Panorama Bíblico - Novo Testamente - Gálatas

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Igreja Presbiteriana de Pinheiros
EBD de 28 de Agosto de 2016 com o Pr Hernandes Dias Lopes
Video Transcript:
[Música] uma espécie de introdução à carta de Paulo aos Gálatas eu queria que você abrisse então sua Bíblia nesta epístola e nós vamos eh tecer algumas considerações sobre este tão importante assunto carta de Paulo aos Gálatas eu acho que todos vocês têm ciência disso que a disposição das cartas no Novo Testamento não estão por ordem cronológica não estão por ordem cronológica então Gálatas não está aí depois de Segundo aos Coríntios porque foi escrita depois de Segundo aos Coríntios e nós os que esta deve ter sido a primeira carta que Paulo escreveu Muito provavelmente o primeiro
livro do Novo Testamento a ser escrito o primeiro livro a compor o cânon do novo testamento e eu queria antes de eh começar essa exposição orar com vocês pedindo a bênção de Deus sobre o estudo desta manhã pai nós te agradecemos o privilégio de mais uma vez estar aqui compartilhando a tua palavra agradecemos a presença dos teus filhos e filhas que desejosos de receber da tua parte o ensino vem à tua casa e nós rogamos que nesta manhã tu sejas propício a nós iluminando a nossa mente aquecendo o nosso coração e dando-nos Deus o aprendizado
que não apenas satisfaz a mente mas sobretudo que inflama a alma e nos move a ação edifica nesta manhã dirimindo toda dúvida da nossa vida a fim de que desta forma sejamos edificados e cresçamos no conhecimento e na graça do Senhor Jesus Cristo propício a nós e assista-os com a iluminação do Espírito Santo em nome de Jesus amém amém pois bem vamos primeiramente fazer uma retrospectiva histórica para depois entrarmos no conteúdo da carta Esta carta é uma carta que tem uma peculiaridade de todas as epístolas de Paulo é a única que não é dirigida apenas
a uma igreja específica porque Gálatas não é uma igreja Gálatas é uma região é a galáxia a galáxia e nesta região nós somos informados no livro de Atos dos Apóstolos capítulos 13 e 14 que foram quatro igrejas plantadas Antioquia da pisídia icônio listra e Derbi portanto diríamos hoje que esta carta era uma carta para uma coletividade de igrejas era uma carta circular endereçada não apenas a uma igreja como a igreja de Corinto a Igreja de Éfeso a igreja de ah filipos a igreja de Colossos a igreja de tessalônica mas há um grupo de igrejas que
foram plantadas na primeira viagem missionária de Paulo vocês se lembram que na primeira viagem missionária e está descrito isso em Atos 13 a igreja de Antioquia da Síria que era a terceira maior cidade do mundo só superada por Roma capital do império e Alexandria no Egito o evangelho começa prosperar ali e a igreja de Jerusalém manda para lá Barnabé e Barnabé vai atrás de Saulo que estava em Tarso traz Saulo para Antioquia e eles ensinam a multidão de discípulos e esta igreja que era multirracial começa a ter uma visão missionária e o Espírito Santo instando
a igreja em oração jejum ordena que fosse separado Barnabé e Saulo pra obra missionária e a igreja Então ora impõe as mãos sobre eles e despedem esses dois missionários que vão acompanhado do auxiliar dos dois o jovem João Marcos que era primo de Barnabé vocês se lembram também que eles saem pra ilha de Chipre cheg em pafos onde o procônsul Sérgio Paulo é convertido a Cristo depois passam por perge da panfília e em perge da panfília o jovem João Marcos retorna para Jerusalém e também somos informados em Gálatas Capítulo 4 versos 14 ao verso 16
que Paulo vai pregar o Evangelho pela primeira vez na galáxia por causa de uma enfermidade física muito embora essa enfermidade não seja descrita em detalhes Mas deduzimos a partir do Capítulo 4 que tinha a ver com o problema da visão porque os Gálatas receberam Paulo como anjo de Deus e se possível teria arrancado os próprios olhos para dá-los a Paulo e acreditamos nós que o problema que Paulo enfrenta porque ele não sai doente pelo menos o texto bíblico não consta isso que ele tenha saído doente de Antioquia da Síria mas somos informados que ele chega
doente na região da galácia muito provávelmente ele contraiu uma malária nessa região de p da panfília que era uma religião uma região alagadiça pantanosa de muito incidente de malária talvez por isso o jovem João Marcos temha abandonado os dois missionários e retornado paraa casa da sua mãe em Jerusalém a partir daí você vai notar Paulo usando uma espécie de amanuense de secretário para escrever suas cartas isso reforça ainda mais a tese de que ele teve um problema de vista e quando ele viha de regra encerrava suas cartas ele pegava para fazer a saudação final e
