[Música] [Aplausos] [Música] Olá queridos irmãos e amigos aqui estamos uma vez mais para uma nova recapitulação já vamos na lição c o tempo passa não é e tenho mais uma vez a oportunidade de estar com a minha querida mulher e a quem desde já vou pedir se pode por favor orar para que o Espírito do Senhor nos inspira naquilo que nós iremos transmitir Milo por favor muito bem vamos orar então querido Deus e nosso amado pai muito obrigada senhor por todas as bênçãos que tu concedes sobre a nossa vida obrigada particularmente pelo conhecimento da tua
palavra porque um dia chegou até nós e ela transformado nos tem ajudado nesta caminhada nesta peregrinação até à eternidade Senhor e como nos sentimos muito abençoados por ela e gratos por um dia ela ter chegado até nós pedimos senhor que sejamos vazos e Instrumentos nas tuas mãos para também senhor fazer chegar pela tua graça e com a tua ajuda Esta palavra esta semente a outros corações que ainda não a possuem sen Amém senhor que nos inspires que nos nos abençoes na reflexão da tua palavra que mais uma semana estamos aqui para juntos eh na tua
presença Senhor poder refletir sobre ela e trazer ensinamentos para a nossa vida no presente Amém senhor fica connosco senhor inspira-nos e abençoa-nos em nome de Jesus amém amém amém muito bem então Eh nós hoje temos basicamente na lição desta semana aquele encontro que certamente eh todos vós já conheceis e se não conheceis é uma oportunidade para conhecerem o encontro de Jesus com a Mulher Samaritana Ora bem antes de falarmos propriamente desse encontro que Jesus teve iremos ver que não foi de todo o encontro casual portanto foi certamente orientado pelo Espírito do senhor não é o
pai estava sempre aliás Jesus estava sempre em comunhão com o seu pai e o pai através do Espírito Santo dirigia portanto todos os passos e todas as decisões que Jesus tomava enquanto esteve nesta terra e portanto Jesus fez questão de passar eh pela Samaria sabem que havia várias estradas para poder ir de Jerusalém até à Galileia e a estrada que normalmente os judeus utilizavam era uma estrada que era a leste do Rio Jordão passava pela pereia ora Jesus tomou o percurso mais curto bom poderíamos pensar bom talvez foi para poupar quilómetros mas não acredito que
tenha sido essa razão Jesus quis eh passar pela Samaria porque era a região que que estava portanto entre a Judeia a sul e a Galileia a norte porque certamente digamos nos planos que o pai lhe revelou havia este encontro crucial que ele deveria ter com esta mulher agora é preciso nós compreendermos um pouco eu não me vou a tardar muito mas apenas dar aqui uma uma pincelada histórica é preciso nós sabermos porque é que havia este esta grande tensão entre judeus e samaritanos anos eh como sabem Portanto o povo de Israel instalou-se na Terra Prometida
após o Êxodo do Egito Ok esse Êxodo ocorreu em 1445 antes de Cristo e os 40 anos no deserto isto segundo a cronologia do comentário bíblico Adventista portanto durou entre 1445 e 1405 antes de crist Ora bem o que é que acontece o povo instalou-se então na Terra Prometida durante alguns séculos Eles foram e cordenados por juízes é aquele tempo histórico que vem no livro de juízes e depois posteriormente eles reclamaram reivindicaram criou um rei vejam por exemplo primeira de Samuel 8 e Finalmente eles tiveram um rei esse primeiro rei foi o Rei Saul e
Saul reinou entre 150 e 1010 depois entre 1.10 e 970 reinou o Rei Davi e finalmente entre 970 e 930 Anes CR reinou o Rei Salomão quando o o Rei Salomão morreu portanto 9930 algumas e cronologias colocam o ano 931 o reino dividiu-se o reino de Israel o reino do norte e o reino do sul o reino do norte ficou com a capital em Samaria De onde veio o nome samaritanos e o reino do sul continua com a sua Capital em Jerusalém que era já ou tinha sido até aí a capital de todo o reino
de Israel Ora bem Este Reino dividido eh estes dois reinos divididos começaram a guerrear uns com os outros até que finalmente o reino do norte foi tomado pelo Império assírio no ano 722 AES CR Ok e o que é que o império assírio fez fez algo que eles faziam como política então eles tiravam as pessoas das suas regiões mesmo para os enfim descontrolar psicologicamente e levavam para outras regiões eh do seu império E foi exatamente isso que fizeram com os israelitas do reino do norte eh Tiraram a maior parte da população dessa região portanto que
compunha o reino do norte e levaram para outras regiões e do império e outros povos conquistados noutras partes trouxeram para a região de Israel ou seja aqueles que passaram a habitar na região geográfica que antes era portanto eh o reino do norte não eram basicamente judeus ou seja não eram aliás mesmo fossem judeus Eles já estavam inimizades uns com os outros mas a piorar ainda esse cenário era o facto de que a esmagadora maioria da população do reino do norte após a conquista pelo reino da assíria passaram a ser pessoas que vieram eh de outras
partes onde é que isso está escrito pois bem está escrito na Bíblia e em segunda de Reis no capítulo 17 e no Versículo eh 6 diz assim no ano nono de Oseias o rei da assíria tomou a Samaria e transportou a Israel para a Síria e os fez habitar em ala eh junto à abor e ao Rio gozan e nas cidades dos medos no ano nono de osas o rei da assíria pois bem Este ano nono de osas o rei de assíria quando nós juntamos no novo calendário antes de Cristo dá Portanto o ano 722
antes de Cristo depois o versículo seguinte o versículo 7 diz-nos Qual é o motivo pelo qual Deus permitiu porque Deus tem que permitir não é Deus permitiu isto e diz assim o versículo 7 tal sucedeu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus que os fizera subir da terra do Egito de debaixo da mão de faraó rei do Egito e temeram a outros Deuses ou seja entraram completamente em apostasia e depois mais à frente no Versículo 24 deste mesmo Capítulo 17 de segunda de Reis portanto estamos em segunda de reis 17 no
Versículo 24 diz assim o rei da assíria e este Rei rei da assíria provavelmente foi sargão I que começou a reinar precisamente no ano em que e eh o reino do norte foi conquistado pela assíria e a assíria foi o reino que precedeu o reino de Babilónia ou o império de Babilónia Ok por isso é que não aparece e na estátua de Daniel I porquê Porque nessa altura e pois bem o reino da assíria já tinha passado e portanto a história só começa a ser contada a partir do tempo do Profeta Daniel Ok mas à
Síria portanto surgiu eh existiu antes então diz-nos aqui segunda de Reis 17:24 o rei da assíria trouxe gente de Babilónia de cut esta Babilónia atenção era a província com esse nome onde surgiu eh o império que depois se expandiu e se tornou o império de Babilónia mas antes de Babilónia se tornar uma grande potência mundial que se tornou a partir sobretudo do ano 605 antes de crist portanto já existia a região que era uma província do império assírio Ok então o rei da assíria trouxe gente de Babilónia de cuta de AVA de Amate e de
sefar vaim e a fez habitar aonde nas cidades de Samaria em lugar dos filhos de Israel tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades estão a ver portanto houve esta troca de população os assírios pegaram nos nos nos israelitas e levaram-nos para outro lado e trouxeram povos de outros de outras regiões do seu império E trouxeram para o reino do norte Então por essa razão a partir daí pois bem aqueles que eram do reino do sul achavam que aqueles do Norte não tinham nada a ver com eles e portanto começou logo ali portanto a
haver uma uma uma inquietação ou enfim um atrito entre estes povos mais tarde e só digo mais isto quando o os judeus eles próprios foram deportados para Babilónia e estiveram lá 70 anos segundo eh Deus disse ao profeta a eh Jeremias em Jeremias 25 e em Jeremias 29 o que é que acontece Eles vieram e ao quererem reconstruir a cidade de Jerusalém os samaritanos opuseram-se então isso ainda intensificou mais portanto a tensão entre estes dois povos ora é Neste contexto que quando Jesus vem não é inicia o seu ministério público portanto a as relações entre
os judeus e os samaritanos eram muito tensas muito tensas e portanto os judeus ainda tinham mais raiva aos samaritanos O que é o próprio romanos que ocupavam o seu território portanto foi Neste contexto histórico não é que agora Jesus passa eh intencionalmente pela Samaria e mais entra em diálogo com uma mulher ainda por cima uma mulher e uma mulher samaritana Jesus era quebrava mesmo todos os protocolos não é Milo é isso eu eu creio que é interessante reparar e pronto isto até é é bastante forte percebermos como é que no coração dos judeus havia mesmo
ódio pelos samaritanos ou seja um sentimento que não vinha de todo da parte de Deus a animosidade era tão grande realmente a hostilidade era tão grande eh que como tu dizias no início eh embora o percurso e pudesse ser mais curto se tomassem esse caminho por Samaria eles preferiam ir à volta dar fazer mais quilómetros do que ter que passar por terras de Samaria portanto e e entre os samaritanos e realmente Jesus com a sua agenda Divina não é e com o o seu desejo de salvar todos eh porque o senhor não tem não tem
preconceitos o senhor almeja salvar toda a humanidade o Senhor Jesus aqui faz realmente o caminho mais curto numa intenção de poder e ser uma bênção para a vida daqueles que ali estavam que também eh poderiam ter esta bênção do reino eterno e a proclamação que ele tinha seria para todas as pessoas inclusive para os samaritanos E então surge a história que nós vamos refletir agora e se me permites Milo eh aqui no auxiliar do dinamizador tem aqui um comentário e isto é verdade que diz que os judeus desprezavam os samaritanos ainda mais do que desprezavam
os seus opressores Romanos uhum os samaritanos eram vistos como corruptos não sinceros e deviam ser evitados a todo o custo e eu posso imaginar que como eu tinham conhecimento da palavra de Deus enfim eh alguns mais outros menos há um texto em provérbios Capítulo 4 e versículos 14 e 15 que diz assim não entras na Vereda dos perversos nem sigas pelo caminho dos maus evita-o não passes por ele desvia-te dele e passa de Largo e provavelmente eles até eram capazes de encontrar nestes versículos da Bíblia a sua justificação para se desviarem o mais que pudessem
dos samaritanos porque os samaritanos eram péssimos eram eram terríveis eram eram corruptos eram não sinceros etc pois bem Jesus vai fazer exatamente o contrário disto não admira que quando alguns olhavam para Jesus e viam Jesus digamos revolucionar certas certas coisas dizer certas coisas estavam estabelecidas não é pois bem eles pensavam Não este não pode ser o Messias porque ele ele faz isto ele faz aquilo não não pode ser Ele come com pecadores ele ele fala com samaritanos ele ele ele trabalha ao sábado ele faz curas ao sábado etc tão a ver portanto não não batia
