urgia nesse momento ela tem um tumor na cabeça não é um tumor maligno mas está pressionando o nervo ótico e trazendo problemas de visão e tal ela fazer uma cirurgia de cerca de cinco horas delicada é pedir que seja orassem por ela tá bom nós vamos orar pra ela agora pois a gente começa a palestra pai bondoso muito obrigado pela nossa vida obrigado porque em todo o tempo senhor nos sustenta contigo quer estejamos vivos mortos saudáveis ou doentes o senhor nunca nos desampara por isso nós confiamos em ti pedimos que tudo e ramis tua misericórdia
sobre a vida da minha mãe mas ele abençoe o meu pai que está junto dela é os irmãos ea tua graça não os desampare que eles sejam agraciados pelo teu espírito com conforto com confiança e mais tarde nós tenhamos notícias de que o senhor foi bondoso para com eles mais uma vez essa é a nossa expectativa pedimos que a tua bondade os acompanhe em nome de cristo amém ok a hoje eu não vou falar sobre consumação aqueles de vocês vão embora hoje ou vou embora amanhã cedo lamento vocês vão perder a consumação romper da consolação
não seja a conservação vai ser amanhã de manhã vai ser a nossa última palavra não dá pra fazer consumação no sábado e querer domingo fazer outra coisa a consumação fecha é igual se soltar fogos e depois queria fazer um teatrinho não dá né soltar fogos é o mais bonito tem que ser para fechamento não é uma consumação vai ser amanhã pela manhã então tanto agora quanto hoje à noite nós vamos continuar falando sobre cosmovisão mas eu quero expandir um pouco mais o que significa nós a vivemos nesta vida à luz do que a gente já
viu criação queda e redenção que significa a gente sabe que as coisas criadas são feitas boas por deus mas elas foram direcionadas contrariamente a deus por causa do pecado e agora enquanto remidos como é que a gente lida com as coisas ao nosso redor então eu escolhi falar sobre cultura de uma maneira bem ampla eu não vou conseguir aqui expandirá muito por causa do do nosso tempo e também porque o tema é muito vasto a gente poderia aplicar para várias áreas como arte por exemplo que é parte de cultura mas não é a única coisa
a gente poderia entrar em coisas que nós já mencionamos como política podemos falar sobre ciência que a gente mencionando brevemente poderemos falar sobre trabalho vou falar um pouquinho sobre trabalho no final dessa palestra mas é muita coisa cultura é uma palavra muito vasta por isso eu reconheço que minha palestra vai ser bastante singelo ela e focada então ao invés de ler um texto no começo como eu tenho feito cada palestra nós vamos trabalhar com um livro da bíblia parte de um livro da bíblia perto do final da palestra na terceira e última parte então esse
aqui é o esboço daquilo que eu vou trabalhar tá primeiro a gente vai falar sobre o desafio de definir cultura depois a gente vai apresentar o dilema do relacionamento entre o cristão ea cultura ao longo da história e eu vou expor brevemente parte de um livro que é considerado um clássico nessa área e falar fazer algumas considerações em cima desse livro e no final a gente vai dizer assim ok e como é que a gente pode olhar para as escrituras e extrair sabedoria das escrituras pra esse tipo de problema esse tipo de desafio então a
gente vai primeiro falar de cultura de maneira ampla e eu vou estabelecer alguns direcionamentos para os quais eu vou voltar no final da primeira parte não é só encheção de linguiça tá é necessária para dar um norte sobre o que a gente vai trabalhar no final eu vou voltar nos pontos estabelecidos no começo aí nessa segunda parte apresenta um dilema e na terceira a gente busca respostas da escritura tá bom isso é o que a gente vai tratar então vamos lá vamos começar definindo cultura e eu estou colocando como subtítulo dessas primeira parte a ótica
cristã a uma visão não é sobre esse fenômeno então vamos lá vou começar falando de antropologia cultural quem é da área de humanas já lidou com isso em alguma medida principalmente se você trabalha com sociologia e antropologia em alguma medida com história né antropologia cultural é um segmento dentro de antropologia que estuda apaxes a prática de uma determinada etnia ou povo então ela fala sobre trabalho interação social arte lazer tudo isso a refletindo é certas crenças e valores do povo então há dias assim mediante análise da codificação humana na linguagem ou em símbolos visuais que
significa isso que quando a antropologia cultural tenta observar lazer arte interação social trabalho de uma cultura ela tá lendo como é que a cosmovisão daquele povo ou etnia se traduz no dia a dia então quando alguém está tentando estudar um determinado público assim olha que interessante lazer deles é assim significa que reflete alguma coisa da cosmovisão deles olha como ele pensa em trabalho olha o que eles enxergam a aos laços familiares isso reflete a cosmovisão de um povo então a observar a hábitos comunicação e artefatos a essa eles acabam por distinguir a identidade de um
povo ou de um segmento saque de maneira bem sintética como é que os acadêmicos entendem cultura e eu estou falando de uma coisa simples você ter uma idéia a na década de 1950 eu acho que foi dois antropólogos norte americanos fizeram um estudo sobre os livros de antropologia que falava de cultura e chegaram à conclusão de que havia mais de 160 definições diferentes de acadêmicos sobre a cultura porque cultura é uma daquelas palavras que não é fácil de definir de tão abrangente de tão a 1 porém global tanta coisa né não significa que há 160
eram completamente diferentes umas das outras das definições eles têm pontos em comum mas se fica aqui pessoas olham de maneira diferente pra cultura e interpretam e definem de maneira distinta bem o que eu quero destacar é que essas diferenças de definições tem cosmopolis visão por detrás também então atenção olha só toda a definição de cultura provém de uma cosmovisão isto é de crenças assumidas não só a cultura de um povo expressa a sua cosmovisão mas até como a gente define cultura expressa a nossa cosmovisão e eu dou um exemplo aqui no slide a própria idéia
de culturas evoluírem traz um conceito iluminista de progresso quando antropólogos quando sociólogos né na universidade e falou assim então a sociedade ocidental evoluiu e pará e para a aprovação wiltermann evoluiu significa que ela lê cultura a partir de um paradigma iluminista inclusive está estampado na nossa bandeira ordem e progresso é uma mentalidade iluminista que imperava quando o nosso a a marca da nossa nacionalidade foi cunhada né a idéia de que a gente quer um país ordeiro e só avança só progride só vai pra frente essa é uma mentalidade iluminista tanto é que eu não sei
se eu citei esse exemplo aqui eu acho que eu sentei numa das palestras anteriores a quando as pessoas têm a expectativa de evolução elas fazem comentários como por exemplo eu citei aqui antes de um âncora de televisão que narra é sobre um determinado ato de violência que anunciou essa semana no nosso país e ele fala assim que absurdo em pleno século 21 a gente fazer uma coisa dessas porque é absurdo em pleno século 21 é que na cabeça desse ano agora se você não saca 17 tá tudo bem né século 21 evoluímos entendeu a presença
dele no século 21 não poderia contar com 17 e só agradecer de guerra a violência ao invés de olhar para a humanidade a à luz daquilo que a bíblia diz ele olha pra ser humano como sendo um ser que vai evoluindo moralmente né em termos de civilização então ele acha um absurdo haver violência nos estádios em pleno século 21 por exemplo é um absurdo isso parece um bando de animais é um comentarista mais ácido falar uma coisa dessas mas que não evoluíram essa é uma é o expressam uma cosmovisão por detrás da definição de cultura
no caso aqui então o que eu quero dizer o seguinte quando alguém fala que as culturas evoluem eles não estão querendo dizer apenas que elas respondem por que no sentido de que elas crescem tem mais coisas que fazem parte da cultura é óbvio né se você começa a criar novos tipos de lazer se a comunicação começa a ganhar outras formas se outros tipos de trabalho adentro uma cultura de um povo é claro que ela expande mas não é disso que estão falando eles falam de melhora a expectativa que as pessoas têm muitos a secularistas tem
