Você ainda não entendeu o Evangelho | Sermão 69 | C. H. Spurgeon ( 1834 - 1892 )

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Tradução do site - www.oestandartedecristo.com/ QUERO SER MANTENEDOR DESTE MINISTÉRIO: Caixa Econô...
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e essas são as duas alianças gálatas 4 24 não pode haver uma diferença maior no mundo entre duas coisas do que há entre a lei ea graça e no entanto por estranho que pareça enquanto as coisas são diametralmente opostas e essencialmente diferentes uma da outra a mente humana é tão depravada e o intelecto mesmo quando abençoado pelo espírito tornou-se tão desviado do julgamento correto que uma das coisas mais difíceis do mundo é de servir corretamente entre a lei ea graça aquele que conhece a diferença e lembre-se sempre da diferença essencial entre a lei a graça
compreendeu a essência da divindade não está longe de compreender o tema do evangelho em todas as suas ramificações as suas saídas e seus ramos aquele que pode corretamente dizia a diferença entre a lei ea graça há sempre uma ciência uma parte que é muito é fácil quando a temos aprendido mas que no início ergue-se como linear elevado diante do pórtico agora a primeira dificuldade em se esforçar para compreender o evangelho é esta entre a lei a graça há uma diferença bastante clara isso devia ser óbvio para todos os cristãos todavia há sempre uma tendência em
nós para confundirmos as duas coisas elas são tão opostas como a luz e as trevas e não podem concordar mais do que a água e o fogo contudo o homem estará perpetuamente se esforçando para fazer uma combinação delas uma mistura delas muitas vezes por ignorância e às vezes voluntariamente eles procuram misturar as duas quando deus positivamente as estabelece separadamente procuraremos esta manhã ensinar diz algo sobre as alegorias de sarah e h de modo que possam assim entender melhor a diferença essencial entre o é da lei e da graça nós vamos aprofundaremos no tema mas devemos
apenas ter uma ilustração disso de acordo com que fornece o nosso texto em primeiro lugar eu quero que vocês observa e as duas mulheres que paulo usa como tipos agar e sara depois eu observar ei os dois filhos ismael e isaque em terceiro lugar observaria conduta de israel para com isaque e concluir e observando os diferentes destinos dos dois então em primeiro lugar nós convidamos vocês a observarem as duas mulheres agar e sara disse que elas são os tipos dos dois pactos e antes de começarmos não podemos esquecer de dizer o que os factos são
o primeiro pacto em que a gastar é o pacto de obras que é este aqui está minha lei o homem se você da sua parte se comprometer em bardala eu da minha parte me engajar ei que vou oi para o índice lá se você se comprometer em obedecer os meus mandamentos de maneira perfeita totalmente completamente sem uma única falha eu vou levá-lo para o céu mas observa me se você violar o único mandamento se você se rebelar contra o único decreto eu vou destruir para sempre esse é o pacto dh o pacto proposto no sinai
em meio a tempestades fogo e fumaça o melhor proposto em primeiro lugar no jardim do éden onde deus disse a adão porque no dia em que dela comeres certamente morrerás como está em gênesis 2 17 enquanto ele não comeu da árvore mas manteve-se sem manchas sem pecado ele tinha toda a certeza de viver esse é o pacto da lei aliança de agarrar o pacto de sara é o pacto da graça o aliança eterna não feito com deus e homem mas feito com deus e cristo jesus e cuja aliança é esta cristo jesus da sua parte
compromete-se a suportar a penalidade pelos pecados de todo o seu povo ou seja e todos aqueles que o pai deu a ele a eternidade e por isso eles representa então se comprometeu morrer pagar as dívidas deles tomar as suas iniquidades sobre os seus ombros e o pai promete de sua parte que todos por quem o filho morre devem seguramente ser salvos considerando que eles têm corações maus ele dar a eles o novo coração e ele colocará a sua lei e seus corações para que nunca se desviem dele e vendo que eles têm pecados ele os
perdoará e não mais se lembra lá deles para sempre o pacto de obras era faça isso e viva o homem mas o pacto da graça é faça isso o cristo e viver as o homem ou seja todos aqueles que o pai deu a cristo na eternidade na aliança eterna a presença dos pactos repouso aqui um foi feito com um homem o outro com a segunda pessoa da santíssima trindade jesus lá na eternidade um era um pacto condicional condicionado a posição de adão o outro pacto condicional com cristo mas muito perfeitamente incondicional para conosco ou para
com os eleitos não há condições quaisquer que sejam no pacto da graça ou se houver condições o pacto lhes concede tudo que eles precisam para estar dentro daquilo que o pacto estabelece o pacto da graça concede a fé da o arrependimento das boas obras da salvação como um ato incondicional e puramente gratuito e garante a permanência na fé até o fim ou seja ele é led na eternidade como diz o apóstolo paulo em romanos 8 então ele chama ele justifica ele santifique e do início ao fim é algo que deus está fazendo é algo entre
