loucura é a Vida Vivida animada agitada loucura é a vida a vida sem sentido com vida que tem a vida envolvida na vida de outras vidas com vida envolvida na vida de um homem que tem a vida envolvida na vida de uma mulher da vida que vale a vida e essa busca louca de mim mesmo esse mundo aqui dentro aonde eu me escondo fica em torno de mim emoldurando eu tento sair não não consigo será este o meu castigo tentar entender a vida devo Expor os meus sentimentos através de um conto por meio de um
poema ou mesmo de uma tela quando me minha inspiração torna ass um lamento Ah já sei este meu mundo escondido a todos passa despercebido ninguém vê o meu interior tão restrito tão maguado tão tristonho ninguém ninguém o pode entender ninguém ninguém ele ele ele cristo olha vejo o mundo lá fora sorrir todos todos parecem ter um motivo uma razão uma alegria seria fácil fingir rir sonhar cantar talvez aquele riso sem expressão seja apenas Disfarce Disfarce O coração sofrido Disfarce O coração doído disfarce de um coração de um coração um sem luz é de alguém que
ainda não viveu e nem vive a verdadeira parte Cristo Jesus ele a vida loucura [Música] [Aplausos] [Música] k [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] k [Música] a [Música] [Aplausos] [Música] [Música] é claro que o confinamento ele algo terrível cruel mas o que foi mais eh crucial na questão do do da criação do anormal e foi o o golpe de mestre do Freud de de criar o o contrato burguês e porque como já se diziam o delus e gotar dizem num dado momento que os loucos um dia dirão eh bons tempos aqueles que
nos confinavam eh Porque hoje o que vemos a partir do Freud foi a questão do do eh de transformar o os esquizofrênicos ou aqueles que ele carimbam como esquizofrênicos é um [Música] fantasma e [Música] a loucura é é é é o que todo mundo pensa que é inteligente e ninguém inteligente o suficiente para entender o que Deus tá falando de palinha ó ó faça isso Faça aquilo você não fazer nada que que é há uma passagem Dael ela dizem que ela diz trago os seus estados de Puro vivido e eues transformarei em fantasmas [Música] tem
o meu Burrão de graça que é uma taa lá no meu riho para falar mesmo a verdade em qualquer cidade ele prenta aqui quando eu levanto o meu braço eleicha o passo e dá um suspiro meu Burrão já está na história tem tantas Vitória que eu tem de mim na cidade de Campina tem uma menina diz que até me ama fui a mão da moça o velho fez força quase que nós Trama a moça muito parceira sem fazer zoeira se jogou na cama garantiu pro meu amigo de fugir comigo no Burrão de fama então é
a partir disso começou a surgir um aquilo que o niet já dizia do da dívida eterna transferiram a dívida eterna do padre eh tanto o padre judeu como o Padre católico eh transferiram para para a figura do do psicanalista eh imaginamos que o doente ele chega com estado de pur vivido na clínica ou ou para fazer um tratamento e do qual ele vai trazer o estado pur vivido dele e ele já é rotulado como um anormal [Música] [Música] [Música] k a [Música] [Música] E no entanto o que ele teria para dizer é visto como como
algo que não tem sentido esquizoide é rotulado como esquizoide paranoico é manec depressivo no entanto ele pode estar falando algo que os próprios médicos não vê ele tá ele poderia estar sendo fazendo o diagnóstico da sociedade então é isso o que falta e no entanto a pessoa vai ela vai fazer o tratamento ela vai voltar um fantasma pra sociedade ela faz um contrato eh de modo que o a a loucura chama a suposta loucura dela fica no consultório e ela volta pra sociedade é domesticada pelo por aquilo que o médico entende como como normal então
é nisso que que deveria ser repensado a psicanálise ou as clínicas psiquiátricas tô prando de um violão Meu sonho é ganhar um violão Por que que você queria ganhar um violão que que o violão é pr você é tudo é pr minha animação meu divertimento para animar minhas horas eu minhas horas triste que eu tô angustiado oão para animar minhas horas tristes de angústia simboliza tudo de bom na minha vida tô triste aborrecido então pego vou cantar umas músic aí aquele aborrecimento aquele aquela tristeza aquele aquele aborrecimento aquele calum que eu tava assim triste da
vida passa então você não pode ficar sem o violão eu não posso ficar sem [Música] [Aplausos] violão tô com ela est bem satisfeito fazia assim manda Car Sec é o se da cachorra chega no sertão menina quando J da boneca sen que o amor chegou no coração ela só quer só quer namorar só quer só quer namorar então o que precisa ser repensado não é nem tanto a questão do do confinamento do manicômio Mas a questão do da do que que a psicanálise faz ou a psiquiatria faz com os doentes e que e ou ela
