é uma alegria estar de volta a esta igreja Agradeço o Gentil convite que me fizeram eh qualquer pessoa pode ser convidada uma vez uma segunda vez mesmo pode até ser por um senso de compaixão não é segundo convite não se saiu muito bem vamos dar uma segunda chance para ele Mas de qualquer forma é uma alegria estar aqui Rever muita gente amiga gente bondosa bons cristãos gente bonita estar com Gabriel e a minha filha me casei nesta igreja alguns aninhos atrás é sempre bom estar aqui com vocês gostaria de convidá-los nesta manhã Abrir a Bíblia
na epístola de de Paulo aos romanos capítulo primeiro Romanos Capítulo 1 e nós vamos ler os Versículos 8 a 17 Romanos Capítulo 1 8 a 17 diz Paulo em primeiro lugar por meio de Jesus Cristo dou graças ao meu Deus por todos vocês porque a fé que vocês T é proclamada no mundo inteiro pois Deus a quem sirvo em meu espírito no evangelho do seu filho é minha testemunha de como nunca deixo de fazer menção de vocês em todas as minhas orações pedindo que em algum momento pela vontade de Deus uma oportunidade de visitá-los porque
desejo muito vê-los a fim de repartir com vocês algum Dom espiritual para que vocês sejam fortalecidos Isto é para que nos consolos uns aos outros por meio da Fé mútua a de vocês e a minha quero que vocês saibam irmãos que muitas vezes me propus a ir visitá-los no que tenho sido até agora impedido para conseguir algum fruto igualmente entre vocês assim como também tenho conseguido entre outros gentios pois sou devedor tanto a gregos quanto a bárbaros tanto a sábios como a insensatos por isso quanto a mim estou pronto a anunciar o evangelho também a
vocês que estão em Roma E agora os versículos 6 e 17 pois não me envergonho do Evangelho porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego porque a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em Fé como está escrito justo viverá por fé Uma Breve oração pai a nossa prece é para que neste momento ao abrirmos estudarmos a tua palavra que a tua voz seja ouvida que o Espírito Santo ministre os ensinos nesta manhã nos toque o coração e nos transforme com
a tua graça e pelo poder do evangelho em nome de Jesus amém amém a mensagem desta manhã é baseada principalmente nesses últimos dois versículos que Lemos Versículos 16 e 17 os estudiosos descrevem estes Versículos como o tema de Romanos uma espécie de resumo a essência da carta a essência da epístola Romanos é a maior e geralmente ada a mais importante dentre as cartas de Paulo ela é a primeira da lista de cartas de Paulo exatamente por ser a maior as cartas de Paulo estão organizadas por tamanho Martinho Lutero pai da reforma protestante considerava Lutero considerava
romanos o livro mais importante do novo testamento pela forma como esse livro define pela forma como Romanos articula a doutrina da salvação nos Evangelhos Mateus Marcos Lucas João nós encontramos a história de Jesus os Evangelhos narram a história de Jesus mas é Romanos o livro que melhor explica o significado de Jesus o significado da obra de Deus por meio de Jesus Cristo e Romanos teve tudo a ver com a história de Martinho Lutero e a história da reforma protestante da qual somos herdeiros Lutero era um monge Agostiniano na cidade deberg na Alemanha que vivia com
a ideia de que a justiça de Deus Se vocês olharem a primeira frase do Versículo 17 porque a justiça de Deus se revela no evangelho ele imaginava que a justiça de Deus era uma espécie de Justiça retributiva justiça punitiva a justiça pela qual Deus pune o pecador e por mais que se esforçasse ele achava que nunca seria bom bastante para agradar a Deus para ser aceito por Deus suas orações seus jejuns suas penitências nada era o bastante e ele vivia atormentado por causa disso 1510 aos 26 anos de idade de sua peregrinação a Roma visitou
