Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Tendências em Educação Matemática – Etnomatemática

16.53k views2875 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Tendências em Educação Matemática – Etnomatemática:...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARIA] PESSOAL, SEJAM TODOS BEM-VINDOS À NOSSA ÚLTIMA VIDEOAULA DA DISCIPLINA "FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA". NA AULA DE HOJE, NÓS VAMOS TRABALHAR COM A TENDÊNCIA ETNOMATEMÁTICA, COMO UMA TENDÊNCIA POSSÍVEL DE SE ABORDAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, INCLUSIVE. BOM, ENTÃO NÓS TEMOS UM BRASILEIRO COMO SENDO UM DOS GRANDES REPRESENTANTES DE ETNOMATEMÁTICA.
NÃO DÁ PARA A GENTE FALAR EM ETNOMATEMÁTICA, SEM A GENTE FAZER UMA REFERÊNCIA AO PROFESSOR UBIRATAN D'AMBRÓSIO. ELE É BRASILEIRO, MAS A IDEIA DE ETNOMATEMÁTICA, POR ELE INICIADA E DEPOIS POR ELE CONDUZIDA JUNTO COM OUTROS TANTOS PESQUISADORES, PROFESSORES E PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A TEMÁTICA SE EXPANDE PARA FORA DO BRASIL. ENTÃO ELE É UMA REFERÊNCIA NACIONAL, MAS TAMBÉM INTERNACIONAL EM RELAÇÃO A ETNOMATEMÁTICA.
E ESSAS DISCUSSÕES ASSIM MAIS ORGANIZADAS EM RELAÇÃO A ETNOMATEMÁTICA, SE DÃO ALI NA DÉCADA DE 1970, MOMENTO TAMBÉM QUE O PRÓPRIO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESTÁ SE ORGANIZANDO, SE ESTRUTURANDO, COMEÇANDO ALI AS SUAS PRIMEIRAS. . .
SEUS PRIMEIROS CONGRESSOS, SUAS PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES PARA QUE NOS ANOS 80, ENTÃO, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SE ESTABELEÇA COMO UM CAMPO PRÓPRIO DE PESQUISA E DE AÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA TAMBÉM. ENTÃO PARA O PROFESSOR UBIRATAN D'AMBRÓSIO, E A PARTIR DALI, OUTROS TEÓRICOS VÃO TRABALHAR COM A QUESTÃO DA ETNOMATEMÁTICA, A MATEMÁTICA QUE É. .
. ENTÃO O QUE VEM SER A ETNOMATEMÁTICA? A ETNOMATEMÁTICA É A MATEMÁTICA PRODUZIDA E PRATICADA POR DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS QUE SÃO POSSÍVEIS DE SE IDENTIFICAR, COMO OS GRUPOS INDÍGENAS, COMO GRUPO DE TRABALHADORES, COMO DIFERENTES CLASSES PROFISSIONAIS, COMO GRUPO DE CRIANÇAS, COMO PERTENCENTES A UMA MESMA FAIXA ETÁRIA.
. . ENTÃO TODA ESSA MATEMÁTICA QUE É PRODUZIDA POR DIFERENTES GRUPOS, POR DIFERENTES PROFISSIONAIS SÃO TODAS CHAMADAS ETNOMATEMÁTICA.
ENTÃO ESSA MATEMÁTICA, ESSA VISÃO DE MATEMÁTICA MAIS AMPLIADA. ENTÃO A ETNOMATEMÁTICA É UMA MATEMÁTICA, MAS NÃO ESSA MATEMÁTICA ACADÊMICA DA QUAL OU A QUAL A GENTE SEMPRE FAZ REFERÊNCIA. ENTÃO AMPLIA-SE O CONCEITO DE MATEMÁTICA COLOCANDO COMO CONCEITO DE ETNOMATEMÁTICA, ESTÁ CERTO?
