Positivismo - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Nesta videoaula, apresentaremos as principais teses do Positivismo clássico de Auguste Comte, dando ...
Video Transcript:
[Música] Olá Todos e Todos tudo bem meu nome é João Gabriel professor de sociologia E hoje nós vamos trabalhar o tema positivismo ó antes de começar a vídeoaula não se esqueça inscreva no nosso canal tá se gostar da aula dê um like pra gente coloca o Sininho aqui para você receber nossas notificações Tá certo tema positivismo o que que esse tema tem importância né aqui no século XX vejamos na videoaula anterior vocês viram aí que nós falamos um pouquinho da biografia do e do Pensador né Auguste conte é interessante lembrar eh que os seus autores
eles estão sempre num contexto histórico né Nós nunca podemos desvincular um teórico do seu lugar de fala né do seu século do momento da cultura vigente na Europa o conte como nós ressaltamos muito muito na vídeoaula anterior ele é um teórico que vive no século XVII principalmente no século XIX e grande parte das suas Produções intelectuais são ligadas sempre naquele entusiasmo científico ou cientificista que tínhamos na Europa entende-se que o positivismo é uma corrente originária na Europa com o pensamento do próprio Augusto conte alguns teóricos um pouco mais radicais até Dizem que o positivismo nasceu
com conte e morreu também com ele eh O que que significaria o positivismo né de um a grosso modo de um modo bem geral a palavra positivismo é muito mais uma ideia uma ideia que carrega o sentido de algo evolutivo sempre para algo melhor Uma etapa que superaria outra etapa que passaria num Progresso Irreversível e isso aparece muito no pensamento comtiano se a gente der uma analisada dentro da teoria dele nós vamos encontrar algumas teses fundamentais e a primeira tese contia bem clássica bem fundamental é a chamada lei dos três estágios essa lei dos três
estágios ela se situaria dentro de uma espécie pessoal de uma filosofia da história que que seria isso né o conte tinha como intenção nós ressaltamos muito isso na aula anterior a criação de uma nova ciência a criação de uma ciência que fosse exata neutra objetiva construída para as novas demandas do mundo moderno então imaginemos né o capitalismo trouxe novas mudanças trouxe inclusive mudanças de alterações profundamente sociais e a sociologia ou essa nova ciência né que nós vamos ainda entender porque sociologia seria para resolver esses problemas ele então elabora um conjunto de leis da história como
se todas as sociedades partissem dessas leis evolutivas para compreender essa nova ciência então ele cria uma teoria essa teoria se chama então Lei dos Três estos sociais no que que pressupõe né essa teoria no pensamento comtiano primeira Primeira ideia primeira base desse pensamento a humanidade caminha em linha evolutiva no nível intelectual em outras palavras nós caminhamos sempre na superação de uma etapa anterior que vai sempre ser superada para uma etapa futura isso Irreversível o Comte deixa isso claro e para tentar provar ele vai elaborar esses três estágios onde ele diz primeiro estágio social o chamado
estágio teológico ou fictício o que que seria esse estágio teológico ou fictício par partiria da ideia de que a primeira forma ou as primeiras maneiras de nós explicarmos a sociedade o mundo que nos rodeia a o sentido da vida como que o universo surge partiria de elementos teológicos ou seja divinos elementos sagrados elementos Sobrenaturais para explicar a realidade e aí Claro conte começa a dar exemplos né na obra dele dizendo o seguinte o primeiro estágio social teria como grande força civilizações por exemplo pré que deram origem ao mundo grego as civilizações como a China as
civilizações como os egípcios Por que pessoal porque paraa conte essas civilizações não tinham base de racionalidade nessas explicações a título de exemplo se nós pegarmos as primeiras religiões da humanidade elas são fetichistas que que é isso que que é uma religião fetichista para ficar claro fetichismo seria uma espécie de proposta ou teoria onde apresenta-se divindades em objetos inanimados eh então por exemplo seres da natureza ou objetos da natureza ganhariam ganhariam força divina certo uma representação para lém do objeto fetichismo conte diz as primeiras religiões fetichistas elas vão decaindo certo a humanidade evolui para um outro
