Programação Orientada a Objetos (POO) // Dicionário do Programador

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Código Fonte TV
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Video Transcript:
hoje deve seja bem vindo ao cenário do programador do código-fonte tv cada vídeo um termo uma tecnologia ou uma palavra utilizada por todos nós neste maravilhoso mundo da programação [Música] do amazônia 1 080 e contextualizando a programação orientada a objetos é um paradigma de desenvolvimento utilizado massivamente na maioria dos sistemas atuais suportada também por uma infinidade de linguagens e que bate de frente com outro paradigma o procedural também chamado de estruturar o lar dp o em um vídeo curto é sem dúvida um grande desafio mas como estamos aqui para trazer conteúdo relevante pra vocês vamos
fazer um esforço para tentar falar dos principais pontos da orientação a objetos a primeira coisa que é preciso ficar claro que a pior não é somente um paradigma de linguagem de programação ela está presente também nas fases de análise levantamento e também projeto está aí há o ml né que ainda é utilizado e que não nos deixa mentir então quando falamos de orientação a objetos temos sempre que ter um conceito mais aberto sobretudo e não só sobre o código em si então para clarificar vossas mentes vamos deixar bem definido que a motivação do papel é
a de representar cada elemento do mundo real para um objeto então tudo que se faz na pior é trabalhar com objetos não podemos dizer que os sistemas são mais próximos com o que vemos no mundo real uma vez que um objeto nada mais é que uma aglutinação de estados e comportamentos junto a isso temos conceitos ultra importante que haja uma leitura manutenção e reutilização do código como o encapsulamento e herança e se algo é bem diferente do paradigma estruturado onde não é possível escrever códigos encapsulando os dados onde em qualquer parte do código é possível
utilizar o valor armazenado de uma variável sem a necessidade de permissão até agora falamos falamos e o conceito da orientação a objetos apesar de representar o mundo real pode dar um nó em nossas cabeças de início vamos então explicar de uma forma simplificada quais os pilares da pior assim fica mais fácil de entender o que vem por aí dá orientação a objetos temos somente quatro pilares a herança o polimorfismo encapsulamento ea abstração a herança assim como nós humanos na vida real é a capacidade de um objeto ser idealizado baseado em outro objeto ou seja se
no seu objecto principal que podemos chamar de pai existem atributos que são as propriedade e os métodos que são as funções eles podem ser estendidos para um novo objeto filho exato lembrando que o próprio objeto pai também pode ter sido estendido de outro objeto e isso faz com que b para replicar as características de um objeto para o outro mesmo que falamos que lá no início que o papel é muito boa na reutilização de códigos pois é a herança ajuda muito nisso então vamos exemplificar vamos supor olha eu tenho aqui uma caneta azul que escreve
tá então ela tem uma caneta azul e escreve a tampa seria um atributo que a tampa azul ea função um método é o escrever a partir da herança podemos criar duas canetas azuis iguaizinhos né seu pai que se que o filho e modificar atributos nela então vamos supor que os filhos estejam lá tenho com atributos diferente com uma tampa preta e outra uma tampa vermelha agora tem atributos diferente podemos também criar funções diferentes vamos supor que essa aqui agora tem a função de escrever e rebobinar uma fita e outro ponto principal da herança podemos a
estender o comportamento da função e escrever eraí continuar escrevendo assim como a caneta pai porém agora com outra cor esse é um ponto fundamental para entender a reutilização dos códigos e aí tranquilo agora chegou a vez de falar do polimorfismos que explicam de forma bem rápida nada mais é que a capacidade de um objeto que sejam compatíveis se passar por outro em determinadas circunstâncias sempre ficando mais ainda depois que um objeto alertado apesar de trazer todas as características do seu objecto pai uma ou mais características precisam ser reescritos por completo é isso mesmo na prática