A ETNOMATEMÁTICA TAMBÉM PODE SER PENSADA COMO O MODO PELO QUAL CULTURAS ESPECÍFICAS, O "ETNO", DESENVOLVERAM HISTORICAMENTE AS TÉCNICAS E AS IDEIAS, QUER DIZER, A "TICA", PARA APRENDER A TRABALHAR COM MEDIDAS, COM CÁLCULOS, COM RELAÇÕES, COM COMPARAÇÕES, CLASSIFICAÇÕES E DIFERENTES MODOS DE MODELAR OS SEUS AMBIENTES, NOS QUAIS ESSAS PESSOAS HISTORICAMENTE VÊM VIVENDO, NÓS COMO HUMANOS. ENTÃO ISSO É CHAMADO DE "MATEMA". ENTÃO O PROFESSOR UBIRATAN, ELE PEGA O TERMO "ETNOMATEMÁTICA" E DIVIDE EM "ETNO", MAIS "MATEMA", MAIS "TICA", ONDE, ENTÃO O "ETNO" TEM A VER COM AS CULTURAS ESPECÍFICAS, O "MATEMA" TEM A VER COM O MODO COMO ESSAS CULTURAS ESPECÍFICAS HISTORICAMENTE VÊM MOBILIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS PARA LIDAR ALI COM O SEU PRÓPRIO AMBIENTE SOCIAL E NATURAL E O "TICA", NO SENTIDO DE TÉCNICAS E IDEIAS QUE SÃO USADAS PARA FAZER.
. . PARA FAZER ESSA LIGAÇÃO COM O AMBIENTE NO QUAL AS PESSOAS VIVEM.
ESTÁ CERTO? ENTÃO ELE DIVIDE A EXPRESSÃO ETNOMATEMÁTICA PARA QUE TENHA ESSA COMPREENSÃO DO QUE É O SIGNIFICADO, NÉ? A VINCULAÇÃO COM DIFERENTES CULTURAS, A VINCULAÇÃO COM A RELAÇÃO COM O PRÓPRIO AMBIENTE NO QUAL ESSE GRUPO VIVE E O MODO COMO ESSE GRUPO RESOLVE SEUS PROBLEMAS DO PONTO DE VISTA MATEMÁTICO E MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, QUE ELE CHAMA DE "TICA", OK?
BOM, ENTÃO A ETNOMATEMÁTICA É PENSADA, PODE SER TAMBÉM PENSADA, COMO UMA METODOLOGIA PARA DESCOBERTA E ANÁLISE DE PROCESSOS DE ORIGEM, TRANSMISSÃO, DIFUSÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRATICADO POR DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS, INCLUINDO NESSE GRUPO, OS MATEMÁTICOS TAMBÉM. BOM, ENTÃO, E NA AÇÃO PEDAGÓGICA? QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES QUE A ETNOMATEMÁTICA TEM TRAZIDO?
ENTÃO ELA TEM POSSIBILITADO CONEXÕES ENTRE CONHECIMENTO MATEMÁTICO ADQUIRIDO PELO GRUPO CULTURAL E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ACADÊMICO, NÉ? ALGUNS. .
. ESSA COLOCAÇÃO TAMBÉM VAI DEPENDER MUITO DE COMO A PESSOA CONCEBE O QUE É ETNOMATEMÁTICA, SE ELA CONCEBE A MATEMÁTICA SÓ PRODUZIDA POR AQUELE GRUPO CULTURAL E FICA ALI OU SE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, A INTENÇÃO É ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM ISSO QUE É PRATICADO, PRODUZIDO NESSE GRUPO ESPECÍFICO COM UMA MATEMÁTICA ESCOLAR, ACADÊMICA. .
. ESTÁ CERTO? ENTÃO SE FOR PENSADO NESSA RELAÇÃO, HÁ ALI UMA POTENCIALIDADE DA ETNOMATEMÁTICA CONTRIBUIR COM EFETIVO APRENDIZADO E ENSINO DE MATEMÁTICA, O PODER ESTABELECER.
O QUE SE PRODUZ MATEMATICAMENTE NAQUELE GRUPO, POR EXEMPLO, O GRUPO DA ESCOLA, UM GRUPO DA COMUNIDADE ONDE A ESCOLA ESTÁ COLOCADA E A RELAÇÃO DESSE CONHECIMENTO MATEMÁTICO COM O CONHECIMENTO NA FORMA ESCOLARIZADA. A ETNOMATEMÁTICA NA AÇÃO PEDAGÓGICA DÁ OPORTUNIDADE ÀS PESSOAS DE DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS PARA CONFRONTAR A HEGEMONIA DA MATEMÁTICA EUROCÊNTRICA, ASSIM COMO NÓS DISCUTIMOS NA VIDEOAULA "HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA", A ETNOMATEMÁTICA POR VALORIZAR, POR TER COMO PRINCÍPIO A MATEMÁTICA PRODUZIDA POR DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS, ELA É UMA FERRAMENTA PARA QUE AS PESSOAS RECONHEÇAM E CONFRONTEM O POR QUE DESSA HEGEMONIA DA MATEMÁTICA EUROCÊNTRICA, DESSA MATEMÁTICA ACADÊMICA COM A QUAL A GENTE TAMBÉM LIDA. NA AÇÃO PEDAGÓGICA, A ETNOMATEMÁTICA, ENTÃO, PROPÕE UM ESTUDO E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA MATEMÁTICA DE DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS.
