Lição Jovem 04 | Na cidade de Sicar (Lição da Escola Sabatina 4T 2024 ComTexto Bíblico)

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Adventismo Vivo
Video Transcript:
Olá meus amigos do adventismo Vivo sejam muito bem-vindos a mais um estudo da Bíblia por meio da lição da Escola Sabatina Estamos estudando sobre o evangelho de João e chegamos já à semana de número qu cujo título é a cidade de sicar o nosso tema de estudo é o diálogo a conversa entre Jesus e a Mulher Samaritana junto ao poço de Jacó o texto bíblico que a lição nos indica é João Capítulo 4 do verso 1 ao verso 42 e é desse texto que nós vamos nos ocupar agora porém antes de iniciarmos a nossa leitura
comentada como sempre fazemos eu chamo a sua atenção para o tema dos samaritanos a lição desta semana vai tratar da conversa de Jesus com a Mulher Samaritana e portanto é sempre oportuno falar quem eram o samaritan eh como surgiram os samaritanos Qual é o motivo da divergência entre eles e os judeus e nós já respondemos detalhadamente todas essas perguntas na lição seis do trimestre passado então terceiro trimestre de 2024 lição 6 nós falamos detalhadamente sobre esse tema Quem são os samaritanos como quando eles surgiram Qual é o motivo das divergências entre eles e o Deus
tudo isso está detalhadamente explicado lá na lição de número seis do trimestre passado que foi a lição que tratou da parábola do bom samaritano hoje nós vamos fazer um rápido resumo uma visão geral dos samaritanos Veja essa imagem que aparece na tela essa imagem mostra o início da monarquia em Israel o primeiro rei de Israel foi Saul e ele foi sucedido por Davi que foi sucedido por seu filho Salomão que foi sucedido por seu filho roboão porém nos dias de roboão o reino foi Rasgado o reino foi dividido em dois roboão ficou no reino do
sul com Capital em Jerusalém e no reino do norte reinou Jeroboão reino do norte que tinha Capital em Samaria do lado esquerdo da tela nós temos um mapa que representa isso Veja a parte azul ela representa o reino do norte também chamado de Reino de Israel com sua Capital em Samaria e a parte mais abaixo em cor mostarda representa o reino do sul como capital em Jerusalém esses reinos passaram a ter lideranças Independentes a enfrentar inimigos próprios e a terem seu próprio histórico político tanto é que no ano 722 antes de crist aconteceu a destruição
de Samaria capital do reino do norte pelo império assírio e uma das técnicas de dominação da assíria era misturar entre si os povos conquistados então parte dos habitantes de Samaria parte dos habitantes do Reino do Norte foi deportada levada para os domínios do império assírio e outros povos conquistados foram deportados para a Samaria para o reino do norte Então os habitantes de Samaria os samaritanos passaram a ser um povo misturado e essa mistura levou também a certa confusão religiosa aspectos da religião do Povo Pagão que passou a morar naquela região por determinação da assíria aspectos
da religião pagã deles foi absorvida pelo povo do reino do norte então a religião deles passou também a ser misturada misturando elementos da religião do Antigo Testamento com elementos do paganismo vamos voltar para o gráfico agora por sua vez o reino do sul foi destruído no ano 586 antes de Cristo por Babilônia comandada por Nabuco do nozor e essa história nós conhecemos tem a ver com Daniel e seus amigos cativos na na Babilônia quando os judeus retornaram do cativeiro babilônico com o objetivo de Reconstruir Jerusalém e também com o objetivo de construir o templo em
Jerusalém os samaritanos se ofereceram para ajudá-los para ajudar na reconstrução do templo afinal de contas havia uma base religiosa comum tanto judeus quanto samaritanos professam a religião ensinada no pentateuco os samaritanos não acreditavam ou não confiavam Ou não davam crédito à mensagem dos demais profetas mas acreditavam e desejavam pôr em prática o pentateuco os ensinos contidos no livro de Moisés Mas qual foi a resposta dos judeus a esse pedido eles disseram não nós edificarem o templo do Senhor por nossa própria conta nós não queremos interferência externa porque nós fomos para o cativeiro Exatamente porque nós
não obedecemos devidamente a Deus e agora se nós permitirmos que sejamos influenciados e sejamos misturados com vocês samaritanos que já são misturados com elementos do paganismo é bem possível que o favor de Deus seja retirado de nós é bem possível que os nossos inimigos prevaleçam contra nós então essa edificação do templo Nós faremos sozinhos e os samaritanos se ofendem ficam ressentidos com essa resposta e alugam conselheiros alugam advogados para obstruíram para frustrarem os planos dos judeus perante os governantes da Pérsia Então essa é a origem dos samaritanos e essa é a razão da inimizade entre
judeus e samaritanos os samaritanos queriam edificar o templo junto com os judeus os judeus negaram esse pedido e os samaritanos contrataram conselheiros para falarem ao Imperador contra os interesses dos judeus os séculos se passaram mas essa inimizade continuou agora que nós já entendemos isso vamos partir para a leitura de João Capítulo 4 a partir do verso 1 eu já estou com a minha Bíblia aberta aqui mas nós vamos projetar também a passagem aí na tela a minha Bíblia diz assim quando pois o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele Jesus