é de que culturas melhoram então ó eu tô dando esse exemplo e apenas um exemplo para mostrar que quando um aluno lá na faculdade na federal de não ser da zona de onde ele está lendo a no livro que culturas elas evoluem para lá ele não tá lendo uma definição acadêmica neutra ele está lendo uma cosmovisão doha daquele acadêmico que já disse pra ele que ele deve esperar uma evolução de culturas bem se definições lá no mundo acadêmico tem cosmovisão por detrás então eu quero pedir licença dizer como é que a cosmovisão cristã definir cultura
já que toda a definição de cultura tem cosmovisão por detrás então sejamos explícitos como é que o cristianismo conforme a gente tem estudado esta semana à luz de criação quer a redenção uma cosmovisão holística como a gente tem trabalhado desde o início como ela define cultura eu tenho alguns pontos aqui que eu quero chamar de pontos característicos da definição cristã de cultura há coisas que são específicas do cristianismo uma a primeira delas eu já falei então vai ser uma espécie de recapitulação as outras duas nem tanto então a gente vai expandir um pouco em cima
daquilo que já trabalhamos essa semana então a primeira é mais simples a cultura é a resposta do homem ao mandato cultural isso a gente já trabalhou de dominar a terra e sujeitá la cultivar as potencialidades da criação portanto é criacionismo e lembra que eu falei que tudo aquilo que está embutido na estrutura criacionismo ao é bom então originalmente falando produzir cultura não é neutro nem muito menos mal é bom é claro que o direcionamento que o ser humano vai dar por causa do pecado é contrário ao senhor mas fazer cultura produzir cultura cultura em si
não é mal pelo contrário é bom é deus mostrando pra gente que nós podemos pegar aquilo que ele colocou na criação para nós desenvolvermos ea gente mostrar glória dele através desse desenvolvimento tá então nós já falamos sobre mandato cultural então eu não vou expandir muito em cima disso partindo do pressuposto que nós entendemos esse ponto tá então o primeiro ponto cristão vamos dizer assim a nossa definição de cultura é que é uma resposta a uma ordem divina então é quase como se a gente dissesse uma coisa que a gente quase nunca houve fazer cultura é
obedecer a deus estranho né quem está acostumado visto na igreja mas fazer cultura é ser obediente ao mandato de deus de dominar a terra de sujeitar de a trazer governo não sobre a criação de tal forma mordoma de servir uns aos outros com aquilo que a criação nos proporcionou mas vamos agora mais adiante para coisas que a gente ainda não trabalhou tão bem a gente pode ter até mencionado mas a gente não trabalhou tão bem o segundo ponto que eu quero destacar é que cultura não é neutra mas precisa ser avaliada realmente ela possui mérito
e qualidade em obediência ou não a estrutura operacional porque esse segundo ponto é importante porque na nossa cultura brasileira a gente tende a usar cultura meio que de forma neutra que vê o você vai para uma outra parte do país muito diferente de onde você mora aí você chega lá e se depara com os costumes culturais que são diferentes não é que são no mínimo estranhos assim você fala nossa esquisito o pessoal aqui é meio assim meio ruim e speedo é meio grosseiro você está fazendo uma avaliação é crítica aí alguém que tenta ser um
pouquinho mais plural mas inclusive estava há cinco anos para ser preconceituoso cultural quando alguém falar é cultural ou ele está querendo dizer não é passível de juízo é cultural vamos supor que você vá para outro país para uma cultura ainda mais diferente da sua própria e você vê alguma coisa e fala bossa estranho não falar aqui no mauá que é cultural mas a falar tudo bem cultural é quase como se a gente se assumisse que cultural fosse a desculpa para você fazer as coisas do jeito que você faz então se você vai para algum lugar
e as pessoas elas são a relaxada ou não são não cumprir o horário você diz é cultural se você vai pra outro lugar em que cumprir horário é é tão um legalista tipicamente seguido que se não acontecer o mundo acaba a sede não é cultural mas peraí será que a gente não pode fazer a avaliação de tendências culturais como sendo boas ou ruins claro que pode a gente deve inclusive foi por causa dessa premissa que muitos missionários cristãos no passado quando eles adentravam uma cultura quando eles adentravam um novo povo para pregar o evangelho eles
percebiam coisas culturais que eram contrárias à vontade de deus então eles tinham que confrontar diferente do que a funai pensa sobre como é que a gente deve se relacionar com tribos indígenas no brasil os missionários cristãos sempre entender o que você tinha que confrontar aspectos culturais que não são saudáveis para o ser humano por exemplo 11 uma história que muito me cativa história de william e harry o elenco era missionário batista em inglês a do século 18 para 19 que foi para a índia e uma das habilidades que deus deu problema que gera facilidade de
aprender idiomas ele era um gênio para isso um gênio ele aprendeu o idioma tão bem que num determinado momento da sua estadia na índia ele ensinava sânscrito para os indianos tá não é assim que ele sabia um pouquinho ele ensinava um idioma importante clássico sagrado para os próprios indianos bem em um determinado momento o link e percebeu que na sua o seu ministério que a havia um costume cultural que muito lhe incomodava quando os certos homens faleciam as suas esposas iam morrer junto com os seus maridos e superá lo algo considerado nobre havia umas piras
fúnebres onde elas eram queimadas para que elas fossem junto com seus maridos claro que o elenco quer e como um cristão que tem uma ótica bíblica sobre a vida frusta errado isso só que como é que você chega numa cultura exigente isaías disse quem é isaías então que o elenco quer face olha q qq sagaz ele resolveu como ele tinha bastante conhecimento lingüístico ele resolveu investigar os livros sagrados os diferentes livros sagrados da cultura indiana para chegar à conclusão de que nenhum livro prescrevia isso então ele provou para as autoridades indianas que esse era um
costume estranho aos livros sagrados e podia ser retirado da cultura pois bem ele teve êxito o que ele fez ele confrontou cultura com uma cosmovisão cristã porque porque cultura não é neutra cultura tem mérito ou demérito tem qualidade boa ou ruim está em conformidade ou em desobediência princípio bíblico é por isso que quando a gente fala de costumes a gente não deve tratar costumes como se fossem neutros como se fossem assim a você tem o seu tempo meio tudo bem não a gente tem que olhar pra como é que eles representam um determinado tipo de
mandamento ou de honra ao próximo e assim por diante tá tão cultura não é neutra e essa é uma leitura cristã terceiro ponto importante de nosso destacarmos e aqui a gente faz uma distinção bem marcante em relação à antropologia é o seguinte cultura não engloba a religião que a concepção antropológica quando os antropólogos vão estudar uma determinada tribo por exemplo um povo que está distante cultura pra eles envolve várias coisas arte lazer trabalho e religião quando a gente tem a cosmovisão que nós temos aprendido essa semana de espera e pv deixou deixou vamos reformular esse
negócio cultura não engloba a religião cultura expressa religião stress pode parecer estranho pra você porque você vai dizer sim pessoas que não são religiosas música a gente faz esse tipo de pergunta quando a gente conversa com alguém que parece que não vai à igreja igreja nenhuma pergunta assim religioso se a gente tivesse uma cosmovisão saudável sabe qual seria a resposta todo mundo é saber por que a religião não significa necessariamente crê no sobrenatural por exemplo 1 do hipismo crê que os deuses fazem parte estão entremeadas ao mundo natural não existe sobre natural e no entanto
