"Fé Sólida em uma Geração Líquida, Parte 1" - Jonas Madureira - Restore Brasil

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Restore Brazil
22/09/15 Restore Brasil Reunião
Video Transcript:
Bom dia a todos muito feliz de estar aqui com vocês a gente teve um um probleminha no na eh meteorológico aqui no aeroporto do Rio e aí a gente já foi cancelado vou lá e teve que esperar o clima aqui melhorar pra gente poder eh chegar em tempo Então graças a Deus deu tudo certo e a gente conseguiu eh chegar em tempo e eu queria sem demora falar sobre o tema de hoje não é a nosso tema é fé sólida para uma geração líquida esse essa esse contraponto entre sólido e líquido para se analisar a
cultura e etc É parece que amplamente conhecido por nós por conta de um outro bman né que é o zigmund balman o sociólogo polonês que desenvolveu uma reflexão Popular dessa desse contraponto entre sólido e líquido mas a ideia não é dele para isso eu queria em primeiro lugar trabalhar em primeiro lugar o que seria essa geração líquida para depois no segundo momento a gente trabalhar isso que seria uma fé sólida para um contexto de uma sociedade de uma ah ah comunidade considerada como uma comunidade líquida para isso a gente precisa entender o que que é
esse conceito e como esse conceito foi trabalhado ao longo do tempo a essa a origem da análise social que faz uma leitura da modernidade como sendo uma espécie de de de de eh desmanche do que é sólido ela se encontra exatamente no Manifesto do Partido Comunista escrito por Carl Marx e engels 1848 é dele esta frase tudo que é sólido desmancha no ar e ele faz a menção essa frase que se tornou emblemática para analisar a questão da modernidade principalmente posterior posteriormente com soci não é para analisar o impacto de todo o movimento da revolução
burguesa No que diz respeito ao ao aquilo que se chamaria a gente poderia chamar de uma maneira bastante simplista mas bastante didática de tradição a tradição atrapalha o desenvolvimento a tradição atravanca as possibilidades de renovação cultural a tradição impede possibilidades de você conquistar novos espaços e por isso é preciso eh quebrar essa essa força essa esse peso da tradição a tradição é pesada ela torna a máquina pública pesada ela torna a cultura pesada ela torna as mudanças sociais pesadas como Marx via isso também na sociedade como uma espécie de impedimento ele se propõe a a
também trabalhar nessa espécie de movimento de desmanche do que é sólido de de de alguma forma pulverizar o que é sólido tornar o que é sólido líquido a fim de que numa outro numa outra possibilidade numa outra metáfora que explica essa esse outro contexto a sociedade possa ser mais e eh e maleável ela possa ser mais fluida ela possa ter mais mobilidade ela possa fluir com mais rapidez bom essa frase se tornou o nome de um livro emblemático não dá pra gente estudar a as a qualquer movimento cultural ou análise da cultura sem a o
passar pelo texto do Marshall Berman que é um um um crítico norte-americano ele é de linha marxista também e obviamente dá o nome do livro dele tudo que é sólido desmancha no ar com base na leitura que ele faz do Manifesto Comunista ele entende com com junto com Marx que a aventura da modernidade ela é uma uma aventura destrutiva ela precisa destruir ela precisa de alguma forma desconstruir elementos que são pesados numa Cultura para que as novas ideias os novos contextos as novas possibilidades de eh manifestação do humano possam fluir de uma maneira livre de
uma maneira com que envolva bastante mobilidade na verdade antes do bman foi o burman que trabalhou essa relação da modernidade com as metáforas de sólido e líquido ele diz lá logo no início do texto que é um texto de 1982 algo bem interessante que eu gostaria de lembrar aqui como ele entende essa categoria ele diz assim ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete Aventura poder alegria crescimento autotransformação e transformação das coisas em redor mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos tudo o que sabemos tudo o que somos ser moderno é
fazer parte de Universo no qual Como disse Marx tudo o que é sólido desmancha no ar Portanto o que B ele também vai notar dentro do contexto da sociedade não é outra coisa senão esse movimento de eh eh eh mudança de transformação que é necessário uma cultura sofrer para que algo novo possa ser realizado feito construído vivido Então para que esse algo novo possa ser construído possa ser vivido possa ser estabelecido as teorias que vão partir dessa linha marxista vão entender que é preciso destruir é preciso desmanchar é preciso diluir é preciso fazer com que