eles são confinados no no no próprio no próprio asilo Ou eles são soltos e através do contrato porque antes o louco ele ele era afastado da sociedade com com a com o golpe do do do Freud da do do contrato criou-se um contrato com com psicanalista e e ele ele volta novamente à sociedade e sem nenhuma sem nenhum sem nenhuma vivência aquilo que ele tinha de de vivência que ele viu na sua suposta loucura foi deixado no Divan e ele retorna como aquilo que foi dito um fantasma totalmente deixando sua individualidade para trás carij já
vai ter o mundo inteiro Federal J eu sou cantor e ator é se não for tudo é caranguejo é caranguejo eu sou meu nome é J na tv meu nome é JC coisinha coisona meu coisinha coisona todo mundo todo mundo é meu e Deus é Deus eu um dos pontos que del e gotar criticam o Freud foi quando o Freud fundou a a psicanálise ele quis fazer do inconsciente um teatro e para o delus guatarri o inconsciente não é um teatro mas S uma usina uma fábrica que produz desejo a todo momento e quando o
Freud ele ele ele faz do inconsciente no teatro ele cria decalques fotografias ele faz do do das lembranças do paciente decalques e fotografias sendo que o uma suposta cura era seria mais viável se produzisse inconsciente se criasse mapas no inconsciente linhas de fuga e por exemplo um texto muito conhecido do Freud que é o homem dos lobos ele vu ele trata o paciente e ele interpreta o sonho do do do homem dos lobos é o lobo sendo o pai do do paciente o rabo é o pênis a cicatriz a vagina o às 5 horas é
um o número cinco do algarismo romano que representaria as pernas abertas da mãe ao 5 horas é a hora que o pai que ele viu o pai e a mãe dele transando então com essa questão ele cria eh bloqueio ele bloqueia o desejo e é em em oposição ao que a isso o dele Guari ele não pensa no bloqueio mas sim naquilo que nas linhas de fuga da produção do desejo da produção do inconsciente as linhas de Fugas que estão relacionadas ao rizoma o rizoma que não não existe nem começo nem fim mas sempre está
no meio o rizoma aquilo que pode produzir sempre vida sempre eh linhas de de fuga eh encontrados nos platô que e são os pontos de intensidade E podemos encontrar nessa questão dos homens do homem do Lobo a questão do do Devir animal aquilo que o o paciente viu o animal eh se relacionando eh o coice do animal o o latido do cachorro e aquilo ser transformado no naquilo que Ele no Devir homem animal e não o homem imitando o animal mas eles simplesmente participando de um Devir funcionando produzindo consciente o inconsciente então nessa questão que
o a a esquizoanálise é antif freudiana anti psicanálise Ortodoxa porque a questão é produzir inconsciente e não simplesmente fechar as linhas de fuga e criar um mapa para ela poder produzir a vida dela e sempre eh está produzindo vida e nunca mais eh entrando em buracos vazios mas sim produzindo e através das suas linhas de Fugas através do rizoma porque a vida nunca ela pode parar nessa questão do decalque da foto do do desenho mas sim na questão de estar sempre escapando através das linhas de fuga por porque e professora sa Sabe que Dio para
m como e porer aprh espanhol né e falei Porque quero aprender português porque brasileiro e todo mundo risada e falei brasileiro autêntico você imagina eu fal eu sou brasileiro Auto aí é nó não terminar você sabe aí a professora falou Como é teu nome meu nome Marcos Ant e por você saber haar português brasileiro Atico too mundo quandoo minha cara você sabe que de braso o grito do pirang jogador de FB não sabe todo eu eu est estudando para saber o Brasil eu te amo você min quer morrer aqui Brasil te amo te amo Brasil
você minha terra maravilhosa Gigante pela própria natureza e de amarelo eu que amo desculpa aí qualquer falha tá tá bom há dois grandes tipos de investimento social um segrego e o outro nomás as pessoas em paranoicos fasz ados é aquele que foi boa pessoa para trabalhar aquele que foi conduzido a uma razão que foi desterritorializado para simplesmente agir conforme a máquina a máquina social faz ele funcionar eh corta-se o o fluxo de desejo dele e ele se situa nessa questão a serviço do Apenas do capital e do outro lado ao esquizo revolucionário é aquele que