o pai e o filho no poder do espírito ou seja nem nossa continuidade nesse pacto depende no mínimo grau de nós mesmos o pacto foi feito por deus com cristo assinado selado e ratificado em todas as coisas bem ordenado agora vinho e olhem para alegoria em primeiro lugar eu gostaria que vocês perceberem que sara que é o tipo do novo pacto o pacto da graça era a esposa original de abraão antes que ele tivesse qualquer relacionamento com h sara era sua esposa o pacto da graça era aliança original afinal foi feita uma eternidade a muitos
péssimos teólogos que ensinam que deus fez o homem reto e fez um pacto com ele que o homem pecou e que como uma espécie de pensamento posterior deus fez uma nova aliança com cristo pa e do seu povo agora isso é um completo erro é uma heresia o pacto da graça foi feito antes do pacto de obras pois jesus cristo antes da fundação do mundo permaneceu como seu cabeça e representante e nós somos ditos serem eleitos segundo a presciência de deus o pai por meio da obediência e aspersão do sangue de jesus nós muito antes
de cairmos fomos amados por deus em cristo e escolhidos ele ele nos ama ou nos amou não por sentir pena de nós mas ele amou o seu povo considerados puramente como criaturas ele já usa amava quando se tornaram pecadores ele permitiu lhes cair em pecado para manifestar as riquezas da sua graça que existiu antes do seu pecado ele não usa amou e os escolheu entre os demais após a sua queda mas amous para além do seu pecado e antes do seu pecado ele fez o pacto da graça e antes que caísse em pelo pacto de
obras se vocês pudessem voltar para a eternidade e perguntar qual dos dois vai ser o primeiro vocês ouviram que a graça nasceu antes da lei que ela vê o mundo muito antes que a lei fosse promulgada mas velha ainda que os princípios fundamentais que orientam a nossa moral é aquela grande rocha fundamental da graça no pacto feito no passado muito antes que os profetas pregassem a lei e muito antes do sinai fumegante muito antes que adão estivesse no jardim deus havia ordenado o seu povo para a vida eterna escolhido o seu povo em cristo amado
seu povo em cristo de modo que seriam salvos por meio de jesus cristo e somente por meio dele agora observa a seguir que embora sara fosse a esposa mais velha ainda assim agarrar deu o primeiro filho assim o primeiro homem adão era o filho dh embora tenha a fita 20 puro imaculado e não era o filho de sara quando ele estava no jardim h teve o primeiro filho ele deu à luz a dão que viveu por um tempo sobre o pacto de obras adão viveu no jardim sobre este princípio os pecados de comissão seriam a
sua queda e se ele não cometer se o pecado então ele deveria permanecer para sempre adão te inteiramente em seu próprio poder a possibilidade de obedecer ou não obedecer a deus a sua salvação então descansava simplesmente com base nisso se você tocar nesse fruto você morrerá se você obedecer a minha ordem não tocá-lo você viverá e adão perfeito como ele era era apenas um israel e não isaac até depois da sua queda aparentemente de qualquer forma ele era uma gareno embora secretamente no pacto da graça ele poderia ter sido um fio da promessa bendito seja
deus não se eu sou bh nós não estamos debaixo da lei visto que adão caiu agora a sara deu à luz filhos a nova aliança é a mãe de todos nós de todos aqueles que deus o pai deu ao filho na eternidade quando foi feita a aliança eterna mas eu aviso novamente h não se destinava a ser uma esposa ela nunca deveria ter sido qualquer coisa senão uma cerva para sara a lei nunca foi destinada a salvar os homens ela foi projetada a sua mente para ser uma serva para o pacto da graça quando deus
entregou a lei no sinai estava longe de suas ideias que qualquer um homem viesse a ser salva por ela ninguém será justificado pelas obras da lei é o que paulo diz em romanos ele nunca concedeu que o homem atingir a perfeição por ela mas vocês sabem que a lei é uma serva maravilhosa para graça quem nos trouxe até o salvador não foi a trovejante os seus ouvidos é ela que o espírito santo usa no chamado eficaz nós nunca teríamos chegado a cristo se a lei não vos conduzisse até ali nós nunca teremos conhecido o pecado
se a lei não houvesse revelado a lei a serva de sara para varrer nossos corações e fazer o povoar para que possamos clamar pela aspersão do sangue para que eu possa já depositado no chão a lei é por assim dizer o cachorro de jesus cristo para ir atrás de suas ovelhas e trazê-los para o pastor a lei é um raio que assusta homenzinhos escolhidos por deus a se voltarem do erro de seus caminhos e buscar a deus a se soubermos retamente como usar a lei se entendemos como colocar em seu devido lugar e fazer obediente
a sua senhora então tudo estará bem mas esta agar sempre estará pretendendo ser senhora bem como sara e sara nunca permitirá isso é certa de tratá-la com dureza e expulsá-la devemos fazer o mesmo e não deixe ninguém murmurar de nós nós tratarmos a a garena duramente nestes dias se nós por vezes falamos coisas duras contra aqueles que estão confiando nas obras da lei ou seja em h citaremos sara como exemplo ela tratou agarrar duramente e assim nós o faremos queremos indicar que há garfo já para o deserto não queremos ter nada a ver com ela
no entanto é muito notável que tão rude e mal a feijoada como hagar é os homens tem sempre um amor maior por ela do que eles têm por sarah e eles estão propensos a estar continuamente clamando h você deve ser minha senhora em vez de dizer não sara eu seria o seu filho e h será escrava o que a lei de deus agora ela não está acima do cristão ela está sob o cristão e os homens sustentam a lei de deus como uma vara de terror sobre os cristãos e dizem se você peca você será