nessa carta chega a dizer vedic com que grandes letras Eu vos escrevo dando a impressão que de fato ele tinha problema naquela época não tinha todos os recursos que nós temos hoje da oftalmologia para ter um óculos para ter uma lente PR correção visual e vocês percebem que quando eles chegam na galáxia duas coisas acontecem primeiro os gentios acolhem com muita avidez a palavra de Deus por outro lado eles enfrentam uma hostilidade radical dos judeus radical e essa hostilidade chega ao ponto máximo dele ter sido apedrejado em que cidade vocês se lembram cidade listra e
arrastado como morto da cidade por uma intervenção Milagrosa de Deus ele recobra vida e contu seu trabalho e ele deixa nessas quatro cidades dá para Recordar cidades Antioquia da pisídia não se confunda Antioquia da Síria Antioquia da pisídia com a outra icônio listra e derbe então eles plantam igrejas nessas quatro cidades eles constituem liderança nessas quatro cidades e então Retornam à igreja mãe qual era a igreja mãe que os enviara Qual a Antioquia da Síria e tá escrito no capítulo 14 de Atos Versículos 26 e 27 que reunida a igreja relataram quanta coisas fizera Deus
e como Deus abrir a porta do Evangelho aos gentios notem vocês que Paulo dá o crédito do Sucesso do trabalho a Deus isso é importante que quem abriu as portas Foi Deus Quem Fez Maravilhas Foi Deus eles foram apenas os pois bem temos duas possibilidades porque os críticos que ah acham que Paulo não escreveu essa carta Ah pra região da galácia do Sul que tinham duas galáxias a galácia do norte do Celtas e a galácia do Sul Ah o Que Nós cremos é que esta carta foi escrita para os crentes da galácia do sul ou
seja da galácia onde Paulo plantou as igrejas até porque na galáxia do Norte Onde viviam os celtas nem temos ciência de que houvesse igrejas lá mas os críticos dizem o seguinte mas como Paulo escreve essa carta para combateu os judais Anes e não faz referência ao importante Concílio de Jerusalém registrada em Atos 15 onde esse assunto é tratado porque Paulo não menciona o consílio de Jerusalém onde o problema foi levantado onde o problema foi discutido onde o problema foi tratado onde se forma um documento do Concílio onde se nomeia comissões e Envia essas comissões para
lerem esse documento contra a postura dos judais Anes libertando ou livrando as igrejas gentílicas das práticas judaizantes da circuncisão e ritos judaicos como condição para salvação Por que que Paulo não menciona essa decisão conciliar registrada em Atos de número 15 a conclusão a que chegamos é que Paulo escreveu essa carta antes do Concílio de Jerusalém é que logo que ele chega em Antioquia acontece um fato que fato é esse esse fato está registrado em Atos 15 versículo primeiro é que alguns membros da seita dos fariseus ao ouvirem que os gentios estavam convertendo e sendo agregados
à igreja sem passar pelo rito da circuncisão desceram de Jerusalém e disseram pros crentes gentios assim se vocês não se circuncidar vocês não poderão ser salvos depois em Atos 15 versículo 5 se vocês não guardarem a lei de Moisés vocês não poderão ser salvos e aqui está irmãos um ataque frontal ao cristianismo aqui está uma ameaça concreta ao futuro da Igreja Cristã porque se essa acusação não fosse tratada não fosse resolvida o cristianismo teria se tornado uma seita judaizante e mais o cristianismo perderia o seu vigor por quê Porque a essência do cristianismo é que
a salvação é pela graça mediante a fé agregar portanto qualquer obra a obra completa e Cabal de Cristo na cruz é adulterar o Evangelho é perverter a teologia é matricular a igreja na escola da apostasia então diante dessa concreta ameaça ao futuro do cristianismo convoca-se em Jerusalém quartel general do judais Anes onde estava a igreja mãe um Concílio um Concílio que foi o primeiro Concílio da Igreja Cristã quem se reúne nesse Concílio os apóstolos e os presbíteros da igreja e nesse Concílio vai para lá Paulo vai para lá Barnabé vai para lá Pedro Tiago irmão
de Jesus que escreveu a carta de Tiago é quem é o presidente desse Concílio e o assunto vem à tona baila e o assunto é tratado o assunto é resolvido comissões são nomeadas e esse documento formulado nesse Concílio é lido não só nas igrejas gentílicas da região aqui de Antioquia da Síria mas também uma comitiva é nomeada para ler este documento lá nessas igrejas da galácia onde os judaizantes estavam perturbando a igreja e pervertendo a teologia então Nós cremos que Paulo escreve essa carta tão logo ele retorna dessa primeira viagem missionária antes de ir pro
Concílio é por isso que nesta carta você não encontra alusão ao Concílio de Jerusalém e a decisão tomada no Concílio de Jerusalém eu não sei se vocês estão acompanhando o meu raciocínio agora você percebe que Paulo escreve esta carta que é a mais apologética carta de Paulo nenhuma carta Paulo foi tão firme tão duro tão veemente na defesa do evangelho como foi nesta carta aos Gálatas Qual foi o Ponto Central o fulcro do apóstolo Paulo nesta epístola combater combater as ideias perigosas dos judais Anes quem era o judais Anes os judeus membro da seita dos