a escala Santa talvez alguns de vocês a conheçam aquela mesma escada que segundo a tradição Jesus subiu ao comparecer perante perante Pilatos e essa escada agora havia sido trazida para Roma a Igreja Católica na época e ainda hoje ensina que todo aquele que subir de joelhos esta escada 28 de o Pai Nosso em cada degrau beijando cada degrau estará Perdoado de todos os seus pecados e assim Lutero O fez cada degrau subindo De Joelhos orando o Pai Nosso beijando o degrau 28 e lá de cima ele parou olhou para baixo e pensou Mas quem garante
que isso realmente funciona ele não conseguia se sentir mais perto de Deus por haver feito aquilo e quanto mais ele se esforçasse quanto mais ele fizesse maior era a sua frustração e o seu desamparo ele escreveu minha situação era tal que embora sendo um monge Impecável eu vivia diante de Deus como um pecador de consciência atormentada e que nada que eu fizesse haveria de aplacar a ira dele para comigo até que um dia Lutero teve a chamada experiência da Torre Ao estar meditando e orando na torre da igreja do ali na cidade deberg suas suas
atenções mais uma vez se voltaram ao Versículo 17 porque a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em Fé como está escrito justo viverá por fé e foi ali que Lutero finalmente compreendeu a essência do Evangelho ele compreendeu que a justiça Divina de que Paulo fala longe de ser a justiça mediante a qual ele pune o pecador é na verdade a justiça mediante a qual Deus salva o pecador é a justiça que em sua graça em sua misericórdia Deus dá livremente aquele que crê a justiça que o pecador não tem mas que Deus
dá em Cristo Jesus do aquele que crê nas palavras do próprio Lutero desse momento em diante eu senti que havia nascido de novo e que as portas do paraíso se me haviam sido abertas toda a escritura adquiriu um novo significado e ao passo que antes a expressão justiça de Deus me enchia de pavor ela agora se me tornou invisivelmente doce em virtude de um grande de amor esta passagem de Paulo diz ele se tornou para mim como que a porta do céu em outras palavras Lutero descobriu o evangelho ou talvez até pudéssemos dizer que o
evangelho descobriu Lutero da mesma forma como acontecea com Paulo 1500 anos antes Paulo se tornara um pregador deste evangelho um expositor deste evangelho maior que o cristianismo já produziu em seu encontro com Cristo na estrada de Damasco Paulo compreendeu quem Jesus realmente era porque ele Viera ao mundo e o que de fato acontecera na cruz do Calvário e que revir a volta na vida de Lutero as que revir a volta isto não provocou na vida de Paulo também recapitulando sua experiência ele escreve em Filipenses tudo que antes eu valorizava tudo que era lucro para mim
eu considerei perda por causa de Cristo por causa de Cristo na verdade considero tudo como perda pela sublimidade do conhecimento de Cristo Cristo Jesus meu senhor por causa dele perdi todas as coisas e as considero como refugo como lixo para poder ter a Cristo ganhar a Cristo e aí ele completa e ser achado nele não tendo Justiça própria que procede da Lei das obras do esforço humano mas aquela justiça que é mediante a fé fé em Cristo a justiça que procede de Deus e Romanos Como disse em se tratando do Evangelho Romanos é a obra
prima de Paulo todas as suas cartas são importantes e são Profundas Mas elas tocam em temas diferentes se o assunto é o Evangelho é Romanos é a mais clara mais lúcida exposição do evangelho e suas implicações doutrinárias e práticas que encontramos no Novo Testamento Paulo já era um Apóstolo maduro quando escreveu Romanos já tinha cerca de 22 23 anos eh de ministério desde que encontrara Cristo nas proximidades de Damasco já havia feito três viagens missionárias já havia evangelizado boa parte da Ásia Menor da Macedônia da Grécia e agora ele se prepara para para ir mais
longe ele está planejando uma quarta viagem missionária ele diz em romanos capítulo 15 vocês podem ler depois que ele estava planejando ir para Espanha e então ele escreve aos romanos para compartilhar o seu plano e ele fala eu gostaria de visitá-los quando eu estiver a caminho da Espanha Paulo Nunca havia estado em Roma já havia cristãos lá já havia uma igreja em Roma não sabemos Quem fundou aquela igreja mas já havia cristãos em Roma Paulo escreve para eles ele conhece várias daquelas pessoas Leiam Romanos 16 ele tem até parentes em Roma e ele deseja visitá-los