punido com ela não é assim ali está debaixo de um cristão é para ir andar sobre ela para ser seu guia sua regra seu padrão nós não estamos debaixo da lei mas debaixo da graça diz romanos 6 1415 a leia o caminho que nos guia não a vara que nos move nem o espírito que nos mobiliza a leia boa e excelente se ela mantém o seu lugar ninguém encontra a falha com as crava porque ela não é esposa e ninguém deve desprezar h porque ela não é sara se ela houvesse apenas se lembrado do seu
ofício tudo estaria bem e sua senhora nunca teria expulsado nós não desejamos conduzir a lei para fora das capelas enquanto e ela é mantida em sua posição correta e bíblica mas quando ela está posta como senhora então fora com ela nós não temos nada a ver com o legalismo novamente h nunca fui mulher livre e sara nunca foi uma escrava em tão amados o pacto de obras nunca fui livre e nenhum de seus filhos alguma vez o foi todos aqueles que confiam em obras nunca são livres e nunca serão mesmo que pudessem ser perfeitos em
obras mesmo se eles não tivessem pecado ainda assim eles são escravos de obrigações pois quando tivermos feito tudo que devemos fazer deus não é nosso devedor antes nós ainda somos devedores a ele e ainda permanecemos como escravos se eu pudesse guardar toda a lei de deus eu não teria direito ao favor porque eu não teria feito mais do que era o meu dever e ainda seríamos cravo a lei é o senhor mais rigoroso do mundo nenhum homem sábio eu amaria o seu serviço os depois de tudo que você fez a leia óbvio nunca ltda e
obrigado por isso mas disso vai em frente senhor continue continue sempre o pobre pecador tentando ser salvo pela lei é como um cavalo cego rodando em volta de um moinho e nunca avança para mais longe mas apenas sendo chicoteado continuamente enquanto gira gira e estando sempre no mesmo lugar quanto mais rápido ele segue mas trabalho ele faz e quanto mais ele está cansado tanto pior para ele ele nunca vai sair dali o mais santo entre aspas que o homem possa ser se ele confia em suas obras ele pode estar seguro da sua rejeição final de
sua porção eterna com os fariseus h era uma escrava ismael moral e bom como ele foi era apenas um escravo e nunca poderia ser mais do que isso nem todas as horas que ele havia realizado para o seu pai poderiam fazer um filho nascido livre sara nunca foi uma escrava ela poderia pôr a ser feita prisioneira por faraó mas ela não era escrava mesmo assim seu marido poderia por vezes negar-lhe mas ela ainda era sua esposa ela logo foi reconhecida por seu marido e fará o rapidamente foi obrigado mandá-la de volta assim o pacto da
graça pode parecer em perigo e o seu representante poderia clamar meu pai se é possível passe de mim este cálice mas ele nunca esteve em perigo real e às vezes as pessoas sobre o pacto da graça podem parecer cativas escravas mas contudo elas são livres ó que nós saibamos como está firmes na liberdade com que cristo nos libertou como está em gálatas 51 mais um pensamento mas o pensamento para nós agar foi expulsa assim como o seu filho mas sala nunca foi assim o pacto de obras deixou de ser um pacto não as pessoas que
confiavam nele foram lançadas fora não simplesmente ismael foi expulso mas a mãe de ismael também assim o legalista pode não somente conhecer a si mesmo como estando o condenado mas a lei como um pacto que deixou desistir também pois ambos a mãe o filho são expulsos pelo evangelho e aqueles que confiam na lei são mandados embora por deus você pergunta hoje quem é a esposa de abraão ora sara ela não dorme lado a lado com o marido na cova de macpela nesse instante lá ela se encontra e se ela estiver ali por mil anos ela
ainda está lá como esposa de abraão enquanto h nunca o será a como é 12 pensar que o pacto feito no passado foi em todas as coisas bem ordenado e nunca será alterado ele foi feito na internidade ainda quer minha casa não seja tal para com deus com tudo estabeleceu comigo uma aliança o quinto tudo será bem ordenada e guardada segunda samuel 23 5 a vocês legal listas eu não me admiro que vocês ensinem a doutrina da apostasia porque isso é consistente com a sua teologia é evidente que agarra deve ser expulsa ismael também mas
nós que pregamos o pacto da livre plena salvação sabemos que isaque nunca será expulso e que sara nunca deixará de ser amiga e esposa de abraão vocês hagarenos vocês cerimonialistas vocês hipócritas vocês formalismos vocês legalistas de que utilidade será quando finalmente vocês viram onde está minha mãe onde está minha mãe a lei só ela é expulsa e vocês deverão vir com ela para o esquecimento eterno mas onde está a minha mãe o cristão pode dizer por fim que será dito aqui está a mãe dos fiéis a gerusa em cima a mãe de todos nós e
nós entraremos nela e habitaremos nela com o nosso pai o nosso deus como o apóstolo paulo diz tendo por certo isto mesmo que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de jesus cristo como sempre penses 16 agora em segundo lugar vamos examinar os dois filhos enquanto as duas mulheres eram tipos dos dois factos os dois filhos eram tipos de quem vive sobre cada pacto isaac é um tipo do homem que caminha pela fé e não ter a vista e que espera ser salvo pela graça e pela graça somente pela