foge aquele que não aceita mais a moral o a burocracia o a bolsa o trabalho e vai seguir por outros linhas de Fugas Então essa pessoa ela é pode ser considerada da classe inferior ela diz eu sou um miserável um maldito que poderia poderíamos estar falando do moradores de rua dos dos drogados eh daqueles que são esquecidos dos Artistas Malditos entretanto essas pessoas que se dizem que são consideradas anormais em oposição aos ditos normais que são considerados paranoicos esses anormais eles são vistos pela sociedade como pessoas inferiores entretanto eles estão muito além daquilo que pode
pensar como Liberdade porque eles conseguem eh aceitar o consegue construir o fluxo de desejo deles ao contrário daqueles que estão simplesmente eh sendo vítima da da grande máquina opressora e o o o esquizo aquele que foge ele consegue criar o fluxo de desejo dele e poder produzir e poder viver e ele é muito mais e avançado em relação ao paranoico o Brasil é falso o Brasil falcidade d na H uma vergonha seguinte para de falcidade gente vamos reagir paraa tudo na rua ninguém vê nada ninguém vê na rua eu tô vendo gente de fome isso
para Brasil Gente é mentira BR Gabri São Paulo an não que eu sou se a espécie humana sobreviver Imagino que os homens do Futuro considerarão nossa esclarecida época como um verdadeiro século do obscurantismo e serão Sem dúvida capazes de apreciar a ironia dessa situação com mais humor do que nós rirão de nós saberão que aquilo que dávamos o nome de esquizofrenia era uma das formas sobre as quais e muitas vezes por intermédio de pessoas absolutamente comuns a luz começou a através das fendas dos nossos espíritos fechados a loucura não é necessariamente um desabamento pode ser
também uma abertura de saídas o indivíduo que faz a experiência transcendental da perda do Ego pode ou não perder de diversas maneiras o equilíbrio pode então ser considerado louco mas ser louco não é necessariamente ser doente mesmo se em nosso mundo os dois termos se tornaram Partio do ponto de vista da nossa pseudo saúde mental tudo é equívoco esta saúde não é uma verdadeira saúde a loucura dos outros não é uma verdadeira loucura a loucura dos nossos pacientes é um produto da destruição que nós l impomos e que eles se impõe a si próprios e
não se pense que podemos encontrar a verdadeira loucura nem que somos verdadeiramente sãos de espírit encontramos em nossos doentes é um grosseiro Disfarce uma aparência enganadora uma caricatura grotesca do que poderia ser a cura natural desta estranha integração a verdadeira saúde mental implica de uma maneira ou de outra a dissolução do Ego normal [Música] [Música] a máquina social lida com uma racionalização e também uma encenação a racionalização da da máquina capitalista por exemplo seria a a utilização das técnicas a utilização da ciência de modo geral para introduzir as necessidades nos indivíduos de modo geral e
a sua saniza seria esse mesmo padrão feito de maneira a obter somente o lucro que é próprio da máquina capitalista na introdução desses Desejos em cada indivíduo para gerar a mola propulsora do do consumismo de forma que que ocorre um fenômeno dentro disso que o indivíduo ele acredita que que está satisfazendo as suas vontades quando Na verdade são as necessidades implantadas pela máquina capitalista [Música] k [Música] [Música] e é preciso dizer outra coisa salientar algo mais crucial dentro do do que é essa máquina o que constitui essa máquina opressora capitalista que as pessoas de modo
geral elas acreditam que a tecnologia e os os frutos da ciência do desenvolvimento humano é um produto do capitalismo mas na verdade a a tecnologia ela está a serviço do capitalismo ela está a serviço dessa racionalização feita pela máquina capitalista porque na verdade a tecnologia e os avanços científicos eles deveriam estar independentes e estar a serviço da humanidade e a serviço da vida no planeta pra melhoria da vida no planeta que é o que o que ocorreram com as grandes descobertas e a imprensa de Gutenberg por exemplo que possibilitou toda uma uma gama de possibilidad
de ampliação de Horizonte da da né da do do do do conhecimento que se era produzido até então e que mudou toda uma uma escala de ordem como aconteceu com outras grandes descobertas e que ainda acontece as descobertas elas continuam ocorrendo porém a máquina capitalista produtora de desejos dos indivíduos ela se utiliza do desenvolvimento tecnológico para introduzir essas necessidades ou seja o um um um veículo particular por exemplo Ou um aparelho televisor Eh que que é introduzido a técnica da obsel cência programada para fazer com que a vida útil desse objeto seja menor para faz