se vocês ainda estiverem com a Bíblia aberta em romanos 1 Versículo 15 por isso quanto a mim estou pronto a anci o evang também a vocês que estão em Roma a capital do império a maior cidade do mundo Mediterrâneo com mais de 1 milhão de habitantes uma gama de edifícios governamentais que só chegaria a ser equiparada por uma outra capital no século X uma cidade enorme cheia de recursos talentos poder mas uma cidade decadente moralmente em ruínas e seria justamente isto que mais tarde provocaria a queda de Roma mas Paulo quer anunciar o evangelho ali
e então ele faz três afirmações e é sobre essas três afirmações que eu quero concentrar a nossa atenção nesta manhã primeira delas no Versículo 16 pois não me envergonho do Evangelho aqui Paulo está falando algo que vem do seu coração as cartas contém verdades divinamente inspiradas as epístolas Mas elas refletem também os sentimentos o momento as expectativas as circunstâncias em que os autores se encontravam e Paulo diz não me envergonho do [Música] Evangelho esta afirmação por si só já revela o quão impopular era o evangelho nos dias de Paulo talvez ainda mais do que hoje
em primeiro Coríntios Capítulo 1 Versículo 23 Paulo fala que a o Evangelho com sua mensagem da cruz era escândalo para os judeus e loucura para os gregos grego aqui significa todo não judeu naquela região do mundo Mediterrâneo a língua predominante era o grego o evangelho era escândalo para os judeus e loucura para os gregos Por que escândalo para os de por causa de Deuteronômio 2123 que diz maldito todo aquele que for pendurado no Madeiro para os Judeus o fato de Jesus ter morrido num madeiro o colocava so a maldição de Deus e portanto para eles
a crucificação era por si só a maior prova de que Jesus não era o Messias não era o escolhido de Deus ele era o maldito de Deus as reivindicações messiânicas de Jesus e depois dos Apóstolos eram absolutamente infundadas a própria cruz era maior evidência de que Jesus não era o Messias para os gregos para os não judeus eles tinham ainda mais motivos para rejeitar o evangelho S objeções filosóficas objeções sociais objeções religiosas ao evangelho no âmbito da filosofia por exemplo os gregos concebiam um Deus que era totalmente indiferente à realidade humana aos problemas aos Sofrimentos
humanos os filósofos gregos usavam a expressão apateia a palavra apateia De onde veio a nossa palavra para descrever Deus é a completa incapacidade de sentir os gregos argumentavam que se Deus pudesse sentir alguma coisa sentir alegria ou tristeza Ira ou pesar Isso significa que ele podia ser manipulado podia ser manipulado inclusive pelo homem eele momento ele seria menor do que o homem os filósofos gregos não poderiam conceber Isto é por isso que para eles o Deus dos filósofos greco-romanos para eles Deus nada sentia não podia ser influenciado pelo comportamento humano Plutarco um escritor mais ou
menos contemporâneo de Paulo considerava um insulto a ideia de que Deus pudesse se envolver nos assuntos humanos para a mente grega portanto Deus jamais poderia se tornar homem jamais jamais poderia morrer por amor ao pecador jamais para eles a história do Evangelho era impossível era uma ofensa era uma profanação Jesus jamais poderia ter sido o Deus encarnado que morreu paraa salvação do homem mas não ficava só por aqui os gregos também negavam a ressurreição completamente os gregos acreditavam em imortalidade da Alma eles não acreditavam em ressurreição aliás se o mundo ocidental acredita em imortalidade da
Alma inclusive segmentos cristãos é por conta dos gregos esquilo um escritor do 5º século antes de antes de Cristo declarou o seguinte quando alguém morre e a terra bebe o seu sangue acabou não há retorno não há ressurreição se vocês olharem atos 17 quando Paulo está pregando em Atenas aos filósofos históricos e epicureus da época tudo tá indo bem até o momento que ele fala na ressurreição de Jesus Cristo diz o o livro de Atos que eles começaram a zombar de Paulo literalmente a zombar de Paulo capítulos mais tarde ou alguns anos mais tarde Atos
