vocês mandam muitas perguntas sobre o senso de Davi em segunda Samuel 24 e em primeira crônicas a gente tem aí o relato do Episódio onde o Rei Davi realizou um senso de trouxe consequências desastrosas para Israel naturalmente a pergunta que surge é que tipo de Pecados estaria envolvido em fazer um recenseamento a gente tá no meio do senso agora do IBGE Será que fazer senso é pecado Pronto agora acabou vamos ver qual é o pecado do censo de Davi Além disso os textos Paralelos mostram diferenças no senso de Davi em um sentido espiritual muito profundo
em um texto Deus incita Davi ia fazer o senso em outro texto Satanás insita Davi e agora qual o sentido real dessa passagem bem esse é o de olho no texto O programa de exegese bíblica tanto do antigo quanto do novo testamento aqui do dois dedos de teologia eu sou apaixonada Martins que você está nos escritórios do Instituto Shaker e teologia e cultura Então antes do vídeo começar lembra de conferir a tua inscrição clica aí você que assiste esses vídeos com frequência usa na EBD indica vem aqui aprender teologia mas ainda não é inscrito clica
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YouTube saber que você se interessa por esse tipo de vídeo que esse vídeo deve ser recomendado dentro da plataforma esses vídeos de exegese bíblica sempre tem menos views sempre são vídeos mais profundos dentro de forma mais intrigada com texto bíblico Mas a gente não se incomoda muito vai continuar fazendo esse tipo de material mesmo que seja material que não tenha tanto viu como vídeos mais simples de perguntas rápidas de comentar coisas que aconteceram polêmicas da semana mas a gente sabe isso aqui é o nosso amorzinho a gente ama fazer a gente vai continuar fazendo então
por favor sempre esses vídeos sairrem dessa moral pra gente ajuda a levar esses vídeos mais longo Então vamos lá vamos começar com uma parente contradição no texto para depois a gente lidar com o pecado de Davi tradicionalmente judeus e cristãos tem Explicado essa diferença nas narrativas acerca de quem citou o Davi a fazer o centro a gente tem que por um lado um texto dizendo que Deus incitou Davi a fazer o senso enquanto em outro a gente tem Satanás incitando Davi ao centro tradicionalmente os cristãos e os judeus têm interpretado essa parente contradição dizendo que
na verdade Deus permitiu que Satanás agisse incitasse a Davi Deus teria incitado mas a verdade que Deus fez foi permitir que Satanás essa é uma explicação muito comum um tanto simples um tanto fácil mas que Não convence todo grande teólogo o Bill Arnold por exemplo não tá muito satisfeito com essa explicação e chama atenção para a forma como os israelitas faziam a sua teologia ele lembra que os israelitas não estavam preocupados com causas secundárias ele lembra que a ênfase que eles davam a Deus como o criador e o meu supremo do universo geralmente encontra a
expressão na Bíblia ao creditar a ele os desastres e as calamidades por exemplo somos nós leitores modernos que estamos muito mais interessados e defender Deus como se ele estivesse indo contra o seu caráter e contra os seus atributos quando as coisas ruins acontecem os autores israelitas não estão muito preocupados com isso eles estavam muito mais interessados na manifestação do poder de Deus nas coisas uma vez que Samuel criou a crônicas os leitores israelitas e subsequentemente nós também perceberemos a administração de Deus a usar Satanás para isso o ardor de argumenta que o propósito dessa sessão
final de Samuel que vai do capítulo 21 ao 24 é confirmar e reforçar os temas messiânicos das narrativas anteriores então Capítulo 24 retorna à caracterização central de Davi como rei ideal de Israel mas como Davi teria essa caracterização se ele pecou é o que a gente vê mas adiante a gente tem que olhar para o papel de satanás aqui no texto o marketing Selma na ponta que Satanás foi mencionado diretamente três vezes no antigo testamento em Jó 1 e 2 Zacarias 3 e aqui com um nome próprio enquanto nos outros lugares Ele é tratado como