com que gire essa grande canda do consumismo aonde vai vai gerar um ciclo um que vai fazer gerar as engrenagens e e continuar a manutenção desse sistema [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] [Música] ora a normalidade é uma malouca que pensa que é normal como pode no mundo pautado pela diferença Por que que nós temos que seguir um padrão hegemônico Por que nós temos que seguir o que tá na moda Por que não usar quebrar quebrar com a norma quebrar com a lei porque tudo é criado pela consciência de alguns homens e nós dotados da
nossa própria consciência temos que seguir a consciência do outro Isso é um absurdo isso isso é insanidade do que o mundo tá tá vivenciando agora e o sistema a máquina capitalista esse sistema opressor esse sistema que que não tolera a diferença se aera é de uma forma a passar uma imagem de democracia quando na verdade não existe democracia o que existe é é uma formulação um enquadramento que você é obrigado a seguir se você não segue você é considerado um excluído o único mito moderno é o dos zumbis esquizos mortificados bons para o trabalho reconduzidos
à razão nesse sentido O Selvagem e o Bárbaro com suas maneiras de codificar a morte são crianças em relação ao homem moderno e a sua axiomática são necessários tantos desempregados são necessários tantos mortos a guerra da Argélia não mata mais do que os desastres de carro no fim de semana a morte planificada em Bengala etc o homem moderno delira muito mais seu Delírio é uma central com 13 telefones ele dá suas ordens ao mundo quem não gosta das senhoras é também Valente ele é efusivamente condecorado no jogo do homem o instinto de morte o instinto
silencioso está Decididamente bem colocado talvez ao lado do egoísmo o seu lugar é o zero na roleta o cassino ganha sempre a morte também [Música] todo ano é a mesma coisa você vê casa casa caiu barranco encobriu o povo e nada se faz mas quando chega a eleição meu Deus como são bonzinhos como são honestos para sair na rua abraçar e beijar todo mundo passou isso Adeus o povo que se dane o Povoa lama endeu dos maiores exemplos que eu poderia até citar não é de São Paulo não é de Minas Mari absurdo pa inteiro
frando com a situação de Mariana de Bento Rodrigues né e o governo Mineiro gastando 6000 kg de fogos para quê se o povo tá passando fome tá encoberto de lama para que gastar um dinheiro desse aplica o dinheiro aonde há necessidade gente sem moradia sem alimento o povo não passa sem for de artifício passa sem carnaval passa entendeu mas sem dignidade ninguém passa entendeu então e chega a eleição é tanta promessa tanta é tanta promessa é tanto beijo para cá e beijo para lá e abraço mas depois os caras se acomoda eles entram dentro dos
quartinhos deles aí e não quer nem ver mais o povo bota grade para todo lado e policial para todo canto isso um absurdo C eu sou morador de rua tem não é não é um ano nem dois é 10 para mais e é assim tem que adar direitinho Tem que ajudar o próximo fazer o bem sem olhar que sem olhar que ajuda e todo lugar que você chegar você vai ser vai ser bem bem visto bem pessoal vai olhar você com bons olhos entendeu tá entendendo que eu tô falando se você chega assim ó na
humildade sem maldade aí você é chegado assim ó porque eu eu vou falar por mim T falando por mim agora eu cho qualquer qualquer mal loquinha aqui ó ó chega aqui ó cheg aqui ó aqui ó Isso aqui é tudo minha família tudo minha família tudo minha família você entendeu querendo ou não nós estamos voltando da ditadura e por baixo do Pan manifestação é um direito do cidadão porque que não é direito de cidadão é quando termina a manifestação por causa de meia dúzia de cara que sai quebrando tudo todo mundo que tá manifestação sofre
sofre pressão da polícia bomba na cara g de pimenta no olho cacetete na cabeça no ombro no rosto entendeu bala de borracha Isso é um absurdo vem dizer para mim que isso é um país de democracia não democracia tem que respeitar o povo entendeu agora por que que a polícia pode sair com com com com escudo com cacetete com bomba de gás de pimenta com arma na cintura e o povo não pode usar uma pedrinha para atacar neles é proibido quer dizer eles pode tudo e o povo não pode nada só apanhar Onde tá a
democracia Nossa então isso é democracia isso para mim chama-se ditadura manipulada de segurança a linguagem do anormal é uma linguagem Rebelde por Excelência porque o discurso o discurso daquele que não se enquadra a norma é um discurso que vai contra essa própria Norma porque ele se tornou anormal exatamente por por ter uma linguagem que vai contra a própria normalidade como tem uma frase do do fouc que ele diz que não é a psicologia que detém a verdade sobre a loucura mas a loucura que detém a verdade sobre psicologia Então em vez de nos atermos à
