Rev. Augustus Nicodemus Romanos 12: 1-2 09-09-2018

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Dando continuidade na carta de Paulo aos Romanos.
Video Transcript:
o capítulo 12 sim a antes de começar as crianças então já podem retirar se para o departamento infantil onde elas vão não ter o culto para elas onde elas vão continuar esse culto da qual do qual elas já estavam participando só tem uma linguagem apropriada para elas romanos capítulo 12 vamos ver os versos 1 e 2 ovos pois irmãos pelas misericórdias de deus que apresentei o vosso corpo por sacrifício vivo santo e agradável a deus que é o vosso culto racional e não vos conformeis com este século mas transformai vos pela renovação da vossa mente
para que experimenteis qual seja boa agradável e perfeita vontade de deus até aqui a leitura da palavra de deus nós vamos orar mais uma vez pedindo a iluminação do espírito santo na compreensão da palavra de deus senhor nosso deus pedimos que tem o bendito espírito nos encaminha na compreensão da escritura que ele ilumina a nossa mente o nosso coração para que nós não somente entendamos o sentido do que está escrito mas de que maneira se aplica a nossa vida hoje nós queremos sair daqui senhor sentindo que o senhor falou conosco e darmos também uma disposição
mental espiritual e apropriada para vivermos de acordo com o que vamos aprender é o que nós pedimos em nome de jesus amém os irmãos e eu estou começando uma começando aqui e continuando uma série de pregações em romanos que eu comecei em 2016 e depois de conversar com o pastor cláudio então ele me deu essa autorização eu pensei em continuar a série romanos por dois motivos primeiro porque uma grande quantidade de pessoas vem acompanhando essa série e usando inclusive para estudos bíblicos pequenos grupos a classe de escola dominical e segundo porque a editora vida nova
já que já contratou os sermões até o capítulo 16 o primeiro volume com os capítulos de uma 7 sai agora em novembro e eu vou continuar deve sair mais pelo menos um volume ou quem sabe até três volumes com exposição de romanos então pra você não sente que está pegando o bonde já andando a série de 1 a 11 está no no meu canal no youtube toda série que vai estar linkado ao site da igreja é pelo site da igreja você entra aí você tem todas as pregações são quase mais de 50 pregações na em
romanos de 1 a 11 você pode também comprar o livro é quando sai em novembro assinatura grátis não vai ter nada extra por isso e seguir as disposições serão feitas regularmente aqui na igreja então nossa eu parei romanos 11 e agora devo começamos a em capítulo 12 até o capítulo 16 assim deus nos dê condições pra isso vamos começar lembrando que a carta aos romanos ao escrever esta carta no final da sua terceira viagem missionária estava provavelmente em corinto após ter saído de éfeso os estudiosos dizem que ele escreveu aí por volta do ano 57
ao ano 59 o fato é que paulo tinha durante cerca de 15 anos evangelizado toda aquela região ao redor da bacia do mediterrâneo e agora não tinha mais campo de trabalho a expressão que ele usa no capítulo 15 ele não tinha mais o que fazer porque nas grandes cidades daquela região em todas as províncias do império romano ele havia plantado uma sida com a igreja pelo menos evangelizado é ali e agora ele como missionário colocava os olhos na espanha mais ao norte o oeste de onde ele estava e aonde cristo não havia sido ainda anunciado
ele tinha planos para pregar ali mas ele precisava do apoio de uma igreja isso ea igreja de roma ficava exatamente no caminho ele não era conhecido da igreja de roma embora houvesse pessoas que o conhecem ali e ele então resolve escrever esta carta com o objetivo de apresentar seus planos à igreja de roma pedir o apoio da igreja para pregar o evangelho na espanha só que havia muitos rumores a respeito de paulo que eram disseminados pelos seus inimigos que eram os judeus nós encontramos a perseguição dos judeus contra paulo no livro de atos e judeus
convertidos ao cristianismo mas que achavam que mesmo aqueles que não eram judeus precisavam ter as três grandes marcas do judaísmo que era circuncisão a a dieta religiosa dos judeus ea guarda do calendário sagrado dos judeus na lua nova as três grandes festas e sábados e assim por diante e aí eles criticavam paulo e perseguiam paulo porque paulo pregava que o homem é salvo pela graça e não por obediência às obras da lei e que essas obras da lei elas foram requeridas da nação de israel não tira dispensação mas elas encontraram o seu cumprimento em jesus
