Sistemas Operacionais - Aula 17 - Introdução ao Gerenciamento de Memória

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Engenharia de Computação - 12º Bimestre Disciplina: Sistemas Operacionais - EEO-001 Univesp - Univ...
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[Música] olá seja bem vindo ao la de número 17 de sistemas operacionais onde a gente vai falar de gerenciamento de memória então esse é um assunto que envolve a parte de gerenciamento de recursos falou aulas anteriores que o sistema operacional ele tem duas funções o primeiro servir de interface entre o usuário ea máquina do qual ele está utilizando a segunda seria ele servir como gerenciador de recursos como administrador de recursos com o mordomo de recursos para saber quando ele deve alocar um determinado recurso para um programa e quando ele deve retirar um determinado recurso de
um outro programa e existem vários recursos como a gente viu é o próprio processador o outro recurso é o que a gente está vendo aqui né o recurso da memória principal então esse recurso que a gente vai verificar como sistema operacional ele gerencia ele administra administra a esse curso é chamada de memória estão em aulas anteriores a gente falou sobre o que sobre a alta profundidade locke isso diz respeito ao gerenciamento de processo o processo é um programa execução e possui um processador esse processador vai ser gerenciado vai ser compartilhado pelos processos de forma que
os processos possam utilizar de forma otimizada o processador entre o que entre os vários processos que são os programas que se encontra em execução então esse é um assunto que a gente vai tratar junto de como a memória principal é gerenciada por um sistema operacional e ele tem várias formas de gerenciar eles sim formas bola programados onde existe apenas um único programa e existem formas para gerenciar memória quando ela é mais complexa quando existem vários processos que são executados de forma concorrente não existem várias formas de gerenciar memória várias formas de quebrar memória e dá
um pedaço de memória para cada processo é que a gente vai ver nas aulas nas próximas aulas incluindo aula essa aula de hoje para dar uma motivação é inicial né normalmente os programadores eles querem o que eles querem um mundo ideal o que seria então este mundo ideal né o mundo ideal seria o que seria uma memória um computador que tem uma memória grande o suficiente uma memória que seja rápida ou seja me deu uma resposta o quanto antes do acesso que foi solicitado assim como que uma memória que não seja bolatti memória aí que
quando desligar o computador as informações contidas nessa memória não possam desaparecer até que eu em sua a sua exclusão dessa memória ao mesmo tempo quero que eu quero uma memória e também os programadores né eles desejam a memória que seja de baixo custo que não precise pagar muito para obter essa memória então são esses os requisitos não seria o de neto as tecnologias dos sonhos do que os programadores gostam de t pra que eles possam então criar as suas aplicações obviamente esse tipo de situação existe uma infinidade de processos possam compartilhar recursos chamada memória de
forma o que de forma concorrente e paralelo a isso que a gente vai tentar é falar aqui nessas próximas aulas obviamente que como tinha dito é só esse comportamento não existe e os programadores necessitam que necessitam se adequar à situação de pouca memória memória que por vezes é lenta ela é boate ou seja contempla perde o seu conteúdo assim como existe um custo não é uma pirâmide de custo que seria o que a gente vai ver então aqui nesse site a memória é o sistema de computação ela possui diversos tipos de menor memórias como o
registrador é que vocês estão vendo aqui que som é essencialmente ao redefinir registradores essencialmente memórias que se encontram dentro do processador e consequentemente com esse encontro do processador ou o delta de ali a distância percorrida para acessar uma informação é pequena é menor do que acessar de uma memória principal em função disso ele é o que ele é mais rápido que é um dos requisitos que a gente viu aonde a gente viu aqui uma memória que seja rápida pra que possa então acessar os dados armazenados no registrador voltando aqui o resultado é o que está
na memória que se encontra dentro da cpu e conseqüentemente ele tem um acesso mais rápido que as outras memórias que vocês estão vendo aqui existe o que existe de [Música] 2277 a primeira é no que diz respeito ao que no que diz respeito ao seu tamanho o segundo é o que diz respeito ao que diz respeito à velocidade de acesso que são dois itens que foram mostrados aqui o primeiro a gente tem que primeiro a gente tem aqui a parte do tamanho de um site a segunda parte em que tenho que ter a parte do
que do speedy que seria a velocidade de acesso quanto mais você desce aqui nessa memória você vai ter que com certeza que o maior com maior quantidade de armazenamento uma quantidade de bairros que podem ser armazenadas sua morte por outro lado quanto mais você sobe na hierarquia menor vai ser o menor vai ser o tempo de acesso e consequentemente o registrador é a memória que possui o menor tempo de acesso à memória principal ela tem vários níveis são essencialmente onde a arquitetura de multi core core em várias áreas que podem ser utilizadas são compartilhados por