graça soberana de deus ismael é o tipo do homem que vive e traz obras extra ser salvo por suas boas obras e por aquilo que ele faz vejamos esses dois primeiro israel é o mais velho então amados o legalista é muito mais velho do que o cristão o legalista hoje eu seria cerca de 15 ou 16 anos mais velho do que eu como cristão pois todos somos nascidos legalistas nós já nascemos assim falando sobre os arminianos george whitefield disse todos nós nascemos arminianos é a graça que nos transforma em calvinistas é a graça que faz
de nós cristãos a graça nos torna livres e nos faz conhecer a nossa posição em cristo jesus e somente nele e por causa do que ele fez é o verdadeiro solus christus da reforma deve ser esperado então que o legalista tenha mais força de argumento do que isaque e isso é assim a princípio somente porque ele é maior ele nasceu antes então quando os dois meninos estão lutando é claro que isaque geralmente cai pois ismael é o irmão maior e você deve esperar ouvir ismael fazendo o maior barulho pois ele deve ser um homem selvagem
cheio de confiança em si mesmo sua mão a todos ea mão de todos contra ele ele está lutando por si mesmo ao passo que isaac é um rapaz tranquilo ele sempre permanece por sua mãe e quando ele é ridicularizado ele pode ir e dizer a sua mãe que ismael zangou dele mas isso é tudo o que ele pode fazer e nunca tem muita força ou seja ele nunca tem muita força em si mesmo então vocês percebem atualmente os israelitas são geralmente mais forte eles podem nos fazer cair desesperados quando entramos em discussão com eles pois
eles têm um mundo inteiro secular a favor deles pregando o seu suposto livre arbítrio quem que homem mundano não concorda com isso que o homem do mundo não concorda com os mesmos princípios na verdade é a glória e jactancia deles dizer que os desafios não tem muito poder de raciocínio nem muita lógica quando na verdade eu posto mas o que acontece na verdade é que isaque não precisa de é porque ele é um herdeiros segundo a promessa a promessa da graça soberana de deus e a lógica mundana não são muito consistente entre si elas são
apostas a lógica de isaac está apoiada na palavra de deus e não na sabedoria circular do homem caído a sabedoria que todos os homenzinhos e os podem aplaudir e concordar nunca espere que o evangelho da graça soberana seja vitorioso quando você está disputando a maneira dos homens sem deus porque eles odeiam a graça soberana porque amam a jactância e o orgulho por isso paulo diz em primeira coríntios 1 a partir do verso 21 visto como na sabedoria de deus o mundo não conheceu a deus pela sua sabedoria aprouve a deus salvar os crentes pela loucura
da pregação porque os judeus pedem sinal e os gregos buscam sabedoria mas nós pregamos a cristo crucificado que uns escândalo para os judeus é loucura para os gregos mas para os que são chamados o tanto judeus como gregos lhes pregamos a cristo poder de deus e sabedoria de deus e paulo continuou no verso 27 mas deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes e deus escolheu as coisas vis deste mundo e as desprezíveis e as que nada são para aniquilar as
que são para que nenhuma carne se glorie perante ele mas vós sois dele em jesus cristo o qual para nós foi feito por deus sabedoria e justiça e santificação e redenção e porque para que como está escrito aquele que se gloria glorie-se no senhor amém este é o pacto da graça se você estiver discutindo com o legalista e ele tentar vencer usando argumentos do humanismo secular você pode dizer aí o esperava por isso isto mostra que eu sou o isaque pois ismael certamente golpear aí ah e eu não estou nada pesaroso por isso seu pai
e sua mãe estava no auge da vida eram fortes e era natural que você me superasse dessa forma mundana os meu pai a minha mãe eram pessoas muito velhas abraão e sara na sua velhice dependendo só e tão somente da graça soberana de deus mas onde estava a diferença entre os dois rapazes em sua aparência exterior não haver diferença entre eles quantas ordenanças pois ambos eram circuncidados não haverá distinção no que diz respeito aos sinais externos e visíveis portanto meus amados muitas vezes não há diferença entre ismael isaac entre o legalista e o verdadeiro cristão
entre aquele que confia na graça soberana e aquele que confia na força do homem porque em matéria de cerimônias exteriores o legalista toma santa ceia e a batizado ele estaria com medo de morrer se não fizesse eu acredito que havia muita diferença quanto ao caráter ismael era um homem quase tão bom e honrado quando isaque não há nada dito contra ele nas escrituras na verdade sou levado a crer que ele era um bom rapaz especialmente a partir do fato de que quando deus deu uma benção ele disse com izaque será benção abraham disse quem dera
que vive ismael diante da minha face ele clamou a deus por ismael porque ele amava o rapaz sem dúvida por sua disposição mas deus disse e quanto é ismael isso como eu irei abençoá-lo doze príncipes gerará ele terá bênçãos temporais mas deus não quis desviar-se até mesmo pela oração de abraão e quando sara foi bastante isso é vera já que ela teve que ser no dia em que ela expulsou aguardar sua casa nos é dito e parecer essa palavra muito mar aos olhos de abraão por causa do seu filho e eu não suspeito que o