bem ok Milu Vamos então ao encontro em si de Jesus com a Mulher Samaritana muito bem Logo no início do capítulo 4ro há aqui uma introdução que eu acho também é pertinente poder abordar um pouquinho mesmo antes o dos Versículos se referirem à Mulher Samaritana no Capítulo 4 de João Eh portanto vou ler os versículos 1 a qu que diz quando pois o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele Jesus fazia e batizava mais discípulos que João e depois no Versículo 2 diz se bem que Jesus mesmo não batizava e
sim os seus discípulos deixou Então Jesus a Judeia retirando-se outra vez para a Galileia e era-lhe necessário atravessar a Província de Samaria Portanto o este relato da Mulher Samaritana e inicia-se com esta introdução Porque é que o Senhor Jesus está naquele momento a passar por eh e é interessante que eh até até nas coisas de Deus pode haver rivalidade ou competição porque aqui quando dá esta introdução a dizer que os discípulos de João Batista eh no fundo poderiam ter alguns problemas ao perceber os discípulos de Jesus porque achavam eles que ou dizia-se que o que
Jesus estava a batizar mais do que João Batista e e é interessante eh que quando nós lemos o o o relato bíblico portanto no no eh eh no desejar todas as nações neste capítulo junto ao posto de Jacó eh diz lá que Jesus para evitar ou seja para evitar confrontos o Senhor Jesus retira-se porque aquela discussão que iria surgir não iria trazer nada de bom e eu acho isto maravilhoso ou seja há tempo para falar e há tempo para estar calado há tempo para discutir e há tempo para silenciar uhum estç a entre a questão
de quem é que batiza mais e quem é que batiza menos eu acho interessante que o senhor aqui faz o discurso do silêncio retira-se e vai para a missão que é mais importante do que ficar na discussão portanto é importante ir é para a missão mais do que estar a discutir uns com os outros e isto é muito interessante muit interess é mais importante nos envolvermos na missão do que em discussões teológicas isso isso quer Di serer eu eu diria Há Tempo Para Tudo sem dúvida no entanto temos que perceber qual é o espírito que
está por trás e Jesus ao entender que não seria bom o espírito que estava por trás ao tentar perceber aquela aquela rispidez no sentido de estarem ali a a a a a combater uns com os outros quem é que tinha mais triunfos não é na manga ou mais batismos eh o Senhor Jesus percebe que aquilo já não a não fazer bem então há que evitar e o Senhor então parte no seu caminho para Samaria Ok portanto afasta-se da digamos do cenário da controvérsia e entretanto vai para a missão exatamente para o mais importante é isso
é isso e então agora vem vem continuar a ler Então a partir do C OK agora vamos ler do C ao nove portanto Capítulo 4 de João 5 a n chegou pois a uma cidade Samaritana chamada sicar perto das terras que Jacó der ao seu filho José Jesus estava ali estava ali perdão a fonte de Jacó Jesus cansado da viagem sentara-se junto à fonte por volta da hora sexta que era ao meio-dia cerca do meio-dia iso nisto veio uma mulher samaritana tirar água e disse-lhe Jesus dá-me de beber pois seus discípulos tinham ido à cidade
para comprar alimentos então lhe disse a Mulher Samaritana como sendo tu judeu pedes de beber a mim que sou mulher samaritana Porque os judeus não se davam com os samaritanos po Hum ok e e e aqui a última parte do Versículo 9 portanto testifica mesmo não é que os judeus não se comunicam com os samaritanos nem se comunicavam quanto mais relacionar-se não é portanto eram os perversos portanto e não se podiam juntar aos samaritanos ok O que é que eu acho muito interessante aqui o início portanto destes Versículos Quando o senhor Senhor Jesus eh aqui
estes Versículos relatam a humanidade do Senhor Jesus ou seja como qualquer ser humano o Senhor Jesus cansava se eh tinha certas necessidades de beber de comer eh eh Como Tu disseste à hora do meio-dia nesta localidade era a hora mais quente e naquele naquele naquela altura eles não viajavam num carro com arcondicionado não é portanto era os pés portanto era a caminhada e imagino o senhor exausto mesmo fisicamente falando portanto com as suas necessidades humanas a sentar-se ali de lado naquele poço que era o poço de Jacó Possivelmente alguma cobertura que Eli estaria para tirrar
aqu árvore que fizesse sombra ou algo árvore não é para tirar aquele grande calor eh e Jesus aí se senta realmente desejoso de se refrescar de se revigorar fisicamente das caminhadas e do ministério que ele tinha feito até aquele momento uhum vai depender aquele que criou as fontes das águas o oceano e e todas as as as fontes eh está ali eh carente e necessitado de alguém que possa realmente trazer-lhe um pouco de água porque ele não tem nem o cântaro não tem eh nenhuma colher não é aquelas ou aqueles vasos que eles lançavam para
dentro do poço com uma corda para poder realmente retirar a água e o Senhor Deus o criador de toda as coisas na sua humanidade ali está aguardando a boa vontade e a gentileza daqueles que ali possam ir e é muito interessante quando nós lemos o comentário que sobretudo nestas terras o o recusar a água a alguém não era nada de Normal pelo contrário a água era considerado um bem precioso e e com certeza sem dúvida h e mas A Samaritana teve aqui uma certa dificuldade de poder ter tanto que ela não não não percebe Ou
melhor como é que eu vou dizer isto ela não valoriza a necessidade daquele transi unte em relação à sua necessidade que é ter sede que que tava com sede antes valoriza mais a questão da diferença cultural ou seja como ela diz aqui como é que tu sendo judeu me pedes a beber a mim que eu sou Samaritana portanto mais importante do que nós eu agora dar-te um um cântaro com água é é é nós perguntarmos e eu te perguntar mas o que é que se passa isto não é normal os os judeus nunca falarão com
os samaritanos e muito menos lhe pedirão um favor e isto aqui é algo de maravilhoso da parte do Senhor Jesus em vez do Senhor Jesus passar logo a dar a entender que tinha muito para lhe dar porque tinha e e o diálogo vai continuar e vai chegar aí mas antes disso para quebrar esta hostilidade esta antipatia dos samaritanos em relação aos judeus e porque o Senhor reconhecia que aquela mulher estava com esse problema também porque era samaritanas tinha ouvido toda a sua vida contra os judeus não é portanto estava na mesmo preconceito na mesma cultura
e o Senhor Jesus eh de uma forma muito sábia divinamente sábia dá a entender ou seja coloca-se numa posição de pedir um favor is ele está ali pedindo um favor para aquela mulher que tem acesso àquela água lhe possa dar então de beber e isto é algo de maravilhoso e sem dúvida que esta mulher fica ali um bocadinho apreensiva e sem compreender inicialmente estas coisas se fosse o contrário ou seja em vez de Jesus pedir um favor ele oferecesse um favor então aí a mulher certamente que se fechava logo sobre ela própria e tava o
diálogo Cerrado não é e bloqueado logo não é mas Jesus com a sua sabedoria divina não é ele vai tentar abrir uma porta no coração daquela mulher e então pede um favor e e ao pedir o favor Isso demonstra portanto que a pessoa se abre não é à outra pessoa não é que que que tem confiança na outra pessoa e como diz aqui e eh Há aqui um texto que diz portanto que a confiança gera confiança não é isso isso aliás até até já agora se podemos ler isso eh vem na lição de segunda-feira na
lição de segunda é se quiseres ler logo essa citação assim o ódio existente entre judeus e samaritanos reparem ela é noá que escreve isto portanto havia mesmo ódio Ok o ódio existente entre judeus e samaritanos impedia à mulher de fazer um favor e a Jesus impedia Uhum mas o salvador procurou encontrar a chave chave no sentido simbólico lar para abrir este coração e com o tato originado no amor divino pediu não ofereceu um favor o oferecimento de Uma gentileza poderia ter sido rejeitado a confiança no entanto desperta confiança porque se Jesus Jesus ao pedir um
favor a mulher vai sentir Então se este homem me pede um favor é porque tem confiança em mim então se tem confiança em mim lá está a confiança gera confiança e Jesus assim conquistou a confiança desta mulher Isto é realmente algo Divino mesmo não é esta é a verdadeira psicologia é psicologia divina e reparem nós estamos a falar de uma mulher que não é por acaso que ela vai ao meio-dia ao poço isto não era normal portanto era o natural Era pela manhã cedo ou ao fim da tarde irem buscar água ao poço nunca ninguém
iria ao meio-dia buscar essa água e nós percebemos que a Vida desta mulher aquilo que ela tinha vivido o seu historial a sua história não era recomendável a uma boa senhora não é é uma senhora de de eh eh pronto de de boa índole e ela consciente da fragilidade que era a sua vida ela tentava se esconder das pessoas e portanto os porquê Porque quando estavam grupos de mulheres que era quando elas se juntam de manhã para ir buscar a água e repara de manhã a água estava muito mais fresca do que ao meio-dia mesmo
isso inclusive mas ela vai à hora do meio-dia buscar essa água para que não tenha que estar com outras mulheres que possam comentar ou olhar que de certeza que ela já tinha passado por isso ao sentir-se desprezada por uma palavra ou por um olhar mas marido o que eu acho mais interessante aqui e maravilhoso é que por mais que nós nos queiramos esconder e até possamos esconder-nos do ser humano nós não nos escondemos de Deus não temos como e o senhor sabe a nossa história o senhor sabe as nossas dificuldades e o senhor no momento
exato da história da agenda de Deus ele aparece na nossa vida para dialogar connosco e o Senhor Jesus como nós sabemos e já comentamos Faz aquela caminhada por Samaria não é por acaso é porque tinha chegado na agenda de Deus um encontro muito especial e muito particular com uma mulher ou seja podemos dizer que Como Jesus Sabia que aquela mulher ia normalmente ao poço buscar água cerca do meio-dia não é na hora de maior calor e aqui a lição até nos diz que este poço ficaria a cerca de 1 k e me portanto da casa
dela ou seja teria que andar 3 km para ir e vir não é e ou seja e ao fazer esse 15m me certamente que ela ainda ficava mais com mais calor não é a caminhar debaixo do sol quente durante 1 km5 pois bem dá algum calor não é pois bem Jesus sabia que ela ia habitualmente essa hora e então ele programa o seu itinerário para Ao meio-dia estar lá no poço Isto é incrível ou seja não há não há atrá nem há adiantamentos no relógio de Deus o senhor conhecendo a nossa vida mesmo que a
nível de seres humanos nós não encontremos a resposta para as nossas necessidades O Senhor conhece as nossas necessidades o senhor sabe que água é que nós precisamos O que é que nós do que é que nós precisamos ser alimentados e aqui está esta mulher eu acho muito interessante também o facto repara diz que os discípulos vão até à cidade para ir comprar alimentos certo e nós poderíamos dizer Ei o alimento não era assim tão pesado para terem ir tantos para ir buscar o alimento não era ou parece aquela situação que às vezes quando nós vemos
