Fronteiras da Europa: capítulo 1 de "Raízes do Brasil" - Sérgio Buarque de Holanda

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Rodrigo Historiador
#história #historiadobrasil #raizesdobrasil #sergiobuarquedeholanda #sociologia
Video Transcript:
e fala sobre artísticas o seu Rodrigo Goulart professor de história Esse é o canal meme ar Kia e é um prazer falar com você o vídeo Hoje ele tem como título Fronteiras da Europa o capítulo 1 do Livro Raízes do Brasil de autoria de Sérgio Buarque de Holanda Então esse livro é um clássico da historiografia brasileira da produção intelectual brasileira quem aí fez o tem alguma leitura na área de uma unidade na sua mente da história da sociologia podemos acrescentar também um direito certamente já se deparou com esse livro Raízes do Brasil então essa obra
que foi lançado em 1936 ela foi já muito discutida muito de batida muito já se escreveu sobre ela já se falou sobre ela e ainda se inscreve nesse fala muito sobre esse livro escrito por Sérgio a banda considerado aí um dos principais intelectuais brasileiros do século 20 pelo menos dentro da Área das humanidades então vídeo de hoje ele tem a pretensão de fazer uma explanação de da Tica apenas o capítulo um dessa obra A ideia é de que Hibisco futuros passamos a apresentação a exposição dos demais capítulos então no vídeo de hoje Nós faremos a
apresentação a exposição do capítulo 1 Capítulo primeiro Fronteiras da Europa e aí uma contextualização do Sérgio Buarque de Holanda sobre este autor Então vamos começar então pelo autor pelo Sérgio Buarque de Holanda é o Sérgio Buarque em alguns chamar o Holanda não confunde com Ivo Holanda Holanda ele foi um intelectual brasileiro escritor jornalista a formação dele foi no direito na curso dele é a ele era bacharel em ciências jurídicas e sociais ele foi professor em universidades no Brasil universidades do exterior como nos Estados Unidos e ele ficou um tempo no final da década de 20
até o início da década de 30 em Berlim ficou na Alemanha e nesse momento nesses anos em que ele ficou em Berlim ele foi influenciado pelo pensamento Max Weber e eu quero que você guarde isso porque isso é importante mais à frente na nossa exposição Então esse aí em forma geral é a figura do Sérgio Buarque de Holanda e o livro Raízes do Brasil com nós já falamos ele foi lançado no ano de 1936 e várias edições foram e apresentados foram publicados a edição que eu estou utilizando agora para esse vídeo cara 26ª edição então
é uma edição bem posterior das 1936 a primeira edição as edições que o Sérgio Buarque ou em que a alma maior presença o reescrita o rei o esforço de reescrita por parte do Sérgio Buarque são as edições 1 2 3 sendo que da edição 1 para eles são dois é que existe a maior diferença há um acréscimo de vários parágrafos a manual diferenciação isso até por uma questão política ou principalmente para que são política quando a primeira edição foi lançada 1976 nós estávamos na segunda fase da era Vargas achar o chamado governo constitucional de Vargas
é pegando aquela datação da era Vargas a segunda edição ela foi lançado em 1948 eu vou seja Três anos depois do fim da era Vargas que terminou em 45 sendo que a última fase da era Vargas foi de 37 a 45 é conhecida ou foi um momento de governo ditatorial de Vargas no chamado estado novo então é um outro cenário político pós ditadura varguista Então nesse momento nesse segundo momento é lançada a segunda edição de raiz o Brasil então a maior diferença entre edições entre a primeira EA segunda edição não entrando o primeiro capítulo Qual
é a questão que se apresenta Qual o problema que o servo aquele nos apresenta neste primeiro capítulo que ele entende que é um problema do Brasil que está no título do livro Raízes do Brasil Sergio Buarque esse primeiro capítulo O Brasil tem problema e esse problema é que não existe uma coesão social no Brasil a service problema ausência de uma coesão social no Brasil ou na sociedade brasileira e ele nesse primeiro capítulo ele vai discorrer a motivação da ausência dessa coesão social tão onde ele vai buscar a motivação disso ele entende que o Brasil e
Portugal possui Uma herança e uma tradição comum Tradição essa originada em Portugal Então nesse primeiro capítulo ele vai se dedicar a expor a na entendimento dele a descrever essa tradição portuguesa Lusitana que no seu entender é a mesma tradição ibérica ou seja de Portugal e Espanha em tente Portugal Espanha esses dois territórios possuíam uma mesma tradição uma mesmo mentalidade em uma mesma organização eu tô usando mesmo mas eu quero dizer o mal organização social muito parecido uma tradição social muito parecida E pelo fato do Brasil ter sido colonizado por Portugal essa tradição ela veio para
cá com os colonizadores então o Sérgio Buarque de Holanda a nossa falta de coesão social tem como raiz ou tem como origem essa tradição ibérica ou da Península Ibérica ou Lusitânia especificamente estão Qual é essa tradição ou como é essa tradição a escrita pelo Sérgio Buarque de Holanda tão por Sérgio Buarque de Holanda Portugal Espanha eles eram uma reinos é que estavam no local de Fronteira ou de transição por isso Capítulo e se chama fronteiras Europa mas que zona de transição ar-105 que entre a própria Europa EA África e apresenta isso textualmente número capítulo que