e pela fé mediante a graça a pessoa é recebida por deus e perdoada livremente dos seus pecados os judeus não aceitavam isso e nem os judeus convertidos ao cristianismo eles então perseguiu o apóstolo paulo e diziam que paulão falso profeta que tinha relegado a lei de moisés que falava contra o templo contra as grandes instituições do antigo testamento a revelação que deus havia dado que se tornavam a vida de paulo muito difícil muito difícil e paulo sabia que nas cidade de roma particularmente a igreja de roma era composta de judeus convertidos ao cristianismo e que
teriam todas essas objeções contra ele na hora que paulo chegasse lá e fosse pedir ajuda para pregar o evangelho a mas não é esse o aquele que era primeiro foi um grande perseguidor do cristianismo e agora aparece aqui querendo apoio financeiro vai pegar esse mesmo evangelho que ele procurava destruí la na espanha a confusão era grande então paulo escreve a carta aos romanos com o objetivo de apresentar o evangelho que ele prega a luz das questões judaicas da sua época e colocando no meio o seu plano de passar em roma e dali seguir para a
espanha para pregar o evangelho a carta é uma espécie de preparação da sua chegada à igreja de roma nós estamos aqui no capítulo 12 no início da segunda grande parte da carta na primeira parte que vai do capítulo 11 até o capítulo 11 paulo faz uma exposição das grandes doutrina do evangelho embora não exaustivamente ele fala da condenação de todos os homens tanto judeus como gentil os capítulos de 1 a 3 depois ele fala como deus em cristo gratuitamente justifica tanto judeus como gentios' ao mediante a fé em cristo jesus metade do capítulo 3 até
o capítulo 5 depois ele fala como unidos a cristo judeus e gentios podem viver uma vida de santificação sendo libertos do poder do pecado e da condenação da lei capítulos 678 e aí ele trata da posição do papel da nação de israel no plano de deus o que é que então com a posição da nação de israel que vai ser dos judeus ea aliança que deus fez com os filhos de abraão como fica tudo isso ele trata do capítulo 9 até o capítulo 11 e termina com uma doxologia falando da maravilha ou da profundidade do
conhecimento de deus exibida nesse plano extraordinário concebido na eternidade e desenvolvido na história e agora chegou o momento em que paulo vai dizer em termos práticos o que é que isso significa e é exatamente onde nós nós estamos o capítulo 12 de uma 2 é a transição da parte mais doutrinária da carta para a parte prática e aqui paulo faz um apelo aos seus leitores e dá duas ordens com base em tudo aquilo que ele havia dito o apelo é para que eles então a luz de tudo que foi exposto que eles se ofereceram como
sacrifício vivo a deus é o resto primeiro e depois as duas ordens que eles não se conformam com esse século e sejam transformados pela renovação da mente que estão no verso 2 meu alvo é cobrir os dois versículos mas eu não sei se meu tempo vai dar porque quando eu comecei a estudar aqui eu disse 'se houvesse são dois versículos fáceis todo mundo conhece romanos 12 1 a 2 mas quanto mais eu lia mas descobriria que a que precisa tempo para expor o pensamento do apóstolo paulo aqui alguns comentaristas dizem que talvez sejam os dois
versículos que tem mais conteúdo concentrados nese pados na carta aos romanos e que pra você é desempacotar o que paulo colocou aqui pra se ter uma idéia numa série que tinha um pai perfeito sobre romanos e levou seis sermões nesses dois versículos nem eu estou tentando fazer tudo isso hoje de manhã não sei se vai dar senão domingo que vem nós continuaremos com a graça de deus então como eu disse paulo aqui ele faz um apelo e traz duas ordens aos seus leitores com base nos capítulos em 11 vamos ver em primeiro lugar o apelo
está no verso um poder que lhes rouba vos pois irmãos pelas misericórdias de deus que apresentei o nosso corpo por sacrifício vivo santo e agradável a deus que é o vosso culto racional aqui paulo está fazendo mais do que uma pelo está roubando eu roubo aqui é um pedido apaixonado sentido fervoroso intenso expressa um desejo profundo que havia no coração do apóstolo não está simplesmente dando uma ordem ou fazendo um pedido mas é ele abriu seu coração e com fervor e com intensidade e lhe suplica aos seus leitores que façam o que ele vai passar
a dizer e o que lhe rouba é que os crentes de roma ofereçam o corpo deles a deus como um sacrifício vivo santo e agradável não dá pra deixar de notar que paulo está aqui deliberadamente usando a linguagem tiraram do sistema de sacrifício dos animais o antigo testamento e usando para os cristãos por exemplo ele fala em apresentar que é uma linguagem bem bem rito a lista do antigo testamento a idéia de você trazer alguma coisa e oferecer a deus corpo que se oferecia ao corpo dos animais que era colocado sobre o altar do sacrifício
