Racismo: O Estigma da Cor | Jacira Monteiro & Luiz Sayão | IBNU

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[Música] muito bem-vindas para o nosso evento que estamos promovendo hoje que é um evento promovido pelo Novo Universo o ministério de universitários daqui da ibnu a gente tem trazido alguns assuntos para nossa conversa para reflexão na ibu desde o começo do ano e a gente trouxe para o de novembro em especial o tema do racismo e quando minha esposa falou comigo Isa a respeito do trabalho e que a Jacir estava fazendo sobre o assunto a gente ouviu em um evento e a gente ficou bastante cativado pela abordagem não só de uma forma equilibrada do assunto
mas porque a gente também percebeu que esse é um dos assuntos que em geral a gente não trata na igreja esse é o tipo de coisa que a gente não costuma falar dentro do ambiente religioso conversando com alguns amigos vindo aqui para o evento eu falei olha eu nasci num ambiente cristão Eu não lembro de um único momento em que a gente tratou dentro da igreja da questão do racismo e a gente tem plena convicção que isso é uma necessidade o Brasil ele não é um país muito dado aos equilíbrios na sua reflexão a respeito
da própria cultura da própria condição social porque a gente se empolga muito facilmente e de repente a gente entra numa onda assim de pessimismo absoluto Brasil vence a Copa do Mundo agora ninguém segura a gente é o Brasil assim do Jorge benjó tudo vai dar certo pra gente vai ser a maior potência Econômica ninguém vai se comparar o Brasil de repente a gente tem uma crise econômica uma crise política e o Brasil não presta para nada aqui nunca vai ser igual aos Estados Unidos o Brasil nunca vai ser uma Europa e o nosso povo com
com certeza tem problemas que não podem ser solucionados e me parece que a questão racial entra um pouco nessa tendência do desequilíbrio maior parte da nossa história nós entendemos que a escravidão era uma parte intrínseca da aquilo que define o sistema econômico político brasileiro era impossível pensar o Brasil sem escravos até poucos pouco mais de um século atrás de repente a gente aboliu a esc Vião e a gente chega em 2023 e para muita gente o racismo é um problema distante existe racismo sim Você é racista não ninguém nunca se compreende como alguém racista então
a gente precisa começar a compreender a realidade do racismo do ponto de vista bíblico do ponto de vista Cultural de uma forma equilibrada profunda e que chame a responsabilidade para si mesmo a igreja precisa chamar a responsabilidade de conversar refletir e tratar da questão adequadamente e não tentar fingir que esse é um problema que não nos afeta não fingir que essa não é uma realidade que existe dentro das Comunidades evangélicas brasileiras ou que nós não temos qualquer tipo de responsabilidade para enfrentar o racismo do ponto de vista social fora da realidade da igreja isso é
parte da nossa missão dentro e fora das Comunidades de fé então é para isso que a gente trouxe hoje eh essa pauta e a gente tem o privilégio de ouvir Saião falando a respeito disso do ponto de vista bíblico e também a Jacira Imagino que a maior parte de vocês já conhece o Sayão Saião aqui o Pastor Da Nossa comunidade é uma pessoa bastante equilibrada nessa preocupação dos temas contemporâneos e de abordar isso de uma perspectiva bíblica honesta com o texto e honesta com a nossa realidade contemporânea eu acredito que você vocês já os o
ouviu em outras ocasiões a Jacira ela tá hoje com a gente aqui como nós falamos ela tá trabalhando com essa questão racial há algum tempo ela lançou o livro o estigma da cor que é o nome do nosso evento de hoje ela trouxe alguns exemplares ali atrás pelo que eu tô vendo não são muitos então se você tem interesse em adquirir um exemplar é corra ali no final do nosso evento ah e ela tem se dedicado a isso também do ponto de vista Acadêmico ela veio para São Paulo para fazer o mestrado nessa área no
maquens tá fazendo eh o mestrado na área de história Cultura e educação também tá fazendo pós-graduação em estudo do novo testamento e exegese e tem formação em ciências contábeis e pela UFPB a Universidade Federal da Paraíba a Jacira É guineense e ela chegou ao Brasil com 7 anos de idade então é bastante eh mesclado a formação cultural sua origem sua família guineense mas certamente já passou mais tempo no Brasil do que na Guiné e ela vai poder compartilhar um pouco daquilo que tem sido a reflexão e a experiência dela aqui muito boa tarde a todos
esse Boa tarde foi para de quem não cantou aqu noo vamos tentar de novo Boa tarde a todos boa tarde sejam bem-vindos ao nosso momento evento especial a respeito da questão do racismo e a gente quer dar uma palavra Inicial introdutória a respeito disso e em seguida vamos ouvir a nossa preditora principal a Jacira eu começo lembrando do texto de Atos 13 no momento fundamental da expansão eh missionária da Igreja Primitiva onde lemos o seguinte na igreja de Antioquia havia profetas e Mestres Barnabé Simeão chamado Níger traduzido Simeão chamado negro Lúcio de sirene ou seja
Lúcio do norte da África onde tá hoje a região da Líbia manaem que fora criado com Herodes o tetrarca e Saulo enquanto adoravam aos senhores jejuavam disse o espírito santo separee Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado assim depois de jejuar e orarem puseram-lhe as mãos e os enviaram quando a gente pensa sobre so essa questão de racismo e discriminação racial que diz respeito a qualquer atitude postura de depreciação e inferiorização e tratamento diferenciado negativo sobre alguém por causa da sua etnia raça cor de pele ou qualquer coisa similar Infelizmente essa é
uma realidade presente na história humana e ela tem dois desdobramentos um ramento é o reconhecimento daquilo que nós temos da Criação Divina com a diversidade de seres humanos nós temos quase 8.000 línguas no mundo não existe a Europa existe uma uma quantidade grande de povos línguas e etnias diversificadas a África com 1 bilhão de habitantes tem mais de 700 línguas nós cantamos em zulo uma das línguas oficiais da África do Sul junto com nedb Rossa africans inglês e outras línguas que mesmo quem tá em outras partes da África muitas vezes não conhece a gente fala
de África assim como se tivesse falando uma referência única e em função dessa diversidade polimórfica e policromática né que nós encontramos históri muitos povos Para poderem se afirmar fizeram uma atitude de elogio de si mesmo na direção da depreciação e até mesmo da escravização e desumanização dos outros povos curiosamente a leitura indevida da Bíblia abriu um caminho que se desdobrou numa espécie de proposta que foi utilizada para o racismo a ideia de que Deus tem um povo escolhido trouxe a sugestão de que talvez o povo de Israel ou quem sabe os gentios posteriormente se tornaram
alguma coisa diferenciada e tem uma espécie de protagonismo em relação aos outros do ponto de vista essencial o que no Pensamento bíblico não faz a mínimo sentido porque a eleição de Israel tá ligada à sua missão você foi selecionado para um trabalho especial para uma missão especial de revelar o Deus único às Nações que não o conhecem isso tá tão claro que em Deuteronômio 7 Deus diz para Israel eu não escolhi vocês por causa da sua situação especial porque vocês fossem um grande povo pelo contrário vocês estavam na terceira divisão no campeonato semítico da antiguidade
e sujeito a classificação e ainda não poder jogar no próximo torneio Então essa perspectiva indevida quando ela atravessa a história e chega especificamente na Europa moderna particularmente na época do Mercantilismo em diante século XV e x ela se desdobra numa direção diferente e extremamente problemática e Perigosa um dos bons livros que trata isso com detalhe de pesquisa um livro da Editora perspectiva de um autor chamado Leon poliakov chamado mito Ariano ele traz um um pormenorização que diziam respeito a compreensão biológica do ser humano nasce na Europa o que a gente pode chamar de obsessão pela
questão racial em certos ambientes europeus e isso né teve por exemplo a presença de alguém que inclusive morou no Brasil que escreveu um livro muito conhecido na época O Conde de gobin o tratado sobre as supostas diferenças entre as raças humanas e que traz aí todo uma carga que dizia a partir de uma visão eurocêntrica que os outros povos distintos da Europa eram necessariamente inferiores e nasceu então que a gente pode chamar de um racismo oficializado um racismo entre aspas com uma a prova científica e biológica dos povos que supostamente eram superiores curiosamente nesse ambiente
