Eugenia: A Obsessão pela "Raça Pura"

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Caçador de Histórias
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a ciência quis criar uma raça pura e eliminar os diferentes a Eugenia O que é a Eugenia Quais foram suas principais teorias e práticas e como ela impactou a história e a sociedade hoje nós enfrentaremos esta incômoda história mas desde já se inscreva no canal curta o nosso conteúdo e compartilhe e venha comigo caçar mais esta Incrível História a nossa história de hoje ela começa na 888 gau Street em Londres na Inglaterra neste Edifício próximo à universidade de Londres funcionou entre os anos de 1904 e 1917 o hero Galton eugenic Record Office ou escritório de
registro de Eugenia que foi fundado por Francis Galton Francis Galton ou sir Francis Galton foi um escritor científico britânico e pesquisador do final do século XIX ele contribuiu muito para as áreas de estatística psicologia experimental e também biometria mas foi no campo da biologia que ele construiu um dos maiores e perturbadores estudos na história da biologia gouton é amplamente considerado o criador do movimento eugênico do início do século XX Ele publicou textos discutindo como os traços de personalidade podem ser influenciados pela natureza e pela criação também desenvolveu um método para estudar famílias e para identificar
características que supostamente poderiam ser transmitidas geneticamente e também formulou princípios sobre como os traços genéticos seriam herdados e isto antes dos trabalhos de Gregor Mendel serem redescobertos filho de uma rica família de banqueiros gutton foi criado como membro da mais alta classe ou uma classe Nobre e Embora tenha frequentado as aulas em Cambridge e iniciado um programa de medicina em Londres ele nunca na verdade obteve um diploma de ensino superior após a a morte do seu pai rico galon herdou uma fortuna que lhe permitiu abandonar os estudos de medicina e viajar pelo mundo suas expedições
na África lhe renderam uma medalha de prata da sociedade geográfica Francesa e a eleição para Royal Society de Londres nos últimos anos de sua vida o principal interesse de Galton foi estudar como a natureza e o talento eram transmitidos de uma geração para outra ele realizou uma investigação estatística analisando as árvores lógicas de famílias notáveis ou nobres o que o levou a concluir que o talento era algo hereditário Este trabalho levou ao livro mais conhecido de Galton o gênio hereditário de 1869 e também a um livro posterior os homens Ingleses da ciência sua natureza e
criação de 1874 que foi escrito em resposta aos seus críticos mas foi em seu trabalho investigações sobre a faculdade humana e seu desenvolvimento de 1800 83 que Galton cunhou o termo Eugenia que viria a ser o seu maior legado a Eugenia é um projeto com uma história curta mas um longo passado veja o que Francis Galton diz nós queremos muito uma palavra breve para expressar a ciência de melhorar o estoque que De forma alguma se limita a questões de acasalamento judicioso mas que especialmente no caso do homem leva em consideração todas as influências que tem
em por mais remoto que seja o grau a dar às raças ou linhagens de sangue mais adequadas uma chance melhor de prevalecer rapidamente sobre as menos adequadas do que teriam de outra forma a palavra Eugenia expressaria suficientemente A ideia é pelo menos uma palavra mais elegante e mais generalizada do que vir cultura que uma vez ousei usar ou seja ele buscava uma palavra que fosse capaz de descrever a ciência de melhorar a ade genética de uma população e que isto não se limitava aos parceiros de acasalamento reprodução mas todas as influências que favorecem que as
raças ou linhagens geneticamente consideradas mais aptas por ele tivessem uma melhor chance de se tornar dominantes mais rapidamente do que as consideradas menos aptas e a melhor palavra para isto segundo ele era Eugenia que foi proposta como a melhor forma de expressar essa ideia a palavra Eugenia tem sua raiz no grego antigo eu significa bom ou bem e genos significa raça ou descendência portanto Eugenia literalmente significa bem nascido ou boa descendência a partir de suas pesquisas descritivas que sugeriam a hereditariedade do talento Francis Galton propôs que a sociedade deveria promover e incentivar a reprodução em