que descreve bem o que era feito no culto do antigo testamento depois ele usa a palavra culto que também aponta para o culto do antigo testamento ou seja está usando toda aquela linguagem das cerimônias do antigo testamento do culto feito no tempo e aplicando agora aos cristãos os animais eram para ser trazido sem defeito pelo sacerdote mortos ali no altar depois algumas partes do animal eram colocadas sobre o altar e eram consumidas totalmente pelo fogo e aquela fumaça das partes queimadas subir até deus simbolicamente falando que sentia o aroma e era um aroma suave a
deus assim era feito o culto no templo do antigo testamento agora paulo césar figura e em contraste diz que os crentes devem apresentar o seu corpo a deus como o sacrifício a diferença é que eles não os cristãos eles não oferecem mais sacrifícios mas aqui na linguagem de paulo eles são um sacrifício em vez de trazer animais e eles tinham que se oferecer a deus como o sacrifício e paulo usa o corpo não é apresentem o corpo de vocês a porque corpo aqui significa pessoa inteira inclui coração mente vontade e consciência emf tudo que nós
somos toda a nossa personalidade como já dissemos também o verbo apresentar é o mesmo verbo que era usado para o ato do sacerdote trazer diante de deus um animal ali no altar significam uma entrega completa absoluta ou seja o paralelo é esse da mesma forma que os animais eram apresentados para serem mortos completamente consumidos o altar assim também o cristão deve se entregar a deus completamente sem reservas voluntariamente e essa apresentação paulo diz aqui é um sacrifício vivo porque o cristão não precisa ser sacrificado cristo jesus já fez isso por ele cristo já experimentou a
morte no altar do calvário para que os cristãos agora sem que tenham que fazer a mesma coisa se ofereçam a deus como um sacrifício esse sacrifício é a sua entrega sem reservas total e absoluta a deus significa viver uma vida numa atitude de entrega submissão e de total reduzida como alguém que está sempre disposto se necessário for a da inclusive a sua vida pela glória de deus é por isso que é chamado sacrifício vivo é isso que o cristão é o cristão é um sacrifício vivo ou seja a vida dele é sempre no altar de
deus e ele está disposto se necessário for a se deixar consumir inteiramente para a glória de deus e as circunstâncias assim o exigirem é nesse sentido que é um sacrifício vivo santo porque uma vez certificados pelo sangue de jesus purificados pelo sangue de jesus também nós somos igual aquela fumaça agradáveis a deus o nosso sacrifício sob a deus em aroma agradável agora o ponto aqui que vai fazer toda a diferença é que paulo diz que isso tem que ser feito pelas misericórdias de deus observe logo início do versículo roubos pois irmãos pelas misericórdias de deus
misericórdia é uma demonstração através de atitudes e de sentimentos de compaixão simpatia e ajuda por alguém que geralmente não merece geralmente oferece é chamado de misericórdia se a pessoa merece você tá só dando a ela o que ela tem direito mas a misericórdia tem a ver com a falta de mérito daquela pessoa ou coisa que vai receber a atitude o sentimento de misericórdia e note que paulo aqui ele usa no plural pelas misericórdias de deus ea melhor interpretação é que paulo aqui está se referindo aos atos misericordiosos de deus para conosco que ele escreveu nos
capítulos de 1 a 11 entre eles você encontra a eleição soberana antes da fundação do mundo a substituição por meio de jesus cristo na cruz pelo seu sangue a justificação pela fé mediante a fé pela graça a adoção de filhos e sermos feitos herdeiros de deus a concessão do espírito santo como o senhor como celi penhor e admissão dos gentios a igreja mediante a graça de deus estas são as misericórdias de deus são os atos salvadores de deus na história que ele fez sem atentar para o nosso mary que nós não temos nenhum ou de
graciosamente deus executou na história a redenção de um povo um povo que ele tinha escolhido exigido antes da fundação do mundo através do seu amor soberano estas são as misericórdias de deus a a prova do que estou dizendo é a palavra pois rogo vos pois o pois aqui remete pra o que veio antes a ele resume o que veio antes pelas misericórdias de deus é como se ele dissesse sim eu peço a vocês pois isto é pelas misericórdias de deus que eu expliquei nos capítulos de um onze que vocês agora ofereça um corpo de vocês
como sacrifício vivo santo e agradável a isso aqui é um ponto muito importante porque essa entrega que paulo pede de nós ela não é um ato místico o pragmático ou sem sentido ou legalista mas ela é o resultado de nós temos compreendido o que é um dos capítulos e 11 a justificação pela fé e pela graça adoção de filhos o perdão de pecados a morte de cristo por nós todos esses temas que paulo trata na primeira parte da carta aos romanos uma vez que você entendeu isso aí e que isso representa as misericórdias de deus