oponente o adversário ou inimigo coisas assim Bom tipo achamento tá muito mais preocupado com a sua função que é se opor a Deus do que com a sua origem ou com a sua identidade em si até mesmo a ação dele é sempre restrita pela ação de Deus e aqui não é diferente os verbos se levantou estão de acordo com o que é dito sobre o seu caráter em outros lugares da Bíblia levando em conta que o texto paralelo informa que Deus citou Davi e que isso não deveria ser entend de forma fatalista poderia ser anulado
de alguma forma por uma resposta humana positiva como a gente vem em primeira Samuel 26 19 a ironia desses contexto é que o próprio Davi aconselha saúde se arrepender se ele pensa que foi Deus que me citou aquilo de forma semelhante o Censo deve ser entendido como uma forma de Deus julgar Israel mas os efeitos dele poderiam ter sido evitados se o mesmo Davi que aconselhou Saul tivesse reconhecido o erro que ele tava fazendo agora existe uma outra interpretação desse texto muito interessante que dessa tratada também com muito respeito e a de Steven na 15
no caso esse argumento vem de duas formas primeiro vem a ideia de que aqui no contexto o povo de Israel estava em guerra não era um contexto normal onde havia batalhas contra vários inimigos e em segundo lugar Satanás como um nome próprio para o inimigo o acusador é uma coisa que não aparece tão no início do Judaísmo não geralmente termo vem do Judaísmo posterior não acontece com o judaísmo antigo aqui seria Provavelmente o único caso de satanás sendo usado para se referir ao diabo dentro do Judaísmo mais antigo esse tema Um Novo Testamento aparece no
judaísmo tardio mas não temos ângulo evidência disso no judaísmo antigo o que aqui isso pode significar talvez Satanás aqui não seja um termo usado para falar do diabo como uma força espiritual mas usado no seu sentido mais como um substantivo a ser traduzido como inimigo dessa forma aquele que incitou Davi aqui não foi Satanás né o inimigo no sentido espiritual mas um inimigo em um sentido humano o termo Satanás é usado em vários lugares do Antigo Testamento como a referência a inimigos humanos também e não apenas ao próprio diabo e essa é uma interpretação muito
Sagaz ela não fere nenhum princípio hermenêutico ou teológico específico aqui qual a posição a gente segue né pra eu dar argumentação de que foi Satanás como uma força Demoníaca no mesmo Capítulo a gente sabe que Deus envia o anjo do Senhor para executar uma praga portanto a figura de um ser espiritual não é estranha Além disso mostraria que Deus está no controle tanto de satanás quanto de seus anjos ao anjo do Senhor ele diz um basta e o Anjo para de feliz Israel uma praga na mesma forma Satanás não é que o diabo estaria parado
diante do basta do senhor também não seria problema nenhum Deus Agir por meio do diabo que foi que trouxe sofrimento sobre Jovem Foi Deus Deus foi completamente soberano sobre o Sofrimento de Jó e nós podemos dizer que foi Deus quem trouxe dor para a vida de Jó Mas quem foi o agente disso foi o Diabo Deus permite que o diabo toque em algumas pessoas é Martinho Lutero quem diz que até o diabo é o diabo de Deus a gente imagina às vezes Deus o diabo num numa queda de braço né ah eu vou vencer você
vai vencer eu vou vencer você vai vencer fica lá Deus o diabo brigando e tal e é verdade é que o diabo é um cão na coleira de Deus segura o Diabo Deus tem poder para evitar que o diabo faça o que ele quiser e Deus usa as forças do mal para sua glória também o Livro de Jó é um texto que não deixe ninguém acreditar no contrário disso nesse sentido essa aparente contradição de Foi Deus ou foi o diabo no senso de Davi se resolve diante da ideia de que poderia ser o diabo agindo
debaixo do controle da Graça de Deus e que isso não seria um ato impossível de que Davi resistisse porque a gente teria um incitação ou seja algo na Esfera da Tentação Deus teria permitido que Satanás tentasse a Davi e Davi não resistiu a tentação de satanás Deus não seria o agente da tentação mas ele seria aquele que a soberano até sobre as ciladas do maligno sobre nós Deus sempre consegue o escape e Davi não quis o escape que estava diante dele debaixo da graça do senhor agora a posição que adota a tradução de Satan como