fazia e batizava mais discípulos que João Se bem que Jesus mesmo não batizava e sim os seus discípulos Jesus deixou a Judeia retirando-se outra vez para a Galileia vamos entender isso aqui na semana passada ISO estudamos o capítulo 3 de João e o capítulo 3 de João ele possui quatro sessões porém nós só estudamos a primeira sessão que dizia respeito à conversa entre Jesus e Nicodemos mas Se nós formos aqui para a terceira sessão que começa no verso 22 em João 3:22 nós vemos que Jesus estava envolvido numa obra de batismo eu vou ler o
texto João 32 22 diz assim depois disso foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judeia Ali permaneceu com eles e batizava como Jesus batizava essa questão criou agitação entre os discípulos de João Batista tanto é que no verso 26 os discípulos de João Batista vão com ele e dizem o seguinte João 3:26 e foram ter com João e lhe disseram mestre aquele que estava contigo além do Jordão do qual tens dado testemunho está batizando e todos lhe saem ao encontro então nós percebemos aqui nas palavras desse discípulo de João Batista que havia algo
como um sentimento de inveja de rivalidade como se os discípulos de João Batista pensassem assim o nosso mestre João Batista não pode ser é superado por outro mestre por esse outro mestre Jesus mas as multidões estão saindo ao encontro de Jesus Vamos então falar com João Batista para que ele melhore a nossa campanha de Marketing e assim ele continue tendo mais adeptos mais ouvintes da sua pregação Mas qual é a resposta de João Batista a isso João 3:30 João Batista Diz assim convém que ele cresça e que eu diminua então João Batista Diz a minha
obra é justamente essa preparar o caminho para Jesus então é esse esse o pano de fundo que faz a ligação entre o capítulo 3 da semana passada e o capítulo 4 dessa semana existe um certo sentimento de rivalidade de inveja entre os discípulos de João para com esse novo mestre Jesus e de alguma forma os fariseus usam isso para enfraquecer os dois Mestres tanto João Batista quanto Jesus e Jesus ciente dessa situação ciente da rivalidade que alguns discípulos de João manifestavam cientes de que os fariseus usavam isso para enfraquecer a pregação do Reino de Deus
Jesus Então vai para outra região Jesus retorna para a Galileia são os primeiros três versos do Capítulo 4 que nós acabamos de ler e nessa viagem o verso 4 nos dá a seguinte informação e era-lhe necessário atravessar a Província de Samaria Por que era necessário nós podemos pensar em pelo menos duas razões a primeira razão é que atravessando a a Província de Samaria o caminho ficaria mais curto mas essa não era a prática comum os judeus contornavam Samaria exatamente para não passar no meio de uma terra considerada terra de inimigos terra de pessoas hostis então
Jesus pensa assim olha se eu vou fazer essa viagem eu vou tomar o caminho mais curto vou passar por Samaria mas também existe uma segunda possibilidade o texto diz que era necessário a Jesus atravessar a Província de Samaria Muito provavelmente porque ele queria atingir exatamente aquela mulher junto ao poço e por meio daquela mulher muitos dos samaritanos muitos da Vila de sicar seriam convertidos Então por esses motivos era necessário que Jesus passasse exatamente naquela região que era evitada pelos judeus verso 5 chegou pois a uma cidade Samaritana chamada sicar perto das terras que Jacó dera
a seu filho José veja aqui nós estamos falando de uma mulher samaritana e aqui estamos falando de uma cidade Samaritana mas nós não estamos falando de Samaria Por quê os samaritanos aqui são considerados os moradores da Província de Samaria que era uma divisão geográfica uma divisão política criada pelo império romano que era mais vasta do que a cidade de Samaria em si antiga capital do reino do norte então a cidade é Samaritana a mulher é Samaritana mas a cidade não é Samaria a cidade é sicar e a mulher não mora em Samaria a mulher mora
em sicar verso 6 estava ali a fonte de Jacó cansado da viagem assentar-se Jesus junto à fonte por volta da hora sexta Qual é a hora sexta é por volta do meio-dia no horário mais quente e nessa viagem que Jesus fez ele teria andado pelo menos 25 Km então Imagine o que andar uma longa distância havia fome havia sede estava quente e Jesus fica com sede e vai junto ao poço verso 7 nisto veio uma mulher samaritana tirar água disse-lhe Jesus dá-me de beber pois seus discípulos tinham ido à para comprar alimentos e aqui o
contexto já fica muito interessante Por que Jesus fala a essa mulher dá-me de beber porque ele usa essa abordagem Jesus já transformou água em vinho Jesus já passou por um jejum de 40 dias no deserto Jesus poderia resolver os próprios problemas mas porque ele usa essa abordagem de pedir um favor para aquela mulher e eu gosto do texto do livro desejado de todas as nações que explica isso esse texto é citado aqui na lição na parte de sexta-feira é o primeiro parágrafo de sexta-feira e eu vou ler diz assim o ódio existente entre judeus e