por você a conclusão óbvia lógica é que você faça isso que paulo está dizendo aqui que você então a partir de hoje a partir de agora você vai viver como se fosse um sacrifício vivo e agradável e santo diante de deus você vai ver no altar de deus entregue a ele completamente é por isso que paulo explica essa atitude no final do verso 12 dizendo assim que é o vosso culto racional isso tudo que ele falou aqui ele explica dizendo isso aqui é o culto racional de vocês a primeira decisão que a gente tem que
fazer aqui s.paulo está falando do culto público como esse aqui é o da nossa vida como culto no dia a dia eu opto pela primeira opção já que o contraste é com culto do antigo testamento não quer dizer que não vai ter implicações para a vida diária dia a dia vai ter no verso 2 mas eu creio que cultua aqui ele está pensando no culto público já que o contraste é o culto do antigo testamento quando os animais eram oferecidos um culto público é diante do povo de deus com todos aqueles rituais em contraste aquele
culto do antigo testamento com todas as suas características que eu já mencionei paulo diz que o nosso apresentar o apresentado o nosso corpo a ele é o que ele chama de um culto racional e que mais uma vez vão ter que fazer uma outra escolha também porque a palavra racional nuno grego é de onde vem a palavra de onde vem a nossa palavra lógica e significa alguma coisa que é o resultado de um processo mental do entendimento do conhecimento por isso já que é feito com a mente a tradução poderia ser também culto espiritual que
é a tradução por exemplo da nv ea tradução da maioria das traduções americanas deverão traduzir culto racional que dá idéia de um culto assim muito intelectual não é que o pessoal não gosta oculta a actual tem muita doutrina não é bem isso que paulo está falando com ele diz culto racional ele está dizendo um culto que é resultado de você tem entendido tudo aquilo que foi dito antes e que portanto é apresentado com coerência é o resultado de você ter compreendido as misericórdias de deus por você e conseqüentemente ele também é um culto espiritual em
contraste com o culto do antigo testamento que era baseado em interná lidades formalidades rituais animais mortos mas não fazendo nada disso como cristãos agora nosso culto ele é espírito e em verdade exatamente porque nós compreendemos que aquele culto do antigo testamento ele tinha um símbolo de uma figura que era cristo uma vez cristo tendo cumprido tudo aquilo que era prefigurado nós agora pela fé nós podemos nos apresentar a deus isso é o que paulo chama de culto racional é um culto simples cem representações e cerimônias sem ser baseados em externar idades mais feito em espírito
e em verdade por pessoas que compreenderam compreenderam o que deus fez por elas no antigo testamento aliás na em nos atos salvadores de deus registrado na bíblia é nesse culto que nós entregamos no culto nós então nos entregamos completamente a deus através da adoração dos cânticos dos hinos dos louvores ouvimos a palavra de deus recebemos a palavra de deus e dali saímos prontos para servir a deus que agora o verso dois que não vai na sequência ele expande isso aí eu disse que paulo aqui ele dá um faz um pedido das duas ordens é o
primeiro pedido é esse com base nas misericórdias de deus que foram escritas nos capítulos e 11 nós devemos nos apresentar a deus como se fôssemos um sacrifício só quis um sacrifício vivo não morto como aqueles animais e que isso é o nosso culto racional no culto que nós oferecemos a deus nós entregamos a ele vez após vez toda vez que nos reunimos curta entrega nesse sentido nós podemos dizer isso tem aquele momento que publicamente junto com os irmãos você renova o seu compromisso com deus deus eis me aqui eu entendo as duas misericórdias eu vi
a tua palavra eu cantei exynos e ouvir as orações eu pertenço completamente o senhor mediante jesus minha vida está aqui completamente ao teu serviço aí vêm os dois as duas ordens de paulo coloca aqui eu tô falando de pedido e ordem é mais uma divisão de dati que na prática o pedido de paulo é uma ordem é não tem muito como a gente fugir não mas é apenas pra seguir uma uma estrutura mais didática paulo aquino versu2 ele não somente está expandindo o sentido do verso anterior mas ele acrescenta dois pontos o primeiro é o