hinduísmo é reconhecidamente uma religião é misto é reconhecido por todos como sendo uma religião a então a não tem a ver com crer num deus pessoal o budismo por exemplo não crê em um deus pessoal criando uma força em pessoal e todo mundo diz que budismo é religião o que eu quero explicar é que na nossa cosmovisão religião não significam só aquelas que são classificados pela academia como sendo a religião religião é alguma coisa que fundamenta o seu viver é aquilo pelo qual você vive ou morre é por isso que a gente é capaz de
dizer que um determinado time de futebol ou uma determinada causa sócio política é a religião de uma pessoa porque a gente diz isso porque ela vive ou morre por isso nesse sentido todo ser humano encontra significado sentido em alguma coisa no qual ele crê é nesse sentido que eu costumo dizer que o ser humano é olha ali no finalzinho slide é homo religiosos você e eu aprendemos uma definição do ser humano que é bem e iluminista a gente aprendeu que o ser humano o homo sapiens não antes disso aqui tem algo que determina o que
vem aqui ó é a devoção do seu coração que determina o que ele pensa o que ele sente o que ele quer então biblicamente falando uma definição mais precisa do que é o ser humano ele é um homem religioso ele é um adorador por natureza ele sempre procura um deus para preencher a sua vida pode-se até materialista e se deus mas ele procura ele precisa de alguma coisa que lhe desse significado então religião eu estou dizendo aqui não é um segmento da cultura é o fundamento da cultura toda a cultura expressa aquilo que ela mais
presa aquilo pelo qual ela vive ou morre é nesse sentido que cultura expressa religião um ser humano sempre cultiva conforme sua visão de mundo segundo seus valores e crenças a então nesse sentido toda a cultura é religiosa então esses três pontos iniciais vamos resumir los aqui pra gente entender bem e passar para o próximo compromisso próxima parte da nossa palestra mas eu quero que você já veja algumas implicações olha só o primeiro ponto a gente viu que cultura é resposta ao mandato cultural portanto não devemos fugir de toda a cultura é uma das coisas que
a gente trabalhou brevemente a em palestras anteriores se cultura é uma ordenança divina então não é verdade que toda a cultura alemã e agente não deve fugir de toda a cultura é uma primeira implicação óbvia simples mas necessária principalmente para aqueles que são isolacionistas separatistas entender que nem toda a cultura é negativa tá e celular já tocou ontem a um segundo cultura não é moralmente neutra nós falamos qual é a implicação disso eu digo portanto não devemos engolir qualquer cultura se por um lado não devemos fugir de toda a cultura lembra quem tem que aprender
com isso é aquele que é separatista mas como cultura não é moralmente neutra aquele que diz nada a ver precisa aprender na hana não é assim não se eu descabeçado a gente não deve engolir toda a cultura porque cultura sempre expressa aquilo no qual a gente acredita aquilo que sustenta e fundamenta a nossa vida então por um lado não devemos fugir por outro não devemos engolir qualquer cultura e falamos que cultura é fundamentalmente religiosa portanto transformação cultural requer mudança religiosa isto é qualquer coisa ontem nós falamos sobre redenção falamos sobre a água se a gente
pode redimir transformar e eu falei que o nosso a nossa maneira de de falar dessas coisas tinham que ser moderada e usar outra linguagem pois agora tô falando que quando uma cultura é transformada isso necessariamente significa que a religião aquilo que no qual ela acredita tem que ser mudado porque se o que ela acredita não é mudado então não tem mudança ao redor vamos a um exemplo vamos supor que você trabalhe com pessoas que há na sua empresa que dizer não vou ter filhos um filho seu negócio ainda muito trabalho custa muito dinheiro e você
como país é pai ou mãe de crianças vai dizer olha você tem que entender como isso é gostoso como isso é benção de deus como isso faz a gente crescer 100 pessoa como isso a nos nos faz crescer em santidade porque deus usa crianças para nos certificar a e assim você vai falando nos das maravilhas tudo presta atenção se o seu colega de trabalho resolve tem um menino que falar assim puxa vida depois do seu terceiro acho que eu fiquei animado em ter o meu primeiro né mas ele não mudou o que ele crê nisso
pode saber vai morar rapidinho porque não mudou a crença ele acredita que vai ser tudo de bom que você falou mas a crença dele não mudou como não mudou é que ganhe aquele dia de olho roxo no trabalho vai dizer meu deus é o valor que era bom cara ainda não peguei essa parte tá ruim porque não mudou a crença dele então ele continua morando agora se ele mudar a crença aquilo que ele acredita sobre o privilégio de ter filhos aí sim aí pode ser que a cultura vai dar bode então cultura só muda quando
a mudança religiosa aquilo no qual você crê é transformado a esse é o nosso primeira parte importante que a gente vai votar nela então agora vamos para a segunda parte da nossa palestra eu quero usar um livro escrito por um sociólogo norte-americano chamado a garry shider ele escreveu um clássico chamado cristo e cultura esse livro foi traduzido para o português mas faz muito tempo que ele está esgotado e não existe mais facilmente para a compra não é o melhor lugar do mundo para ler ele tem algumas coisas com as quais não concordo teologicamente ele está
num contexto diferente da maioria de nós se não de todos mas ele tem alguns insights muito bons e eu quero filtrar aquilo que eu julgo ser bom do livro pra gente poder pensar que ele fez ele analisou maneiras diferentes de cristão se relacionarem com a cultura ao redor e ele criou uma tipologia a gente chama ele criou uma maneira de categorizar tipos diferentes de relação entre cristianismo e cultura então eu coloquei aqui em poucas palavras livre sociólogo que analisou as diversas reações cristãs em relação à cultura ao longo da história ele cita personagens desde o
início a igreja cristã né logo depois de jesus cristo além dos primeiros da igreja até o século 20 quando está escrevendo e ele cria então essa tipologia com cinco tipos de reações diferentes a a5 a reações elas englobam todo tipo de manifestação da cristandade todo tipo todo tipo de cristianismo ele tenta botar tudo nesses cinco pacotes como o livro denso e meu propósito aquino resume tudo eu escolhi três tipos e eu quero ilustrar o dilema entre essas diferentes reações com uma situação específica então eu vou agora está pra vocês o sat polônia de inibir a
gente vai esquecer duas delas para poder focar mais em três são mais comuns entre evangélicos eu vou explicar as três depois eu vou dar um exemplo prático para vocês entenderem o dilema que é você escolher qual delas mais se assemelha a você ou a igreja do qual você faz parte tomar a tipologia do nível é essa daqui ele cria cinco categorias de reação à cultura a primeira é uma linguagem que você está mais familiarizado cristo contra cultura ele quer dizer que a fé cristã que se coloca em oposição à cultura a segunda cristo da cultura
é o oposto é que o melhor que existe na cultura é cristianismo tá ea gente não vai falar dessa segunda por uma razão específica é mais comum entre pessoas que vão se distanciando do evangelho verdadeiro cada vez mais ela é mais comum de pessoas que têm uma teologia mais liberal que começam a identificar os melhores atos na sociedade como sendo igual ao evangelho quando você faz isso o evangelho verificando pequenininho quando você olha alguém fazer alguma coisa na sociedade fazendo isso o evangelho mesmo é isso que o evangelho eu já vi pastores que viram um
determinado filme e achei muito bonito da história bonita o filme fosse gente em um sermão eu vou no meu deus não pode pregar que o filme é um sermão vai assistir no cinema estão desempregados se o filme é um sermão por favor então emprega mas não é verdade fui um sermão ele vai trazer uma verdade boa que economiza misturado a uma série de outras que não são boas lembra que eu falei do entremeado de coisas boas e coisas ruins então a nós não vamos falar de cristo da cultura cristo acima da cultura também não vamos
