e vamos nas aula o que que essa tão famosa bill política faz a gente precisa fazer uma série de recapitulações tá então antes disso vamos né se inscrever no canal né que não se inscreveu que já tá escrito onde aquele like maroto outra aquele camarada né para fortalecer aí o engajamento quem sabe até uma compartilhar ginha meu nome é daniel cidade e eu sou professor de filosofia então como nas aulas passadas a gente já viu o biopoder ele é proveniente de se poder pastoral que visa a salvação dos índios e ele se ramificam poder disciplinar
porque a gente já viu e agora ele também sabe fica envio política agora o que a gente precisa entender nesse contexto então a pastoral século 17 século 18 esse poder que está surgindo em contraposição ao que em contraposição ao poder soberano lembrem-se do poder soberano o poder do suplício o poder que tem o direito de queimar na fogueira de pegar e desmembrar é da pessoa com cordas amarradas em cada membro e cavalos que vão né arrancar todos os membros depois do corpo vai ser queimado em cinzas essa coisa toda o poder soberano tem o poder
de matar tem poder sobre as vidas dos indivíduos esse poder começa a surgir e tem o objetivo de ser mais eficiente mais leve e inclusive e mais abrangente mas totalizante de eu não poder que se exerce sobre a vida das pessoas se o soberano que eu poder de morte sobre os seus súditos agora o poder que existe ele tem o objetivo de garantir a vida dos súditos e garantir a vida dos que a gente vai chamar então os cidadãos e se garantir a vida se dá também termos de salvação se a gente for é preparar
para prestar atenção ao que o paradoxo que ficou vai ressaltar esse poder que tem o objetivo de garantir a vida é o mesmo poder que causou as guerras mais sangrentas que o mundo já viu pri a guerra mundial exemplos clássicos inclusive continuamos tendo uma série de guerras sangrentas aí depois vem vietnã enfim a grande questão é que a justificativa a legitimidade da guerra muda como se tá ficou as guerras já não se travam em nome do soberano a ser defendido travam-se nome da existência de todos populações inteiras são levadas a destruição mútua em nome da
necessidade de viver vão fazer uma pausa para entender que tem um curso e focou chamado em defesa da sociedade em que ele vai analisar o nazismo e ele vai mostrar que o nazismo é uma biopolítico nazismo se dá a sobrevivência de uma espécie que a raça ariana que é a raça pura essa espécie está ameaçada pelas espécies degenerados pelas raças degeneradas então em nome da vida em nome da manutenção da existência de uma raça pura é necessário cemar grupos inteiros então judeus deficientes homossexuais enfim a batata bastante mas o que é interessante é esse caráter
paradoxal de que o poder que se exerce sobre a vida que visa a manutenção da vida é um poder talvez o mais sangrento que já existiu o que está em questão é então a existência de lógica de uma civilização se o objetivo é gerir a vida nesse poder a pena de morte acaba sendo uma contradição como é que se faz para ter pena de morte nesse contexto você precisa ressaltar a monstruosidade do inimigo né esse poder ele não poderia matar seres humanos fica objetivo dele é salvar seres humanos mas agora existe aquela figura que é
um monstro o indivíduo enquanto monstruoso você já não tá mais é violando humanismo ao matá-lo por que você não tá matando um ser humano está matando monstro então é preciso advogar a favor do caráter incorrigível do criminoso é preciso criar-se conhecimentos para dizer que o criminoso ele é incorrigível é criar um mecanismo que garanta que ele não seja corrigido a própria prisão esse mecanismo a prisão ela não tem um objetivo nenhum de ressocialização devido pelo contrário o objetivo é torná-lo um incorrigível para que ele seja encarado como um monstro e a ser encarado como um
monte ele seja matável esse ser matável mas ele ser uma função para o poder inclusive a função de amedrontar a população quanto mais a população vai ter medo desses inimigos vai ter medo desses monstros vai ter medo dessas fabricações do próprio poder é mais nessas essa população lá vai reivindicar o poder biopolítico ela vai aceitar abdicar de uma série de liberdades vai virar cara e passar pano para corrupções para excesso de poder por uma série de coisas na medida em que os governantes lidem isso que foi criado que são os monstros a serem de certa