ENTÃO, COMO QUE A GENTE VAI RECONHECER SE A GENTE ESTÁ TRABALHANDO COM UMA ATIVIDADE NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA? É SE ESSA ATIVIDADE FAVORECER QUE OS ALUNOS ESTUDEM E COMPREENDAM TAMBÉM A CULTURA DAQUELE GRUPO CULTURAL OU SOCIAL NO QUAL ELES ESTÃO INSERIDOS OU DE OUTROS GRUPOS SOCIAIS QUE NÃO SEJA APENAS A PRODUÇÃO REALIZADA POR MATEMÁTICOS. MATEMÁTICOS NO SENTIDO MATEMÁTICOS ACADÊMICOS, ESSES QUE SÃO REPRESENTANTES DA MATEMÁTICA EUROCÊNTRICA.
ENTÃO, AÍ VEM UMA QUESTÃO COLOCADA POR UM OUTRO PESQUISADOR, O ROGER MIARKA, QUE ESTÁ NESSE MATERIAL DELE, QUE ELE DIZ ASSIM: "SE A ETNOMATEMÁTICA É O ESTUDO DE DIFERENTES TIPOS DE MATEMÁTICA EM DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS, E SE É IMPOSSÍVEL RECONHECER E DESCREVER QUALQUER COISA SEM USAR A PRÓPRIA ESTRUTURA COMO REFERÊNCIA, ENTÃO COMO PODE ALGUÉM FORMADO EM UMA ESCOLA MATEMÁTICA CONVENCIONAL IDENTIFICAR QUALQUER FORMA DE MATEMÁTICA QUE NÃO SE ASSEMELHA A SUA PRÓPRIA MATEMÁTICA CONVENCIONAL? ENTÃO ESSE É UM PROBLEMA, É UMA DISCUSSÃO COLOCADA DO PONTO DE VISTA TEÓRICO DENTRO DA ETNOMATEMÁTICA. .
. COMO QUE EU, QUE TENHO UM CERTO JEITO DE PRODUZIR MATEMÁTICA, DE ENTENDER MATEMÁTICA, PORQUE FUI ENSINADA E TRABALHO COM A MATEMÁTICA NUMA CERTA PERSPECTIVA, POSSO RECONHECER QUE CERTAS IDEIAS DESENVOLVIDAS E PRATICADAS EM OUTROS GRUPOS CULTURAIS MUITO DIFERENTES DAQUELES DOS QUAIS EU PARTICIPO, QUE AQUELAS IDEIAS TAMBÉM SÃO IDEIAS MATEMÁTICAS? ESTÁ CERTO?
ENTÃO PARA QUEM SE APROFUNDA NA QUESTÃO DA ETNOMATEMÁTICA, VAI ESTAR SEMPRE PERSEGUIDO POR ESSA QUESTÃO E COLOCA ESSA QUESTÃO ATÉ DE UM PONTO DE VISTA FILOSÓFICO NO DESENVOLVIMENTO DA SUA ATIVIDADE COM A ETNOMATEMÁTICA, ESTÁ CERTO? ENTÃO EU PENSO QUE A GENTE PODE APONTAR ALGUMAS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA NO SENTIDO DE PENSAR, SE A ETNOMATEMÁTICA INCORPORA A MATEMÁTICA ACADÊMICA? UMA OUTRA CONCEPÇÃO É: A MATEMÁTICA ACADÊMICA É A MAIS AMPLA E A ETNOMATEMÁTICA É UM TIPO DE MATEMÁTICA EM PARTICULAR, DENTRO DO CAMPO MAIOR DA MATEMÁTICA?