os os construtores a arranjar a rua estão ali uns sete ou oito a olhar e só um é que está lá a cavar portanto isto parece assim os discípulos foram todos juntos mas foram porquê porque havia necessidade de um encontro particular de Jesus com esta mulher e portanto o senhor permite ou se calhar até conviva não sei seria o normal ou seja ou seja quando os discípulos chegam perto de Jesus já o principal diálogo entre Jesus e a samaritan já estava concluído Sem dúvida sem dúvida e porquê Porque os discípulos tinham esta também preconceito grande
e como judeus ciam ser um empecilho psicológico ao diálogo Ora bem Ora bem e e tanto que nós daqui já vamos ler que quando eles chegam percebem que há ali qualquer coisa da normal não é mas não ousam dizer nada mas no seu pensamento lá está aquel Ih o nosso mestre mas está a falar com uma mulher e uma mulher samaritana e está aqui à frente de toda a gente e publicamente e sozinho com uma então aquilo deve ter sido aqueles fusíveis e A coisa deve ter sido bastante complicada mas realmente o Senhor Jesus está
a ensinar para todos o a ação de Jesus o ministério de Jesus eh não passava despercebido a todos aqueles que estavam à sua volta e os ensinamentos que Jesus trazia não era só para um era para todos os que ali estavam inclusive os próprios discípulos não é então deve ter sido maravilhoso e esta interpelação repara que que a Samaritana diz eh como como é que tu sendo judeu pedes de beber a mim que sou uma mulher samaritana H denota Sem dúvida o próprio eh eh preconceito não é e e e a ideia e e e
a a realidade que era na altura que verdadeiramente eram duas classes que não se entendiam de todo e que eram bastante a no entanto e não sei se concordas com aquilo que eu irei dizer quando a ela faz portanto Esta esta esta pergunta não é eh em em jeito sim sim aqui no Versículo 9 em jeito de desabafo não é quando diz aqui portanto como sendo tu judeu me pedes de beber a mim que sou mulher samaritana Sem dúvida que esta pergunta denota o preconceito isso é claro e e portanto inquestionável mas ao mesmo tempo
parece-me Esta é uma opinião minha parece-me que a mulher no fundo acaba por revelar alguma satisfação Porque apesar de haver esta rivalidade entre judeus e samaritanos eh parece que a mulher denota alguma alegria por ter sido interpelada por este estranho e por que eu digo que ela terá sentido alegria porque a forma como Jesus falou para ela isoo denotou logo ou seja ela percebeu nas Entrelinhas ou seja na mensagem não verbal como nós dizemos hoje percebeu que aquele homem era um homem respeitoso era um homem Gentil era um cavalheiro e portanto ela até se sentiu
de certo modo honrada por um homem tão simpático tão gentil a ter interpelado o que é que tu achas isso e é eu estou completamente de acordo e eu creio que sobretudo o sentir que aqui a transparece quando ela faz esta pergunta como é que sento O Judeu pedes de ver a mim que sou Samaritana era sobretudo uma admiração ela ela retrata uma admiração está admirada mas ao mesmo tempo sem dúvida sente-se valorizada porque o o jeito que Jesus fala a abordagem que ele tem para com ela eh não é de forma a humilhá-la ou
a tratá-la como ela estava habituada a ser pelo judeus mas realmente é numa admiração O que é que se passa aqui que homem é este que realmente toma tempo para E pedir a mim água para me pedir um favor Quando normalmente não é isum isto que acontece é exatamente o oposto não é mas é isso mesmo é a admiração mas ao mesmo tempo sentir-se valorizada se calhar como nunca não é e e sobretudo pela história de vida que ela tinha eh eh se calhar era uma das primeiras vezes que alguém estendia a mão para ela
no sentido de pedir a sua ajuda não é e e acho que é algo de extraordinário é é a preparação que Jesus faz ao coração e à mente desta mulher para que ela fique pronta para receber aquilo que muito mais ele vai querer dar e esta mulher como iremos ver posteriormente ela já tinha várias experiências relacionais no seu currículo digamos assim no seu currículo de vida e certamente a forma como ela seria abordada pelos homens era muito diferente da forma como Jesus abordou então quando ela vê esta abordagem volto a dizer que foi certamente porque
Jesus fazia isto com todas as pessoas e com A Samaritana não foi certamente a exceção Jesus abordou a com tanta delicadeza com tanta simpatia com tanta gentileza que eu diria que ela ficou quase desarmada não é ela e ao mesmo tempo feliz porque sentiu valorizada por alguém não é ela certamente estava habituada a a a a receber rejeição não é até das mulheres quanto mais dos homens não é e portanto a ver ali um senhor que mostra-se tão Cavalheiro para com ela e tão gentil isto tocou certamente o coração dela e ela ao sentir esse
toque o coração dela digamos abre e portanto Jesus consegue Então esta pequena abertura no coração desta mulher que vai permitir digamos a continuação do Diálogo não é isso e isso é um ensinamento para nós quando vamos junto das pessoas e quando realmente elas estão eh estão nas suas histórias diferentes de vida não é porque cada um tem a sua história eh a pergunta aqui que se coloca e que nós nos devemos questionar como seus instrumentos e suas testemunhas é qual é o espírito que nos leva junto das uhum vamos vamos com in isso eh o
o que é que nós pretendemos eh e às vezes pode acontecer e é triste quando por vezes usamos a sagrada escritura como um não é Ou um um castet não é para para magoar as pessoas para para eh eh perturbá-los mas quando quando pretendemos estar e quando estamos no espírito de Jesus há Sem dúvida algo que vem da parte do de Deus que interpela às pessoas com certeza que sim porque esse é o objetivo de Jesus mas não as esmaga no sentido de as humilhar na na sua vida de Pecado isso Portanto o que o
senhor e aqui o senhor agiu perfeitamente Claro ele era Jesus o salvador que inclusive o tom da sua voz a valorização que ele dá à aquela mulher realmente prepara para as coisas melhores que ainda ainda o Senhor Jesus lhe ia dar não éum muito bem então vamos continuar isso e aqui no Versículo 10 diz assim Jesus respondeu e disse-lhe se tu conheceres o dom de Deus e quem é o que te diz dá-me de beber tu lhe pedirias e ele te daria água viva e já agora aqui o triá faz referência que esta expressão água
viva que Jesus aqui utilizou não era algo novo não era um conceito novo ela tem um uma base em Jeremias 2:13 e em Zacarias 14:8 onde se fala das Águas Vivas etc então Jesus portanto Aliás na maior parte das vezes os conceitos que Jesus apresenta eram conceitos já estavam portanto marcados no antigo testamento ou seja não são inovação até quando Jesus diz amai-vos uns aos outros bom isso está no antigo testamento não é e Amar a Deus sobre todas as coisas também está no antigo testamento nomeadamente no livro do Levítico eh então disse-lhe a mulher
Versículo 11 senhora tu não tens com que atirar e o poço é fundo onde depois tens a água viva e curiosamente aqui nós podemos aqui de ser um paralelo com a história anterior do capítulo 3 com Nicodemos que quando Jesus lhe disse que ele necessitava de nascer de novo ele vai eh falar ou responder a Jesus digamos num num contexto completamente literal não é e como é que eu posso voltar ao ventre da minha mãe e nascer de novo não é ele certamente tinha percebido algo mas ele aqui não lhe interessava e portanto vai para
o discurso literal e ela aqui também será que ela percebeu onde é que Jesus queria chegar Será que não percebeu bom eh Nicodemos certamente percebeu porque ele era Doutor na lei talvez a mulher possa pelo menos nesta fase não ter percebido o que é certo é que ela interpreta as palavras de Jesus de uma forma completamente literal eu creio que há aqui também outro exemplo que podemos retirar quantas e quantas pessoas às vezes porque não convém aceitar digamos a simbologia espiritual ou a carga espiritual das palavras de Jesus muitas vezes as interpretam de forma literal
para as distorcer não é E então aqui ela vai perguntar Versículo 12 és tu maior do que o nosso Pai Jacó que nos deu o poço bebendo ele próprio dele e os seus filhos e o seu gado ou seja ela percebeu pelo menos aqui algo é que este homem é importante ou está-se a fazer importante e por isso ela pergunta este tu maior que o nosso Pai Jacó porque Jacó Pai Jacó era digamos era o patriarca por Excelência não é eh já agora porque é que os samaritanos que eram resultado desta mescla racial mesmo assim
ainda falavam do Pai Jacó porque quando Houve essa essa mistura de povos entre alguns poucos que sobraram dos judeus com povos vindos de outros lados e a religião que os samaritanos adotaram era uma mescla do da religião dos judeus com a as religiões pagãs desses povos queam de outras partes então havia ali uma mescla uma mistura não é e e claro isso também era uma ofensa para os judeus que que achavam que a religião deles mantinha-se pura não se mantinha mas eles achavam que sim não é e a dos samaritanos essa estava toda evada de
paganismo não é então mesmo assim eles ainda reverenciavam o Pai Jacó isso e havia aquele poço o tal poço que ali estava que era algo factual não é estava ali um poço eles sabiam que que vinha já do Pai Jacó não é exatamente E então Jesus respondeu a esta interpelação da mulher e disse-lhe qualquer que beber esta água tornará a ter sede mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte e água que salte para a vida eterna uhum antes
antes antes de de de seguiros um bocadinho só sobre estes Versículos eh é interessante que realmente há há este paralelismo entre esta mulher e Nicodemos pela resistência Inicial à compreensão de uma palavra que o senhor lhe queria transmitir mas é mas é interessante que o senhor respeita o temp de cada um e o senhor não desiste de ir esclarecendo a mente daquele que vai ouvindo a sua palavra porque às vezes pode ser os preconceitos que nós temos Sem dúvida que nos ajuda a nós ficarmos um bocadinho mais resistentes à palavra de Deus mas também pode
ser a pura ignorância e nós acharmos ou as pessoas acharem ai não estou realmente a perceber então convém que nós não desistamos dessa explicação porque nós estamos aqui a compreender que Jesus vai usar um simbolismo tão e simples como é a questão da água e está no contexto de um poço onde há água não é vai buscar exatamente versículos que seguramente eles conheciam do Antigo Testamento que é essa questão da da da água viva não é que que fala eh tanto em Zacarias como em Jeremias H mas aqui e ela está a ser acompanhada no
seu raciocínio por Jesus Jesus acompanhe esta mulher no seu raciocínio e vai-lhe dando sempre mais um bocadinho onde ela possa ir refletindo porque tanto para Nicodemos como para esta mulher samaritana o senhor alojava uma coisa era a conversão certo de um e de outro portanto e e é por isso que o senhor toma tempo para cada um consoante o o ponto em que está cada um e o senhor está ali pacientemente a dar sempre mais alguma informação para ela chegar exatamente depois ao ento total que é esse o objetivo de Deus não é muito bem