samaritanos impediam a mulher de prestar um favor a Jesus o salvador porém buscava a chave para aquele coração e com o tato nascido do Amor Divino em vez de lhe oferecer um favor ele o pediu quem estava na na posição de conceder de dar uma bênção de oferecer um favor é óbvio que era Jesus o que Jesus tinha oferecer àquela mulher era infinitamente maior do que a mulher poderia oferecer a Jesus Mas por que Jesus aborda aquela mulher pedindo um favor o texto continua o oferecimento de Uma gentileza poderia ter sido rejeitado no entanto conf
gera confiança Jesus primeiro demonstra confiança Pedindo água para ela e assim Jesus também desperta na mulher o sentimento de confiança nele o rei do céu chegou a essa alma desprezada pedindo um serviço de suas mãos É por isso que Jesus chega pedindo um favor chega pedindo um copo d'água existe um outro elemento que nós podemos destacar aqui quando Jesus fala dá-me de beber Jesus está querendo dizer o seguinte eu não ligo para As convenções sociais que dizem que nós não podemos conversar eu rejeito o costume do meu povo que me diz que eu devo odiar
você eu não vou agir segundo Politicamente correto quando Politicamente correto é contrário ao princípio do amor então nessa essa abordagem de Jesus é muito rica nós podemos extrair muitas informações daqui Jesus festa confiança para ganhar confiança e por esse gesto Jesus mostra também que não se sujeita às Convenções sociais o evangelho está acima dos preconceitos dos costumes e daquilo que está estabelecido na sociedade verso 9 agora como a mulher responde então lhe disse a Mulher Samaritana como sendo tu judeu pedes de beber a mim que sou mulher samaritana e João coloca aqui em informação entre
parênteses Porque os judeus não se dão com os samaritanos essa aqui é uma informação de João para os seus leitores não judeus para os seus leitores gentios que não sabiam as peculiaridades dos povos daquela região note aqui que no verso 9 a mulher se mostra surpresa ué um um homem judeu veio me abordar aqui isso não é típico isso não é esperado Isso é motivo de surpresa por que Jesus você está conversando comigo e Jesus responde o seguinte no verso 10 replicou-lhe Jesus se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede
dá-me de beber tu lhe pedirias e ele te daria água da vida Esse verso é muito rico a primeira a primeira o primeiro comentário que nós vamos fazer dele é o seguinte perceba que Jesus tem um método de conversar e eu gosto de chamar esse método de método da Sinceridade radical ou método da honestidade radical nós já vimos isso quando falamos de Nicodemos na semana passada Nicodemos chega para Jesus com palavras elogiosas com com uma saudação elaborada e Jesus em vez de responder a essa saudação ele manifesta sinceridade radical e toca na ferida de Nicodemos
dizendo é necessário nascer para que você tenha entrada no reino dos céus e aqui Jesus novamente usa esse método da Sinceridade radical e ele não ele não tenta responder exatamente a pergunta que a mulher fez ele não fala o que o outro quer ouvir Jesus fala o que precisa ser dito e então ele responde pra mulher se conheceras o dom de Deus e quem é que te pede água dá-me de beber tu lhe pedirias e ele te daria água Veja essa primeira frase de Jesus se conheceras o dom de Deus o que Jesus está falando
paraa mulher é o seguinte o que deveria causar admiração e surpresa em você não é um fato de um homem judeu lhe dirigir a palavra é o fato de o dom de Deus estar diante de você o dom de Deus aquele que desceu do céu aquele que é o filho de Deus aquele que é o criador das fontes das águas aquele que tem poder de dizer as águas aquiet tem-se e acalmem aquele que tem poder para andar sobre as águas o criador de todas as águas é que está te pedindo um copo d'água é isso
que deveria deixar você mulher samaritana surpresa não o fato de eu ser um homem judeu lhe dirigindo a palavra é por isso que Jesus fala o seguinte se conheceras o dom de Deus Ah se você soubesse quem eu sou eu sou o oferecimento de Deus a humanidade se você tivesse noção disso Isso sim a deixaria surpresa e eu gosto muito da paráfrase que o livro desejado de todas as nações faz desse verso 10 eu tenho aqui anotado e quero compartilhar com você está registrado no livro desejado de todas as nações página 121 no seguinte parágrafo
o verso 10 é parafraseado assim tu te admiras de queed disse mesmo um tão pequenino favor como um pouco de água do poço aos nossos pés houvesse tu me pedido a mim e eu te haveria dado de beber da água da vida eterna porque eu gosto tanto dessa paráfrase Porque aqui nós temos um resumo de toda a religião Como assim Jesus pede apenas um pequeno favor apenas um copo d'água Mas ele tem tudo a oferecer ele tem a eternidade para oferecer Ele oferece aquilo que nem mesmo nos nossos sonhos mais ambiciosos nós somos capazes de
sonhar e essa é também a religião verdadeira Deus nos pede um pouco de abnegação na nossa curta vida de 70 80 ou 90 anos e em compensação ele nos dá toda a eternidade já Satanás Age de maneira exatamente oposta Ele oferece algo muito pequeno oferece o fruto proibido mas em troca ele pede tudo Ele oferece um pequeno fruto Mas tira o paraíso Jesus age diferente Jesus pede um copo de água mas oferece a vida eterna portanto é muito melhor fazer parte do partido de Jesus Ele pede muito pouco de nós mas em compensação oferece tudo