indivíduos que exibissem habilidades e talentos notáveis ele acreditava que a esta medida aumentaria a probabilidade de transmitir essas qualidades excepcionais à gerações futuras em Sua obra O Gênio hereditário ele afirma o seguinte proponho-me demonstrar neste livro que as capacidades naturais do homem são hereditárias exatamente nos mesmos limites em que são a forma e os caracteres físicos em todos os organismos por consequência como é fácil Apesar destes limites obter através de cães ou de cavalos dotados de aptidões particulares para a corrida seria inteiramente possível produzir uma raça humana sobredotada através de casamentos selecionados durante várias gerações
consecutivas demonstrarei que atos sociais banais de cujos efeitos nem sequer se suspeita contribuem incessantemente para a degradação da natureza humana enquanto outros contribuem para o seu aperfeiçoamento mas veja só apesar de Galton ter cunhado a palavra Eugenia em 1883 uma revisão mais cuidadosa das publicações anteriores britânicas entre 1860 e 1890 mostra que as ideias principais do eugenismo já eram amplamente discutidas por outros antes da fundação do laboratório eugênico de gutton no final do século XIX Darvin ele evitou discutir a aplicação de sua teoria da evolução ao homem e seu livro a origem das espécies em
1850 a publicação da Teoria de Darwin estimulou vários teóricos sociais e escritores a tentar aplicar as percepções da evolução darwiniana a teoria social o próprio Charles Darwin ele tocou nessa questão no seu livro a descendência do homem na sessão seleção natural afetando as nações civilizadas Vejam Só o que Charles Darvin disse nós homens civilizados Fazemos o máximo para interromper o processo de eliminação construímos asilos para os im mutilados e doentes instituímos leis de pobreza e nossos médicos usam suas melhores habilidades para salvar a vida de todos até o último momento assim os membros mais fracos
da sociedade civilizada propagam sua espécie ninguém que tenha cuidado de criação de animais domésticos duvidará que isso deve ser altamente prejudicial à raça humana davin critica o que ele chamava de sociedade civilizada a ao proteger e sustentar os menos aptos Os mais fracos através de asilos leis de pobreza e cuidados médicos prolongados ele acreditava que os cuidados aos mais fracos doentes ou menos aptos poderiam prejudicar a evolução da raça humana ao permitir que características menos adaptativas se perpetuassem na população conseguem perceber a crueldade desta ideia mas antes de dar publicar a descendência do homem William
hbor Greg e Francis Galton já haviam publicado artigos de forma independente sobre a falha da seleção natural em se aplicar ao homem redbor Greg argumentou que as classes médias estavam sendo desencorajadas a ter famílias permitindo que os menos aptos sobrevivessem ele imaginou inclusive uma sociedade em que essa situação seria diferente acompanhe comigo o que redb disse é conceb uma república em que os pobres sejam proibidos de procriar em que todos os candidatos ao orgulhoso e solene privilégio de continuar uma raça Imaculada e em aperfeiçoamento sejam submetidos a um exame competitivo e apenas aqueles com uma
constituição pura vigorosa e bem desenvolvida possam transmitir seus nomes e famílias às futuras gerações de forma semelhante Francis Galton usou a ideia de um estado ideal que aplicava princípios de Eugenia destacando ali a importância de casar os homens mais talentosos com as mulheres mais talentosas o trabalho de Francis Galton em estatística e quantificação de dados por si só já o teria Tornado muito famoso e o trabalho de sua vida importante pro Progresso da ciência porém é como o pai da Eugenia que ele é lembrado suas contribuições para as ideias de criação humana para a melhoria
social influenciaram profundamente biólogos ativistas sociais e psicólogos até a Segunda Guerra Mundial gton ele foi nomeado Cavaleiro em 1909 por isso tem o Sir Francis Galton Isto foi do Anos Antes de sua morte em 1911 ele também não deixou herdeiros genéticos porém seus herdeiros culturais incluíam muitos intelectuais artistas cientistas do início do século XX Carl Peron era um deles um discípulo de Francis Galton e primeiro Professor Galton de Eugenia na University College London e acabou se tornando um dos principais proponentes da eugen no início do século XX a sua visão radical de Eugenia era impregnada