inimigo também não é nem um pouco estranho ao contexto de Drone e é outra interpretação plenamente possível Davi está em guerra e está prevalecendo contra seus inimigos a gente vê isso Primeira Crônica de 19 e 20 depois de tantas lutas contra outros inimigos não seria estranhos Davi tivesse se sentindo pressionado por mais um inimigo que isso levantou contra Israel e decidisse então fazer um senso justamente para mostrar grandeza do seu exército do seu povo corroboraria para essa visão das coisas a ideia de que Joabe comandante do Exército de Davi estivesse junto de Davi nesse momento
sem forçar o contexto aqui a gente Davi numa situação de estratégia de guerra com Joabe quando esse inimigo se levanta contra Israel a presença de Joabe não de qualquer outro profeta Nesse contexto favorece essa posição que talvez fosse ali um contexto de guerra e não contexto de Tentação espiritual entenderia que Deus tem poder sobre os exércitos que se levantam contra Israel e que imaginam que podem vencê-lo a gente é isso não sai um capítulo dois o ponto foral então seria que Deus permanece no controle até mesmo das ações inimigas que de satanás com sua atuação
Deus pode entregar pecadores nas mãos de satanás tá na Bíblia em primeira crônicas em primeiro Timóteo porém o julgamento de Deus Visa O arrependimento enquanto a ação de satanás num marketing Selma também comenta que o julgamento Divino a tentação satânica é a escolha humana não são mutuamente exclusivas mas também não devem ser igualadas essas três coisas as vezes podem acontecer ao mesmo tempo mas essas três coisas não são a mesma coisa a gente tem responsabilidades Deus age soberanamente Satanás a gente tenta e essas três coisas agem ao mesmo tempo mas elas não podem ser confundidas
como se fosse a mesma coisa o Selma ainda nos faz perceber que depois do verso 1 Satanás aqui não é mais citado esse inimigo não aparece mais o Selma é partidário que foi Satanás como uma força espiritual agindo aqui mas essa é uma consideração que pode ser usada também para aqueles que são partidários para a ideia de que Satan se refere que é um exército inimigo ou algo assim bom quer ter sido um ser qual que é tem sido um agente inimigo que incitou Davi com conversinhas ou então a presença é a existência de um
exército inimigo muito grande e se todavia até que fazer um senso para ver o tamanho do seu exército tudo isso é possível e a aplicação prática desse texto não se perde Davi foi tentado e Davi cedeu a tentação Deus continua soberano seja sobre o diabo seja sobre os exércitos inimigos Davi Deveria ter confiado em Deus e não confiado na força do seu exército Qual é a natureza desse inimigo não é o foco da questão o ponto é que esse inimigo só age no versículo 1 e Davi tem uma escolha a fazer que inclui a possibilidade
de arrependimento de fato isso é mostrado tanto por Joabe os Versículo 3 e 6 que adverte o rei quanto pela percepção da própria culpa de Davi no Versículo 8 e pela sua resposta o julgamento de Deus versículo 9 a 13 agora o que não é revelado nem por Samuel nem por crônicas é o motivo da era de Deus ali Por que que o Censo Seria algo ruim Qual o pecado de Davi nesse senso e sim o pecado licenciamento são possibilidades a gente vê Contagem sendo feitas em números até mesmo crônico esse senso específico também não
era obviamente errado Afinal até Joabe percebeu isso no entanto o texto trata esse senso de Davi como algo obviamente errado obviamente errado não é uma coisa que é discutida claramente seria um erro até Joabe percebeu isso e segunda Samuel 24 primeira crônicas 21 assim o texto espera que nós leitores tratemos aquilo como algo que não precisa ser sequer e explicado é óbvio que é errado olha só o pecado de Davi Ele não explica pecado então a gente Deveria encontrar algum fator que torna obvia essa leitura até o Joabe percebeu previamente que aquele senso traria culpa