a península ibérica e sua você imagina a Europa ela é ir entende enquanto mundo uma realidade uma dimensão que está entre a África e Europa como local de transição que não tinha a mesma ou que não teve o mesmo processo histórico da Europa do Norte entendendo a Inglaterra França as outras regiões propriamente ditas europeias vamos chamar assim não dizes do texto Mas vamos usar esses termos é a península ibérica estaria à margem desse processo histórico propriamente europeu então já é uma peculiaridade ibérica o de Portugal ser uma região de transição entre a Europa propriamente dita
e o mundo africano em uma segunda peculiaridade que o Sérgio Buarque de Holanda percebe nesse mundo ibérico é especialmente em Portugal Lembrando que ele tá pensando esse mundo ibérico ali na modernidade saindo da idade média é de que nesse mundo os indivíduos têm uma dão o dava uma importância muito grande para a sua autonomia pessoal a sua independência pessoal o que na visão do Sérgio Buarque dificultava A Construção das relações pessoais dos laços solidários dos laços sociais entre os indivíduos em virtude dessa grande importância em que os indivíduos eles davam nesse mundo a própria autonomia
Então essa é uma segunda peculiaridade em que o Sérgio Buarque de Holanda entende neste mundo ibérico ou especificamente em Portugal uma outra peculiaridade o o servo aquele percebe nesse mundo ibérico aí na saindo do mundo medieval e na idade moderna é uma portância do livre-arbítrio ou seja para o Sérgio Buarque A mentalidade ibérica era uma mentalidade é recheada encharcada com a ideia do livre-arbítrio o que que é o livre arbítrio livre arbítrio a ideia de que eu escolho eu tenho autonomia Independência para decidir tanto é situações do meu cotidiano da minha vida material e também
na minha vida espiritual nesta vida do meu além vida as minhas ações as minhas atitudes influenciam decidem os rumos dos destinos da minha vida é eu eu tenho interferência nos destinos da minha vida eu tem autonomia para escolher os caminhos que eu devo traçar poder cursar o que casa o nome a né Eu escolho independentemente de outros fatores ao meu derredor Então essa mentalidade encharcada do livre-arbítrio é percebida é o entendida pelo Sérgio Buarque neste mundo ibérico nesse mundo lusitano é uma outra peculiaridade do Sérgio Buarque encontra nessa sociedade é ibérica o especificamente Lusitana que
tá saindo da idade média é só na idade moderna é a inexistência de uma ética ou de uma ideia ou de um pensamento de culto ao trabalho para os seus guardas Holandês não existia neste mundo ibérico que ele está descrevendo isso é e o Sérgio e para o Sérgio Buarque Essa é esse culto ao trabalho ele é uma fonte de coesão social entendi isso que essa escuta o trabalho essa importância da do trabalho ela influencia na construção dessa coesão social porque segundo Sérgio Buarque essa esse culto ao trabalho exige disciplina ele exige cooperação isso levaria
maneira geral a união entre os indivíduos é é o conduziria essa coesão ou essa tranquilidade um tempo que utiliza ou esses laços entre os indivíduos mas como nessa sociedade ibérica de quitação de escrita segundo o Sérgio Buarque não existia esse culto ao trabalho era um Outro fator que não levava a essa coisa então o Sérgio Buarque não existia solidariedade nessa tradição Lusitana ibérica e na tradição brasileira existe solidariedade apesar da dimensão do livre-arbítrio da grande importância da Autonomia pessoal na tradição dessa tradição que une Portugal e Brasil existe a solidariedade Mas é uma solidariedade que
primeiro é baseada principalmente em sentimentos é a base da solidade são sentimentos as paixões e justamente por serem baseados em sentimentos e elas se limitam as relações familiares e as amizades no Sérgio Buarque essa solidariedade essa tradição ibérica não é suficiente para um para criar uma uma solidariedade que agregue os indivíduos enquanto nação ou enquanto uma sociedade Nacional mas ela se limita as esferas das amizades e também da família se restringe a essa dimensão o percebo que é esses fatores que são elencados pelo Sérgio Buarque nessa sociedade ausência do culto ao trabalho é a grande
importância dada a autonomia dos indivíduos a existência da ideia muito forte do livre-arbítrio são fatores que conduzem na leitura do Sérgio Buarque A que os laços entre os os laços sociais entre os indivíduos fossem frágil e segundo Sérgio Buarque a coesão neste mundo ela ou a organização o ordenamento desse mundo só era possibilitado de cima para baixo é por meio de um poder altamente Centralizado politicamente usando os termos do próprio servo aqui não havia uma ordenação a organização na base ou entre os indivíduos ou de baixo para cima mas era sempre necessário de cima para