sistema religioso o politeísmo politeísmo clássico sociedades egípcias sociedades gregas e romanas Só que aí o que onde coloca esse modelo novo de religiosidade o politeísmo também entra em decadência ao passar do tempo a sociedades hebraicas de tradição monoteísta seriam então a terceira parte né dentro do estádio teológico E aí você nota galera que até agora o conte tá mostrando uma linha evolutiva interna do pensamento religioso certo se a gente pegar na tradição grega os mitos né A primeira grande forma de narrativa que a população grega tem tem essas características as mesmas características né Desse pensamento
religioso clássico a noção de sobrenatureza beleza a noção de sagrado a noção de absurdo a falta de lógica explicativa Tudo bem então essa primeira etapa categorizada pela fé certo o elemento Sobrenatural aquilo que tá para além do homem conte diz esse modelo de pensamento tende a diminuir ou desaparecer ao longo do tempo dando origem ao segundo estágio social que ele vai dar o nome de estágio metafísico ou abstrato esse segundo estágio social supostamente seria a tese dada por ele quando no mundo grego certo a filosofia começa a aparecer no lugar da mitologia as formas mais
Racionais mais lógicas de explicação da natureza tomariam o lugar da mitologia lento e gradualmente devemos sempre lembrar que esses eventos né de mudança de mentalidade não ocorrem de um dia pro outro são processos lentos e graduais esse segundo estágio categorizado pelas primeiras explicações Racionais teria como grande exemplo os autores pré-socráticos que partiam da própria natureza para explicar o universo um exemplo rápido de onde surge o universo em itales de Mileto itales diz da água do princípio da humidade que fundamenta o universo essa explicação encontra um pouco mais de lógica do que o pensamento da primeira
etapa então o que que o conte tá nos dizendo que o segundo estágio social seria um estágio de transição do pensamento então teológico para o terceiro estágio certo que terceiro estágio seria esse o estágio positivo ou científico e essa tese dele é uma tese inclusive uma presunção que eu vou deixar claro para vocês extremamente eurocêntrica porque ele vai presumir que o terceiro estágio social somente algumas sociedades seriam capazes de atingir E aí ele parte da ideia também de que o segundo estágio seria a base de transição com a razão filosófica ao aparecimento no terceiro estágio
das ciências ciências puras ciências que ele vai dizer longe de qualquer misticismo de qualquer por exemplo hipótese não comprovada da realidade o terceiro estágio social rapidamente dizendo seria o último estágio Irreversível do pensamento humano que que tá pressupondo que a humanidade caminha evolutivamente em três estágios a chegar neste último de maneira a nunca regredir Essa é a tese contia de essa lei essa espécie de filosofia da história caminhamos assim meninos uma coisa curiosa é que essa tese do conana foi tão forte na Europa que a noção de terceiro estágio ser um estágio científico deu justificativa
para o aparecimento e ao mesmo tempo do neocolonialismo europeu ó por o europeu vai à África e ASA no final do século XIX para levar civilização ou seja acelerar esse processo evolutivo rumo a ciência e ao Progresso moçada uma outra tese fundamental do pensamento positivista de conte é a noção dele de função da sociologia vejamos ah expliquei Agorinha a vocês que dentro do pensamento sociológico a função da sociologia ou para que que ela serviria era para dar as respostas né científicas para esse novo mundo nova sociedade nova ciência então ele elabora né com o nome
de física social uma suposta ciência que caberia nesse último estágio social só lembro de uma coisa para mim a sociologia ela não estaria em nenhuma hipótese no primeiro nem no segundo estágio mas apenas o terceiro já que ela seria uma ciência pura neutra objetiva como ele né havia proposto então diante dessa questão é importante lembrar que a função da sociologia era criar uma interpretação reta da realidade com vista sempre a essa harmonia social ou seja a função da sociologia de qualquer outra coisa né antes qualquer outra coisa no conte seria interpretar a realidade com teses
extremamente científicas críticas ao mesmo tempo extremamente seguras para resolver ou que ele chamava de reformar Essa sociedade olha que coisa interessante né Por mais que ele propusesse que a Sociologia fosse uma ciência neutra a função dela não era neutra porque a função dela então era melhorar né Essa sociedade para chegar nesse terceiro e último estágio diante disso O conte também elabora uma tese fundamental que seria rapidamente uma classificação das ciências partindo das ciências mais abstratas Ok as ciências mais concretas vamos lá imagina comigo que ciência seria abstrata ele elabora primeira ciência mais abstrata possível de