26 quando Paulo está sendo julgado pelo Governador festo ali em cesareia pois que ele foi preso Paulo apresenta sua defesa e tudo está indo bem até o momento que ele menciona a ressurreição de Jesus naquele momento o governador Romano festo se levanta Paulo Você tá louco Paulo Leiam lá palavras de festa você está louco Paulo as muitas letras o fazem delirar mas havia outras objeções também objeções sociais religiosas quem eram os judeus no mundo antigo mundo antigo os judeus eram um povinho diferente chato discriminado por conta das suas peculiaridades religiosas até odiado os judeus praticavam
a circuncisão que praticamente ninguém praticava os judeus guardavam sábado os greco-romanos Ficavam dizendo que eles eram preguiçosos os judeus não comiam carne de porco e adoravam só um Deus sem fazer estátuas imagens desse Deus rejeitavam os deuses greco-romanos judeus eram um Povo estranho tem também a crucificação de Cristo a crucificação era tão Bárbara que a lei protegia os cidadãos Romanos a lei Romana protegia os seus cidadãos nenhum um cidadão Romano poderia ser condenado à crucificação só eram crucificados prisioneiros de guerra criminosos ou escravos quem portanto no mundo antigo no mundo greco-romano acreditaria que alguém um
judeu condenado à morte por crucificação rejeitado seu próprio povo era o seria salvador do mundo quem acreditaria nessa história autores Romanos do final do primeiro início do segundo século descrevem o cristianismo como uma perigosa superstição uma superstição repulsiva da perspectiva humana a pregação do evangelho M antigo estava fadada a ser um retumbante fracasso mas não para Paulo eu não me envergonho do Evangelho diz ele ele sabia o que era o evangelho ele havia experimentado o poder do Evangelho fora chamado para ser um pregador do Evangelho entre judeus e gentios e no Atos 26 no mesmo
Capítulo 26 de Atos quando ele está se defendendo perante o governador festo e o rei agripa ele fala eu jamais fui desobediente a ao chamado Celestial à visão Celestial a despeito de tudo o que ele enfrentara rejeição sendo expulso de cidades expulso das sinagogas sendo açoitado sendo aprisionado sendo apedrejado experimentando naufrágios fome frio cansaço enfermidades a despeito de tudo ele dizia eu não me envergonho do Evangelho eu não me envergonho do evangelho e a segunda afirmação no Versículo 16 é a razão pela qual ele não se envergonhava do Evangelho ele diz porque o evangelho é
o poder de Deus pra salvação queridos Esta é uma das mais simples e objetivas definições do evangelho que encontramos no novo testamento é o poder de Deus paraa salvação a palavra Evangelho é uma palavra grega euangelion em grego significa Boas Novas simplesmente isso boas novas no Novo Testamento evangelho são as boas novas do que Deus tem feito por meio de Cristo Jesus para salvar a Humanidade para resgatar a humanidade e aqui eu quero destacar dois pontos primeiro ponto tem que ver com a origem do Evangelho a origem do Evangelho Paulo fala que o Evangelho é
o poder de Deus e se você vocês lerem comigo os versículos 1 a qu aqui de Romanos 1 ele vai dizer Paulo servo de Cristo Jesus chamado para ser Apóstolo separado para o evangelho de separado para o evangelho de de Deus evangelho de Deus que ele no passado prometeu por meio dos seus profetas nas escrituras sagradas este evangelho diz respeito ao seu filho o qual segundo a carne veio da descendência de Davi e foi designado filho de Deus com poder segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos a saber Jesus Cristo nosso Senhor Deus
é a origem do Evangelho o evangelho que se origina em Deus um evangelho que é concebido por Deus evangelho que é levado a efeito por Deus essa é uma ideia comum nas cartas de Paulo em Gálatas Capítulo 1 ele vai dizer o evangelho por mim anunciado não é uma mensagem Humana porque eu não recebi de homem algum nem me foi ensinado mas eu o recebi diretamente de Deus mediante Revelação queridos o evangelho não é uma invenção humana não se baseia na criatividade humana na filosofia humana na sabedoria humana no poder humano não chegou até nós
