talvez um dos temas mais complexos a estrutura e certamente um dos mais debatidos ao longo da história da igreja está no relacionamento e na tensão entre a soberania de deus e responsabilidade do homem como é que deus pode ser completamente soberano o homem pode ser completamente livre essas duas coisas não serem totalmente contraditórias o vídeo de hoje 22 teologia se encontra no nosso livro dois dedos de hoje a 15 vídeos selecionados ele vai falar sobre esse tema que está nesse livro que se pode comprar o site da editora conselho agora então fica aí que o
vídeo de hoje está ó paradoxal e o pessoal do sigma e do instituto aubrey clark de pós-graduação me pediram pra avisar que eles estão trazendo douglas mesmo para o brasil se você não sabe quem é do ramo talvez seja simplesmente um dos maiores teólogos vivos hoje no mundo talvez um dos maiores teólogos da história da humanidade porque não dizer ele vai administrando uma das disciplinas do mestrado em teologia do instituto aubry clark falando sobre exposição de romanos ea nova perspectiva em paulo de 5 a 9 de março de 2018 ele vai dar aula de segunda
a sexta feira e os ibm está abrindo a disciplina para alunos ouvintes entre um site do cinema e ver como se matricular para ouvir do globo pela primeira vez no brasil e no dia 9 de março na sexta feira com entrada gratuita do globo vai dar uma palestra israel no plano de deus e lançando o seu novo livro inclusive português eça jesi hermenêutica e teologia do novo testamento que vai ser vendido com preço promocional que é uma coletânea dos principais artigos do organismo coletânea essa preparada exclusivamente para a sua vida o brasil vai no link
da inscrição e não perde essa tema da soberania de deus e da responsabilidade do homem é um tema que chama muita atenção de muitas pessoas e muitas pessoas possuem dificuldade em entender como essas duas coisas se relacionam e quais são os limites de cada uma dessas questões hoje a gente quer falar de três coisas primeiro sobre como é que a bíblia apresenta a responsabilidade do homem segundo como é que a vida apresenta a soberania de deus terceiro como é que a bíblia apresenta a relação entre essas três coisas e algumas aplicações sinais pra gente saber
o que fazer com o negócio primeiro a bíblia é repleta de textos de liberdade nós temos muitas passagens bíblicas que apresenta o homem como alguém livre joão 12 dias por exemplo há contudo aos que receberam aos que creram em seu nome deu lhes o direito de se tornarem filhos de deus parece existir um ato humano em resposta àquilo que deus é joão 3 16 diz que deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê que existe um ato de crença que é humano joão 6
40 diz que a vontade do meu pai é que todo que olhar para o filho ele crê tem a vida eterna eu resultarem no último dia então existe o homem que deve crer de acordo com uma vontade que estabelece em deus para que eles possam ter vindo à terra eu tenho no 30 talvez um dos textos mais conhecidos principalmente o verso 1920 para falar sobre a liberdade do homem coloquei diante de vocês a vida ea morte a bênção e uma maldição escolheram agora a vida deus deseja que o homem escolha a vida que está nele
mateus 11 28 diz que venham a mim os que estão cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei hebreus 1036 disse vocês precisam perseverar de modo que quando tiverem feita a vontade de deus recebam o que ele prometeu filipenses 2 12 diz como sempre você obedeceram não apenas em presença porém muito mais agora em ausências ponham em ação a salvação de vocês com o termo entre boatos 1631 de escreveu jesus será salvo tui tocado todos esses textos para se colocar sobre o homem um aspecto de liberdade de responsabilidade de evolução do homem tomando atitudes que são
livres são baseadas no seu exercício de vontade é por causa de versículos como esses que o da caça ou na sua excelente dissertação de phd publicado em inglês pela ue fiennes toque que levou a sobre gmail.com divina e responsabilidade humana perspectivas bíblicas intenção é o material excelente certo e vai trazer com relação à responsabilidade do homem alguns motivos alguns pontos centrais alguns princípios bíblicos que tem afetar o modo como a gente interpreta que significa dizer que o homem é responsável primeiro o caso vai dizer que o homem encara diante de deus a abundância de exortações