categorizações que foram feitas e construídas pela verdade da Psicologia a verdade da psiquiatria a verdade médica que coloca o anormal como um doente vamos lá e v vamos ver com os nossos próprios olhos Quem que é o anormal vamos nos ater a singularidade própria daquele indivíduo o que que ele tem para trazer pro mundo qual a mensagem dele qual é a novidade que ele tem para trazer isso os normais não podem porque a linguagem Aonde a normalidade está imersa aonde o indivíduo comum o homem do povo está imerso é uma linguagem que exerce poder sobre
ele aonde ele não consegue escapar exatamente pelas implicações e impossibilidades que a própria linguagem põe a Ele o índio fazendo lado dele F olhando eu aprendi depois aperfeiçoei né aí depois a Rosa né Depois comecei a fazer o grilo eu faço a bicicleta eu faço peixe bicicletinha peixe belha Flor agora é uma moça ve assim vou sobrevivendo no meu meu artezanato e como que é como quer viver aqui na praça daqui trabalhar na Praça da séia Convivência aqui na praça da séia como que é é muito difícil que é muita discriminação por causa de muito
roubo aqui as não dá atenção Rafa também quea co e a repressão da polícia como que é ai você sofre muito muita repressão da polícia eles vemm pega nossas coisas leva o RP com a GCM joga as coisas no camão Mas eles vem Tira e vem outros abençoar e tipo Camelão trabalhar D para nós né eles estão tomando tudo e ainda mais ou seja para sobreviver eles é eles acusam a gente de não poder sobreviver a ve Você vai vender um trabalho seu que você tá fazendo com seu próprio suor eles impedem você de fazer
impede ali mesmo quando eu trava Eles mandaram sair da al dia mandaram sair daqui de novo a a população foi caiu em cima o rapaz tá trabalhando que o rapaz rouba o rapaz mora na rua sobrevive disso Isso isso isso daí que eles fazem que eles acham que é normal você acha até que ponto você acha que isso é normal ou não isso aí nunca foi normal ponto nenhum foi normal meu de verdade abuso de autoridade cheg ser uma loucura quea vocês espera bate por exemplo toma nossas coisas na nossaa mão joga um caminhão para
levar várias vezes tomou coberto coiso louco tem lugar para tomar banho mas o seguinte quando chega lá é uma fila enorme você entendeu e uma briga danada a gente toma banho na piscina do prefeito Ele desligou a piscina nossa aí ele manda brigar com a gente mas a gente não fuge de roupa porque não tem mesmo ol se dese um emprego eles estão tirando tudo de invasão todo os pessoal eles estão pegando tudas as coisas do do do dos outros da gente você levou a mochila do cara com documento e tudo cartão Bolsa Família você
entendeu levou as coisas da mulher mulher com criança a máquina social não enxerga o excluído como um produto dela mesma muito pelo contrário chega até a acusá-lo de incompetente porque ele não conseguiu manter o contrato com a máquina de de trabalhar de de constituir uma família de de ter de ter uma uma posição na sociedade E algo mais mas o excluído ele mostra ele é o sintoma da da doença que tá instalada na máquina o excluído é a prova de que esse sistema é totalmente insano e de que não é esse paraíso material que todos
acreditam que a onde aonde todos podem ter acesso se o excluído é a maioria Por que que a minoria é considerado sadios e o excluído considerado doentes fazer o qu fil felidade feliz feliz a gente não é a gente quer ser mas a gente tenta ser feliz você entendeu dia vocês não se sentem Livres sento livre ah sente livre muito muito muito eu eu gosto dessa vida eu gosto porque não me na rua não tem um cantinho graças a deus nossa alimentação nós tem corre atrás não tem ninguém entando de você faz is isso daí
em todo lugar tem dificuldade preconceito tem muito preconceito tem muito demais tem uns que não fala nem bom dia só fala bom dia li mas no caso eles que são Li Us [Música] [Música] Olha eu não sei fazer outra coisa né o trabalho ele me ele é uma fuga para mim né Eu sou uma pessoa depressivo sou uma pessoa ansioso então o trabalho el D uma lha deha de deixa sintonia né me D Uma tranquilidade [Música] [Música] uma das linhas de fuga que podemos encontrar para sair dessas dessas redes desses decalques que esmagam o pensamento
é a arte a filosofia a ciência por exemplo não lemos um um poema de zaratustra e ele termina no livro mas é é algo que escapa do daquilo que Lemos do livro e ele continua no pensamento ele segue Ele passa sai do livro continua no pensamento e passa para uma possível escrita ou um diálogo é sempre algo que está sempre em conexão com outras coisas e diante disso podemos imaginar que a arte a filosofia o elas são linhas de fuga que nos conectam com com outros modos de viver com com fugas ativas eh com fugas