forma o executado do encarcerado lá então de certa forma em volta um pouco não tanto como no poder soberano mas volta um pouco as até atualização ainda existe o teatrinho de da punição né os próprios programas é policiais né da pena da vida então é preciso de um teatro da punição para despertar todos os sentimentos necessários que o poder precisa para justificar o seu poder de matar e com isso garantir a manutenção nesse próprio poder então contraponto poder soberano e viu política pode-se dizer que o velho direito de causar a morte ou deixar viver foi
substituído por um poder de causar a vida ou devolver a morte então se soberano né podia ter o direito de matar e poderia se quisesse deixar viver agora o abre o político ou esse viu o poder que a gente já tá indo o poder né é sabe o possível o poder ele tem o direito de causar a vida e talvez devolver a morte né a própria ideia de que é o tanásia é pode ser o enganar então a pessoa quer morrer a pessoa não é dona da sua própria vida você quer do o dono da
sua vida é o poder e o poder então a eutanásia se torna proibida se torna um problema no meu poder porque a sua vida pertence ao meu poder e esse viu o poder tem o poder de garantir a sua vida é se você não é um monstro matava se você não está entre os incorrigíveis a sua vida é você não tem o direito sobre a sua vida é o poder que tem então a partir do século 17 vai se desenvolver esse poder sobre a vida moldes disciplinares ea partir do século 18 vai desenvolver esse poder
sobre a vida e morte viu políticos é importante entender que não é um outro os dois estão em perfeita harmonia o poder disciplinar então se exerce sobre o corpo máquina sobre anátomo-política do indivíduo ea biopolítica se exerce sobre a população não é mais sobre o indivíduo essa a população como um todo se puder de disciplinar ali minucioso ele em cada conduta nas frações mais temos da conduta ele tá agindo a biopolítica não abre o política tá sentindo como uma população ela vai ela vai comandar ela vai organizar o poder através de dados através de estatística
a estatística é uma ferramenta da minha política não do biopoder uma ferramenta débil política na medida em que não importa se fulana ou ciclano vai morrer ou não importa que x morro x não morra importa aqui uma quantidade né traga se um ótimo matemático das relações de poder então suja índice de natalidade e de mortalidade longevidade entre outros não não se trata de se fulano ou ciclano vão morrer se trata de quantos por cento vão morrer em tal acontecimento o indivíduo torna-se de certa forma apagado para ver o política se a gente for pegar o
próprio debate como se dá hoje inter o premia por exemplo né aí está preocupado com números ele tá preocupado com quantos milhares ou milhões podem morrer na academia aí não tá preocupado com fulano ou ciclano fulano ciclano ele é irrisório no país de 200 e poucos milhões de pessoas né morreu um ou dois ou dez ou vinte ou cem ou mil acaba se tornando banal por cabelo política ela vai ser se exercer estatisticamente então ficou vai dizer vamos citar o biopoder era caracterizado por quê pela administração dos corpos e pela gestão calculista da vida administração
dos corpos poder disciplinar gestão calculista da vida meu política vão surgir então instituições disciplinares como um exército as escolas os colégios as fábricas e as prisões mas também vão surgir instituições bill políticas como a natalidade a mortalidade a demografia e a tabulação das riquezas então são dois tipos de instituições o seminário n políticas que têm juntos vão formar o que a gente chama hoje de estado moderno novamente surge a questão de que a lei ela vai funcionar mais como norma do como lei ela vai funcionar menos com o objetivo de proibir aquilo que a gente
não pode fazer ou menos com o objetivo de neve está estipulado as coisas e mais com o objetivo de normalizar os indivíduos como a gente já vem outras aulas se tu ficou uma sociedade normalizador é o efeito histórico uma de uma tecnologia de poder centrada na vida hábil política não acaba com a normalização porque o indivíduo normal o indivíduo considerado degenerado ele é um risco a sobrevivência da espécie e realmente acreditava as que existe a teoria da degenerescência que se você tem sangue ruim se você tem algo errado alguma perversão alguma coisa eu genes não