de racismo e também de militarismo e Ele propôs inclusive medidas extremas para o suposto aprimoramento da raça humana vamos conhecer agora alguns princípios da Eugenia radical de Carl Peron primeiro evolução como luta Global ele acreditava e defendia uma visão darwinista social da evolução onde a seleção natural operava principalmente entre nações e e raças ao invés de entre indivíduos Nações superiores de acordo com ele competiam por recursos e Espaço Vital enquanto raças inferiores representavam um obstáculo ao Progresso Exatamente isto ele acreditava que as raças inferiores consideradas por eles era um obstáculo ao Progresso um segundo fundamento
da Eugenia do carpon é a raça hierarquia ele acreditava em uma hierarquia racial inata com raças nórdicas como anglo-saxões no topo e raças não brancas como africanos e asiáticos na base essa hierarquia segundo ele era determinada por características biológicas e intelectuais que eram inalteráveis e também inatas nasciam com as pessoas ou seja pessoa nasceu para ser superior um terceiro importante fundamento dessas teorias do Peron é a eliminação das raças inferiores para ele garantir o domínio das raças superiores ele defendia a eliminação das raças inferiores essa eliminação poderia ser através de meios diretos como guerra ou
genocídio ou Por meios indiretos como restrições a imigração e também a reprodução um outro fundamento que sustenta as teorias do pon é a Eugenia positiva e negativa ele defendia tanto a Eugenia positiva quanto negativa o que essa tal Eugenia positiva ela visava promover a reprodução de indivíduos considerados superiores a através de incentivos e políticas governamentais já a Eugenia negativa ela buscava impedir a reprodução de indivíduos que eram considerados inferiores através de esterilização forçada da segregação e de outras medidas coercitivas a Eugenia moderna ela casou-se com uma série de disciplinas acadêmicas como sociologia estatística antropologia e
mesmo medicina incorporando as ideias das ciências médicas iis naturais a Eugenia combinou visões Opostas de aperfeiçoamento humano numa nova forma de conhecimento científico que era baseado justamente nas teorias da evolução e também da hereditariedade e os seus objetivos eram sociais e políticos incluindo a monitorização da qualidade da população a restrição da imigração e Inclusive a garantia de domínio de certos grupos raciais na década de 1920 sociedades nacionais de Eugenia foram estabelecidas na maioria dos países e congressos internacionais permitiram que os eugenistas se encontrassem e partilhassem as suas ideias mas antes de continuar eu quero perguntar
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mundo de que a ciência era base suficientemente necessária para a tão esperada renovação da raça humana a Eugenia era uma teoria que buscava melhorar supostamente a humanidade através da reprodução planejada mas na prática essa ideia servia para excluir e controlar pessoas consideradas diferentes e inferiores e quais eram os principais fundamentos da Eugenia a Eugenia baseou-se em especulações sobre diversas áreas incluindo normas sociais porque os os eugenistas analisavam e julgavam as normas comportamentais aceitáveis na sociedade diferenças culturais étnicas E de gênero veja só os eugenistas acreditavam que algumas culturas etnias povos e gêneros eram superiores a
outros usando essas diferenças para justificar Inclusive a discriminação um outro fundamento é o valor racial a ideia de que algumas raças eram biologicamente superiores a outras foi Central para as teorias eugênicas um outro fundamento são as ideias de produtividade as ideias de produtividade econômica e social elas também fluíam prontamente dos argumentos eugênicos os eugenistas argumentavam que indivíduos considerados mais produtivos economicamente e socialmente eles eram superiores e mereciam ser encorajados a reproduzir mas tem um conceito que é Central para compreender a Eugenia é o conceito de inadequação social para os eugenistas se um indivíduo fosse considerado
socialmente inadequado seria apropriado que fosse eliminado essa eliminação não se referia apenas a morte mas também a esterilização e outras formas de impedir a reprodução e Este foi o rótulo de inaptos o que seria então os inaptos inaptos se tornou um rótulo para os membros da sociedade que eram considerados patológicos Ou seja pessoas com doenças hereditárias ou distúrbios mentais também inaptos eram os criminosos indivíduos com histórico criminal vistos como geneticamente propensos ao Crime também foram considerados inaptos os associais que são aqueles que não se ajustavam às normas sociais estabelecidas e também os estrangeiros que eram
