e o lábios queridos alunos olá minhas queridas alunas nesta vídeo-aula vamos falar de que fortes ea antropologia interpretativa e quem for clix foi um antropólogo dos estados unidos que nasceu em 1926 e faleceu há não muito tempo em 2006 portanto nós estamos agora falando de volta um pouquinho mais contemporâneo o gears ficou conhecido pela criação pela proposta de uma antropologia que ele chama de antropologia interpretativa para entender o fenômeno cultural as características dessa perspectiva estão em um livro chamado a interpretação das culturas que o berço se escreve e lança lá em 1973 e qual é
a grande de lourdes lembrando essa é uma aula síntese é para gente compreender as ideias mais gervais rio do pires tá qual é a grande ideia do gueto aqui se eu quiser compreender uma cultura e como os indivíduos se relacionam com a cultura eu não posso ficar preso a ideias como funções que a ideia que você tem lá no funcionalismo do mali nozes e nem a ideia de estruturas maiores com uma ideia que você tem lá no nutrologia estrutural do ladies trouxe a grande ideia do gritos aqui é que pai eu compreender a cultura e
essa relação do indivíduo com a cultura em que ele se insere eu preciso fazer uns locamento sair dessas instituições sair dos aspectos mais estruturais e vi para a ação dos indivíduos não veja eu saio às vezes de um campo mais macro um campo maior uma forma de observar as cultura a partir daquilo que ela traz é de mais e social cultural como o seu cultural fosse sempre algo que está lhe obrigando os indivíduos a fazerem determinadas coisas e eu passo olhar para os próprios indivíduos como indivíduo da significado para sua existência no mundo quais são
os significados que um indivíduo traz para determinadas interações sociais no seu cotidiano essa ideia do guettes eram é propriamente nova e ele deixa isso muito claro ele está se inspirando em um sociólogo chamado max verde que também é considerado um dos pais da sociologia o ver gente ele nasci lá no século 19 com a proposta de fazer uma sociologia que ele chama de sociologia compreensiva a sociologia compreensiva basicamente toma como ponto de partida o que nós chamamos de ação social ação social é ação que o indivíduo faz o indivíduo até o significado para aquela ação
que ele está fazendo mas ao atribui significado para que elas são ele sempre leva em consideração a existência de outras pessoas naquela mesma realidade um exemplo de ação social é o fato de ir para escola quando você vai para escola você tem a opção de falar eu não vou concordo porém geralmente você vai para a escola e qual é o sentido que você dá para essa ação quando você vai para escola eu vou para a escola porque minha mãe vai me bater se eu não for ou eu vou para escola porque eu quero muito ver
a aula de sociologia eu gosto muito de sociologia não é isso eu vou para escola porque eu quero encontrar meus amigos que eu quero encontrar meu crush eu quero comer a merenda da escola vejo que ao atribuir sentido para a situação você leva em consideração todas as outras as outras pessoas que estão com você tá e é disso que o verde ele está falando com a sociologia compreensiva veja que eu estou fazendo uma viagem no tempo para a gente poder entender a antropologia interpretativa do guettes você vai lá no verem você vai perceber então que
o foco não está em uma estrutura que está te obrigando ou algo muito obrigatório propriamente dito e não é que não existe um regras normas sociais não é essa é a grande questão tá gente mas o foco dele não é mostrar a os indivíduos vão para escola porque tem a obrigação de não é isso ele quer mostrar que cada indivíduo vai para a escola e atribui para aquela ação de ir para escola vários significados possíveis mas veja que você individualmente toma decisão atribuindo o significado para essa ação ou seja a situação ela é um símbolo
para você ela tem um simbolismo e é isso que assim sociais devem se preocupar em entender vai dizer o ver qual é o significado que as pessoas estão atribuindo para suas ações ea sociedade com essa perspectiva nada mais é do que a soma do que o conjunto do que a rede desses vários significados que as pessoas estão atribuindo que aí sim esse significado quando ele se entrecruzam ele vai vão ele vai fumar de inscrições sociais como por exemplo caso da escola a escola só existe a partir do momento em que várias pessoas passam a compartilhar