fariseus que estavam ensinando às igrejas o quê que se os não se submetessem aos ritos judaicos da circuncisão e não guardassem a lei de Moisés eles não poderiam ser salvos com isso o que que estavam querendo dizer que sua graça não é suficiente que sua fé não é suficiente que além da obra de Cristo é preciso também agregar as obras da lei então Paulo tem como propósito nessa carta irmãos a defesa de duas coisas primeiro a defesa do seu apostolado porque a primeira coisa que esse judais Anes começam a atacar de forma frontal é dizer
o seguinte Paulo não tem autoridade Paulo não tem o mesmo cacife dos Apóstolos de Jerusalém ou seja dos Apóstolos de Cristo que caminharam com Cristo 3 anos que estavam agora depois do Pentecoste em Jerusalém com quartel general porque lembram de Atos 8 com a martírio de Estevão todos os crentes foram dispersos exceto os apóstolos então eles diz o seguinte Paulo não tem o mesmo cacif ele não tem a mesma autoridade ele não tem o mesmo a a a mesma confirmação de apostolado que tem os apóstolos de Jerusalém então Paulo faz uma defesa do seu apostolado
nessa carta a segunda bandeira de Paulo foi fazer uma defesa do evangelho do Evangelho porque não era só a autoridade de Paulo que estava sendo colocada em cheque era Sobretudo o conteúdo a essência do próprio evangelho então eu qu que vocês notassem comigo que tá por trás para entendermos essa carta é que Paulo escreve essa carta para que que Paulo escreve essa carta que propósito Paulo tem a escrever essa carta Então se vocês notarem dos Capítulos 1 e 2 Paulo está tratando da Defesa do seu apostolado os capítulos 3 e 4 Paulo está tratando da
Defesa do Evangelho os capítulos e Paulo está tratando da defesa da ética cristã basicamente Esta é a síntese e esta é Essência desta carta então agora abra a Bíblia comigo a carta aos Gálatas no Capítulo 1 Versículo 4 ele já ele já resume a essência do Evangelho antes mesmo de combater o judais Anes Olha aí comigo o que ele escreve no verso 4 Vamos ler 1 por favor o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados para nos desarraigar deste mundo perverso segundo a vontade do nosso Deus e pai então notem vocês que ele
atribui a nossa redenção exclusivamente a pessoa de Jesus Cristo Jesus Cristo se entregou a mes mes pelos nossos pecados então não tem remissão de Pecados pela circuncisão nem por guardar os rituais da lei Mas a O Livramento dos nossos pecados nos vem por meio de Jesus Cristo e ele fez isso para nos desarraigar arrancar todas as raízes da nossa vida deste mundo perverso então primeira coisa Paul já abre a carta dizendo o seguinte olha eue tá mostrando para que que eu vim já começa dizend o seguinte olha para vocês já ficarem cientes de uma coisa
a obra da Redenção tem a ver com Cristo com a obra dele na cruz não tem a ver com a lei de Moisés mas com a obra de Cristo na cruz e agora irmãos os versículos 6 a 9 ele vai tratar de algo extremamente sério porque aqui ele sintetiza tudo Vamos ler por gentileza o verso seis vamos juntos admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na Graça de Cristo para outro evangelho bom vamos ficar só aqui por enquan só por aqui que que vocês estão notando aqui na palavra de Paulo tá espantado
perplexo chocado e o que que está chocando Paulo aqui que que choca Paulo aqui é que os Gálatas membros das igrejas Antioquia da pisídia icônio listra e derbe tendo recebido o evangelho que Paulo e e Barnabé pregaram na primeira viagem missionária ao receberem os judais Anes mudam de casaca tão depressa sai de uma coisa para outra tão rápido abandona o verdadeiro evangelho para um outro evangelho tão celeremente E aí vai dizer no verso 7 para outro evangelho o qual não é outro senão que alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo agora
vamos entender outro evangelho que não é outro não parece complicado isso os pregam outro evangelho que não é outro mas como assim como é que ess negócio é outro mas não é outro para você entender o trocadilho de Paulo você tem que entender uma palavra grega porque no grego haviam duas palavras para outro para nós em português outro é outro não tem outra palavra para outro né o outro é outro e acabou no grego tinha a palavra hos e a palavra reros haros era outro da mesma Essência por exemplo Jesus Cristo disse eu vou para
o pai e enviarei o outro Consolador o outro Consolador o espírito santo era da mesma essência de Jesus Cristo era hos paretos o mesmo da mesma essência da mesma natureza só que ele diz aqui vocês passar tão depressa para outro evangelho héteros o qual não é outro ros ou seja vocês passaram por um evangelho diferente de outra natureza com outro conteúdo com outra mensagem com outro foco que não é o mesmo que eu preguei na verdade esse outro evangelho que os Gálatas abraçaram o ros Evangelion era um falso evangelho era um substituto barato do veradeiro