imigrantes e grupos étnicos considerados inferiores Mas tem uma outra categoria que também era considerada inapta os indesejáveis todos aqueles que por qualquer razão não se encaixavam na visão idealizada da sociedade pelos eugenistas Alfred plotz um biólogo alemão ele foi uma figura muito importante no desenvolvimento das ideias de higiene racial um conceito que teve grande impacto na Eugenia nazista que se baseava na ideia de raças superiores e inferiores em 1904 plutz Ele criou uma revista científica chamada arquivo para biologia racial e social que foi a primeira a se entrar principalmente em temas de higiene racial e
Eugenia esta revista promovia a ideia de que raças nórdicas arianas eram superiores em 1905 a sociedade parigi racial foi fundada na Alemanha e tornou-se a primeira organização do mundo dedicada a Eugenia outras organizações semelhantes surgiram na mesma época com a sociedade de educação em Eugenia na grã-bretanha que hoje é conhecida como Instituto Galton um exemplo do uso da da propaganda nazista para promover essas ideias pode ser visto em um pôster do programa de eutanásia nazista o T4 que dizia o seguinte este defeito hereditário custa a comunidade do Povo 60.000 he Marks para o resto da
vida compatriota Este também é o seu dinheiro Isso mostra como a Eugenia era usada para justificar políticas de eliminação de pessoas consideradas defeituosas inferiores este cartaz 1926 dos Estados Unidos diz o seguinte presta atenção na frase do centro algumas pessoas nasceram para ser um fardo para as demais no cartaz de cima diz a cada 15 minutos ó do seu dinheiro vão para o cuidado de pessoas com má hereditariedade como Loucos débeis mentais criminosos e outros defeituosos num outro post de propaganda de 1936 produzido pelo escritório de propaganda nazista ilustra o custo de sustentar uma pessoa
com uma doença hereditária a imagem compara os 5.50 he Marx necessários para alimentar uma pessoa doente por um dia ao custo de sustentar uma família inteira de alemães saudáveis pelo mesmo período os nazistas rotulavam pessoas com deficiências mentais físicas ou sociais como doentes hereditários alegando que esses indivíduos eram fardo genético e financeiro para a sociedade e o estado inspirados pelo pensamento eugênico os racistas nazistas viam pessoas com deficiências como um obstáculo em suas tentativas de criar uma raça superior alemã em 1939 o regime nazista iniciou um programa sistemático de assassinatos Um dos lugares mais simbólicos
sobre este acontecimento é o centro de extermínio de eutanásia do Castelo de Martin na Áustria este lugar foi um centro de extermínio de eutanásia onde pessoas com deficiências físicas e mentais eram mortas por gaseo no gás Letal e também por injeção letal de 1940 a 1944 o cartelo de harin foi uma das seis instituições centrais de extermínio de eutanásia do regime nazista durante esse tempo cerca de 30.000 pessoas com deficiências e também doenças mentais alguns inclusive residentes de instituições psiquiátricas casas de repousos de idosos outros presos em campos de concentração como de mous G havens
Brook e dasal e foram considerados inaptos para o trabalho também trabalhadores que eram considerados inaptos ou trabalhadores forçados também foram trazidos para este local e assassinados os cômodos em que os crimes ocorreram eles agora fazem parte do memorial Há também um cemitério ao lado deste Palácio onde os restos mortais daqueles que foram assassinados estão enterrados sepultados ali Desde o ano de 2002 o movimento eugênico que começou a ganhar força Por volta do ano 1900 ele tinha duas abordagens principais como eu já disse antes a Eugenia positiva que incentivava pessoas consideradas geneticamente superiores a terem mais
filhos e a Eugenia negativa que tentava impedir que pessoas com defeitos supostamente genéticos ou inferiores tivessem filhos o movimento eugênico ele encontrou o apoio em várias legislaturas de diversos países e influenciou profundamente as polí públicas na década de 1930 por exemplo a maioria dos Estados americanos dos Estados Unidos da América já haviam aprovado leis que autorizavam a esterilização de pessoas consideradas defeituosas de 1907 a 1932 32 estados aprovavam leis específicas de Eugenia que permitiam ao governo esterilizar pessoas que eles consideravam loucas débeis mentais dependentes ou doentes todos considerados incapazes de tomar suas próprias decisões sobre