é por isso que essa pequena na fala de Jesus no verso 10 é um resumo de toda a religião verdadeira Jesus pede um pouco de nós mas ele tem tudo para nos oferecer Que bonito não é mesmo como o evangelho de João é é belo é poético é literário é intertextual é um deleite paraa nossa alma e como a mulher reage verso 11 respondeu-lhe ela Senhor tu não tens com que tirar e o poço é fundo onde pois tens a água viva ela não entendeu o que Jesus falou ela achava que Jesus estava contrastando a
água do poço a água viva por quê no vocábulo grego água viva que é o que Jesus oferece dá uma ideia de água fresca água corrente uma água que está manando e essa água viva essa água fresca essa água corrente estaria em contraste com a água do poço que é uma água parada então a princípio a mulher acha que Jesus está falando de coisas materiais acha que Jesus está falando de água literal também mas um tipo uma qualidade de água superior a qualidade de água que era tirado do poço e aproveitando esse ponto aqui nós
precisamos nos atentar a um recurso linguístico a um recurso literário que Jesus usa frequentemente Jesus frequentemente transita entre o que é literal e o que é simbólico entre o que é material e o que é espiritual Jesus aqui está usando água que tem um sentido literal e tem um sentido material para falar de forma figurada para falar de uma realidade espiritual Isso vai acontecer repetidas vezes aqui na continuação do Capítulo que é também uma das características que Jesus também usou com Nicodemos Jesus falou de nascer de novo Num sentido espiritual e Nicodemos usou essa expressão
para falar de um Nascimento literal a mulher aqui também entendeu que Jesus falava de uma água literal e aqui no verso 12 ela vai confrontar Jesus num certo tom de ironia num certo tom de deboche E ela diz assim verso 12 és tu porventura maior do que Jacó o nosso pai que nos deu o poço do qual ele mesmo bebeu e bem assim seus filhos e seu gado porque o que está nas palavras dela é o seguinte Será que você é um homem judeu aí você pode prover uma água melhor do que a que o
nosso Patriarca proveu e aqui nós podemos fazer novamente uma relação entre a história de Nicodemos e a história da Mulher Samaritana no capítulo 4 Nicodemos acreditava que receberia o favor de Deus por ser filho de Abraão a sua segurança espiritual estava na sua hereditariedade abraâmica e aqui no capítulo 4 A Mulher Samaritana coloca a sua segurança a sua estabilidade no fato de ser descendente de Jacó e poder usufruir do poço de Jacó mas igualmente nos dois casos Nicodemos e a Mulher Samaritana Jesus mostra que as realidades materiais elas não são suficientes para preencher os vazios
da alma para nos recomendar diante de Deus é por isso que nos dois casos Jesus está chamando atenção para a necessidade de algo melhor para a necessidade de algo superior tanto Nicodemos quanto a Mulher Samaritana buscavam segurança nas obras nos feitos dos seus antepassados verso 13 afirmou lhe Jesus Quem beber desta água Ará a ter sede aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede pelo contrário a água que eu lhe der será será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna Jesus aqui novamente transita do que é literal
para a linguagem simbólica para a linguagem figurada aqui nos versos no aqui no verso 14 O que é essa água de que Jesus está falando o que é essa água viva que mina no interior água significa o o preenchimento das necessidades do coração humano veja você não precisa ser um grande filósofo um grande antropólogo para reconhecer uma verdade básica e essa verdade básica é a seguinte todos nós queremos ser felizes e todas as nossas ações elas ilustram a maneira com que nós achamos que vamos ar a felicidade Então as pessoas vão para as festas para
os restaurantes caros sofisticados as pessoas gastam o seu dinheiro em passeios gastam seus dinheiros gastam seu dinheiro com drogas com bebidas com diversas coisas por elas acham que isso as levará no caminho da felicidade e o que Jesus está dizendo é o seguinte apenas eu posso saciar essa sede esse desejo por felicidade esse desejo por a sensação de bem-estar apenas eu posso dar sentido à vida apenas eu posso preencher as necessidades do coração Esse é o significado do do da palavra água que Jesus transformou em linguagem figurada que Jesus transformou em símbolo e após Jesus
falar isso Ó quem beber dessa água que eu posso dar nunca mais mas terá sede e do seu interior eh ele terá no no seu interior uma fonte a jorrar para a vida eterna após Jesus falar isso a mulher entende que Jesus não está falando da água literal do poço Jesus está falando de uma outra realidade tanto é que agora no verso 15 ela muda o tom da conversa veja aqui no verso 15 disse-lhe a mulher senhor dá-me dessa água porque eu digo que ela mudou o tom da conversa porque lá no início no verso
no verso 9 a linguagem dela é uma linguagem muito informal e até mesmo seca ela diz assim como sendo tu judeu e aqui ela muda disse-lhe a mulher senhor dá-me dessa água para beber aqui já é um tratamento respeitoso aqui já é um tratamento de consideração ela percebeu que Jesus estava falando de coisas mais profundas de que Jesus não estava falando de literal não sabemos exatamente o que ela entendeu mas houve uma modificação na sua compreensão e essa modificação ela é expressa na alteração da linguagem no tipo de tratamento diferenciado com que ela se dirige