mandamentos de que desde o gênesis o homem já tinha recebido de deus ordem sobre o que fazer eo que não fazer e que as prescrições que eram dados por deus em suas alianças presumiam uma resposta de responsabilidade como não é com frear cabral não sair da terra dos pais e até mesmo a construção do tabernáculo por meio de artesãos que haviam sido escolhidos por deus e não eram poucas vezes que os profetas exortavam o povo a buscar o senhor ea exercer sua vontade em busca deles em segundo lugar o homem deveria obedecer acreditar que escolher
abraão teria que acreditar na promessa que deus entregou a ele em êxodo dos israelitas deveriam concordar em ser obedientes a jogar quando eles escolheram obedecer aos ídolos no texto juízes 1014 diz que eles o escolheram que eles escolheram exercer sua vontade com relação ao sido assim o caso vai colocar aqui os relacionamentos humanos representam um compromisso de vontade o sentido de um exercício de responsabilidade assim terceiro lugar a gente tem a idéia de que os homens peckham e se revelam desde o relato da queda de adão noite o fechamento a gente tem vários relatos de
homens caindo e se rebelando contra o senhor existe muito no testamento sobre a desobediência e suas consequências usando linguagens que exprimem a repugnância que homens vicente o encontro deu se o homem não fosse responsável pelos seus atos e seria completamente inconcebível é por isso que em quarto lugar os pecados dos homens são julgados por deus nos homens vão responder a alguém ou algo pessoal eles respondem ao próprio senhor dos seus pecados aquele que é o supremo juiz de todo o mundo informa que a bíblia mostra constantemente deus entrou no organismo e tardio parceira assim o
caso coloca que o julgamento divino pressupõe a responsabilidade humana considerando isso em quinto lugar os homens são testados por deus ao passo que abraham passou no teste deuses equipes não passou você conhece a história e alguns testes de deus o povo representa consequências do pecado que o próprio povo cometi e muitas vezes apresentava punição de deus com o povo assim em sexto lugar os homens também receberiam recompensas divinas enquanto o julgamento uma recompensa negativa existe uma recompensa positiva quando os homens comportam de forma correta diante de v a bênção de abraão a gente sabe disso
foi por causa de sua obediência às parteiras um livro de êxodo foram recompensados por ter obedecido assim o caleb foi abençoado por ter meu senhor constantemente o povo se arrepender seus pecados deus abençoar e nem sétimo lugar o caso vai colocar a responsabilidade humana muitas vezes podem surgir a partir da iniciativa divina por exemplo a eleição de deus ao povo de israel trouxe responsabilidade ao povo de israel para que eles fossem luz sobre as nações caso vai dizer que esse privilégio decorrente da graça divina é força à responsabilidade humana nunca o reduzido em oitavo lugar
o caso vai dizer que as nossas orações não representa apenas modelos a serem admirados é sentido que nossas orações a deus não só ao pré programado mas representa um relacionamento real entre uma criatura dotada de vontade e um deus divino também é livre deus falou com o homem através de proposições na palavra de deus o homem responde a deus proporcionalmente à oração e isso representa um diálogo não um monólogo de 22 de duas formas nós somos programados como um robô a falar com o próprio deus a oração vai ser o caso é a interação de
personalidades e não um mero determinismo de máquinas e que isso representa uma medida significativa de responsabilidade humana e no último lugar nos princípios sobre liberdade o caso coloca ele disse que deus categoricamente súplica por arrependimento pensa em sair 3018 de deus diz que não deseja de uma forma participar do sofrimento e da morte do im o mesmo isaías 65 2 ele diz o tempo todo estende as mãos a um povo obstinado que anda por um caminho que não é bom seguindo as suas inclinações avenida nações no coração do povo de deus e eles exerciam a
sua vontade de acordo com aquilo que estava inclinado existem muitos textos de liberdade na escritura e certos princípios gerais de liberdade no texto bíblico que não permitem que a gente acredite que o ser humano ao robô com mera máquina um ser meramente controlado mas sim um ser que tem um exercício volitivo que possui uma personalidade própria que age e interage diante de deus mas também nós possuímos vários textos de soberania na escritura passagens bíblicas que apresentam um deus senhor e soberano de forma que nada acontece fora da sua mão da sua vontade o salmo 33