de pretensa superioridade nós encontramos povos europeus que há alguns séculos atrás viviam numa situação tribal tanto quanto ameríndios ou povos da Ásia e da África da mesma maneira foram mudanças de natureza cultural e particularmente o papel civilizatório do Evangelho é que mudou a trajetória dos antigos celtas dos antigos germânicos dos antigos eslavos de outros povos na história europeia e Essa obsessão por cor de pele Essa obsessão por diferença étnica e racial curiosamente não tem um mínimo sentido na Bíblia sei que a gente Às vezes tem dificuldade até de ler a Bíblia para saber quem é
quem porque vamos dizer não interessa a cor da pele de uma pessoa a grande verdade é que no ambiente bíblico antigo nós tínhamos gente de tudo quanto é cor um dos países que recebe um protagonismo diferenciado na Bíblia é o Egito e o Egito Teve uma grande quantidade de faraós nas suas eh muitas dinastias só no só no país Egito o pessoal não sabe disso tem 106 pirâmides muitas outras ainda no Sudão em outras áreas na parte vamos dizer do Egito subsaariano n Núbia chegando até mesmo a região da Etiópia Inclusive a 25ª dinastia egípcia
era composta de faraós negros tinha faraós com perfil europeu tinha faraós digamos mais morenos do ponto de vista do egípcio mais tradicional e faraós negros que vinham da África subsariana infelizmente na caminhada da leitura bíblica contaminada por ambientes que mesclaram a visão teológica com o racismo introjetado que inclusive tinha a intenção de a a escravidão nós vamos encontrar gente dizendo não os negros africanos estão numa situação de desvantagem por dois motivos primeiro porque eles têm alguma origem em Caim e Caim recebeu uma marca de Deus e portanto os negros são descendentes de Caim e essa
marca é uma marca negativa uma bobagem sem tamanho porque Os descendentes de Caim teriam desaparecido no próprio dilúvio e a marca que Deus coloca em Caim é uma marca positiva é uma marca de graça impedindo que ele viesse a ser morto não há qualquer relação com essa exegese estranha e indevida alguns anos atrás eu estava dando palestras em Moçambique e fiquei surpreso quando perguntei para a classe A minha volta perguntando para eles Escuta vocês acham que o continente Africano tem tem problemas porque eles são amaldiçoados por Deus eles Com certeza nós somos amaldiçoados por Deus
eu quase chorei na hora eu falei mas da onde você tir não porque nós somos descendentes de cão filho de Noé e cão é o responsável por aquilo que acontece na herança africana posterior e por isso que temos tantos problemas inclusive problemas espirituais em África imediatamente eu falei tem certeza vamos olhar o texto de novo abram comigo lá em Gênesis Capítulo 9 verso 25 e 26 vamos ver o que tá escrito lá e eles leram tá vendo Então nós temos da descendência de cão quem recebe o julgamento que cai sobre ele é Canaã os outros
que tem o nome de fut K ah e MIT raim que significam Líbia que significa Egito e Etiópia Não tem qualquer maldição a maldição cai sobre Canaã por quê Porque de maneira prof se falava da Conquista dos israelitas sobre a terra de Canaã isso não tem nada a ver com isso aí eu ouvi um monte de ah ouvimos um grito de libertação essa exegese não tem o mínimo fundamento de tal maneira que a bíblia trata essa realidade da diversidade das pessoas da maneira mais natural por interessante por exemplo que biblicamente o primeiro homem chama-se Adam
Adam relacionado com Adam Adam quer dizer solo e a o radical hebraico Adam pode variar de vermelho a marrom porque tem a ver com terra solo e a terra e solo varia então nunca ouve no primeiro casal você tem um potencial para criação de toda diversidade humana policromática feita pela grande criatividade do Criador e olhando pra Bíblia é interessante a gente até não percebe muito mas você vai ver Por exemplo quando você lê o texto que a gente não andou lendo ultimamente né Jeremias Capítulo 38 e 39 lá você vê a referência a um indivído
chamado ebed melek literalmente servo do rei que é uma pessoa fundamental que no momento difícil do ministério de Jeremias quando ele tá debaixo de uma perseguição muito complicada na época do Rei Joaquim e ebed melec que é esse servo do rei vai levar mensagem para ele vai interceder a favor dele e esse homem ele é cuchita ele é etip então nós temos referência temos muitos textos bíblicos que falam sobre Etiópia que aliás é uma das civilizações mais importantes e mais antigas da própria humanidade e com referências importantes que a gente já vai mencionar na história
da cristandade quando a gente caminha mais paraa frente chega no novo testamento é muito interessante ver o que nós acabamos de ler além da menção de Simão O Cirineu em Lucas 2346 que ajuda Jesus a carregar a cruz e sirineu quer dizer de sirene do norte da África muito possivelmente um africano da própria região subsariana assim como também também se discute em números Capítulo 12 verso 1 a mulher cita de Moisés né que eh é uma possibilidade também se referência diretamente à Etiópia e aliás a ideia que as pessoas têm até mesmo quando falam de
Israel como se Israel fosse uma raça Israel nunca foi raça nunca foi etnia Jacó teve 12 filhos e eles casaram com quem necessariamente com mulheres que não eram da família deles José casou-se com a filha do sacerdote egípcio e consequentemente esse povo que sai do Egito em Êxodo 12 Versículo 38 sai junto com uma mistura de gente então nunca o conceito bíblico de raça e etnia está presente o que existe é um povo que tá numa relação de aliança com Deus de modo que qualquer pessoa de fora pode entrar no povo eleito porque porque isso
não é um conceito racial as muitas vezes que eu tenho ido à terra de Israel tenho levado pessoas assim eles levam susto falou saão o que que aquele japonês tá fazendo aqui Como assim japonês ele é judeu como não não pode ser judeu ele é japonês não ele é judeu asiático ah existe isso e aquele Negrão ali Aquele é judeu também como assim judeu existe sim judeu falacha da Etiópia então tem judeu loiro tem judeu Moreno tem judeu negro tem judeu ah oriental tem judeu de todo tipo porque não é um conceito de raça de
etnia o uso disso é um desdobramento absolutamente equivocado e curiosamente nós vamos ver aqui que na hora da Igreja Primitiva vamos dizer assim pegar no arranque de abrir as comportas na direção missionária tão valiosa e importante é essa igreja que está em Antioquia da Síria ela se reúne como nós podemos ver essa igreja aparece com pessoas variadas Barnabé que era natural de Chipre nós temos um indivíduo aqui manaem que eram uma espécie de irmão de criação de Herodes juntamente com o próprio Saulo e dois africanos Lúcio de sirene e Simeão chamado negro preto certamente um
africano no início da Igreja Primitiva isso é tão valioso e importante porque nós celebramos muito a expansão do Evangelho da Igreja Primitiva e costumamos valorizar bastante As Viagens de Paulo e isso tem todo papel valor e razão e as viagens de Paulo levam o evangelho pela primeira vez a chegar a terras europeias e onde aparece isso atos Capítulo 16 Quando o evangelho chega em filipos Mas nem todo mundo presta atenção ao fato que em Atos 8 o evangelho chega primeiro na África nós temos a história do eunuco lá da Etiópia e ele que era tesoureiro
lá da rainha Candace né que é da mesma terra de onde veio a Rainha de Sabá muito amiga do Senhor Salomão que mandou um abraço para todo mundo e nós vamos ver o início dessa igreja da Etiópia uma igreja africana raiz nesses dias Alguém falou assim Ah mas eu precisamos ver aquilo que realmente é de raiz africana poucas coisas são tão de raiz africana como o cristianismo que tem 2000 anos na Etiópia aliás depois você podem pesquisar né a as famosas igrejas de Lil bellaa as ruínas impressionantes da Etiópia a igreja copta eu conheço pessoalmente
de perto Essa realidade copta porque nós temos cerca de 8 a 10 milhões de coptas só no Egito e uma quantidade enorme de dezenas 40 50 milhões na Etiópia conversei com alguns deles inclusive recentemente e nós vemos o evangelho atingi essa realidade então ah quando a gente tem essa compreensão bíblica a gente percebe que qualquer tentativa de diferenciação de menosprezo a qualquer tipo de raça e particularmente com a nossa história problemática do Brasil das Américas com a escravização dos negros que vieram de África em várias circunstâncias e a realidade brasileira foi a mais numérica da
história com toda clareza nós temos que repudiar e rejeitar e dizer que isso é absolutamente inaceitável ao mesmo tempo eu me preocupo um pouco quando as pessoas que vão falar sobre essa realidade do racismo e fazem o seguinte ou entram por um caminho que nem Nelson Mandela nem a Martin Luther King né E jamais apoiariam e concordariam numa proposta de ruptura de conflito de permitir que os maus tratos históricos se tornem num caminho de ódio mas do outro lado muita gente trata assim a ideia da África como um continente onde só existe situação de necessidade
