[Música] [Aplausos] fala moçada Beleza meu nome é João Gabriel professor de sociologia e hoje nós falaremos de uma metodologia não falaremos hoje de materialismo histórico mas antes de começar a aula por favor se inscreva aqui no canal do Brasil escola deixa o Sininho ó ativado para receber nossas notificações toda vez que nós publicarmos uma aula você recebe aí na sua casa e além disso durante a aula tiver alguma dúvida pode de mandar um recado aqui pra gente [Música] beleza bom moçada materialismo histórico né O que que é isso né como as pessoas falam tanto etc
o que que é né na verdade é o seguinte o materialismo histórico ou também considerado como materialismo histórico ou dialético é uma metodologia política é uma metodologia científica né Eh Diferentemente de grande parte da sociologia que considera política e ciência separáveis né como por exemplo o próprio Emílio Durkheim que falava para tratar os fatos sociais como coisas lembra ó aqui uma aulinha para vocês do jkim eh o materialismo histórico não o materialismo histórico foi uma metodologia construída por Carl Marx e por Friedrich engels né que foi colega ní de Marx aí durante muito tempo companheiro
dele de trabalho de posicionamento político criaram essa metodologia com a seguinte ideia o princípio básico do materialismo histórico é tentar compreender a sociedade humana e a suas relações tentar entender por exemplo como que as relações humanas são estudadas a partir de um viés então é uma espéci de posicionamento né de ciência de análise da realidade é um método e método é procedimento mas ao mesmo tempo o materialismo histórico não parte de um pressuposto apolítico ou neutro ou alguma coisa desse nível tem também um posicionamento aí Claro e evidente de uma metodologia que tem uma certa
Praxis uma realidade direta com o ponto de vista político o materialismo histórico atingiu durante o século XX acredito eu o auge né com vários autores aí que levaram essa metodologia adiante mas ao mesmo tempo também há uma crítica a se fazer muito desses autores também fizeram um processo de deturpação de um pensamento de Marx então é muito comum vocês encontrarem autores que vão até destoar bastante daquela metodologia que Marx havia construído juntamente com engels ali no século XX até mesmo o próprio engels depois da morte do Marx continuou algumas teses do materialismo Vamos partir para
algumas premissas introdutórias e básicas do materialismo histórico uma primeira delas eu acho que mais fundamental é que o materialismo histórico faz uma crítica profunda ao chamado idealismo de Hegel né Eh William Hegel foi professor de Marx na universidade Bon foi um intelectual muito conhecido na filosofia e partiu da tese né de que o o sistema material Ou seja a realidade prática humana é governada e estruturada condicionada determinada pelas ideias as ideias teriam uma certa autonomia da realidade o que o Marx faz né em várias as suas obras entre eles a ideologia alemã que é uma
das obras fundamentais do pensamento de Marx é uma espécie de inversão uma crítica profunda nesse idealismo da dialética de Reio portanto Marx vai produzir um materialismo ao invés desse idealismo Partio do seguinte princípio existe uma espéce de predomínio Vejam Só uma espécie de predomínio da realidade material sobre as ideias as ideias humanas não têm autonomia em relação às condições materiais de existência a premissa do materialismo histórico é partir da ideia de que as condições estruturais as condições políticas econômicas a totalidade da realidade material determina as ideias então não existe uma espécie de ideias que surgiram
no momento que determina a realidade Como o próprio Marx falava as ideias das classes dominantes são as ideias dominantes de uma época então portanto Ah se nós temos algumas ideias princípios né que nós seguimos hoje como sei lá meritocracia vamos imaginar um exemplo aqui é que essas ideias não surgiram do nada elas são provenientes da realidade material da existência objetiva então portanto a consciência né dos indivíduos Ela é formada não de maneira subjetiva mas pelas condições objetivas de uma realidade material bom moçada Esse princípio né do materialismo histórico lembrando bem também conhecido como filosofia marxista
ou materialismo histórico dialético e tal ou método dialético pressupõe alguns conceitos básicos são diversos você vocês já tiveram aula aqui comigo sobre Marx sobre mais valia e tal tá aqui os as aulas para vocês entrarem né mas ao mesmo tempo vamos tentar dar uma definição dos três principais conceitos que o Marx vai trabalhar dentro do seu posicionamento né de de metodologia O primeiro é o conceito básico de trabalho a palavra trabalho e ganhou no mundo moderno uma definição bem distinta e o Marx é um desses autores que alteraram a concepção de trabalho por exemplo para
Marx o trabalho é uma atividade imanente e teleológica o que que ele quer dizer com isso imanente no sentido de que o trabalho ele não transcende para outro mundo você não trabalha para conquistar um lugar no céu como por exemplo tava classicamente nos calvinistas né no cristianismo calvinista protestante o trabalho é uma atividade humana ela serve para reproduzir as os desejos as necessidades materiais da humanidade então o trabalho é uma atividade humana o trabalho por ser imanente ou seja ele não é transcendente ele é real ele é prático ele também tem um fundamento teleológico Telos