OUTRA PERSPECTIVA É DE QUE HÁ DIFERENTES MATEMÁTICAS E A ETNOMATEMÁTICA É UMA DELAS, SEM DIZER SE UMA ESTÁ DENTRO DA OUTRA, ESTÁ CERTO? E A CONCLUSÃO DO PROFESSOR UBIRATAN D'AMBRÓSIO É QUE A MATEMÁTICA DEVE SER NUCLEAR A ETNOMATEMÁTICA, NÉ? QUER DIZER, O FOCO DA ETNOMATEMÁTICA É A MATEMÁTICA, SEJA LÁ COMO ESSA MATEMÁTICA ESTÁ SENDO PENSADA, SE ELA ESTÁ SENDO PENSADA A PARTIR DA MATEMÁTICA ACADÊMICA, SE ELA ESTÁ SENDO PENSADA QUE HÁ DIFERENTES MATEMÁTICAS, ENTÃO NÃO DÁ PARA FAZER COMPARAÇÃO ENTRE UMA MATEMÁTICA E OUTRA MATEMÁTICA, ENTÃO, PORTANTO, NO CAMPO PEDAGÓGICO, NÃO FARIA SENTIDO PROPOR ATIVIDADES QUE PARTISSE DE IDEIAS MATEMÁTICAS E DEPOIS FIZESSE UMA COMPARAÇÃO COM A MATEMÁTICA DO PONTO DE VISTA ESCOLARIZADA.
ENTÃO NÃO TERIA MUITO SENTIDO FAZER ESSAS COMPARAÇÕES E ESSAS ADEQUAÇÕES, ENTÃO DEPENDE MUITO DE COMO SE PENSA A ETNOMATEMÁTICA, É UM MODO COMO AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SERÃO INFLUENCIADAS POR ELA, MAS DE MODO GERAL, E ISSO É CONSENSO EM QUALQUER UMA DAS CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA, É A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DA PRÁTICA DE DIFERENTES MATEMÁTICAS POR DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS E SOCIAIS. BOM, ENTÃO EXISTEM DENTRO DA ETNOMATEMÁTICA, PENSANDO AGORA A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA TENDÊNCIA E ENSINO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ELA PARTE DO PRESSUPOSTO, ENTÃO, DE QUE EXISTEM VÁRIOS E DISTINTOS CONHECIMENTOS E TODOS SÃO IMPORTANTES, PORQUE SE A GENTE VAI PREPARAR UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE ETNOMATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA, DA VALORIZAÇÃO DAQUELE GRUPO SOCIAL, MAS QUANDO A GENTE FAZ A ATIVIDADE. .
. A GENTE FEZ ESSE LEVANTAMENTO, A GENTE MEXEU COM ESSAS COISAS, MAS AGORA O QUE VALE É O CONHECIMENTO ESCOLARIZADO, ELE É O MAIS IMPORTANTE, ELE É O PONTO FINAL ONDE A GENTE CHEGA. A GENTE DESSE CONHECIMENTO, MAS A GENTE PARA QUANDO A GENTE CHEGA NO CONHECIMENTO FORMALIZADO PELA MATEMÁTICA EUROCÊNTRICA, ESTÁ CERTO?
ENTÃO NESSA TENDÊNCIA DE ETNOMATEMÁTICA, A PERSPECTIVA É DE MESMO QUE VOCÊ FAÇA A COMPARAÇÃO, A CONFRONTAÇÃO ENTRE DIFERENTES MANEIRAS DE SE TRABALHAR COM AQUELE CONCEITO MATEMÁTICO EM DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS, A IDEIA NÃO É COLOCAR UM MELHOR DO QUE O OUTRO, MAS A IDEIA É COLOCAR ESSES CONHECIMENTOS EM CORRELAÇÃO, COMO QUE UM PODE AJUDAR OU FAVORECER O OUTRO CONHECIMENTO. NESSA TENDÊNCIA METODOLÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA, ENTÃO AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO PERCEBIDAS POR MEIO DE DIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS, DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS QUE EMERGEM DOS AMBIENTES CULTURAIS, NÉ? ENTÃO TAMBÉM AQUI A RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO COMO IMPORTANTES.