9 diz pois ele falou e tudo se fez ele ordenou e tudo surgiu tudo que ele fala acontece tudo que ele ordena surge mateus 10 29 diz não se vê dois pardais por uma linha contudo nenhum deles caem no chão sem o consentimento do pai de vocês se deus não consentir nem mesmo um pardal cai no chão tudo que acontece acontece debaixo do consentimento de deus daniel 4 17 disse que a decisão é anunciada por sentinelas os anjos declarou um veredito pra que todos os que vivem saibam que o altíssimo domínio sobre os reinos os
homens e os dar a quem quer e põe no poder o homem mais simples os reinos nos homens estão debaixo na mão de deus e deus tem controle sobre ramos sobre os reinos deles chave 4 15 diz ao invés disso deverão dizer se o senhor quiser viveremos e faremos isso e aquilo nossa capacidade de fazer qualquer coisa só é se o senhor quiser atos 1728 diz pois nele vivemos nos movemos e existimos é nele que nossa vida está é nele que nós nos movemos é nele que nossa vida existe nada acontece fora dele e da
sua vontade humanos outros 26 diz que dele por ele e para ele são todas as coisas o dr por meio dele para ele são todas as coisas não é só o fim ele lançou o álbum é só o início mas ele é o meio pelo qual tudo acontece provérbios 16 33 diz que a sorte é lançada no colo mas a decisão vem do senhor provérbios 16 4 diz que o senhor fez tudo para com propósito até o inpi para o dia do juízo isaías 1424 disse que o senhor dos exércitos virou certamente como planejei assim
acontecerá e com pensei assim será o modo como ele pensa moto ele planeja acontece e acabou jó 42 2 ele diz sei que pode fazer todas as coisas nenhum dos planos pode ser frustrado nada pode impedir um plano de deus ele pode fazer absolutamente todas as coisas daniel 4 35 dias todos os povos da terra são como nada diante dele assim como ele agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra ninguém é capaz de resistir à sua mão nem dizer lhe o que fizeste ele age como e agrada ninguém é capaz
de ter sua mão todo o poder o agente dele daniel 2 20 e 21 deslavada seja o nome de deus para todo sempre sabedoria e o poder a ele pertence ele muda as épocas e as estações testou na race estabelece a sabedoria dos sábios de conhecimento aos que sabem discernir tudo vem dele aí o nosso querido caso mais uma vez ele dá alguns motivos neo ele dá alguns princípios gerais sobre a soberania de deus também primeiro que ele é o criador de tentou o governador de tudo e não somente fez tudo é dono de tudo
como reina absoluto ele que levanta esses reis e governantes ele pode e ele vai julgar todas as ações ninguém nunca poderá se livrar na sua mão há uma diversidade de formas então na abertura que a soberania dele apresentada e difícil é saber como é que ele vai manifestar essa sua autoridade sobre todas as coisas ele manda pragas do egito fogo no céu força a retirada de cena caribe usa saul pontos amalequitas e coisas desse tipo de gente todo e provérbios 16 04 quando diz que deus criou todas as coisas até mesmo o ipp para um
dia de castigo e honra a que é o dia do castigo em hebraico sem a fazer na estrutura como tempo inclusive os receberiam a sua retribuição não há pontas soltas no mundo de deus até mesmo ípio está preparado e foi criado por deus visando também o momento do cachimbo é difícil conceber como deus pode controlar até mesmo os detalhes da história mas os autores deste orçamento não tem problema nenhum em citar deus dessa forma é interessante que tem até uma situação que eu não lembro de ouvir do esposo no que ele fala que até mesmo
as poeiras que voam no ar fazem seu caminho de acordo com a vontade de deus em segundo lugar o caso vai colocar que deus é sempre a causa última das coisas de que as pessoas no antigo testamento sempre perceberam a mão de deus por detrás das percepções fenomenológica de todo o evento a procriação humana seria uma forma de deus age quando os irmãos josé perceber o seu dinheiro devolvido entendo isso como um ato de deus tudo que acontece acontece porque deus é causa última das coisas ea própria fraseologia bíblica representa essa o time da diez
