E aí o Olá eu sou a professora Valéria Arantes da faculdade de educação da Universidade de São Paulo estou aqui hoje para tratar com você sobre o tema de projeto de vida e Psicologia e uma objetivo nessa aula é mostrar a vocês como que esse conceito entra no campo da Psicologia né E para tanto eu escolhi começar essa aula como a situação do Historiador escocês Thomas carlyle que me parece fazer muito sentido para gente pensar sobre esse conceito projeto de vida né carai foi um Historiador que influenciou muitos cientistas sociais psicólogos e ele afirmou que
uma pessoa sem propósito de vida é como um navio sem Leme né E essa frase ela me parece muito propícia né porque a ideia aqui nos faz pensar que uma pessoa com projeto Ela traz consigo uma força que me dá impulso a energia para seguir em frente né não um caminho linear longe de mim defender a ideia de projeto como algo linear né certamente um caminho no qual o sujeito encontra muitas curvas muitos desvios né obriga ele reformular várias coisas transformar outras Mas ele tem um sentido né e isso é super super importante né para
que a gente possa seguir a vida tá então é essa frase ficar lá eu ela me parece oportuna para gente pensar né sobre o sentido da nossa existência não é porque falar de projeto de vida né E a gente tem claro também que na busca de sentido na vida é uma preocupação da humanidade ao longo da história né vários filósofos historiadores sociólogos debruçaram sobre o tema né para tentar entender porquê né A Essência né na antropologia e na filosofia eu diria que existe assim um razoável consenso nem acreditar aqui o conceito de projeto de vida
é um modo privilegiado de Conduta antecipatória usado para gerir a incerteza que o futuro nos apresenta né então vários autores como Nilson Machado butner o velho Marina né que são filósofos sociólogos eles trazem esse conceito é para gente nos campos da antropologia a filosofia um conceito um significado que contempla várias dimensões por exemplo abertura para o novo né que a gente tá defendendo a ideia de Que projeto é sempre algo aberto né a busca de um sentido a questão dos valores valores eles são subjacentes as nossas escolhas portanto as nossas projeções a questão da pessoalidade
também está presente no projeto de vida meu projeto de vida é algo absolutamente Olá pessoal em transferir o ninguém pode projetar pelo pelo outro né A questão da realização a questão da transformação da criação são todos os conceitos que estão presentes nessa definição no campo da antropologia e na filosofia na psicologia é com o psiquiatra aos trigo Victor Franco né que esse conceito toma mais força né então o Franco foi um uma pessoa aqui viveu por três anos em campos de concentração na segunda guerra mundial Portanto ele perdeu vários familiares sofreu privações de ordem física
de ordem psíquica de todas as maneiras e durante o tempo que ele viveu nos campos de concentração ele tinha uma preocupação muito grande que era escrever né e ele tinha claríssimo a ideia de que seu escrito seus escritos poderiam e deveriam ajudar o o status com isso é o Franco ele traz ele usa muito de uma ótima frase do nit né que é a seguinte quem tem um Por que enfrenta quase qualquer como né E nesse livro que vocês podem ver aqui que chama em busca de sentido né é um livro Fantástico super Recomendo nesse
livro Franco vai contar passagens da vida dele e vai legitimar um princípio que para ele é muito caro o que é o fato de aquelas pessoas que viviam em campos de concentração e que sim tinham um objetivo maior né eles conseguiram sobreviver muito mais do que aquelas pessoas que só se preocupavam na própria sobrevivência tá com isso o Finn com vai defender veementemente tá que a busca do sentido da vida se constitui com uma maior força motivadora do ser humano né Oi e essa obra do Franco ela tornou-se uma grande referência no campo da psicologia
tá porque somada essa ideia francom defendeu muito né a ideia da autotranscendência no conceito de projeto de sentido de vida tá então ele defendeu que a o projeto de vida com sentido ético é algo que transcende o próprio sujeito próprio naturgen fala próprio o próprio self tá com isso ele vai defender a ideia de uma alto transcendência algo que vai muito além do próprio sujeito um propósito de vida que vai impactar o mundo né E aí ele é todo a história dele é muito forte na Constituição desse desse modelo teórico né é importante dizer que