é a reescrita de um método é dado de uma classe sem utilizar nenhum comportamento da classe pai pra esse método no caso das canetas aqui é como se a função escrever fosse rectificada e agora ela serve pra apagar ao invés de escrever já percebeu que com a herança o polimorfismo nós programadores estamos brincando de deus só que no mundo da programação a gente pode mostrar os objetos alterar os comportamentos as funções e atributos da forma que a gente quiser nós sim podemos brincar à vontade com o dna do nosso sistema continuando com o terceiro pilar
da programação orientada a objetos o encapsulamento esse é o conceito mais simples de se entender diz paradigma pois é o im capítulo lamento é somente a capacidade de esconder detalhes da implementação do objeto expondo só o que deve ser acessado publicamente o conceito é bem simples mas é muito poderoso pois dessa forma é possível programar adicionando segurança na aplicação e é o que se diz popularmente em criar uma caixa preta e assim como nos aviões em seus objetos seguindo então para um exemplo lindo das nossas canetas para encapsula elas poderemos definir então que o atributo
tampa seja somente leitura e que o objeto pai tenha a tampa azul dessa forma todas as canetas criadas a partir dessa herança teriam obrigatoriamente que ter a tampa tá no sul outra forma legal de demonstrar a imaginar que temos aí duas funções na caneta pai que é tampar e destampa e que internamente ela só altera um atributo que diz que está tão fada ou não esse tributo só pode ser modificado por essas duas funções e nada mais por isso esse atributo deve ser escondido também chamado de privado e somente as funções têm o poder de
alterar o chegou a vez agora de falar da abstração esse é um pilar importante aí controverso da orientação a objetos muitos afirmam que a abstração nada mais é do que a união e das características do encapsulamento e do polimorfismos sem faz sentido mas a abstração como o próprio nome diz é um conceito tão concreto assim a idéia principal por trás da abstração é de representar um objecto de uma forma abstrata que seja obrigatoriamente é dado por outras classes ou seja você pode criar uma classe abstrata com atributos e métodos mas a implementação precisa ser feita
nas classes filhas por isso mesmo vendo e chamando esse tipo de implementação de template ou identidade na programação é sempre chamada de super classe e não pode ser criado um objeto diretamente dessa classe então vamos dar um exemplo de abstração podemos dizer que essa caneta desmontada pode ser a super classe caneta ela não executar nenhuma função de forma como está mas tem todas as características para ser uma caneta mas só poderá ser uma se tiver uma classe filha sendo criada a partir dela lembra do primeiro exemplo que devemos de herança nós mostramos que uma caneta
pai gerando mais outras duas canetas com características diferentes pois é essa caneta pai poderia ter sido gerada a partir de uma super k se de caneta o dicionário do programador é uma parceria com a roche guetta uma das maiores e melhores empresas de rust do mundo mantenha seu site sempre no ar pelo melhor custo-benefício de acesso aí eu cheguei no ponto com.br ou então utiliza o nosso link ganha 50% de desconto os agente o beabá da programação orientada a objetos é isso se você começou agora nesse mundo estuda bem os conceitos desses quatro pilares a
partir deles existem muitas técnicas e ferramentas que nos ajudam desde a concepção do projeto até a qualificação propriamente dito uma dessas técnicas é o design patterns que nós já falamos aqui no cenário do programador acabando esse vídeo você pode dar clicada neste card e ver como é que eles ajudam em muito na estruturação do seu código orientado a objeto não podemos terminar esse vídeo sem falar da linguagem mais populares que utilizam e os suportam orientação a objetos como os temas mais se chapman e vb.net da plataforma dot net em ainda java o sue fsmt o
objective c para desenvolvimento e oeste e mac o s o python ruby o php o nosso querido e aclamado e muito popular javascript e já deu né gente já deu pra perceber que a lista é grande e tem muito mais linguagem por aí então se você é apaixonado por desenvolvimento de sistemas pode ter certeza que a orientação objeto fará parte da sua vida você querendo ou não quem gostou tem muito mais a nossa playlist ou na descrição dessa média aproveita o embalo curta esse vídeo e compartilhe com seus amigos se inscrevam no código-fonte tv e
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