. Eu não dou a mínima, até porque seria a camisa número dois. Isso, sabe?
E aí virou uma discussão que desvia o foco de outras questões, como por exemplo no caso do técnico, se tratando da seleção brasileira, o assunto mais importante não é a camisa número dois, que o Brasil poderia passar Copa do Mundo até sem usar se não enfrentar nenhum time com uma camisa que se o enfrentar só assim tipo de vermelho, de azul, de repente vai jogar amarela a Copa do Mundo inteira, você pode ir até a final sem jogar de azul, como foi em 70. Na Copa de 70 o Brasil só jogou de amarelo. Quando enfrentou a Romênia, a Romênia que jogou de azul, né, que também tem uma uniforme dessa cor.
Então, honestamente, eu acho que é muito barulho por nada e não sei se era essa intenção, mas desviou durante pelo menos 24 horas ou pouco mais o assunto mais importante envolvendo a seleção brasileira que era e é a ausência de um técnico faltando agora pouco mais de um mês, né, para as próximas jog 34 dias aí mais ou menos pro pro jogo contra o Equador que tem uma campanha melhor que o Brasil e vai jogar em casa. Isso porque começou com menos três pontos. pontoão.
Uma coisa importante é, eu eu sou uma ten opinião muito parecida. Acho que eu falei até, não lembro se foi no PE ou se foi ontem aqui no News mesmo. Eu também não ligo pra cor da camisa, sinceramente.
Ao contrário do Mauro, como vocês sabem, vocês brincam comigo, eu torço pra seleção brasileira. Gosto é o fachecão. Eu gosto da seleção brasileira e torço pra seleção brasileira.
É, mas eu sinceramente para mim também não ligo da cor. Eh, para mim não, eu tem, para mim assim, a número um tem que ser amarela, o resto faz o que quiser, vê o que vai dar e para mim não tem muito problema. Eu eu não ligo para isso.
Eh, agora a única coisa que aí é informação, não é aqui opinião, a informação é fato que CBF e Nike tinham um acordo para a seleção brasileira ter uma camisa sem cores da camisa, sem as cores da bandeira. Desculpa, isso é fato. Eh, assim, teve uma reunião, estava acordado e esse tipo de coisa eles fazem com muita antecedência.
Eh, não é que eles estão decidindo agora a cor da eles fazem há um bom tempo, porque tem que ter lançamento de tem que ter a decisão da cor para mandar o o modelo. Isso acontece no Palmeiras, no Flamengo, no Corinthians, na Alemanha, na seleção brasileira. Quantas e quantas vezes e quantas e quantas vezes a gente não vê, por exemplo, a Nike ou a Didas ou a Puma lançando uma camisa que é basicamente o modelo replicado em outras seleções, muda a cor.
Então você vê lá, ah, é amarelo com uma manga assim igual. E é igual em todos os países. Por quê?
Porque a Nike, a Didas, a Puma, eles fazem uma linha de produção que muda um detalhe ou outro por seleção. Então esse tipo de conversa existiu e existiu e e está definido e estava pelo menos definido que o Brasil sim teria uma camiseta, um uniforme sem as cores da bandeira. O que pode ter acontecido e ter vazado Fut headlines lá, vazou um vermelho errado e a máquina do esporte disse que era rosa.
O Igor trouxe aqui pra gente que ia ser um grená parecido com uma camisa que Fluminense já teve e tal. Então assim, o que pode ter errado é qual seria a cor. O fato é que a CBF tinha batido o martelo com a Nike, que teria um uniforme sem as cores da bandeira.
Agora a gente vai ter que esperar. Agora, para mim, sinceramente, eu sei que o Cazão pensa diferente, eu sei que o PVC pensa diferente, eu já vi a mil, eu tô muito mais do Para mim não importa muito a cor da camisa nesse sentido. Para mim não tem problema mudar a cor.
Eu sei que demen é uma opinião na minoria. Ontem até quando que foi tirou de terça ou segunda que a gente fez a enquete, eu era todo mundo, muita gente e todo mundo tava contra. Eu não ligo e mantenho essa opinião.