a fé a câmera sem razão a um traço de caráter de ismael que você ama muito quando abraão morreu e não deixou ismael o único pedaço de pau pedra pois ele previamente havia dado a sua parte e mandado embora no entanto ismael veio para o funeral do seu pai pois é dito que seus filhos ismael isaac o sepultaram e martela parece portanto ter havido apenas pouca diferença nas características dos dois então amados há pouca diferença entre o legalista e o cristão quanto ao caminho exterior ambos são filhos visíveis de abraão não há propriamente dita uma
distinção de vida porque deus permitiu que israel fosse tão bom quanto isaac a fim de mostrar que não era pela bondade suposta do homem que deus fazia qualquer distinção mas que ele teria misericórdia de que ele tivesse misericórdia esse compareceria de que ele se compadecer como o anos 9 então qual era a distinção paulo nos diz que o primeiro nasceu o segundo a carne e o outro segundo o espírito o primeiro era um filho natural e o outro um espiritual pergunte ao legalista você faz boas obras você se arrependeu você está obedecendo e ele dirá
que sim agora de onde você conseguiu a sua força ele pode até dizer da graça mas na verdade quando você pedir explicações ele vai dizer que é o seu próprio livre arbítrio que ele dá isso que a graça só foi uma possibilidade mas que ele é que fez ele é que usou a suposta graça usando a sua própria liberdade então você pode perguntar a ele então quer dizer que a diferença entre você e os outros é que você usou a graça e os outros não ele vai dizer sim bem então é só a própria obra
e o que faz diferença entre você e os outros não é a graça mas o que você fez com a graça que eles não fizer e é sua própria obra é você se salvando o que faz você ser salvo e o outro não é o que você fez e não que a graça fez hora sinceramente irmãos você pode chamar isso de graça ou de mostarda porque não vai fazer diferença porque não tem nenhuma semelhança com a graça que a bíblia traz para nós não era graça afinal de contas pois foi o seu uso você diz
que fez a diferença e não a graça mas pergunte ao pobre isaac como ele guardou a lei e o que ele diz muito mal de fato você é um pecador isaac assim uns extremo e grande pecador um miserável homem me rebelei contra o meu pai por várias vezes enumeras vezes tem muitas vezes me desviado dele então isaac você não acha desse mesmo que é tão bom como ismael não é não não mas ainda há uma diferença entre você e ele afinal o que fez a diferença hora a graça firme diferença a diferença porque ismael não
é o isaac ismael poderia ter sido o isaque não de isaque foi deus que me fez diferente desde o princípio até o fim ele fez de mim um filho da promessa um filho de sara antes que eu nascesse eu era o filho da promessa e ele deve me manter assim até o fim a como dizem os versos queridos a graça deve tudo trabalho coroar ao longo de dias eternos ela estabelece no céu a pedra mais alta e bem merece todo louvor isaac tem realmente mas depois obras e não permanece secundário ismael quando ele convertido ele
trabalha se é possível para servir o seu pai muito mais do que o legalista faz ao seu senhor mas ele está trabalhando para o seu pai ele nunca deixará de ser seu filho mas ainda assim sem dúvida se vocês tivessem que eu vi os seus dois relatos vocês ouvirem os aqui dizer que ele era um um pecador digno da infinita de deus se não fosse a graça soberana enquanto ismael faria de si mesmo e dos seus atos a base final da sua salvação ou seja um rodo o cavaleiro fariseu a diferença não está nas obras
mas dos motivos não na vida mas nos meios de sustentar a vida não no que fazem tanto como na forma como eles o fazem aqui então está diferença entre alguns de vocês não que vocês legalista são piores do que os cristãos verdadeiros vocês podem muitas vezes e alguns aspectos serem melhores em suas vidas e ainda assim vocês estão perdidos você se queixam que isso injusto nem um pouco deus diz que os homens devem ser salvos pela fé que é um dom de deus um dom da graça de deus e se você diz não eu tirei
salvo pelas minhas obras ou por uma fé que o mesmo produzir e não uma fé que é um don soberano de deus você pode continuar o caminho mas você estará perdido para sempre é como se você tivesse um servo e você dissesse joão vá e faça a tal e tal coisa no estábulo mas ele vai embora e faz o inverso em seguida de senhor eu tenho feito isso muito bem sim você diz mas isso não é o que eu disse para você fazer então deus não lhe disse para operar sua salvação para suas obras ou
para uma fé supostamente criada por você mesmo mas ele disse operai a vossa salvação com temor e tremor porque deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar segundo a sua boa vontade então quando você chegar diante de deus com suas boas obras supostamente excluindo do seu livre-arbítrio ele dirá eu nunca te disse para fazer isso a você tirar ele eu pensei que o outro caminho era muito melhor senhor você estará perdido por seus pensamentos por achar isso achar aquilo que diremos pois o próximo paulo que os dentinhos que não buscavam
a justiça alcançaram a justiça enquanto israel que buscava a justiça não alcançou isto é porque não foi pela fé mas como que pelas obras da lei israel buscou pelas obras da lei não alcançou nada não importa o que você pensa o que importa é o que deus diz em sua palavra e agora em terceiro lugar falarei brevemente uma ou duas palavras acerca da conduta de ismael em relação à isaac é dito que ismael zombou de isaac alguns de vocês queridos filhos de agar não tem se sentido extremamente irritado quando ouviram esta doutrina a doutrina da