eh tal como por exemplo foi dito pelo George Jackson um Pantera Negra que escreveu um livro que foi assassinado na prisão ele disse sim eu pode po ser que eu fuja mas no caminho eu encontro uma arma realmente as fugas ativas são aquelas que encontramos armas pelo caminho armas para fugir dessas desse sistema opressor nessa questão podemos dizer aquilo que foi dito que não houve arte não era arte mas medicina k a normalidade não corresponde muito à necessidade humana né se impõe muitas coisas que vem o realmente a necessidade humana né existe uma necessidade no
homem né volto a falar no Jung que ele falava justamente isso que o homem com essa normalidade Ele explica as guerras com isso que o homem tenta dicar existe uma energia uma força motora uma força princípio como se o universo tivesse um objetivo tivesse indo mas o homem contém ess ess as forças né na própria organização dele é como se ele diasse né aquela coa e ele falava assim que o que esse essa força ela não o homem não consegue barrar ela interminavelmente em algum momento essa força ela vai ela vai Se romper ela tem
que ela tem que ir para fora ou ela sai de uma forma expressiva e criativa mas se ela ficar contida muito tempo ela descarrega numa viol e ele coloca as duas grandes guerras como fruto dessa dessa contenção das necessidad do homem que ele fica bloqueado desse impulso que vem de dentro dele interior não é então eu acho que de certa forma prejudica mas acaba criando catástrofes né o passo que podia ser desenvolvido através da criatividade o homem desenvolvesse essa energia de uma forma mais pacífica né mais criativa né que é onde acho que essa normalidade
o que que você acha da questão de tratar aquele que é dito considerado louco pela pelos padrões sociais que que você acha do tratamento dele como uma uma peça com defeito que deve ser consertada ele é uma Peça com defeito que deve ser consertado então ele tem que viver a sua loucura no mais alto grau eu acho que tem que não consertar eu acho meio complicado consertar qualquer coisa né Eu acho que tem que se adaptar aquela pessoa a uma a uma condição em que ela não ela se satisfaça de alguma forma né Eu acho
que é acha que o louco tem necessidades que o normal não entende justamente tem exatamente tem né Eu acho que as necessidades da natureza humana não são todas compreendidas aceitas elas são Barradas são bloqueadas né são proibidos é padronizar massificar né então o anormal é construído socialmente Hã o anormal é uma construção social uma construção Cultural de certa forma o anormal é eu acho que o o anormal ele ele surge do que da das condições que o homem impõe que não são normais daí que vai surgir uma a normalidade da Norma que eles criaram n
é da Norma que eles criaram essa coisa que indicou que impediu que a pessoa a pessoa não consegue se expor se expressar não acha um lugar é totalmente rejeitado não é ao [ __ ] Teve muitas experiências aquela psicóloga né trabalhar muito com a arte né com a expressão né isso ajuda muito a gente porque a pessoa vai além de encontrar um sentido na arte ela encontra uma satisfação n e quando essa arte é reconhecida ela começa a se sentir útil isso é fundamental todo mundo quer de certa forma tá útil socialmente mas até que
ponto a obra a obra artística é considerada utilidade eu acho que ela pode ser considerada um meio para se conquistar uma finalidade ou é um fim em si mesmo Olha a finalidade da arte né Eu acho que a finalidade da arte é mostrar realmente essa natureza esse impulso que não é reconhecido né E que muita gente reconhecem naquele que expressa né vão se identificar isso eu acho que a arte droga no álcool porque ela não consegue se expressar de um jeito Exatamente é você vê muitos trabalhos aí de de arte salvando gente tirando gente da
rua ou com música ou com canto desenho enfim aquilo eu acho que a arte ela ela ela mostra essa necessidade que ninguém mais se interessa por ela o um sistema que é ganhar dinheiro exat dinheiro hoje e quer tornar o artista tributável também é ele quer massificar quer incorporar o artista embora Eles também precisam do artista fazer embalagem criar né design né tira de um lugar e leva pro outro né tira solidão criador é a b a b o princípio dela era esse né quando se criou na Alemanha aquele grupo grupo né ele ele justamente