aquilo que é pesado aquela tradição que faz parte da nossa história que faz parte da nossa identidade que faz parte de uma cultura ao longo do tempo ao longo dos anos e que não se constrói da noite pro dia não se constrói infração de segundos mas leva tempo leva séculos para ser construída agora ela precisa ser demolida para que algo novo possa surgir diante da realidade vivida é com base nesse contexto de análise da modernidade como sendo uma passagem de um contexto só para o líquido que o palman vai construir o seu raciocínio no famoso
livro chamado modernidade líquida nesse texto ele vai lembrar essa frase do Marx que vai dizer o seguinte a famosa frase sobre derreter os sólidos quando cunhada um século e meio pelos autores do Manifesto Comunista referia-se ao tratamento que o autoconfiante e exuberante espírito moderno dava a sociedade que considerava estagnada demais para seu gosto e resistente demais para mudar e AM moldar-se as suas ambições porque ela está congelada em seus caminhos habituais é preciso descongelar Essa sociedade travada por essa tradição travada por aquilo que talvez por aquele que talvez seja uma a maior força a maior
potência de destruição dos sólidos na modernidade que é o filósofo alemão de kinberg chamado Emanuel Kant que chamava esse esse essa essa postura eh eh eh eh pesada rígida eh e lenta de dogmatismo o que hoje muitos de nós facilmente chamar chamaríamos de uma maneira bastante ligeira de fundamentalismo qualquer movimento que de alguma forma ince qualquer movimento que de alguma forma e torne a situação rígida e pesada sem nenhuma passagem sem porosidade sem nenhuma capacidade de fluidez então o Kant já via tudo isso no seu tempo percebia as dificuldades disso Justamente na famosa controvérsia com
a Faculdade de Teologia e não poderia ser de outra forma uma vez que ele vai defender que a teologia não é possível como ciência e as únicas competências as únicas disciplinas capazes de ciência seriam física e matemática e portanto a teologia não tem esse método e o objeto como a física e a matemática tem não tem o método como o Isaac Newton vai expor no prip acerca da do princípio de causalidade e que dá como método toda a força paraa ciência no caso a física a teologia não tem então por isso a teologia reina as
dificuldades das opiniões reina o subjetivismo e na verdade não reina o subjetivismo o que reina é o dogmatismo porque chega no final das contas a tradição vem como um peso que impediria o avanço da ciência e aquilo que Kant chamaria de maturidade ou princípio de autonomia da razão suficiente ou aquilo que se chamou de maioridade aquilo que se chamou de emancipação muitos de nós aqui se já não Lemos alguma coisa sobre esse assunto ou se frequentamos uma universidade principalmente na área de humanas já ouvimos falar muito sobre o processo emancipatório que a modernidade inaugurou a
partir das suas convicções de que o homem enquanto fosse Refém da tradição ele seria incapaz de evoluir ou de desenvolver o seu raciocínio desenvolver o seu pensamento por isso ele precisa cometer o parricídio ele precisa eliminar com seus pais ele precisa eliminar com a sua tradição ele precisa passar por cima de tudo aquilo que seria como uma espécie de cabresto de de de limite eh não legítimo para o exercício do conhecimento tudo isso que trava o homem pro conhecimento e que está tão fortemente enraizado naquilo que se chama tradição Cristã precisa ser de alguma forma
derretido é aqu que balman vai chamar de derreter os sólidos o movimento de derreter os sólidos que está introjetado também na Perspectiva marxista da revolução e que cultural e que também está presente nos primórdios da modernidade com por exemplo Kant que manifesta de uma maneira bastante direta e Clara no no nos seus nos seus textos e em especial um deles que é important chamado o que é iluminismo que não é outra coisa senão um movimento de que hoje com a modernidade o homem alcança a maioridade ele pode pensar por si mesmo e não precisa mais
do cabresto de uma doutrina de uma tradição que controle de uma maneira ilegítima a sua mente em busca do conhecimento bman continua dizendo algo muito interessante sobre essa esse movimento que faz com que essa modernidade que que surja num contexto de uma cultura sólida e que vai o tempo todo batendo batendo batendo até derreter suficientemente essa tradição e tornar aquilo que hoje a gente chama de pós-modernidade para alguns ou para o o bman não é modernidade líquida para que se chegou até esse momento de passagem onde as coisas são rápidas ligeiras não são pesadas Onde