toda essa os escritos do Franco né seus princípios os significados que ele traz para projeto de vida vão constituir com uma base da logoterapia e é uma vertente da Psicologia clínica que ganhou muita força né E com isso teve uma coisa que foi super importante que ele conseguiu praticamente eliminar a taxa de suicídio que era altíssimo né entre os jovens é naquela época tá então isso foi um Marco muito importante a ideia de um projeto de vida tá aqui a pressupõe necessariamente a alta transcendência algo que vai muito além dos seus próprios dos seus próprios
interesses tá então com isso eu quero dizer que é a porta de entrada na psicologia diria que a obra do Franco é que tornou-se uma grande uma grande referência tá também nós temos um outro autor que me parece super importante que é no Psiquiatra alemão o plástico também da Psicologia que era Wellington Ericsson né ele escreveu duas obras né de suma importância para compreensão do conceito de projetos de vida uma em 68 em outras em 80 né E nessa nessas obras eu acho que uma das coisas mais importantes que o Ericsson vai defender é a
ideia de um plano de vida como tarefa crucial fundamental é primordial para o pleno desenvolvimento humano Portanto ele coloca esse plano de vida né com esse sentido da vida como condição absolutamente necessária para o pleno desenvolvimento humano tá E esse plano de vida a essência dele para o Ericsson era de fato o compromisso era de fato o engajamento a ideia de você se responsabilizar com AL quem é que vai de fato é impactar o mundo né E para isso isso pressupõe necessariamente se comprometer com alguns valores com algumas crenças com algumas orientações né E aí
eu tô falando sentido ético tá então o fato de uma pessoa se comprometer se engajar né em um projeto uma causa maior pressupõe de fato você se comprometer com alguns valores algumas crenças né E essa seguindo essa linha do Ericsson que também foi é uma referência importante no conceito de projeto de vida nós podemos dizer que também dois clássicos da Psicologia que foi o Piaget e a Barbie é o 10 e uma obra de 1976 tá esses dois autores eles trabalharam muito mais com desenvolvimento cognitivo né mas defenderam muito claramente a ideia do plano de
vida como constituinte da personalidade a parte fundante da integração do Adolescente ao mundo adulto é claro que eles estavam se referindo as estruturas formais portanto a ideia de que adolescência coincide com uma capacidade de raciocinar sobre hipóteses né de ultrapassar as fronteiras do Real tá então a obra do Piaget uma obra prima né E nessa a ideia dessa construção das estruturas formais que é na opinião de PG união de em Alberto né que dá o sujeito essa capacidade de projetar bom fato aqui para todos esses autores né que eu comentei aqui a o projetar ele
é constituinte da adolescência e constituinte da própria identidade tá então eu movimento constituinte do Adolescente e da identidade bom o fato é que nos anos 2000 a o conceito de projeto de vida ganha as o surgimento da Psicologia positiva né então é quando a psicologia sinaliza a necessidade de e não só olhar para si patologias como historicamente ela fez mas olhar também para os aspectos positivos do sujeito para a busca da felicidade para a busca do bem-estar aqueles aspectos que dariam a ele as maiores condições para a felicidade para o bem-estar que é uma preocupação
Central é da Psicologia positiva nos anos 2000 conceito de projeto de vida e ganha sobretudo mais força com o surgimento da Psicologia positiva é um momento histórico no campo da Psicologia quando vários autores vão sinalizar a importância de a psicologia não só olhar para o lado patológico lado negativo e tal mas jogar luzes sobre aqueles aspectos que podem de fato trazer bem-estar para o sujeito né então são preocupações legítimas que é com o bem-estar do sujeito com a felicidade eu tô falando bem-estar subjetivo bem-estar psíquico o fato aqui nos anos 2000 projeto de vida ganha
sobretudo mais força em função disso né e ao redor do que a gente vê em chamar né do esperma em inglês né é uma sigla que traz consigo elementos constituintes do projeto de vida na visão de autores da Psicologia positiva tá então como vocês podem ver eu disse perna né em inglês cinco aspectos fundamentais do projeto de vida primeiro o p vende emoções positivas né que é positive emotions tô falando da importância do sujeito é p e fato sentimentos positivos eu tô falando e bem-estar e eu tô falando em gay de mim inglês que em