da vida logo Davi também seria uma coisa ruim para Israel logo da vida bem poderia ter percebido aquilo então o que é que a gente não está percebendo Mary Evans aponta que Joabe não era renomado por seus conselhos espirituais ou por grande preocupação com a justiça com a vontade de Deus mas nessa Instância ele foi claro que a ação de Davi era e na própria piada então e aí como é que a gente resolve isso bom tem cinco possibilidades do Porquê desse senso tem um aspecto Primeiro as tribos sentiram uma ameaça à sua separação e
segundo o caráter da Guerra Santa de Deus foi secularizado terceiro a benção de Deus não poderia ser reduzida a estatísticas 4 Davi falhou em reconhecer o Censo como uma prerrogativa Divina ao não fazer um sacrifício para Deus quinto o Censo era uma expressão do orgulho humano acerca de Por que que foi pecado o senso de Davi é só as explicações mais comuns que você vai encontrar por aí vai ver parece ter esquecido que o povo não era seu mas era um povo de Deus agora o marketing selman de três coisas que eu acho que são
muito apropriadas a gente acreditar acerca do que estava acontecendo aqui sem SUS eram instrumento de domínio também quando você é essenciava um povo você estava dizendo que estava controlando dominando sendo superior a esse tipo um recenseamento era prática de dominação de um rei sobre um povo também representava uma forma do Rei conseguir definir o tamanho do seu povo e mostrar a grandeza dele o que seria confiar num poder numa força que seria o mano diante disso Davi não teria seguido a lei mosaica demandava o pagamento de um Resgate desse processo de recenseamento ele teria falhado
em reconhecer que o povo de Deus não poderia ser contado por causa da promessa que foi feita aos primeiros pais e que todo o Censo era feito com um propósito dado pelo próprio Deus e esse senso de proteção de baixo de alguma atuação Divina diante disso parece que existe uma forte ironia na passagem Davi quer saber Quão grande era nação mas acaba sofrendo uma redução por causa de uma praga é como se Deus tivesse dizendo o seu senso não adiantou de nada da vida pior trouxe mal e reduziu a nação a gente pode então tirar
alguma conclusão com base na lição que Deus dá para Davi queria saber o tamanho do Povo ele queria mapear a sua força militar e Deus tá deixando claro e Davi Não precisava se preocupar com os números ele tinha que confiar na graça de Deus e No Poder de Deus para que Ele vencesse as guerras agora como é que Davi pode ser apresentado como um líder modelo apesar disso tudo bom isso é por causa do que ele fez após perceber as consequências dos seus erros Davi se arrepende do seu pecado e se achega a Deus pedindo
perdão Diferentemente do pecado que ele cometeu combate-seba no qual ele acobertou o seu pecado pela hora na situação é que não é preciso que um profeta o adivinha do seu erro Como foi no caso com Samuel e crônicas relatam O arrependimento e a imediata e subsequente volta atrás ele pede perdão ao Senhor anteriormente a chegada do profeta Gaia mesmo que ele tenha se arrependido e pedido perdão Davi não ficou isento das consequências do pecado O Profeta gadge vem trazendo Davi uma palavra punitiva de Deus davidinha que escolheu entre três punições que viriam sobre Israel quanto
menor a duração da punição maior seria a gravidade dela mas de modo diferente do que ele fez antes ele se coloca nas mãos de Deus isso mostra como Davi aprendeu com seus erros e mostra a devoção do Rei servo de Deus é melhor cair nas mãos de Deus mesmo que ele age de falar uma punitiva porque ele é misericordioso que cair na mão dos homens que nunca perdoariam Israel as coisas de Davi é resolver confiar que Deus agiria com justiça e misericórdia e o que vemos é como Deus Opera em seu poder em sua soberania