evangelho e Paulo está aqui denunciando esse fato que os crentes tão depressa deixar o verdadeiro pelo falso trocar o Genuíno pelo espúrio deixando o evangelho da Graça pro evangelho judais an Versículo oito vamos lá vamos juntos comigo mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu os pregue evangelho que vai além do que temos pregado seja anátema vamos parar um pouquinho aqui Paulo está dizendo uma coisa importantíssima só tem um evangelho esse Evangelho é o evangelho apostólico revelado por Deus ou seus Apóstolos é por isso que a igreja cristã é igreja católica e
Apostólica católica Porque ela é universal não é catolicismo romano Católica no sentido de que a igreja ela procede de todas tribos raças línguas e nações não importa onde ela está se ela está em Cristo ela é uma igreja católica e Apostólica não porque hoje nós temos novos Apóstolos é isso que o Nicodemos vai tratar amanhã no culto conexão com Deus quando nós falamos que nós somos uma iG Apostólica não é que nós temos Apóstolos novos hoje é que nós seguimos a doutrina dos Apóstolos ele é Apostólica nesse sentido agora Paulo está dizendo que ainda que
vem um anjo do céu e pregue outro evangelho diferente do do evangelho que os apóstolos pregaram seja o quê anátema maldito rejeitado o que que Paulo está ensinando com isso é que nós não temos hoje novas revelações nós não estamos abertos a novidades do Mercado da Fé nós não estamos abertos a alguém iluminado entre aspas que diz eureca descobrir alguma coisa que nunca ninguém Anes tinha descoberto e agora sim encontrei a verdadeira verdade não nós não estamos abertos a novas revelações há um único Evangelho o evangelho que Deus deu aos Apóstolos pregado por eles e
a agenda da igreja não está aberta para novidades do Mercado da Fé versículo de número n vamos juntos assim como já dissemos e agora repito se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebeste seja aná então o que que Paulo está ensinando aqui que no evangelho de Deus não tem o quê acréscimos não tem pós script não precisa de revisor não precisa de notas de acréscimo ele já está aqui usando uma linguagem bem Nossa chutando a canela dos de dois anos a partir de agora você vai perceber no capítulo primeiro ele vai responder
uma acusação dos judaizantes que Paulo estava tentando agradar as pessoas um evangelho mais light porque é de graça para você guardar lei ET tal e então dizendo que Paulo era aquele camarada que fazia a o Politicamente correto para se sentir bem para se sair bem Olha a resposta dele no verso 10 porventura procuro eu agora o favor dos homens ou de Deus ou procura agradar a homens se agradasse ainda a homens não seria servo de Cristo e aí ele começa a contar em defesa do seu apostolado de quando ele convertido a Cristo lá no caminho
de Damasco ele não consultou carne ele não consultou sangue nem subri pros Apóstolos que estavam em Jerusalém mas partiu pra região da Arábia onde ele ficou 3 anos e a grande pergunta que se Deva ser feita tá aí no final do capítulo primeiro é por que que ele foi pra Arábia e a resposta que nós temos é esta ele foi pra Arábia para fazer uma espécie de seminário intensivo com o Senhor Jesus porque foi chamado fora do tempo ele diz lá em primeiro Coríntios 15:9 que ele era o menor dos Apóstolos porque el perseguiu a
igreja de Deus e agora ele vai para lá porque lá Jesus se revela a ele e Nele de tal maneira que Paulo que tinha estudado aos pés de gamaliel aprendendo as doutrinas do Judaísmo não aprende as doutrinas do cristianismo assentado aos pés de um mestre humano na academia mas recebe as doutrinas por revelação de Jesus Cristo a ele e certamente como judeu Zeloso que era da Lei ele vai reler o velho testamento Porque notem que o passado dele foi um passado de quê de perseguição a Cristo de perseguição à igreja e ele fazia isso pensando
que estava cultuando a Deus mandando matar os crentes e ele é o reler o velho testamento ele descobre algo maravilhoso que o Jesus Que ele perseguira era o verdadeiro Messias verdadeiro Messias tanto é fato isso irmãos que Capítulo 1 Versículo 18 você pode notar aí depois que ele passa 3 anos na Arábia ele volta para onde para onde ele volta não Gálatas 1 Versículo 18 Não não é é o 18 que eu quero olhar com vocês verso 17 desculpa lei o 17 ele voltou para onde depois dos 3 anos da Arábia para Damasco para Damasco
para damasco e eu quero crer que é nessa volta para Damasco que se encaixa atos Versículo 22 que está escrito lá Saulo mais e mais se fortalecia confundindo judeus demonstrando que Jesus é o Cristo eu pergunto a vocês me D uma me dê um sinônimo do verbo demonstrar que que é demonstrar hã provar provar e provar de forma exaustiva detalhada e meticulosa em outras palavras quando Saulo depois de TRS anos em Damasco recebendo revelação Direta do Senhor Jesus conteúdo do evangelho que ele prega ele está profundamente convencido dessa verdade que perseguira que verdade é essa