perto de que ele a causa última josé 2413 diesel lhes darei uma terra que vocês não cultivaram em cidades que não construirão mesmo seria lutar na guerra segundo samuel 78 diz eu o tirei das pastagens onde cuidava dos rebanhos para seu soberano do meu povo de israel mas ainda assim da vida e fazer algumas coisas pra isso segundo samuel 71 diz o rei davi já morava em seu palácio e o senhor lidera descanso e todos os inimigos ao redor mas ainda assim teve que lutar em guerras 079 diz no primeiro dia do primeiro mês ele
saiu da babilônia e chegou a jerusalém no primeiro dia do 5º mês por conta boa mão de seu deus estava sobre ele teve que fazer coisas mas ainda assim foi a mão de deus que foi interpretada como a causa última dos fatores é por isso que o caso vai dizer que em certo sentido milagres não atestam a intervenção divina na esfera das leis que operam normativamente o milagre significa somente que deus determinado momento desejo que algo ocorra de maneira diferente daquela que ele normalmente deseja que ocorra os milagres não representam um momento em que deus
se mete na história os lagos representa um momento em que deus se mexe na história de forma sobrenatural e não vai de forma natural de forma extraordinária não só de forma ordinária deus está o tempo todo dia na história o milagre é o momento em que ele tenta lidar com a história fora das próprias leis que criou o universo dos lagos não são atividades inovadoras em que finalmente deus está se manifestando deus está se manifestando o tempo todo em tudo nem mesmo em relação ao problema do mal os autores do antigo testamento ficaram tímidos em
apresentar ea ver como o senhor rei criador formador e soberano e por trás de tudo e isso dava país a eles no período a dificuldade de saber tudo vinha taboão senhor terceiro ponto do caso está relacionado a deus ea eleição de que deus escolhe livremente homens tanto para salvar como para serem líderes sobre o povo de israel como o próprio povo de israel assim como a terra onde esse povo de israel viveria temos um deus que superar novamente escolhe aspectos da vida humana moisés haram os levitas bezalel a oab da via os profetas foram todos
os homens escolhidos pelo próprio deus quarto lugar caso o colóquio sobre a idéia de que deus ele está lá mesmo quando não é reconhecido deus está agindo mesmo quando as pessoas não conseguem ver isso algumas pessoas são trazidas na estrutura fazer aquilo que deus quer mesmo quando essas pessoas não reconhecem a sua boca operante num como no caso do farol o mesmo caso de dabo quando lançou o livro daniel então caso vai dizer que falha em reconhecer esse poderia o último de deus o fato dele ser a causa final de todas as coisas falham a
adorá lo por isso não exclui o fato de que deus está lá não é independência real do domínio divino mas a rebelião clara declaração desorientada de alto independência pela qual os homens são responsáveis tudo bem a gente já viu que o homem tem aspectos de responsabilidade e liberdade deus tem esse aspecto de soberania escolha eleição e juízo como essas duas coisas estão relacionados a ti vários textos bíblicos textos de liberdade textos de soberania e agora podemos ter paz pelo menos saber que existe também textos de tensão na estrutura existem passagens bíblicas que apresentam tanto a
liberdade quanto à soberania e forma unida essas passagens devem ter algo a nos dizer sobre o relacionamento entre soberania de deus e responsabilidade do homem pensa em gênesis no caso de josé o que a gente encontra jesus 45 4 a 8 diz o seguinte chega mais perto disse josé seus irmãos quando eles se aproximaram disse eles eu sou josé seu irmão aquele que vocês venderam egito quem foi que vendeu quem foi que vendeu 10 jeito que foi o que levou josé projeto que vendeu foram os irmãos do tejo continua agora não se aflija nem ser
crime nem por terem vendido pra cá quem venceu foi o irmão pois foi para salvar vidas que deus me enviou ajuda de vocês quem foi que mandou então josé do egito foram os irmãos foram deus o texto diz que os dois os irmãos vender o projecto deus colocou o egito já houve dois anos de fome na terra e nos próximos cinco anos não haverá cultivo e colheita mas deus me enviou à frente de vocês para me preservar o remanescente nessa terra e para salvar as vidas com grande livramento assim não foram vocês que mandaram pra
cá mas sim o próprio deus e limitou o ministro do farol e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o egito josé tá dizendo que não foram os irmãos que mandaram para lá mas foi deus mas eu digo o mesmo texto que os irmãos o mandaram para lá como funciona isso as duas coisas estão postas ao mesmo tempo os irmãos enviaram deus enviou os atos dos irmãos foram atos de deus por isso que no capítulo 50 no verso 20 ele diz vocês planejaram álbum pra mim mas deus o tornou em bem
