olá gente no vídeo de hoje eu caprichei do batom vermelho porque eu vou falar de um grande clássico da literatura e da cultura popular e já se preparem porque vai ser um daqueles vídeos legais que eu vou falar de muita história vai ter muitas referências culturais muitas referências literárias então já vai fazendo a sua listinha de próximas leituras porque eu acho que você vai terminar esse vídeo morrendo de vontade de ler mais clássicos de terror [Música] [Música] vamos começar então a nossa conversa sobre drácula mas antes de mostrar mais da sedição linda da editora dark
side eu acho que a gente precisa fazer uma introdução falando um pouco sobre histórias de vampiros [Música] as lendas de vampiros são muito antigas ao longo da história da humanidade várias culturas diferentes contaram nativas mitos lendas folclores que falavam de algum tipo de criatura é semi morta o cm viva que habitava numa espécie de limbo entre a vida ea morte e se aproveitava de pobres inocentes criaturas da terra mas provavelmente foi o inglês john polidoro e ele tem esse nome mas ele é inglês e ele é filho de um italiano ele em 1819 foi o
primeiro escritor a consolidar uma narrativa esse folclore que já existia na inglaterra como histórias da carochinha histórias pra assustar crianças foi ele que no livro o vampiro consolidou pela primeira vez a imagem de um vampiro como um aristocrata elegante estrangeiro sedutor ele que trouxe pela primeira vez essa figura e o livro teve bastante sucesso embora tenha uma história muito triste envolvendo a publicação desse livro uma coisa de direitos autorais qualquer dia eu explico melhor e contribuir para o sucesso desse livro a febre que estava acontecendo na inglaterra naquele tempo pelos romances góticos é um estilo
de literatura que nem é considerada de muito boa qualidade a grande maioria são livros baratos feitos para vender mesmo e que contavam histórias que se passavam em castelos mal-assombrados geralmente em cenários estrangeiros e exóticos e esses castelos tinham câmeras secretas prisioneiros é fantasmas que andavam arrastando correntes toda a estética por exemplo do castelo de roberts foi baseada na estética inventada pelos romances góticos que foram uma febre lá na inglaterra no final do século 18 o começo do 19 a nossa sempre sensata dna off em que hoje a resenha aqui várias vezes e que ficou conhecida
por orgulho preconceito razão e sensibilidade ela chegou a debochar um pouco dos romances góticos nesse outro romã cicinho aqui que talvez seja menos lido pelo menos aqui no brasil que é a bacia de north end ela conta a história de uma menina a quebra morland que era fascinada por histórias góticas ela gostava de livros horripilantes quanto mais assustadores melhor e ela começa a confundir a realidade com a ficção a ponto de que quando ela vai passar uma temporada na casa ao lado do namorado ela começa a fantasiar imaginando que aquela casa tem uma câmera secreta
com uma pessoa escondida que está aprisionado e passando fome enfim mais uma confusão enorme só para passar vergonha depois que tudo é esclarecido mas não adiantou muito a crítica da querida dn ost porque os livros góticos as narrativas góticas ainda mais impulsionados pelo desenvolvimento do gênero romântico com todas as suas mórbidas paixões ele só fazia crescer e se desenvolver até que chegaria o momento em que finalmente a literatura gótica ia furar a barreira da literatura barata e começar a fazer história começar a se tornar importante relevante na cultura literária um marco que a gente tem
nessa época foi o romance funk está ainda mary shelley que se vale do clima de terror da história do monstro que é construído através de partes de cadáveres e alimentado por energia elétrica que na época era uma grande novidade ela se vale desse recurso que ainda é considerado o precursor da ficção científica para falar de temas que na verdade são muito humanos a mary shelley fala principalmente de abandono e de solidão é por isso que franquista e também é considerado uma obra de muita qualidade porque ele se dedica e sistemas que são universalmente importantes e
outras escritoras mulheres e também ingleses deram importantes contribuições para elevar o gótico aos cumes da literatura mundial e é claro que eu estou falando aqui das irmãs brom ter aqui a gente tem o morro dos ventos uivantes que é um romance que eu já a resenha no canal audi nr um romance que finalmente eu estou lendo e na verdade eu nem sei porque eu demorei tanto porque ele é muito legal e da menos conhecida irmã hebrom tenho tenho também a senhora de ruim fãs hall todos esses três romances se dedicam a questionar a condição feminina