por estratégias humanas e não depende do esforço humano para alcançar os seus objetivos é importante que se diga que não há nada escutem bem Não há nada nem remotamente parecido com o evangelho de Jesus Cristo nas religiões não bíblicas do passado ou do presente religiões de feitio humano nas religiões pagãs os deuses são irados e precisam ser apaziguados mediante dádivas esforço renúncia aut flagelamento sacrifícios inclusive sacrifícios humanos nas religiões humanas é o homem tentando agradar a Deus tentando descobrir a Deus tentando chegar até Deus tentando satisfazer a Deus é o homem tentando penetrar no Divino
ser absorvido pelo Divino tornar-se um com o Divino todas as religiões humanas é o Deus da bíblia é um Deus que ama e ele ama até o ponto de dar o seu filho para o resgate da humanidade a salvação pertence ao Senhor é a ênfase bíblica a origem do Evangelho é Deus segundo ponto aqui é o propósito do Evangelho o propósito do Evangelho é a salvação o Evangelho é Poder de Deus para a salvação diz Paulo o Evangelho é o meio usado por Deus para reconciliar o mundo consigo trazer de volta aquele que se perdeu
colocá-los novamente em harmonia consigo Leiam comigo por gentileza segundo segunda carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 5 segundo Coríntios Capítulo 5 Versículos 18 a 20 diz Paulo ora tudo isso provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da Reconciliação a saber Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da Reconciliação portanto somos embaixadores em nome de Cristo como se Deus exort asse por meio de nós em nome de Cristo pois Pedimos que
vocês se reconciliem com Deus um conceito conhecido por todos nós Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo já ouvimos isso inúmeras vezes o Evangelho é Deus querendo reconciliar o mundo consigo querendo salvar o mundo mas essa ideia já não é mais tão tão comum Quanto era algum tempo atrás existem diferentes Evangelhos sendo pregados hoje em dia confundindo inclusive os fiéis existe por exemplo o evangelho motivacional queridos essas expressões que eu agora são expressões usadas na literatura por aqueles que defendem estes Evangelhos alternativos o evangelho motivacional é uma espécie de o evangelho da autoajuda é
algo como Deus ajuda aquele que se ajuda a si mesmo vocês já ouviram esta frase o objetivo do Evangelho motivacional é fazer com que Alcancemos uma vida plena de significado e propósito é um evangelho focado no homem nas suas habilidades pessoais o evangelho motivacional assume que nós temos habilidades de mudar a nós mesmos nós somos capazes uma variação do Evangelho motivacional é o evangelho terapêutico uma espécie de apoio psicológico faz com que nós nos sintamos bem conosco conosco mesmos mais confiantes no potencial humano o evangelho terapêutico traz paz em meio aos desapontamentos alívio Em meio
às tristezas segurança em meio aos desafios da vida não muito diferente disso existe o chamado Evangelho da prosperidade vocês já ouviram bem muitos muito comum em alguns círculos ensina que a fé expressa por meio do pensamento positivo estratégias de autoajuda e doações à igreja traz prosperidade material saúde bem quanto mais você dá mais você vai ter propósito não é a salvação do pecado mas é a libertação da pobreza da enfermidade de tudo aquilo que nos impede de desfrutar uma vida plena o evangelho da prosperidade focado no aqui e no agora há um outro evangelho Que
Tem se tornado muito comum em nossos dias também focado no aqui no AG é o evangelho social comuns entre grupos progressistas fortemente influenciado pelo Marxismo cultural o evangelho social vê o evangelho tão somente como um instrumento de transformação social o Evangelho se propõe a combater a injustiça a desigualdade o sofrimento a opressão em qualquer qu de suas formas raça gênero opções sexuais e alguns até ensinam que enquanto o evangelho não curar estas feridas sociais Jesus não virá uma das ênfases do Evangelho social é um outro evangelho também talvez possamos descrevê-lo como outro evangelho uma espécie