a Jesus senhor dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede nem precise vir aqui para buscá-la e aqui nós já temos um coração receptivo aberto para a mensagem que Jesus tem para entregar aberto para o dom de de Deus mas Jesus conhece a natureza humana Jesus sabe como o ser humano funciona e antes que Jesus entregue a mensagem que ele tem para entregar ele precisa induzir a mulher a olhar para a sua própria vida e a ter o senso da sua própria indignidade e com o senso da sua própria indignidade juntamente com o
senso da justiça de Deus aí sim ela estará preparada para receber a Jesus como Messias e como sal e como Jesus leva a mulher a olhar para si mesma e examinar a sua própria indignidade e a justiça de Deus Jesus dá faz um outro pedido para ela quando ela pede para receber Água Viva Jesus diz assim no verso 16 Vai chama teu marido e vem cá ao que lhe respondeu a mulher não tenho marido e de fato Ela respondeu verdadeiramente quem tem marido é quem passou pelo casamento e aquela mulher estava com o homem com
quem ela não era casada e por isso Jesus a provoca nesse assunto para que o seu pecado venha à tona e ela possa se arrepender dele replicou-lhe Jesus bem disseste não tenho marido porque cinco maridos já tiveste e este que agora tens não é teu marido Isso disseste com verdade quão surpresa agora a mulher deve ter ficado aquilo que ela buscava esconder o passado do qual ela não queria se lembrar mais e o próprio senso de erro que ela mantinha por ter um relacionamento ilícito tudo agora foi trazido à tona E ela percebeu que estava
na presença de alguém que podia ler o seu coração de alguém que podia ver o seu passado de alguém para quem ela não podia esconder nada e qual é a a reação dela quando foi assaltada por esse senso de estar na presença de alguém Sobrenatural verso 19 senhor disse-lhe a mulher vejo que és profeta você é profeta porque você tem uma revelação Sobrenatural Você conhece meu passado mesmo sem nunca ter me visto você sabe de coisas secretas e ocultas da minha vida porém ela tenta evitar esse assunto ela não quer ficar no assunto desconfortável ela
não quer que o seu pecado seja trazido à tona ela não quer relembrar dos seus erros Então o que ela faz coloca uma discussão teológica para se eximir para fugir daquele assunto verso 20 Se Jesus é profeta Se Jesus tem conhecimento Então ela chama Jesus para uma discussão teológica verso 20 nossos pais adoravam neste Monte qual monte monte Gerizim o poço estava no pé do Monte Gerizim neste Monte Gerizim os samaritanos haviam construído um um templo um Tabernáculo um lugar de adoração que rivalizava com o Templo de Jerusalém e eles acreditavam que ali era o
local correto de adoração então existia a polêmica onde é o lugar para adorar em Jerusalém ou no monte Gerizim verso 20 nossos pais adoravam neste Monte vós vós quem vós judeus entretanto dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve Adorar disse-lhe Jesus mulher podes crer que a hora vem quando nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o pai vós adorais o que não conheceis nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos judeus Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade
porque são estes que o pai procura para seus Adoradores Deus é espírito e importa que o seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade a concepção religiosa daquela mulher estava rebaixada para ela o que era muito importante eram as formas exteriores eram as cerimônias as formalidades o local onde se deveria adorar a Deus a preocupação dela não era com a pureza da sua própria vida porque se fosse ela não estaria com um homem que não era seu marido a preocupação dela era com a religião exterior uma religião formal e novamente Aqui nós temos um
ponto de conexão com a história de Nicodemos o problema de Nicodemos era a justiça própria criar uma uma lista de coisas corretas a fazer e rebaixar a religião a essa lista mas o que Jesus vem falar para essa mulher é a religião verdadeira é uma realidade viva não o cumprimento de cerimônias exteriores não importa onde se deve adorar se é em Jerusalém ou se é em outra cidade em outro monte em outro local Isso é apenas a casca exterior o o que importa na verdade é adorar a Deus em espírito ou seja com sinceridade com
um coração trito com o coração aberto para receber a orientação divina e bem disposto a colocar essa orientação Divina em prática custe o que custar ao mesmo tempo Jesus também não diminui o peso de uma religião misturada de uma religião meio mosaica e meio pagã como era o caso do samaritanos tanto é que Jesus diz assim verso 22 vós adorais o que não conheceis nós judeus Adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos judeus porque Jesus diz que eles adoravam o que não conheciam porque eles mantinham uma religião misturada eles não seguiam todos os
oráculos de Deus e porque os judeus adoram o que conhecem porque aos judeus foram revelados os oráculos de Deus aos judeus foram enviados os profetas a revelação de Deus e Jesus termina o verso 22 hoje dizendo porque a salvação vem dos judeus O que significa que a salvação vem dos judeus significa que o Messias o libertador o salvador nasceria entre os judeus e Esse verso explica o comentário que a mulher vai fazer no verso 25 vamos pular para lá João capítulo 4 verso 25 A mulher diz assim eu sei respondeu a mulher que há de