graça soberana as doutrinas da graça vocês disseram é terrível é horrível é muito injusto que eu seja a pão segundo o meu livre-arbítrio tanto quando eu puder ser e ainda assim se não sou um filho da promessa a soberana eu estou perdido não sabe por aquilo que eu mesmo faço é realmente horrível é uma doutrina e moral ela produziu muitos danos e ela deve ser combatida é claro que você fala assim isso mostra que você é um ismael evidente que esmael zomba de isaque filho da promessa e não precisamos de mais nenhuma explicação sempre que
apura a soberania de deus é pregada onde o que o filho da promessa e não filho da carne é o herdeiro o filho da carne sempre murmura contra isso o que disse ismael isaac que negócio você tem aqui eu não sou o filho mais velho do meu pai eu tirei a tido a propriedade se não fosse por você você está acima de mim as conversações dos jornalistas são assim eu vou ser salvo do meu jeito exercendo a minha liberdade aquilo que outros não fazem e por isso se perdem mas não eu eu vou ter a
herança porque eu quero ismael dispara isaac eu não sou tão bom quanto você eu não sei lá meu pai também pronta você você sabe que é o favorito a sua mãe sara a graça soberana mas minha mãe h a lei é tão boa quanto a sua mãe e isso exatamente como vocês arminianos lidam com a salvação gratuita o legalista diz eu não vejo isso eu não posso tê-lo por mim mesmo pelo meu desejo se nós dois somos é porque um deve ser salvo e o outro não porque deus deve ter misericórdia de que ele quiser
e salvar que ele quiser e ter compaixão de quem ele quiser porque depende de deus e não de nós homens homens livres eu posso ser salvo se eu quiser e quando eu quiser usando tão somente o meu livre arbítrio e assim assim de sombra da livre graça soberana de deus como ismael zombava de isaac mas isso jamais mudará o que deus diz pois diz a moisés vou me compadecer de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia assim pois isto não depende de quem quer nem de quem corre mas de deus que
se compadece romanos 9 15 16 mas assim como eu disse todos os ismael reis zombam da livre graça de deus tudo o pregador pode prosseguir muito facilmente se ele não prega a livre graça muito plenamente é mas se você se atreve a falar sobre aquelas coisas que são desagradáveis para a multidão dos homens não regenerados o que as pessoas viram eu odeio eu não posso suportá-lo ele é tão desamoroso pois a doutrina da soberania de deus será sempre popular os homens sempre odeiam e range os dentes assim como eles fizeram quando jesus a ensinou muitas
viúvas desse jesus existiu em israel mas a nenhuma delas o profeta foi enviado a não ser para a viúva de sarepta e havia muitos leprosos em israel mas nenhum deles foi curado senão aquele que veio de longe da síria que boa popularidade nosso salvador obteve por este sermão as pessoas rangeram os dentes para jesus e toda a popularidade entre aspas que ele teve foi aquelas pessoas desejarem pegar ele e lançar ele de cima de um penhasco no precipício e pegaram ele para fazer isso e só não concretizar o desejo deles porque em seu poder infinito
a bíblia diz olá tudo meio deles e saiu ainda não era chegada a sua hora como como a doutrina da soberania de deus poderia ser popular a 1 milhão orgulho de um homem a bonito a posição e fazer um sem colher diante de deus como um pobre miserável pecador não ela nunca será popular até que os homens mais são anjos e todos os homens ame ao senhor e isso jamais ser assim só um homem soberanamente regenerado poderá abraçar com alegria as doutrinas da graça mas agora em quarto e último lugar nós temos que perguntar o
que aconteceu com os dois filhos em primeiro lugar isaque tinha toda a herança ismael nada nenhuma não que ismael saiu miseravelmente pois ele tinha muitos dotes e tornou-se muito rico e grande neste mundo mas ele não tinha nenhuma herança espiritual assim o legalista terá muitas bençãos como recompensa a legalidade e por viver uma vida correta e etc ele será respeitado e honrado e visto como mais amoroso quem sabe na verdade jesus disse os fariseus já tem a sua recompensa deus não rouba qualquer um homem da sua recompensa o que o homem é um beija ele
obtém deus paga os homens tudo o que lhes é devido e muito mais e aqueles que guardam a sua lei mesmo neste mundo receberam grandes favores eles não vão ferir seus corpos como vicioso faz e eles vão preservar melhor a sua reputação a obediência faz um bem neste mundo os fariseus gozaram de uma vida boa e de reputação assim mas então como eu disse ismael não tinha nada da herança assim você miserável legalista se você está dependendo daquilo que você faz pelo seu suposto liga arbítrio ou qualquer outra coisa é certo da soberana livre graça
e para sua libertação da morte você não tem sequer um pé da herança em canaã naquele grande dia em que deus é partir as porções de todos os filhos de jacó não haverá nenhuma parte para você mas se você é um pobre isaac o miserável pecador tremendo e culpado e se você diz ismael tem as mãos cheias mas como dizem os versos do famoso hino eu nada a trago em minhas mãos simplesmente a tua cruz me agarro se você está dizendo nesta manhã eu sou absolutamente um nada mas jesus cristo é o meu tudo em