E A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES PELO RECONHECIMENTO E RESPEITO ÀS SUAS RAÍZES CULTURAIS, ISSO DEPENDE MUITO DO PRÓPRIO GRUPO COM O QUAL A GENTE ESTÁ TRABALHANDO, NÉ? ENTÃO FAZER ESSE LEVANTAMENTO, OUVIR MUITOS ESTUDANTES SOBRE COMO CERTAS COISAS SÃO PRATICADAS ALI NA SUA REALIDADE OU DENTRO DO SEU GRUPO ÉTNICO, "ETNO", ENTÃO ISSO SERIA MUITO IMPORTANTE SE VOCÊ TRABALHA COM PESSOAS, COM ESTUDANTES QUE TÊM ESSA IMERSÃO EM GRUPOS ÉTNICOS DIFERENTES, ENTÃO SERIA INTERESSANTE TRAZER RAÍZES CULTURAIS DESSA ETNIA, DESSE GRUPO NO QUAL ELES ESTÃO INSERIDOS PARA DENTRO DA SALA DE AULA. BOM, QUANTO AO ASPECTO COGNITIVO, A ETNOMATEMÁTICA CONSIDERA QUE O ALUNO É CAPAZ DE REUNIR INFORMAÇÕES NOVAS COM EXPERIÊNCIAS ANTERIORES QUE ELE TEVE, ADAPTANDO A ESSAS NOVAS CIRCUNSTÂNCIAS E AMPLIANDO OS SEUS FAZERES E SABERES.
ENTÃO NESSA PERSPECTIVA TAMBÉM, DANDO ESSE VALOR NO PAPEL ATIVO DO ESTUDANTE NA PRODUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, CONSIDERANDO QUE ELE É CAPAZ DE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE SITUAÇÕES NOVAS COM EXPERIÊNCIAS ANTERIORES QUE ELE TENHA TIDO. ENTÃO EXPERIÊNCIAS QUE ELES JÁ TÊM DENTRO DO SEU GRUPO, COM NOVAS EXPERIÊNCIAS QUE ELE ESTÁ VIVENCIANDO NA ESCOLA, POR EXEMPLO. TAMBÉM CONSIDERA QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO DEVERÁ RELACIONAR O CONTEÚDO MATEMÁTICO COM ESSA QUESTÃO MAIOR, O AMBIENTE DO INDIVÍDUO E SUAS MANIFESTAÇÕES, ENTÃO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO NA ESCOLA, A ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA CURRICULAR A QUAL VOCÊ ESTÁ.
. . QUE VOCÊ PRECISA DESENVOLVER, NÉ?
E COMO É QUE VOCÊ VAI TRABALHAR ISSO NUMA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA, ENTÃO É COLOCAR ESSAS QUESTÕES DO CURRÍCULO NESSE CONTEXTO MAIOR QUE ENVOLVE O AMBIENTE DO ESTUDANTE E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. BOM, UM EXEMPLO QUE EU TROUXE AQUI PARA VOCÊS QUE ESTÁ NO NOSSO MATERIAL DE REFERÊNCIA, QUE EU ACHO QUE ELE É IMPORTANTE PARA A GENTE ENTENDER UM MODO DE TRABALHAR COM ETNOMATEMÁTICA, EXISTEM MUITOS OUTROS EXEMPLOS E MUITOS OUTROS EXEMPLOS QUE VOCÊ, PROFESSOR, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA E DANDO A SUA RELEVÂNCIA PARA A ETNOMATEMÁTICA INCLUA NAS SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS TAMBÉM. ENTÃO ESSE EXEMPLO DE ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM UM ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO SEM TERRA, NO RIO GRANDE DO SUL, CUJO OBJETIVO INICIAL DA PESQUISA ERA ESTUDAR AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR QUE ACONTECE NO MOVIMENTO E A ETNOMATEMÁTICA JUNTANDO ALI ESTUDANTES DA SÉTIMA SÉRIE, NA ÉPOCA AINDA SE CHAMAVA SÉTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENVOLVEU A PROFESSORA DE MATEMÁTICA, OS ALUNOS DESSA SÉRIE, O AGRÔNOMO QUE ACOMPANHAVA AS FAMÍLIAS NAQUELE ASSENTAMENTO, AS PRÓPRIAS FAMÍLIAS ASSENTADAS, A PESQUISADORA E ELES DESENVOLVERAM UMA ATIVIDADE VINCULADO ÀS ATIVIDADES PRODUTIVAS DO CULTIVO DE ALFACE NAQUELA COMUNIDADE.