berço 2 não vos conformeis com este século e o segundo é transformarmos pela renovação da nossa mente esse culto racional de que eu falei que é a entrega em culto de nosso corpo significando nosso ser como um todo a deus como sacrifício vivo se expressa na prática em duas atitudes e aí sim vamos falar de culto agora como sendo vida diária não é o dia d quais são as duas atitudes então que expressam o nosso culto racional no culto nós nos entregamos a deus tudo bem mas como é que isso funciona no dia a dia
então tá aqui o verso 2 primeiro não se conforme com esse século e segundo seja transformado pela renovação da sua mente e vamos então ver cada uma destas duas orientações primeira delas paulo diz não vos conformeis com este século conformar em uma palavra interessante na língua grega significa entrar no esquema entrar no esquema significa então você espremesse ou usando a figura mais comum você espremesse para cabelo uma forma sabe quando você vai do sapateiro e acho aquele sapato lindo né mas que não tem exatamente o seu número número um pouco menor e você espreme o
seu pé ali né pra poder caber essa palavra que ele está usando aqui não se com fome não deixe que um do molde seja um molde onde você vai colocar sua vida não se conforme a palavra com formato é a palavra forma dentro né conforme mês a plataforma está lá dentro então a idéia é que o mundo é uma forma e que ela forma ela molda a vida das pessoas e paulo está dizendo para não deixar isso acontecer não se conforme com esse mundo ou como a nvr traduziu não se amolde a maneira de viver
das pessoas nesse mundo então essa ordem primeiro é de não conformismo a vida começa cristão começa em culto nós reconhecemos as misericórdias de deus e agora vamos para a prática na prática significa que nós somos diferentes na maneira de viver dessas pessoas que não conhecem as misericórdias de deus que não foram alcançadas pela graça de deus que não receberam a misericórdia de deus a palavra século que ele diz aqui não vos conformeis com este século é verdade que poderia ser traduzida como o mundo e mundo aqui é aquele sistema de valores é das pessoas que
não conhecem a deus e paulo já tinha escrito a maneira das pessoas do mundo viver lá em romanos capítulo 11 eu não vou ler porque a lista é longa mas se você quiser ver depois de 26 a 31 paulo fala da maneira de viver da sociedade greco romana da sua época que vai desde a prática da homossexualidade ele começa com o lesbianismo depois entre homossexualismo depois em uma lista de quase 20 atitudes que têm a ver com desde inveja idolatria desobediência aos pais aonde o adeus inimizade contra deus é uma lista enorme e deprimente que
descreve a maneira de viver das pessoas que não conhecem a deus aqui no capítulo 12 paulo diz não se amolde dessas pessoas viver vocês não vão viver como essas pessoas vivem se você já entenderam as misericórdias de deus o pois aí é importante né ovos pois você já entenderam a misericórdia de deus seja não podem viver dessa maneira o sentido então é esse não formem e não mordem à sua maneira de viver a sua maneira de pensar e de agir de acordo com os valores práticas e padrões desse mundo isso na prática significa você recusar
a fugir rejeitar dizer não a todo tipo de comportamento que seja contra a palavra de deus que seja contra aquilo que é agradável vivo e santo para com o nosso deus a segunda ordem que é o antítese dessa primeira é ainda no verso 2 que nós devemos transformar nos pela renovação da nossa mente a frase toda é se não vos conformeis com este século que agora a gente já sabe o que é mas em vez de deixar que o mundo molde nossa maneira de pensar e viver transformai vos pela renovação da vossa mente ou seja
em vez de viver com as pessoas desse mundo vivem os cristãos deveriam transformar se e mais uma vez nós estamos diante de uma palavra muito bonita palavra transformar é uma palavra que literalmente onde de onde vem a nossa palavra metamorfose é aquilo que acontece com um casulo e ele muda e ele vira uma borboleta então achamos esse processo de metamorfose essa palavra metamorfose é a palavra grega que aparece aqui e que foi traduzida como transformar se é porque é uma transformação tão grande não é e que começa com uma coisa feia um casulo é e
termina uma coisa bonita que é provavelmente a melhor palavra que paulo poderia usar para descrever aquele processo pelo qual os cristãos devem passar sua vida toda do pior para o melhor sendo metamorfoseados é a mesma palavra que a os evangelistas usam dizer o que aconteceu com jesus no monte da transfiguração e diz lá e foi transferido transfigurado diante deles lembra do texto que ele a aparência de jesus mudou é a mesma palavra que aparece lá é a mesma palavra que aparece aqui em vez de nós nos amou darmos ao mundo vivemos de acordo com os