e no seu propósito terrível praga só Israel e o texto diz que Deus ficou profundamente confundido dando ordem ao seu anjo para tirar a sua mão de Israel justamente Quando ele estava diante da Ira de Araúna novamente Davi mostra o seu caráter de servo de Deus ele vê a desgraça que Israel estava sofrendo e diz que a punição deveria recair sobre ele e sobre a sua casa mas eu tinha outros planos gade chega a Davi Dizendo para ele ficar um altar justamente onde a praga parou ali na Ira de Araúna e Davi Como Rei poderia
simplesmente reivindicar a terra e nave haveria nenhum problema nisso mas ele resolve comprar a terra e ali é de ficar Um Altar A narrativa de Samuel termina aqui um Davi construir no Altar isso nos mostra o caráter de Davi que acima de tudo deseja servir a Deus isso também nos mostra o caráter de Deus que é soberano e digno de ser adorar apesar dos feitos de Davi não seria ele que construiria o tempo onde Deus habitaria no meio do seu povo Evans comenta que o lugar foi comprado sacrifício foi pago a praga acaba a vida
continua sobre as bençãos de Deus e o local do templo está pronto essa parte da narrativa tá completa e os leitores estão preparados pra introdução do Construtor do tempo Davi Sabia que não seria ele que construiria a casa de Deus mas Ele preparou o lugar e o material para que Salomão executasse o trabalho que o interesse de Davi preparar o tempo é exemplifica a sua preocupação pelo sagrado e também pela comunhão com luz que o tempo apresenta a narrativa nos mostra que Deus deu ordem para o início e para o fim da Praga definindo os
seus limites controlando os seus efeitos removendo a mão do seu anjo e estabelecendo um lugar para a construção de onde ele habitaria justamente de a praga não tocou porque o local onde Deus habita é santo e nem o mal pode tocar por isso o foco da narrativa não é se perder sobre o versículo 1 sobre a questão do problema do Mal Quem era a verdadeiramente esse inimigo que sustou Davi Mas vê a postura de Davi Ele se tornaria um rei modelo para todos os demais Reis de Israel porque ele demonstraria arrependimento quando percebesse seu pecado
é o que um rei servo que coloca Deus acima de tudo faz é aquele que ama o povo que Deus lhe deu deve fazer ele demonstra honra Deus Diferentemente de Saul que se precipita e faz o que não devia precisando se é divertido por profetas Samuel é um e dois claramente fazem a comparação entre Davi e Saul mostrando que Davi é o rei servo Segundo o Coração de Deus quando Saul é escolhido porque o destaque enquanto Davi é escolhido como menos notável talvez se arrepende gêmeninamente em seus pecados ao passo que saiu é tomado por
um remoto profundo mas um real contrição Pelos Pecados no final da narrativa de sal é trágica enquanto o final da narrativa de Davi é de conquistas e de Honrar o senhor é o Bill Arnold que comenta sobre esse encerramento de Samuel dizendo que Davi simboliza o vice-regente ideal enquanto Jeová somente o rei real de Israel esse Capítulos finais posteriormente o caracterizaram como Regente justo que a miraculosamente liberto por causa de sua íntima relação com Deus Davi é vitorioso sobre seus inimigos e salva seu povo da fome e da Praga até mesmo quando Davi cai ele
é servo humilde que se arrepende mas 15 diz que apesar de pecar Davi mais uma vez a idealizado como uma pessoa que está disposta a reconhecer seu pecado quando é confrontado com ele é aqui que há uma Teologia da habitação de Deus ali é o local onde ele escolheu habitar na sua aliança com Davi e dessa forma a narrativa de Samuel nos aponta profeticamente para o rei que haveria de vir para aquele que seria a verdadeira habitação de Deus Salomão seria o rei que construiria o tempo no lugar onde Davi estabeleceu Cristo ainda mais seria
o Deus Manifesto em carne que habitou entre nós se Davi é o rei servo fiel a Deus Cristo é o rei que se faz servo e é fiel ao Deus Pai sendo o próprio enviado como presença de Deus conosco Essa é a beleza do texto que a gente às vezes perde preocupado só com as pequenas polêmicas que atiça o nosso curiosidade Esse foi o de olho no texto de hoje um cheiro no seu cangote e até a próxima [Música]