que Jesus é o Messias que Jesus é o Cristo então ele começa defendendo o seu apostolado contando a sua experiência de como foi seu chamado e de como foi a sua recepção das verdades eternas e agora então no Capítulo 1 Versículo 18 é que ele vai contar a sua experiência de comer sobe para Jerusalém experiência essa registrada lá em Atos 26 em diante de como ele chegou em Jerusalém aqui não tem todos os detalhes mas lá tem o detalhe de que quando chegou os crentes não receberam não acreditaram na conversão dele pensaram que ele estava
blefando que ele estava sabotando a fé cristã e que barnab foi esse grande instrumento de Deus para introduzi-lo aos Apóstolos pois bem e ele continua sua defesa no capítulo 2 no capítulo 2 e eu quero só chamar sua atenção pra maneira como Paulo de forma tão contundente tão contundente e combateu judais Anes nós já vimos aí Capítulo 1 6 a 9 vamos conferir agora Capítulo 2 Versículo 4 Você pode ler o quro comigo e isto por causa dos falsos irmãos que se intrometer com de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo e reduzir-nos à
escravidão então ele chama esses judeus judais Anes da seita dos fariseus que haviam se imiscuíssem ele diz que esses falsos irmãos tem um propósito Qual é espreitar o quê a nossa liberdade que temos em Cristo e reduzir-nos à escravidão porque a lei reduz a pessoa a escravidão Por que que reduz a escravidão quem pode me responder hã C do julgo da lei Mas o quê C circuncisão os outros rituais os outros rituais é que a lei te dá uma ordem faça mas não te dá o quê o poder para você cumprir a ordem eu pergunto
a vocês a lei é ruim a lei é boa a lei é boa a lei é santa a lei é santa a lei é justa a lei é justa Então qual o problema da lei problema da lei é que ela lida com um material muito ruim muito fraco esse material É Barro ruim demais esse material é você sou eu somos nós O problema não é a lei O problema é que você e eu jamais conseguimos guardar essa lei se você e eu conseguíssemos guardar 100% da Lei nós seríamos salvos pela lei e Jesus não precisar
nem ter vindo ao mundo o problema é que você e eu não guardamos a lei mas a lei não faz concessão não alivia a carga ou você guarda a lei ou morre por ela por causa por ela não por causa dela então impor a lei é reduzir uma pessoa a escravidão ele é escravo El ele não consegue ser livre ele não consegue cumprir ele vivee vive debaixo de um peso eu vi debaixo de uma canga de um julgo de uma escravidão vamos ver outra outra maneira como Paulo diz isso ah o Versículo 5 25 vamos
lá seguir a leitura aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos para que a verdade do Evangelho permanecesse entre vóz Ou seja quando os judaizantes vieram botar essa canga no nosso pescoço nós não nos submetemos a essa canga esse julgo nemhum hora nemum hora vamos para Capítulo 3 Versículos de 1 a 5 para ver novamente como é que Paulo combate esses judaizantes Vamos ler juntos TR 1 a c vamos lá ó Gálatas insensatos quem vos fascinou a vos outros ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como sacrificado quer apenas saber isso de vós recebestes
o espírito santo pelas obras da Lei ou pela pregação da Fé sois assim insensatos que tendo começado no espírito estejais agoraos perfeiçoar na carne terá sido em vão que tantas coisas sofrestes se na verdade foram em vão aquele pois que vos concede o espírito e que opera Milagres entre vós porventura o faz pelas obras da Lei ou pela pregação da Fé E aí Paulo não não não fica medindo muitas palavras não diz ó Gálatas insensatos me dê um sinônimo de Insensato tolo falta de conhecimento meninice como é que vocês fazem um negócio desse vocês abandonam
o verdadeiro pelo falso vocês começaram bem e agora vão continuar mal vocês receberam o espírito santo não foi mediante a lei foi mediante a fé a pregação da Fé vocês começaram no espírito vocês querem agora se aperfeiçoar na carne aquele que vos concede o Espírito Santo e que opera Milagres entre vós porventura o faz pelas obras da Lei ou pela pregação da Fé as as perguntas são o quê retóricas a resposta já é automática óbvia então Paulo está aqui combatendo judías mas tem mais olha comigo lá no capítulo Cap 4 Paulo ainda continua esse esse
esse essa tese dele de defesa do evangelho combatendo juda Capítulo 4 16 a 20 vamos juntos comigo tornei-me porventura vosso inimigo por vos dizer a verdade os que vos obi não fazem sinceramente mas quer afastar de mim para que o vosso zelo seja em favor deles sempre Zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco meus filhos por quem de novo sofro as dores de parto até ser Cristo formado em Vós pudera eu estar presente agora convosco e falar-vos em outro tom de voz porque me vejo perplexo a vosso respeito acusação dos judaizantes desses
falsos Mestres a Paulo é o seguinte que Paulo e era inimigo deles e não amigo deles eles acusavam Paulo de estar pregando o falso evangelho quando eles estavam pregando o falso evangelho e assim são sempre os falsos Mestres irmãos sempre os falsos Mestres falso mestre vai dizer para você não o que você ouviu até hoje não é verdade agora eu estou trazendo a verdade para você seus pais viveram também não é verdade agora sim que nós descobrimos a verdadeira verdade falavam que Paulo estava não era amigo deles Paulo não os amava né era inimigo deles