já agora eu não li há pouco mas irei ler o texto de Jeremias 2:13 não é isso que também portanto faz parte eh aqui da nossa lição que diz o seguinte porque dois malus cometeu o meu povo a mim me deixaram a mim a mim portanto é Deus que está a falar através do seu profeta Jeremias a mim me deixaram o Manancial de águas vivas então quando Jesus disse o que disse àquela mulher ele estava claro amente a identificar-se como sendo esse Deus que é o mancial de águas vivas porque lhe oferece a água viva
não é que da qual a pessoa não fica mais com sede e cavaram cisternas cisternas rotas que não retém as águas não é e e o texto de Zacarias diz mais ou menos portanto a mesma coisa então é naquele dia correrão de Jerusalém as águas vivas é Interessante este esta nota marido já que referiste agora e reparem o senhor aqui está a contrastar entre aquilo que Jesus pode dar à nossa vida e aquilo que nós podemos encontrar em qualquer outro lugar que não seja Deus ou seja aquela água entre aspas que a sociedade ou o
mundo ou a profissão ou ou as as as as apetência académicas ou ou as viagens ou as conquistas ou o senhor está aqui a dizer são são cisternas rotas ou seja isto isto não não sacia não sacia AL examente é que cada vez mais as pessoas vão buscando e buscam isto e buscam mais isto e mais aquilo e depois atingem aquilo l e era Exatamente isto mas depois percebem que aquilo não preenche porque a a as coisas desta vida não preenchem o coração daquilo que foi feito À imagem e semelhança de Deus então há um
lugar único que só pode ser preenchido só pode ser eh eh repleto por aquele que faz parte do ser humano que é o criador ex e o criador é o senhor Jesus e por isso ele está a dizer à aquela mulher que enquanto ela beber daquela água e hoje diz-nos para nós que enquanto nós andarmos a buscar aqui lá tentar isto tentar aquilo nós não teremos sempre sede ou seja haverá sempre fome em nós haverá sempre a necessidade de buscarmos qualquer coisa enquanto que quando é por isso que o Senhor Jesus diz aqui vós beberdes
desta água nunca mais tereis sede mas sede de quê agora não é questão literal o senhor tá aqui a dizer esta sede da Alma queridos a sede da alma é algo dentro de nós que procura um sentido para a vida e não há nada que dê sentido à Vida a não ser aquele que nos deu vida e aquele que nos trouxe à Vida e aquele que nos mantém a vida e aquele que nos deu a vida eterna Então isto é que preenche o coração e a alma E é isto que o Senhor Jesus quer trazer
a todos não é e e neste momento particular é esta mulher e dizer cuidado com as cisternas rotas exatamente e nós passamos muito tempo a encher a encher a encher a encher e a coisa tá-se a perder a perder porque não é Divino não são coisas eternas são coisas para esta vida efêmeras são coisas passageiras en en enche mas está sempre vazio tá sempre vazio e isto é muito importante e essa imagem da cisterna rota É mesmo muito e interpela não é porque nos ajuda a compreender o que é é portanto aquela pessoa a tentar
preencher esse vazio existencial mas está sempre vazio sendo sempre vazio por muita coisa que mete para lá para dentro mas está sempre vazio Exatamente exatamente muito bem vamos agora prosseguir e agora eh acho muito interessante esta resposta que a mulher dá ela ainda está no modo de compreensão literal não é e di disse-lhe a mulher senhor dá-me dessa água para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la dava jeito não é é nós hoje temos isto que é a água canalizada não é a gente expusa vir aos Possos e não tinha que se
expor ao encontro eventualmente com alguém portanto não tinha que caminhar aqueles quilómetros não tinha que ir à hora do calor não tinha que confrontar ninguém dava muito jeito realmente era muito bom e como é que Jesus lhe vai responder a esta afirmação da mulher Versículo 16 disse-lhe Jesus vai chama o teu marido e vem cá o que é que isto tem a ver com a água sem dúvida que resposta mais abrupta que interrupção mais abrupta o senhor agora aqui faz parece que o senhor mistura aqui alhos com bugalhos não é porquê ora explica lá mas
é é muito interessante e e a nossa lição fala sobre isto nesta nessa interrupção que aqui é é é um ca abrupto é um ca abrupto no fluxo do discurso exatamente esta mudança repentina eh dá-nos portanto tudo indica que havia ali qualquer coisa que para esta mulher ter o tal preenchimento não é daquilo que faça sentido e que verdadeiramente preencha ela tem que se confrontar com a sua própria realidade e a sua própria realidade é estar numa situação ou ter uma história uma herança uma história de vida que ela precisa do Perdão de Jesus para
iniciar uma nova vida repara aqui mesmo na lição de terça-feira no fim quando diz porque esta mudança repentina de assunto isso Muler indicam evitação ou seja estava a evitar o que Jesus queria lá chegar Jesus consegue lerl o coração e ela tem de enfrentar a sua situação para encontrar a cura e depois ela é no no desejado diz assim antes que esta alma pudesse receber o dom que ele ansiava conceder-lhe seria preciso que reconhecesse o seu pecado e o seu salvadoro e queridos não há possibilidade de nós recebermos de Deus e o sentido para a
nossa vida se nós não percebermos que a nossa vida com a ajuda de Deus não está bem e que precisa de ser mudada ou seja não tem como andar eh eh o nosso estilo de vida errado junto de Jesus isto não é possível Uhum é compatível nem é compatível nós quando vamos a Jesus realmente vamos como estamos como esta mulher ali estava tal qual era a sua vida a sua história eh eh eh os os Episódios tristes que ela tinha e que o Senhor Jesus agora vai entrar de uma forma muito mais periz e porque
é que Jesus vai entrar nisto eu gostava também de dizer isto que é importante Jesus não é com es covilo perdoem-me expressão uhum nemum Senhor Jesus aqui está interessado em em em saber detalhes porque gosta de saber das coisas Volta a usar o termo que usaste não não está interessado em ccov a vida da mulher de todo de todo porque é que ele está abordar este assunto porque ele sabe que este assunto está a ser a causa da infelicidade desta mulher Ora nem mais Então o senhor Jesus quer e quando a confronta com uma das
coisas a mais dolorosa da sua vida não é quer tocar na ferida is quer tocar ele quer limpar ele quer dar a entender à aquela mulher que embora ela tenha aquele aquela história tão triste na sua vida e que realmente a humilha a envergonha lhe causa aquele fardo que ela não se consegue dali levantar e não humanamente falando nós não temos como nos libertar dos pecados de todo nós não não conseguimos libertar-nos dos nossos pecados depois vem o sentimento de culpa depois vem a vergonha depois aquilo pressiona depois já não dormimos depois já não conseguimos
refletir ou seja o inimigo faz muito bem o seu trabalho porque ele leva a pessoa ao erro cativa ilude a pessoa para o erro mas depois espezinha nesse erro humilha nesse erro e o Senhor Jesus ao conhecer a vida daquela mulher e seguramente aquela mulher tinha um olhar triste aquela mulher se calhar nem tinha amigos abatido sofredor sentia-se marginalizada e ela o era então Jesus aou tocar este assunto não é para envergonhar-se vai buscar o teu marido e neste momento ela dá essa resposta se calhar íamos agora dar a a a a a resposta no
Versículo 17 ao que lhe respondeu a mulher eu não tenho marido reparem como é que ela foi verdadeira não é ela podia ter mentido àquele transi Claro claro não é mas mais uma vez mais uma vez eu acho que foi o Tom e a forma como Jesus a abordou que a deixou tranquila ao ponto de ela poder fazer a sua confissão não é e ela não sentiu H crítica na pergunta da forma como Jesus está a fazer aquela pergunta não está com crítica a perguntar ela está e ele quando diz vai buscar se fosse uma
uma pergunta sem qualquer má intenção uma pergunta natural e ela assume que provavelmente Jesus até achava que ela tinha um marido não é legal não é que não era o caso não é e portanto Jesus toca ali o que é certo é que a mulher ao dar a resposta que deu ela foi verdadeira ISO fo beneficiou ela e e repara marido Isto mostra que ela estava no espírito de Deus estava exatamente ou seja uma Samaritana uma Samaritana que está inspirada na presença do Messias na presença de Deus e o espírito que sai de Jesus está
a envolvê-la também está a abraçá-la está a prepará-la para aquela confissão que ela precisava de tirar cá para fora de fazer porque se aliver e a trazer-lhe uma possibilidade de uma nova vida de uma nova vida que ela almejava ter que ela ela dizia talvez se eu pudesse nascer de novo como foi dito a Nicodemos eu nasceria se eu pudesse recomeçar de novo com certeza eu recomeçaria e o Senhor Jesus chegou à sua vida para lhe dizer é isso mesmo que eu vou fazer agora agora este caso eh portanto este encontro de Jesus com a
Mulher Samaritana é um caso paradigmático ou seja o que é que isto quer dizer quer dizer que este caso aplica-se a todos os outros não é portanto é o modelo é o exemplo para todos os outros casos porque que eu digo isto há um texto em Jeremias 33 diz tão somente reconhece a tua iniquidade reconhece que transgrede contra o Senhor teu Deus aquilo que Deus mais deseja que aconteça em nós é que nós reconheçamos as nossas falhas é que nós reconheçamos os nossos erros até porque Qual é o trabalho do Espírito Santo então Jesus não
disse em João 16:8 que o trabalho do Espírito Santo é nos convencer do do pecado Então o que é que o Espírito Santo me procura fazer a mim e a cada um de vós é convencer-me dos meus pecados e dos vossos pecados então reparem se eu não cedo a essa convicção que o Espírito Santo traz sobre mim Então nesse caso portanto eu não posso ser curada porque em primeiro lugar tem que haver a admissão eh de que há um problema não é para para se poder resolver o problema primeiro tem que se identificar o problema
não é é é é como o médico não é ele só pode prescrever o tratamento adequado para um paciente se antes disso fez um diagnóstico correto antes do diagnóstico não há tratamento não é a menos que se faça assim qualquer coisa mal feito não é portanto para haver um tratamento adequado Tem que haver primeiro um bom diagnóstico um diagnóstico correto então neste neste processo de cura espiritual para o Senhor nos curar Tem que haver primeiro o reconhecimento do nosso problema e esse reconhecimento é o espírito santo nos assiste é o espírito santo que nos Tenta
convencer digo bem tenta porque ele não nos consegue convencer totalmente se não houver da nossa parte vou usar uma expressão muito popular se nós não damos a mão à palmatória não é portanto nós temos que reconhecer e aquilo que Deus mais anseia é que cada um de nós reconheça aos seus erros os seus pecados felizmente para esta mulher ela reconheceu que não estava bem neste Campo não é e ela respondeu eh de forma verdadeira e Jesus elogiou por ela ter dado a resposta correta não é or ex a resposta que Jesus deu a ela portanto
diz assim H ainda port Versículo 17 isso ao que lhe respondeu a mulher não tenho marido replicou-lhe Jesus bem disseste não tenho marido porque cinco maridos já tiveste e esse que agora tens não é teu marido Isso disseste com verdade uau auau então então vamos vamos ver Portanto o currículo relacional desta mulher já era um grande currículo não é portanto já tinha tido cinco Maridos e agora tinha mais um homem não é mas não era marido ou seja estava em União de facto não é como se diz hoje h e portanto ou seja ela admitiu