é um ambiente onde um monte de pessoas que não têm muito que possa oferecer que a gente tem que chegar lá e e sair doando tudo porque lá não existe nada essa perspectiva inadequada a África faz parte da construção histórica da humanidade da construção histórica do cristianismo para encerrar minha palavra gostaria de mencionar o famoso presidente do Senegal leopold sedar sengor muito conhecido pela sua qualidade literária infelizmente suas obras na sua vasta maioria enquanto foram escritas em francês e a sua etnia original era ceredo num país de maioria wolof ah e uma coisa interessante e
daquilo que ele apresenta ele diz ele aprendeu a ser um elo né porque migrou paraa França e teve um grande crescimento ele interagiu profundamente com a cultura do ambiente francês ocidental retornou ao Senegal se tornou Presidente e era um intelectual muito expressivo E ele disse uma coisa muito valiosa no sentido que se a gente não entender a humanidade como um todo e o papel que a África tem para contribuir para essa construção nós nunca enxergaremos a humanidade de fato e uma das coisas fundamentais interessantes que até citado no famoso livro O cristianismo do banco dos
réus do Colin Chapman ele diz uma coisa interessante o africano não só observa o mundo o africano não só analisa a realidade ele dança a realidade ele interage com ela de uma maneira estética extraordinária e que nós no mundo precisamos interagir com isso ao dizer isso isso parece uma coisa muito pouco importante mas a grande verdade é que quando nós lemos a Bíblia a Bíblia foi escrita num contexto em grande parte NM de pastoril em contato com a realidade natural numa descrição da realidade A partir de uma sensibilidade intensa muito maior do que uma mera
observação analítica sistemática que o racionalismo e o Iluminismo europeu acabou nos trazendo depois então curiosamente quando nós pegamos alguns textos bíblicos quando nós lidamos com alguns elementos do contexto bíblico antigo e tentamos colocar isso em em sua Il ou em zulo ou em kikongo ou talvez em nedb ou talvez em papel né ou talvez e numa eh língua eh do contexto que tem essa realidade muitas ideias são mais facilmente passadas do que no ambiente de uma sociedade que vê o mundo de uma maneira muito distanciada dessa realidade de contato com o mundo espiritual que é
visto com toda Realeza e franqueza com o seu universo poético construído de maneira extraordinária há muito mais Pontes entre isso do que a gente geralmente conhece e terminando quero reforçar aquilo que eu já disse de manhã por Saião você com essa sua de KFC né tá interessado nessas coisas da África quando eu tinha 17 anos de idade eu entrei na Universidade de São Paulo e lá eu entrei na nossa classe de fonética e quando eu vi entraram vários alunos estrangeiros e todos eram da Nigéria alguns eram haa outros eram ibo e outros yorubá até me
lembro da Bíblia yorubá até hoje nitor olorum E aí eu comecei a trocar ideia conversar fui até almoçar com os meus amigos nigerianos haja Pimenta eu senti o fogo do Senhor naquele dia e quando a gente estava ali eu tive um rapaz que a gente começou a conversar o nome dele é George a alau esse homem era esse era um nigeriano yorubá e era um cristão apaixonado pelo evangelho que é muito impression o conversei com ele nigia parz qu en Fran n par Fran fal português francês inglês e yorubá e mais oito línguas africanas e
eu na época achava que eu sabia alguma coisa eu falei rapaz o homem gosta de estud e eu vi que ele tinha um interesse acadêmico um sujeito muito sério eu achava curioso que o Jorge sempre parecia est numa contemplação tranquila como quem tá cantando por por dentro e ao mesmo tempo um sujeito que gostava muito de estudar um belo dia nós fomos pro interior do Rio para Macaé num num encontro de intercâmbio de igreja e nós dormimos no mesmo quarto quando deu 5 horas da manhã eu olho assim que eu levantei né para ir no
banheiro e quando eu eu vejo Jorge tá ajoelhado na cama e esse rapaz chorava diante de Deus derramando seu coração ele nunca na vida falou para mim que ele orava ou fazer qualquer coisa eu como qualquer pessoa na nossa sociedade especial sociedade Branca eu cresci ouvindo um monte de coisas racistas e de fato aquele momento eu imaginava de fato alguma coisa errada com africanos e seus descendentes porque a situação deles parece negativa e naquele dia especial junto a uma praia de Macaé conversei com o Jorge falei Jorge eu nunca imaginei isso eu sinto no meu
coração que eu menosprezei os negros pela influência e que você pode orar por mim ele orou foi uma experiência tão extraordinária eu tive uma experiência espiritual profunda então na minha herança espiritual eu tenho uma raiz africana inesquecível 30 anos depois eu recebo uma mensagem que chega no meu minha rede social falou escuta você é o luí saão lá que estudou é o mesmo nome você é outra pessoa eu falei sou eu mesmo tô indo pro Brasil quero encontrar você e aí nós encontramos o Jorge que hoje é professor de Universidade de literatura africana na França
e pudemos comer junto dar um abraço e foi uma experiência interessante o pessoal até em casa assustou de repente repente eu cheguei e ele é um nigeriano assim daqueles que para NBA nenhuma botar defeito né o homem assim altão grandão né E era um barato quando ele tava aqui ele se vestia com as roupas típicas né então vocês imagina só ele ia pra feira com aquela roupa e eu do lado fechava a feira era só carrinho batendo para lá e para cá para ver o que que tá acontecendo Deus abençoe a África Deus abençoe os
negros Os Pretos Deus abençoe os irmãos de todas as cores porque em Cristo Jesus Somos um celebramos a nossa Fraternidade fazemos parte do Povo de Deus e da mesma raça humana Gosto e quero terminar com isso que alguém disse escuta o que que é de fato uma guerra no final das contas em última instância uma guerra sempre será uma guerra civil porque em última instância todos os seres humanos são irmãos Deus nos abençoe oão tá aqui eu não ia né Por favor fica comigo eu falei pro meu amigo Tomás ali eh o que que eu
vou falar agora né falou tudo então vamos vamos tentar né Estou um pouco nervosa porque eu estou ao lado do meu teólogo brasileiro Favorito que eu mais admiro então eu não tenho nem roupa para usar nesse evento tive de pedir emprestado para uma amiga e é verdade mesmo eh e aí a gente ficou igual porque a gente tá tudo de preto acho que é coisa de Deus né então É isso pastor se quiser complementar estamos aqui né Se eu falar alguma besteira de teologia a a gente fala outro gente eu sou a Jacira Monteiro eu
tô muito feliz que vocês vieram eh esse é o mês da consciência negra né né o mês aí que é colocado no Brasil como um mês de se tratar sobre questões raciais eh e é muito legal mesmo ver eh que numa igreja tá falando sobre isso numa igreja tão relevante no Brasil com um teólogo tão respeitado e relevante no Brasil estarmos falando sobre essa temática e a partir de uma visão Cristã a partir de uma visão bíblica então tô bastante honrada de estar aqui e saão se quiser é se sentar pode ir também mas se
ficar constrangido mas seria muito legal ter você aqui então hoje nós vamos conversar um pouco sobre essa perspectiva de resposta Cristã a essa problemática do racismo eh mas antes eu queria agradecer ao meu amigo Tomás e a sua esposa Tomás e a sua esposa Tainá e a sua filha Ágata que vieram comigo são amigos queridos inclusive esse livro Só existe por causa do Tomás tá então se vocês gostam do estigma da cor agradeçam ao Tomás Tomás está aí ele é o editor né e fundador da editora kitanda que é uma editora que tem publicado trazido
aí algumas publicações traduções bem legais pra gente então trazendo aqui essa questão da resposta Cristã ao racismo antes de falar especificamente sobre isso nós precisamos trazer um contexto histórico e social do país né É isso que nós vamos fazer um pouco eh e antes de chegar na questão da contextualização então eu trouxe esse dado aqui primeiramente sobre a questão do Setembro Amarelo a gente acabou de passar por Setembro né Nós estamos a há pouquíssimo tempo e geralmente a gente fala nesse mês sobre a questão da conscientização com relação à saúde mental isso é uma questão