todos os tempos matemática por que matemática porque a matemática ela parte da abstração teórica numérica criação de números né números são conceitos a realidade em decorrência matemática segunda mais abstrata seria então a astronomia aí você pensa pom mas astronomia tem observação e tal século XIX né Vamos colocar o autor no tempo dele no século XIX o que sabemos da astronomia são mais hipóteses uma outra observação assim um pouco mais dificultosa terceira ciência a física a Por que que a física seria também abstrata um pouco mais concreta que as outras porque a física por mais eh
difícil de compreensão que ela seja dos seus fenômenos ela Analisa fenômenos da natureza que existem de fato então gravidade Por mais difícil que seja entender as leis da gravidade eu entendo que exista a gravidade Então são fenômenos existentes ciências um pouco mais concretas a biologia e a Biologia ela viria derivada da química ao mesmo tempo da química e a Biologia duas ciências que estariam juntas biologia explica meninos a vida Então nada mais né assim concreto do que a vida para ser explicada agora vai fala para mim qual que seria a ciência mais concreta para ele
onde você vive você vive em sociedade física social a ciência mais concreta a física social ou a sociologia porque independente né de entender que a Sociologia também seja abstrata ela trabalha elementos concretos então a vida real Então essa classificação dele tá dentro da função da sociologia entender explicar o mundo e a sociedade meninos reformar o qu conte ele via muitos problemas no capitalismo mas ele não era um crítico do capitalismo ele acreditava inclusive que era possível reformar esse modelo de sociedade para chegarmos numa sociedade harmônica Coesa né organizada coisa que em outros autores é praticamente
impossível como na leitura que o Marx vai fazer do capitalismo tudo bem beleza vamos pra terceira tese terceira tese fundamental o que que o posi ismo tem a ver com o Brasil vamos lá contexto histórico né o auge do positivismo metade do século XIX meados do século X anos 1850 60 nesse período histórico no Brasil nós temos mudanças profundas na sociedade tanto no campo político o governo de Dom Pedro I se encontra desgastado com a decorrente guerra do Paraguai nos anos 6070 o governo de Dom Pedro dá os seus últimos suspiros no século XIX na
Europa como a gente tá citando nós temos um modelo cientificista de pensamento o Brasil pressionado pela Inglaterra e pelas grandes nações industriais na Europa eh se sente como eu posso dizer ultrapassado né frente ao processo evolutivo europeu Dom Pedro inclusive tentando solucionar esses problemas né políticos no Brasil incentiva a vinda de grandes missões artísticas e científicas para cá não é à toa que durante o século XIX as principais obras de história sobre o nosso passado são criadas só que elas são criadas de maneira forjada porque vejamos né durante o processo de Proclamação da República no
Brasil o Brasil era ultrapassado e considerado assim ultrapassado por conta da nossa tradição católica por ser um país monárquico um país que não tem separação entre poder e igreja né não é um país laico é um país praticamente confessional Ok E o pior é um país escravocrata lembramos que a abolição da escravatura ocorre oficialmente em 1888 então em meio a esse contexto nebuloso do Governo de Dom Pedro I o exército nacional que volta da guerra do Paraguai fortalecido vem também de consciência europeia sabe por quê um dos maiores intelectuais do exército Benjamin constan traz do
modelo europeu desse positivismo influências pro Brasil e em duas três décadas no máximo positivismo fica forte dentro do exército e isso vai solapar a base fundamental do Governo de Dom Pedro II que era a questão religiosa Vimos que no positivismo entende-se a religião como uma espécie de pensamento muito ultrapassado certo pois é no Brasil a vinda desse ideal desse ideal positivista para cá trouxe essa noção de separação poder político poder religioso então vejamos meninos quando o Brasil tem de fato o processo de proclamação da república o lema da bandeira nacional carrega os elementos fundamentais do
pensamento de conte conte por exemplo defendeu sempre para chegar ao Progresso Irreversível é necessário a ordem a defesa da tradição dos costumes para chegar num Progresso científico Por que que o lema é ordem em Progresso influência Direta do pensamento de Augusto e Conde beleza não dá pra gente afirmar categoricamente que a nossa Proclamação ela é positivista mas dá pra gente falar de influências do pensamento positivista no Brasil tudo bem Beleza espero vocês na nossa próxima videoaula mas não se esqueça se inscreva aqui no nosso canal mande dúvidas para mim tem dúvidas Manda aqui para mim
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