a fala de amor a falar de morte de solidão de desejos de coisas reprimida dentro da nossa personalidade enfim elas falam de uma série de questões humanas e universalmente conhecidas se valendo dos cenários da atmosfera das casas sombrias dos corredores cumpridos dos morros com ventos que o oe vão todos esses elementos estéticos que foram criados pela literatura gótica daí nós atravessamos o atlântico encontramos é de galã pow esse cara sim transformou a referência gótica com o seu sombrio e com as suas casas escuras e as suas câmeras secretas em pretexto para escrever alguns dos melhores
contos e poemas da história da humanidade que falam de temas como a loucura a solidão a embriaguez a obsessão tudo o que foi escrito depois de terror de suspense de policial de detetive teve como fundador como pioneiro é de galã pouco e você está achando que acabou mas é claro que não faltou falar de um irlandês que também deixou fez muito barulho e deixou sua marca na literatura mundial foi o oscar wilde ele também se valeu dessa referência do gótico que na época dele que é mais o final do século 19 já tava como vocês
podem perceber consolidade cimo e ele foi além ele chegou a falar de gótico a nível de deboche que é o que a gente encontra aqui no fantasma de que entrou viu que é uma paródia uma sátira das histórias góticas assustadoras que servem pra refletir a respeito do mundo que estavam mudando esse aqui é um conto humorístico aliás ele é muito engraçado vale a pena se conhecerem mas a gente tem também a referência do gótico nessa que é considerada a obra prima de oscar wilde que é o retrato de dorian gray aqui ele se vale também
do clima sombrio mas ele ele pega uma outra referência que são as histórias populares de pacto com o diabo ou seja a idéia de substituir a sua alma e tudo que ela representa por algum outro objetivo como a juventude ou a prosperidade ele pega essa história que é folclórica que vem de desde a idade média e escreve o retrato de dorian grey que na verdade reflete não só sobre a moral e sobre a natureza humana mas também sobre a função da arte então como vocês podem ver quando o irlandês ele também irlandesa é conterrâneo do
oscar wilde público em 1897 o drácula ele já tinha uma longa tradição de histórias de terror algumas bem comerciais bem de baixa qualidade outras de altíssima qualidade para se inspirar é de se perguntar portanto se ele tinha afinal de contas alguma coisa de original para contribuir se já não tava tudo dito e tudo consolidado e se ele tinha algo de novo para apresentar ea resposta naturalmente assim bram stoker conseguiu contribuir com seus tijolinhos novos e originais no muro que forma a história da literatura e é depois dessa breve introdução a gente vai falar um pouquinho
sobre o livro formalmente a gente pode dizer que drácula não inova muito ele é uma narrativa epistolar que é inteirinha composta por cartas por memorandos é por recortes de jornal por diários e é através de um trabalho de colagem edição desses fragmentos que se compõe a história é muito diferente isso para os nossos padrões é um tipo de narrativa que a gente não usa mais hoje em dia mas antigamente era bastante comum era comum e escritores inventarem histórias que eram inteirinhos compostas por cartas que são organizadas que são colocadas em ordem cronológica por algum editor
também fictício todos esses são recursos que não foram inventados problemas tóquio mas que também não deixa ser muito interessantes e gostosos de apreciar e no que diz respeito à história é a premissa ela é simples como destaque a própria introdução da tradutora que a márcia luiza ela é bem simples a um vampiro que mora na transilvânia que é um pedaço uma região da atual romênia decide se mudar para londres onde pretende desfrutar dos benefícios da cidade jóia do império britânico aproveitando que o epicentro da civilização tem a oferecer em termos de avanço científico tecnológico e