vir o Messias chamado Cristo quando ele vier nos anunciará todas as coisas essa fala da mulher ela está ecoando uma outra passagem bíblica qual passagem é essa nós vamos lá para o livro de Deuteronômio Deuteronômio Capítulo 18 para ler Qual foi a orientação de Moisés ao povo logo antes de entrarem na Terra Prometida Deuteronômio Capítulo 18 verso 15 Moisés diz assim o Senhor teu Deus suscitará um profeta do meio de ti de teus irmãos semelhante a mim a ele ouvirás e no verso 18 Moisés repete a ideia dizendo o seguinte suscitar lisei um profeta do
meio de seus irmãos semelhante a Ti em cuja boca porei as minhas palavras e ele lhes falará tudo que eu lhe ordenar então note a conexão textual que existe entre isso aqui que nós acabamos de ler e a fala da mulher aqui em João capítulo 4 verso 25 ela diz assim quando ele vier o Messias nos anunciará todas as coisas e Deuteronômio 18 verso 18 Diz que esse novo profeta que surgiria no meio do povo de Israel Deus colocaria na sua boca as palavras e ele falará tudo que eu lhe ordenar então falará tudo que
lhe ordenar Deuteronômio 18 e agora João 4:26 quando ele vier nos anunciará todas as coisas a Mulher Samaritana está fazendo referência exatamente a essa profecia de Moisés de que surgiria um novo profeta e essa mulher mostra que o seu entendimento é que esse novo profeta seria exatamente o Messias Então ela diz assim ora você homem judeu o senhor está falando que chegará um tempo em que não importa o monte mas sim adorar a Deus Em Espírito Em Verdade Sim eu também acredito nisso quando o Messias vier ele vai nos explicar todas as coisas e agora
veja o que Jesus fala no verso 26 e aqui é muito surpreendente Imagino que a mulher ao ouvir isso ficou muito Surpreendida e até mesmo arrepiada no verso 26 Jesus diz disse-lhe Jesus eu o sou eu que falo contigo a mulher diz o Messias vai vir e vai nos explicar as coisas e Jesus diz eu sou eu sou o Messias esse de que você está falando esse que você está esperando sou eu eu que falo contigo e como ela não deve ter ficado com os olhos arregalados a lição nos faz um comentário aqui muito interessante
muito apropriado sobre Esse verso isso está registrado aqui na parte de terça-feira ela diz assim a lição Jesus estava fazendo uma Conexão direta com o nome que Deus usou no antigo testamento e a lição nos indica ler o texto de Êxodo capítulo 3 verso 14 vamos fazer isso Êxodo capítulo 3 verso 14 nós estamos aqui no contexto da história de Moisés e Moisés libertando o povo e Moisés fala assim o senhor me deu uma missão difícil porque qual credibilidade eu tenho perante Faraó para libertar o povo quando me perguntarem quem está me enviando o que
que eu vou falar Êxodo 3 verso 14 disse Deus a Moisés eu sou o que sou disse mais assim dirá aos filhos de Israel eu sou me enviou a vós outros então o que a lição destaca é que a linguagem a fraseologia de Jesus é a mesma fraseologia usada aqui para Deus se manifestar no antigo testamento qual é o nome de Deus eu sou e o que Jesus fala para a mulher quando ela diz que o Messias viria Jesus fala eu sou Jesus não está apenas dizendo eu sou o Messias mas Jesus está dizendo eu
sou a manifestação daquele que foi o guia de Israel que foi o orientador de Moisés no Antigo Testamento eu sou eu que falo contigo que surpreendente que arrepiante não deve ter sido esse momento verso 27 neste ponto chegaram seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher todavia nenhum lhe disse que perguntas ou por que falas com ela os discípulos se surpreendem porque não era de bom Tom que um homem falasse não era de bom T que um homem falasse com uma mulher Sobretudo com uma mulher samaritana era uma quebra de etiqueta
era um um erro um erro na um erro na prática social mas Jesus Como já falamos ele Ignora isso verso 28 quanto a mulher deixou o seu cântaro foi à cidade e disse aqueles homens vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito será este porventura o Cristo saíram pois da cidade e vieram ter com ele veja sem ser sem que querer ser profano aqui e comparar as coisas santas com as coisas profanas mas essa cena aqui se parece muito com uma cena cinematográfica no momento de maior Êxtase no Ápice a
cena interrompida Jesus diz eu sou o Messias esperado eu que falo contigo e essa revelação grandiosa é interrompida Pela chegada dos discípulos ao mesmo tempo a mulher sai correndo de cena porque ela está exultante Ela está emocionada e ela precisa contar isso para os outros que o estado emocional daquela mulher estava assim agitado estava tomado de forte emoção nós podemos ver isso porque o verso 28 diz que ela deixou o seu cântaro veja ela já tinha feito o trabalho de ir até o poço na hora mais quente do dia carregando agora ela voltaria à cidade
sem o cântaro por quê Porque ela queria ir rápido ela queria ir correndo e para isso o cântaro tinha que ficar lá ela não poderia carregar aquele peso ela estava tomada de forte emoção ela estava exultante e precisava contar essa notícia para os outros e quando ela diz eu vi um homem profeta e Esse homem sabe do meu passado mesmo sem nunca ter me visto ele falou todas as coisas da minha vida coisas que eu pretendia ocultar esse homem tem um poder Sobrenatural ela conta isso para a Vila de sicar e muitos saíram da cidade