reprodução no verão de 73 Minnie Lee e Mary Alice duas adolescentes negras foram tiradas de sua casa em Montgomery cortadas e esterilizadas contra sua vontade e sem o consentimento informado de seus pais por um médico que trabalhava numa clínica financiada pelo Governo Federal quando Mary Alice tinha 12 anos e min Lee tinha 14 as irmãs se tornaram vítimas da prática abusiva de esterilizar mulheres negras pobres no sul dos Estados Unidos a mãe delas que tinha pouca educação e era analfabeta ela assinou com o X em um pedaço de papel esperando que suas filhas recebessem injeções
anticoncepcionais em vez disso as jovens foram esterilizadas cirurgicamente e roubadas do seu direito de ter filhos o caso das irmãs H ele mudaria o curso da história um processo foi movido em nome dessas meninas e ajudou a revelar que mais de 100.000 mulheres principalmente negras latinas e indígenas foram esterilizadas forçadamente sob programas do Governo dos Estados Unidos ao longo de várias décadas Minnie Lee e Mary Alice elas em 2022 tinham 61 e 63 anos uma das grandes vozes contra a Eugenia e a esterilização forçada de mulheres negras é fenny L Hammer Lou ela nasceu em
6 de outubro de 1917 no Condado de Montgomery no Mississippi sendo a 20ª e última filha de meeiros crescendo na pobreza ela começou a colher algodão aos 6 anos de idade e deixou a escola aos 12 para trabalhar em 1944 ela casou-se com Perry Hammer e ambos trabalhavam arduamente em uma plantação no Mississippi até 1962 fenny luou ela era a única trabalhadora que sabia ler e escrever por isso também atuava como cronometrista da plantação em 1961 durante uma cirurgia para remover um tumor uterino Hammer fenil Lu Hammer foi submetida a uma histerectomia que é a
retirada do útero sem consentimento por um médico Branco esta prática de esterilização forçada das mulheres negras era muito comum e ficou conhecida como apendicectomia do mississipe incapazes de ter filhos os Hammer adotaram duas filhas ela se tornou uma das grandes vozes do Movimento dos direitos civis nos Estados Unidos desde suas origens no século XIX a Eugenia esteve profundamente ligada ao racismo e ao colonialismo povos ou pessoas consideradas indesejáveis foram alvo de controle ou extermínio por racistas que buscavam melhorar o suposto estoque humano Como dizia Galton e isto ao longo de várias gerações quando os eugenistas
apelaram para a melhoria da raça eles o fiz eram mantendo a visão de que nem todos os membros da raça humana eram igualmente dignos desde o início a Eugenia buscou influenciar a política social de várias maneiras isso incluía encorajar pessoas bem-sucedidas ou as mais aptas a terem mais filhos introduzir cotas de imigração para restringir a entrada de tipos errados de pessoas no país e esterilizar aqueles considerados indesejáveis a Eugenia se Valeu do racismo científico contra pessoas negras mas Estendeu o seu escopo para criar um grupo de pessoas que supostamente eram considerados como superiores e desejáveis
mas também absorveu e afetou as visões sociais de gênero incluindo visões de maternidade adequada inclusive de direitos reprodutivos o movimento eugênico ele se espalhou pelo mundo e encontrou espaço nas estruturas de políticas públicas em vários lugares como a Eugenia se espalhou junto com colonialismo a sua influência alcançou diversos países todos os continentes sendo que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a abrir um escritório de Eugenia Silvio Romeiro um dos intérpretes do Brasil dizia que o Brasil deveria ser interpretado a partir da evolução de sua geografia e da raça ele defendia a tese
de que a mestiçagem brasileira era Solução regeneradora e Não degenerados seus pares europeus e ele acreditava que essa luta seria vencida pelos brancos e afirmava o seguinte a Minha tese Pois é que a vitória na luta pela vida entre nós pertencerá no porv ao branco mas que esse para essa mesma Vitória Atenta às agruras do clima tem necessidade de aproveitar-se do que tem de mais cruzado pela seleção natural todavia depois de prestado o auxílio de que necessita o tipo Branco irá tomando preponderância até mostrar-se puro e belo como no velho mundo dois fatos contribuíram largamente
