PROEF - AULA 1 EDUCAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE

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Felipe Aragão
Acesso ao Curso Preparatório em: https://afascursos.com.br/ver/curso/proef-curso-preparatorio-2025/
Video Transcript:
[Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] Olá pessoal esta nossa primeira aula voltada para os estudos dos conteúdos programáticos da seleção do proef né serão ao todo 11 aulas contemplando aqui a formação básica e a formação específica para cada videoaula nós vamos disponibilizar também o material para a leitura se você está assistindo a esse vídeo em nosso canal do YouTube né Você pode identificar na descrição desse vídeo o link de acesso ao nosso curso preparatório Tá bom nós vamos abordar dois módulos o primeiro módulo voltado para prova objetiva e o segundo módulo voltado para a prova discursiva né
o famoso estudo de caso Tá bom então Eh aqui nesta nossa primeira aula nós vamos abordar a educação Escola e sociedade concepções sentidos e relações Vale lembrar que o conteúdo que nós vamos abordar aqui e também o material ah em PDF para você baixar e depois fazer a leitura e esse material está contemplando as referências bibliográficas presentes no edital Tá bom então Vale lembrar que todas as nossas aulas né eh vão a gente vai ter esse material disponibilizado material este contemplando as referências bibliográficas da seleção tá bom pessoal então nesta primeira aula nós vamos trazer
aqui basicamente três referenciais teóricos presentes no edital vamos trazer Paulo Freire novoa e dermeval saviani tá bom os textos que nós identificamos no edital de seleção bem então vamos falar aqui de escola educação sociedade né em meados do século X aproximadamente aí há 150 anos né consolidou-se e se difundiu um novo modelo de escola que apesar de muitas críticas continua até hoje politicamente os estados assumiram a responsabilidade pela educação e passaram a impor essa escolaridade obrigatória como sendo um uma espécie de objetivo né para buscar assumir essa identidade cívica e nacial então construir esta essa
identidade cívica e Nacional utilizando-se aqui né de um aparato de fundamental importância que é justamente a escola isso ocorrendo né Principalmente no século X então a escola vai ser pública laica gratuita obrigatória né e única vai ser o elemento tral nesse processo de construção dos Estados nação No que diz respeito à organização dessa escola ela vai adquirir uma configuração que no essencial continua até hoje né um edifício próprio que tem como núcleo estruturante o quê a sala de aula né uma uma arrumação orgânica do espaço com alunos sentados em fileira né uma perspectiva bem bem
tradicional né a gente vai ter as fileiras em sala de aula virados obviamente para um ponto central e neste Ponto Central nós vamos identificar né a figura do professor né figura do professor a lousa né então a gente vai ter aqui essa perspectiva de uma turma relativamente homogênea por idades por ní né Eh a avaliação vai ser feita regularmente pelos professores a organização dos estudos com base num currículo e também em programas de ensino que são selecionados previamente né Então essa estrutura organizacional da escola né e surgindo portanto aí no século XIX em sua essência
ela permanece até hoje a escola ela vai se assentar é uma espécie de contrato social e político que vai dar a ela a responsabilidade pela formação integral das Crianças isso tudo ocorrendo em um modelo organizacional bem estabelecido no início do século XXX né ão passando aí mais de 150 anos né a gente vai ter que este modelo este contrato social né é precisam ser obviamente repensados né não se trata mais de discutir aqui melhorias ou ah aperfeiçoamentos né ou até mesmo inovações discute-se aqui na verdade uma verdadeira metamorfose da escola e fazer esta afirmação de
que é preciso mudar a escola reconhecer que de forma inevitável né essas mudanças devem também atingir os professores e a própria formação docente formação Inicial que nós temos no âmbito da Universidade as formações continuadas que são ofertadas por exemplo pelos sistemas de ensino né a as pós-graduações né tanto lato Censo como estrit senso que é o caso do mestrado tanto em sua vertente acadêmica como em sua vertente profissional então analisando aqui todas essas possibilidades e trazendo agora paraa discussão Paulo Freire né a gente vai ter a proposta de um pensamento pedagógico que vai conduzir os