baixo de maneira centralizada de centro do centro para a periferia é a virar organização desse mundo Você só um poder Centralizado que disciplinaria esse mundo para que ele se tornasse organizado para que a ordem se estabelecer então para ele essa é uma característica deste mundo ibérico e também o e desse mundo doce Oi e essa tradição aqui é descrita pelo Sérgio Buarque Ela será trazida para o Brasil pelos colonizadores e nós herdamos isso né segundo ele de Portugal todas as fatores esses elementos dessa tradição estão presentes aqui na nossa organização cultural social Nossa mentalidade mundo
e Então essa é a explicação do servo aqui para ausência de coesão social no Brasil o fato de termos também essa tradição ibérica quer estabelecido sobre o livre-arbítrio a grande importância a autonomia pessoal a ausência do culto ao trabalho a solidariedade baseada principalmente em sentimentos todos esses fatores como em Portugal e me levam aqui a o enfraquecimento desses laços entre os indivíduos e também aqui só um poder Centralizado altamente Centralizado politicamente é capaz de fazer ordem ou disciplinar a sociedade como a ditaduras militares é o que ele cita por exemplo a ditadura Vargas que acabara
de encerrar é pouco antes da 2ª edição do livro é ser publicado em 1948 vale a importância das das datações aí das edições para a gente finalizar eu gostaria de voltar lá quando eu disse que sai de voar que quando esteve em Berlin ele foi influenciado pelas ideias do Max Bieber né porque quem conhece um pouquinho do Max ver com certeza percebeu como leu o livro ou nessa explanação que o Sérgio Buarque ele nada mais nada menos ele usa uma lente weberiana nessa obra para ler e o Brasil o cgi usa ou o pensamento beberiano
como chave de leitura para explicar o para interpretar a história brasileira o a trajetória brasileira e é e até uma obra específica do Max ele é que é A Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo Porque quanto mais o Sérgio Buarque disse que o Brasil ele ele tem uma tradição vinda de Portugal que é baseado no livro árbitro que o Brasil não tem como Portugal também não tem a o culto ao trabalho é o que que está dizendo está comparando a trajetória daqueles países ou daquelas Nações ou daquela sociedade que tiveram a sua formação religiosa baseada
baseadas nas linhas protestantes calvinistas o quê Qual era a base o calvinismo a ideia da predestinação ou seja Deus me predestinou antes E são do mundo como diz a bíblia para a salvação eterna ou para a danação eterna Eu Fui eleito a salvação ou preferido a salvação o escolhido para a danação eterna essa ideia ou seja eu sou salvo não pelo meu esforço Mas pela ação Divina Deus me salva é o salvo os seus eleitos e cabe ao eleito É apresentar o demonstrar no mundo a sua eleição Essa é esse é a essa é a
esse é o dever do eleito desse Salvo é essa é a doutrina calvinista os países que só vai ser influência como a Inglaterra França e outras regiões na leitura do Max Bieber é ouvir ali também a formação de uma cultura Econômica específica que teve uma importância enorme na formação do capitalismo na configuração do capitalismo então o e o Cristão protestante calvinista o Cristão comunista ele incorporava a sua vivência o seu cotidiano um ascetismo o que que eu ascetismo o ascetismo se refere a vida monástica como é que é a vida monástica a vida regrada disciplinada
sem ostentação uma uma dedicação a não materialidade ou de orações de estudos né e o Cristão protestante ele é uma seta no mundo ele se casa assim se ele quiser ele tem bens ele tem caso ele tem negócios só que ele não é dado ao exagero a gastança é aos luxos ele é disciplinado ele tem horário e trabalha porque nessas obras que ele não compra sua salvação ele demonstra no seu cotidiano a sua vida transformada pela divindade é uma confirmação a compra dessa salvação e esse ascetismo no mundo né que é demonstrado por essa disciplina
por essa não ostentação de riqueza para o Maxi baby e foi fundamental para uma configuração do capitalismo uma base cultural para o capitalismo o que na visão do Sérgio Buarque não existe no Brasil e não só na visão dele nossa formação foi católica né e o Sérgio Buarque entende que é o entende que o caso brasileiro e também português ibérico ele é o avesso dessa experiência inglesa francesa o dos dos locais onde Houve essa trajetória protestante calvinista então é nítido que o Sérgio Buarque ele está comparando ele não comparando a trajetória ibérica Lusitânia e também
brasileira com a trajetória da Europa do Norte e também dos Estados Unidos como é que é no Brasil o herdeiro da tradição Lusitana os Estados Unidos herdam a tradição inglesa da América ou desculpou da Europa do Norte é então é a essa comparação nas Entrelinhas do texto Então a lente que o Sérgio Buarque usa para ler soja Brasileira é uma lente weberiana ou os escritos do Max ver Então essa é a exploração do primeiro capítulo da obra raiz do Brasil é pretende outros vídeos apresentar os demais capítulos É espero que vocês tenham gostado eu vou
ficando por aqui lembro que nem me ar Kia também está no Instagram e no Facebook também acompanha meu trabalho por lá se gostaram desse vídeo Deus seu joinha compartilhe e mais um grande abraço e
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