por pregar a verdade e aí veja o verso 17 os que vos obsequios ins sinceramente o que que é obsequiar hein hã tratar a pão de ló encher de elogios de agradar tentar agradar Então os falsos Mestres podem agora preste atenção nisso todo falso mestre é um gtil meno é extremamente cuidadoso amigo amigável ele não quer Contrariar ninguém é queer agradar mas Paulo diz que essa estratégia deles de agradar esses crentes gentios não era o quê sincero o evangelho irmãos as vezes é pesado mesmo é contundente mesmo mas quando alguém prega com contundência não é
porque é inimigo é porque às vezes a verdade de Deus é dura forte robusta agora notem Versículo 18 é bom ser sempre Zeloso pelo bem não apenas quando estou presente convosco meus filhos por quem de novo sofra as dores de parto até ser Cristo formado em Vós a linguagem de Paulo é muito forte aqui Paulo já tinha gerado esses crentes é como se tivesse uma espécie de aborto e agora Paulo tivesse grávido outra vez e Paulo estivesse sentindo as dores de parto outra vez para gerar esses crentes outra vez el táa usando uma linguagem assim
muito rud muito muito muito muito crua muito nua muito forte para dizer que ele os amava ele não era inimigo ele era uma espécie de mãe que não só gera mas está agora sofrendo as dores de parto para que aqueles crentes não se apart assem do Evangelho mas voltassem ao Genuíno e verdadeiro evangelho vamos seguir ainda nessas críticas que né nessa defesa do evangelho Capítulo 5 agora a partir do verso 2 abre aí comigo vamos ler o Versículo 2 eu Paulo vos digo que se vos deixares circuncidar Cristo de nada vos aproveitará três de novo
testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar o quê Toda a lei para um pouquinho o problema de Paulo era circuncidar ou não circuncidar não Não de jeito nenhum quer ver um exemplo quando os judais Anes quiseram circuncidar Timóteo tito tito com a teologia por trás Paulo disz Não de jeito nenhum de jeito nenhum de jeito nenhum porque se o entendimento é circuncidar como condição de ser salvo ao se deixar circuncidar vai ter que guardar a lei toda e ao tentar guardar a lei toda qual o resultado fracasso fracasso porém
porém quando Paulo sai pra segunda viagem missionária com Timóteo Paul circunci Timóteo Paulo tá sendo in coerente não você não deixa circuncidar o Tito e manda circuncidar o timó que negócio é esse Cadê a coerência Cadê a consistência Por que que não circuncida o Tito e circuncida o Timóteo por uma razão muito simples quando os judais Anes queriam circuncida Tito a ideia lá era circuncida porque isso é necessário para quê para salvação e se é para conteúdo da salvação Paulo diz Neca Jamais porque se for circuncidar como condição para ser salvo Então você vai ter
que guardar a lei inteira e você tentando guardar a lei inteira você tá fracassado agora o problema de Timóteo era outro Paulo disz o seguinte não é nem a circuncisão nem a incircuncisão que nos recomenda a Deus mas você é nova criatura se o problema é cultural se circuncidar vai abrir porta pro evangelho vai tirar mil lindr culturais para que eu tenha acesso para pregar o Evangelho não a lei Então posso circuncidar Timóteo porque você não fica Nem Melhor Nem Pior se circuncidar você não é mais agradável Deus ou menos agradava a Deus por circuncidar
ou não circuncidar não é a circuncisão nem a incircuncisão que nos recomenda a Deus é o ser nova criatura voltemos ao texto de ah Gálatas 5 Versículo 4 vamos juntos comigo de Cristo vos deslig vós que procurais justificar vos na lei da Graça Deca porque nós pelo Espírito Aguardamos a esperança da Justiça que provém da fé porque em Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum mas a fé que atua pelo amor Versículo sete é um dos Versículos mais importantes do novo testamento vós corrige bem quem vos impediu de continuares a obedecer à
verdade esta persuasão não vem daquele que vos chama um pouco de fermento leva toda mass confio de vós no Senhor que não alimentarei nenhum outro sentimento mas aquele que vos perturba seja ele quem for sofrerá o quê condenação então o apóstolo Paulo está aqui nesta carta Eu só peço que vocês atentem para isso fazendo uma defesa do evangelho essa carta é a carta mais apologética do apóstolo Paulo deixa eu fechar essa questão de argumentação no Capítulo 6 Versículos 12 a 17 vocês estão notando que todos os capítulos Paulo está defendendo o evangelho então quando lerem
essa carta Leiam nessa perspectiva 6 12 a 17 vamos juntos todos os que querem Ostentar na carne esses vos constrangem a vos circuncidar somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo guardam a lei antes querem que vos circunci para se gloriar na vossa carne mas longe esteja de mim gloriar-me Senão na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo pois nem a circuncisão é coisa alguma nem a incircuncisão mas o ser nova criatura e a todos quantos andarem de conformidade com esta