para que fosse preservada a vida de muitos e se tornou em uma peça tradução certa tradição sei como é que a família em sua casa é vocês inventaram mal deus e tentou bem a palavra em hebraico é a mesma vocês tiveram um atitude deus teve essa mesma atitude com o propósito de instinto usando alguma forma essa atitude ou seis as duas coisas ao mesmo tempo um trecho só penso por exemplo iso 9 34 em diante onde fala sobre o endurecimento do coração do farol um texto igual diz assim quando o faraó viu que a chuva
o granizo e os trovões haviam cessado pecou novamente o bichinho nou sem seu coração ele e os seus conselheiros o coração do faraó continuam me decido e ele não deixou que os israelitas saíssem como o senhor tinha dito por meio de moisés quem o bichinho o coração o farol o faraó obsceno ou procuração o farol endureceu o próprio coração mas o time continua o senhor disse moisés ao faraó pois torneio obstinado coração dele seus conselheiros a fim de realizar esses meus projetos entre eles para que você possa contar seus filhos e neve como um bem
do egipto e como realizei meus milagres entre eles assim vocês saberão que eu sou o senhor quem ouvir o coração do faraó o começo disso foi o faraó depois disso foi deus as duas coisas juntas ao mesmo tempo o ato do faraó foi também um ato divino o farol e no coração sim mas foi descoberto na operação syn que as duas coisas estão unidos nesse texto o texto só de um pai que vai tentar argumentar dizendo que ela não deu sem dor é se o coração de forma passiva deus endurece o coração do faraó deixando
que o faraó dureza o próprio coração mas não faz sentido o texto não fala disputas fala de duas atitudes que dois atos o farol de seu coração deus odeia seu coração as coisas estão juntos aqui deus não endurece permitindo que endureçam porque se não deus não estaria endurecendo estaria deixando que acontecesse no livro de levítico do capítulo 19 até o capítulo 22 a gente tem a mesma coisa consagra-se porém sejam santos porque eu sou o senhor deus de vocês obedeçam aos decretos e praticamos eu sou o senhor que o santifica o consim sejam santos sejam
santos agiu de forma santa se certifiquem eu sou o senhor que o site fica quem é o responsável a santificação do povo é o ato dele de se identificar o ato de deus identificá los para essas duas coisas são 1 após o capítulo 22 e 31 32 diz obedeça aos meus mandamentos e os coloca em prática eu sou o senhor não provando meu santo nome eu serei reconhecido como santo pelos ltte eu sou o senhor que os santificam ele deveria se identificar não deveríamos pra falar o nome de deus mas é deus que identifica cada
um deles é deus que impede que ele próprio seu nome o próprio ea velha deve ser creditado pela santificação do povo mas é o povo quem pratica a santificação província aberto as duas coisas juntas no texto só pensa nas coisas que aconteceram lá vi segundo samuel 41 dias mais uma vez virou o senhor contra israel e incitou davi contra o povo levando a fazer um censo e israel e de ajudar primeira crônica 21 comenta o caso também falando satanás levantou-se contra israel elevou da via fazer um recenseamento do povo a gente tem que davi agindo
mas a gente tem deus agindo e a gente tem satanás agindo a gente tem três atos 2 a 1 sobre a naturais em um ato humano como sendo atos em concomitância da via gil satanás ágil deus agiu e os 3 a 0 debaixo de um contexto de responsabilidade soberania de forma unida parece que o ato de grave foi um ato de incitação de satanás que aconteceu através da atuação do próprio deus como punição à davi deus trazendo juízo sobre davi através de satanás e das atitudes de davi davi haje a de acordo com determinação punitiva
de deus na consagração do tempo primeira reis desde contra salomão orando e no meu coração de uma coisa muito interessante que o senhor nosso deus esteja conosco assim como esteve com os nossos antepassados que ele jamais nos deixe nos abandone e faça com que decoração nos voltemos para ele a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecemos a seus mandamentos e decretos e ordenanças que deu aos nossos antepassados e no final ele diz mas vocês têm um coração íntegro para com o senhor nosso deus para viverem os seus decretos obedecerem aos seus mandamentos