ENTÃO COMO É QUE ELES FIZERAM ESSA ATIVIDADE? ENTÃO A PRIMEIRA COISA QUE ELES FIZERAM, FOI ENTENDER QUE AQUELE GRUPO SOCIAL QUE ESTAVA, AQUELES GRUPOS DE ESTUDANTES TINHAM ESTUDANTES QUE ERAM DO ASSENTAMENTO E TINHAM ESTUDANTES QUE NÃO ERAM DO ASSENTAMENTO. ENTÃO A PRIMEIRA ATIVIDADE DELES FOI REUNIR TODO O GRUPO ENVOLVIDO, AS PESSOAS DA ESCOLA, DA COMUNIDADE DE MODO GERAL, O AGRÔNOMO, NO LOCAL ONDE ACONTECE O PLANTIO, QUE ELES FORAM NO PRÓPRIO ASSENTAMENTO, LÁ NAS ESTUFAS ONDE SE PRODUZ ALFACE, E UM AGRICULTOR FEZ UM RELATO PARA OS ESTUDANTES DIZENDO COMO SE DAVA TODO O PROCESSO DO CULTIVO, DESDE A AQUISIÇÃO DAS MUDAS ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO, OS PROBLEMAS QUE ELE ESTAVA TENDO DE CUSTOS, QUE ELE NÃO ESTAVA TENDO LUCRO, QUE PROVAVELMENTE ELE TIVESSE QUE DEIXAR A ZONA RURAL, QUE ELE NÃO TINHA.
. . NÃO VIA MUITA PERSPECTIVA PARA OS JOVENS, NÉ?
JÁ QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIA SUSTENTAR SUA FAMÍLIA ALI COM O LUCRO VINDO DO TRABALHO RURAL, NO CASO AQUI EM PARTICULAR, TRABALHANDO COM VENDA DE ALFACE. . .
ENTÃO ELES GRAVARAM ESSE RELATO E DEPOIS ELES TRANSCREVERAM, NÉ? ELES OUVIRAM O ÁUDIO E TRANSFORMARAM ISSO EM UM TEXTO, E ORGANIZARAM ESSE TEXTO. ESTÁ CERTO?
ENTÃO ELES JÁ PARTEM, NÃO TINHA UM ENUNCIADO EM PARTICULAR, ESTÁ CERTO? TINHA UM PROBLEMA DA DIFICULDADE DAS FAMÍLIAS EM TRABALHAR COM A PRODUÇÃO E SUSTENTAR SUAS FAMÍLIAS COM O LUCRO DESSA PRODUÇÃO, E AÍ ELES FIZERAM DESSE MODO, ESSE É UM JEITO DE TRABALHAR, NÃO PRECISA SER SEMPRE DESSE JEITO. ESSE EXEMPLO EM PARTICULAR DIZ COMO QUE FOI FEITO.
BOM, ENTÃO ELES COMEÇARAM, A PARTIR DESSE RELATO, QUE ELES JÁ TINHAM OUVIDO, MAS QUE ELES TAMBÉM TIVERAM ACESSO DEPOIS POR ESCRITO, PORQUE ELES TRANSCREVERAM O RELATO, ELES COMEÇARAM A LIDAR COM SITUAÇÕES MATEMÁTICAS REAIS, COMPLEXAS, NÃO ERAM LINEARES, TIPO, AGORA VAI VER ADIÇÃO, DEPOIS VAI VER MULTIPLICAÇÃO, ESSAS COISAS FORAM APARECENDO AO MESMO TEMPO. . .
NÃO ESTAVA COM AS INFORMAÇÕES TODAS ORDENADAS, PRIMEIRO ISSO, DEPOIS DAQUILO, TINHA QUE ORGANIZAR OS DADOS DO JEITO QUE ESTAVA NO RELATO PARA ENTÃO PODER FAZER UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA QUE PUDESSE COMPREENDER A SITUAÇÃO QUE ESTAVA SENDO DISCUTIDA ALI, VER SE HAVIA FERRAMENTA QUE AJUDASSE ESSES AGRICULTORES A RESOLVEREM SEUS PROBLEMAS ALI E TINHA MUITO DADO QUE NÃO ERA NECESSÁRIO, MAS ERAM DADOS MUITO GERAIS, POR EXEMPLO, A PRESENÇA DOS AGROTÓXICOS, A PROBLEMATIZAÇÃO DO ÊXODO RURAL, A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA. . .