cultural bem como se fartando com a ampla e diversificada seleta de vítimas é basicamente essa história a gente tem um vampiro que é um conde romeno que mora nesse lugar chamado transilvânia e que decide se mudar para londres e lá em londres ele vai fazer as maldades que o vampirão custumam fazer sempre que a noite cai e ele sai para caçar suas vítimas naturalmente depois nós temos uma série de personagens que vão se transformar nos heróis que vão tentar combater o vampiro esses personagens também não são grande coisa em termos de construção eles são bastante
unido dimensionais com exceção talvez da mina harker mas de maneira geral todos eles fazem o que se espera que eles façam eles não se prendem com o mundo interior lá muito revoltou zhu eles são heróis um pouco folhetinescos digamos assim é o caso pelo menos do detetive van helsing que eu passei a minha vida inteira ouvindo falar de van helsing eu sei que tem personagens que agradeceu da marvel não sei mas eu sei que tem um e van helsing nos quadrinhos eu vi filmes chamados van helsing ele é o grande caçador de vampiros ele é
apresentado aqui no drácula como um estudioso holandês que é especialista em um monte de coisas ele é cientista ele é biólogo ele estuda coisas paranormais ele é um especialista de tudo e ao mesmo tempo apesar de ser tão brilhante ele não aprendeu direito a falar inglês tanto que as falas dele é são confusas estão o efeito que dá é um pouco irritante um pouco cômico como é que um detetive tão infalível assim que é especialista em tantas coisas não aprendeu a falar inglês sendo que ele passa quase o tempo todo na inglaterra e já que
estou trazendo primeiros pontos fracos na narrativa vamos ser bem sinceros e dizer que fica bem na cara que o banco estou que nunca pois os pés na transilvânia talvez ele nunca tinha posto os pés nem mesmo na holanda de onde vem o herói dele porque ele confunde o tempo todas as cidades às vezes o réu se fala coisas em alemão às vezes ele fala de uma cidade que não fica bem na holanda enfim fica bem óbvio que a pesquisa que ele fez para escrever esse livro foi com base em narrativas de viagem em livros e
enciclopédias ele próprio provavelmente não saiu viajando pela europa para colher material e também para nós leitores do século 21 pode soar um pouco tosco o racismo vitoriano que esse livro sala por todos os povos porque é como se tivesse sido escrito com o único propósito de mostrar que todos os povos que não falam inglês ou que não reconhecem a inglaterra como superior como seria o caso do banco réu sim todos esses outros povos estranho eles são bárbaros violentos promíscuos ou seja uma ameaça talvez seja uma noção de xenofobia que não abandonou completamente os ingleses até
os dias atuais vamos nos lembrar que neste exato momento está rolando uma confusão ea inglaterra está quase se ferrando porque os ingleses cismaram de votar pelo brad que não era bom pra ninguém muito menos pra eles e agora estão com esse problema no colo tudo porque eles querem ficar longe do resto desses europeus esquisitos da romênia do leste europeu essa gente eu não quero misturar com elas e também um outro ponto que pode soar bastante ofensivo para os leitores dos dias atuais é a bela dose de machismo que a gente encontra nessa nativa mas não
é um machismo do tipo misógino e sim do tipo cavalheiresco que considera que as mulheres são seres frágeis e parcialmente incapazes que devem ser tutelados quase como crianças elas devem ser deixados de lado das decisões realmente importantes porque elas são muito frágeis anos merecem ser protegidas em nos coitados nelas não tem estrutura física emocional e inteligência para resolver problemas essa é a sensação que a gente tenha neste livro nos dias de hoje não tem como escapar era realmente essa a cultura da época o banco citou que foi um homem do seu tempo portanto é evidente
que há esse machismo introjetado nele muito embora a seu favor a gente precisa reconhecer que a personagem mais cativante desse livro é uma mulher e talvez também é mais surpreendente a que tenha mais dimensões aqui é mais responsável na minha opinião pela pelo combate ao vampiro mais até do que o próprio van helsing é uma mulher então a gente pode dizer que o livro tem inovações nesse sentido e mesmo assim vocês viram o tempo que eu me dediquei a mostrar os pontos fracos da narrativa ainda assim eu preciso dizer e agora é o momento que