elas são particulares a um determinado jogo por outro lado existem que são compartilhadas são compartilhadas entre vários núcleos de simples daí que são comuns a todos é diversos níveis e quanto mais quanto maior obviamente nível 1 nível 2 nível então ele é mais rápido do que em virtude de estar mais próximo do código também a memória ram memória hoje em dia máquina que você compra de 8 gb 4 gb dispositivos computadores quanto maior obviamente quanto maiores são são memórias que vão prover uma área de trabalho maior melhor e maior né pro a aplicação do usuário
existem os armazenamentos quem chama de armazenamento sair persistente e não vou lá seja com você desligou o computador as informações contidas em sua memória ela continua armazenada e não é excluído e é no final da aac da cadeia quem estava aqui tem uma equipamentos de backup que ainda são utilizados como os históricos aqui que são esposas são unidades de fita que normalmente são utilizados aí pra pra parte de a partir de backup da copa segura esses são os níveis aula de hoje não é sobre isso mas a aula de hoje é justamente pra gente saber
como é que a gente vai gerenciar principalmente esse item aqui que seria o item da memória principal botão seguindo aqui a tarefa do gerenciador para cada tipo de de memória seria o que gerenciará iraque de memória gerencial os espaços livres de ocupados a lôca e localizar os processos dados na memória também assim como controlar as partes da memória que estão use as partes que não se encontra em gozo ou seja preciso fazer o mapeamento e precisa atualizar quais são as partes da memória principal questão e 11 ea ficção não estão em uso além disso é
preciso cuidar do que é preciso cuidar de alocá e de deslocar a memória principal quando o processo terminar todo esse trabalho é feito por quem por um módulo de sistema operacional módulos e operacional que se chama gerenciadores recursos e esse gerenciador de recursos esse curso na realidade seria memória tão gerenciador de recursos é como se fosse um módulo de computador um módulo de do sistema operacional que cuida do que cuida de água a administração da memória do computador tarefas como além do que os citei deveriam controlar as partes que estão em uso e tratar do
problema como falei aqui do do shopping que seria tirar o conteúdo da memória principal e colocar no disco e assim como o inverso não tirar da memória principal e colocando disso o disco para a memória principal memória principal para disse que seria o processo que a gente chama de suape que a gente vai é ver daqui pra frente existem várias gerências de memória várias estruturas layouts de memória que [Música] trabalhavam quem chama de mundo programação todo mundo sabe que eu na programação uma programação seria o que seria apenas um único processo está sendo executado no
sistema de computação então a gente tem um novo amor no programa são apenas um único programa assim como esse neste cenário aqui e existem três tipos diferentes uma cruzada foi usada antigamente a nos mexer nos computadores de grande porte assim como esse aqui o largamente utilizado já em sistemas operacionais e dispositivos em rede réu seria um smartphone por exemplo que tem o que tem um sistema operacional que encontra armazenado onde numa memória apenas leitor fez um boot ligou o celular ou smartphone nessa hora de leitura então acessada para que então possa carregar o que possa
carregar então o sistema operacional os primeiros computadores pessoais a gente tem o sistema operacional aqui na memória principal começando com endereço 10 e é os drivers de dispositivo anti vai ver são software que controla dispositivos que são armazenados onde estão armazenados e memórias apenas leitão três cenários aqui né o o sistema operacional na ram o outro é impositivo heidfeld não consuma telefone o tablet onde operacional fica na memória apenas de leitura o terceiro aqui onde será o operacional ele encontra-se na ram e existem os esposos é os drives dispositivos softwares que vão controlar o dispositivo
que se encontram também num possível apenas de leitura memória as contas bom não fazer então quando a gente quer a multiprogramação aqui tinha outro cenário anteriormente tinha mando programação vai ter muita programação o que seria esse cenário como de programação então o cenário com multiprogramação seriam vários computadores que vão compartilhar uma única cpu e uma onde a memória que a gente faz o gerenciamento como a gente faz a divisão dessa memória entre é processo diferente bem simples à primeira forma que foi uma forma inclusive eu já cheguei a trabalhar com essa forma participou na dac
desta forma apaixonada quebra memória principal em várias partes ões diferentes onde cada uma delas fico que é alocada para uma determinada a fifa dá pela repartição e aqui então a gente tem o que a gente tem três netos trabalhos jogos aqui que podem são o que estão nessa fila na partição na posição 2 existem o que existem outros um outro o único jovem aqui e assim por diante na partição repartição 42 jovens esperando por esse é por essa partição essa parte da memória bom além dessa da divisão em cinco a gente tem que cuidar também
de que a gente tem que cuidar de de fazer justamente a parte da proteção para que os o processo ela não venha invadir parte de outro processo então pra isso a gente já existem o que os dois registradores sakineh que o registrador de treinador seria esse essa memória que se encontra onde se encontra na cpi o que é bastante rápido então dois seqüestradores um para armazenar a base e outro para armazenar o que para a amazônia limite para quê serve esse pessoal segue assim viu se você tem um programa de 40 cá seu programa foi