a realidade que Jesus sabia mas Jesus estava à espera que ela reconhecesse por ela própria que ela vivia maritalmente com alguém mas portanto e o homem com quem ela vivia não era marido e Jesus diz isto disseste com verdade não é agora quando a mulher houve esta resposta dos lábios de Jesus aqui é que eu penso que ela aqui ficou mesmo perturbada não é porquê Porque está ali um estranho diante dela e que afinal de contas ela sente-se como completamente entre aspas nua porque este homem Afinal conhece tudo a respeito da vida dela Aliás mais
tarde ela vai reconhecer isso mesmo diante dos seus concidadãos não é um homem que me contou tudo acerca da minha vida então disse-lhe a mulher Versículo 19 senhor vejo que és profeta Claro só um profeta é que pode saber o que este homem sabe não é e não sei se i e agora repar e e e eu eu ia dizer algo que se há possibilidade de continuar a haver diálogo entre Jesus e esta mulher depois de Jesus lhe revelar que sabe a sua vida se há possibilidade de continuar a ver diálogo é porque o Senhor
sabe como fazer este diálogo com ela porque quando o senhor diz eu bem sei que tu realmente não tens marido porque tu já tiveste como ele diz aqui já tiveste sete maridos não é C cinco maridos e esse que agora tens não é teu marido e isso disseste em verdade h mais uma vez o senhor está num momento de de encontro pessoal de um encontro pessoal com esta mulher não é para lhe trazer ainda mais eh peso sobre a sua culpa sobre a sua vergonha sobre a sua humilhação o senhor está a abordar tá ali
a tocar na ferida não é e a limpá-la toda para limpar tirar tudo aquilo que lhe estava a causar a dor porque esta mulher se calhar o seu fais ou o seu dia a dia tentava dizer que ninguém a afeta ou que as coisas não afetam mas ela estava seguramente eh humilhada na sua própria vida eh Nós não sabemos quais eram as razões Porque é que ela tinha tantos maridos ou tinha tido tantos maridos eh Eles podiam ter ter morrido não é a gente não sabe ela eh ficou viúva muitas vezes também podiam ter tê-la
deixado ou ela podiam tê-la deixado podiam ter o que sabemos é que ter cinco maridos não é brincadeira nenhuma não é portanto e e portanto o facto dela ir e nós sabemos ao meio-dia ao poço e tudo é porque a sua fama não é aquilo que se falava daquela mulher não era nada de bom não é e ela escondia-se eh no Deserto no des eu posso imaginar lá as outras mulheres olha ali vem aquela que já teve cinco maridos isso isso e os comentar e agora repara a grande diferença entre esse comentário que tu agora
disseste daqueles e daquelas que estavam à volta dela e que realmente traziam lhe ainda mais vergonha mais pesar contrasta com este Jesus que está-lhe a dizer exatamente a sua vida que teve aqueles maridos todos e que agora está junta com alguém que não um condenatório e tanto que ela olha para ele e diz eu vejo que és profeta ou seja ela começa a a perceber cada vez mais e é um crescendo não é ela ali vai se abrindo o Senhor Jesus vai limpando o espírito de Deus vai impressionando e ela cada vez mais vai bebendo
bebendo daquela daquela água viva que o senhor lhe está a dar que vai purificá-la que vai limpá-la de todo o seu passado da sua história da sua culpa da sua vergonha e ela sente-se revigorada apesar de estar a ser confrontada com os seus pecados exatamente mas ela está a ser aliviada dos seus pecados é isso e continua então como estavas a ler ora diz e já antes antes de continuar a ler eu tenho aqui um pensamento já muito tempo escrito aqui na minha Bíblia na minha Bíblia mais antiga e e este pensamento portanto foi de
um de um teólogo mas acho que este teólogo disse algo muito muito correto é um Charles ods escreveu o seguinte a graça Divina humilha um homem sem inferiorizar e exaltao sem o enchar isso e aqui Portanto o que é que acontece a graça Divina de Jesus manifestado para com esta mulher eh digamos de certo modo a humilhou não é mas sem inferioriza ou seja ela não se sentiu inferiorizada desprezada rejeitada etc e e acabou por exaltá-lo sem a enchar Ou seja é a medida certa de tudo ou seja Jesus é realmente o mestre por excelência
não é que sabe tocar com corações sabe lidar com corações e e esta é uma arte muito difícil que todos nós temos dificuldade uns mais outros menos mesmo aqueles que já andam com o senhor mesmo assim nós temos sempre Um percurso a fazer porque a arte de nos relacionarmos com eh o nosso próximo não é não é fácil e Jesus é o mestre por excelência do qual nós devemos aprender a nos relacionarmos com os outros com esta com este Tato com esta delicadeza mesmo sabendo que estamos na presença de de uma pessoa que já tem
um currículo digamos muito triste na sua vida não é um currículo de Pecados não é acumulados mesmo assim qual é a intenção de Jesus é sempre de resgatar é sempre de salvar não é de humilhar não é de pôr a pessoa ainda mais para baixo pelo contrário é fazer com que a pessoa saia da cova Jesus fez isso com Nicodemos fez isso com a Mulher Samaritana fez isso com todos aqueles com quem ele conviveu e continua a ser esse o modo operand e do senhor para connosco hoje não é o senhor quer resgatar quer tirar-nos
e e e e há bocadinho desta aí uma imagem portanto uma ferida que o senhor quer limpar Eu lembro quando trabalhei como enfermeiro uma das feridas que era mais difícil Lar era os forúnculos o frun é uma uma ferida que quando olhamos tem assim um uma parte avermelhada não é na mas por debaixo dessa parte avermelhada tem lá muito pus e então para se poder curar essa ferida aquele pus tem que sair todo para fora e espremer o pus para o pus sair Aquilo é doloroso mas depois de sair a pessoa sente-se aliviada porque a
dor diminui e a inflamação diminui Então o senhor também por vezes ao tocarnos há coisas que nos doem mas esse toque quando nos dói fiquem com esta ideia em mente eh queridos irmãos é sempre o nosso bem é sempre para tirar o pus para tirar o lixo não é quer limpar quer purificar quer cicatrizar uma ferida eh e o senhor sabe como fazê-lo para que essa ferida fique mesmo completamente cicatrizada esta mulher tinha feridas mas eram feridas na sua vida que estavam abertas não estavam cicatrizadas elas só vam passar a ficar cicatrizadas com a terapia
que Jesus lhe deu Ok Milu queres continuar a ler muito bem depois ela diz portanto depois eh o senhor disse-lhe a mulher vejo que tu és profeta Versículo 19 e agora ela começa num raciocínio nós teológico não ela eu digo que é é é é outro desvio que ela procura fazer ou então a tentativa de tentar compreender o que é que está aqui a passar porque é tantas coisas que está a vir ao pensamento dela mas é verdade Versículo 20 os nossos pais adoravam neste Monte vós entretanto dizeis que é em Jerusalém que é o
lugar onde se deve adorar e portanto ela vai aqui buscar um tema parece que se desviando isso que sen Mas desia mesmo ela quer se desviar porque enfim ela foi interpelada e aquilo doeu também não é dói um bocadinho embora Jesus tivesse usado muito tato e delicadeza Sem dúvida mas mesmo assim dói não é e reparem queridos se mesmo com delicadeza e contato tocar nas feridas dói imagina quando não se é não se faz uma abordagem contato e delicadeza então aí é violentíssimo não é claro e reparem quando alguém está em Pecado queridos deixem-me dizer-vos
aqui uma coisa não é preciso nós dizermos à pessoa que ela está em bocado porque ela já sabe ela já sabe ela e e e precisamente por saber é que isso traz angústia não é Então a nossa abordagem para com os pecadores tem ser no sentido de mostrar que eles podem ser recuperados que podem ser este é que é o trabalho da da salvação das almas não é e e portanto levar não é atenção que fique muito claro eu não estou aqui a dizer que nós devemos eh passar a mão por cima fazer festinhas e
e dizer que tá tudo bem não não não não é nada disso Ok não é apontar o pecado mas lidar com o pecador de forma da forma digna que a pessoa se possa sentir digna reparem vou transpor para a parte física é como uma pessoa que está cometida de uma doença física mas ao ser tratada por um profissional de saúde por exemplo num hospital etc pois bem não é por a pessoa ter aquela doença que merece menos dignidade do que se tivesse sã não é portanto trata--se a pessoa com dignidade apesar de ela estar a
sofrer não é então na parte mental espiritual é a mesma coisa devemos tratar a todos com dignidade apesar de sabermos ou podermos vir a saber que a pessoa Portanto tem problemas na sua vida mas é exatamente para isso que que vem o evangelho não é o evangelho não vem para pessoas que que tá tudo bem Se tivesse tudo bem Não precisava do Evangelho não é Jesus não disse que não veio para para para para curar sãos não é veio para os doentes não é e e Jesus não disse também na parábola da da ovelha perdida
que ele não veio eh eh portanto salvar eh 99 eh e eu agora falta-me aqui muito rapidamente portanto Lucas 15 portanto é onde eh logo nos primeiros versículos que fala aqui da da parábola da ovelha perdida e o senhor diz eh o seguinte h e lhes propôs portanto Versículo 3 esta parábola dizendo que homem de entre vós tendo 100 ovelhas e perdendo uma delas não deixa no deserto as 99 e não vai posa perdida até que venha a achá-la e achando-a a põe sobre os hombros gostoso e chegando a casa convoca os amigos e vizinhos
dizendo alegrai-vos comigo porque já achei a minha ovelha perdida digo-vos Este é o ponto que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende mais do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento então um justo não necessita de arrependimento Então se está uma com uma vida justa não precisa então o Evangelho é para quem é para os justos o senhor disse não vem chamar justos mas pecadores ao arrependimento então queridos a mensagem do Evangelho é para todos porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus não há justo nenhum sequer
Então a nossa abordagem não é acusar as pessoas não é não é apontar aquilo que está mal na vida é levar a cura e ao levarmos a cura ao levarmos a terapia a pessoa ela própria ela vai acabar por reconhecer Quais são os seus erros se ainda não tem consciência mas na maior parte das vezes tem consciência que algo não está bem na sua vida ok e e sobretudo esta questão ou seja quem tem o poder para impressionar a mente do ser humano para lhe mostrar realmente o que não está bem e o que precisa
ser mudado é sempre o Espírito de Deus o nosso trabalho salvífico instrumentos de Deus de salvação aos outros é colocar os outros aos pés de Cristo e portanto Este é o nosso trabalho é indicar o caminho para o mestre exatamente portanto e quando nós levar pessoa ao médico isso ao médico O médico é o Senhor Jesus é ele que tem poder para curar é ele que tem poder para nós não somos os médicos o médico é sen somos os médicos nós podemos ouvir podemos confortar podemos cuidar Mas a intenção Nossa é levar a Jesus quando