para esse resultado de um lado a extinção do tráfico africano e o desaparecimento constante dos índios e de outro a imigração europeia Silvio Romero percebia que a mestiçagem para o branqueamento era o caminho para salvar a nação povo brasileiro ele dizia seria uma mescla áfrico indana e Latino Germânica se perdurar como é provável a imigração alemã veja bem não era qualquer pessoa branca mas o branco especificamente alemão demonstrando assim não somente a sua aproximação com as teses racistas mas especificamente com o arianismo uma tese de superioridade Germânica desenvolvida no fim da guerra franco-prussiana e que
ofereceu o escopo racista para duas guerras mundiais para Silvio Romero o futuro do povo brasileiro Era branco pois ele afirmava que deste imenso mestiço físico e moral desta fusão de sangues e de almas é que tem saído diferen do Brasileiro de hoje e há de sair cada vez mais nítido o do Futuro um outro destes intérpretes é Raimundo Nina Rodrigues que foi um médico que utilizou o racismo eugênico como a base teórica para fundamentar a nação ele realizou os primeiros estudos sobre culturas africanas sob uma ótica racista no seu trabalho de 1939 as coletividades anormais
ele introduziu os estudos pioneiros na Psicologia Das midões e analisava revoltas populares como a revolta de Canudos e o seu Líder Antônio Conselheiro a quem ele descreveu como um simples louco um exemplo simbólico de sua análise é a história de Lucas da feira um ex-escravizado conhecido por liderar uma Insurreição na vila de Feira de Santa Ana em 1828 na Bahia Nina Rodrigues Ele estudou o crânio de Lucas da feira na tentativa de estabelecer uma relação entre suas características físicas e sua suposta criminalidade para ele as diferenças raciais determinavam a natureza dos crimes sugerindo que brancos
e negros deveriam ser punidos de maneiras distintas ele argumentava que os negros eram biologicamente inferiores com raciocínio infantilizado e instabilidade decorrente de o desenvolvimento incompleto já Euclides da Cunha o grande escritor Engenheiro e jornalista que é conhecido como defensor proeminente do pensamento conservador elitista que ecoava teses racistas e eugênicas e foi muito influenciado pelo Darwinismo Social e pelo Positivismo e também seguiu o pensamento racista de gobino as suas análises foram moldadas por sua experiência como jornalista durante o massacre de Canudos e seguindo esse mesmo ideário de gobino e o ideário eugênico Euclides da Cunha via
a missena como algo que degenerava a raça considerando os mestiços como uma subra veja o que ele disse a verdade porém é que se todo elemento étnico forte tem de subordinar o seu destino elemento mais fraco ante o qual se acha encontra na mestiçagem um caso perturbador Euclídes da Cunha era favorável à emigração europeia por considerá-la superior e era a favor do branqueamento da população brasileira para ele o branqueamento deveria ser um projeto de nação de forma que o país adquirisse o que ele denominou de feição Branca mas não mistura entre brancos e negros mas
brancos e nativos indígenas pois a mistura de negros e brancos gerariam indivíduos inferiores veja o que ele disse a mistura de raças muito diversas é na maioria dos casos prejudicial Ant as conclusões do evolucionismo ainda quando reaja sobre o produto o influxo de uma raça inferior despontam vivíssimo estigmas da inferior a mestiçagem extremada é um retrocesso o indo europeu e o negro e o Brasília Guarani ou o tapuia exprimem estágios evolutivos que se frontei e o cruzamento sobre obliterar as qualidades proeminentes do primeiro é um estimulante à revivescência dos atributos primitivos dos últimos de forma
que o mestiço é quase sempre um desequilibrado a mais proeminente voz no Brasil da Eugenia foi o médico e farmacêutico Paulista Renato Kell para ele a Eugenia deveria ser dif fida como religião e esta não foi apenas uma ligação semântica e o Kell ele dialogava com Silvio Romero com Nina Rodriguez com Euclides da Cunha No que diz respeito à perspectiva biológica outros grandes difusores dessa teoria racista foram Oliveira Viana e Monteiro Lobato Oliveira Viana em Sua obra raça e assimilação afirmava que os tipos negros intelectualmente superiores são em pequenas proporções ou seja são raças desiguais
