Você já viu como que é construída a pista de um aeroporto [Música] Pessoal bem vindo a mais um vídeo do aeroporto traz aviação eu tô aqui no condomínio aeronáutico Santos Dumont que fique em Elias Fausto do ladinho de Campinas que é um condomínio aeronáutico, condomínio de hangares e eles estão agora construindo né terminando a parte pavimentação da pista desse condomínio que tem 1. 200 metros de comprimento por 30 m de largura uma pista asfaltada. Mas e aí.
Como é que é construída a pista de um aeroporto? Eu já mostrei em outro vídeo aqui no Aero - por traz da aviação um pouco desse processo mais em cima de uma pista já pronta. Naquele vídeo inclusive eu expliquei o que é a questão de pavimentação, quais são os tipos de pavimentação como é que se determina a resistência de uma pista.
Então para você conhecer um pouco mais esse aspecto técnico eu vou deixar o vídeo aqui ó é só você clicar no card para conhecer. Primeira coisa de tudo tem que saber qual que é o tipo de solo. Qual que é o tipo de terreno né, que esse aeroporto vai ser construído.
No caso desse aeródromo aqui tá numa área onde já tem um terreno bem compactado já é um terreno bem resistente. Isso significa que não precisou fazer uma estrutura muito profunda de pedras né, do semi leito do leito, tudo aquilo que eu expliquei já naquele outro vídeo para que tenha uma resistência para receber um avião. O próprio solo já traz essa resistência mas não se engane.
Isso não significa que pode simplesmente tacar um asfalto em cima da Terra e colocar um avião em cima não é assim que funciona então aqui hoje na prática eu quero mostrar para vocês essas etapas de construção da pista de um aeroporto. Primeira coisa a gente tá vendo aqui ó. Isso daqui já é a terra compactada tem todo um processo de compactação por camadas.
Então pega a área faz o estudo geológico, entre outros muitos estudos que são feitos até que estão arqueológica é vista, ou seja, se no momento da terraplanagem eles encontram um osso de dinossauro para tudo porque isso pode virar um sítio arqueológico e dizer claro que aqui o condomínio aeronáutico Santos Dumont cumpriu tudo isso passou por todos os órgãos, ou seja, quem comprar um terreno aqui tem um terreno escriturado é uma propriedade privada, uma propriedade particular que o cara tem escritura ninguém vai tirar o proprietário daqui, se você tem interesse em investir, comprar um terreno para construir um Hangar colocar o seu avião aqui no condomínio aeronáutico Santos Dumont é uma ótima opção porque tem várias facilidades, tá num local perto de Campinas o terreno é seu a escritura é sua, não é concessão. Ninguém vai tirar daqui, é uma propriedade particular a pista tem 1. 200 metros de comprimento por 30 m de largura com pcn21.
O PCN que é uma sigla em inglês que quer dizer Pavement Classification Number ou o número de classificação de pavimento 21 no caso aqui que é resistente o suficiente para receber um jato executivo grande como um Gulfstream G650 ou um Dassault Falcon 8x tudo aqui nesse condomínio Voltando a parte de compactação então foi definido aqui essa área foi feita a terraplanagem e começou a compactar essa terra por camadas. Compactou uma camada depois veio compactou mais uma camada e foi compactando isso até ficar bem rígido bem resistente esse solo. É claro que agora não é só atacar o asfalto em cima.
Depois que foi feita toda a parte compactação de terra tem uma mistura que eles fazem de um produto chamado solo cimento com a terra que é isso aqui ó. Ah lembrando a minha camiseta Follow me que é o carrinho que tem no aeroporto escrito Follow me. Essa camiseta tá disponível na loja do Aero por trás da aviação.
Se você quiser tá bem característico de um aeroporto com essa camiseta bem legal aqui ó com loguinho do Aero. Aqui tem essa camadinha bem fininha. Olha isso aqui ó.
Isso aqui é o solo cimento. É cimento. É um tipo de cimento que ele é misturado com a terra olha como é bem fininho é uma poeirinha então é nessa etapa que começa o processo de pavimentação aonde foi definida a pista.
Terraplanagem definiu como que ela vai ficar né. Tentar deixar o mais plano possível, mas as pistas de aeroportos não são planas ela sempre tem uma diferença aqui numa diferente o caminhão ele espalha essa camada aqui ao longo de toda a pista no caso aqui a gente tá na táxi way e depois aquela máquina ela vai começar a misturar esse solo cimento junto com a terra. Então ele cria ó essa camada de terra com o solo cimento e isso aqui depois é mais uma vez compactado [Música] Essa máquina que faz esse processo de mistura.