padrões desse mundo paulo diz você tem que se transforma passar diariamente por um processo de metamorfose em que você vai deixar esses valores nos quais um dia você viveu e você vai ser mais e mais semelhante a jesus cristo com base em quem as misericórdias de deus que você conhece se manifestar seja é um processo constante diário de transformação transformação tão profunda que é uma metamorfose é uma etapa força de que maneira você pode dizer isso é complicado é muito difícil né as pessoas não mudam mudam com dificuldade de fato é mas não é impossível
veja paulo aqui diz de que maneira essa mudança essa transformação constante da nossa vida ela vai ser operada final do verso 2 em meados do verso 2 ele diz transformaremos pela renovação da vossa mente eis aqui a maneira pela qual nós passamos por esse processo de mudança diária é pela renovação da nossa mente mente aqui é a maneira de nós pensarmos é o nosso entendimento como nós entendemos as coisas e renovar a mente é diariamente reorientar a sua maneira de pensar antes você pensava como um descrente como as pessoas nesse mundo que não conhecem a
deus mas agora você vê você entende interpreta o mundo e age a partir de uma visão de mundo de deus da realidade da vida que é baseado nas misericórdias de deus essa renovação da mente é o ponto chave de tudo o que paulo está falando aqui se não houver contato com culto racional né ele fala culto racional e agora no verso 12 ele fala renovação da mente eu estou enfatizando isso porque é muito comum nos dias de hoje especialmente dentro de alguns movimentos evangélicos querer denegrir ou diminuir o papel da mente do entendimento no culto
cristão na vida cristã e um foco sendo em emoções em experiências em sentimentos visões revelações quando o tempo todo lendo a bíblia que é só uma amostra você vê a ênfase que o apóstolo paulo dá em você entender você conhecer um culto que seja racional e uma vida que seja mudada pela renovação da mente então não podemos excluir o entendimento a a a participação da mente no nosso cristianismo que seja no nosso culto quer seja na nossa maneira de viver a renovação da mente então seria diariamente você realinhar sua maneira de pensar uma maneira de
deus pensar e através dessa renovação diária a sua vida vai ser transformado se você não se convencer que não vai mudar de atitude não adianta uma pessoa que é convencida contra a sua vontade ela continua tendo a mesma opinião de antes ela tem que ser persuadida você tem que renovar a mente você tem que pensar como cristão e aí as suas atitudes sua maneira de viver serão atitudes cristãs mas enquanto a sua mente não for renovada ou seja é orientada para pensar tendo deus como referencial você vai ser você pode ser crente no coração mas
você a sua mente ainda é pagã pensa em trazer alguns exemplos aqui de como funciona isso por exemplo no trânsito o pastor trânsito no transe repente cidadão vem pela faixa do ônibus trânsito parado ali parar atrás de um caminhão aí de repente vem um cidadão senhora pelo exterior e tuco carlos atrás o cara sai entra na fila fila exclusiva do ônibus vem quem vem bica na sua frente a primeira reação nossa certamente não é o deus abençoe essa pessoa com certeza não é a primeira reação então você se sente assim não é estimulado pra né
aí você a próximo seu carro mais ainda da traseira do caminhão para deixar o cara entrada não é por amor ao trânsito você fica com raiva do cara vai fazer isso né e aí naquele é naquele momento que você se lembra das palavras do senhor amados novos inglês a vós mesmos ambos ingleses a vós mesmos vença o mal com o bem deixa ela entrar na sua frente então esse processo se lembra ser reorientada sua mente e o resultado vai ser uma outra atitude ou por exemplo no casamento de repente é você e sua esposa fez
isso nunca acontece repente a sua esposa fez alguma coisa é que você não concorda não é alguma coisa errada você ficou com raiva sua primeira reação aí você lembra daquela passagem que lhes maridos não tratei a vossa esposa com amargura seguras e hair orienta sua mente e eu não vou tratar mesmo com amargura chegar vou conversar com ela ou então nas mídias sociais e mídia social e de repente começa a chegar naqueles grupos de what zap e tudo mais aquela aqueles membros aquelas fotos aquelas coisas e tudo mas aí você se lembra que está escrito
em que ele pense em tudo o que é verdadeiro respeitáveis justo puro amável de boa fama seja isso que ocupe o vosso pensamento você bloqueia já um monte de gente maravilha né se reúne em torno sua mente está pensando como cristão a pensando como deus pensa tá vendo como deus vê então essa renovação diária da sua mente é que vai ser a base para transformação da sua vida você vai agora se portar como um crente e é isso na prática a expressão do culto jornal o culto que nós prestamos a deus pra terminar o objetivo