falar não é por causa não é porque não é interessante é porque a representação mais fiel de acordo com o nível do que foi o cristianismo católico romano principalmente da idade média em que a igreja era aaa a aa órgão superior que chancelava tudo que estava embaixo então tudo que estava embaixo tinha que ter o selo iso 9000 da igreja se alguém ia fazer exploração das américas a igreja tinha que dá o selo de que ele podia e que ele podia fazer exploração contando que ele levasse alguns padres e levassem alguns representantes da igreja ele
podia chegar no brasil ou na américa central ou na américa do norte e fazer a devida exploração contanto que a igreja de s roque esse é um exemplo de mentalidade de cristo acima da cultura a gente não vai estudar aqui a quarta é cristo e cultura em paradoxo é quando a sua fé ea cultura na qual você tem que viver parece que vivem em tensão você sabe que você tem compromissos para com deus mas também tem compromissos para com a sociedade e às vezes você vive na angústia de experimentar a atenção a gente vai falar
de si daqui a pouco e último cristo transformador da cultura é aquele que tem a expectativa de que o seu testemunho de que a sua participação cultural vai gerar mudanças significativas ao seu redor então o que eu vou fazer eu vou pegar esses três que eu acho que são mais comuns entre evangélicos como o nosso público aqui senão totalmente é majoritariamente evangélico então é interessante que a gente fala daqueles que mais acontecem mais se repetem entre evangélicos pra gente olhar o que há de bom ou possivelmente o que há de ruim em cada uma dessas
reações tá então eu vou explicar uma por uma na mesma da mesma forma eu vou fazer assim eu vou mostrar qual é a palavra chave eu vou explicar o que é essa reação eu vou dar um exemplo na história da igreja depois eu vou falar o que ela tem de positivo que ela tem de negativo eu vou pegar eu vou analisar cada uma das três do mesmo jeito pra gente poder ser justo e não favorecer uma em detrimento da outra mas eu quero que você entenda que elas têm aspectos interessantes que são louvados pelos analistas
e aspectos duvidosos que outros criticam e entenda bem a maioria que critica a crítica do ponto de vista de quem assumir uma e não gosta das outras eu tô pegando críticas também que quem é da de uma delas está criticando as outras duas quem é daqui tá criticando essas duas aqui e que daqui tá criticando aquelas duas lá tá então a gente vai tentar ser justo no momento depois trazer uma conclusão nossa vamos lá cristo contra-cultura então que cristo contra cultura é a postura cristã muito comum entre evangélicos muito com um de que os costumes
precisam ser a presença de oposição em relação aos costumes por causa de uma mentalidade de paganismo de enxergar paganismo nos nos costumes culturais então normalmente essa é a postura daqueles que tendem a se separar do mundo nós já falamos deles a em outro momento eles tendem a se separar eles falassem gente eu não consigo deixar os meus meninos a escutar determinado tipo de música não consigo participar de certos tipos de festa não consigo fazer isto e aquilo porque eu acho que isso representa o que o mundo tem de pior ea gente vai ver como isso
reflete aspectos verdadeiros e corretos porque porque essa separação não é de todo errada inclusive a gente tem um exemplo muito bonito dessa postura no segundo terceiro século a igreja perseguida ela freqüentemente leva a cultura de forma negativa presta atenção faz todo sentido você entender a igreja perseguida do segundo terceiro séculos como contra a cultura quanto está sendo jogado pra leão para ser comida mas esse pessoal nós precisamos ocupar as funções mais nobres da sociedade para que possamos promover alguma mudança a sócio cultural você comida de leão você não consegue nem sonhar em ocupar as posições
mais nobres na sociedade isso é tão difícil né então quando você é alguém que está sendo frequentemente alvo de oposição e é natural que você enxerga nessa oposição à a encarnação das forças do mal eles representam o mundo mal então vou dar um exemplo interessante foi por causa da pressão que a igreja exerceu sobre constantino e constantino atendeu a esse pedido dos cristãos nele ele foi ousado em fazer isso ele chegou a proibir o as lutas entre gladiadores em que os escravos e as pessoas de castas inferiores lutavam até a morte para diversão do público
romano então aquilo que a gente ouve falar é das lutas de gladiadores em filmes ou ler livros tal isso cessou a partir do quarto século por influência da fé cristã que estava se opondo ao a cultura mas esse é um exemplo mais simples que a gente diz assim é é também acho que é muito mal tinha que ser por mesmo mas o cristianismo seu punho outras coisas eu pois há teatro por causa de imoralidades que haviam se opôs à literatura porque a literatura estava repleta de paganismo e religiosidade a ump então assim a situação deles
não era fácil não era fácil o que há de positivo em quem tem essa postura em quem normalmente se coloca contra a cultura a normalmente são pessoas que estão dispostas a sofrer por cristo a lendo um tempo atrás um livro de um pastor pentecostal pastor assembleiano famoso paulo romeiro onde vocês devem conhecer o nome ele escreveu sobre o movimento neopentecostal tá das igrejas mais novas dizendo assim o neopentecostalismo mudou uma coisa do pentecostalismo radicalmente o neopentecostal agora é tudo de bom da cultura de que o dinheiro que se investe bem ele quer fama e quer
que ele perdeu ele perdeu o espírito do tempo e com sales um clássico tinha e dizia assim a vida cristã é uma vida simples ela é regrada sem sofre nessa vida não é tudo bom nem tudo dá certo o insight dele está correta e tem uma mentalidade de oposição à cultura e o pentecostalismo clássico no brasil tem ele não liga de não ter alguns dos deleites dessa vida ele aguenta mais ele aguenta mais ele diz não tudo bem a vida cristã é assim mesmo guerreiro vai para mais preparado ele fala assim é difícil é desafiador
é essa é uma virtude porquê porque a bíblia diz que o cristão tem que aprender a sofrer pelo nome de cristo e quem tem essa postura diz amém ele é bom nisso ele consegue ensinar os demais cristãos nessa área o que ele tem de negativo é a mentalidade de que fugir do mundo seria fugir do pecado o que a gente já falou não é verdade você consegue está enclausurado e ainda assim nutrir fida pecaminosas na verdade a gente consegue pensar e falar bobagem mesmo no quarto escuro sem influência de fora a gente sabe disso e
isso mostra como fugir do mundo não significa fugir do pecado a gente não consegue fugir do pecado se isolando não é verdade que os nossos meninos estão protegidos do mal em programações da igreja não é verdade é claro que pode ser menos danoso menos ofensivo mas não é uma redoma que funciona como proteção à então esse é um aspecto negativo aqueles que se opõem à cultura tem a impressão de que eles estão se mantendo santos e mais vezes não têm percepção de que o mundo é mesmo é virus aquilo que a gente já falou ele
vamos para o segundo modelo cristo ea cultura em um paradoxo a palavra chave é tensão a palavra é boa porque você e eu somos cidadãos de dois reinos você e eu pertencermos ao reino de deus mas não é verdade que eu posso chegar o governo federal brasileiro e assim não sou brasileiro na verdade não perdeu a animação eu sou de jesus não é assim eu tenho deveres como cidadão brasileiro eu tenho coisas que eu tenho que cumprir eu não tenho só direitos eu tenho deveres então nós somos cidadãos de reinos terrenos só que às vezes