queria tirar o arsta daquele é é groc tirar o artista do ostracismo daquele cara imagem do cara porão ele tava praticamente escondido né num porão ele tira o artista leva ele pra indústria e fala assim ó agora você cria com essas mar faça arte com elasa alguma arte para elas produzirá né então aquilo transformou hoje hoje o o aquilo deu muito certo porque o os artistas todos foram absolvidos pelo pelo pela própria indústria e transformaram o designer e até hoje se bebe nessa fonte muito desenho moderno já foi feito lá as cadeiras do Grand d
na solidão hã ela aparece na solidão uma grande arte eu acho que ela aparece em todos os sentidos daquele que se dedica a ela né mesmo o solitário ou mesmo esse que vai são propostas diferentes né que vai criar com a máquina né ele faz parte de um processo de criação né feram um material novo para ele criar né criou tanto na arquitetura como designer objeto mobiliário eles não poem utilizar o artista também para manipular a a sociedade através das novelas brother Olha é e a arte a arte é um instrumento de poder a serviço
do do da máquina do Poder À vezes da máquina se utiliza da como utiliza da ciência e tal é se você pegar a arte por exemplo mexicana arte moralista e tal do século passado ela foi toda bancada pelo pelos políticos né havia uma intenção ali né né embora esses esses próprios artistas eram revolucionários revolucionários conivente com essa né mesmo na União Soviética né A princípio né mas depois os artistas foram né revoltaram a tempo estado depois revol aí a coisa ainda é possível uma arte Marginal arte Marginal é eu não acho que é possível uma
vez que o capitalismo se apropria de tudo que é marginal e transforma em produto como aconteceu com o movimento hiip movimento da contracultura para citar só alguns mas sim mas tudo tem a própria arte da rua os grafiteiros hoje estão na Galeria né até o picho foi parar na galeria foi parar na Bienal né muitos deles aí né loucura sociedade discriminar como Marginal apenas de normal uma inscrita todos temos oportunidade aí alguns outros mais outros menos de escrever cada um defende aquilo que acredita né [Aplausos] k h [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] um dos pontos
mais emocionantes da filosofia do Del guatarri foi o que eles foram buscado Ant Artur do corpo sem órgãos porque para o Artur os órgãos são inimigos do corpo eh de tal modo que os órgãos eles atrapalham a as pessoas eh de funcionarem eh no sentido que não do dos órgãos em si mas tal como foi organizado o os órgãos a serviço da da utilidade do do trabalho apenas para as coisas úteis para o funcionamento da máquina do capitalismo da da máquina despótica Artur ele ele viu ele percebeu que os órgãos são inimigos do corpo com
isso o com a a expulsando os órgãos eh da maneira que foi organizado a pessoa pode atingir o corpo pleno na terra através ele não vai mais ouvir eh eh pensar com o cérebro ouvir com com os ouvidos olhar com os olhos mas sim ele vai perceber e experimentar o mundo através das intensidades Ah percebe-se Que Há também um diálogo com Espinosa quando ele ele viu que o o que que era um corpo um corpo ele era longitude e intensidade eh a intensidade estava ligada diretamente à latitude a latitude no sentido que aquilo que está
dentro do corpo aquilo que produz intensidade E com essa questão podemos analisar que sente-se não mais e interpreta eh que Experimenta não mais eh é interpretado e com essa questão a a pessoa pode viver ela dança ela ela vai dançar ela vai produzir arte ela vai viver através da arte sempre através do corpo sem órgãos ela vai produzir vida não mais com os órgãos da maneira como foi organizado pela organização pelo estado pela família pelo pelo Todas aquelas instituições opressoras que eh educaram Desde da da da da infância para os órgãos funcionarem para simplesmente a
serviço da máquina não mais para a produção de desejos então quando a pessoa alcança o corpo sem órgãos ela vai simplesmente sempre produzir e sentir a intensidade não é o corpo sem órgãos mas sim um corpo sem órgãos sempre e encontrando o corpo sem órgãos uma poderos pensar que o corpo diz o que fizeram com o meu corpo onde estão o meu Onde está o meu corpo sem órgãos então através do corpo sem órgãos a pessoa se torna artista ela vivencia a vida ela alimenta não mais ela está presa ligada a a ao a Todas