regra paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus quanto ao mais ninguém me moleste porque eu trago no corpo as marcas de Jesus então notem isso notem isso por gentileza quando os crentes gentios circuncidam isso aliviava perseguição ou aumentava a Perseguição sobre eles quando el circuncidam conforme os judais queriam aliviava Por que aliviava eu pergunto a vocês de onde procedia a maioria das perseguições contra Paulo contra os missionários dos gentios ou dos judeus dos judeus quando um crente Gentio se circunci ia ficava de bem com quem com os judeus o que
que acontecia com isso ele não era perseguido agora Paulo vai dizer o seguinte não importa se eu vou ser perseguido eu vou fazer o certo se a minha motivação da vida cristã é evitar perseguição eu tô com foco errado e ele chega a dizer olha quanto ao mais ninguém me moleste eu trago no corpo as marcas de Cristo e quando ele fala as marcas de Cristo el não tá falando de forma figurada Não ele está falando de forma literal vocês se lembram que ele recebeu só dos judeus uma quarentena de açoites menos um Vocês que
são bons de matemáticas uma cinco vezes uma quarentena de açoites menos um são quantos açoites quanto 195 açoites 5 x 40 200 menos um cada um C 195 açoites o cara era todo marcado por causa de quê do Evangelho pois bem queridos A Essência desta carta portanto é provar o seguinte que os judais Anes que estavam perturbando a igreja e pervertendo o evangelho são duas coisas diferentes o Evangelho se perverte a igreja se perturba então falsos Mestres na igreja tem dois propósitos perturbam a igreja e pervert o evangelho e a tese essencial do apóstolo Paulo
nesse nessa epístola é aquilo que está escrito aí no Capítulo 3 Versículo 11 Vamos ler comigo 31 todos juntos vamos lá é evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus porque o justo viverá pela fé é evidente isso é ente isso então a essência do que ele tá querendo dizer é isso a justificação não é pelas obras é pela fé agora você pergunta e aí bom mas então e aonde que entra a lei nesse processo todo para que que serve a lei Então por que que Deus deu a lei então se eu não
sou judicado por meio dela para que que Deus deu a lei então a lei é ruim então a lei não presta Então vou jogar a lei do Lio qual a função da Lei Qual o propósito da Lei e Paulo não deixa essa assunto sem resposta Paulo Não deixa esse assunto sem resposta olha por favor o que ele vai escrever no capítulo 3 por gentileza Versículo 24 pode ler comigo de maneira que ai servi de a Cristo a fim de que é um pedagogo é um pedagogo a lei pega você pela mão diz o seguinte o
meu papel não é salvar você o meu papel é levar você ao salvador o meu papel é convencer que você é pecador você precisa do Salvador eu não posso salvar você porque eu sou muito exigente Eu exijo que você seja perfeito e você não consegue ser perfeito mas eu vou pegar você pela mão e vou levar você a alguém que é perfeito e esse alguém se identificou com você e esse alguém assumiu o seu lugar e esse alguém foi o seu substituto e esse alguém tomou sobre si o seu pecado e esse alguém morreu por
você e esse alguém pagou a sua dívida e esse alguém justificou você esse alguém salva você eu sou aio eu vou levar você a ele esse Ele é Jesus Cristo o Salvador ess é oel da Lei esse oel da Lei eu já tenho dito isso aqui algumas vezes e nessa figura que Paulo menciona Em Romanos 7 que eu acho uma das figuras mais comoventes dentro dessa estrutura a da justificação eh que está escrito lá em romanos capítulo 7 eh e a linguagem de Paulo é uma linguagem de casamento e na linguagem de casamento Paulo diz
que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida or a mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele viver mas se o mesmo morrer desobrigada ficará da Lei conjugal de sorte que será considerada adúltera se vivendo ainda o marido unir-se com outro homem porém se morrer o marido estará livre da Lei e não será adúltera se contrair novas núpcias assim meus amados irmãos também vós morrestes relativamente à lei por meio do corpo de Cristo para pertencer deses a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos para que frutifiquem para
Deus aí você diz Paulo Não tô te entendendo nãoe negócio de casamento aí com lei com morrer com rado Não tô te entendendo é que Paulo não está falando de casamento Paulo está falando da nossa relação com Cristo e usa uma figura de linguagem ó o papel da Lei eu tô casado com a lei a lei é o marido eu sou a esposa do marido e o texto diz que a mulher está ligada ao marido enquanto ele viver e esse casamento é um casamento muito complicado muito turbulento Por que turbulento porque o marido é perfeccionista