como acontece hoje deus a quem faria que desobedecessem mas resolveu obedecer a deus nos levaria a obediência mas eles deveriam viver em obediência ao bndes em um ato divino mas seria um ato também um ano e jeremias 29 desde 14 agentes contra também algo muito interessante a idéia de que deus é unir a seu povo mas é seu povo que encontrará o texto fala assim diz o senhor quando se completarem os 70 anos da babilônia eu cumprirei a promessa em favor de vocês que trazemos de volta para este lugar e mais à frente diz vocês
me procuraram e me achar tudo e procurar de todo coração eu me deixarei ser encontrado por vocês declarou senhor e estarei de volta do cativeiro e unir e de todas as nações e de todos os lugares ea gente tem deus dizendo que ele estará de volta mas eles seriam trazidos de volta quando eles o encontrassem ao voltar voltar à terra seria deus nos trazendo de volta para a terra joel 2 32 é fenomenal ele diz todo aquele e vocal do senhor será salvo pois conforme prometeu o senhor monte sião em jerusalém entrar livramento para os
sobreviventes para aqueles a quem o senhor chamar aquele que invocar o nome do senhor um ato talvez de liberdade é aquele que o senhor chamou e você tem aquele que envolve o nome do senhor é aquele que é chamado pelo senhor invocassem um exercício de liberdade mas exigiu liberdade porque foi chamado para esse exercício pelo próprio senhor é um ato soberano pensa na grande comissão de mateus e de lucas e mateus e tem um imperativo enquanto em lucas você tem um indicativo interativo de matheus é portanto vão e façam discípulos de todas as nações batizando
o nome do pai do filho e do espírito santo com tem lucas 24 46 e 48 diz está escrito que o crime deveria sofrer suscitados morte de ser o dia em que seu nome seria pregado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações começam por jerusalém vocês são testemunhas destas coisas e matheus a ordem vão emprega em lucas é uma profecia será pregado com estranha a profecia édel estabelece no seu plano será apresentado o evangelho e matheus hoje vão e prega o evangelho de deus dá uma ordem de algo que ele já
determinou ou damos determinou a coisa que aconteceria que se concretizará através da atuação da igreja a igreja não será livre para não cumprir aquilo que está predestinado que está pressionado vai acontecer mas ao mesmo tempo a ordem para que se cumpra livremente esse estabelecimento missionário que vem de deus a gente tem um grande comissão e uma grande projecção e as coisas estão juntas nos evangelhos pensa na própria morte de jesus 42 23 diz este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré conhecimento de deus e vocês com a vida de homens perversos o mataram
pregando na cruz quem matou jesus é a pergunta que de atos 2 quem matou jesus foi deus não foram os homens de deus predestinou mas eles o mataram até mesmo um pecado aqui sendo pressionado pelo próprio deus os homens matando assassinando mas este assassinato acontecendo porque deus pra destinou desde o início os homens são completamente ocupados e responsáveis por isso mas deus soberano e controlador e predestinado disso em outros 4 27 e 28 também diz de fato herodes e pôncio pilatos reuniram-se com gente use com o povo da nossa cidade para conspirar contra o seu
santo serve jesus atingiste fizeram o que o teu poder a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse o que eles fizeram foi aquilo que deus tinha decidido que aconteceria eles agiram livremente exagero de acordo com suas vontades e desejos e exercer sua responsabilidade foram punidos os culpados por isso mas deus havia determinado desde o começo de que isso aconteceria temos esse deus que envia punitivamente até mesmo espírito sedutores para que os homens ficam na mentira como diz em segundo até saúde ciências 2 11 por essa razão deus lhes envia um poder sedutor a fim
de que creiam na mentira essa crença na mentira que vem por esse espírito sedutora enviado pelo próprio deus é um ato de punição de deus que faz com que os homens e dão as forças do mal eles cedem por sua culpa pecado e responsabilidade mas deus está por trás de tudo isso como aquele que também retribui punitivamente minha nossa você deve ter a cabeça se você for como eu sou cabeça deve trajar doendo com as informações a gente o texto de responsabilidade e liberdade do homem textos de soberania de deus sendo soberano sobre todas as