e cidadão de terreno terreno e de reino celestial gera conflito gera tensão se fala puxa vida também minha esposa ou partido fizer no fio aqui de algum problema no help seria mais sábio não não deu não deu atenção enquanto os técnicos nos ajudam aqui com a minha borrada vamos ficar bonitinha aqui comportadinhos e mexer é o que eu quero explicar a atenção é a seguinte atenção ela representa a nossa angústia em ter deveres para com deus e nem sempre cumpri los com facilidade imagina você está num contexto de trabalho na sua família em que você
é por força do dever obrigado a participar de coisas que não são o seu maior de leite por exemplo se você tem famílias que e repleta de gente descrente quem já não participou de festa que se falou assim ah eu queria tanto no ataque na verdade senhores aqui não edifica a mim e meus filhos mesmo tempo aqui eu sou família seja viveu essa tensão antes você já viveu a atenção está num contexto de trabalho em que o chefe fala então pessoal domingo a gente vai falar domingo domingo tem lá na igreja o pessoal está esperando
vocês todos aqui no domingo pra gente fazer uma campanha não é o significa que há uma tensão está sendo gerada ou é esperar que você trabalhe muito mais do que você já está trabalhando e trazendo um afastamento da sua família que você tem que cuidar tem que chegar a esposa assim meu bem o chefe pediu acho que agora não vai dar procedeu tem que trabalhar vou ter que ficar fora o tempo a gente vive a tensão com frequência e essa e essa maneira de relacionar ela percebe que a gente está sujeito há dois mundos ea
gente aguarda o dia em que essa tensão vai embora sem um fifa quer um dia trabalhar num lugar em que eu não tenha que viver esse dilema essa atenção né então quem pensa em cristo e cultura em paradoxo tem essa expectativa de que nesta vida não vai dar pra resolver totalmente a gente vai viver um pouco da tensão sempre mas a gente aguarda o dia em que essa tensão vai ser terminada vai ser encerrada principalmente com a volta de cristo jesus bem a um exemplo que eu coloquei aqui é o exemplo da igreja luterana porque
esse é um exemplo interessante porque por vezes tanto lutero quanto os seus descendentes entenderam que tinham certas coisas que não eram fáceis por exemplo lutero foi acusado de ser alguém contrário aos camponeses na época que os camponeses se rebelaram contra os homens que tinham dinheiro o século 16 e houve muita guerra derramamento de sangue os camponeses foram suprimidos nessa guerra essa maneira de olhar lutero contra os camponeses não é uma maneira não é uma leitura tão correta da história na verdade quando os lord estão oprimindo os camponeses lutero está se opondo a esses homens de
poder está dizendo assim o pessoal não dá e se estão provocando esse pessoal a ira à sé do a favor dos camponeses agora no terra aí quando os camponeses ser assim a luta era a gente vai pegar nas armas e vai ver ele falou não faça isso não é essa maneira de reagir e aí eles não ouvem lutero e tem briga e derramamento de sangue e lutero se opõe a essa rebeldia violenta bem isso é para explicar o que não terá uma atenção nem os moldes nem os camponeses o consideram parte do grupo deles porque
ele não vê uma maneira simples diesel certos na história são não tem não tem isso acontece posteriormente até de forma negativa por exemplo muitos analistas hoje olham para a igreja luterana da alemanha na época do nazismo como sendo uma igreja silent que com raras exceções não abriu a boca quando hitler e os seus comparsas fizeram o que fizeram isso mostra que a igreja meio que deixava que o governo funcionar se da maneira que funcionava sem interferir e com isso eles viviam o suposto paradoxo sem fazer nada a respeito então o que isso tem a nos
ensinar que existe um aspecto positivo e um negativo dessa visão o positivo é que a existe uma tensão bíblica e essa essa postura esse segundo tipo que a gente está analisando ele percebe essa tensão bíblica é difícil viver nesse mundo a gente quer amar jesus mas a gente tem deveres para com outras coisas que a gente não sabe se desequilibrar e às vezes a gente parece que é colocado debaixo de dois senhores escola que eu devo servir a esse diz claro é fácil pastor e deus fácil na hora que não dava problema e evitar problemas
e pede ao ignorar por você significa que está experimentando atenção você está aconselhando os outros é fácil assim meu irmão fica firme com deus é fácil falar do problema dos outros né meu deus e nossa senhora por mim tá difícil o trabalho está experimentando a tensão está experimentando ela e ela é bíblica que há de negativo essa postura normalmente contribui pouco a cultura é um exemplo que eu falei do da igreja luterana silent na época do terceiro reich ela ela foi uma ela foi pouco engajada pouco participativa pouco profética nisso ela foi ruim então esse
é um aspecto quando você admite a atenção como se ela não tivesse solução se corre o risco de dizer então não adianta falar entendeu e foi o que aconteceu em alguns casos é extremadas bem vamos perder nosso terceiro modelo aqui cristo transformador da cultura a palavra chave é redenção ou conversão da cultura redenção escolhendo porque eu falei dela ontem o que que é essa esse exemplo mostra deus fez tudo bom e ainda pode ser resumido isto é deus criou as coisas boas ea gente não tem que dizer que a arte comércio educação política aquelas coisas
que eu falei que fazem parte da ordem criacionismo ao que elas são ruins relação do diabo não deus as fez bom mas fez boas então a gente tem que pensar em como elas podem ser resumidas é mais ou menos essa a mentalidade um exemplo disso é o movimento recente que bombou bastante em várias igrejas e ainda continua bem forte chamado missão integral da proposta da missão integral é dizer que a gente não pode só falar de um evangelho que cuida de pessoas indivíduos e não afeta o ambiente em que indivíduos estão nós temos que ter
uma missão que é mais abrangente que cuida inclusive das necessidades dos pobres dos carentes então missão integral virou uma forma de dizer o evangelho tem que ser mais abrangente e seria um exemplo recente o que tem de positivo nesse modelo e eu preciso enfatizar isso porque vocês já me ouviu enfatizar o negativo ontem mas tem um aspecto positivo nesse nesse modelo que é um engajamento com a cultura eles dizem assim a gente precisa arregaçar as mangas e nos envolver certo certíssimo certíssimo esse envolvimento esse engajamento é combina com aquilo que a escritura nos direciona vocês
vão ver mais adiante exemplos disso o que há de negativo falei ontem e só repito hoje normalmente há uma expectativa utópica contra o nosso impacto a gente diz que a gente vai chegar e mudar o brasil e transformar minha empresa e você vai ver a minha profissão vai ser outra normalmente quem é assim é muito sonhadora e idealista e eu até falei dos jovens que facilmente caem nesse engano nesse discurso bem coloquei três reações elas são comuns talvez por causa das minhas críticas você tenha dito assim nenhuma combina comigo mas eu quero tentar mostrar para
você que talvez sim antes da gente a dar um exemplo prático do que seria cada um desses modelos num determinado exemplo eu quero fazer uma pergunta importante a reação é mais bíblica não precisa responder em voz alta não só pensa na qual reação é a mais bíblica eu tentei mostrar eu tentei ser injusto em dizer que todas elas parece que refletem alguma coisa das escrituras né ah mas também tem fraquezas então se a gente fosse comparados assim eu não sei acho que me simpatizo mais primeiro com a segunda ou a terceira e dizer eu acho
que ela tem mais aspectos públicos do que outra então a minha resposta a essa pergunta é assim pasmem as três oferecem textos prova quero mostrar pra vocês como é possível provar biblicamente cada uma das três que eu fiz questão de selecionar textos a um exemplo do antigo testamento e dois textos do novo para cada uma das três posições para ser bem justo bem equilibrado para não dizer que uma tem 20 textos e alta têm cinco até falar que tem 20 ganha é pastor e não que para ser justo eu vou mostrar textos que você conhece