a gente não tem uma grande tradição cultivada por longos tempos mas não a gente tem ideias curtas objetivas fáceis rápidas de se apreender que nasceram ontem e hoje já tomam conta de uma série de pessoas para que a sociedade pudesse se encontrar dessa maneira que ela se encontra hoje rápida fluida que tem mobilidade nas ideias nas crenças e etc foi preciso um processo em que a realidade vai dizer bma deveria ser emancipada da mão morta o que que é a mão morta a tradição a mão morta de sua própria história e isso só poderia ser
feito derretendo os sólidos Isto é por definição dissolvendo o que quer que persistisse no tempo e fosse intenso a sua passagem ou imune a seu fluxo uma tradição é pesada uma tradição ela ela ela é ela você recebe ela não é de hoje você recebe ela é com tempo você a tradição é uma experiência que que que leva anos para você e e e adquirir eh eh eh todo o peso do que ela significa paraa vida o que o balman está dizendo é que o contexto que a gente vive hoje que é o contexto onde
se desistiu desses sólidos é de que as coisas são líquidas elas são mais maleáveis elas são mais ligeiras Elas têm mais fluidez elas são mais rápidas elas não são mais presas a um lugar elas não são mais presas a um território elas na verdade não podem ser presas ao território tanto é que uma das profecias que ele diz é que um dia no mundo a gente não vai ter mais tomadas nãoé Imagina você não vai precisar mais de uma tomada que te prende a um lugar toda o movimento do humano é o movimento de não
se prender a nada ele não pode ter nada que o prenda é uma crise da Liberdade que faz com que o sujeito se revolte contra tudo aquilo que possa limitar seu movimento possa limitar suas ações possa limitar sua maneira de se mover no mundo a gente tem que ter liberdade para agir tem que ter liberdade para mudar cenário tem que ter liberdade para ser ao mesmo tempo poroso e aceitar diversas tradições e ao mesmo tempo rejeitar nossas tradições a gente tem que ter liberdade para ser maleável flexível é a lei da flexibilidade é a lei
da fluidez Essa é a modernidade líquida e a gente vive hoje essa intenção clamava por sua vez pela profanação do Sagrado por se o sagrado ou a tradição que representa todo tudo aquilo que é chamado de sagrado representa essa mão morta que pesa na cabeça do jovem pastor que vai plantar uma igreja numa grande cidade e ele no meio desse peso enorme ele fala meu Deus como é que eu vou plantar uma igreja com esse peso nos meus hombros é melhor me livrar disso aqui seria mais ou menos assim uma compreensão eu não estou defendendo
essa compreensão mas uma compreensão talvez equivocada da tradição a tradição como um peso que impede que alguém plante uma igreja com toda a contextualização necessária com seu mundo com Seu com seu contexto então é melhor a gente derreter os sólidos é melhor a gente derreter a tradição porque isso pesa e no ambiente que a gente tá vivendo o que é valioso é a porosidade é a fluidez é a passagem é aquilo que é ligeiro não pode durar muito tempo não é então tem que ter uma outro movimento a gente tem que est de movimento em
movimento é é a tirania do movimento é a tirania do novo é a tirania da novidade é a tirania da UTI da novidade da da novidade porque é isso que acontece são igrejas mortas muitas vezes que precisam de aparelhos para mantê-la viva porque se não tiver essas novidades mantendo Sempre Viva em movimento a igreja já perde toda a fé porque não tem tradição não tem peso da tradição não tem o peso não tem a força daquilo que resistiu há séculos Então não vai conseguir sobreviver aquilo que não dura um instante aquilo que se desmancha no
ar aquilo que é como fumaça Que Desaparece que que num dia é o grande x do momento é o grande x da questão e no dia seguinte já não é mais o X da questão porque agora apareceu ser um y e por último balman vai dizer agora é o menor mais leve e mais portátil que significa melhoria e Progresso então o que que um plantador de igreja precisa de uma eclesiologia de baixo custo ele precisa de uma eclesiologia uma nano eclesiologia uma eclesiologia que não ocupe tanto espaço uma Ecologia uma olia que não seja pesada