marido é perfeito o marido é a lei é justo é bom é espiritual ele não erra nunca ele não admite erro nunca só que a mulher é atabalhoada ela é complicada essa mulher é inconstante e Essa Mulher Sou Eu sou você somos nós e esse marido é tão bom mas tão bom mas tão bom que ele também não morre e a coitadinha não consegue se livrar dele Nunca como é que sai desse casamento seu marido não morre e a mulher não consegue agradá-lo e a resposta do texto é o seguinte já que o marido não
morre sabe quem morre a mulher qu a mulher morta não tá mais ligada ao marido não tem negócio de casamento no caixão e nem depois que ressuscita então a mulher morre e ressuscita livre do casamento porque ela morre em Cristo e ressuscita em Cristo para casar com outro e esse outro é Jesus Cristo Então essa é a ideia que a bíblia traz dessa relação para que que serve a lei não é para nos salvar é para nos levar a Cristo pois bem eh depois eu queria que vocês olhassem com vagar as aplicações que Paulo vai
fazer nos Capítulos 5 e se e é sobre a Nova Vida em Cristo você é livre você recebeu o espírito santo você pode andar no espírito você pode viver no espírito você produz o fruto do espírito porque mediante a lei você não conseguia isso mas é por meio da fé é que você recebeu o espírito santo você foi regenerado você foi selado agora você anda no espírito Agora você vive no espírito agora você é cheio do Espírito agora você produz o fruto do espírito agora você crucificou a carne com as suas paixões agora você é
membro de uma família como membro de uma família você agora não é radical não é legalista com outros você carrega as as cargas uns dos outros Se alguém for surpreendido na alguma falta lá no Capítulo 6 Versículo 1 você que é espiritual deve ir lá e corrigir com Espírito de brandura para ir você guardar você mesmo para você não ser você você tentado também você em vez de ficar acusando o seu irmão botando mais culpa e peso no seu irmão alivia a carga dele alivia a carga dele notem isso irmãos o judaísmo produz legalismo legalismo
mata as pessoas é um caldo mortífero mas o Evangelho é o evangelho de toda graça o evangelho leva você a cuidar de você e a ser generoso com o outro a ser abençoador do outro e assim Paulo conclui essa belíssima carta eh dizendo o seguinte que o evangelho pode nos trazer até sofrimento aqui as marcas de Cristo mas o evangelho nos oferece uma gloriosa Esperança uma gloriosa Esperança por toda a eternidade que Deus nos ajude que Deus nos abençoe nós vamos eh concluir aqui e fica para você e para mim aqui um grande Alerta eu
acho que nunca talvez na história da igreja nesses 20 séculos de cristianismo a igreja foi tão atacada por falsas doutrinas por falsos Mestres TR como nos dias de hoje basta você ligar sua televisão basta você ligar o seu rádio basta você ficar antenado as novidades são muitas e hoje as pessoas beiram a irracionalidade a loucura porque a capacidade que os falsos Mestres têm hoje criar novidades para atrair as pessoas Beira a loucura Beira loucura e como no Brasil sobretudo nós somos um povo de pano de [Música] fundo de culturas híbridas nós somos um povo um
camente raças e automaticamente um povo sincrético esses falsos ensinos atraem as pessoas gostam disso e Paulo chega a dizer que chegaria um tempo que as pessoas sentiam coceira nos ouvidos elas não suportariam a Sã Doutrina porque a Sã Doutrina exige arrependimento renúncia vida nova compromisso aliança com Deus os falsos Mestres não exigem nada disso desde que você pague para eles desde que você encha o bolso deles desde que você os ajude a construir um império econômico eles estão prontos a fazer qualquer concessão não fazem nenhuma exigência só promessas só promessas e nós precisamos estar atentos
irmãos porque os tempos mudaram mas o coração do homem não é tão perverso tão mal tão corrupto tão tendente ao erro como sempre foi a carta aos Gálatas foi uma carta tão importante que foi o quartel general juntamente com Romanos da reforma do século X é o grande grito da Liberdade Cristã é a grande plataforma do Reino de Deus e nós precisamos desta carta do seu conteúdo ainda hoje para que a igreja não seja perturbada e para que o Evangelho não seja pervertido vamos orar receba Deus a nossa gratidão nesta manhã porque podemos abrir a
tua palavra livremente e sermos confrontados e alertados por ela glória ao teu nome porque tu nos deste o evangelho e nós precisamos guardar este bom depósito mas mais do que isso Deus nós precisamos proclamar essa verdade aos ouvidos do mundo para que aqueles que são teus Venham ao conhecimento da Verdade e sejam salvos levanta esta igreja cada dia mais Deus com este compromisso de levar a tua palavra de pregar com fidelidade na dependência no poder e na unção do teu espírito Glória o teu nome porque nesta manhã esta igreja abre as portas da sua casa
do seu templo para que todos dasde as crianças as pessoas mais avançadas em idade possam se debruçar sobre a tua palavra e estudá-la rendemos ações de graças a ti por isso em nome de Jesus amém Deus abençoe [Música] queridos m
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