coisas nada acontecendo fora de sua mão e acabou de ver textos detenção onde responsabilidade e soberania estão juntos agora é a hora da verdade como é que essas coisas se relacionam então tentar resolver como é que isso funciona eu acho que esses textos bíblicos que atingiu no final apresentam qual é a grande solução não é dessa coisa que é simplesmente crê nesse aspecto e soberania responsabilidade como duas coisas que estão paralelas estão juntos na escritura mas que não se podem compreender necessariamente em nível último a gente gravou um vídeo no canal convenientemente semana passada já
pensando no vídeo de hoje chamado e quando deus manda calar a boca fazendo teologia do mistério como é que a gente lida com essas coisas em que deus me fez os elementos mas não a completude relacionamento disso e convida a assistir esse vídeo aqui no 2d de teologia o último vídeo da semana passada a gente tem que encontrar paz também no silêncio de deus não quis revelar o relacionamento entre a soberania ea liberdade e não foi do interesse de deus revela a respeito disso eu não quis explicar como é que as coisas estão juntos mas
a gente sabe que ele pegou e mostrou duas coisas juntas a bíblia prega que o homem é livre e eu creio nisso a bíblia prega que deus soberano eu creio nisso a bíblia prega que as duas coisas estão unidas juntas eu creio isso mesmo que eu não entenda a grandeza desse relacionamento a gente tem que entender que nem responsabilidade nem soberania se anulam ou se diminui tentar solucionar o problema no ano uma das duas coisas chamam a atenção para um dos dois vai contra aquilo cabelo estabelece a bíblia acaba deixando claro também que o homem
é responsável final pelo seu pecado ainda que deus seja soberano sobre tudo o que acontece inclusive o pecado é o homem que é o responsável por aquilo não deus forma nenhum ele é soberano sobre uma moral mas não é o autor que comete uma moral em terceiro lugar a gente tem que entender que o evangelismo ele ainda acontece por causa dessa relação de soberania e responsabilidade como actividade da igreja deus é quem conversa os homens deus é quem faz com que tudo aconteça mas nós ainda temos essa responsabilidade evangelística material muito interessante é o evangelização
e soberania de deus do james aipac publicado pela cultura cristã subtítulo é se deus soberano na salvação porque evangelizar é um ótimo material para você se tornar essa dúvida no relacionamento entre a soberania liberdade dentro da questão do evangelismo e em quarto lugar vai considerar que o processo de salvação do indivíduo é um pouco diferente daquilo que foi dito aqui que apresenta a salvação não começa a sinergia entre o homem e deus para a salvação como ato meramente money risco que apenas deus trabalhando a conversão do homem haverá vídeos sobre isso aqui num dos dedos
e momento propício em quinto lugar devemos viver em paz nessa tensão como dois elementos bíblicos corretos teologicamente precisos que a gente não sabe como conciliar porque cá entre nós ninguém precisa conciliar quem está brigado certo espúrio time costa que disse isso o tempo que conciliar a soberania ea liberdade que você conseguiria inimigos soberania liberdade são duas asas talvez do mesmo passo dos dois trilhos no treino em pó com você prefere mostrar o ponto a idéia de duas retas paralelas se encontram no infinito talvez seja melhor ilustração para falar desse tipo de assunto deus é soberano
tudo acontece basta vontade dele o homem responsável e culpado pelos seus próprios erros as duas coisas estão juntas eu creio nisso ainda que não consiga entender completamente quer que você pensa nessas coisas e consegue encontrar a paz no silêncio da escritura você consegue crescer nessas duas verdades sem tentar entender como elas se conseguiriam se inscreve em 2d tecnologia clica nas notificações para você sempre receber os vídeos e comenta aqui embaixo que você pensa dessa questão toda entre dois meses hoje ponto br lá a gente tem artigos notícias podcast você pode contribuir para esse canal continua
existindo e fazer parte do nosso grupo de patrões num telegrama bater papo e cervídeos antes e coisas assim se você quiser uma versão escrita do estádio aqui você pode encontrar no livro dois dedos de teologia publicado pela editora conselho tem um capítulo sobre soberania e responsabilidade também o link pra comprar certamente vai sair na descrição do vídeo muito obrigado até a próxima vaga negada e tal