é preciso render as homenagens necessárias à s a obra literária a gente tem que reconhecer a gente drácula é responsável por ter italianado nas nossas imaginações todo o abecedário das narrativas vampirescas e em última análise das histórias de terror eu tô falando desses detalhes que viraram parte do folclore no mundo inteiro como os vampiros terem medo de crucifixos e de guirlandas de alho e eles não têm reflexo no espelho e não poderem ser fotografado e também não terem sombra e eles serem criaturas noturnas que dormem em caixões que tem a pele gelada sobretudo principalmente acho
que essa é a característica mais importante de um vampiro e que está presente aqui nos vampiros de bram stoker vampiros de vampiras porque há mulheres também vampirescas na história todos eles são acima de tudo belos sedutores e irresistíveis um vampiro ele não é um morto-vivo do tipo que cai aos pedaços é nojento e caminha que nem uma coisa se arrastando como os zumbis um vampiro não é como um lobisomem que precisa se transformar em uma fera e sai correndo todo esbaforido para estraçalhar o corpo das suas vítimas não o vampiro e lindo ele é sedutor
ele é charmoso ele é educado as vítimas de um vampiro elas não são agarradas no beco no meio da noite contra as suas vontades elas são tomadas por uma espécie de hipnose de fascinação elas entram em transe elas permitem às vezes elas até pedem por vampiro entrar nos seus quartos elas ficam no estado de semi-inconsciência completamente hipnotizados pelo vampiro e acordam no dia seguinte confusas arrependida cccen saber se o que aconteceu foi sonho ou realidade e é importante reparar o livro deixei isso muito bem claro que as vítimas dos vampiros elas caem nas suas armadilhas
de sedução principalmente quando elas estão do lindo ou quase pegando no sono porque aquele momento em que o autocontrole se afrouxa e as fantasias afloram pois é não precisa ser nenhum froid pra entender gente esse é um livro escrito durante a era vitoriana um período conhecido pelo moralismo pela rigidez pela condenação do sexo como algo demoníaco é evidente que os vampiros simbolizam aqui nessa cultura nessa época histórica o medo que os vitorianos sentiam pelo sexo agora vamos falar um pouquinho sobre esse de couro que marcou a inglaterra vitoriana pra começo de conversa o que foi
a inglaterra vitoriana foi o período que compôs a maior parte do século 19 que foi o período do reinado longuíssimo da rainha vitória rainha vitória ela entrou para a história como uma das mais influentes ela foi durante o seu tempo o ser humano mais poderoso do planeta sem sombra de dúvidas porque ela era a monarca a chefe de estado do maior império talvez que já se viu por que a inglaterra era dona de colônias territórios e e influências e econômicas no mundo inteiro absolutamente no mundo inteiro a inglaterra tinha influência ali ea rainha vitória simboliza
esse período ela simboliza inclusive pelo fato isso claro que foi uma coisa do acaso da história que é uma mulher é provavelmente é porque não tinha nenhum outro homem na linha de sucessão então sobrou pra ela mas acabou funcionando muito bem porque ela representava a estabilidade a família a moral os bons costumes a religião seguida bastante à risca e aí a gente está falando da igreja anglicana que a igreja da inglaterra cujo líder não era o papa não era nenhum bispo era ela ainda brincou terra enfim esse foi o período que foi marcado pelo de
couro e pela repressão sexual é curioso agente notar que até hoje nas piadinhas no folclore os ingleses ainda são lembrados como pessoas homens frios calculistas obcecados pela pontualidade por aspectos técnicos gente como sherlock holmes que é meio assexuado porque os ingleses são no folclore considerados péssimos amantes é diferente por exemplo dos franceses ou dos italianos que tinham dentro do foco agora é lógico a ideia de que tinha o sangue quente de que eram explosivos e que eram amantes e irresistíveis os ingleses não eles eram fleumáticos eles eram frios indiferentes e eles consideravam que o sexo
devia ser apenas para reprodução e que não deveria nem ser uma coisa prazerosa mesmo entre marido e mulher existe uma piada que eu sei se é verdade provavelmente não é mas dizem que a rainha vitória quando uma das suas filhas estava se casando ela de um conselho de mãe como toda mãe dava para suas filhas virgens que estavam indo se casar ela disse assim minha filha quando chegar o momento quando seu marido vier para a noite de núpcias não tem jeito vai ser terrível vai ser desagradável então você feche os olhos e pense na inglaterra