muito nós somos os bombeiros que levamos a pessoa para o hospital para o médico isso isso isso exatamente mas é isso mesmo e a pessoa quando está diante da palavra de Deus abençoada pelo Espírito do senhor é o espírito que convence é o o espírito depois que mostra e que conduz e estamos lá para abraçar para encorajar para forcer a pessoa a não desistir a não desistir dessa caminhada ex porque essa esse calor humano é vai ser vai ser a forma como a pessoa Talvez possa sentir pela primeira vez na sua vida o que é
o amor divino que é o amor de Deus ex porque o amor de Deus expressa-se ou melhor Deus quer expressar o seu amor aos outros através de nós daqueles que já experimentaram e que viveram o seu amor estão a ver muito bem vamos então continuar Milu podes continuar então Versículo 21 disse-lhe Jesus mulher podes crer-se que a hora vem quando nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o pai vós adorais o que não conheceis nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos judeus Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros
adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade porque são estes que o pai procura para seus Adoradores Deus é espírito e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade acho que era bom comentarmos esta este bocadinho que acabei de ler marido o Senhor Jesus leva o pensamento da senhora portanto da Samaritana para algo muito mais importante que o próprio local exatamente não e portant local físico exatamente e diz aqui portanto que importa que os que o adoram o adorem não num sítio específico não num sítio qualquer mas o adorem em
espírito e em verdade isto é que é o importante Isto é o que de o local não é importante e reparem como as falsas religiões têm idolatrado certos locais não é e as pessoas fazem peregrinações para certos locais e por exemplo os muçulmanos é para Meca os os hindus é para o Rio ganes os católicos Romanos é para os santuários nomeadamente santuários Marianos como o Santuário de Fátima Enfim tudo isso são locais que as pessoas consideram que são santos e no pensamento desta mulher que certamente ela herdou este pensamento da sua comunidade não é Onde
Ela vivia achava-se ou discutia-se qual era o lugar mais Santo se era no monte perisin se era lá em Jerusalém Jesus disz não não não é nada disso aquilo que Deus quer é que o adoremos em espírito e em verdade isso é que portanto importa Ok e agora repara como é interessante ao contrário de de dessas até denominações e religiões que Tu fizeste referência eh quando eh eh eh o que é aí notado é que é o ser humano que vai à procura de Deus mas a verdadeira religião e aquela que é transparente na Bíblia
Sagrada é que é Deus que vai à procura do homem e isso aconteceu desde o início lá no éem onde estás o que é que tu fizeste ISS e eles porque o pecado os havia afastado já do Senhor que normalmente conversava com eles no virar do dia estavam ali todos os dias e o senhor estranhou e agora eu estou a pôr entre aspas não é porque o Senhor sabe todas as coisas que o casal não estivesse no lugar normal que estava onde estás e o Adão dá uma resposta nós nós eh eh tivemos medo e
escondemo-nos ou seja o pecado leva-nos para longe de Deus e vem Deus atrás de nós e ao nosso encontro para nos para nos reconciliar novamente com ele porque o pecado deixou de nos eh dar Esta possibilidade de estar estarmos com ele então o Senhor Jesus vem ao encontro da humanidade a verdadeira religião não é o homem atrás de Deus a verdadeira religião é Deus atrás de um homem e o homem que tem que consentir ou não mas com certeza que Deus quer é que a gente diga assim a reatar esse relacionamento como o senhor Jesus
e isso é maravilhoso muito bem eh já agora eu eu tenho que fazer aqui uma pequena correção eu falei no monte perizinho acaba em em zim mas não é per zim é Gerizim Gerizim exa Gerizim e e este monte Gerizim el é noite diz-nos no desejado de todas as nações que era um monte que ficava ali mesmo à vista onde os samaritanos tinham construído um templo rival ao templo que estava em Jerusalém e que entretanto tinha sido destruído pelos inimigos Ok portanto é o monte Gerizim que vem mencionado em Deuteronômio 1129 e que diz assim
quando porém o Senhor teu Deus te introduzir na terra a que vais para possuí-la então pronunciará a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o Monte Ebal Ok eh portanto eh e os samaritanos por aquilo que esta mulher é expressa portanto estavam com dúvidas não é qual era o local lá está a preocupação pelo local em que deveriam adorar e o senhor resolve cabalmente essa questão dizendo não esqueçam o local o local não é importante o que importa é adorar a Deus em verdade H agora no Versículo 25 eu posso ler a mulher
disse-lhe eu sei que o Messias que se chama ao Cristo vem quando ele vier nos anunciará tudo ela aqui já está a aproximar-se portanto digamos de uma compreensão eh de uma compreensão vasta e agora e agora e agora repara marida antes de prosseguir é interessante que apesar da sua história tão triste não é de vida esta era uma mulher que queria no Messias e eu aguardava apesar da sua miséria exatamente e nós às vezes poderíamos olhar para o grupo de mulheres e nós dizermos assim ai aquelas ali todas direitinhas e coisas estas de certeza que
são crentes no senhor agora aquela ali não aquela certeza que não e agora repara quando ela dá esta resposta que dá entender que ela percebe Eu sei que há de vir o Messias chamado Cristo ela até sabia este detalhe e quando ele vier vai nos anunciar todas estas coisas então o espírito de Deus está a trazer à sua mente aquilo que ela Esta palavra porque era a palavra escriturística de então que viria o Messias chamado Cristo e que i anunciar muitas coisas ela estava a demonstrar que conhecia a sagrada escritura apesar da sua miséria mas
que tinha ainda fé de encontrar um dia ess ela como Samaritana sabia mais do que alguns judeus isso isso O que é o que é espantoso não é ora que que é que nós podemos retirar daqui para hoje se calhar Alguns que estão fora da igreja remanescente não é podem saber mais do que alguns que estão dentro da igreja remanescente Ok eu estou a falar em casos individuais não é como aqui é um caso individual é claro que a igreja remanescente tem está depó da Verdade presente para este tempo mas muitos que fazem parte dessa
igreja não conhecem essa verdade assim como muitos judeus no tempo de Cristo não conheciam os oráculos sagrados que Deus tinha dado apenas ao povo de e posteriormente ao povo de Judá agora Jesus percebe que esta mulher está tão sensível e tão aberta que vai ser a única pessoa a quem o senhor se revela diretamente como sendo o Messias nós não encontramos nos quatro Evangelhos nenhum outro exemplo onde Jesus se tenha declarado assim de forma tão aberta tão frontal como ele se declarou à Mulher Samaritana como é que ele se declarou Versículo 26 de João 4
Jesus disse-lhe eu sou eu que falo contigo uau aqui ou seja aqui digamos o senhor finalmente abriu digamos completamente digamos a sua o seu coração viu que a mulher já tinha atingido um estado em que ela podia estar apta para receber esta grande novidade não é e então o senhor aqui revela-te só agora Versículo 27 é que os discípulos aparecem em cena o mais importante do Diálogo estava concluído sem lá vem eles com os saquinhos das compras não é para metade chegaram agora e o Senhor Deus teve o Senhor Jesus um encontro maravilhoso com esta
mulher que chega ali a um poço repleto de água mas ela estava completamente sedente isso e ela sai dali completamente revigorada sem ter tocado com os seus lábios naquela água literal mas ela sai completamente revigorada e agora repara marido nós podemos nos questionar assim e nos perguntar realmente o Senhor Jesus escolheu uma mulher com uma história de vida tão triste quanto esta não é eh uma mulher marginalizada uma mulher colocada à parte mal falada eh com uma fama não muito positiva e o senhor vai escolher esta mulher ao meio-dia e uma Samaritana não é ainda
crescia isso e ser mulher que também ainda acrescia isso Nessa altura sobretudo embora em alguns países ainda hoje isso aconteça desta inferioridade feminina em relação ao ao ao homem h e o senhor vai escolher esta mulher para revelar é a única a quem ele se revela completamente eu sou esse Messias que tu aguardas e que tu procuras e aquilo deve ter preenchido uau Deve ter sido algo de foi foi a gota deágua que fez transbordar o o coração dela sem dúvida saiu dali uma mulher convertida a conversão chegou ao coração daquel s e estes discípulos
vêm completamente eh sem saber o que acontece e agora se calhar vamos continuar quando eu quero ainda enfatizar este facto eu acho que isto foi mesmo cronometrado não é Ou seja Deus faz as coisas tão bem que aquilo é tudo cronometrado ao segundo e por é que eu estou a enfatizar este aspeto Eh ó irmãos eu eu a minha mulher sabe disso eu eu gosto muito de de contar o tempo de eu eu eu sou muito afeiçoado a números não é e por vezes eu acho absolutamente fascinante quando eu vejo que às vezes tudo bate
certo não é na história quando nós estudamos a história bíblica não é vemos o cumprimento das profecias cronológicas e outras profecias eu já notei na minha própria vida como realmente às vezes há coisas que se encaixam ali mesmo no momento certo no tempo certo eu quando vejo isso acontecer para mim é uma prova indubitável de que a mão de Deus está ali presente Porque o senhor faz estes cálculos certíssimos ao minuto ao segundo e reparem quando é que os discípulos aparecem em cena quando já o diálogo tinha estado completo e tinha chegado ao Ponto Central
eu posso imaginar eu posso imaginar a alegria desta mulher de saber que tinha acabado de ter um encontro com esse Messias que ela já esperava uau uau Que bênção que privilégio não é e ela não se achava ninguém agora sente-se altamente valorizada não é agora é que ela atinge digamos o desse desse sentimento de valorização porque o Messias dignou-se ir ao encontro dela e dialogar com ela uau Isto é algo de extraordinário queridos Não fiquem só com esta história o senhor continua a fazer isso O que é que o apóstolo João diz na sua primeira
epístola no capítulo 4 ele diz que nós o amamos porquê Porque Ele nos amou primeiro Amém então é o senhor que vem ao nosso encontro de muitas formas não de forma física como ele se apresentou obviamente da Mulher Samaritana mas ele vem de muitas formas através do seu espírito santo tocando pontos concretos da nossa vida interpelando a nossa vida neste ponto ou naquele o que é certo é que se nós tivermos o nosso espírito conectado com o espírito santo não é Se nós formos cedendo às convicções que o Espírito Santo quer trazer sobre nós nós