Ô Casão, o João Mendes aqui no nosso chat no YouTube, ele fala o seguinte, ele dá ele resolve a questão: "A seleção brasileira deveria jogar com a camisa do Iron Maiden? " É, seria, seria interessante. O que eu acho é o seguinte, a primeira coisa mais importante que eu acho, que que é a minha opinião que tem que ser dita não existe envolvimento político nessa história.
Tem muita gente na internet com interesse de colocar uma guerra política, colocar um envolvimento político nisso, colocar um peso político nessa história. Ninguém pode comprovar que tenha um envolvimento político na escolha de uma camisa vermelha caso fosse escolhida. Então eu acho isso, eu acho esse esse movimento uma grande sacanagem, porque o Brasil já tá polarizado, o ódio já tá espalhado há muito tempo e essa e essa esses caras com a uma grande irresponsabilidade, uma enorme irresponsabilidade, fica colocando lenha na fogueira o tempo todo.
Não param de colocar lenha na fogueira. Eles não param de colocar lenha na fogueira. um grupo menor.
Então eu acho isso uma sacanagem. Então o quem é a favor da camisa vermelha, quem é contra a camisa vermelha, põe na cabeça que não tem como dizer que tem envolvimento político. é só uma escolha que, na minha visão, é é inaceitável, porque a relação é você tem que ver o seguinte, a relação de emocional com a camisa da seleção brasileira amarela e azul, ela é diferente de quem jogou com a camisa amarela e com a camisa amarela e com a camisa azul, quem defendeu o Brasil dentro do campo jogando contra um adversário, seja em competição ou não, mas principalmente em Copa do Mundo, a relação emocional é muito diferente.
ente de quem não jogou. Então, eh, pergunta para qualquer jogador, não precisa perguntar para todo mundo. Pega jogadores que jogaram a Copa do Mundo e pergunta para eles se eles acham que tinha que ser vermelho, ser eh ser cor de rosa, ser preto e branco, ser a camisa do Almeid, eles iam achar legal.
Pergunta para eles, principalmente aqueles que foram campeões do mundo com a camisa da seleção brasileira. Então, a relação emocional ela é completamente diferente. Eu eu particularmente não aceito de forma nenhuma a seleção brasileira com uma outra camisa com uma cor aleatória, porque eh o sonho do jogador de futebol é ir pra seleção brasileira, ele v amarela, azul.
O Brasil foi campeão em 58 com azul. O Brasil em em 94 jogou três vezes com azul. Em 2002 também Azul participou.
Foi, como eu escrevi no meu texto, foi o auxílio luxuoso pro penta campeonato. Então tem que ter importância sim o a cor da camisa, principalmente para quem jogou, quem jogou Copa do Mundo, quem lutou ali, principalmente da minha época que nós pegamos aquela fase sem ganhar Copa do Mundo, você entrava dentro de um jogo eliminatórias amistosos e tudo mais, você cantava o hino e era lindo você ver você com a camisa azul, com a camisa com a camisa amarela. Isso eu tô falando como jogador de futebol que participou da seleção brasileira e que jogou uma Copa do Mundo e o sonho era esse, né?
Então, a relação e as opiniões, elas são muito diferentes por as opiniões são muito diferentes por causa da relação emocional ser completamente diferente. Ser completamente diferente. Então, eu gostaria muito que que aí espero que esse assunto acabe, né, que também eu concordo que é é mais importante discutir quem vai ser o treinador da seleção brasileira do que a cor de uma camisa.
Eh, mas eu acho o seguinte, deveriam perguntar para pegam 10 jogadores que foram campeões do mundo 94 e 2002 e pergunta para eles. Vamos ver o que eles acham. Eh, mas tem um ponto, né, Casão?
Se perguntar, por exemplo, os jogadores de hoje, quem eles querem de técnico, o Jorge Jesus seria excluído. Aí a gente tem que discutir também. os jogadores devem participar dessa decisão.
Pera, mas pera aí, pera aí, Danilo, Danilo, mas isso aí é completamente diferente do que você tá falando. A cor da camisa histórica da seleção brasileira com um novo treinador não tem nada a ver, completamente diferente. Decidir o número, decidir a cor da camisa.
Eu tô falando para perguntar para quem jogou com a camisa. Por isso que por isso que a discussão é diferente, por isso que a relação emocional é diferente. Você coloca igual a escolha de um treinador com a escolha de uma camisa vermelha como segundo uniforme da seleção brasileira.