armazenada a vamos dizer assim no endereço 20 da memória principal o que o fato tem que adicionar aqui a 40 mais 2060 que seria o que 60 que seria o endereço que efetivamente o processo vai utilizar uma vez que o processo utiliza que esta utiliza pra endereços lógicos estão endereços que vão de zero até seu número máximo correspondente ao tamanho do processo então esse seria o que esses 60 20 aqui sei o que seria o base e os 60 então seria o que seria o limite justamente para que nenhum endereço posso traçar ultrapassar o limite
e há nenhum endereço possa ir a quem é do endereço 20 que seria a base onde ele foi carregado então esse seria os dois valores do registrador 20 é do registrador base o registrador do limite bom aí entra também o outro cenário estamos falando de multiprogramação um sistema multi programado memória dividida em várias partes ões diferentes existe também o cenário em que os endereços que a utilização endereços lógicos por utilizar endereços lógicos eu preciso fazer o que eu preciso fazer uma conversão traem o endereço fixo mas quem vai à loja lógico lógico é o endereço
como o processo seu programa ela vai trabalhar no endereço físico é o endereço de fato onde onde o processo foi carregada no principal cenário ela foi carregada no endereço 2020 ao endereço ainda seria o que é se esses endereços virtuais mas quem faz a conversão quem faz a conversão exatamente quem é justamente um circuito em hardware que existe em hardware no na cpu quem chama de meu menu eminentemente onde ele é o responsável por que ele é o responsável para fazer a manipulação dos endereços lógicos para comer textos de endereços lógicos endereços físicos ou conhecidos
também como endereços físicos reais existem dois tipos de memória é parte do nada a memória ao adicionar de partições fixas as memórias adicionados partições variáveis as fixas são as que já são fixados no início do sistema menino boot do sistema enquanto que as variáveis elas ocorrem o que a locação dinâmica ocorre o que ocorre em tempo de execução é muito simples como vocês estão vendo aqui variáveis ou seja as partições são criadas durante a execução dos processos é uma memória totalmente vazia que consistia apenas do processo b e c e vai carregando o professor peter
ele teve na sua execução então essa partição aquela fico que ela fica liberado ela fica liberada entre o processo b e ela verifica que o processo de ela cabe nesse coloca o processo de aqui e continuar a existir tamanho aqui que é liberado quando o processo só quiser voltar ele pode ser carregado nessa área que foi liberada pelo processo então esse é o que esse é um tipo de particionamento gente chama de particionamento condições variáveis seria o transferência o de partições entre a memória principal e uma memória o que é uma memória fecundado como nem
tudo vai caber dentro da memória principal que fazem te deixa algumas partes da parte assim é partes que não estão sendo manuseados em uma área que a gente chama de área de disso a essa área de suape então utilizada pra que é utilizada para fazer sua pergunta não só a pin seria pra colocar na memória principal e suape ao que seria o que seria para tirar da memória principal e colocar em disco enquanto que enquanto outro processo então posso popó sem ocupar essa área da memória uma vez que ele pode estar e que ele pode
estar é num processo de 8 então finalmente aquilo que a gente faz o gerenciamento de espaço na memória então tem duas formas a primeira forma através de quem chama de mapa de bits que obtive uma tabela aqui a segunda forma através de que através de chama de início encadeado ela tem o que ela tem um entorno de vamos a fingir que são colocadas como o caso ela seja o que um dois três quatro cinco blocos a gente vai ter o que coloca que 1 2 3 4 5 e esses três blocos que se encontram livres
que deixa o que o zero uma vez que ele não se encontra ocupado e assim por diante vai proceder o esse gerenciamento da the city méxico de acordo com o que de acordo com o uso da memória principal da forma que seria através da lente desencadeado com citei para você então você tem o que uma lista contendo que contendo o número do processo mas o endereço se o endereço que a parte final os spots estão utilizando os 10 mais cinco estão aqui né e começa do zero o processo a 105 então cinco aqui o time
endereço que ele se encontra ocupado o agave é de notar o que o advogado é nota roubo ou seja é uma uma área de memória que não se encontra ocupada e o 3 seria o que seriam os três lotes que se encontram e oeste encontram nessa vamos assim nessa nesse nome então existe um espaço aqui um rounet e branco a partir do endereço 53 posições e assim por diante até chegar no final então da memória principal são duas as formas de se fazer o quê de fazer a o gerenciamento de espaços livres bom finalmente último
tópico os algoritmos de alocação e três formas de colocar uma área livre de um processo tão bom ver aqui como ela funciona a primeira seria a melhor escolha seria o que escolher a área que mais se encaixa processo 3218 aqui a primeira escola onde é o processo ele alocado no primeiro que conversa curando mas o primeiro que cabe ao que é onde eu vou colocar o processo uma vez que ele vai caber nessa região bom pessoal com isso eu terminar essa parte introdutória gerenciamento de memória e na próxima aula a gente vai falar sobre as
técnicas de memória virtual a bibliografia continua sendo os estados operação mais modernos quarta edição o capítulo 4 identificar hoje é com a parte introdutória na próxima aula então entra prazo técnica de memória virtual muito obrigado pessoal para tentar [Música] london [Música] [Música] [Música]
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