pensa na inglaterra cumpra o seu dever porque não tem ilusões vai ser uma coisa horrível é lógico que a gente não tem como saber se a rainha vitória realmente falou uma coisa dessas mas o que importa é o que essa história representa a idéia de que as relações sexuais são sempre horríveis para as mulheres é completamente proibido achar que possa ser uma coisa legal você passar uma noite com o seu noivo então imagina outras formas de manifestação sexual jamais de maneira nenhuma naquela época o sexo era considerado fonte de prazer ou de realização não é
sempre associado à perversidade a devassidão e quem sabe ao diabo ao escrever histórias de vampiro por exemplo drácula os escritores desafiavam um pouquinho dessa noção a gente tem por exemplo aqui no brasil estou que é personagens que não são de maneira nenhuma frio foi o mate qos e calculistas pelo contrário eles são intensos dos personagens aqui choram na verdade ele se debulhando em lágrimas eles se prestam de joelhos eles imploram quando eles estão com medo eles tremem de pavor eles são tão intensas quanto personagens de novelas mexicanas isso realmente me surpreendeu porque eu achei que
eu encontrar toda aquela fleuma e toda aquela frieza não é o que acontece além disso as cenas das adoções vampirescas que acontecem ao longo da história são francamente sensuais os vampiros eles são descritos como voluptuosos libidinosos procure no dicionário que isso significa caso você não saiba o próprio van helsing quando se vê cara a cara com uma das vampiras ele sente isso aqui são palavras do livro aflorar os seus instintos masculinos de amar e proteger existe uma tensão o tempo todo porque por um lado o livro ensina que todos esses sentimentos são malévolos são diabólicos
são associados a essa criatura que é meio ligada ao demônio que é o drácula e no entanto os personagens quando estão ali no momento da produção vampiresca que a gente não pode dizer que eles estejam exatamente sofrendo depois eles se arrependem e se sentem sujos mas no momento em si digamos que não há gritos não há pedido de socorro não é nada disso a clara as associações possíveis entre as cenas de abdução anp 3 km e algumas práticas sexuais como o sexo em grupo fala de coisas pesadas viu como pedofilia como incesto como o sexo
grupal sexo oral tudo isso não é loucura da minha cabeça não é que eu tenho a mente poluída não é o que os especialistas dizem 'eu sei por que essa edição tem um monte de textos e um monte de debates a respeito dessas associações possíveis e toda essa simbologia a gente pode dizer que ela não é muito consciente eu me pergunto se o autor tinha tudo isso em mente talvez ele tivesse porque bristol que trabalhou com teatro ele trabalhou no meio artístico então ele talvez tenha se inválido desses símbolos para falar de temas que eram
tabus que eram proibidos ou talvez não talvez estivesse totalmente no campo do inconsciente mas seja como for essa esse fascínio pelas histórias de vampiros durante esse período vitoriano lá na inglaterra ele pode ser muito bem relacionado com todas a esse sentimento de repressão essa atmosfera que proibia vários tipos de manifestações da sexualidade os filmes que foram feitos baseados em drácula e foram muitos inclusive no final aqui ó a gente tem uma galeria de fotografias de adaptações clássicas do drácula como bela lugosi por exemplo ou com o christopher li enfim os filmes que foram feitos de
maneira geral veja eles apresentam o drácula sempre com uma atmosfera sensual românticas em primeio mórbida é sempre meio misturado a também seriados que trazem vampiros e bom talvez o os leitores mais jovens que estão assistindo não se lembrem da febre que foi a saga crepúsculo que foi a reencarnação mais recente da narrativa vampiresca na cultura popular que foram aqueles livros que viraram filmes hoje em dia já saiu de moda mas eu cheguei a pegar eu já estava saindo da adolescência mas eu cheguei a pegar um pouquinho dessa desse frisson e o que acontecia que as
meninas viram aquilo como uma história de amor com uma história excitante sensual o adwords era considerada apesar de ele ser um vampiro ele era considerado um sex symbol então sempre existe uma tensão sexual presente nas narrativas de vampiro é um símbolo inescapável então é por tudo isso por essa ousadia por essa originalidade por essa energia que ele coloca nas cenas nas cenas de perseguição nas cenas de abdução principalmente no período no trecho do livro que é o trecho inicial que se passa lá no castelo do drácula na transição é que antes de ele se mudar