paulo diz aqui que o objetivo dessa transformação pela renovação da nossa mente é final do verso 2 para que experimenteis qual seja boa agradável e perfeita vontade de deus ou seja quando a nossa mente é realinhada para pensarmos conforme deus pensa nós podemos então experimentar a boa vontade dele é claro que a primeira mais uma vez nós temos que fazer uma decisão aqui o que é a vontade de deus porque a expressão vontade de deus como ela aparece na bíblia se refere geralmente duas coisas aquela vontade de deus que foi revelada na escritura por exemplo
paulo escreveu desta notícia essa é a vontade de deus a vossa santificação ninguém precisa perguntar a deus se no namoro por exemplo pode transar com o namorado ou pode ver com a pessoa antes de casar antes de perguntar por que eu já disse a vontade de deus é a vossa santificação que vocês tenham seus corpos a impureza e em santidade então não é a vontade secreta de deus é o plano que ele tem para cada pessoa então essa é a vontade pública de deus que está na escritura você não precisa pedir que deus lhe mostre
a respeito disso mas existe também a vontade secreta de deus que são os planos que ele tem pra mim individualmente com o tempo vou casar onde vou morar qual vai ser a minha profissão é em que escola e vou estudar se vou para a esquerda ou para a direita então e essa é o que a gente chama da providência então a providência de deus geralmente ela é oculta ea gente só sabe quando ela acontece então qual dos dois paulo está falando aqui para que experimenteis qual seja a vontade de deus que é boa perfeita e
agradável aqui um truque de intérprete quando você não pode decidir entre duas interpretações o ceope para juntar as duas o que aí você não perde e perde muita coisa então eu penso que o paulo está dizendo aqui é que à medida que nós renovamos a nossa mente naquele processo que eu falei nós vemos como aquela vontade deus está resumida nas suas misericórdias como ela é boa perfeita e agradável e com através dela eu posso no dia-a-dia tomar as decisões corretas e assim experimentar na minha vida nas minhas escolhas o plano de deus particularmente para mim
ou colocando de outra maneira a vontade de deus aqui é aquilo que ele soberanamente estabeleceu e deseja para todos os seus filhos a princípio revelada nas escrituras mas também o plano que ele tem pra cada um de nós individualmente o que deus quer que eu faça em cada situação a partir dessa vontade revelada nas escrituras sagradas experimentar essa vontade significa conhecê-la entendê lá pro fala e portanto a idéia de experiência experimentá la sentir à vontade de deus entender que você está fazendo aquilo que deus deseja para disse que essa é a vontade é boa porque
deus sempre busca o bem de seus filhos diz que ela é perfeita porque não há erro nenhum engano nenhum nos planos de deus embora às vezes quando a gente não concorda com a vontade dele a gente se eu fosse ele faria diferente né mas a vontade dele é perfeito nós não podemos melhorar o que deus tem pra nós ninho há nenhuma situação em que a gente possa culpar a deus de erro e portanto ela é agradável porque satisfaz a nossa mente eo nosso coração então não sei se você acompanhou mais o raciocínio de paulo é
esse aqui com base nas misericórdias de deus ofereça seu corpo a deus em sacrifício isso é o culto racional de vocês que na prática o culto práticos significa duas coisas não se deixar moldar pelo mundo e segundo de ser transformado só que essa transformação é feita pela renovação da sua mente e fazendo isso vocês vão experimentar a vontade de deus no dia a dia de vocês vontade que boa perfeita e agradável é por isso que esse versículo tem esses dois artigos e tem tanto conteúdo que a gente sente que está apenas pisando na beira do
mar não é quando tem mari imenso aí que a gente pode avançar deixando parte agora para algumas conclusões é que nós podemos tirar algumas aplicações que nós podemos ter aqui tem muita coisa que pode ser aplicada eu penso em primeiro lugar que essa passagem é um bom corretivo para aqueles irmãos que são muito entusiasmados com a boa doutrina mas esquecem o pois tem muita gente que ama a boa doutrina ea nossa doutrina é boa a nossa tecnologia reformado é maravilhosa melhor tecnologia que tem e tem muita gente que é extremamente dedicado à boa tecnologia zelar