de evangelho Ecológico o evangelho da ecologia a ecologia Tem se tornado uma verdadeira religião em nossos dias tem o pecado original que é a violação da da natureza todos somos culpados tomos todos somos pecadores precisamos nos arrepender mudar o nosso modo de viver de agir tem a virgem maria do clima por aí os Missionários do desse desse evangelho pichando vandalizando invadindo bloqueando é a religião do clima é o evangelho da o que que todos esses Evangelhos t em comum Eles não falam sobre o pecado Eles não falam sobre pecado o que todos esses Evangelhos TM
em comum é a falta do senso de Pecado diante de Deus a ideia de que todos pecaram e da Glória de Deus Romanos 32 é vista por muitas pessoas como tacanha primitiva ofensiva ouvi de um teólogo algum tempo atrás a palavra pecado é uma palavra rançosa e tem que tem que ser evitada e é por isso que muitos hoje ensinam que Jesus morreu para mostrar que Deus nos ama ou Jesus morreu como exemplo de abnegação e sacrifício ou Jesus morreu para derrotar as forças do mal há alguma verdade nisso mas há algo que é mais
importante do que isso e que a Bíblia mais enfatiza quase em cada página Jesus morreu em nosso lugar Jesus morreu em nosso lugar ele morreu à morte que nós merecíamos Ele pagou a pena que era nossa para que nós pudéssemos ter a vida vida eterna a vida que ele tem a vida eterna se você ainda está com a Bíblia aberta em segundo Coríntios Capítulo 5 quero ler os versículos 14 e 15 segundo Coríntios 5 pois o amor de Deus nos domina Porque reconhecemos isto um morreu por todos Cristo morreu por todos logo todos morreram em
Cristo nós morremos Nossa pena foi paga e ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou deem uma olhada de novo no Versículo 19 Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não levando em conta os pecados dos seres humanos queridos Desde quando Deus é de fazer vistas grossas ao pecado Desde quando Deus é de não levar em conta o pecado humano mas foi isso que Deus fez ele não levou em conta os pecados humanos ele não imputou aos seres humanos
os seus pecados mas ele imputou alguém Cristo Cristo que morreu em nosso lugar que pagou a pena o castigo Versículo 21 aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós para que nele fôssemos feito justiça de Deus vocês conhecem uma das passagens mais belas da Bíblia ele tomou sobre si nossas enfermidades nossas dores levou sobre si ele foi traspassado por causa das nossas transgressões esmagado por causa das nossas iniquidades o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e por suas pisaduras fomos sarados Isaías 53 Lutero se referiu a isso como
a feliz permuta a feliz permuta Cristo assume o nosso pecado e nos dá sua justiça como que nós poderíamos alcançar isto se não fosse pela iniciativa de Deus uma ilustração contábil o nosso pecado é debitado na conta de Cristo e a justiça de Cristo é acreditada na nossa conta essa é a feliz permuta ele morre em nosso lugar para que nós tenhamos Vida Esta é a grande permuta do Evangelho Esta é a grande permuta da salvação queridos as boas novas do Evangelho só fazem sentido à luz das más novas do pecado do nosso pecado e
da nossa alienação de Deus mas quantos hoje gostam de falar ou de ouvir sobre pecado quantos hoje se sentem pecadores tive uma professora de alemão uma vez e dizia Eu não me sinto culpada de jeito nenhum diante de Deus eu não tenho nada não não me sinto pecadora uma uma vez Visitei mosteiro da grande Laura lá na península do Monte atos na Grécia mosteiro milenar e havia dois ocidentais ali eu e um senhor britânico muito gente fina muito educado muito amigo e naquele primeiro dia nosso ali no Mosteiro ficamos hospedados no Mosteiro conversamos até quase