muito importante Especialmente nos nossos tempos né porque nos tempos antigos existia um estigma muito maior de se tratar sobre questões de saúde mental mas aí quando a gente vai olhar no que sentido mais aprofundado disso nós temos aqui no Brasil um com relação à questão de saúde mental que a população negra ela se suicida muito mais nós temos aí dados do Ministério da Saúde que mostram que o índice de suicídio é 45% maior entre a população negra do que entre a população branca no Brasil e o índice de depressão e doenças mentais ansiedade entre a
pessoa entre a população negra no Brasil é superior do que com relação às pessoas brancas e isso a questão da do preconceito racial é o principal eh a principal questão né que leva a adoecimento da população negra no Brasil e as questões sociais também econômicas que envolve e eu acredito que isso é extremamente importante da gente ver porque aí a gente consegue entender a o contexto e a realidade do nosso país o contexto e a situação que nós temos nas mãos muit das vezes nós enquanto igreja nós queremos responder a questões que as pessoas eh
estão falando mas às vezes a gente sempre tá falando e a gente não ouve antes de falar é muito curioso quando a gente olha para Como Jesus ele age durante o seu tempo que ele mesmo ao ver leprosos mesmo ao ver pessoas eh mancas e tudo mais ele perguntava essas pessoas que que você quer que eh que o que que você quer que eu faça e essa pergunta ela é até curiosa assim né porque a pessoa tá leprosa O que será que a pessoa quer que faça né mas eu acho que tem também uma questão
de que nós vemos no evangelho de que Jesus ele agia com compaixão com misericórdia e com amor e ele queria ouvir da Perspectiva da pessoa também né o médico mesmo vendo a gente machucada eles perguntam o que que a gente tá sentindo e eu acho que é muito importante que a gente antes de responder as coisas a gente ouça Quais são as necessidades porque muit das vezes a gente tá respondendo perguntas que as pessoas não estão fazendo e deixando de Responder questões que são importantes essa questão da realidade do país da saúde mental que afeta
as pessoas eh eh população negra de forma majoritária e a questão da depressão e do suicídio é algo que deveria nos chamar atenção é algo que a gente deveria também falar no Setembro Amarelo por exemplo então indo mais um um um slide aí tem um um uma pesquisa muito legal que vocês conseguem todos nós conseguimos ter acesso porque ela é pública feita pela pela IPEC eh que foi desse ano mesmo em que eles eles fizeram uma pesquisa sobre percepções no racismo no Brasil e eles trouxeram um dado que é um dado já antigo e que
permanece de que no Brasil a aqui igual como aqula falou no início do evento muitas pessoas aqui no Brasil admitem quase 81% das pessoas concordam que o Brasil é um país que existe racismo que o racismo existe no Brasil mas quando se pergunta sobre se você é racista a maioria das pessoas dizem que não são então Eh de onde que vem então esse racismo que existe no Brasil quem são essas pessoas estão sendo racistas né então existe essa dificuldade de entendimento tanto da da realidade do país histórica sociológica e de admissão mesmo do problema para
que a gente seja assim eh para que a gente aja no caso para a reparação e para que haja Justiça com relação à questão do racismo existe uma resposta que a gente pode trazer resposta doutrinária e uma resposta prática que eu acredito que nós enquanto igreja nós podemos fazer Geralmente as pessoas falam sobre a resposta e às vezes Deixa apenas num acontecimento histórico e a gente fica numa numa Crise existencial Tá mas o que que eu posso fazer né então o meu livro nasce disso também de trazer respostas práticas tem um apêndice sobre respostas práticas
tanto no sentido individual como se pode fazer quanto no no sentido Eclesiástico também Eu acredito que a gente deve ser mais propositivos e agir para a estagnar os danos antes que aconteçam e não esperar que eles aconteçam pra gente somente reparar né então Eh trazendo aqui um um num sentido mais geral e doutrinário próximo slide por favor pastor eh nós vamos falar eu trago no livro né Essa questão da Shalom que eu acho muito interessante quando o Timo k ele vai escrever sobre isso injustiça Generosa E aí ele fala que Deus criou todas as coisas
eu não sei se vocês estão vendo tudo certinho mas depois eu posso passar o slide também para vocês e ele fala que Deus ele cria todas as coisas para que houvesse um relacionamento harmonioso frutífero em unidade e essa chalom segundo o conceito e aí o pastor saon também pode complementar aqui eh eu quero eu tô tentando envolver o pastor saon porque Nossa Gente vocês não estão entendendo e o l ele me passou a programação aí ele falou assim o saon vai falar 15 minutos depois você fala 40 minutos aí eu só disse ok no WhatsApp
aí eu fiquei pensando você que pensa Óbvio Você que acha então o o Keller ele fala que o o Shalom significa paz harmoniosa no original você poderia falar mais sobre isso é a a palavra ela é muito interessante porque a ideia fundamental de Shalom é uma ideia de algo completo eh envolve uma ideia de totalidade Então nesse sentido abrange esse conceito de que os elementos diversificados e variados estão Unidos de uma realidade só então Shalom é muito mais paz em termos de totalidade concreto do que como a gente pensa paz psicológico eu tranquilo t em
Shalom né então isso quando até hoje quando um judeu cumprimenta o outro ele não fala como vai você Ele pergunta como tá o seu chalom como tá a sua totalidade é assim que se fala muito chique né eu não sei falar essas palavras então por isso que eu preciso do saião aqui tá bom desculpa mas eu já já tinha essa ideia desde sempre meon ele é pastor afro-americano Ele fala também sobre isso E aí ele fala eh sobre a questão do Shalom dizendo que o Shalom de Deus é a obra divina de remendar a criação
quebrada o seu propósito e desígnio né esse sentido como Saião falou de totalidade isso É bem interessante porque muitas das vezes a gente olha para o pecado e os problemas que existem e nós enquanto cristãos a gente cria essa dualidade né que questões sociais devem ser tratados por determinado eh partido político o espectro político e são questões de fora mas o que a Bíblia nos mostra a partir da criação é que Deus ele tem um propósito para a criação que é essa paz em harmonia que é essa totalidade E para isso como nós tivemos o
pecado próximo slide por favor Saião do desarranjo criacional aí que eu coloco no no livro nós tivemos aí a queda né Por causa da queda é em Gênesis 1 Gênesis 2 nós estávamos indo muito bem mas aí aconteceu Gênesis TR e é por causa disso que a gente tem todo o restante da Bíblia né se não tivesse Gênesis 3 a qued nós estaríamos lá no Éden mas aí por causa do pecado que entra no mundo nós temos todo o vício e problemas que nós temos a na nossa sociedade os problemas sociais também estão nisso as
injustiças sociais também estão nisso E aí se Lewis ele fala no livro cristianismo pur e simples algo que eu acho bem interessante ele fala em outros livros né que o ego é a galinha onde todos os outros pecados são chocados e no cristianismo pur e simples nessa página 66 ele vai discorrer sobre que a partir do Ego humano a partir do ser humano se colocar como centro e desvalorizar os outros que nós temos vários outros problemas aí ele vai citar alguns problemas ele vai falar o dinheiro a miséria a ambição a guerra a prostituição as
lcos os impérios a escravidão E aí ele conclui dizendo a longa e terrível história da Tentativa do homem de descobrir a felicidade em outro que não Deus então ele fala desse aspecto de idolatria mesmo de ser humano né de tirar o Deus o centro e a partir disso tentar construir a sua história né que foi aquilo que o o a serpente ensinou lá no Éden né que seríamos conhecedores do bem e do Mal como Deus então estabeleceria para nós o que é certo o que é errado o que é o que é o que é
mandamento ou não e não seguindo exatamente o que Deus está dizendo eu tô me sentindo como se eu tivesse fazendo uma prova gente com sa do meu lado eu tô muito feliz Vocês não estão entendendo E aí próximo slide por favor eu tô olhando ele tá falando assim a t falando besteira se ele uma hora fazer uma cara estran vou dizer Nossa fui reprovada E aí fazendo trazendo mais o contexto histórico eh eu trouxe algumas imagens aqui que vocês estão vendo como Aquila falou Eu Sou formada a minha graduação é em contabilidade eu fiz contabilidade
na UFPB Federal lá da Paraíba porque eu sou da Paraíba não falei isso eu nasci em guiss sal Vim ao Brasil quando tinha 7 anos com a minha família morei eh em João Pessoa minha vida toda e agora eu tô em São Paulo né Eh porque eu estou fazendo mestrado em história da cultura no maquens E aí eu fiz a minha graduação em contabilidade e no final do meu curso eu fiz uma pesquisa sobre a contabilidade no período da escravatura no período da escravidão que inclusive o meu TCC virou artigo e foi publicado pela FGV