vamos ver também esses Milagres acontecer em nós e nós vamos sentir-nos contentes e felizes porque o Senhor se dignou de vir ao nosso encontro também Isto é amém é Fabuloso e só quem vive essa experiência é que sabe daquilo que eu estou a falar neste momento não é porque ainda não a viveu e eu convida a que se deixe eh convencer e interpelar pelo Espírito Santo porque a experiência é absolutamente maravilhosa e deliciosa Ok continuando ainda e vamos H 27 27 e nisto vieram os seus discípulos e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher
todavia nenhum lhe disse que perguntas ou porque falas com ela eles ficaram calados eu posso im nenhum disse mas se calhar aecia dizer não é mas ficaram ali nos seus pensamentos e agora curiosamente o Versículo 28 diz deixou pois a mulher o seu cântaro e foi à cidade e disse à aqueles homens vinde V de um homem que me disse tudo quanto tenho feito ela estava mesmo impressionada com esta Revelação que Jesus fez de que ela tinha tido cinco Maridos e que agora vivia com um que não era marido dela porventura não é este o
Cristo e reparem ela já tem essa certeza que ele é o Cristo só que ela aqui também é sábia da abordagem ela ela não faz uma afirmação dogmática eu encontrei o Cristo ela faz uma pergunta para suscitar a curiosidade intelectual na mente dos seus conterrâneos para que eles também possam fazer a sua pesquisa e é exatamente o que vai acontecer por isso já agora antes antes de prosseguir porque é muito interessante este este aspecto eh Se Jesus tivesse ridicularizado ou humilhado aquela mulher pela sua história de vida ela não estava tão entusiasmada em dizer aos
outros vind conhecer alguém que disse tudo sobre a minha vida é óbvio portanto ela a forma como o senhor abordou o seu passado e referiu a sua vida passada foi de uma forma aqu ela encontrou uma novidade de vida ela agora entende que pode viver uma outra vida que é diferente daquela que ela vivera até então e por isso ela chega à aqueles homens e àquela cidade e diz olha vindo vindo comigo e v um homem que me disse tudo quanto como ela diz tudo quanto eu tenho feito inclusive nós podíamos dizer aquilo que eu
fiz de mal pois Portanto ele me disse isso tudo mas disse-me de uma forma se ela Se a gente pudesse esticar este diálogo ele deu-me a entender que eu tenho uma oportunidade de viver uma vida nova uma vida diferente e é interessante isso que Tu disseste em verdade será porventura este o Cristo a interpelação à curiosidade lembram-se que nós estudamos semana passada Vem e Vê É é quase a mesma coisa de Natel não foi que nós estudamos Vem e Vê e aqui ela está a fazer exatamente a mesma coisa àqueles seus amigos conhecidos e que
nós poderíamos dizer Eles olham para aquela mulher que tem a tal história não é e diz mas mas o que é que se passou com ela seguramente ela vinha completamente diferente ela se calhar ousou em falar como nunca antes havia falado e fala com tal entusiasmo que eles ficam entusiasmo e ela está tão destemido e tão ousada no seu discurso que eles já notam a diferença na vida daquela mulher porque quando a gente está com Jesus queridos a gente não volta igual as pessoas entendem que nós estivemos com o senhor as pessoas entendem que aquilo
que nos rege que nos anima que nos impulsiona que nos motiva que nos ajuda que nos fortalece é o senhor Jesus e eles ficam nessa curiosidade e por isso o Senhor Jesus dizia quando eu for l da terra eu atrairei todos a mim e levantar da terra como é através das nossas vidas queridos das nossas vidas de graça de de bênção das coisas que nós vivemos com Jesus as nossas experiências até as mais difíceis mas que vividas na graça e no poder de Jesus vão despertar a curiosidade de querer vir ter com esse Jesus para
tentar entendê-lo e portanto aqui diz saíram pois da cidade e vieram ter com ele eu posso imaginar que foi a aldeia toda não é diz cidade mas era uma cidade pequena não é tipo uma vila Ou uma ou mesmo uma aldeia não é CL Claro seria Aldeia pronto e agora Versículo 31 diz e entretanto os seus discípulos lhe rogaram dizendo Rabi come porque até aqui não tinha comida eles tinham vindo com os saquinhos das compras não é como disseste mas ele ainda não tinha pegado na comida porém ele lhes disse uma comida temho para comer
que vós Não conheceis e aqui eu volto a achar muita graça a estas interpelações dos discípulos que eles tinham mesmo estavam mesmo tapadinhas não é e Versículo Então os discípulos diziam uns aos outros trouxe-lhe porventura alguém de comer não é se calhar alguém L trouxe de comer e ele já comeu essa comida e a gente não sabe não é e o Senhor Jesus compadecido dos seus pensamentos vai esclarecer então Jesus esclarece Versículo 34 Jesus disse-lhes a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra Ou seja quando Jesus sentia
que a sua obra estava a ser realizada isto enchia digamos eh enchia lhe as medidas e a Isto é que era a comida que Jesus tinha referido anteriormente não dizeis vós que ainda há 4ro meses até que venha a seifa não é ora normalmente a seifa já é ali no fim do verão início do outono ou seja então nós podemos digamos vamos pôr setembro não é que é o fim do verão início é é o mês 9 9 Men 4 5 então este encontro com a Mulher Samaritana terá sido mais ou menos em maio Ok
portanto Isto enim assim mais ou menos menos por alto não é então Eh Eis que eu vos digo levantai os vossos olhos e vede as terras que já estão brancas para a seifa que terras são estas eram as terras agrícolas Claro que não são as terras dos corações humanos Ok então Jesus Aqui está a prever que muitas pessoas já estavam sensíveis à mensagem do evangelho e A Samaritana era um exemplo não é que mostrava Exatamente isso era um e ao mesmo tempo e ao mesmo tempo é um alerta e que o Senhor Jesus está ali
A tentar ensinar aos seus discípulos pelo vosso preconceito nós iríamos eh eh eh eh não iríamos aproveitar esta oportunidade de um encontro com esta mulher que ela automaticamente ao encontrar-se com Jesus nasceu uma missionária logo ex logo portanto ela é É como diz o senhor aquele que que é impressionado pelo Espírito torna-se um missionário no reino de Deus Ou seja a pessoa tem logo que falar daquilo que descobriu daquilo que que Deus fez na sua vida e Jesus está a dizer aos discípulos Há muitas pessoas prontas para a seifa e e é nós que temos
esta esta verdade presente como remanescente como igreja nós não podemos perder tempo no sentido de perder as oportunidades que Deus nos queira dar e e e quantas vezes se nós orámos faz-me lembrar aquela eh professora que nós tivemos quando fizemos o nosso formação na Califórnia no Amazing facts eh a Ana ela dizia que de manhã quando ela orava e pedia Deus que lhe desse uma oportunidade para testemunhar naquele dia ela até nos dizia assim cuidado com aquilo que oram porque Deus responde portanto se não tendes realmente desejo de querer proclamar a palavra do Senhor Mas
se orardes por oportunidade ela vai aparecer ap o senhor traz as pessoas até nós às vezes nós dizemos Ah não encontro ninguém ou ninguém quer queridos façamos uma oração vejamos Quais são os Possos de sicar que andam por aí isso passamos ao Senhor de de para entendermos e e e e descobrirmos e percebermos quem é que tem sede e fome de um sentido de vida que pode não ser logo diretamente a doutrina logo todas as D mas é o trabalhar do coração humano da mente levar conduzir as mentes a questionarem a perguntarem Será que dali
como ela fez com os seus amigos e os vizinhos Será que este não é o Cristo será e eles foram logo a correr a ter com Jesus para perceber O que é que estava a acontecer eh um uma das formas mais eficazes de nós eh levarmos as verdades bíblicas à mente das pessoas não é através de afirmações mas sim de perguntas isso isso e nós vemos Jesus a fazer isso não é vemos aliás Jesus a fazer isso desde o início com os nossos primeiros pais por acaso tu comeste do fruto que eu te disse para
não comeres como se ele não soubesse de nada não é por que ele faz uma pergunta para levar a pessoa a cair em si naquele caso para levar Adão a cair em si não é Hum muito bem então Eh adiantando 36 eh e o que CFA recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna Para que assim o que semeia como o que seifa ambos se regozijem porque nisto é verdadeiro ditado que um é o que semeia e outro o que seifa eu vos enviei a seifar onde vós não trabalhastes outros trabalharam E vós entraste
no seu trabalho Ou seja o que é que o senhor está aqui a dizer está a dizer que o processo evangelístico não é de Izar as pessoas o mundo muitas vezes não somos nós uma pessoa que faz o trabalho todo não é que faz a sementeira e faz a colheita uns às vezes se meiam não é e depois outros é que colhem não é e aqueles que se meiam não podem colher e aqueles que colhem muitas vezes não fizeram a sementeira não é isso pode acontecer Versículo eh no 38 Eu vos enviei a seifar onde
vós não trabalhastes outros trabalharam E vós entrastes no seu trabalho 39 e muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele muitos não foram todos mas foram muitos já foi uma uma grande colheita não é eh creram nele pela palavra da mulher que testificou disse-me tudo quanto tenho feito isto foi isto foi fenomenal Porque quando eles ouviram eu eu penso nisto quando eles ouviram a mulher dizer que aquele homem disse tudo quanto tinham feito eles sabiam muito bem qual era a Vida desta mulher Então se alguém que foi capaz de descobrir os segredos da Vida desta mulher
Então tem que ser alguém especial foi is certamente motivou a curiosidade neles para ir ao encontro Jesus ver que tipo de homem era este Hum e e já agora é interessante que o facto dela ter tido este encontro Genuíno com o Messias com o Cristo e o Cristo lhe ter revelado a sua vida e a sua vida a forma como foi revelada impulsioná-la ao testemunho à partilha deste Jesus Messias que havia eh que havia encontrado eh Há aqui uma citação no desejar todas as nações na página 159 que diz assim o cântaro esquecido porque ela
depois até deixa o cântaro e deixa tudo ela vai para buscar água mas sai sem cântaro mas sai completamente revigorada então diz o cântaro esquecido revelava bem o efeito das suas palavras das suas de Jesus o desejo viente da sua alma era obter a água da vida e esqueceu o seu objetivo de ir ao poço e até esqueceu a sede do Salvador que se propusera satisfazer ou seja nem ela bebeu nem levou o cântaro nem deu de beber a Jesus mas também Jesus até Esqueceu a sua própria sede não é e e agora reparem como
isto denota algo de muito interessante quando verdadeiramente nós temos um um um um relacionamento com Jesus e nós estamos ali na a viver Lado a Lado do Senhor ele abençoar noos a gente a entender naquele diálogo constante com Deus as nossas verdadeiras necessidades humanas até humanas a gente até esquece até se esquecemos disso nós estamos a ser revigorados num num num nível tão superior e Sobrenatural porque é mesmo é alo Sobrenatural que nos acontece que até o nosso físico a nossa mente e tudo o psicossoma não é portanto aquilo tudo é revigorado e estimulado para