vários significados comuns por exemplo os alunos passam a tv a escola como um espaço de aprendizado ver o professor como um cara que tem algum saber é um conhecimento para passar para ele ver aquilo ali como uma forma de conseguir um bom emprego no futuro ou seja conseguir ter bons contatos profissionais etc quando o junto tudo isso eu formo o negócio chamado escola cada ação social aí desses indivíduos sempre orientar em relação as outras pessoas façam que tudo isso junto fome as instituições como a escola etc pensa aqui comigo vocês estão vendo que o foco
agora é muito mais em conta o vitor atribui sentido para sua ação no mundo e com esse sentido tem muito a ver com que no as pessoas com as quais eu estou interagindo com as quais eu entro interação agora vem para cá então por clifford geertz clifford grátis está meio que se inspirando nessa ideia do max ver lá atrás de ação social uma ação social tem sentido tem um significado por um indivíduo e está falando se eu quiser compreender uma cultura eu preciso justamente entender essa cadeia de significados de símbolos que os indivíduos estão criando
não é mais uma questão de umas uma estrutura de uma de alguma instituição maior do que os indivíduos são os próprios indivíduos atribuem um significado para suas ações e o contra o pó logo na hora de fazer a sua etnografia você já sabe o que é uma etnografia isso não sabe dá uma pesquisada aí dá um google para você lembrar e quando encontra o paulo vai fazer aí a sua ecografia para poder entender como funciona aquela futura o que ele deve fazer então ele deve buscar esse significado esse símbolos em determinados contextos de interação e
aí sim a partir desses pequenos detalhes desse significados o que o que o antropólogo vai verificando ali ele consegue explicar então funcionamento da cultura por inteiro agora eu tenho um percurso né o percurso inclusive que eu chamo na metodologia de pesquisa de indução analítica eu saio de casa ali bem particulares bem pequenos mas eu vou fazendo essas conexões de significados e símbolos que eu vou identificar até ter uma noção mais completo ou pelo menos um pouco mais aprofundada do que é uma cultura ele vai inclusive e trazer a noção de cá e etnografia tá aquela
que lá no século a proposta pelo marynowski a esse no graciela deve se preocupar e escrever ainda assim e não da forma para esses pequenos significados então etnografia passa a ser vista por ele usando as próprias palavras do território bilhetes com uma descrição bença de significados que isso demanda um exercício de pesquisa para que a gente consiga identificar quais são esses significados uma mesma ação por exemplo ir para escola pode ter inúmeros significados quais são os significados que prevalecem quais são os primeiros prevalecem como é que isso afeta a interação daquele grupo vou pegar um
exemplo tarde que está falando de escola e a gente fecha essa aula muitos alunos identificam essa relação com o professor e da escola como um momento de aprendizagem única então é isso é o significado possível no quando a gente migra para o ensino remoto como nós estamos aqui nesse momento o vídeo aula este aluno vai continuar atribuindo esse significado opa esse esse é um momento de de aprender então esses são os alunos que vão se engajar mais as atividades que conseguem perceber mesmo nesse ensino remoto nessa nossa relação aqui esse momento e essa possibilidade de
aprendizagem significado que ele atribuía para esse processo e traz relação professor ele permanece aqui mesmo à distância agora quando eu penso a tinha outro mas acontece e esse é o maior desafio de educação remota é que boa parte dos estudantes não atribui a si mesmo significado para escola muitos estudantes vão porque a eu vou cumprir minha mãe não brigou e me ameaçou com um tamanco de pau se eu não fosse para escola este aluno uma situação de educação remota vai pensar poxa ainda bem que eu não preciso de ir para escola ele vai ver então
este momento como uma oportunidade para deixar de estudar porque não atribui o mesmo significado eu estou aqui então mostrando e como o significado que as pessoas vão até boinhas esses símbolos e significados que as pessoas atribuem para sua existência no mundo estão afetando aí o funcionamento tá cultura e é disso que o esses essas redes e como é que significados desses símbolos não se conectando é que o interesse da antropologia interpretativa do clifford geertz percebam sempre com foco aí fiquem com o indivíduo atribui significado para suas ações