TANTOS OUTROS ELEMENTOS QUE FORAM APARECENDO NESSE RELATO E QUE AJUDAVAM A ENTENDER ESSE CENÁRIO NO QUAL O CONTEÚDO MATEMÁTICO ESTAVA SE APRESENTANDO COMO UMA FERRAMENTA ALI PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO COLOCADA. ENTÃO ALGUMAS COISAS QUE O AGRICULTOR NARROU, POR EXEMPLO: "TIRO EM MÉDIA, 65 CAIXAS POR ESTUFA EM UM PLANTIO, VENDO EM MÉDIA POR SEIS REAIS A CAIXA". ENTÃO ALI, ESSA INFORMAÇÃO, O CÁLCULO ESTÁ DIRETO, NÉ?
SÓ FAZER ESSA CONTA, 65 VEZES 6 E VOCÊ VÊ O VALOR BRUTO QUE ELE VAI RECEBER. MAIS UM TRECHO, ELE DIZ: "VAI INSETICIDA, PORQUE O PESSOAL COME COM OS OLHOS". NA PRÁTICA É ISSO, NÉ?
ENTÃO VOCÊ OLHA UMA ALFACE, ELA NÃO ESTÁ MUITO BONITA, ELA ESTÁ COM UM BICHINHO, O PESSOAL NÃO QUER, ENTÃO PRECISA POR INSETICIDA TAMBÉM PARA ATENDER ESSA DEMANDA DO PRÓPRIO MERCADO. AÍ ELE FALA: "USO ORTHENE", QUE É UM TIPO DE AGROTÓXICO, DE INSETICIDA. "GASTO 85 GRAMAS POR APLICAÇÃO PARA QUATRO ESTUFAS", ENTÃO ELE TRABALHA COM QUANTIDADE DE GRAMAS PARA CADA QUATRO ESTUFAS.
"MEIO QUILO DO INSETICIDA CUSTA R$ 21,13". ENTÃO JÁ MISTURA GRAMAS COM QUILO, ESTÁ CERTO? NA NARRATIVA DELE.
"TAMBÉM VAI UREIA", QUE É UM OUTRO COMPONENTE, UM TIPO DE ADUBO. "USO UM QUILO DE UREIA POR PLANTIO". ENTÃO ANTES, ELE TINHA DITO EM RELAÇÃO A INSETICIDA, QUE ELE USA EM RELAÇÃO A QUATRO ESTUFAS, AGORA ELE JÁ FALA EM RELAÇÃO AO PLANTIO.
O QUE É UM PLANTIO? SÃO SEMPRE QUATRO ESTUFAS? NÃO SÃO SEMPRE QUATRO ESTUFAS?
ENTÃO OS ALUNOS TIVERAM QUE ENTENDER COMO É QUE SE DÁ A DINÂMICA TODA DO NEGÓCIO DESSA FAMÍLIA AÍ DE ASSENTADOS. AÍ ELE CONTINUA: "O SACO DE 50 QUILOS DE UREIA CUSTA 12 REAIS, AÍ OS CÁLCULOS JÁ SÃO UM POUCO MAIS COMPLEXOS, PORQUE O SACO DE 50 QUILOS CUSTA 12 REAIS, ELE USA UM QUILO POR PLANTIO, ENTÃO ESSE UM QUILO POR PLANTIO É POR ESTUFA? É POR QUATRO ESTUFAS?
É POR ANO? QUANTOS SÃO OS PLANTIOS? O QUE ELE ESTÁ SE REFERINDO POR PLANTIO?
ENTÃO PARA PODER FAZER ESSES CÁLCULOS, NÃO HAVIA UM CÁLCULO DIRETO, COMO NO CASO DA VENDA DA CAIXA POR VALOR DE SEIS REAIS, AQUI ELES TIVERAM ENTÃO QUE VINCULAR MUITAS OUTRAS INFORMAÇÕES PARA ALÉM DAS INFORMAÇÕES NUMÉRICAS ENVOLVIDAS, NÉ? ENTÃO ESSE É UM EXEMPLO DE ATIVIDADE, ONDE A SITUAÇÃO PEDAGÓGICA CONDUZIU A UMA AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, COMO DIZ A AUTORA, A GELSA KNIJNIK, ESSA É UMA OUTRA PROFESSORA DE GRANDE REFERÊNCIA NOS TRABALHOS COM ETNOMATEMÁTICA NO BRASIL, ENTÃO ELA FALOU: "FOI POSSÍVEL AMPLIAR O ESPAÇO ESCOLAR, PORQUE A GENTE TROUXE PARA DENTRO DA ESCOLA COISAS QUE NÃO SÃO MUITO NATURAIS, ENTÃO, POR EXEMPLO, O DOMÍNIO DE TODA ESSA CADEIA DE PRODUÇÃO NUMA ESTUFA DE ALFACE. ELES TIVERAM QUE ESTUDAR SOBRE PERFIL DE DÍVIDA, DE BANCO, ELES TIVERAM QUE TRABALHAR SOBRE CONTRATOS, COM CONTABILIDADE, COM EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS QUE NÃO SÃO TEMAS NORMALMENTE COLOCADOS NOS CURRÍCULOS".