Então eu acho que eu fiz alguma coisa de bom né no artigo E aí no artigo na par escrita eu Visitei alguns institutos eu fui eu Visitei o Instituto Histórico e geográfico tanto da Paraíba quanto de Pernambuco para pegar alguns materiais de época mesmo por quê Porque no período da quando a gente olha paraa contabilidade a gente acha que contabilidade é uma ciência exata mas na verdade a contabilidade é uma ciência social aplicada ela se aplica às necessidades da sociedade a contabilidade que se faz por exemplo numa ONG é diferente da contabilidade que se faz
numa empresa privada que é diferente de uma idade se faz numa empresa pública a contabilidade ela a ela serve à necessidades da organização e durante o período da escravatura durante o período aí dos séculos eh x e x em que foi implantado a escravatura que chega aqui no Brasil o negro ele era considerado eh uma mercadoria mesmo isso judicialmente ele não era considerado uma pessoa ele não era considerado gente ele ele era considerado mercadoria por isso que eu fiz essa pesquisa Porque eu tive curiosidade de entender como que eles eram retratados na contabilidade tanto dos
Senhores escravos quanto dos traficantes daquela época então eu tive acesso e inclusive no meu TCC no artigo está lá presente eu fotografei a documentos daquele período da escravatura de alguns senhores escravos que estão lá nos institutos históricos geográficos Aonde eles de fato eh do do eles registavam na contabilidade deles na na na parte de Finanças dele o ativo o o escravo a pessoa lá como ativo e aí a partir das despesas se caso o escrave ficasse doente ou coisa do tipo colocava-se lá as despesas com relação a isso e aí eu trouxe algum a aí
nos slides Vocês estão vendo eh dois anúncios esse aqui era anúncios de fato do jornais Então hoje em dia a gente tem os jornais muita gente não não não usa né jornal de papel eu acho até engraçado porque aqui em São Paulo em todo lugar que você vai ter uma banca de jornal e eu fico mas quem é que tá comprando será que é quer é lavagem de dinheiro será não sei eu eu que sou contadora eu só já penso isso né mas tá em todo toda a esquina né E aí no jornal você tem
lugares onde você pode anunciar coisas né que ninguém faz né porque a gente tá usando a internet mas enfim existe esse espaço e naquela época no período da escravatura podia se anunciar as pessoas que eram escravizadas né porque eles eram considerados literalmente algo a ser vendido então Eh se você tiver curiosidade Você pode procurar lá o o o meu meu TCC o meu artigo sobre isso que tá disponível de forma pública no repositório lá da UFPB E aí eu faço algumas análises tipo pode pode passar mais um por favor pastor eh nesse período da escravatura
eh essa imagem não é boa mas no no vocês vão ler o artigo lá vocês vão ver as outras imagens eh que eu coloco sobre a forma como os escravos eles eram colocados de forma meio que encaixotadas dentro do navio e não havia um tratamento e naquela época a medicina Não era como de hoje então valtino Gomes eh os historiadores não gostam muito dele mas eu trago porque é um pouco mais fácil de compreensão no livro escravidão no Volume um ele traz que eh houve a durante quando algum escravo ele adoecia ele era jogado ao
mar ele era lançado aar ele era descartado porque senão ia passar a doença para toda a tripulação E aí essas viagens elas duravam muito tempo tem um site eu não coloquei aí no slide mas tem um site S muito legal que é um banco de dado online com relação a escravatura se chama slave voyages é em inglês mas você pode fazer a tradução no no no computador né o nome é slave voyage.com é um base é um base de dado online aonde eh colocam coisas sobre o período da escravatura E aí o Brasil foi um
significativo As Américas eles explicam lá quantos escravos vieram quantos realmente desembarcaram E aí tem uma uma perda muito grande com relação a aos escravos porque muitos morriam em decorrência desse longo período de viagem inclusive nesse período da da escravatura eh e também sobre a contabilidade aí no período da escravidão os escravos eles eram tributados existia tributação de escravos das pessoas lá porque elas eram realmente consideradas n mercadorias e de o tanto de pessoas que morriam durante essa viagem eles o os investidores né na daquela época os traficantes escravos na época eles eram considerados investidores eles
consideravam perda de negócios então tem toda essa essa cosmovisão essa forma como a pessoa Africana e negra era retratada e como ela era vista durante esse período da sociedade e aí trazendo Laurentino ele fala que houve uma mudança no comportamento dos tubarões durante aquele período que eles já ao verem os os navios eles sabiam que de lá viria comida Então por muito tempo o Oceano Atlântico foi considerado como um dos oceanos de morte mesmo porque vários foram mortos durante esse períodos jogados lá e os tubarões Eles já entenderam né que por lá iria ter a
alimento e eles seguiam esses esses esses navios eu sei que são coisas muito chocantes e e são para chocar mesmo porque a gente não aprende tudo isso eh eu lembro que eu fui fazer uma palestra numa escola e a diretora não sabia que tinha tido quase 400 anos de escravatura aqui no Brasil a diretora da escola não sabia disso então eh eh tem muita gente que não sabe sobre essas questões sobre o período da escravatura que o Brasil foi um dos últimos países aboli enfim todas essas questões eh precisam trazer à tona precisam ser entendidos
pra gente entender porque que existe o racismo hoje em dia porque que as coisas funcionam da forma como estão e por que que nós enquanto igreja devemos nos preocupar com isso tanto por causa de tudo o que Saião nos falou na introdução com relação a que a bíblia nós vemos uma unidade na diversidade que Deus criou todas as pessoas mas também porque a igreja ela teve envolvimento com isso durante esse período né tanto a Igreja Católica quanto a protestante quando ela chega também ela não protesta contra escravidão aqui no Brasil eh a gente tem por
exemplo eu não eu não vou ler tudo aí mas o até porque mesmo porque o saão já falou sobre isso mas eh eu queria só só trazer a questão agora fiquei agora perdi o raciocínio uma hora eu vou lembrar então vamos vamos passando respondendo pode passar Ah lembrei e o Joaquim Nabuco no livro dele o abolicion ele fala que nas outras civilizações especialmente Inglaterra aí que a gente sabe a a campanha abolicionista deveu muito à igreja que a igreja esteve lá junto mas isso não aconteceu no Brasil ele escreve que acompanha abolicionista não deve nada
e aí ele chama a igreja do estado Porque a Igreja Católica ela tava muito ligada ao estado e como o estado tinha interesse econômico na escravização porque houve períodos na economia brasileira em Que Nós aprendemos sobre a fazenda de café que o Brasil era o maior produtor mas houve período que o tráfico negrelo estava rendendo mais do que a fazenda de café Então acabar com a escravização era mexer de forma profunda com a economia do país era realmente perder né havia tributação de escravos então por isso que houve essas essa resistência eh no Brasil e
aí o o o Joaquim Nabuco que é um dos maiores importantes mais importantes abolicionistas do país fala isso dizendo que a igreja ah do estado aqui no Brasil infelizmente não teve tanto protagonismo aí na luta contra a escravatura mas a igreja esteve junto aí da da escravização tanto falando aqui do Brasil mas também no contexto mundial eh próximo slide por favor professor eh tem esse no Museu da Bíblia lá em Washington n em em lá no nos Estados Unidos eles têm uma Bíblia que é extremamente rara que tá sendo exposta desde 2017 que se chama
slave bible Bíblia dos escravos que que aconteceu nessa Bíblia ela era usada pelos senhores escravos lá nos Estados Unidos para eh falar com os escravos mas o que acontece nessa Bíblia ela foi retirada quase 90% do Antigo Testamento e quase 50 quase el foi retirado 90% do Antigo Testamento e 50% do Novo Testamento Êxodo Por Exemplo foi quase que inteiramente retirado obviamente Porque fala sobre a libertação do povo lá e da questão da escravidão então toda a as passagens que diziam respeito à dignidade do ser humano e que Deus ele procura que ele criou todas