podem passar será passada adiante você tem genes ruins mas vai passar esse gênero luiz adiante por ser um pervertido por ser homossexual em alguma coisa isso vai ameaçar a vida na espécie daí então eu vou recomendar um livro né meu políticas do leon ferrari neto que por curiosidade foi orientado também pelo meu orientador de mestrado doutorado então esse livro aqui que eu acho muito bom acho referência brasileira e diria até que deveria se expandir até mais do que o brasil para as pessoas poderem entender melhor viu política é tô foi orientado pelo foi o mestrado
do meu blog neto que foi inventado pelo meu orientador professor selvino asma e curiosidade lá na mesma universidade na ufsc setra tô comentando aqui porque é um livro que vale a pena ser lido e foi algo produzido muito bem produzido então é foi então uma dissertação de mestrado que se torna livro como é o relativamente comum não não não acontece o tempo todo mais acontece quando eu contei uma qualidade muito boa né o que que o site faz então interessante é que ele vai dizer que ficou quando o que a gente fez na sala que
uma apresentação é panorâmicas ou a política ele vai dizer que existem cinco momentos do fu colar isabel política sobre cinco temas diferentes os temas são saúde guerra sexualidade segurança e economia então existe hábil política atuando enquanto forma de poder na saúde na sexualidade na guerra na economia e na segurança na minha tese inclusive eu pego os textos que ele indica aqui análise por conta própria faça minha própria análise também então quem quiser olhar minha tese preço né eu posso deixar vou deixar o link aqui mas enfim vocês podem também pegar até na minha tese vai
estar ali direitinho né quais são os textos e analisar e fazer sua aventura que você da psicologia e da medicina que a entender bem política voltada para a saúde você vai pegar os textos em que ficou vai analisar a questão da saúde se você quer entender economia que é na verdade o que mais interessa porque eu sou da filosofia política e ética então eu tudo múltiplos você por isso que inclusive vai vir para o canal bastante conteúdo daqui a pouco sobre ideologias e na economia o grande livro o nascimento da biopolítica que é um curso
localiza frank basicamente é a bíblia para quem quer entender o que que seria esse tal de neoliberalismo inclusive antes do momento do neoliberalismo explode de maneira enorme com o rodrigo e a margaret thatcher né o livro escrito há 12 anos antes disso acontecer já analisando uma liberalismo anterior era bastante interessante mostra como ficou realmente tamanho bastante à frente do seu tempo e temos analíticos e também o liberalismo ele é uma viu política e ele fala muito de organismo porque é de certa forma meu objeto de pesquisa então eu facçao tem ajudado a gente tem um
panorama geral porque de fato mais para frente no curso tô querendo acertar e ainda o canal e conseguir mais escrito mas mais pra frente para fazer um curso só sobre o política e a lena aí psicopolítica né que o político é porque o a discussão não pare pô pelo contrário ela fica mais rico que fica mais leves acontecimento também não como eu falei ele analisa na liberalismo mas a liberalismo continua aí 40 anos depois então quase 40 anos mas enfim então tem muita coisa será analisada ainda tá mas o importante é que vocês têm aí
uma noção central desse poder ver o político que analisa que se rege sobre a população indefesa da vida mais mata muito legitimando a morte como um monstruosidade incorrigíveis e se poder ele usa da estatística visando regulamentar a vida dos indivíduos para conseguir boas estatísticas de gestão de poder não um garantir os direitos dos cidadãos era o objetivo é e certa forma entregar bons números entregar boa produtividade do poder né se hoje tá aí ideal de produtividade tá até no meio acadêmico né oi desculpa produção produção você é o que você produz né produz ou pereça
é todo esse de áudio produção já é biopoder então quem gostou não se esquece de se inscrever e dá aquele like maroto e é isso