é uma propriedade instrumento importante na música é o tempo se eu pego uma nota só e toco não quer dizer muita coisa né E agora se eu pego essa mesma nota e faço divisões diferentes para ela a maneira que eu fico repetindo essa nota eu já tenho um sentido mais musical uma música de acontecendo [Música] arrumar uma só [Música] então beleza você já deve ter percebido que só de repetir a nota já dá um sentido musical maior para coisa toda e como que eu aplico isso como que eu entendo isso e o porquê que isso
acontece em uma bom maneira da gente começar é comparando a duração de uma nota com um segundo um segundo de relógio mesmo então vamos fazer o seguinte eu vou pegar um segundo e vou repetir ele quatro vezes então eu teria quatro segundos e se eu for representar esse um segundo em Palmas eu teria algo parecido com isso aqui ó Ah mas isso agora para cada segundo desse eu colocar uma nota então eu bato ali a Palma coloco uma nota no piano ou de qualquer outro instrumento como ficaria o [Música] o ou ainda eu posso colocar
uma nota deixar um espaço vazio e depois colocar uma outra nota e deixar também o espaço vazio a gente tem isso aqui [Música] mas isso eu pegasse essa segunda nota aqui da reflexão e dividir se ela na metade ou seja em um segundo ao invés de ao tocar uma nota agora em um segundo eu vou tocar duas notas 1 se você deve ter reparado que para cada combinação que eu faço por mais que esteja lhe simples já dá um sentido diferente para coisa toda certo e já que eu consegui combinar essas notas você consegue fazer
também várias e várias outras combinações e cada combinação dessa vai me dar um sentido o que eu tô tentando te mostrar que é o seguinte que quando você tem a relação de uma figura você pode dividir essa figura para um essa figura para dois essa figura para quatro até mesmo para 3 e assim por diante pensa no sentido figurado o mesmo eu tenho uma laranja você vai dividindo essa laranja em várias partes é o que acontece aqui musicalmente falando a gente chama isso de figuras musicais e seus valores e dentro da parte da linguagem musical
a gente faz o seguinte a gente pega uma figura que vale um tem e as outras figuras vão valer o dobro dela ou metade dela Vamos Fazer uma comparação aqui para ficar mais fácil de entender imagina que você vai fazer uma receita de um bolo esse bolo você vai é um copo de leite e na receita tá escrito lá que a cada um copo de leite que você vai usar Você vai usar o dobro de água ou seja a cada um copo de leite você usa um dois copos de água então você tem aqui o
dobro ou poderia ser o contrário a cada um copo de leite você usa meio copo de água a sua referência é o copo de leite ou você usa o dobro disso ou metade disso mas o mais importante aqui para você prestar atenção é que tudo é baseado numa referência aqui no nosso caso o copo de leite e no caso musical é a figura que vale um tempo e pensando pela relação a figura equivale a um segundo e para você relacionar esse dobro essa metade o quanto vale cada coisa existe uma ordem de figuras que você
vai lá e atribuir um valor para elas essas figuras elas são eu começo pelas em breve a mínima semínima colcheia semicolcheia fusa semifusa o próximo passo é pegar uma figura dessas e colocar um tempo para ela ela vai durar um tempo e se a nossa referência aqui no caso eu vou usar semínima E aí se a semínima vale um a de cima na figura anterior aqui no caso seria a mínima ela vai valer dois ela vale metade da figura no questão aqui no caso você mesma e depois ela vai valer o dobro dela mesmo porque
aí no caso dessa quatro então aqui eu tenho a figura de um tempo a semínima a anterior vale o dobro dela vale dois EA anterior ainda ela vale o dobro da que eu coloquei eu tenho um dois e quatro isso aqui é que valeria para a gente há um tempo dois tempos e 4 tempos e aí eu encaro com as outras vão valer metade a colcheia Vale meio a semicolcheia vale um quarto de tempo a fusão vale um oitavo de tempo EA semifusa vale um dezesseis avos de tempo e aí você pode estar se perguntando
por um dezesseis avos de tempo como é que eu conto isso você acaba pensando que você precisa de 16 figuras para dar um tempo aqui na nossa comparação você vai ter que tocar 16 figuras em um segundo dizer é um segundo ou seja é bem rápido mas para você ter uma ideia aqui de comparação das figuras em valores mais usáveis digamos assim se liga nesse exemplo aqui ó E [Música] [Aplausos] essas figuras que a gente acabou de ver pelo fato delas indicarem um som você vê você toca elas são chamadas de valores positivos se tem