as pessoas elas foram retiradas e assim nós enquanto cristãos nós entendemos que a bíblia é a nossa regra de fé e prática e e ela foi usada dessa forma para ser para ser usada para para trazer opressão para as pessoas enquanto de fato a Bíblia traz libertação a Bíblia foi utilizada lá para trazer opressão para as pessoas a nossa regra de fé e prática né e curiosamente saão eh na nessa Bíblia dos slave bible e o filmão foi retirado também olha só então uma galera que fala que Paulo era ES agista ou coisa do tipo
mas o que Paulo tava falando lá era bem a bem à frente do seu tempo né Eh e que foi retirado também porque a Paulo tava falando para receber como irmão né enfim o que tiver que ser pago que pague então algumas pessoas chamam Paulo de escravagista mas eu não é isso lá que tá na Bíblia não né então Eh essa Bíblia foi usada E aí eu trago uma questão eh ah que existem críticas justas a igreja existem muitas críticas injustas inclusive Como o saão próprio falou quando a gente fala sobre essa temática a gente
tem grupos que são muito mais radicais que estão dizendo ah a igreja escravagista nesses dias inclusive se me permitem falar aqui eu vou fazer uma imersão esse esse mês sobre essa questão do racismo E aí a gente tava a gente fez alguns vídeos e tá soltando E aí Tem uma galera na internet a internet é um caos né E aí Tem uma galera na internet dizendo Ah mas por que que você tá falando sobre sobre isso eh a igreja que que que promoveu a a a questão do racismo é que sustenta o racismo então existem
claro algumas críticas exageradas algumas questões que são colocadas mas existem críticas justas também e às vezes a gente pelo receio de dar razão às pessoas que são extremadas a gente deixa de avaliar e lutar pela Santificação nos problemas que de fato nós temos então existem também críticas justas a igreja de fato esteve lá não tem como mudar a história a história aconteceu tá lá tá posto questão é o que que a gente vai fazer com isso se a gente vai olhar pro passado entender os problemas e assim eh trazer uma resposta pra nossa sociedade pra
gente não reproduzir problemas que aconteceram antes né então Eh quando a ambição quando o ego faz parte de como a gente dirige a gente se diz Virtua aí da missão que Deus nos deu do que Deus realmente promoveu dessa Shalom dessa paz harmoniosa desse cuidado mútuos com os outros da gente se preocupar uns com os outros da gente cuidar uns dos outros a gente servir uns aos outros a gente pode transformar sim a religião numa ferramenta de opressão então a gente precisa eh est fazendo essas revisões né é aquilo que a palavra fala né da
gente fazer os análises a gente fazer As Confissões a gente se observar se analisar à luz das escrituras então Eh próximo a aqui é falando que as igrejas protestantes também estiveram né do período e que não foram tanto eh tanto assertivas próximo por favor então quando a gente fala da igreja a gente tá falando de uma omissão durante esse período de realmente ser uma voz Profética e ser voz Profética nesse sentido do que os profetas faziam de denúncia do Mal daquele período de de não se corromper com as situações de não seguir espíritos de épocas
né Às vezes a gente olha para esses eras situações e eu entendo historicamente falando né eu faço eh mestrado em história de dizer que aqueles homens eles eram homens de suas épocas E é verdade né existe um contexto etc mas existiram outros homens também daquelas épocas que agiram de uma forma que agradou a Deus né wilford enfim eh e às vezes a gente usa esse termo Enquanto crente para justificar ou apagar erros né tipo por exemplo a questão lá do Lutero né enfim o antissemitismo lá e a gente Ah mas ele era um homem de
sua época entendo né que ele tava trazendo uma questão mas também ele errou e não tem problema de dizer que ele errou né Nós somos pecadores somos todos pecadores e enfim e aí com relação po pode falar pode falar pastor tirando Jesus não precisa defender nem exatamente mas a gente pode defender o Saião de vez em quando a gente passa um pano aqui ali se tiver alguma coisa meu pano tá sempre passar tá sempre pronto para te passar ou Saião qualquer coisa conte comigo e aí quando a gente olha pra igreja existe a omissão né
como a gente falou existe um benefício né desse sistema parte dos escravos que eram trazidos eles eram dados à igreja eles serviam lá e eles eram tratados a mesma forma que a sociedade não existe não existia uma mudança eh existe justificativas bíblicas para que a escravidão se sustentasse então a gente tem todos esses problemas próximo por favor o Martin Luther King eh no finzinho da sua vida em 1960 mais ou menos não tô lembrando a data direito ele a nbc a televisão eles fazem umas entrevistas com algumas pessoas que estavam lutando contra o apartai dos
Estados Unidos e Luther King é uma dessas pessoas e aí o repórter ele faz uma pergunta pro King ele fala qual a diferença do negro para os outros imigrantes nos Estados Unidos é simplesmente pelo fato do negro ser escuro ser preto e aí o Luther King fala que parte do problema é e não também E aí ele fala que existe um estigma de cor é daí que vem o nome do meu livro é sempre bom falar das nossas inspirações ele fala que existe o estigma de cor sobre a pessoa negra porque a escravidão ela foi
justificada ela foi eh planejada E justificada durante muito tempo e aí ele fala a partir da biologia a partir da pseudociência a partir da religião e enfim eh ela foi justificada durante todo esse período então durante esse período era institucionalizado era normalizado porque foi justificado e aí a gente fala também sobre a questão da religião e é importante a gente falar sobre a questão da religião Mas a gente não pode se esquecer que a ciência também esteve junto lá justificando a escravização né Eh eu tava apresentando um trabalho na semana passada na na faculdade no
mestrado sobre justamente isso sobre os homens da ciência que estavam aqui no Brasil e que eles estavam especificamente para justificar e mostrar que as pessoas negras biologicamente a partir do Darvin ismo social estudos como cran ometria que eram usados muito naquele período foi usado com negros foi usado com mulheres também paraas que as mulheres não tinham a mesma capacidade e também com os negros para dizer que os negros eles não tinham volição eles não tinham vontade própria não tinha isso desenvolvido o que era a o que era pensado na partir de Darvin né na evolução
das espécies se acredita que existe um evolucionismo né Nós viemos lá do astrol tecos nós estamos eh nessa evolução mas aí se aplicou esse esse conceito ao Darwinismo que se chama Darwinismo Social para entender a sociedade tentando se entender a sociedade então a sociologia tá junta a gente muita gente fala que a sociologia é Libertadora mas ela também já foi opressiva e a ciência foi usada junto dizendo-se que nas sociedades existiam sociedades que eram mais evoluídas e outras que eram mais primitivas evoluído e primitivo obviamente a evoluída seria europeia e a primitiva especialmente a as
ameríndias e a africana mas a africana estaria lá embaixo na escala mesmo então a partir desse dar vinismo social que foi também justificado pseudo cientificamente se dizia que a pessoa negra ela era mais atrasada na escala da evolução é por isso que é racismo chamar um negro de macaco Muitas pessoas não sabem por quê mas tem essa origem aí histórica é dizer que essa pessoa a partir do d vinismo social ela está mais atrasada na evolução então não teria problema de machucar de de violar de violentar de escravizar foi assim que foi construído então Houve
essa justificativa eh de todas os lados porque as as pessoas que estavam no poder as pessoas que podiam escrever a história elas precisavam dessas pessoas para escravizá-las e o que que a gente precisa entender assim internalizar é que uma ideologia ela não morre de um dia pro outro a gente não pode esperar que quase 400 anos de escravização e a partir dessa visão que foi justificada de que o negro de fato era inferior a gente não pode esperar que a gente completou nesse ano 135 anos de Abolição de escravatura a gente tem mais tempo de
escravização no Brasil do que tempo de abolição e essa ideologia que circulou vinculou durante esse período a gente não pode esperar que um dia pro outro ela simplesmente sumiu não foi lá ent 13 de Maio de 1888 que Isabel assinou acabou a escravatura e de repente olha só os negros são iguais a nós não não funciona assim e acabou só formalmente só na lei né e acabou formalmente só na lei e a ide não houve uma reeducação não houve uma reintegração das pessoas negras na sociedade então eh a a gente tem esse problema aí com