uma eclesiologia que seja leve uma eclesiologia que seja portátil uma eclesiologia que signifique Progresso que na sua apresentação ela ela tenha ela não tenha cheiro de naftalina né ela tenha cheiro da maçãzinha tenha cheiro do novo seja uma a eclesiologia ela tem que ser uma eclesiologia que comporta todo o movimento e toda a tecnologia da fluidez da do novo daquilo que é rápido daquilo que não pesa ela não pode ser pesada ela tem que ser fluida ela tem que fazer com que as pessoas se movam com leveza então mover-se leve e não mais aferrar-se a
coisas vistas como atraentes por sua confiabilidade e solidez ou seja não é mais o fato de a eclesiologia está fundada em raízes históricas que façam com que ela seja sólida e seja confiável pela sua durabilidade pela sua antiguidade não o que interessa é uma eclesiologia nova que responda aos meus problemas atuais e neste exato momento aquilo que remete ao passado olha do passado o museu vive a igreja vive de outras coisas de coisas mais novas Isto é o seu peso substancialidade e uma das características mais fortes da tradição sua resistência uma tradição ela resiste o
tempo ela não Dura 20 anos ela ultrapassa séculos O cristianismo não é uma ideia de um dia atrás o cristianismo é uma verdade que atravessa séculos e chega até hoje aqui porque é sólido pesado e ao mesmo tempo leve Como é o espírito certo mas eu eu tô adiantando uma coisa que eu quero falar depois na segunda parte é que eu tô processando aqui eu preciso apresentar primeiro para você com o máximo de honestidade possível o que é o conceito de modernidade líquida para depois criticar isso aqui por seu peso substancialidade e capacidade de resistência
é hoje recurso de poder como é que se se estabelece o poder hoje se estabelece o poder hoje não apresentando mecanismos pesados que estão testados e aprovados e confiáveis de acordo com a tradição não é aquilo que é novo e aquilo que é atrativo e aquilo que não é mais enfadonho porque aquilo que é da tradição a gente já associou não é como sólido e o que é sólido é pesado não é bom é negativo então a gente já negativiza o sólido o sólido já é poss ruim então o que é bom pra gente é
o que é leve e me parece que hoje a gente já dá traços de cansaço da leveza estamos cansados de leveza estamos cansados da leveza da rapidez estamos cansados da fluidez estamos cansados da liquidez estamos cansados do movimento líquido estamos cansados dos relacionamentos líquidos dos Amores líquidos como próprio balman vai defender em uma outra em um outro texto estamos cansados deste amor deste relacionamento que dura só um instante que não tem o preso do não tem o peso do compromisso que se faz diante de Deus do peso que se faz debaixo de um conceito a
modernidade líquida Ela opera com um fator muito forte muito forte na Esfera semântica irmãos a modernidade líquida ela figura o conceito ela usa palavras que T força na tradição com novas com novas estruturas de apreensão semântica vou dar um exemplo alguém pode apresentar-se para você não é dizendo o seguinte Olha eu estou a favor das famílias e aí você vai fala assim puxa que coisa boa você vai trocar duas palavras com ele você vai descobrir que famílias para ele é homem com mulher homem com homem mulher com mulher então o conceito de família se ressignifica
se usa um conceito tradicional forte pesado mas se tira dele todo o peso tira dele toda a consistência da história se esvazia o conceito por exemplo casamento um cristão jamais Poderia chamar a união de dois parceiros machos de casamento tá escapando aqui né Obrigado irmão valeu não tá muito líquido isso aqui tá bem sólido acho que a orelha tá muito líquida mas esse é o grande ponto da nossa da nossa discussão nãoé a gente elabora novas apreensões de conceitos que ganharam ao longo da história um peso e uma confiabilidade que hoje já perderam a sua
força e a gente tem aceitado a mudança dos conceitos a gente tem aceitado inclusive nós temos no debate falado Exatamente isso casamento de pessoas do mesmo sexo jamais pod admitir umais como essa é um contto como você achar que todo Senador é honesto em Brasília é um contrassenso irmão não dá para você pensar que as duas coisas são é estão ali significando a mesma coisa então existe na modernidade líquida um movimento de de de não é que derrete o peso do conceito das palavras para que eles sejam mais mais ambíguas e aí os maiores talvez
os representados na comunidade cristã não sejam os desertores não sejam aqueles que abandonaram a igreja porque não acreditam mais na igreja mas os que estão na igreja na pregação da ambiguidade na manifestação de posições ambíguas sem conteúdo e leves porque não quer se comprometer e porque não quer se comprometer quer atrair mais quer ser poroso quer receber mais gente em nome da porosidade se torna ambíguo nas suas expressões se tornam ambíguos nas suas palavras e aí a gente se pergunta bom você é ou não é veja bem aí pronto põe o veja bem na frente