português a gente fala o engajamento que também o elemento fundamental para a Constituição do projeto de vida o r eu tô falando de relações interpessoais em inglês duration x tá m de Minnie é o sentido da vida e finalmente a que eu tô falando da realização pessoal né então Essência essa sigla perma é um Marco no campo da Psicologia positiva e também um Marco para reconstrução do do do conceito projeto do projeto de vida tá com isso a psicologia positiva né ela vai defender a ideia de que o projeto de vida é um cerne é
o cerne do bem-estar tá então a psicologia positiva traz a necessidade que Nossas ações direcionem a algo maior do que nós mesmos e aí ela coloca o projeto de vida como central do psiquismo humano tá é e a gente trazer alguma ideia de uma psicóloga norte-americana chamava da Carol wi-fi quando ela fala da importância também para o projeto de vida de três dimensões são elas a ideia do Propósito Meg o conceito traz consigo mesmo essa ideia a ideia de ter objetivos aspirações e direcionamentos na vida um outro aspecto que with trás com muita precisão e
muita muita riqueza é a ideia do crescimento pessoal então ela defende veementemente a ideia do desenvolvimento continuado né como propósito potencial Então essa é a medida em que eu vou projetando e desenvolvendo esse meu projeto existe um processo de crescimento pessoal não é um processo de formação e tem um outro aspecto que me parece super importante que a ideia da autoimagem Positiva né aí a manter uma opinião positiva sobre si mesmo às vezes a gente fala de autoestima é autoestima nada mais é do que alta imagem do sujeito então assim a ideia de acreditar em
mim a ideia de me fortalecer de empoderamento mesmo né E aí eu chego né no no autor que para mim é um motor que mais pro fundou no conceito com várias pesquisas trabalhos que é o professor William dei não dá universidades tempos né em que traz um livro de publicado no Brasil 2009 na pela Editora summus tá o Damon para mim foi o psicólogo que mais trabalhou com conceito mais aprofundou e curiosamente o deino ele se enveredou por essa temática quando ele se deparou né nos seus estudos nas suas pesquisas com o índice muito alto
de jovens americanos né sem propósito né E isso preocupou muito no fundo se a gente pensar no Brasil a gente é muito dos jovens nem nem nem estuda e nem trabalha os jovens sem perspectiva tá e odeia não foi justamente investigar entrevistou jovens americanos né para tentar entender as razões pelas quais eles estavam né se sentindo tão sem rumo tá E aí ele traz uma definição para projeto de vida que me parece absolutamente legítima importante aqui para o nosso curso que é o Damon afirmava que projeto de vida é uma intenção estável e generalizada de
alcançar algo que é o mesmo tempo significativo para o selfie no sentido significativo para o sujeito Tá mas que gera consequências para além desses selfie portanto a ideia de impactar o outro de impactar o mundo e aí a dimensão da moralidade ganha uma força uma força muito grande Tá com isso e a em vários aspectos devem ser pensados e trabalhar os quando a gente fala de projetos de vida tá Especialmente porque para a equipe do professor Damon os projetos de vida envolvem a mobilização de valores e sentimentos ovos nessa eu tô falando de valores tô
falando da dimensão dos Sentimentos a dimensão afetiva do psiquismo humano tá então envolvem a mobilização de valores e sentimentos que podem ser vislumbradas na relação entre eventos passados ações presentes e projeções futuras e um construto que integra a constituição identitária as possibilidades de interação com o meio tá com isso gente tem um movimento o projeto de vida ganha um movimento que pressupõe você reconstruir sua história de vida a luz do presente mesmo Brando o futuro e esse para mim e é uma ação é uma tarefa ímpar da escola de nós professores né em que medida
nós contribuímos para que os jovens repensem sobre a sua história reconstruam a sua história né a luz nesse presente para que de fato eles possam fazer juntos aquilo que eles desejam aquilo que eles querem aquele que traz bem-estar bem-estar para eles mas de também impacta a sociedade né obviamente eu tô falando de projeto de vida com sentido ético tá E aí eu encerro por aqui dizendo o seguinte né é tarefa da escola é tarefa de todos os educadores contribuir para que os jovens pensem De que modo eles querem e de que modo eles escolhem viver
de forma sempre justa de forma responsável é isso pessoal muito obrigada E aí E aí