inclusive histórias do antigo testamento então para cada exemplo vamos à história do deslizamento e dois textos do novo olha só a contra-cultura pensa em israel separado das nações lembra aquele texto que os juízes num dos dias no começo eu falei que deus tinha dito que as nações fossem expulsas do meio de israel para que não fossem contaminados pela religiosidade dessas desses outras nações e eles não fizeram isso e deus nos castigou por causa da sua desobediência então qual é o ideal de deus no livro de juízes que eles tivessem afastado as culturas pagãs do seu
meio então a gente poderia dizer a partir daquele texto de juízes que o ideal bíblico é ser contra a cultura inclusive vamos olhar para os textos do novo testamento primeiro joão 2 fala assim não há mais o mundo nem as coisas que no mundo se alguém a amar o mundo o amor do pai não está nele porque tudo que há no mundo a concupiscência da carne a concupiscência dos olhos ea soberba da vida não procedem do pai né assim o texto tentando fazer um contraponto entre amor a deus e amor ao mundo esse é um
texto ótimo pra citar tá vendo porque a gente não pode fazer as coisas do mundo não pode ouvir música do mundo não pode em teatro do mundo não pode entender você tá citando um texto que fala você tem que amar o pai não ao mundo romanos 12 21 texto que a gente gosta demais não vos conformeis com este século mas transformai vos pela renovação da nossa mente aí a prova bíblica ganhei aí vem o cara da segunda posição fala na não me escuta primeiro pensa em na mãe convertido de volta à sua terra abre este
texto que esse texto é tão conhecido de vocês esse é um texto extraordinário olha que interessante na manhã eu mencionei antes é aquele homem que a foi curado pelo servo de deus pelo profeta eliseu e aí quando ele volta ao perdão quando está para voltar para a terra ele faz uma pergunta a eliseu tá ele faz uma pergunta dizer-vos eliseu eu tenho um dilema agora eu quero te apresentar o dilema presta atenção no verso 18 olha que interessante nisto perdoe o senhor o teu servo porque ele creio no deus de israel depois que ele foi
curado ele crew só que agora ele tem que voltar para a síria porque ele é servo do governante da síria então agora a preocupação dele nisso perdoe o senhor o teu servo quando o meu senhor entra na casa de ramón é o deus sírio para ali adorar e ele se encosta na minha mão e eu também me tenha de encurvar na casa de ramón quando assim me prostrar na casa de ramón nisto perdoe o senhor o teu servo e que eliseu diz vá em paz olha a atenção ele falou assim eles eu faço parte de
um de um reino que não adora o deus de israel eu sou servo de um senhor que adora outros deuses e na minha cultura quando eu eu tenho que acompanhar o meu senhor o meu chefe político nos cultos pagãos dele e na minha cultura quando ele se curva todos se curvam com ele e agora eliseu deus pode me perdoar essa atitude e aí ele falou assim vai em paz olha só que interessante exemplo ele estava num contexto em que ele não tinha chance de abrir uma congregação de jerusalém não dava tá não era um tempo
em que essas coisas eram fáceis e não pôde abrir a igreja press metrô batista costal diz da síria não dá tá bom né ele ele só podia culto a deus em jerusalém então o que ele faz ele entende que ele inclusive era um pedaço de ter um pouco de terra de jerusalém eleitoral de israel mas ele sabe que vai ter momentos que ele está na atenção à novo testamento primeira pedro 2012 para assim um raio rei não só quando ele faz o bem os reis aos quais o curso cristãos eram sujeitos no começo não cristãos
pedro falou que um raio rei em tudo seja submisso ao rei se fala meu deus era john simm e pedro tá falando que a carta de pedro é uma carta pra quem tá sendo perseguido no entanto é ensinando que nossa submissão às autoridades não é só quando ela fazia tudo certinho da aci governo fosse bom eu seria subir isso não é assim ele está pedindo sua missão mesmo quando o governo não vai tão bem assim é só um pedacinho desse texto abriu a segunda pedro dois eram primeira pedro pedro 2 a partir do versículo 11
ele fala de nós temos um procedimento exemplar no versículo 12 no treze fala sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do senhor nosso deus a 14 quer as autoridades como enviados por ele tanto para castigos motores comprá lo em essa é a vontade de deus verso 15 a 16 não use de liberdade pra serem obedientes e 17 tratar todos como ramais os irmãos também a deus um raio rei e na seqüência vai dizer para eles serem submissos aos seus senhores mesmo quando eles fazem o bem e sofrem a partir do século 18 isso é vivenciar
a atenção outro texto é primeira pessoa nos 105 21 que fala a provar e todas as coisas e retende o que é bom a idéia de que você está num mundo em que você tem que experimentar coisas diferentes e não consegue ficar ileso delas não consegue ficar isento delas então a segunda pessoa defendendo sua posição de adiantar vendo como a minha posição é bíblica mas aí vem o terceiro fala na taba para aí para de conclusão precipitada eu também tem fundamentação bíblica aí o transformador da cultura fala assim pensa em externo reino persa deus chamou
hester através de do seu primo que cuidou dela né mordecai chega para lá assim olha você foi elevada a rainha e agora então você tem que fazer a sua missão a sua vocação enquanto rainha ela diz portanto irei a presença do rei se eu morrer no rio e ela então vai sem saber o destino e ela não só ganhou favor do rei mas ela consegue mudar uma política imperial que estava sendo de perseguição aos judeus ela realmente causam um pacto social extraordinário e os judeus são preservados por causa da influência de uma mulher no reino
persa transformador da cultura aí poderia pegar peso com mateus 5 14 16 vós sois a luz do mundo que a gente leu é ontem filipenses 2 15 fala que nós somos luzeiros neste universo de trevas eu quero mostrar que esse slide é muito simples porque eu chamei essa questão de dilema porque não é fácil você dizer dois deles não têm base bíblica um tem então eu sou desse não é simples assim a razão de cristãos terem se comportado de maneira diferente ao longo da história dependendo da ótica que você tem você olha pra escritura e
acha fundamento então essa não é uma questão simples ela requer muita sabedoria porque você pode olhar e dizer sim é verdade se eu viesse aqui só com o discurso da primeira vez você contra cultura agricultura sejam terminar para se passou com a bênção a isso viesse a acontecer meus irmãos olha nossa vida é um paradoxo gente a gente sente angústia atenção de ser do reino de deus do reino deste mundo não é é difícil não depende do senhor se fala nossa pastor falou meu coração se estivesse nas mãos a gente precisa ser participativo nessa vida
entendendo que o nosso testemunho pode sim gerar grandes coisas pelo senhor deus vai ter gente gritando aleluia né o que quero dizer dependendo da postura que eu assumi se eu for convincente e vai dizer amém mas esse é um dilema porque gente séria indiferentes a tendências disseram eu acho que essa é a maneira mais bíblica de reagir então vamos lá qualquer mais bíblica agora vamos ver se vocês acham um desses esse é o meu exemplo o adolescente precisa ler pra escola um romance com imoralidades o que o pai cristão deve fazer três reações impede de
ler o tira da escola e se é contra a cultura ele fala assim na meu menino não lê bobagem não coloca minhoca na cabeça ele é um menino de deus pai é firme tira da escola ou impede lei e segundo entendi a leitura como um mal necessário para mostrar o filho mundo mal enquanto preserva sua fé fala meu filho você vai ver com você eu sei que trabalha na escola e não é certo não é bom mas o papai vou mostrar pra você o que não está certo aqui as 60 elenco ele senta vendo isso
aqui não agrada o senhor pastor mas ele vai ser expulso algumas coisas são boas eu sei mas esse mundo é mau a pessoa que defende essa posição é dizer segunda maior de jeito de fazer com ele né ou faz um movimento para tirar o livro do currículo fala 'não não tem que tirar da escola impedir de lei porque eles têm que ter no currículo em primeiro lugar vamos ver se uma diferença aqui fazer alguma coisa vou mudar o transformador da cultura você consegue enxergar outras pessoas eu sei que você é difícil que a gente não