aquelas instituições que oprimem as pessoas Então ela pode dançar ela pode pintar ou ela pode até se drogar desde que tenha eh a prudência o drogado ele é um corpo sem órgãos o o masoquista ele é um corpo sem órgãos e para que querer curar Tais e Tais eh produções de [Música] desejo ele pode chegar um momento que ele vai se embriagar com a água ele vai se drogar com a abstinência ele vai produzir vida simplesmente para ele então nessa questão que podemos viver é encontre o corpo sem órgãos Não procure o eu encontre o
corpo sem órgãos que aquele que encontra seu corpo sem órgãos ele pode ser um corpo pleno na terra um vivente um vivido produzir vida e não mais ser um escravo das máquinas opressoras Mas por que esse desfile lgr de corpos costurados vitrificados ionizados aspirados posto que o corpo sem órgãos é também pleno de alegria de Êxtase de dança onde a psicanálise diz pare reencontre o seu eu seria preciso dizer vamos mais longe não encontramos ainda nosso corpo sem órgãos não desfiz ainda suficientemente nosso eu substituir a annese pelo esquecimento a interpretação pela experimentação encontre seu
corpo sem ógãos saiba fazê-lo é uma questão de vida vida ou de morte de juventude e de velice de tristeza e de alegria é aí que tudo se decide um corpo sem órgãos é feito de tal maneira que ele só pode ser ocupado povoado por intensidades somente as intensidades passam e circulam mas o corpo sem orgos não é uma cena um lugar nem mesmo um suporte onde aconteceria algo nada a ver com um fantasma nada a interpretar o corpo sem órgãos faz passar intensidades ele as produz e as distribui num espácio ele mesmo intensivo não
extenso ele não é espaço e nem está no espaço é matéria que ocupará o espaço em tal ou qual grau grau que corresponde às intensidades produzidas ele é a matéria intensa e não formada não estratificada a matriz intensiva a intensidade igual a zero mas nada há de negativo neste zero não existem intensidades negativas nem contrárias matéria igual a energia produção do Real como grandeza intensiva a partir do zero percebemos pouco a pouco que o corpo sem órgãos não é de modo algum o contrário dos órgãos seus inimigos não são os órgãos o inimigo é o
organismo o corpo sem órgãos não se opõe aos órgãos mas há essa organização dos órgãos que se chama organismo consideremos os três grandes extratos relacionados a nós quer dizer aqueles que nos amarram mais diretamente o organismo a significância e a subjetivação a superfície de organismo o ângulo de significância e de interpretação o ponto de subjetivação ou de sujeição você será organizado você será um organismo articulará seu corpo senão você será um depravado você será significante significado interprete e interpretado se não será desviante você será sujeito e como tal fixado sujeito de enunciação rebatido sobre um
sujeito de enunciado senão você será apenas o Vagabundo Ao conjunto dos estratos o corpo sem órgãos opõe a desarticulação ou as en articulações como propriedade do plano de consistência a experimentação como operação sobre este plano nada de significante não interprete nunca o nomadismo como movimento inclusive no mesmo lugar ande não pare de andar viagem imóvel D subjetivação O que quer dizer desarticular parar de ser um organismo como dizer a que ponto é isto simples e que nós o fazemos todos os dias com que prudência necessária a arte das doses e o perigo a overdose não
se faz a coisa com pancadas de martelo mas com uma Lima muito fina palhaço eu S viia palhaço na rua só mal não tinha rádio não tinha televisão não tinha favela não tinha lugar para morar entendeu cheguei aqui tava jogado na calçada certo primeiro artista que eu vi foi um palhaço na rua isso foi minha vida a poesia para mim é a minha arte a minha vida a poesia para mim tá em tudo tá na sombra tá na luz tá na colagem Tá ali tá aqui a a a poesia para mim é vida é sombra
é luz é cor é todo é sabor a poesia para mim maluco é o que eu falo o que eu falo é poesia maluco o que eu vi é poesia a calça a luz a linha o vermelho pro Amarelo vou que vou é poesia é arte é vida eu vejo arte em tudo para mim não tem Deus em demônio tem vida tem saúde tem poisia eu sempre vi essa [ __ ] sa semia assim então fuiz esse pivete aí comecei fazer a arte aí peguei o assim pum joguei chutei já era é sucesso maluco [Música]
k 1810 lacha presente se haari la si interés ver su Patri grandeza Uno cal otro empie formando Bates locone nuestro mundo la pobre Luna negra negra Luna color de tu madre color de tu Sangre puno PR [Música] uma loucura é uma loucura eu acho que ah eu acho que para mim eu vejo como uma coisa anormal totalmente anormal você não aceitar o outro do jeito que ele é ou do jeito que ele quer ser eu acho que é isso obrigado para mim loucura é amar loucamente é isso É ISO