todos se você renuncia todas as boas obras da carne e de fato confessa eu sou maior dos pecadores mas eu sou o filho da promessa que jesus cristo morreu por mim você terá uma herança e você não será roubado dela por todos os ismael somadores do mundo nem isso será diminuído pelos filhos dh você pode por vezes ser vem e levado para o egito mas deus trará o seu josé i e seus isaques de volta e você será exaltado a glória e sentar-se ar a direita de cristo aí eu sempre pensei em que consternação haverá
no inferno quando homens exterior mente bons firmados em suas boas obras em seu suposto livre arbítrio forem mandados para lá senhor diz alguém enquanto ele entra deve entrar nesse calabouço repugnante não guardei a tua palavra não tentei ser o mais obediente possível para ganhar a minha salvação eu não fiz rigoroso com essas coisas eu nunca amaldiçoei o braço e meio em toda minha vida eu devo ir para lá eu dava ofertas e assistir os cultos eu devo ser preso ali eu fui batizado eu tomei a senha eu era tudo de bom que alguma vez o
homem poderia ser é verdade que eu não cria que a sua mente o que cristo fez o solus christus eu não pensava que se depender dele do que ele fez para me dar férias salvação arrependimento e todas as coisas mas do meu jeito eu queria nele eu não pensava que dependia só de cristo pois eu achava que era muito bom e muito honrado e que o que fez diferença entre mim eo perdido tinha sido aquilo que eu fiz eu devo ser preso ali sim senhor e entre os condenados você terá esta previdência você despresou a
cristo acima de todos quando disse que ele não era tudo em todos os que são salvos soberanamente aqueles outros ali simplesmente seguir o seu pecado a vida toda mas você em sua medida adicionou o seu pecado o mais condenável dos pecados você fez de si mesmo o anticristo e se inclinou e adorou a sua própria bondade imaginária então deus continuar a dizer ao legalista quantas vezes eu ouvi vocês zombar da minha soberania mas a minha palavra não disse claramente e quem és tu que a deus réplicas porventura a coisa formada dirá que formou por que
me fizeste assim ou não tem o oleiro poder sobre o barro para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra e que direis se deus querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos da ira preparados para a perdição para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia que para a glória já dantes preparou os quais somos nós a quem também chamou não só dentre os judeus mas também dentro gentinhas isso não está claro na minha palavra
não está claro romanos 9 de 20 a 24 não está claro em toda a escritura o pacto da graça mas eu vi vocês vão bar da minha soberania eu ouvi você dizer que era injusto da minha parte salvar o meu povo e distribuir os meus favores segundo o conselho da minha própria vontade você a justiça do seu criador e você terá justiça em todo o seu poder o homem pensava que ele tinha uma grande balança do seu lado para pesar o próprio deus mas ele encontra que isso é apenas alguns grãozinhos de pó mas então
deus mantém o imenso registro dos seus pecados com isso na parte inferior sem deus sem esperança um estranho a comunidade de israel o pobre homem então vê que o seu pequeno tesouro de bondade liberdade livre arbítrio não é metade de uma ligaria enquanto a soberana vontade de deus é como milhões e milhões de talentos de ouro e assim comprar do terrível e um grito desesperado ele foge com todas as suas pequenas notas de mérito humano que ele esperava que poderia comprar sua salvação o que o salvariam e ele foge clamando estou perdido estou perdido com
todas as minhas boas obras eu pensava que as minhas boas obras eram areias os pecados eram montanhas e porque eu não tinha a verdadeira fé que foi da soberana a graça de deus toda minha justiça era apenas hipocrisia caiada de branco agora mais uma vez ismael foi mandado embora isaque foi mantido em casa portanto alguns de vocês quando o dia da provação vier para tentar a igreja de deus apesar de ter vivido na igreja bem como os outros embora você tem a máscara da profissão de fé sobre você você vai descobrir que ela não vai
ser útil para você você tem sido como filho mais velho cheio de altos justiça sempre que o pobre pródigo chegou na igreja você disse vindo porém este teu filho que desperdiçou os teus bens com meretrizes mataste para ele o bezerro cevado e quanto a mim que sempre fui obediente a legalista invejoso você será finalmente banido da casa digo a vocês legalista ceforma listas que vocês não tem mais a ver com cristo em gostei' e que embora vocês tenham sido batizados com batismo cristão embora vocês se sentem em uma mesa cristã embora vocês ouçam sermão cristão
vocês não tem parte nem porção no assunto não mais do que um católico romano o muçulmano a menos que vocês estejam confiando simplesmente na graça soberana de deus e sejam o herdeiro de acordo com a promessa quem confia em suas obras apesar de ser então poucas encontrará que essa confiança arruinar a sua alma tudo que a natureza engendra deve ser desvendado esse nave que as obras construíram devem ter sua filha cortada em metades pelas rochas da verdade a alma deve confiar de forma simples e totalmente na aliança de deus ou então está a alma está