e vieram ter com Jesus enquanto a mulher ia correndo para a Vila e os homens chegavam Jesus conversa com os discípulos verso 31 nesse interim ou seja nesse intervalo os discípulos os discípulos lhe rogavam dizendo mestre come mas ele lhes disse uma comida tenho para com que vós não conheceis novamente aqui Jesus transita do literal para o figurado do que é material para o que é espiritual os discípulos falavam de comida física literal comer pão Jesus falava de uma realidade espiritual mas os discípulos não entenderam assim como a mulher não entendeu de primeira assim como
Nicodemos se fez de desentendido também verso 33 diziam Então os discípulos os uns aos outros ter lhea porventura alguém trazido o que comer verso 34 disse-lhe Jesus a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra O que isso quer dizer por que Jesus usa essa linguagem porque após caminhar muito tempo mais de 25 Km Certamente eles estavam eh com fome precisando repor as energias precisando de sustento a comida é o que dá energia é o que dá vigor é o que gera ânimo e Jesus está falando existe
algo que me fortalece que me dá mais energia que me dá mais vigor que me reacende a ação existe algo que promove esse efeito muito mais do que comer pão e esse algo é fazer a vontade do meu pai é anunciar o Evangelho é proclamar o reino da Graça esse poder maravilhoso que opera no coração humano e pode transformar a vida de pecadores como é o caso dessa mulher estar envolvido nessa obra e ver a trans formação do coração a transformação das pessoas é isso que me anima É isso que me revigora É isso que
me sustenta isso é melhor do que isso é melhor do que comida isso é superior a qualquer alimento que vocês tenham trazido para mim verso 35 não dizeis vós que ainda há 4ro meses até a seifa eu porém vos digo Erguei os olhos e vede os campos pois já branquejando ente Jesus transita entre linguagem literal e simbólica Jesus não estava falando das plantações de trigo de cevada a plantação de que Jesus estava falando era a plantação da semente do Evangelho a colheita poderia demorar 4 meses a colheita das plantas naturais mas a planta espiritual que
Jesus havia plantado naquela mulher e que nos próximos momentos ela plantaria ele plantaria nos demais habitantes daquela Vila de sicar aquela planta cresceria tão rapidamente a planta espiritual que logo eles seriam ceifados para o reino da Graça de Cristo verso 36 o ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna e destarte se alegram tanto o Semeador como o ceifeiro pois no caso é verdadeiro ditado um é o Semeador e outro é o ceifeiro Eu vos en para ceifar o que não semeaste outros trabalharam E vós entrastes no seu
trabalho Qual é essa distinção que Jesus faz entre semeador e ceifeiro o que Jesus está querendo dizer é que a obra de uma pessoa vir para o reino de Deus muitas vezes ela acontece em duas etapas no primeiro momento a pessoa tomou o conhecimento da palavra de Deus pela pregação por um estudo bíblico por um folheto por uma literatura Mas entre esse momento e o momento em que a pessoa decidiu se batizar o momento em que a pessoa decidiu se juntar à igreja o momento em que a pessoa decidiu mudar de vida pode ser que
exista um intervalo do tempo da mesma forma que existe um intervalo de tempo Entre colocar a semente na Terra e colher o fruto colher o produto da plantação isso ilustra toda a história da Redenção se nós pensarmos aqui no contexto imediato Jesus nas suas interações ele está colhendo ele está ceifando o que foi semeado por João Batista O que foi semeado pelos profetas que antecederam da mesma forma quando Jesus diz assim para os discípulos no verso 38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeaste Jesus está antecipando o que ocorreria no Pentecostes os discípulos
seif fariam ou seja batizaram trariam para a igreja trariam para o reino da Graça milhares de pessoas que receberam inicialmente a semente da verdade pela pregação de Jesus pela pregação de João Batista os discípulos seif fariam aquilo que eles não plantaram Esse é o sentido das palavras de Jesus Vamos agora para o final da história verso 39 enquanto Jesus falava esse assunto da semeadura e da seifa com os discípulos o verso 39 diz muitos samaritanos daquela cidade creram nele em virtude do testemunho da mulher que anunciara ele me disse tudo quanto tenho feito veja que
interessante aqui há muitos comentários que nós podemos fazer o primeiro comentário é a diferença que existia entre os judeus e os samaritanos No que diz respeito a receber a Jesus como um profeta como um enviado de Deus quando Jesus estava na Judeia e fazia uma obra ele diziam assim que sinal nos fazes para que creiamos em ti Jesus faça um sinal para nós você é apenas um obscuro Galileu e quer purificar o templo faça um sinal Um Milagre para provar que você tem legitimidade para provar que você tem autoridade essa era a posição dos líderes