educadores a se engajarem politicamente socialmente né nessa luta para Superar as estruturas opressoras da sociedade capitalista né então é justamente por entender que essa concepção de educação tem um papel muito importante né Eh em favor dessa transformação social dos indivíduos em direção à construção de uma sociedade mais igualitária e mais solidária né Essa perspectiva vai ficar conhecida como pedagogia emancipatória isso nós encontramos nos textos e de Paulo Freire uma educação assentada no desenvolvimento de uma consciência que é crítica né uma consciência que vai além da superficialidade uma consciência que quando a gente fala essa palavrinha
crítica né crítica crítica a gente faz referência aqui a a um olhar que vai além das aparências né ele vai além daquilo que está na literalidade então uma análise crítica uma formação crítica é uma formação que possibilita ao indivíduo identificar as múltiplas determinações dos fenômenos sociais é ele ele ir além do que está ali no meramente sensível né Eh eh e além das aparências né então para que ocorra essa educação né fundamentada nessa perspectiva de uma consciência crítica reflexiva É preciso acreditar na Liberdade né porque essa liberdade é um pré-requisito para que o ser humano
né o indivíduo seja mais essa palavrinha ser mais né ser mais então a liberdade é necessária para que nós sejamos mais para que os seres humanos se movam no seu tempo no seu espaço né para que eles possam portanto cumprir a sua própria vocação o chamamento né vocar é a própria o próprio chamamento que é justamente a vocação de ser mais né Então essa vocação de ser mais enquanto expressão da natureza humana acaba fazendo com que o homem construa a sua própria história né então compreender os fenômenos sociais A partir dessa perspectiva histórica é desnaturalizar
né Essa visão de que a sociedade é o que é porque é assim né não tem como fazer diferente porque isso faz parte da natureza né então a perspectiva de uma educação que seja emancipatória Libertadora que proporciona Essa visão crítica né nos traz essa perspectiva de ver a educação a sociedade né como sendo e eh estruturas historicamente construídas pelo homem e se a gente tem essa perspectiva a gente acaba desnaturalizando né Essa Ideia de que o mundo é o que é hoje devido a um processo natural não tinha como ser diferente mas não utilizando-se dos
referenciais teóricos que compõem a bibliografia desta seleção o A ideia é desnaturalizar né Essa concepção de que o mundo é o que é a sociedade é o que é porque tinha que ser assim né é da própria natureza humana é da própria natureza haver pobres haver ricos haver eh pobreza haver miséria Então isso é o que é porque não tinha como ser de outra forma não a perspectiva aqui é de identificar analisar essas estruturas como sendo algo produzido pelo próprio homem Esse é o posicionamento eh histórico né Eh um posicionamento que [Música] historicização a a
produção humana Então essa vocação para ser mais que Paulo Freire nos traz em seus escritos né enquanto uma expressão sendo uma expressão a da natureza da da da da própria do aspecto ontológico do ser né precisa de condições concretas Então se a gente diz que da natureza do homem ser mais ser a a ser livre é preciso que haja né condições para que essa vocação ocorra condições para que o homem possa ser mais então essa proposta educativa de Paulo Freire eh traduzida né na Pedagogia do Oprimido ou na Pedagogia da libertação tem como principal característica
né a discussão das problemáticas concretas que existem né nos contextos históricos sociais e culturais né então o objetivo aqui é despertar nas pessoas a sua consciência crítica a partir do reconhecimento de sua ção de oprimidos então é levar por meio da educação essa concepção de que essas pessoas são oprimidas né Então as críticas pontuais a ao modelo de educação bancária que Paulo Freire nos traz estão presentes em todas as suas obras né a gente tem aqui relações estabelecidas entre educadores e educandos como sendo uma relação vertical nessa Perspectiva da pedagogia bancária né tão criticada por
Paulo Freire essa relação vertical professor no topo e aluno lá embaixo né então nessa nessa ideia de haver um diálogo né nessa aproximação aluno Professor a gente vai digamos desverticalização professor e aluno tornando-se cada vez mais uma relação horizontal né professor e aluno então ancorada numa relação de autoridade né a educação bancária tão criticada por Paulo Freire é aquela que deposita né que transfere transmite valores e conhecimentos né Eh eh depositando nos educandos uma cultura que é a cultura do Silêncio né uma cultura que aliena né uma cultura que leva a ignor então o predomínio
desse modelo de educação tem consequências perversas para o educando né por isso foi tão tão combatida por Freire em seus textos trazendo aqui um pouco dessa discussão da educação das da perspectiva pedagógica né a gente pode inserir aqui na discussão dermeval saviani né um um educador eh teórico muito conhecido né no âmbito ah dos estudos eh da educação né com a sua pedagogia histórico-crítica ele vai trazer em escola e democracia que está inclusive nas referências bibliográficas né Eh um livro publicado em 1983 ele vai trazer aqui ah teorias educacionais diversas teorias educacionais e vai descrever