perdida legalista você esperar ser salvo pelas obras vem agora vou tratá-lo com respeito eu não vou acusá-lo de ter sido um bêbado um bo ah mas eu quero perguntar você está ciente de que a fim de ser salvo por suas obras é imprescindível que você seja totalmente perfeito deus exige a guarda de toda a lei se você tem um vaso com a menor rachadura em si não é inteiro você nunca cometeu pecado na sua vida ou você acha que depois do arrependimento que você mesma produziu você pode manter uma vida ea sua salvação até o
fim você mesmo e assim ser premiado com a salvação não eu sei que você conhece os seus pecados você nunca teve uma imaginação viu venha senhor eu não poderia supor que você tenha manchado essas uvas brancas com qualquer coisa como a luxúria ou a carnalidade o que é sua boca fina que utiliza uma linguagem tão casta alguma vez quando entendeu e o juramento ou qualquer coisa semelhante a lascívia e você não sabe quem tem que você tivesse do mundo imaginário vivido uma vida perfeita por 70 anos e no final desse 70 anos cometer esse o
pecado toda sua obediência seria reduzido a nada porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto torna-se culpado de todos como diz thiago dos 10 senhor você diz você está fazendo uma suposição errada pois embora eu creia eu devo fazer algumas boas obras que que jesus cristo é muito misericordioso e embora não seja extremamente perfeito eu sou sincero e acho que obediência sincera será aceita em vez de obediência perfeita você faz isso de fato e imploro diga o que o objetivo é sincera certa vez eu conheci um homem e o vi
ficar bêbado uma vez por semana mas ele foi sincero ele não achava que ele estava agindo errado porque estava sogra todo domingo nos cultos muitas pessoas tenho que ela se chama de obediência sincera mas é uma sempre que se encaixa um pouco na margem da sua própria iniquidade dos seus pecados mas então você diz eu não passo muito dos limites um pequeno pecado que eu permito meu caro senhor você está errando muito quando a sua obediência sincera pois se é isso que deus requer então centenas de personagens mais vi são tão sinceros como você é
entretanto eu não acredito que você seja sincero se não simplesmente você abraçaria tudo que deus diz em sua palavra você crê em cristo como tudo em todos aqueles que o pai escolheu e deu a ele e você estaria satisfeito com isso ser salvo atrás obras de outro pela justiça de outro pela ação soberana de outro você simplesmente crer em cristo desta forma me parece que a sua obediência sincera é uma ilusão sincera e é assim que um dia você vai encontrá-la como uma simples ilusão ó você diz eu creio que cristo deve me ajudar na
questão da salvação sim eu sei que isso lhe agradaria mais cristo é um tipo muito diferente de salvador quando ele com é algo ele tem a propensão de fazer tudo você pode achar estranho mas ele nunca gosta de qualquer tipo de assistência podre fiz o mundo ele não solicitou ao anjo gabriel nem mesmo para resfriar a matéria fundida com as suas asas mas ele mesmo ofício completamente assim acontece na salvação ele diz a minha glória não daria outrem como está isaías 48 11 e eu quero que você se lembre posto que você professor o ir
a cristo e ter uma pequena participação no negócio da salvação que há uma passagem das escrituras que apropriada para você e que você pode ruminar em seus momentos de meditação mas se é por graça já não é pelas obras de outra maneira a graça já não é graça se porém e pelas obras já não é mais graça de outra maneira a obra já não é obra romanos 1162 se você misturar os dois vocês traga lá os dois e a casa senhor e faça para si mesmo uma mistura de fogo com água esforça-se para manter em
sua casa um leão e um cordeiro e quando você conseguir fazer isso me diga que você fez as obras ea graça concordarem e mesmo assim eu lhe direi que você está mentindo pois as duas coisas são essencialmente apostas e aquilo não pode ser feito você não pode combinar a água e fogo eles ficarem lá juntos quem dentre vocês lançar a todas as suas obras a distância e virar para jesus com isso nada nada nada quem virá para jesus com nada só esses só esses estão sendo chamados soberanamente pelo espírito santo aqueles que podem dizer nada
em minhas mãos eu trago simplesmente a tua cruz me agarro cristo vai dar de boas-vindas suficientes seu espírito opera em você o querer eo efetuar e sua boa vontade e vai fazê-lo subir perfeito e vai glorificar um dia mas se você tem se esforçado para obter a santidade antes de cristo fazer essas coisas ou de operar a santidade em você você começou no lado errado você tem procurado a flor antes que você tenha raiz e tem procurado tolices para o seu próprio sofrimento e destruição eu quero dizer a todos aqueles que não são isaques mas
que são os mais os mais tremem diante dele agora se outro de vocês são isaques lembrem-se sempre que vocês são filhos da promessa permaneçam firmes crendo somente naquele que opera o querer eo efetuar em vocês não e regem-se pelo jugo da escravidão da lei nos vocês não estão debaixo da lei mas debaixo da graça e amém subir eu eu e e eu eu quero ver ah ah eu que viu irei aí a subir you louis eu queria ver e eu que vou 6 siri mãe bora me iphone e ai login e aí [Música] e aí
e fucile e fro que eu quero ir ah ah eu gay meu filho é
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