ESTÁ CERTO? ENTÃO COM ESSE TRABALHO TAMBÉM OS ALUNOS PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES PARA EVITAR O ÊXODO RURAL E MANTER AS PESSOAS TAMBÉM NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS. ENTÃO É ISSO, FINALIZO AQUI A DISCIPLINA COM VOCÊS.
EU ESPERO QUE TODAS ESSAS IDEIAS QUE EU TROUXE POSSAM SENSIBILIZAR VOCÊS PARA ATUAREM COMO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. BOA SORTE! E EU FICO A DISPOSIÇÃO DO QUE EU PUDER AJUDAR VOCÊS COM A CONDUÇÃO DA CARREIRA, ESTÁ CERTO?
ATÉ MAIS!
Related Videos
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Revisitando o campo da Educação Matemática
19:50
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
17,060 views
Aula 1 - Tendências em Educação Matemática
17:47
Aula 1 - Tendências em Educação Matemática
Educação Matemática para concursos
6,305 views
Aula 2 - Metodologia do Ensino da Matemática
22:57
Aula 2 - Metodologia do Ensino da Matemática
Prof. Rafaela Lima
11,826 views
Palestra - A Etnomatemática de Ubiratan D‘Ambrosio: algumas concepções
1:36:33
Palestra - A Etnomatemática de Ubiratan D‘...
Programa Dá Licença
3,240 views
Ubiratan D'Ambrosio - Etnomatemática
12:11
Ubiratan D'Ambrosio - Etnomatemática
History of Science
51,691 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Tendências em Educação Matemática – Resolução
20:20
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
8,358 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Alfabetização e Letramento Matemático
19:19
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
30,939 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Aspectos da Filosofia da Educação Matemática
19:27
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
11,900 views
Etnomatemática e Matemática Humanista: uma conversa com Ubiratan D´Ambrosio
42:03
Etnomatemática e Matemática Humanista: uma...
Matemática Humanista
16,098 views
Como surgiu a Etnomatemática - Ubiratan D´Ambrósio
5:18
Como surgiu a Etnomatemática - Ubiratan D´...
Coordenação matemática
77,913 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Tendências em Educação Matemática
20:38
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
4,419 views
O que é letramento matemático?
1:24:49
O que é letramento matemático?
Clarissa Pereira Pedagoga
15,729 views
Como estudar Tendências Pedagógicas? | Pedagogia para Concurso
1:16:40
Como estudar Tendências Pedagógicas? | Ped...
Fabiana Firmino
15,286 views
Ciência Sem Limites | História da educação matemática
25:49
Ciência Sem Limites | História da educação...
TV Unesp
10,110 views
Aula Magna 2021 - A Educação Matemática como campo profissional  e científico
2:21:55
Aula Magna 2021 - A Educação Matemática co...
PPGEDMAT UFOP
1,829 views
Concurso Jaboatão - Tendências no ensino de Matemática
20:37
Concurso Jaboatão - Tendências no ensino d...
Professor Thomas Alves
2,475 views
AS IDEIAS BASICAS DA ETNOMATEMATICA - Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio
1:47:04
AS IDEIAS BASICAS DA ETNOMATEMATICA - Prof...
Curso de Licenciatura em Matemática - UNESPAR
5,408 views
Etnomatemática - Prof.  Ivanildo Carvalho -  UFPE
38:28
Etnomatemática - Prof. Ivanildo Carvalho ...
Ivanildo Carvalho
332 views
Pedagogia de Montessori | Pedagogia para Concurso
1:06:15
Pedagogia de Montessori | Pedagogia para C...
Fabiana Firmino
66,147 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Concepções sobre o ensino de Matemática no Brasil
17:13
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
18,919 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com