Ele tá misturando o solo cimento com a terra que é o que a gente está vendo ali e criando essa camada com as duas coisas com os dois materiais misturados para formar agora essa parte depois vem uma outra etapa uma outra camada, mas antes da outra camada, depois que essa máquina passou tudo isso tem que ser compactado por aquele rolo compressor [Música] Então agora essa máquina esse rolo compressor vai passar em cima de onde a máquina que misturou tudo juntou o solo cimento com a terra e agora ele tá compactando novamente com essa máquina. Então é compactação em cima de compactação. Depois que isso daqui tá bem compactado e todo esse trabalho terminou vem a próxima etapa.
Só tem um detalhe que eu não falei que tá também no outro vídeo a questão do solo que tá embaixo esse estudo geológico leva em consideração qualquer leito. Qual que é o sub leito, ou seja, tudo que tem para baixo para resistir todo esse peso vamos ver a próxima etapa. [Música] Próxima camada agora é o BGS.
O BGS é um composto de rocha. Esse composto é determinado em função daquilo que ele vai ser utilizado né. Então são várias rochas misturadas, é colocado diretamente em cima daquela compactação e a espessura desse BGS vai ajudar a determinar o PCN da pista a resistência da pista.
No caso aqui da pista do condomínio aeronáutico Santos Dumont tem um BGS de 15 cm para atingir aquele PCN 21. Então é o que essas máquinas estão fazendo nesse momento os caminhões vieram depositaram o BGS e aí aquela máquina agora tá espalhando essas pedras essas rochas por toda a pista que já é a pista mesmo já não é mais Taxiway e uma vez que tudo isso tá espalhado vai ser também compactado para receber a próxima camada que é um impermeabilizante e um primer é isso que eles fazem ó. Eles vão espalhando essas pedras todas dando essa estrutura antes do asfalto, isso aqui ainda não é o asfalto.
Eles fazem a pista primeiro uma metade depois a outra né. Então aqui essa pista ainda tá na fase de colocar o BGS né eles estão fazendo como eu mostrei lá atrás. Então essa montanha no meio divide exatamente o meio da pista né.
Isso aqui é o BGS. E aí depois que o BGS tá compactado eles fazem a parte de impermeabilizante e primer. Esse é o imprimer, ele parece um peiche né.
Então ele ele é jogado em cima de todo o BGS, já compactado, ele vai selar esse BGS vai criar uma camada impermeabilizante e também vai criar uma preparação para ai sim receber a pavimentação no caso aqui o asfalto. Então a última etapa vai ser o asfalto eles ainda não estão com essa parte vai entrar muito em breve eu vou mostrar algumas imagens aí para vocês. E aí esse asfalto vem como a gente vê ali na pavimentação de uma Rodovia por exemplo, é muito parecido o processo que eles vão distribuir o asfalto e vem a máquina compactando isso para finalizar e deixar a pista lisinha.
Então é isso é assim que eles constroem pista de aeroporto. Aqui agora um exemplo prático para você ver como é que é. Espero que você tenha gostado.
Esse aeródromo aqui já é homologado eu já pousei com super petrel aqui quando ainda era tudo terra. Já homologado e agora é muito legal voltar, por volta de um ano depois e ver a parte pavimentação sendo construída e eu tenho oportunidade de mostrar para vocês essas etapas. Você já sabia como é que era.
Como funcionava? Se você não sabia, deixa o like aí e compartilha esse vídeo com seus amigos para todo mundo entender e matar essa curiosidade de como que pistas de aeroporto são feitas. E claro que depois de todo o asfalto colocado vem a parte de acabamento que a pista pode ter o Grooving, que é aquelas ranhuras né para escoamento de água.
Vem a parte de pintura evidentemente, balizamento noturno que é o caso que vai ter aqui no condomínio aeronáutico Santos Dumont, mas a construção da terra até o quase asfalto é isso daí. Se você não conheceu ela por trás da aviação chegou aqui por conta desse vídeo peço para você se inscrever no nosso canal. Para conhecer mais sobre Esse empreendimento Condomínio aeronáutico Santos Dumont eu tô deixando o link aqui embaixo na descrição e também nesse QR Code aqui ó só você escanear para ir direto no site deles e vai ter todas as informações que você precisar lá.
O preço dos lotes né dos terrenos o tamanho tudo. Então vai lá conheça esse Condomínio porque para você que tem o seu avião você que quer ter o seu Hangar para o seu avião numa região de fácil acesso Tanto para você chegar de carro tá do lado de Campinas quanto para você chegar de avião numa área de espaço era o Golf, ou seja, sem controle de tráfego aéreo pode vir chegar e sair a hora que você quiser. A operação 24 horas para você ter acesso a tudo isso é um lugar bem legal para você ter o seu avião para você ter o seu Hangar.
Então Ó entra lá e conheça melhor esse Condomínio beleza?