se vê no espelho com facilidade né você consegue enxergar aquele seu amigo se fosse cara ele é o primeiro mas eu tô vendo ele você consegue imaginar só assim aquela minha amiga vizinha meu deus é a segunda é escrita ela passou mas é idêntica se consegue enxergar pessoas que você conhece que fala assim olha pra se bateu por isso aqui aquele isso só mostra o dilema pois bem vamos para a última parte como é que a gente resolve esse dilema como é que a gente resolve e agora eu quero olhar para a escritura com um
pouquinho mais cuidado pegando o exemplo do profeta daniel então a gente vai olhar para trecho da história de daniel e tirar uma conclusão uma aplicação à luz do que a gente está trabalhando vamos lá olha só esse slide bem rico você estão tirando foto time forte mesmo depois de abrir a bíblia comigo a morte a foto agora agora e depois vai abrir a bíblia para a gente ler juntos alguns trechos o que eu vou defender nesses light muito simples mas importante se a gente fosse perguntar qual era a postura de daniel ele era contra cultura
ele era cristo e cultura em paradoxo ou era transformador da cultura a resposta seria assim ele era os três dependendo do momento a gente consegue enxergar um pouquinho de cada um deles olha só daniel é claramente contra cultural no capítulo universo 8 se lembra desse trecho abri-la sua bíblia em daniel 11 e aquele momento em que ele está sendo treinado na cultura babilônica e ao seu treinador a cultura babilônica daniel e os seus amigos toleram algumas coisas por exemplo eles têm mudança de nome não fala nada eles aprendem a língua ea cultura dos caldeus não
falam de nada mas na hora que chega nas carnes sacrificados a ídolos que na verdade esse é o contexto eram as finas iguarias do rei diz o verso 18 resolveu daniel firmemente não contaminar se com as finas iguarias do rei nem com vinho que bebia então a resolução de daniel embora ainda fosse um adolescente muito novo é uma resolução contra cultural mesma coisa dos amigos no capítulo 3 4 3 os amigos já estão em posição de chefia eles são chamados para aquela cerimônia de dedicação da imagem na boca zor ele gil e todo mundo ao
som da música da banda tem que se curvar diante da imagem e aí a cena é assim hollywood ana né a imagem era toda dourada devia estar sendo colocada numa planície com milhares de súditos de nabucodonosor o sol batendo naquela é naquela imagem devia refletir de forma esplendorosa a música repleta de instrumentos tocam na coisa bem majestosa todo mundo se curva e 33 judeuzinho fica em tese nada de toca de novo os três em pedra aí o pessoal que tinha aquele problema ortopédico a porque ele estava em posição de chefia que eles achavam que não
tinha que ter foram lá e dedurar o fla tem um pessoal aí que não está se curvando não obedece você mudou a história toda foi na área tal que eles estão fazendo ali estão se mostrando contra culturais inclusive sob perigo de morte quando o hamburgo nos outros desafios assim então se vocês não se curvar e vou jogar se não for aqui deus que pode livrar e aí a resposta deles é lindíssima eles não falaram jesus vai nos levar flores eles não sabia que seriam libertos entanto a resposta deles é ainda que o senhor não queira
nos livrar fique sabendo ou na boca do zorro que nós não nos curvaremos a resposta deles é contra cultural mas tem momentos em que daniel demonstra atenção própria do paradoxo por exemplo o capítulo 6 é aquele capítulo em que ele já está num novo império daria o medo é o chef daniel é um dos três presidentes ea desses três presidentes é o que está se destacando tanto que daria o que é fazê lo segundo homem do reino então ele é um homem que trabalha bem vamos assim politicamente falando ele é interessante para dario ele é
um excelente funcionário um excelente administrador da área está empolgadíssimo com esse tal de daniel e aí vai querer colocá lo em posição de destaque como as pessoas de novo aquele problema ortopédico resolvem fazer a uma tramóia o que acontece eles criam aquela lei de não poder usar o seu deus durante 30 dias falou daniel tá vivendo vivenciando que uma atenção porque presta atenção daniel em nenhum momento desonrei dario é uma coisa curiosa em londres assim daria você do mal seu demoníaco não embora ele cumpra a vontade de deus e continue a orar por testemunho ele
continua honrando rei quando retirado da cova dos leões vivo ele fala salve o rei ele um rei ele vive a tensão ele sabe que é difícil ele até sabe que o rei tenta pôr que tenta tirá-lo da fornalha mas não consegue porque a regra dos médios e dos persas ninguém mudá-la da cova perdão da cova e não consegue ele sabe disso então ele está vivendo atenção um outro exemplo da atenção é menos conhecido capítulo 4 versículo 19 capítulo 4 aquele cabo governador sonha com uma árvore bem alta que dava comida e sombra para vários animais
e ela é cortada essa árvore nabucodonosor significa que deus vai trazer grande juízo queda na boca do tesouro e daniel trabalha com ele em nenhum momento daniel fransen inventei até então pelo contrário o daniel no capítulo 4 versículo 19 então daniel cujo nome abertas as áreas teve atônito por algum tempo e os seus pensamentos opor ba vão quando ele ouviu o sonho e ele percebeu que era ele ficou parado paralisado então ele falou o rei disse balthazar não te perturbe o sonho tem a sua interpretação respondeu - hazard senhor meu o sonho seja contra os
que têm ódio ea sua interpretação para os teus inimigos óleo que daniel está falando mesmo sabendo que na boca do zorro é um rei em inkhil é um rei mal tem outra evidência da sua maldade aqui no capítulo ele disse eu queria que esse sonho não fosse castigo para o senhor uau e fala assim olha que esse sonho fosse verdadeiro na vida dos teus amigos na sua vida olha que tensão de respeito e submissão a um rei que é epi o que é mau mas que ele não quer que seja destruído percebe a tensão que
coisa impressionante ele vive a tensão ele sabe que ele é cidadão ele está servindo o reino da babilônia ao mesmo tempo que é que pertence ao reino de deus e por último ele visa a transformação ao seu redor no capítulo 4 27 quando eles horta o rei a mudança até os 27 ele fala assim portanto a receita o meu concelho põe termo pela justiça em teus pecados em duas unidades usando de misericórdia para com os pobres e talvez se prolongue a sua tranquilidade nas palavras na boca mas você tem oprimidos fracos os pobres esse império
corrigir isso se arrepende trata daqueles que são oprimidos talvez se prolongue a sua tranquilidade olha só o desejo dele de mudança cultural então a gente poderia dizer que daniel em alguma medida os três aí vocês pastor não ajudou obrigado mas eu espero que isso ajude em que sentido porque eu vou terminar agora com o meu exemplo de trabalho eu quero mostrar que o que a bíblia nos ensina é a ter sabedoria de saber como portar em diferentes situações antes do que adeptos da 1ª e da 2ª 3ª e gostaria que a gente você sabe para
entender quando a gente tem que ser contra quando a gente suporta a atenção do paradoxo e quando a gente diz ah sim senhores me dessem a chance quero mudar quer exercer influência mudar eu quero um exemplo com respeito à nossa vida no trabalho específico especificamente quando a gente está lidando com corrupção ao nosso redor presta atenção olha só o papa essa aí não fui eu agora sobre o pão pudim da uel br ai ai no finalzinho ele faz isso comigo eu aparecia uma mensagem você consegue parar aí agora está voltando a treinar o que eu
consigo tem como fazer lá ele encontrou fidel não funciona assim não sou um cara de mac móveis tudo bem enquanto ele vai consertando aqui vou pedir que se prestar atenção em mim eu vou dar um exemplo que eu quis mostrar o seguinte às vezes nós lidamos com corrupção no trabalho quando consertar a gente vê talvez se você conseguir olhar lior ali está mostrando outra janela sem conseguir mexer ea gente consegue ver o que está lá em cima está dando uma coisa que eu queria dar é o seguinte pra mim quem tá esquece os passarem atraiçoando