Oliveira ainda via os negros africanos capazes de certa autonomia e conhecimento técnico contudo afirmava a existência dos grandes centros de Cultura nas regiões centrais da África é o que não põe em dúvida mas que estas civilizações sejam criadas da Raça Negra é o que me parece contestável e ele segue concluindo que para os negros assumirem o papel de civilizador em nossa sociedade é preciso que eles se caldei com outras raças especialmente as raças arianas ou semitas e percam a sua pureza o subdesenvolvimento da nação em parte é devido à sua mistura com as raças inferiores
e que o futuro e o desenvolvimento da Nação estava na arian da população brasileira Renato Kell foi convidado por Oliveira Viana para colaborar numa reunião que discutia a redação dos parágrafos sexto e séo do Artigo 121 da Constituição Federal de 1934 parágrafos introduziram um filtro eugênico na legislação especificando que a entrada de imigrantes no território nacional sofrerá as restrições necessárias à garantia da Integração étnica e capacidade física e Civil do Imigrante esse processo normativo surgiu de um intenso debate sobre Quais imigrantes eram desejáveis E por quê vários parlamentares propuseram emendas para assegurar a entrada de
imigrantes ados desejáveis e para barrar os considerados indesejáveis um outro intelectual muito conhecido no Brasil principalmente e que foi influenciado pelas ideias de Renato Kell é o escritor Monteiro Lobato Quando lança o seu livro presidente negro em 1945 ele envia uma carta para Renato Kell onde ele diz Renato Tu És o pai da Eugenia no Brasil e a tu devia eu dedicar meu choque grito de guerra PR eugenia vejo que errei não te pondo lá no frontispício mas Perdoai a este estropeado amigo precisamos lançar vulgarizar essas ideias a humanidade precisa de uma coisa só poda
é como vinha on teiro Lobato não foi apenas um entusiasta da Eugenia mas o seu grande garoto propaganda suas obras estão repletas de referências racistas e eugênicas em 1915 foi criada a sociedade eugênica de São Paulo formada por médicos e demais interess ados em pensar a sociedade brasileira a partir do viés biológico racial e social foi a primeira sociedade eugênica da América Latina foram publicados pela sociedade eugênica Paulista livros artigos periódicos que amplamente divulgavam as ideias eugênicas a Eugenia se constituiu como uma força ideológica na sociedade brasileira cunhada nos fornos das teorias racistas e com
verniz de ciência e não somente refleti o pensamento de uma época mas passava alices para a permanência de uma ideia de superioridade Branca assim como de inferioridade indígena e negra Veja só o objetivo principal desta aula foi explorar a Eugenia destacando seus princípios práticas e os impactos na história na sociedade a Eugenia ela foi uma teoria que propunha melhorar a humanidade através de uma reprodução planejada baseada em noções de superioridade racial e social no entanto na verdade a sua aplicação não se limitava à seleção de reprodução para aprimorar a sociedade na realidade a Eugenia ela
envolvia ações extremas e radicais como a eliminação dos considerados inferiores centralizando como uma ideologia profundamente discriminatória e prejudicial mas não é nós tivemos inclusive recentemente deputados no Brasil alguns anos atrás defendendo a esterilização de pessoas pobres talvez você pense que a Eugenia é coisa do passado mas não é recentemente mesmo no Brasil não muito recentemente um deputado que veio se tornar Presidente inclusive sugeriu que as pessoas pobres fossem esterilizadas a aula de hoje ela começou em Londres próximo ao University College London e para lá que voltamos apenas em 7 de janeiro de 2021 a ucl
university College de London emitiu um pedido público de desculpas por seu papel no desenvolvimento propagação e legitimação da Eugenia em 2018 descobriu-se que um professor honorário da Universidade estava secretamente organizando uma conferência privada sobre Eugenia com palestrantes que incluíam supremacistas brancos e foi depois da conclusão desta investigação que a ucl decidiu se posicionar contra cont Eugenia o nazismo a segregação racial a esterilização forçada os manicômios o aparis na África do Sul e diversas outras políticas segregacionistas ao redor do mundo foram frutos desta estranha semente a Eugenia E você o que achou desta história deixa aqui
sua opinião nos comentários eu terei o maior prazer em ler e lembre-se tudo tem história tudo é história a África tem muita história os povos afrodiaspóricos tem muita história a humanidade tem muita história e vim aqui contar para você [Música]
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