uma novidade de vida e então aquilo que nós nos preocupávamos antes ou que achávamos que não podíamos viver sem as Tais necessidades Quando o senhor no Sermão da Montanha diz assim olha queridos vós andais ao contrário o que eu quer dizer é Buscai primeiro o reino de Deus a sua justiça e tudo o resto seros acrescentado é esta a promessa sen são detalhes só o resto e e agora repara como a a vida a sociedade o mundo nos completamente aoo nos lança numa correria a acharmos nós que precisamos de todas essas coisas primeiro e lá
para o fim é que vamos ver se temos tempo para a meditação e o senhor está aqui a dizer que é exatamente o oposto quando nós colocamos J em primeiro lugar na nossa vida a nossa comunhão com ele o nosso tempo de meditação de reflexão e oração diários e constante tudo o resto nos será acrescentado o senhor toma conta de nós tomará sempre tomará sempre e agora lêu o resto que é muito giro Versículo 39 e muitos dos samaritanos Versículo 40 indo pois ter com ele os samaritanos rogaram-lhe que ficasse com eles e Ficou ali
dois dias e muitos mais creram nela ou seja nos nos dias em que ele permaneceu ali ainda houve muitos mais que creram nele por causa da sua palavra aqui já é da sua palavra de Jesus Jesus agora repara até antes de avançar es para o versículo muito interessante quando diz que o Senhor Jesus Ficou ali dois dias reparem Ficou ali aonde entre povo entre que povo os samaritanos quem é que os recebeu na sua casa samarit estão a ver ah então mas este Jesus até que os samaritanos dorme e hospeda-se não é hospeda-se nas casas
deles e come da comida deles e reparem o senhor na sua postura tá a dizer todos aqueles que me receberem eu estou aqui para todos os que me receberem para abençoá-los isso isso e aqueles homens e aquelas mulheres e aquelas casas ao reconhecerem aquele que era o Messias o Cristo uau eu eu devo imaginar quando nós hoje ficamos contentes quando recebemos visitas não é de queridos que amamos e que ou que são importantes e que nós respeitamos e tudo o que é que seria literalmente receber Jesus na casa pois e portanto quão abençoados foram aquelas
famílias durante dois dias que ouviam Jesus a falar a conversar a testemunhar a ens eu tenho a certeza tenho a certeza absoluta que aquelas pessoas nunca mais foram as mesmas nunca mais sem dúvida onde Jesus onde Jesus entra onde Jesus é bem recebido tudo se transforma Sem dúvida transforma e por isso é que eles vão dizer o Versículo 42 isso mas antes de ler o 42 eu vou ler aqui um de Marcos 3:35 quando Jesus é interpelado por alguns a dizer Eis aqui minha mãe H portanto estão ali eh eh Versículo 32 perdão e disseram
Eis que tua mãe e os teus irmãos te procuram e estão lá fora e ele lhe respondeu dizendo quem é a minha mãe e meus irmãos e olhando em redor para os que estavam sentados junto dele disse Eis aqui minha mãe e meus irmãos porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe e está portanto em Marcos 3 32 a 35 então Jesus considerou os samaritanos porque o receberam não é como sendo da família dele chegada Porque Jesus não tem maior prazer do que ver pessoas que
aceitam os seus ensinos que o aceitam como salvador porque lhe dão permissão autorização para ele poder trabalhar na vida dessas pessoas e aquilo que Jesus mais se eh mais se regozija em fazer é consertar vidas quebradas é é a especialidade do Senhor e é o seu maior desejo de trabalhar conosco h e finalmente o Versículo 42 e e diziam à mulher já não é pelo teu dito que nós queremos porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo o salvador do mundo uau Amém atingiram o o cume o pináculo digamos
da do conhecimento e se o nosso conhecimento queridos não chega a este pináculo digo-vos aqu que nós adquirimos como conhecimento não vale de nada eh o nosso conhecimento só tem valor se está sob este este este este grande conhecimento esta grande revelação de que Jesus Cristo é como estes samaritanos reconheceram o salvador do mundo e eles aqui estavam muito mais adiantados e no num plano Espiritual do que muitos judeus Jesus veio para os ceus e os seus não receberam como é é dito logo no início deste Evangelho de João e estes samaritanos que er os
tais perversos que eram os tais receberam abertamente Jesus Afinal quem eram quem eram os verdadeiros perversos é impressionante não é como como a revelação de Jesus acaba por revelar aquilo que vai no coração das pessoas também e ficamos a conhecer quem é que está mais próximo de dees e quem está mais longe dele Uhum E o que é interessante ver aqui também este detalhe eh foi sem dúvida O Poderoso testemunho desta única mulher que trouxe muitos ao conhecimento do do caminho para a salvação mas se em algum momento Deus nos usa para levar as pessoas
até Jesus nós não somos substitutos ou não devemos ser de Jesus porque tem que chegar o momento em que estes queridos têm que também dizer como estes disseram a outrora já não é por aquilo que me ensinaste ou por aquilo que me disseste que eu creio mas eu porque tenho a minha experiência agora com Jesus Eu também creio agora e portanto esta solidificação portanto há um tempo para tudo e nós mesmo como missionários temos que perceber o o o momento em que a pessoa tem que por si só fazer a caminhada e amadurecer ela própria
no senhor a minha experiência não pode ser ou seja não é minha experiência que a minha experiência Vai ajudá-la Com certeza mas não vai substituir a experiência dela ela tem que ter a sua própria experiência tem que tem que sedimentar tem que aprofundar fundamentar a sua novidade de vida agora o conhecimento que agora surge na sua vida com um conhecimento experimental eu diria que é é é é o corte do cordão umbilical com a pessoa que a conduziu a Cristo exato portanto a pessoa agora é o seu relacionamento com Cristo e o outro não está
mais dependente digamos do auxiliar não é conduziu a Cristo ex é é interessante aqui na na lição de sexta-feira esta esta citação que vem aí logo o primeiro parágrafo Olha estava mesmo para ler esse mesmo Ah sim então se quiseres ler é assim que encontrou o salvador A Samaritana levou outros até Ele demonstrou ser uma missionária até mais eficiente que os próprios discípulos bem e foi mesmo estes não viram nada em Samaria que indicasse haver ali um campo promissor tinham os olhos fixos numa grande obra a ser feita futuramente não viram que exatamente em torno
deles havia uma colheita a fazer por meio da mulher que desprezavam toda uma cidade foi levada a ouvir o salvador ela transmitiu imediatamente a luz aos seus concidadãos Isto é algo maravilhoso podes ler agora a outra parte marid esta mulher representa a ação de uma fé prática em Cristo todo o verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário isso Aquele que bebe da água viva faz-se fonte de vida o que recebe torna-se doador a Graça de Cristo na alma é como uma Nascente no deserto fluindo para refrigério de todos e tornando os que estão
prestes a parecer ansiosos por beber da água da vida isso e eu queria terminar com uma nota que é a seguinte assim como eh os discípulos não estavam preparados mentalmente para aceitar aqueles estrangeiros porque os samaritanos eram estrangeiros em relação a eles eh mas Jesus Viu ali uma oportunidade e e aquilo que Jesus viu se veio a confirmar quem sabe e deixo isto como como como questão para cada um de vós refletir quem sabe se aquilo que está a acontecer por exemplo nas nossas sociedades ocidentais nomeadamente nos Estados Unidos aqui na Europa de estarmos a
receber um grande fluxo de pessoas vindas de outros países eu às vezes penso nisto não estou a dizer ou não vou dizer que que a minha ideia está necessariamente certa mas eu tendo a pensar que será isto H nos nossos esforços evangelísticos nós temos que reconhecer que não temos feito o melhor como igreja como povo de Deus então não será que Deus está a permitir que povos de outras Nações até de países asiáticos não é que não são de Cultura Cristã estejam a vir aqui para Europa precisamente para nós agora podermos evangelizar aqueles que vieram
ao nosso encontro Nós não fomos ao encontro deles agora são eles que estão a vir ao nosso encontro e provavelmente ou quase certeza nós temos uma grande responsabilidade também Para com esses porque quem sabe em muitos desses podem haver corações mais abertos e mais eh sensíveis às verdades do Evangelho do que alguns que são naturais aqui da Europa portanto é apenas uma dica não é e porque estamos a viver essa realidade nos nossos dias e quem sabe esta esta lição do encontro de Jesus com esta mulher estrangeira com esta Samaritana possa encerrar grandes lições para
nós hoje já agora marido em consequência do que estavas a dizer lembrei-me eh porque às vezes podem haver pessoas que possam dizer mas eu não sei como falar nem sei o que dizer nem sei como vou transmitir ou testemunhar e lembrei-me daquele versículo de João 7:37 e 38 Quando o senhor diz se alguém tem sede ven à minim beda e quem crer em mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva reparem a a a a capacidade e a apetência para a missão e para o testemunho também não é só esforço
humano portanto não é só uma uma questão humana tem que ser uma questão de Jesus nó e o Senhor Jesus está a dizer Se nós formos à sua palavra nos alimentarmos dela diariamente a cada instante naturalmente o espírito de Deus em nós vai fazer com que flua de nós a tal água viva que nós também tomamos e que agora estamos aqui para partilhar com outros também exatamente muito bem ok chegamos ao fim e vamos terminar com uma oração nosso querido e amado pai que estás nos céus muito obrigado por mais um B espiritual que tu
te dignaste servir a cada um de nós através da tua palavra obrigado porque através deste encontro providencial que o teu pai preparou para que tu pudesse encontrar esta querida mulher que estava eh vivendo uma grande angústia na sua vida mas que era alguém que tinha no seu coração uma crença no Messias que acreditava que o Messias iria vir ó senhora como nós nos apercebemos aqui da forma tão sábia tão genuína tão tão elegante tão simpática Como Jesus abordou esta mulher ó senhor ajuda-nos a aprender noos deste querido Salvador que és tué que nós possamos ter
esta sensibilidade este Tato esta delicadeza para irmos ao encontro de almas senhor que são sinceras ó senhor abre esses encontros abre essas oportunidades conduz-nos senhor aos Possos de Jacó de hoje conduz-nos a essas almas que estão na busca Senhor e que nós possamos ser para com essas almas eh os instrumentos nas tuas mãos para levar a água da vida a essas almas que estão certamente sedentas dessa alma para satisfazer plenamente as suas necessidades existenciais Senhor usa-nos e que possamos sentir por sua vez a grande alegria que é estar ao ao teu serviço e quando nós
assim vivemos essa alegria até nos esquecemos muitas vezes das coisas materiais das nossas necessidades físicas senhor dá-nos a graça de vivermos essa experiência nas nossas vidas cada um de nós é o que nós Te pedimos e pela fé te agradeço em nome de Jesus amém amém queridos amigos pedimos por hoje encontro marcado para a próxima semana que Deus vos dê uma boa semana e que vos abençoe grandemente até paraa semana se Deus [Música] [Aplausos] [Música] quiser n