pela exatidão teológico zelar pela para que essa boa tecnologia seja preservada e não está errado o problema quando esquece opôs pois dedicação a uma boa tecnologia preservação da boa tecnologia que não desemboca em oferecer a mim mesmo a deus como sacrifício culto racional e transformação de área não vale nada nada teologia só tem valor se ela muda a minha vida se muda minha maneira de ser minha maneira de reagir minha maneira de andar de caminhar maneira como eu trato as pessoas anbar a teologia por amar a teologia não vale absolutamente nada o pois nos ensina
isso pois aponta para 11 capítulos de teologia que vão servir de base para os 5 restantes onde paulo vai dizer viva assim faça isso no toque naquilo viva dessa maneira perdoe e tudo mais então essa passagem é um corretivo excelente pra gente que só foca em teologia mas esquece de viver mas por outro lado essa passagem também um coletivo muito bom para pessoas que acham que cristianismo é só ética ação evangelismo você já deve ter ouvido aquilo ali essa expressão gênica esquecer esse negócio de teologia vamos amar o próximo é evangelizar e fazer o bem
mas como é que se pode e vai realizar fazer o bem e amar o próximo se você entender o que é o bem segundo quem é o meu próximo e o que significa evangelizar não tem como você agir dentro do cristianismo sem que haja um pressuposto embasamento teológico antes você não pode separar se você separar vai virar pragmatismo vai virar superstição e misticismo como tem acontecido em muitas igrejas que desprezam o estudo da palavra de deus e acaba abrindo a porta para uma série de práticas místicas que não tem valor nenhum diante de deus porque
não estão fundados na palavra de deus opôs a que une doutrina e prática tanto de um lado quanto do outro os dois lados precisam corretivo a terceira aplicação aqui essa passagem mostra em que o cristianismo é diferente de outras religiões no budismo por exemplo você não tem opôs porque o budismo não está alicerçado em atos salvadores da história é uma filosofia no hinduísmo não tem pois o hinduísmo é uma maneira de você encarar a vida ela é baseada em um ato redentor nenhum fato histórico não existe um pois mas o cristianismo sem o pois ele
não existe porque ele é baseado em fatos históricos por que deus fez isso então você agora faz isso há toda uma razão histórica para a bíblia dizer aquilo que ela disse que nós devemos ser o cristianismo outro ponto em que o cristianismo é diferente das outras religiões que nós vemos aqui é que o cristianismo começa com misericórdia e depois vem a prática nas outras religiões você primeiro tem que fazer alguma coisa e aí então a divindade vai recompensar mas o cristianismo deus primeiro faz alguma coisa por nós ele mostra sua misericórdia e nos perdoou e
nos recebe ele não justifica e então ele diz agora à luz das misericórdias que eu mostrei pra vocês se vai andar como filho de deus você vai viver como alguém grato a motivação é diferente das outras religiões a motivação do cristianismo ea gratidão louvor e adoração nas outras religiões é a obtenção de mérito conquistar alguma coisa e às vezes dá prazer no meio evangélico também campanha o fazer voto fazendo negociatas com deus esquecendo que é tudo pela graça e pela misericórdia essa passagem também é muito boa para aqueles que vêm oculto apenas como seguindo a
liturgia de maneira fria e mecânica como é que alguém que entendeu as misericórdias de deus vem cultuar a ele e faz isso de maneira fria e formal isso aqui tudo deve mexer com a gente com nosso coração nossa vida prestar um culto a deus que parta das emoções mais profundas que nós tenhamos culto não é simplesmente seguir um ritual mecânico adrede preparado mas expressará deus em louvor e adoração à nossa entrega elly cheia de gratidão de compromisso porque nós entendemos o que ele fez por nós é isso que o culto racional e por último eu
sei que tem gente que fica com medo de se entregar e incondicionalmente a deus já ouvi alguém dizer assim isso é uma entrega a deus ele me mandar como missionária para o iraque não tenha medo da vontade de deus não tenha a vontade de deus é boa ela é perfeita e quando estiver no centro dela você vai ver que ela é agradável você não poderia estar em outro lugar melhor do que no centro da vontade de deus então deus nos convida nessa manhã aqui nós nos oferecemos a eles sem reservas sem reservas se eu quiser
de mim tudo eu coloco diante do senhor nesse culto que eu te presta com inteligência porque eu entendo eu faço isso com gratidão deus que minha vida seja transformada a medida que eu rejeito os moldes do mundo eu renovo minha mente de acordo com o que eu queria mas eu quero experimentar sua boa perfeita e agradável vontade amém queira deus aplicar essa palavra em nossos corações feridos oremos nesse instante
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