para londres por essas cenas cheias de tensão é que a gente precisa reconhecer que drácula de bram stoker e é assim uma grande obra que precisa ser conhecida e que tem muito mérito por ter conseguido e que tem muito mérito por ter conseguido romper as fronteiras do seu tempo não é não estamos mais no mundo num mundo inglês vitoriano de maneira nenhuma a inglaterra hoje em dia um país moderno um país que inclusive foi berço do rock da contracultura dos padrões modernos é um país progressista principalmente a região de londres na então o mundo mudou
mas drácula continua fascinando por isso que essa obra tem mérito ela tem mérito também porque ela conseguiu romper a barreira da sua mídia é muito mais conhecida pelos filmes os seriados as fantasias de halloween do que pelo livro e por ter conseguido fincar os pés na cultura popular eu acho que é uma leitura fundamental ainda por cima é extremamente divertida e interessante e que com certeza ninguém vai se arrepender agora preciso dedicar um pedaço desse vídeo precisa ser pra falar desse livro que eu estou mostrando vocês podem notar que ele é amarelo ele reproduz a
capa original do livro é uma edição da dark side que reproduz a primeira edição de 1897 tanto que se vocês notarem aqui embora seja de papelão ela tem uma textura imitando um tecido é provavelmente o livro original tinha uma capa em tecido além disso a diagramação ela replica a datilografia que era uma técnica moderna uma nova tecnologia e então ela é muito citada que a datilografia o tempo todo os personagens vão bater as informações a máquina porque era considerado o máximo isso além disso ela inteirinha ilustrada e ela tem muitos textos muitas é muito material
extra ela tem trechos inclusive de manuscritos ela tem olha só os manuscritos do escritor ela tem um conto que o banco citou que ele escreveu que também dialoga com o universo do draco lá ela tem cartas que o escritor trocou com outras personalidades da época inclusive escritores importantes como o oscar while diz e o conan doyle o que é o autor do sherlock homes eles foram contemporâneos enfim uma edição muito muito muito completa e que oferece um baita do mergulho no universo ficcional de drácula além dessa edição ele tem uma outra olha só que legal
uma outra opção de capa essa é a dark ed chan é exatamente o mesmo conteúdo por dentro é a mesma coisa só que o livro tem a capa preta então uma questão de estética é ver qual você prefere o livro tem a capa preta e com as páginas ao invés de serem vermelhas aqui na lateral lá são cobertas de uma tinta dourada eu conheço gente que na hora de comprar preferiu a edição tarde embora minha favorita ele nessa foi a edição marcelinho e eu vou deixar é lógico aqui embaixo na descrição o link pra você
comprar na amazon dois livros estão disponíveis tanto a edição original quanto a dark ed chan mas se você comprar no site da dark side que eu também vou deixar o olímpico se você comprar lá olha só tem a opção eles me mandaram ver em um item de colecionador que é uma estaca de madeira você já sabe qual é a finalidade dela porque você não precisa ter lido drácula para saber tudo sobre drácula porque todo mundo sabe tudo sobre drácula e olha só tem até o detalhe do sangue na ponta é uma estaca que tem até
um crucifixo aqui é um trabalho muito minucioso e muito caprichado a dark side sempre capricha nesse tipo de coisa então para ganhar a estaca junto aí você entra no site da dark side e se você preferir também pode comprar pela amazon os dois links estão aqui embaixo na descrição eu quero agradecer a dark side que me mandou esses livros faz muito tempo e eu demorei pra publicar esse vídeo porque o livro meio longo e eu estava empenhada com o projeto ásia né mas qualquer maneira quero agradecê los por terem enviado esses mimos eu gostei bastante
e me divertir bastante com essa leitura e agora vou encerrar o vídeo como sempre a descer nos meus padrinhos e as minhas madrinhas inclusive a gente teve a chance de conversar um pouquinho sobre drácula antes desse vídeo e ao ar que eu fiz um hangout com eles é muito obrigado se você quiser se tornar um padrinho ou madrinha é só conhecer a nossa campanha no site padrinho que o endereço está abaixo e você contribuiu com quanto você puder com quanto você quiser beijão pra todo mundo a gente se vê na semana que vem