essas teorias educacionais considerando também né a sua presença né Eh eh nessa nesse percurso histórico da educação ele começa falando das teorias não críticas lembra do que eu falei aqui do início dessa visão crítica que vai além da literalidade que identifica aquilo que está além da superfície né além das aparências que busca a essência né Então essas teorias educacionais não críticas vem a a educação como sendo a solução para todos os problemas então se há problemas no âmbito social a educação ela pode resolver esses problemas né então consideram essas teorias que a marginalização por exemplo
eh é um desvio é um desvio Então para que esse desvio possa ser corrigido surge a educação né então a ação da educação ela pode corrigir né os desvios que ocorrem na sociedade seria portanto uma visão não crítica que não busca compreender as mazelas da sociedade né exemplos de pedagogias que se fundamentam nessas teorias não críticas seria a pedagogia tradicional né a gente também tem a pedagogia nova a pedagogia tecnicista né são exemplos de perspectivas pedagógicas não críticas mas a gente vai ter também as teorias ah crític reprodutivistas né então eh a gente tem as
teorias não críticas e a gente tem as teorias crítica crítico-reprodutivistas são teorias que que de fato a gente vai ter uma digamos uma evolução nessa interpretação a dessa estrutura social né então se interpreta criticamente essa estrutura eh vê por exemplo a educação a escola como sendo um elemento pertencente a essa estrutura logo não seria possível transformar a estrutura social por meio da escola né a partir da escola uma vez que ela está inserida e ah nessa estrutura mais Ampla Então a gente tem que reduzida portanto essa visão ingênua de ver a a educação como a
salvação de tudo né ela iria resolver todos os problemas mas essa essas teorias crítico-reprodutivistas elas digamos se limitavam à crítica né então se limitavam a identificar problemas o que faltava a essas teorias né é justamente proposta né a gente pode lembrar aqui da famosa tese 11 né Eh de Marx em teses sobre Ferb né os filósofos durante muito tempo buscaram interpretar o mundo cabe agora transformar esse mundo então se limitar ao âmbito da interpretação se limitar ao âmbito da crítica né isso não proporciona transformação não leva mudança é preciso que a gente aja né praticamente
o que seria esse agir praticamente é sair do mero agir teórico né seria sair dessa desse dessa crítica pela crítica então agir praticamente é partindo de uma crítica ou seja partindo de uma visão profunda da sociedade das múltiplas determinações dessa sociedade propor transformações mudanças então além de haver essa crítica a gente parte para a mudança para a transformação a gente pode até fazer aqui uma referência a Praxis né Essa Ideia de Praxis é interpretar o mundo né interpretar um fenômeno concreto utilizar-se da teoria porque a teoria que vai possibilitar a gente eh digamos visualizar aquilo
que não estava tão aparente aquilo que estava meio que escondido nos fenômenos né então a Teoria é como se ela nos desse lentes que possibilitem a gente né aí além da superfície além das aparências identificar as ideologias que estão presentes em determinados fenômenos né então a teoria ela proporciona isso de a gente compreender em busca dessa dessa Essência né da das bases que fundamentam né determinados fenômenos mas ficar a apenas nessa interpretação não basta né então a gente diante de uma realidade e empírica concreta a gente interpreta Essa realidade utilizando-se aqui de um aparato teórico
e obviamente a perspectiva que é a de utilizar né uma teoria eh fundamentada nessa nessa visão crítica histórica né por isso que o materialismo histórico dialético é bastante utilizado eh nos textos de Freire de saviane né então a gente tem essa interpretação da realidade mas não a gente não fica só nessa interpretação deve haver propostas mudanças uma uma proposta de transformação da sociedade porque ficar apenas na interpretação a ficar apenas na crítica não basta então é preciso agir né é preciso e voltar para o aspecto prático então diante de uma situação prática a gente interpreta
essa situação compreende essa situação à luz da teoria e depois de compreender aa situação a gente parte para uma nova prática né E essa nova prática por sua vez vai dar origem a uma nova interpretação que vai dar origem a uma nova prática uma nova prax uma nova prática Então a gente vai ter esse movimento né esse movimento contínuo que vai caracterizar justamente essa ideia de Praxis que deve se fazer presente no âmbito eh no âmbito Educacional então Eh nessas teorias crítico reprodutivistas e vai lembrar que isso que eu estou falando né também está presente