meia-noite sobre a Bíblia sobre o evangelho e ele estava ali liderando uma iniciativa britânica para preservar aqueles Mosteiros milenares na península do Monte atos mas ele disse eu não me sinto pecador Eu não me sinto mal diante de Deus eu estou bem eu sou uma pessoa educada eu sou gentil eu Eu não me sinto em dívida diante de Deus mas queridos você não precisa estudar alemão ou ir no monte atos na Grécia para encontrar alguém assim basta sair à ruas de São Paulo num restaurante numa pizzaria no sábado à noite pergunte quem quanto se sentem
pecadores nos seus nos clubes no seu local de trabalho nas universid Pergunte a noção de Pecado já não é mais bem-vinda no mundo de hoje por influência do modernismo do humanismo moderno humanismo moderno pensadores principalmente das Ciências Sociais insistem que o conceito do pecado original é um mito é primitivo que o homem é bom o homem é capaz no mínimo ele é neutro influenciado pelo ambiente em que vive pelas companhias é só você Sanear o meio ambiente é só você melhorar o a qualidade de vida e você vai ter pessoas boas e o mundo bom
tô esperando isso o reitor da Universidade de Oxford na formatura no início do século passado falou dme 50 pessoas boas eu vou mudar o mundo só 50 no mundo com bilhões de pessoas e estas 50 ainda não foram encontradas no frigir dos ovos queridos não há como negar que há algo profundamente errado com o mundo em que nós vivemos certamente há coisas boas bonitas mas quando tudo é levado em consideração há algo profundamente errado com o mundo as guerras a corrupção o preconceito a criminalidade o individualismo o mundo está indo de mal a pior não
melhora e quando ficamos a sós conosco mesmos quando nos deitamos à noite colocamos a cabeça no travesseiro e vamos fazer um breve balanço do dia nos lembramos daquele momento de raiva no trânsito daquela mentira Zinha básica para até que bem intencionada daquela daquela mulher que atiçou os nossos instintos carnais nos lembramos daquela fraudinha fiscal ou contábil eu estava trabalhando nessa linha aqui e falei pra minha esposa essa lista tá muito tá muito masculinizada eu preciso preciso que você me compartilhe um pouco dos pecados de mulheres também isso aqui eu tô falando só de homem ela
falou querido isso é porque o homem é muito mais pecador que a mulher a inveja daquela roupa da sua amiga da bolsa do sapato do cabelo né aquela focinha quando o grupinho se encontra Ah se tem alguma coisinha pra mulher também mas quando nos deitamos à noite e fazemos um rápido balanço do dia não irmãos nós somos parte do problema em maior ou em menor grau nós somos parte do problema mesmo com todo o progresso todas as teorias sociais o avanço tecnológico as palavras jemias continuam válidas enganoso é o coração humano mais do que todas
as coisas e desesperadamente corrupto as pessoas não gostam mais de ouvir falar de pecado mas um teólogo e filósofo reinhold disse que a doutrina do pecado original é a única doutrina da fé cristã empiricamente verificável empiricamente verificável quando nossa primeira filha estava por nascer eu disse a minha esposa ela vai nascer falando andando pedindo para ir ao banheiro que ilusão não é que ilusão educada com amor com carinho Mas de onde ela tirava aquelas reações de raiva aquele desejo de manipul que chegava às vezes se atirar o chão bater a cabeça eu quero isso de
onde vem isso quem ensina Qual é o pai Qual é a mãe que ensina isso aos seus filhos queridos de onde vem Isso é a única doutrina da fé cristã empiricamente verificável nenhuma criança precisa ser ensinada a ser egoísta teimosa e desobediente e mesmo com toda a educação alguns não superam esses traços isto porque o pecado é real pecado é mais do que um ato pecado é uma condição do coração humano nós não nos tornamos pecadores porque pecamos nós pecamos porque somos pecadores não temos tempo para uma abordagem completa sobre o pecado mas por que