que dali pra frente meu irmão vem um discurso que no final das contas o cara fala o que você já sabe com palavras que você não entende e no final das contas você ainda pergunta pom Mas afinal de contas o que você é Você é a favor do casamento homossexual ou não veja bem Deus é amor não filhinho eu tô perguntando para você Você é a favor do casamento homossexual ou não veja bem o que eu tô dizendo é que Deus é Amor o maior perigo da igreja é essa ambiguidade o maior perigo da igreja
é o esvaziamento do nosso discurso é quando o pecado já não tem mais o peso de toda a tradição que a palavra pecado carrega é quando o casamento não tem mais o peso que toda a tradição Cristã traz de interpretação sobre ao longo do tempo é quando a expiação de nossos pecados na cruz de Cristo Jesus já é esvaziada de respeito e é tratada como se fosse um um elemento que nos tira nos rouba a ação no mundo irmãos é como se a pregação do evangelho de Cristo Jesus na cruz do Calvário já não tivesse
mais o peso da represent atividade que tem por exemplo As Nossas ações tem um livro muito interessante escrito por scon um cara bem interessante e ele escreveu um livro chamado como ser um conservador e ele toca nesse ponto ele diz uma coisa bem interessante ele diz assim as coisas admiráveis são facilmente destruídas já parou para pensar nisso como coisas que levam tempo para serem construídas elas são fáceis de serem destruídas já viu como um casamento pode ser duro para ser mantido 20 com 20 anos Ah não quero mais mas como assim não quer mais como
a gente pode destruir coisas que são admiráveis que a gente constrói ao longo do tempo de uma maneira tão fácil ligeira a modernidade líquida é exatamente essa história meu irmão a história de como a gente pode destruir coisas que foram construídas de uma maneira tão admirável com suor e sangue dos Mártires elas são facilmente destruídas mas olha como ele vai dizer logo em seguida mas não são facilmente criadas então a gente é capaz de destruir uma tradição mas o que que a gente não é capaz de construir com a mesma velocidade que a gente destrói
a tradição destruída por isso que você vai ter dificuldades hoje de falar do evangelho para os jovens da tua igreja que são universitários e que são analfabetos bíblicos e você toma um susto porque você não era assim mas eles são alguma coisa a gente deixou escapar pelos dedos o que que a gente perdeu o que que a gente deixou escapar pelos dedos o que é que aconteceu que a gente perdeu de vista Isso é verdade vai dizer o scraton sobretudo em relação às coisas boas que nos chegam como bens coletivos ele vai dizer paz Liberdade
lei civilidade espírito público segurança da propriedade da vida familiar tudo que depende da cooperação com os demais que não foi construído por uma pessoa uma comunidade inteira se voltou para construir essa tradição e ela se tornar um legado do que passa de ano em ano de século em século tudo que depende da cooperação com os demais não nos visto não termos meios de obtê-las isoladamente ou seja não é alguém que chega aqui e diz assim irmãos eu quero apresentar para vocês uma nova cosmovisão cristã que eu inventei não tem não existe isso você não constrói
uma cosmovisão você não constrói uma coisa olha gente eu tô aqui vendendo os novos pressupostos de uma nov nova cosmovisão que eu inventei não tem como fazer isso uma cosmovisão não é algo que você constrói em primeiro lugar para você pensar você já tem que pensar porque uma cosmovisão já te tem já te possui você não você não possui uma cosmovisão uma cosmovisão te possui ou o cristianismo possui a tua mente ou a tua mente ela é dominada por uma outra cosmovisão somos por natureza dependentes e escravos a pergunta que você tem que se fazer
é quem é o teu Senhor essa é a pergunta mais importante se os crti se a cosmovisão Cristã não se ass senhoria de seu pensamento outra cosmovisão vai se assenhorar não tem como a nossa mente é dominada por visões de mundo e aí vem a grande cela que é a que com que o Scan termina o diálogo dele aqui em relação a tais coisas o trabalho de destruição é rápido e recreativo Você já parou para imaginar quantos jovens hoje Plantadores de igreja facilmente destroem a igreja facilmente destróem eclesiologia facilmente Dizem que o trabalho que foi