São duas coisas completamente diferentes. O Jorge Jesus não foi feita campeão com o Brasil para ser para para pros jogadores escolherem a camisa amarela e azul. Sim.
É, eu sei, eu entendo seu ponto, mas é que para mim às vezes o jogador tem a história, tem o lado emocional, como você disse, mas eu não sei até que ponto por ele ter jogado, ele pode ter assim um um peso, uma opinião mais importante disso. Mas mas nós nós não estamos dando opinião. Claro.
Não, não tô não tô, eu só tô dizendo assim em relação então, mas não é decidir, é dar opinião. Eu não falei aqui em nenhum momento que os jogadores tinham que decidir a cor da camisa. Eu falei que perguntasse para eles para eles darem a opinião deles, não para decidir.
Aliás, Casão, essa não são não são jogadores que tem que decidir. Sim. Sabe o que da camisa ou treinador?
Nada disso. A grande questão é o seguinte, tudo isso, toda essa discussão, a ideia que o Danilo trouxe de ter uma camisa de uma outra cor é para justamente vender mais. É mercado, mais nada, gente.
Isso é só mercado, tem nada a ver com tradição, com nada. É mercado. Se você observar os times europeus, eles têm, os brasileiros também têm três camisas, né?
a cada temporada, na primeira, a segunda e a terceira. A terceira camisa na Europa já a segunda, não tem nenhuma relação com a história. Isso, isso já é trazido h algum tempo para as seleções.
E acho que esse ponto que a gente não pode ignorar. Por exemplo, o Manchester City tradicionalmente ele é ele é azul azul clarinho, né? Uhum.
E o número dois do City, a camisa número dois é tipo do Milan, preta e vermelha, listas verticais. Ele joga de várias cores a cada ano a camisa dois do City. E tem a terceira ainda, né?
E aí de vez em quando eles voltam com a camisa eh eh número dois, preta e vermelha, comando Milan, listras verticais, como já foi no passado do Atlético Paranaense, por exemplo. E aí você vai encontrar o quê? Não, esse ano vamos homejar a camisa que o City usou dos anos 60, que eu não sei o que.
O marketing sempre tem um jeito de justificar. Exatamente. Aí, aí eu quando eu vejo aqui, fal, cara, por que que estão explicando?
Essa é a camisa número dois do Manchester City. Qual a camisa número dois do Manchester United? Cada anda de um jeito.
Isso começa na Inglaterra lá nos anos 90, quando a cerveja Csberg patrocinava o Liverpool e eles fizeram a camisa verde número dois do Liverpool. É vermelho e branco. Era Cberg quea cerveja.
Aí a Cberg que muito tempo patrocinou. Até quando foi campeão europeu de 2005 ainda era essa cerveja que patrocinava o o o Liverpool. E aí eles fizeram a camisa verde no começo dos anos 90.
Não me lembro se foi já com Premier League ou ainda um pouquinho antes da criação da Premier League, mas foi lá 91, 92, por volta 93, por volta disso. Uma camisa verde. O Liverpool não tem nada de verde ali.
Ali meio que rompeu. Um clube muito grande, né? Na época o Liverpool ganhava campeonato, como voltou a ganhar de novo, né?
Agora e e jogava de verde por conta da do patrocinador. E a partir daí isso se abriu. As seleções já mudaram, como você ter aqui alguns exemplos, né?
Mudam de cor também de camisa número dois. Po, o Brasil poderia ter, não lembrava. O Uruguai jogou de vermelho.
Eu não lembrava disso. Verdade. Camisa.
Mas a camisa número dois do Uruguai geralmente é vermelha. É vermelho. E não tem vermelho na na na bandeira.
E o que pode acontecer é o Brasil, de repente ter uma camisa, por exemplo, digo agora, agora acho que não vai ter mais nada, preta, porque uma camisa preta ou uma camisa vermelha vai gerar mais burburinho e tem um potencial de venda que uma azul não tem. É isso que eles pensam. Esse esse é o propósito.
A primeira camisa, não mexe, não. A primeira camisa da Alemanha continua sendo branca. A segunda foi preta e vermelha na Copa de 14, né?
A Holanda segue de laranja, mas pode ser que a número dois seja sei lá que cor. A Bélgica foi azul clara, a Nigéria vai ser rosa na próxima Copa. Isso.