do grego Da onde vem a palavra teleologia significa fim todo o trabalho possui uma certa finalidade Então as atividades humanas TM uma finalidade a buscar porque são atividades concretas é isso que o Marx vai entender que o trabalho é um processo de humanização o homem se humaniza justamente através do trabalho ao intermediar ele e a natureza e essas relações de modificar realidade é né criar uma construção alguma coisa desse nível é a atividade humanizadora trabalho pro Marx é fundamental dentro do seu materialismo histórico dentro dessa realidade o trabalho ele está no segundo conceito básico do
materialismo histórico o conceito de modo de produção O que que é o modo de produção ao longo da história da humanidade nós temos estagios de desenvolvimento Então as sociedades humanas vão tendo seus estágios suas mudanças evolução determinações e a gente pode falar também de desenvolvimento uma espécie de mudança que a humanidade vai se aprimorando em relação ao trabalho então por exemplo o modo de produção de maneira bem geral ele é formado pelas forças produtivas que que são forças produtivas a atividade do trabalho humano que seria a força de trabalho seria também dentro das forças produtivas
relações de produção mas ao mesmo tempo o ser humano além das forças produtivas eles têm as relações de produção com outros seres humanos Então dentro do conceito clássico né do materialismo histórico o modo de produção é esse estágio de desenvolvimento humano formado por Dono dos meios de produção que seria as classes dominantes dono da Terra das fábricas e tal e nós trabalhadores Donos das forças de trabalho a humanidade estruturaria nesse sentido pelo modo de produção diferentes modos de produção Marx por exemplo colocaria o primeiro modo de produção ele é ausente de de classes sociais seria
o modo de produção comunal primitivo o segundo modo de produção modo de produção asiático então primeiro comunal primitivo primeiro modo de produção o segundo modo de produção asiático o terceiro modo de produção depois evidentemente desse modo de produção eh asiático seria o modo de produção escravista que atingiria ali em Grécia em Roma né no Egito o seu auge veja só os três primeiros modos de produção comunal primitivo o modo de produção asiático o modo de produção escravista são modo de produções que estão na antiguidade da humanidade são modos de produções respectivos né não é uma
evolução melhora Não não é isso é porque na verdade as dinâmicas da sociedade são complexas totalizadoras a realidade ela é sempre contraditória dis Marx com a crise do modo de produção escravista surge o modo de produção feudal o feudalismo a crise do feudalismo gera um modo de produção Eh desculpa capitalista veja que essa história da humanidade é uma história da sucessão dos modos de produção então recapitula o primeiro modo de produção ausente de classe sociais seria o modo de produção comunal primitivo tribal etc o segundo modo de produção é o modo de produção eh asiático
já tem o modo de produção teocrático Olha o Egito olha os mesopotâmicos e tal o modo de produção escravista Grécia e Roma o modo de produção feudal Idade Média clássica e o modo de produção capitalista esse que é predominante no entanto haveria um último modo de produção e aí vem a questão política no Marx o capitalismo por ser um modo de produção como os outros histórico e contraditório chegaria um dia ao seu fim e a classe trabalhadora o proletariado potencialmente revolucionário seria o agente né último de transformação desse modo de produção e nós chegaria amos
na teoria do Marx no que ele chamou do modo de produção veja só comunista que muitos aí vão chamar do comunismo etc ou até mesmo modo de produção autogerido ou como o próprio Marx em alguns textos falava do modo de produção novo uma espécie de modo de produção onde não haveria mais classes sociais né então não seria mais pelo último conceito que nós vamos trabalhar agora não teria mais a chamada luta de classes veja que esses três conceitos são correlatos o trabalho tá dentro do modo de produção e os modos de produção T eternamente luta
de classes o que que seria essa luta de classes Marx próprios termos dele a luta de classes é o motor da história motor da história no sentido de que a luta de classes é o fundamento que altera modifica e dinamiza as sociedades humanas classes sociais são formadas pelas suas posições numa sociedade BS meios de produção dom da força de trabalho enfim e o atrito de interesses conflitantes distin né antagônicos geraria esse motor da história já viu que todo o modo de produção ele Rui ele desestrutura quando outro modo de produção vem surgindo ou seja há
uma espécie de contradição a história da humanidade é uma contradição geral é uma espéci de luta de classes portanto para nós concluirmos o materialismo histórico é construído pelo Marx desenvolvido por outros autores do século XX Stalin Lenin autores brasileiros como Caio Prado Júnior vocês tem aula aqui ó comigo do Caio Prado Júnior também enfim é uma grande metodologia que tem e carrega um sentido político um sentido também de mudança revolucionária que seria as teorias de Marx e engels ou que muitos aí chamariam de socialismo comunismo ou designações aí adjacentes beleza bem pessoal foi essa a
nossa aula sobre o materialismo histórico e dialético se você gostou por favor aquele likezinho aqui para mim mas lembra se você ainda não se inscreveu no canal faça aquele apelo se inscreva ajuda o Brasil Escola a crescer cada dia mais e nos acompanhe também nas redes sociais nosso Facebook Instagram nosso Twitter não deixe de acessar os links que estão na descrição para você aprofundar e estudar bastante sobre o tema do materialismo histórico Espero você na nossa próxima vídeoaula um grande [Música] abraço