feito por outros não vale nada não serve nada e ele agora vai apresentar algo novo pra sociedade algo novo pra igreja a gente é capaz de destruir doutrinas infração de segundos a gente é capaz de absolver toda uma comunidade salvar todo mundo irmãos para manter gente dentro da igreja a gente é capaz de tornar o evangelho um evangelho que não mais agride não mais ofende ele é um evangelho domesticado ele é é um evangelho gatinho sabe que tem um pratinho ali ele sabe que ele tem que tomar o leitinho dele ali o evangelho lios disse
que não era um gatinho era um leão e leão é selvagem é da Ordem da selvageria o evangelho não se domestica por isso a gente não pode olhar pra cara do Evangelho como diz o o Charles Spur e fazer bilu-bilu na cara do leão o evangelho Charles Spur vai dizer ele é como um leão numa jaula o que você pregador tem que fazer é abrir a jaula e deixar o leão fazer o estrago o labor da criação veja bem é lento puxa a gente quer plantar a igreja ou a gente quer revitalizar a igreja isso
não vai acontecer da noite pro dia meu irmão a gente quer que a igreja cresça logo de uma vez porque a gente encontra alguns fenômenos incríveis n no nosso contexto aí jovens pregadores pastores que de repente 1 2 anos já tá com 400 membros e a gente olha pra gente fala assim caramba eu tô aqui com essa comunidade básica com 20 não sai dos 20 Tá difícil até para marcar o dia do culto público não consegui nem já fiz ó 300 ensaios Jonas a gente já passou da época de ensaiar já não aguento mais ensaiar
e a gente fica se olhando assim puxa vida eu precisava que fosse a coisa mais rápida a modernidade líquida acelera tantos processos de percepção do crescimento faz a gente olhar pro lírio do campo e achar que o lírio do campo cresceu da noite pro dia meus irmãos quando Jesus olha para seus discípulos e diz assim para eles observem como crescem os líos do campo ele não tá dizendo assim observem os líos do campo O que Jesus disse aos seus discípulos é veja como eles crescem e como cresce um l do Campo sem você perceber o
seu crescimento você não ficou ali no lro do campo olhando o lro do campo crescer todos os dias porque o l do campo para você ó pouco importa nem dava conta da existência do L do Campo Tem L do campo daí é Jesus que fala observa como crescem E aí eles param para pensar e tem que ser obrigados a pensar como cresce o l do campo primeiro lugar sem ser percebido pelos hom espere que homem algum perceba o crescimento de Deus na tua vida meu irmão você é um lío do campo e os homens não
t a graça de perceber um lro do campo crescer sabe como que a professora de ciências ensina a gente sobre crescimento dos seres vivos ela pega lá o feijãozinho lembra do feijãozinho que que ela faz com feijãozinho coloca no algodão molha com água e fala pro cabuco ficar olhando lá PR áu não você põe lá no dia seg você vê o que que aconteceu e faz uma anotação no outro dia você vai faz outra anotação por quê professora não é idiota Ela sabe que nós não temos capacidades de ver o lírio do campo crescendo a
gente só tem condições de ver o lío do campo que cresceu líos do Campo São como filhos a gente não percebe eles crescendo eles crescem e a gente olha fal Caramba como esse bacu tá grande meu como ele tá crescido é assim que acontece porque a gente não tem capacidade de ver o l do campo enquanto ele está crescendo então meu irmão liberte os homens da tua vida eles não têm condições de perceber você crescendo eles só olham para você quando você cresceu enquanto você está crescendo o lírio do campo vive uma vida solitária nesse
sentido mas você nunca vai ver um lío do campo subindo num Edifício dizendo assim ó vida aos céus meu ministério não é reconhecido pelos homens Ah E aí se joga do prédio não você precisa perdoar os homens por aquilo que eles são incapazes de fazer e você está querendo que eles façam você não Você não tem o direito de ficar com raiva das pessoas que estão ao seu lado porque elas não percebem o seu crescimento sabe por quê elas não foram feitas para perceberem você crescer Então por que que você tá esperando deles o que
eles não podem fazer porque só existe alguém que percebe o lro do campo crescer e a única pessoa que sabe todos os momentos do LD do campo é aquele que fez o lro do campo Deus conhece você e tem acompanhado o teu crescimento em todos os momentos então às vezes a gente quer que a coisa Seja rápida e aí Deus está fazendo o seguinte Filhinho eu escolhi essa igreja não foi para que você salvasse essa igreja escolhi essa igreja para salvar você eu te dei essa igreja para tratar com o seu caráter eu te dê