relação a ao passado presente do Brasil próximo slide por favor Saião o Francis Schafer ele escreve no livro agora eu não sei qual é o livro Porque eu só coloquei a página mas ele escreve um dos livros aí que foi lançado em 2018 pelo Brasil eh ele diz eh que do ponto de vista Cristão todas as ali Nações que nós encontramos no homem vieram por causa da queda histórica espaço temporal do homem em primeiro lugar o homem está separado de Deus segundo ele está separado de si mesmo daí os problemas psicológicos da vida terceiro ele
está separado dos dos outros homens daí os problemas sociológicos da vida e quarto ele tá separado da natureza daí os problemas do viver no mundo por exemplo os problemas ecológicos tudo isso precisa de cura então em Jesus Cristo Ele vem para restaurar tudo reparar todas as coisas né ele unifica consigo mesmo todas as coisas é isso que o apóstolo Paulo nos ensina então todos esses problemas que vem a partir da queda da nossa reconciliação com Deus da nossa Reconciliação com o próximo do nosso cuidado diligente com a natureza tudo isso tá acontecendo em São Paulo
é uma tragédia é um problema muito grande mas também acontece porque a gente polui São Paulo o céu de São Paulo é é preto o tempo todo é muito triste gente eu vivo triste nessa cidade eu venho de uma pessoa né e e São Paulo uma pessoa é do céu azul Bonito eu chego aqui só tristeza é uma das poucas cidades que você pode ver o ar que você respira até pegar um pouco assim e botar dentro do carro nossa Misericórdia gente isso é por causa da nossa ambição a gente só quer produzir produzir produzir
produzir consumir consumir consumir e a gente não cuida da natureza a gente não não tem esse cuidado com a criação de Deus então nós temos esse problema que a gente também precisa se preocupar eu tava brincando com os meus amigos no carro Tomás e a Tainá que a gente não tá as pessoas falam né na internet que a gente não tá nem em aquecimento Global a gente tá em ebulição Global já tá acabando tudo então se a gente não se preocupar com essas questões que são também importantes a gente cuidar realmente diligentemente na natureza e
cuidarmos uns dos outros né os problemas sociológicos nós somos a igreja e algumas pessoas já me confrontaram seja em palestr ou seja na internet do tipo ah você tá falando sobre isso mas nós somos a igreja não existe racismo na igreja e assim e várias pessoas falam isso não é uma ou outra já vi várias vezes não existe racismo na igreja gente nós somos pecadores nós estamos em um mundo de Pecado até onde eu saiba aqui não é a criação restaurada ainda a gente não chegou no céu ainda tô certo Saião ó passei na prova
então a gente não chegou no céu ainda isso significa que a gente ainda convive com o pecado e o pecado está entre nós nós não fomos 100% santificados ainda então existe problemas que nós estamos escondendo que a gente quer fingir que a gente não vê para ter essa Áurea Ah nós somos irmãos somos todos irmãos somos todos iguais mas essa é a questão se nós somos todos iguais Por que que nós não temos oportunidades iguais na Sociedade existe um problema histórico Não é por causa da incapacidade da pessoa negra existe uma questão aí que a
gente precisa observar e que nós enquanto cristãos se nós estamos caminhando para ser o país mais Cristão n mais evangélico né a as expectativas aí a de 2030 nós sermos o país mais evangélico A questão é o que que isso significa o o país vai continuar sendo corrupto vai continuar com a desigualdade se a gente não mudar a nossa mentalidade O que que a bancada aí eu vou trazer uma provocação aí não questão política partidária mas o que que a bancada evangélica tá fazendo né Quais são as preocupações Será que são as mesmas preocupações que
o Senhor tem para a Constituição da sua sociedade para Shalom aí foi uma provocação para lá né mas eu acho que nós cristãos também enquanto igreja devemos ter essas preocupações eu acho que tem uma questão assim de modo geral o brasileiro por cultura ele trata superficialmente as pessoas de boa o problema do negro e da pessoa que é inferiorizada de alguma maneira é quando essa pessoa sobe socialmente então aqui não é lugar desse tipo de pessoa aí ele começa eu eu tenho um caso de um amigo meu que até foi estudar fora e ele negro
e ele é muito capaz muito inteligente mas quando a gente conversou com as pessoas que estavam envolvidas no processo o pessoal não pôde falar abertamente mas diz o que que um brasileiro vai fazer estudando lá fora se lá já tem tanta gente boa assim então entendi o que significava a palavra brasileiro porque a ideia é se o sujeito é negro ou sei lá ameríndio ou qualquer coisa assim ah ele deve saber qual é o lugar dele e acho que aí é que entra a coisa que é de fato o o o racismo assim nitidamente decorrente
dessa construção social histórica perfeito então Eh quando a gente olha né o o próximo por favor eh existe pelo menos duas questões a segunda eu já tratei né que se vê como igual mas no caso se tiver acesso a lugares aonde não é lugar de negro as pessoas estranham ver pessoas negras eu cansei de ir em lugares e as pessoas olharem de modo estranho ou se retirarem coisas assim acontecem no Brasil de hoje 2023 a gente achou que com a tecnologia o ser humano seria melhor mas Aparentemente a gente continuando do mesmo jeito porque o
problema é o coração do ser humano mas também eh o racista ele não vê o próximo como ser igual né mas como inferior então eh tem essa coisa de eh realmente inferiorizar e biblicamente falando seria fazer acepção de pessoas próximo slide por favor Saião em Tiago 2 1 a 13 Tiago vai discorrer sobre o problema que acontecia lá na Igreja Primitiva de acepção de pessoas e nesse contexto ele fala sobre a o a acepção que tava se fazendo do pobre né E aí ele fala ah se chegar uma pessoa rica você dá o melhor lugar
e chegar um pobre você dizer ah Senta aqui no Estrado do meu pé você não estará fazendo acepção de pessoas E aí ele diz que isso é pecado ele deixa de forma muito clara e aí fazer acepção de pessoas por qualquer outra coisa fazer essa diferenciação e inferiorização do outro é pecado então racismo é pecado racismo não é apenas crime racismo é pecado também mas quando a gente traz o conceito de Pecado a gente tá elevando a questão porque mesmo que você não seja preso por seu ato racista perante Deus você já pecou você já
julgou a criação dele é é por isso que é uma questão mais profunda a gente tá tratando do Coração aqui a gente tá trazendo pro trazendo uma elevação então algumos progressistas não gostam muito quando eu trago a questão do racismo pela bíblia porque diz ah mas é estrutural você não deve falar de forma moral Mas a questão é que quando a gente traz o conceito moral é para tratar do coração da pessoa e mesmo que a justiça não lhe prenda por ter sido racista e o estado ele não vai poder ler a sua mente às
vezes na sua mente você tá sendo racista E você tem medo de ir pra prisão e você não tem um ato racista mas se você tem na sua mente um pensamento racista um pensamento que inferioriza o outro você tá julgando a criação de Deus você tá dizendo para Deus que você sabe melhor do que ele o que é bom quando Deus no final da sua criação diz que tudo é bom você tá julgando e dizendo que Deus errou aí Obviamente você vai se resolver com Deus eu não tenho nada a ver com isso mas Deus
ele vai cobrar e ele cobra então biblicamente falando racismo é pecado nesse sentido o tin Keller de novo né trazendo ele dá algumas razões porque o racismo é pecado dá quatro primeiro por causa da doutrina do imag deade que todas as pessoas foram criadas À imagem e semelhança de Deus que isso garante a dignidade de todas as pessoas Independente de então Então antes que em 1970 e pouco o a Constituição de direitos humanos fosse feito Deus já tinha dito desde a criação que todas as pessoas têm dignidade antes que a Constituição Federal colocasse lá que
as pessoas elas devem ser tratados de modo geral de modo igual com dignidade que deve ter moradia que inclusive isso tudo é meio idealizado né Porque tem um monte de morador de rua tem um monte de gente que não é cidadão Porque não são incluídos na na na vida da cidade mas enfim a partir desse ideal que foi construído ah a eh mesmo antes disso Deus já tinha falado na sua criação a partir da doutrina do imago Day de que nós temos dignidade e valor eu acho que o meu tempo tá acabando por favor Aquilo
me me guia eu falo muito e eu ainda quero participação do saião então mais 10 minutos beleza e em segundo lugar por causa do mandamento do amor ao próximo né que nós vemos E aí vocês vão perceber que o subtítulo do meu livro é como o racismo ele fere os dois grandes mandamentos de Cristo porque a quando a gente vai olhar lá em primeira João pode passar mais dois slides por favor saão três na verdade eh lá em João Primeira João 4:20 o apóstolo João João diz que se alguém disser ama a Deus e odiar
