Swami Vivekananda - Advaita - A Filosofia da Não-dualidade

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Corvo Seco
Trechos do livro “Inspired Talks”, de Swami Vivekananda. Swami Vivekananda (1863 - 1902) foi um mon...
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A última e mais elevado teoria é o monismo  puro, ou como é conhecido na índia, Advaita (não-dualidade). O monismo, ou  absoluta unidade com Deus, é a alma do Vedanta. De acordo com a teoria do  Advaita Vedanta, tudo o que vemos ao nosso redor (o universo inteiro, na verdade)  é a manifestação do Absoluto Uno.
Em sânscrito, isso é chamado de Brahman.  Você e eu somos Um com Brahman. Os Vedas não podem nos mostrar  Brahman, pois nós já somos Aquele; eles só podem nos ajudar a levantar o véu que oculta a verdade aos nossos olhos.
O primeiro véu a destruir é a ignorância; quando ele é erguido, o pecado desaparece, em seguida cessa o desejo, termina o egoísmo e todo o sofrimento se esfuma. Esse “acabar com a ignorância”, só pode acontecer quando sabemos que Deus e eu somos Um. Em outras palavras, identifiquem-se com o Atman, não com as limitações humanas.
Não se identifiquem com o corpo e toda a dor passará. Este é o segredo das curas. O Universo é um caso de hipnose.
Ao desipnotizar acabará o sofrimento. “Aham Brahmasmi” (Eu sou Brahman). Quando um homem realiza isto, todas as suas aflições se aliviam e todas  as suas dúvidas se desvanecem.
O conhecimento do Absoluto não depende  de nenhum livro, nem de coisa alguma; é absoluto em si mesmo. Por muito que se estude não se consegue este conhecimento; não é teoria, é realização. Limpem a superfície do espelho,  purifiquem suas próprias mentes e, instantaneamente verão que são Brahman.
O que existe é Deus; não existe nascimento, morte, dor, miséria, crime, mudanças, nem o bem nem o mal; tudo é Brahman. Confundimos a “corda com a  serpente”. O erro é nosso.
Atman nunca muda, nunca vai nem vem. É o eterno testemunho das suas próprias manifestações, porém, o confundimos com a manifestação, e esta é uma eterna ilusão sem princípio nem fim,   que continua sempre. Esse conhecimento é conhecido como Advaita - A Filosofia da Não-dualidade.
Swami Vivekananda. O Vedanta diz que todo o universo é uma  mera aparência, que não é a realidade; e que a noção das partes, pequenos seres  e diferenciações é apenas ilusória, não é a verdadeira natureza de cada coisa. A teoria Vedanta, portanto, chega a isto: Você e eu e tudo no universo é o Absoluto, eles não são partes dele, mas o todo.
Todas as divisões aparentes, todas  as limitações, são ilusórias. O Vedanta prega com ousadia que  você e eu somos um com Brahman, completos e perfeitos. Você nunca foi limitado.
Se  você pensa que é limitado, permanecerá limitado; Se você sabe que é livre, será livre. Portanto, a finalidade e o objetivo desta  filosofia é nos fazer entender que sempre fomos perfeitos e livres, e que  permaneceremos perfeitos e livres para sempre. Isso é o que o Advaita nos diz: Todos  esses nascimentos e renascimentos, esse ir e vir, são apenas partes de  um sonho, você é infinito.
Como você pode nascer um morrer? O Ser nunca nasceu, nunca nascerá, nunca  teve pai ou mãe, amigos ou inimigos, você é Existência-Conhecimento-Bem-Aventurança  (Sat-Chit-Ananda). Qual é o objetivo de acordo com esta filosofia?
Aqueles que recebem este  Conhecimento são Um com o Universo. Todo sono desaparece e eles  encontram o Deus eterno do Universo. Eles alcançam sua verdadeira identidade, infinitamente além desses pequenos eus que você agora acha que são tão importantes.
Estamos  encontrando o prazer neste  pequeno corpo, nesta pequena individualidade, quanto maior é um prazer  quando todo o Universo está em nosso único corpo? Se há prazer nestes corpos separados,  quanto mais quando todos os corpos são Um? O homem que percebeu isso alcançou a liberdade, foi além do sonho e se conhece em sua verdadeira natureza.
Este é o ensinamento do Advaita, o vedanta não-dualista. E não podemos ir mais longe, porque não podemos ir além da unidade. Quando uma ciência atinge uma  unidade, ela não pode ir mais longe, não podemos ir além dessa ideia do absoluto.
A palavra final do Advaita é:  Tat Tvam Asi, “Tu És Aquilo”. Você é eternamente puro, eternamente  perfeito. Por tanto, no Advaita é dito: Conheça a verdade e seja livre num instante.
Todas essas trevas desaparecem quando nos vemos como Um com o Ser divino, quando toda separação cessa, quando todos os homens e mulheres, todos os deuses e anjos, todos os animais, plantas e todo o Universo se fundem nessa unidade, então todo medo desaparece. A quem vamos temer? No Vedanta é dito que este é o único  caminho para o Conhecimento: Livre-se dessa diferenciação, livre-se dessa  superstição de uma existência múltipla.