assim lá eu queria que você entendesse que às vezes a gente lida com convicção no trabalho de tal forma que a gente tem que se opor a isso vamos supor que você tivesse um trabalho em que você soubesse que o seu departamento da empresa é têm de alguma maneira cooperada para a corrupção tem sonegado impostos ou têm trabalhado pra contratações indevidas ou tem tratado de forma injusta os seus funcionários qualquer coisa desse tipo e aí você dissesse gente que está me incomodando por uma questão de consciência se isso não se você não consegue continuar trabalhando
lá como servindo a empresa ea sociedade a bíblia diz que por questão de consciência você pode deixar a bíblia fala que tudo aquilo que não provém de fé é pecado romanos 14 23 então se alguém dissesse assim pastor estou tremendamente incomodado eu queria saber se eu posso se eu acho que eu devo sair de ficar a minha primeira resposta não é tem uns não é só tem um jeito certo é como está a sua consciência em relação a isso ea escritura diz que a nossa consciência transferida a gente precisa a a admitir aqui é hora
de sair só que pré-seleção questões de consciência na bíblia não são questões que você diz só tem um jeito certo não é assim porque porque o que pode ser o que pode ferir a minha consciência não seria do outro então eu não posso dizer assim eu não acredito que o meu irmão da igreja ficou na empresa eu ralei em nome de jesus ó deixei meu trabalho agora na dependência de deus crente que só eu e meu não dá lá como se não tivesse nada de errado porque questões de consciência não podem ser impostos a outros
fazer o que é mau eo é pecado para todo mundo mas ofender se com coisas que são mas é uma questão de consciência a sua ea minha podem funcionar de maneiras diferentes a escritura nos ensina isso então esse é um ponto importante que a gente tem que trabalhar já que voltou vamo vamo usar o exemplo aqui ó é esse aqui mesmo lá pense na situação de irregularidades fiscais ou abuso de poder esses casos podem demandar que você aconselha alguém deixar a empresa em outras situações a ficar no emprego e entender que esse mundo é mau
e pode até encorajar o funcionário que estão a influenciar a empresa dentro do possível nenhuma delas é bíblica em detrimento da outra olha que interessante a primeira a deixar a empresa é contra cultural fica na empresa diz a senhora não tem empresa perfeita nesse brasil tá bom você vai sair de uma vai entrar noutra descobrir que também tem problemas ele está endossando paradoxo ou dizer assim você tem contato tem algum tipo de tem grau de influência você poderia tentar fazer alguma coisa mudar às vezes está muito acima de você mas se você está próximo disso
tem como você exercer uma mudança e os três concelhos poderiam ser bem respaldados pela escritura então vem o exemplo que eu dei há casos em que largar o emprego é bíblico por questão de consciência mas não se pode criticar o colega cristão que resolveu ficar na empresa há outras situações em que é possível influenciar as figuras envolvidas na corrupção de tal forma que haja transformação de práticas empresariais mas tem ocasião em que o cliente não tem acesso a tais mudanças influências então se um coopera para transformação do departamento dele o outro não vai dizer que
foi cliente outro não tem gente que não tem acesso a isso não tem condições de falar zelo não tem preparo é um resumo que eu estou é o seguinte eu quero agora voltar os pontos iniciais e vou fechar nossa palestra cultura resposta mandato cultural não é nós falamos isso no começo então trabalhar é bom fugir do mal não de certas profissões né a gente não consegue fugir de tudo se cultura resposta o mandato cultural então a gente tem que trabalhar mesmo que esse mundo seja mal a gente foge do mal mas a gente não pode
fugir de certas profissões lembro que eu falei no outro dia que a gente está acostumado a identificar maldade com as profissões e não com outras não é verdade que só existe mal em uma senão em outras culturas não é moralmente neutra então toda profissão digna tem imoralidades e tem serviço toda profissão digna é assim tem a oportunidade de servir que é a tal da graça comum é deus abençoar outros mesmo não remidos por causa da benevolência de alguém mas também tem modalidades toda profissão tem toda profissão tem ea gente tem consciência disso cultura é fundamentalmente
religiosa então entenda as motivações que levam a trabalhar isto é se tudo que a gente faz expresso que a gente crê então por que você trabalha isso vai te ajudar também a entender como é que você deve aconselhar alguém em relação a esses dilemas da empresa elas são os dilemas do trabalho seja a empresa dele seja ele funcionário porque o que te move a fazer o que você faz por que você tenha empresa porque você trabalha nessa empresa qual é a sua visão ou cosmovisão acerca de trabalho isso é importante eu tenho esse último slide
aqui que eu coloquei pra gente voltar nos 3 paradigmas e o fecho com eles eu quero sugerir que os três paradigmas tem verdades como já falei mas os três precisam de correção não podem ser assumidos na sua íntegra vamos lá para a correção que a última coisa cristo contra-cultura a fé cristã é contra a cultura pagã não contra toda a cultura então eu não posso me cristo contra cultura na sua inteireza ela se opõe ao pecado e as distorções na cultura não ao lugar criacionismo cada elemento cultura ocupa dança esporte política de 70 e hoje
eu estou repetindo aquilo que já falei antes que a gente não pode descartar uma determinada atividade o tipo de atividade como se ela fosse eminentemente ma a gente descarta as distorções dela segundo cristo e cultura em paradoxo significa que as aéreas transposta sé que estão em paradoxo no presente antes do que fé e cultura deixa eu explicar isso nós vivemos neste mundo mas já pertencendo a outro mundo é por isso que a nossa vida uma tensão a gente vive duas vidas sobrepostas quando jesus cristo veio ele inaugurou uma nova vida tanto é que hoje você
vive você tem vida eterna mas você ainda lamenta a morte dos seus amados por que você não experimenta todos os efeitos da vida eterna aqui né você acredita que o reino de deus já foi inaugurado porque o rei chegou e ele disse que quando ele veio o reino estava presente mas a gente ainda hora venha o teu reino então a idéia é que a gente vive é duas 21 dois mundos em duas eras e essa que a atenção não entre fé e cultura ou por fé e cultura da impressão de cultura do mal e fé
do bem não tem fé é do mal enfim cultura que é do bem se você me entende então atenção é que a gente vive aqui mas a gente já pertence à eternidade e por último cristo transformador da cultura nós alugamos influenciamos presente aquilo que eu falei ontem mas esse impacto é efêmero ele é passageiro cristo transforma pessoas gradativa e permanentemente se o que cristo faz isso ele faz no presente e transforma escuta transforma culturas radical e definitivamente no futuro que a gente pode esperar a cerca de cristo transformador da cultura se as pessoas acham que
elas vão fazer aquela diferença fantástica que falei ontem pela expectativa tópica errado que nós fazemos aqui e salgar salgar tem impacto o passageiro bom mas passageiro para cristo ele transforma pessoas no presente e ele transformará culturas radicalmente o futuro ao ponto nós temos pólos de todas o povo mineração e todo mundo santo nenhuma cultura mas nós teremos várias culturas mas todas as santas olha que interessante a opel a parede o pastor de um piper uma coisa muito legal porque eles 21 fala aqui povos adoraram o senhor a bíblia normalmente se refere ao povo de deus
no singular mas em apocalipse 21 joão faz questão de registrar povos porque vai ter gente com distinção cultural mas todos os santos é o que vai acontecer por vir mas acabou nosso tempo bem a não deu