essa igreja para fazer você um homem fiel e você entender que no final da vida o que mais importa é você me entregar tudo aquilo que eu te dei a pergunta é o que Deus tem te te dado meu irmão não é 20 minutos não são 30 minutos que vão resolver o nosso problema e fazer uma realizar o sonho de todo pastor que a igreja super lotada vejo que o o Scot termina dizendo também é uma razão pela qual os conservadores sofrem desvantagem quando se trata da opinião pública sua posição é verdadeira mas o que
que acontece quando o cara i já vai falar sobre O menino já fica pô que coisa mais chata retrógrada pesada mas os oponentes o que que oferecem porosidade discursos excitantes mas é falso mas é falso Eu gosto muito de um exemplo que foi uma das coisas mais incríveis que eu vivi na minha vida na faculdade eu tive um vários professores doidos é normal na faculdade de Filosofia mas tinha um que extrapol os limites da liquidez ele era um professor de estética famosíssimo e bom bom dava uma aula boa só que ele era louco e ele
dizia o seguinte gente olha a gente combina aqui olha 7 horas começa a aula tá certo não é isso que tá no seu no seu eu vou chegar aqui 15 PR 7 e vou esperar até 7:15 para começar a aula eu vou começar 7:15 porque já tô dando os 15 minutos de atraso para vocês então vocês T direito para para atrasar os 15 minutos mas deu 7:15 quando eu fechi aquela porta porta não quero que ninguém entre e tem mais não quero que quando fechar aquela porta não quero ouv um pio então quando fechava a
porta dava Unos 15 minutos ele fechava a porta era um silêncio Sabe aquele cara quando abre aquele Papel de Bala cara você queria ver ele endemoniado fizesse isso mas era era terrível porque você queria abrir uma bala você colocava entre as pernas assim fazia um contorcionismo para abrir uma bala um dia desses deu 7:15 ele começou a dar aula passou uns 5 minutos a porta quando fez assim meu eu já gelei eu falei hoje vai ter óbito aqui e entrou um colega nosso Rastafari muito louco cara ele tava muito louco naquele dia e ele professor
professor desculpa eu cheguei atrasado e o professor Por incrível que pareça não brigou com ele só acompanhou ele assim até ele sentar no lugar olhou para ele e por incrível que pareça não falou nada continuou da aula e foi dando aula aula aula não deu uns 5 minutos o rastafar levantou a mão disse assim professor eu sei que eu tô pegando o bonde andando mas eu queria fazer uma pergunta mas quando ele disse assim olha eu sei que eu tô pegando o bonde andando na hora ele bateu com as duas mãos na mesa o quê
aí pronto ficou endemoniado bicho era Legião já no no cangote do cara o que você pensa da sua vida seu infeliz você acha mesmo que a história da humanidade Começou quando você entrou por aquela porta a vida é um bom de andando meu filho a história da humanidade não começou quando você nasceu meus irmãos eu tenho tanta vontade de falar isso para Alguns irmãos na igreja eu tenho vade sabe porque tem hora que parece que tem uns irmãozinhos que que eles têm a graça de dizer olha eu sei que eu peguei o bonde andando e
esquecem de todo uma tradição de toda uma história eles estão começando algo novo nós somos algo meus irmãos a gente precisa dar o braço a torcer de que a gente precisa reverenciar a cruz de Jesus e ela tem data não foi ontem a gente precisa reverenciar a cruz de Jesus e ela não aconteceu ontem queria terminar lembrando e fazendo a tradição paraa nossa próxima palestra e obviamente intervalo com um livro daquele sabe você não pode passar dessa vida prra sem ler escrito por yaroslav Pelican graças a Deus a gente já tem esse livro em português
chama-se a tradição Cristã volume primeiro ele diz a famosa frase a tradição é a fé viva dos que já morreram e o tradicionalismo é a fé morta dos que ainda vivem em todos os momentos aqui quando eu falar de tradição principalmente na segunda parte eu não estou me referindo a uma fé morta e pesada meramente pesada e castradora Não estou falando de tradicionalismo não estou falando da Fé morta não estou falando de uma de uma de uma mera reverência diante dos mortos de alguém que é morto eu estou falando aqui daquilo que Pelican chamou de
tradição uma fé viva aquilo que a gente poderia chamar de uma fé sólida dos que já morreram e que é tão importante paraas nossas igrejas hoje nós vamos fazer um intervalinho E aí depois eu volto com a segunda parte da palestra onde eu quero trabalhar o tema da Fé sólida
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