Quem vê o Um neste mundo de multiplicidade,  quem vê aquele Ser Senciente nesta massa de sensações, quem  apreende a Realidade neste mundo de sombras, a paz eterna pertence  a Ele, a ninguém mais. A prova de que isso é verdade, consiste  em seguir um método; vocês constatarão por si mesmos. Cada ciência requer seu próprio método particular e seus instrumentos.
Um astrônomo não pode mostrar-nos os anéis de Saturno com a ajuda dos apetrechos de cozinha; ele precisa de um telescópio. Do mesmo modo, para ver os grandes fatos da religião deve ser seguido  o método daqueles que o viram. Praticando a meditação, eles perceberam  aquele Ser que é o Deus da religião, o Ser da filosofia e a Energia da ciência; Que existe como o poder auto-luminoso em todos; Quem é a fonte do intelecto, emoções e vontade; Quem é um sem um segundo; Que preside todas as causas, começando com o tempo e terminando com a alma individual; e Quem antes era incompreensível  devido às limitações de seu próprio intelecto.
Quanto maior é uma ciência, mais  variados são os meios para estudá-la. Antes de entrarmos no mundo, Deus nos  havia dado os meios para sair dele; por conseguinte, a única coisa que  devemos fazer, é encontrá-los. Mas não discutam acerca dos métodos.
O dualista tende, naturalmente, a se  mostrar intolerante, pensando que seu caminho é o único. Um Vedantista verdadeiro  deve simpatizar com tudo. Todas as Escrituras, todas as Verdades, são Vedas, em todos os tempos, em todos os países; porque essas verdades haverão de ser vistas e qualquer um pode descobri-las.
Busquem, apenas, a realização e elejam  o método que pareça mais propício para cada um de vocês. Comam as mangas e  deixem que os outros discutam sobre os cestos. Vejam o Cristo, então serão cristãos.
Tudo o mais são palavras e quanto menos palavras, melhor. Primeiro ouvir, depois raciocinar e descobrir tudo que a razão possa conhecer sobre o Atman; o que o inundará de razão, passe sobre Ele, depois, pegue o que restar. Se não sobrar nada, dê graças a Deus, por ter escapado de uma superstição.
Quando estiverem convencidos de  que nada pode arrancar-lhes o Atman, que ele resiste a todas as provas,  aferrem-se a isso e ensinem a todos. A verdade não pode ser  parcial, é para o bem de todos. Finalmente, em perfeito repouso  e paz, meditem sobre Ele, concentrem suas mentes Nele e se façam unos com Ele.
Então, nenhuma palavra será necessária;  o silêncio conduzirá para a Verdade. Não gastem suas energias falando; meditem em silêncio e não permitam que o burburinho do mundo externo os perturbe. Depois de muita austeridade eu entendi a Verdade: Deus está presente em cada ser.
Ele, é o único, Nele tudo existe. Ele está  perto e longe. Ele está dentro de tudo.
Ele está fora de tudo, penetrando tudo. Quem vê o único Espírito Infinito em todos os seres, e quem vê tudo nesse único Espírito Infinito, nunca se afasta dessa Unidade. Aqueles que veem toda a vida e todo o  universo em Deus não têm mais ilusões.
Onde está a miséria para aqueles que  veem esta Unidade em todos os lugares? Toda nossa miséria vem da ignorância,  e essa ignorância é o conceito de multiplicidade, essa separação ilusória  entre um ser humano e outro, entre uma nação e outra. O Vedanta diz que essa separação não  existe, que não é real.
É uma mera ilusão, na superfície. A unidade está no  centro das coisas. Se você mergulhar profundamente, verá que todos  são apenas variações do Um.
Quem conseguiu chegar a este conceito  de Unidade conhece a Realidade de tudo, o segredo de tudo. Eles traçaram a realidade de  todas as coisas até o Senhor, que é o Centro, a Unidade de todas as coisas que é Existência Eterna, Conhecimento Eterno e Bem-aventurança Eterna. Aqueles que adoram o mundo  material tateiam na escuridão, no mundo que resulta da ignorância.
E aqueles que passam suas vidas neste mundo sem nunca descobrir nada melhor ou superior, tateiam em uma escuridão ainda maior. Mas aqueles que conhecem o segredo da natureza, aqueles que veem a Unidade que está além da natureza em todas as partes dela, são os únicos que desfrutam da Bem-aventurança Eterna. Vocês devem se manter firmes e  constantes na investigação da verdade.
Avancem resolutamente para a verdade,  mesmo que tenham que atravessar o inferno. Levantem-se, oh leões, e abandonem a ilusão de que são ovelhas; vocês são almas imortais, espíritos livres abençoados e eternos; vós não sois a matéria, vós não sois corpos; a matéria é sua serva, e não  vocês, os servos da matéria.
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