A número dois eles mexem e mantém a número um. Mas é uma questão meramente de mercado. Por isso que eu acho que a gente pode tratar como, é só uma hipótese e não tratar isso como certeza.
Não, não é um absurdo imaginar que seja um balão de ensaio. Apenas eu não vou chegar aqui dizer: "Ah, isso foi, não sei, não vou cravar porque eu não sei se foi, eu tenho essa informação, mas não é um absurdo você fazer um, você tatiar o mercado, você vaza, vê o que acontece e a repercussão foi boa, foi ruim, porque e isso tudo tá pautado por venda de camisa, mas e uma camisa de outra cor talvez possa ter um impacto muito maior. Vou tirar o vermelho, vamos dizer uma camisa preta da seleção brasileira, porque ela tem que ser escura.
Isso, porque a do Brasil, a amarela, ela é clarinha. Então, se o Brasil jogar contra uma seleção de branco e essa camisa, esse adversário tiver a opção da camisa número um, o Brasil tem que mudar de cor. E aí ele tem que mudar para quê?
Para um azul mais escuro, um tom diferente da poderia ser uma camisa do Brasil verde escura. Uhum. Né?
Como o Palmeiras já teve váriasquele tom de verde mais escura, ela tem que ser escura e poderia ser preta. O Brasil poderia jogar todo de preto, por exemplo, na Copa do Mundo. Sim.
Como foi recentemente a camisa antirracismo, né? lançada no jogo. Exato.
Exato. Ó, a gente vai para um breve intervalo aqui. Só lembrar que essa história que o Casão falou não tem nada a ver com a questão política, não foi um uma loucura do governo para colocar, mas é claro que tem gente que se aproveita disso, como disse bem o Casagrande, já tem lá um monte de deputado em Brasília que não tem mais o que fazer, que tá tentando fazer um cinco pedidos para proibir a camisa vermelha da seleção brasileira, pela primeira vez no ano, os caras trabalharam como se não tivesse urgência, mais ausências mais urgentes para os caras fazerem em Brasília.
Não, eles estão reclamando da questão da camisa vermelha da seleção brasileira que nem deve acontecer. Enfim, é só para ilustrar muito bem o que o Casão disse, né? A galera tá fica, ainda tomando como como uma pauta importante para eles, esses deputados, que não tem mais o que fazer.
Eh, ó, o canal Wall está na sua TV, viu? E se não tiver na sua operadora, você reclame. Olha aí, ó.
549 da Claro, na Vivo, na Sky, na OIT TV, na TV TVRO em Bratel, Zaping, Samsung TV Plus. Ah, mas eu não tô vendo na minha operadora, então o problema está na sua operadora. Em vez de ficar reclamando da camisa vermelha da seleção, reclame com a sua operadora que o seu que o canal all não está lá, entendeu?
A gente vai fazer o seguinte, vamos para um breve intervalo aqui na TV. Não acabou, não tem mais o Al News Sport pela frente porque tem Corinthians enfervescente e muito mais. Já voltamos.
Ó, galera mandando viver aqui nas opiniões sobre essa questão da camisa. O Jessé Menaco, bom dia, caríssimo. Sou fã de todos vocês, sou palmeirense.
Uma pergunta, uma seleção sem treinadora o ano da Copa é candidata a campeã? Até é, né? Porque às vezes você faz um trabalho ali de um ano, a coisa vai.
O Brasil foi campeão em 2002, 94. É aquela história, quantas vezes a gente não fala, ai sempre que o Brasil foi campeão, foi pra Copa em crise e sempre que foi favorito perde. Bom, vamos lembrar o Tit ficou lá duas Copas do Mundo e não conseguiu.
Fala, Casão. Só uma coisa, né? Vamos lá.
um por partes. Eh, em 2002, o Felipão entrou um ano antes, mas ele tinha na mão na carta na manga, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu e tudo mais, né? Eh, eu acho que influencia muito mais quem você tem na mão para colocar em campo do que o treinador entrar um ano antes da Copa.
Condenado por levar o Ronaldo e não levar o Romário, né? Também temos que lembrar isso. E o Ronaldo deu super certo, né?
Se o Ronaldo não tivesse dado certo, ele estaria crucificado até hoje. É.