que nós precisamos do Evangelho Precisamos do Evangelho porque somos pecadores e o que o Evangelho se propõe a fazer por nós embora seja verdade que o evangelho Restaura a nossa dignidade o senso de valor próprio embora o evangelho ajude a curar os traumas da sociedade a nos tornar pessoas melhores cidadãos melhores embora o evangelho também mude Nossa perspectiva em relação à aqueles que nos cercam embora tudo isso seja verdade Paulo diz o Evangelho é o poder de Deus para a salvação é o poder de Deus para a salvação perdão reconciliação restauração vida eterna O pecado
é a força mais destrutiva que existe nesse universo mas o Evangelho é ainda mais poderoso é o poder de Deus paraa salvação e terminando a terceira afirmação de Paulo em romanos 1 16 e 17 tem a ver com a forma como o evangelho Opera não me vergonha do Evangelho porque o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que que crê de todo aquele que crê os judeus nos dias de Paulo acreditavam no mérito você tem que fazer por merecer a Igreja Católica nos dias de Lutero e ainda hoje acredita no
mérito a graça é recebida pela fé como um dom de Deus mas agora você tem que fazer por merecer a salvação cooperar com Deus alguns Adventistas falam de graça mas a salvação só pode ser realmente experimentada quando alcançarmos a perfeição ou a impecabilidade absolutas falam mais sobre a lei que sobre a cruz mais sobre a obediência que sobre a fé mais sobre os 144.000 que sobre o sangue de Cristo é um evangelho muito mais católico que bíblico Sim há um pouco de verdade em tudo isto mas o evangelho nos coloa em harmonia com Deus restaura
em nós a imagem de Deus e este evangelho só pode ser recebido pela fé ele não pode ser merecido ele não pode ser conquistado ele não pode ser alcançado aqui é muito importante irmão fazer uma diferença entre aquilo que o evangelho requer daquilo que o evangelho produz muitos não tem essa distinção Clara em sua mente e o que é que o evangelho requer o evangelho só requer arrependimento e fé só arrependimento e fé Evangelho não requer mais nada agora o evangelho vai produzir ele vai produzir boas pessoas ele vai transformar vidas ele vai produzir uma
nova vida os perfeccionistas ficam incomodados com isso eles se recusam a aceitar o Claro ensino da Bíblia e ficam se perguntando sobre obediência Santificação vida nova vegetarianismo e etc etc etc irmãos isso é o que o evangelho produz não é o que o evangelho requer o problema é quando invertemos esses estas coisas e olhamos para aquilo que o evangelho produz como se fosse aquilo que o evangelho requer e quando isto acontece de duas uma ou nos tornamos arrogantes por causa de nossas conquistas espirituais ó Deus graças te dou porque não sou como os demais homens
roubadores injustos adúlteros nem ainda como este publicano dou dízimo de tudo quanto ganho Jeju duas vezes por semana só faltava Deus perguntar muito bem quanto é que eu te devo outro resultado é o desânimo o foco em si mesmo o foco nas obras também pode levar ao desânimo ao desespero Será que eu estou salvo eu tenho me esforçado mas eu percebo que não é o bastante me sinto pecador me sinto imperfeito Será que vou estar entre os 144.000 Miserável homem que sou quem vai me livrar do corpo desta morte queridos o Evangelho é o poder
de Deus para a salvação de todo aquele que crê não há outra forma de recebermos os benefícios do Evangelho senão pela fé não há como recebermos o crédito da perfeita Justiça de Cristo senão pela fé pela fé ocorre esta maravilhosa permuta nós entregamos a ele senhor toma é o meu pecador é o meu coração pecador defeituoso me dá a tua Justiça quero estar junto contigo na eternidade queridos existe sim umas as mais novas no mundo as mais novas do pecado mas mais acima delas estão as boas novas do Evangelho o evangelho era nos dias de
Paulo e continua sendo hoje o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê que fique bem claro queridos o evangelho não é acerca do que nós fazemos mas acerca do que Deus faz pessoas boas não vão para o céu justos não vão para o céu não vim chamar justos Disse Jesus e sim pecadores no céu só vai haver pecadores perdoados e transformados pela graça maravilhosa de Deus que Deus nos ajude para que nós experimentemos o poder do evangelho em nossa vida amém amém th