os valores positivos tem também os valores negativos que são as figuras que indicam o silêncio as famosas pausas E aí você pode se perguntar também pão mas para que marcar o silêncio o silêncio silêncio acabou não tem conversa imagina que você tá tocando numa banda tem lá baterista baixista guitarrista tem a banda completa e em determinado momento da em que ano o teclado ou qualquer outro instrumento para de tocar EA banda continua E aí em um determinado momento você falar e volta a tocar esse tempo que você ficou em silêncio ele precisa ser medido e
você precisa saber o tanto de tempo que você fica em silêncio para que quando você voltar a tocar fica certinho ali encaixar com a música ou seja você fez uma pausa e essa pausa ela foi contada Você só não tocou mas ela também foi contado e para eu saber quanto vale cada pausa dessa as mesmas figuras que indicam o som tem as iguais que indicam também o silêncio Então você me breve tem a figura positiva EA figura negativa aqui no caso esse tracinho mais gordinho é inscrito na quarta falta de baixo para cima no caso
da mínima é o mesmo princípio você tem aí um tracinho mais gordinho mas escrito na terceira falta de cima para baixo vou confundir agora o seguinte você me Brasil não vale mais ela tá em cima e a minha ó Vale menos fala tá em baixo no caso da pausa aqui da semínima ela é uma e estilizada em meio torta meio esquisito mas acho que deu para entender da colcheia é de acordo com a haste dela se você parar a colcheia tem uma shizinha e a pausa dela também tem uma shizinha e as outras vão seguindo
a mesma lógica semicolcheia dois colchetes a fusão três colchetes e assim difusa 4 colchetes a pausa também 4 colchetes e tanta figura que indica o silêncio EA figura que indica o som que vale um tempo inteiro um segundo inteiro na nossa comparação é chamada de unidade de tempo porque ela é justamente a nossa referência e vale falar aqui também que não é só a ser mínima que pode ser a sua unidade de tempo você pode colocar outras figuras ali da nossa ordem que possam valer um aí você aplica sempre a mesma regra a de cima
vale o dobro e a de baixo Vale metade aqui no nosso caso eu usei essa minha porque o que acontece o que a gente usa na maioria das músicas populares agora que você já sabe que um tempo você pode fazer divisões diferentes e cada divisão e vai dar combinações tanto de silêncio encontro de som tá na hora da gente ordenar e isso você colocar isso uma regra de quantidade quantas vezes eu posso repetir o que é quantas vezes eu vou para cá quantas vezes vou para lá isso a gente chama de compasso falando de um
jeito bem simples o compasso é uma regra ali de quantas notas a soma de quantas notas que eu posso ter no espaço ali e mais ainda é uma maneira deu organizar uma pulsação musical né os tempos acontecendo ali que fica imperceptível que eu consigo entender ali o que que tá acontecendo e que tipo de compasso que é e aonde tão essas divisões que ver sua como ela é importante se eu pego um segundo né O nosso tempo e fico repetindo ele quatro vezes e fico mal É mas não está com um segundo perfeito não dá
para você saber em que segunda eu tô imagina que a gente tá tocando junto eu falo olha você vai entrar daqui quatro segundos ou daqui em 9 segundos é muito difícil de contar isso esse eu invés de eu pegar esse um segundo que eu tô repetindo ali por quatro vezes vou colocar ele em números atribuir um número para ele por exemplo um dois três quatro e aí eu volto isso no círculo de novo um dois três quatro de novo por três quatro fica muito mais fácil é muito mais natural para gente contar e não significa
que a quarta vez que eu bato aqui vale quatro tempo significa que está no quarto tempo eu só estou usando os tempos aí pensando em localização e aí a partir do momento que eu começo a pensar nessa pulsação organizada com esse ciclos voltando eu tenho o compasso o que é por sinal o que acontece nas bom e quando essa pulsação organizada a gente compra por 4 tempos ele recebe o nome de compasso quaternário de uma maneira de você identificar esse compasso quaternário é pelos assentos Isso quer dizer o seguinte que quando eu tô repetindo um