judaicos Mas qual foi a postura aqui é uma postura tão contrastante dos samaritanos eles não pediram milagre Eles apenas ouviram o testemunho venham ver o homem que disse tudo quanto eu tenho feito Será que ele não é o Cristo eles eles foram tocados por essa palavra e foram conversar com Jesus e o texto e o texto diz assim verso 40 vindo pois os samaritanos ter com Jesus pediam-lhe que permanecesse com eles e Ficou ali dois dias enquanto os habitantes da Judeia queriam expulsar Jesus queriam contestar Jesus os samaritanos que não tinham a religião verdadeira diziam
assim vem Jesus fique conosco Isso aqui é uma advertência para nós Adventistas que recebemos as revelações especiais de Deus mas corremos o risco de ter o coração endurecido e duvidar das Revelações que nos foram enviadas ao passo que outros que não receberam o mesmo Dom que nós recebemos o mesmo esclarecimento podem estar sendo muito mais receptivos a pouca verdade bíblica que conhecem eles estudam e implementam na sua vida mesmo que a Luz seja pequena ao passo que nós Adventistas que temos tanta luz luz sobre reforma de saúde reforma do vestuário evangelismo organização e administração da
família podemos estar com o coração endurecido rejeitando a luz abundante que nos foi dada o outro comentário que nós lemos aqui é a mulher se deparou com Jesus e logo saiu para anunciar aos outros é desse Episódio aqui que é retirada aquela frase tão conhecida entre os Adventistas todo aquele que nasce no reino de Deus nasce como missionário por quê essa mulher acabou de conhecer Jesus e foi anunciar aos outros o que Jesus tinha feito e o testemunho dela foi extremamente convincente porque ela falou da sua experiência espiritual isso aqui nos faz pensar na nossa
estratégia de evangelismo você quer alcançar as pessoas sim eu tenho certeza Então faça como é essa mulher fez Conte a sua Experiência Religiosa para as outras pessoas você pode dizer por exemplo eu vivia angustiado eu carregava um fardo eu sentia eu me sentia culpado pelos meus erros mas em Jesus eu achei alguém que me perdoa e a pessoa vai ser tocada por essas palavras porque essa é a experiência de cada um de nós todos nós temos um passado obscuro Todos nós temos coisas que queremos ocultar dos outros mas quando nós nos deparamos com alguém que
conhece as coisas ocultas e secretas a nosso respeito e mesmo assim está disposto a nos aceitar e nós Compartilhamos isso com outras pessoas a conexão é imediata agora se você não tem uma experiência vívida com Jesus você não pode usar esse método porque você não pode falar sobre alguém com quem você não tem relacionamento sobre alguém que você não experiment não experienciou na relação espiritual então se você quer atingir aos outros primeiro mantém uma relação íntima com Jesus deixe que ele transforme a sua vida para que você possa falar pros outros eu era assim conheci
Jesus ele supriu essa necessidade ele me ajudou dessa forma e por isso eu venho anunciar para você também ele pode te ajudar esse tipo de abordagem é muito forte esse tipo de abordagem constrange o coração e leva as pessoas a Jesus na exata posição a posição de um Salvador de alguém que pode atender e suprir as necessidades da Alma vamos avançar aqui para o final agora verso 41 muitos outros creram nele por causa da sua palavra e diziam a mulher já agora não é não é pelo que disseste que Nós cremos mas porque nós mesmos
temos ouvido e sabemos que é verdadeiramente o salvador do mundo a singela declaração daquela mulher o seu simples testemunho venham ver um homem que tem dito tudo quanto eu tenho feito fez com que muitos daquela Vila se convertessem porque a sua experiência com Jesus foi compartilhada e agora os homens ao passarem dois dias com Jesus disseram Nós cremos em Jesus não é mais pelas suas palavras mas porque nós viemos conversar com ele e experimentamos e sentimos e temos evidência de que ele é verdadeiramente o salvador do mundo esse Jesus aceito como salvador do mundo esse
Jesus que é água viva que saceia todo tipo de sede desejo do coração ele se apresenta a você como desejado de todas as nações como aquele que é mais excelente Entre todos para que você não precise buscar a satisfação em qualquer outro ponto em qualquer outro lugar você tem diante de si a decisão a decisão dos judeus de duvidar de recear de pedir um milagre a mais de pedir uma prova a mais ou o exemplo desses samaritanos um exemplo de ter o coração aberto e bem disposto a seguir Jesus meu desejo é que você aja
como samaritanos se entregue totalmente se há alguma coisa na sua vida que está em pedindo que você tenha esse relacionamento com Jesus é hora de abandonar é hora de mudar de vida é hora de ir at até ele com uma fé infantil e dizer Jesus Aqui Estou dá-me da água viva apresente-se a mim como salvador como irmão mais velho capaz de me ajudar na minha jornada e se você fizer isso ele imediatamente entrará no seu coração tomará posse da sua vida e te levará a um novo estágio de existência você sentirá que fontes vi estão
fluindo dentro de você a alegria será uma constante na sua vida mesmo enfrentando os problemas e as provações da vida porque agora você terá um novo sentido um rumo você viverá em prol do mestre e da implantação do seu reino aqui na terra Este é o meu propósito que seja também o seu Deus abençoe sua vida e nos vemos na semana que vem em nosso próximo estudo até lá [Música]
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