no texto disponibilizado para a leitura tá bom eh H há essa crítica de dermeval savian em relação às teorias eh crítico reprodutivistas né faltava Esse aspecto prático essas propostas né até porque eles viam a escola como sendo uma um elemento que eh eh que é impossível propor essa transformação social né na verdade se a gente considerar por exemplo as pesquisas de L al tuser né a escola ela é vista como um aparelho ideológico do estado né então a escola na verdade ela Está contribuindo né com a perpetuação com a a reprodução de uma ideologia né
que torna os indivíduos por exemplo indivíduos passivos que eles aceitem né a a a aceitem a sociedade como ela é então a escola na verdade ela seria uma reprodutora né mas saviane vai propor que é Possível sim a escola desempenhar um papel de fundamental importância nesse processo de transformação ele vai trazer a perspectiva da pedagogia histórico-crítica né obviamente eh eh se fundamentando né na nos textos ah sobretudo de Marx né Então essa pedagogia histórico crítica proposta por saviani tem como ah objetivo essa ação pedagógica que é fundamentada na articulação entre teoria e prática justamente aquilo
que eu acabei de falar né Essa Ideia de Praxis e a Praxis vai contribuir para que esses indivíduos ultrapassem a visão imediata dos fenômenos o que essa visão imediata dos fenômenos o que eu acabei de falar essa visão superficial né dos fenômenos né É como se eles não conseguissem ir além das aparências a pedagogia histórico-crítica né A uma educação fundamentada na pedagogia histórico-crítica possibilitaria portanto uma sociedade mais crítica indivíduos que poderiam ir além do que está ali ah nas aparências né até porque Ah se se a gente assim que a gente batesse o olho em
um determinado fenômeno em um determinado evento e a gente já conhecesse de cara o que causa esse fenômeno as pesquisas eh não seriam tão importantes não não teriam mais a sua importância né porque um simples olhar já seria o suficiente para identificar a essência daquele fenômeno mas a gente sabe que não é assim né pra gente ir além A a do que está nas aparências é preciso uma reflexão crítica é preciso a gente estar fundamentado Teoricamente né então a pedagogia histórico-crítica vai ser muito importante nesse sentido né da formação crítica dos indivíduos né esse esse
projeto comprometido com a transformação social e para haver transformação social é preciso haver previamente um posicionamento crítico dos indivíduos Para justamente compreender o que precisa ser mudado o que precisa ser transformado e só a gente e a gente só tem esse posicionamento transformador se a gente entende que a sociedade é é o que é não por conta da natureza humana né Não por conta de um aspecto natural né mas sim eh devido a um processo histórico de produção do homem então foi o homem que produziu isso né então há essa esse comprometimento com a transformação
social ancorado né em uma prática educativa questionadora né indagadora problematizadora então nessa educação né É Preciso problematizar lançar questionamentos né até porque a pesquisa científica por exemplo ela parte de perguntas sem perguntas não a busca por conhecimento então é uma pedagogia que incentiva né uma educação questionadora que consequentemente vai contribuir para uma transformação social Então a gente tem aqui por exemplo a defesa do acesso a da classe trabalhadora à educação que seja uma educação de qualidade e não eh é fundamentada apenas nos aspectos quantitativos né Eh eh abarcar toda a classe trabalhadora mas com qualidade
então o foco aqui não é apenas a questão da da da quantidade buscando portanto uma ação reflexiva crítica né e sem essa reflexão crítica no âmbito da educação não vai ser possível propor uma transformação social não vai ser possível aqui Superar as desigualdades né que desigualdade é essa que é inerente ao modo de produção capitalista mas a gente só só compreende essas desigualdades as mazelas existentes na sociedade como sendo um reflexo de uma base material né A gente só compreende dessa forma se houver obviamente um uma reflexão crítica sem a reflexão crítica A gente não
chega a essa base material como sendo o principal fator responsável pela criação das desigualdades das mazelas né então é proposta aqui a partindo dessa Perspectiva da pedagogia histórico-crítica uma teoria pedagógica revolucionária tá bom pessoal então não mais é isso né nós abordamos aqui o primeiro item que compõe os todos programáticos nos utilizamos dos textos que compõem a bibliografia desta seleção Tá bom então é isso Bons estudos a todos e até a próxima [Música]
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