o seu irmão é mentiroso mas aquele que não ama seu irmão a quem vê não pode amar a Deus a quem não vê ora temos a parte dele esse mandamento que quem ama a Deus ame também a seu irmão então o racismo é o ódio declarado contra outra pessoa e é o descaracterizar da outra da criação então não tem como você dizer que você ama Deus se você não ama o seu próximo se você odeia o seu próximo se você despreza o seu próximo se você inferioriza o seu próximo então por isso que o racismo
ele fere os dois grandes mandamentos tá ferindo os dois lá então Eh em terceiro lugar por causa da nova criação nós vemos em Apocalipse por exemplo Apocalipse 7:9 que João tem uma visão de uma comunidade que é multifacetadas tá todo mundo lá povos de todas as línguas Nações tribos eh e Deus o que a gente vê no salmista Fala que tudo que Deus faz ele dura eternamente e lá no no céu eu não vou ser Branca tem algumas pessoas que pensam né que no céu todo mundo vai ser branco por causa de uma visão né
que foi estabelecida mas tudo que Deus faz dura eternamente e o que Deus fez vai permanecer lá então por causa dessa nova criação e o Keller ele traz um quarto ponto que a partir da doutrina da justificação é pela fé somente E aí ele traz um conceito dizendo que o racismo é idolatria de si mesmo da sua raça você se considera melhor do que a outra pessoa você se justifica a partir disso você idolatra a sua cultura a colocando ela como superior às outras né E quando a justificação é pela fé e não pelo que
ah pelo que você tem então Eh eu vejo com relação a essa temática três três Ah posicionamentos assim com relação a igreja primeiro o negacionismo muita gente não só a igreja mas também fora nega que o Brasil é racista né não existe racismo no Brasil muita gente nega isso ou nega o próprio conceito de racismo acho que racismo não existe em segundo lugar existe uma atitude de indiferença que no meu livro eu chamo de síndrome ah como que eu chamo eu para minha defesa eu escrevia um tempo atrás já o livro mas eu não vou
lembrar à Não tem um nome de alguém gente que eu uso na ó aí pega pega aí para mim irmão o livro do saião emprestado tem um capítulo síndrome de alguma coisa de alguém uma pessoa da Bíblia que eu uso a síndrome de C síndrome de k de de de Caim Caim É isso mesmo se de Caim então Eh quando Jesus quando Deus né Fala lá com com o c eh e Caim e nossa C Caim eu eu eu eu inverto sempre é E aí Pergunta Onde tá o seu irmão né porque ele havia o
matado E ele fala por acaso Sou guarda do meu irmão e segundo o que a gente vê no evangelho nós somos sim guarda do nossos irmãos nós somos Sim nós devemos nos preocupar realmente uns com os outros cuidar uns dos outros mas ele fala ele dá de Homes por acaso Sou guarda Então essa atitude de indiferença e de não preocupação com o outro é justamente o anti evangelho então muita gente tem essa atitude ah racismo é mimimi Ah é vitimismo Ah isso não existe ah essa coisa esquerdista então a gente tá deixando de ver problemas
reais por causa de estereótipos que a gente criou É como se eu tivesse eu uso essa ilustração no livro É como se eu tivesse com uma dor mostrando para você dizendo tá doendo e a pessoa diz não isso é besteira é coisa sua você tá inventando essa dor mas a dor tá alí a chaga tá aberta e muitas pessoas como a gente viu estão adoecendo mentalmente por causa disso também e em terceiro lugar existe um policiamento excessivo as pessoas que falam do tema né que são perseguidos aí são considerados de algum determinado aspecto político Luther
King ele fala o mal deve ser enfrentado e nenhum homem honrado pode se ajustar pacientemente a injustiça então o racismo é o mal racismo é pecado ele precisa ser enfrentado de frente John stot fala isso no livro Cristão numa sociedade não Cristã ele escreve que a igreja deveria estar na Vanguarda do combate ao racismo Nós deveríamos estar à frente porque não são as políticas públicas somente é a sociedade toda contra o racismo e o evangelho ela vai ele vai mais profundo nesse sentido de consciência moral para sociedade e nós enquanto igreja deveríamos estar à frente
deveríamos estar à Vanguarda mas pelo contrário como o meu amigo e o amigo do luí saão davil lag o amigo do Tomás davil lag fala a igreja às vezes parece que tá atrás Parece que o mundo tá mais na frente muit das vezes com relação às questões então às vezes a gente se silencia com relação a questões que são importantes por exemplo violência contra mulher existem vários estudos que trazem que nas igrejas existe um índice Muito alto isso não é coisa de esquerdista gente isso é um problema real que a esquerda pegou e tá usando
lentes marxistas e problemáticas para ler essas questões mas que a gente deve se preocupar se preocupar porque são problemas reais uma questão é a gente discordar de métodos outra coisa é a gente invisibilizar questões que são reais e aí a gente discorda de métodos e também discorda das questões reais porque nós somos nós seres humanos né temos essa tendência pendular de que já que tá nesse extremo eu preciso ir para cá eu eu tenho que me dissociar completamente Quando Às vezes a gente acaba machucando uns aos outros também nesse processo eh próximos slides eu não
vou conseguir ler tudo mas no no pacto de lausan Tem uma parte que eles falam sobre responsabilidade social Cristã que é algo extremamente massa muito legal eu sou de uma pessoa a gente fala massa e eles colocam algumas referências bíblicas bem legais vocês podem ter acesso colocando na internet e aí eu trouxe algumas respostas aí práticas na Esfera individual que nós podemos fazer de entendimento sobre a temática de eh ter contato com pessoas que sejam diferentes da gente muitas das vezes as pessoas dizem que é mimimi porque não tem um amigo não sabe como essa
realidade não entende a gente precisa sair de nós mesmos precisa precisamos nos eh deixar de nos em si mesmar ficar em nós mesmos entender a realidade do outro para que a gente possa estender a mão quando é necessário eh na esfera eclesiástica A gente pode eh próximo também a gente pode aplicar questionários anônimos para entender a percepção da cidade da região que a gente vive das nossas igrejas a gente pode promover discussões como essas porque o letramento racial a educação racial consciência nos ajuda a entender as temáticas então discussões como essas são muito importantes e
a gente deve eh parar de categorizar como assunto proibido mesmo porque aí falando mais a minha geração eh antigamente existiam esses assuntos proibidos na igreja né as pessoas não falavam mas a gente tá na geração da informação e vários dos líderes liderados de vocês estão sendo discipulados pela internet estão sendo discipulado por YouTubers estão sendo discipulados por instagrams eu tô nesse nesse meio e eu sei como funciona estão sendo discipulados e influenciados né influencers aí então me chamam de influencer eu deesse nome mas enfim eu eu acho que eu sou uma pessoa que tem presença
digital que é diferente de influencer no final das contas é influencer mas eu quero me diferenciar porque eu tenho preconceito com eles brincadeira não pode gente enfim mas eh as pessoas estão tendo acesso às temáticas na era da informação no período que a gente existe as informações estão lá o problema não é informação é o filtro das informações e aí que nós enquanto igreja entramos de trazer a perspectiva bíblica não é de não falar desses assuntos que a garotada que a galera se interessa por causa dos nossos tempos mas é trazer a perspectiva bíblica falando
de forma honesta e trazendo o que a Bíblia diz a respeito do assunto e por fim Aquila já deve est morrendo ali eh Por fim eu só queria dizer uma coisa que que quando a gente fala sobre a questão do racismo a gente tá falando sobre identidade também e muitas das vezes quando o ferido quando a pessoa tá ferida ela só vê a sua dor e às vezes a gente pega a nossa dor e aí eu me coloco nisso também como se ela fosse a nossa identidade Mas a nossa dor ela não é a nossa
identidade as ofensas que nós servimos nós sofremos todos os dias não é a nossa identidade a nossa identidade É como filhas e filhas amadas do Senhor e isso precisa internalizar para que a gente não adoeça também para que a gente não veja não se autoestigma que a gente não se veja como o racista nos vê a gente precisa saber que nós somos Plenamente em Jesus Cristo para que a gente não pegue a nossa dor como a nossa identidade porque ela não é então muito obrigada terminando né o próximo slide só obrigada muito obrigada por me
ouvirem Obrigada pelo espaço [Música] r
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