eu vou fazer alguma coisa ali na minha música na mesma Contagem destaca esse um para saber que esse ciclo sempre está voltando para poder identificar Onde está esse um então o primeiro tempo de um ele é forte você dá um assento maior para ele o segundo tempo é fraco o terceiro tempo ele pode ser um meio disso meu forte meu fraco depende que você vai pensar e o quarto tempo ele é fraco se fosse o pensar por Palmas conta não dois três quatro reto eu tenho isso aqui ó pois faz quatro um dois três quatro
aplicando esses acentos aí do compasso para ficar mais fácil de identificar fica aí assim ó 1234 1234 que é o o faz por sinal mas enfim quando você faz isso fica mais fácil de você perceber Aonde tá um Aonde está o dois onde está o 3 eo 4 isso vai se repetindo na música você sente que vai ver um próximo acorde que vai ver o próximo trecho você ficar repetindo aquele trecho vai vir uma nova sessão você sente que isso tá acontecendo na música e fica mais fácil de você organizar que é justamente o exemplo
que eu vou dar aqui para vocês agora reparem que quando vem um acorde você sente que vai vir o próximo e o próximo e uma outra Seção que aquilo tá partindo de novo cartão tá começando de novo celeiro e [Aplausos] E aí ó Onde está importante perceba que essa pulsação ela é regular então eu tô sempre pulsando futebolzinho eu não faço Tipo 1234 1234 1234 sempre igual por isso que eu comprei lá no começo com o segundo essa comparação é para te dizer olha essa pulsação ela é regular ela é sempre a mesma distância do
tempo para o outro e aí se você aumenta você quer contar mais rápida você aumenta tudo e essa proporção continua sempre igual e isso a gente chama de andamento você tem a mesma proporção de um tempo para o outro mas ele acaba se tornando mais rápido então beleza fizemos ali no nosso compasso quaternário com 4 tempos se eu tirar o quarto tempo ficam três tempos que me dá um compasso ternário E como que eu identifico esse compasso ternário o primeiro tempo ele é forte o segundo tempo era fraco e o terceiro tempo tem bem é
fraco tão um compasso ternário retos inocentes 1 2 3 1 2 E como você isso 123123 estou colocando aqui de propósito mesmo pra você perceber se assento e se liga como fica isso em uma música e E aí Oi tem como você já deve ter imaginado eu posso tirar também o terceiro tempo que vai me resultar um compasso binário onde eu tenho tempo um que tempo dois e aqui os acentos eles ficam tem como é forte e o tempo dois é fraco então um compasso binário reto 12 12 com os assentos 12 12 essa música
aqui Nacional Asa Branca Dá para você perceber um compasso binário e [Música] e além de você identificar essas com passos pelos assentos saber onde você tá é claro que dependendo da música e ficou mais Evidente dependendo da música Não tão Evidente aí tá a beleza da composição e sempre dá para você perceber também porque essas informações elas aparecem escritas ali para vocês no começo da música Como por exemplo isso aqui ó pode aparecer escrita e essa pressão 12 por quatro o número de cima o dois ele vai representar exatamente qual que é o compasso que
você vai tocar então são dois é um compasso binário E aí o número de baixo ele representa a unidade de tempo que justamente aquela figura que vai valer um tempo que através dela você vai achar a combinação e todas as ligações de todas as outras notas se por acaso é um 3 por 4 vai ser compasso ternário e se por acaso aparecer 14 por 4 vai ser um compasso quaternário Lembrando que o número de baixo e nesse quatro se for outra figura de um tempo vai ser outro número aí então vai ser sempre dois três
e quatro/a fração por alguma outra coisa outra coisa importante também é que esses três compassos binário ternário e o quaternário eles são chamados de compassos simples e você tenta meu compasso composto e um compasso misto mas é importante você saber que esses outros dois eles são derivados Ou eles têm ali algum tipo de informação que está relacionada no Simples então é por isso que é importante você saber o simples para conseguir aplicar nos outros e agora que você já entendeu isso na parte teórica tá na hora de colocar tudo isso daí em prática que é
exatamente isso que eu faço é só você clicar nesse outro vídeo que tá aqui no canal informações mais detalhadas você consegue também no meu curso online londrina.com.br o link também descrição e se inscrevam aqui para mim não perder nenhum com todo novo e já dá pra