Ética e bioética nos dias de hoje | Mario Sergio Cortella e Paulo Saldiva

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Café Filosófico CPFL
Nestes nossos tempos de tantas notícias de corrupção, preconceitos escancarados, dilemas morais, a g...
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E aí oi oi E aí [Música] E aí e nesses nossos tempos de tantas notícias de corrupção e de preconceitos escancaradas conflitos e polarizações ficam evidentes sérios dilemas Morais Afinal onde anda a ética na nossa sociedade ética muda cada tempo e a cada Cultura existiriam a ética Universal bom e quando a ética se refere a questões que atingem diretamente a vida humana em que a Ciência Tecnologia interfere na criação e na condução da vida neste Café Filosófico especial o filósofo Mário Sérgio Cortella e o médico patologista Paulo saldiva fazem este debate tão necessário sobre ética
e bioética se a gente entendendo essa dica como o senhor os princípios que a gente usa para nossa conduta na vida Claro que não existe ética individual aí eu esquecendo de uma comunidade de um grupo de um tempo mas também não tem ainda ética Universal Isto é algo que tem a validade para todo mundo em qualquer lugar em qualquer momento da história é aquilo que a gente mais se aproximou se lembra de uma ética que seja mais aceita como sendo princípio de Conduta é a declaração dos direitos humanos de 1948 mas não há possibilidade você
sabe disso né de uma ética individual medida em que o que vale é aquilo que a comunidade e de como saudável no procedimento no modo de agir na conduta ética a percepção que eu tenho que a filosofia que regra é exatamente esse conjunto de valores e princípios que a gente usa falar nossa convivência aliás se houvesse só um ser humano no planeta o tema da ética não viria à tona a final da ética sempre relacional ela tem a ver exatamente com a maneira como nós nos comportamos porque sociais somos né eu consigo entender bem numa
área Aonde a ética sofreu os conceitos do que era aceitável sofrer enormes transformações principalmente a partir da Medicina científica na medicina quando o pastor de cocker resolvem então intervir de uma forma mais definida no nosso organismo de criou as bases para isso você começou a respeitar a questão de limites da imposição das alternativas que você tem para pesquisar uma doença e agora mais recentemente e onde você tem que tratar uma pessoa é uma coisa difícil para mim como o médico eu vejo com a ética ela ela tá dentro do espectro maior dos valores vigentes de
uma sociedade num determinado tempo mas ela também é negociável por exemplo ético você atender alguém e deixar uma marca no pronto-socorro Será se a alternativa for ou não tratamento deixará de ser se você tem Alternativa de fazer o melhor porque alérgica ela não é fechada não é o princípio do Vale qualquer coisa Vale Tudo Vale nestas circunstâncias nessas exemplo que você dá por exemplo né A ideia é de uma decisão circunstancial ela não é Príncipes trata o primeiro Hipismo devia no campo da ética que o princípio é jamais fazer o que está fora daquela conduta
determinada Em algumas situações gente vai na tua área se diria assim depende esse depende pessoal digo gente tem que marcar muito que ele não a sensação do relativismo será de acordo com a circunstância em que você vai ter aquilo determinado na rota que vai seguindo é concordo plenamente e embora ética seja uma decisão que não é individual oi para você no caso da saúde que aonde eu eu vejo um pouco mais Ela depende da capacidade do provedor do Cuidado consegui entrar fazer o exercício de alteridade para aquele indivíduo embora ética seja regida por princípios maiores
do que é de um indivíduo da decisão do cuidador Ela depende muito das condições daquela pessoa é como se cada um me desse uma atendimento ou um cuidado a depender das circunstâncias locais e também da pessoa e isso leva a pelos muito sérios para nós Porque dependendo até do convênio ou do Sef a decisão será completamente diferente o melhor possível para aquela o que melhor casa com os princípios vigentes naquele momento vai depender é por isso que a filosofia lá trouxe na história uma diferença entre ética e moral a ética é o conjunto de princípios
e Valores para a tua conduta a moral ea Oi e essa conduta por exemplo não existe ética individual que existia moral individual e Face aos diretrizes éticas fazendo da Medicina ou da docência que também é minha atividade como é tua a gente tem princípios de Conduta mas a maneira como eu vou exército a luz ela é uma decisão do indivíduo E aí já é um ato moral mano nesse sentido ética é um conjunto odiamos mais teórico E quanto a moral é o exercício a prática Portanto o concreto daquilo que a decisão vocês tem na área
de medicina um conjunto de valores desde o plástico na juramento de Hipócrates que fala algumas normas de Conduta Mas como você vai aplicar lá e sei lá o teu ato moral como médico ou médica naquela decisão Há muitos séculos é tradição em vários países o juramento de Hipócrates considerado o pai da Medicina onde uma série de promessas são feitas sono Ele mente na formatura dos médicos É mas o quantas das palavras jurados dão conta de toda a responsabilidade social e inerente a esta profissão eu acho que qualquer estudante da área de saúde deveria ter Filosofia
na sua formação porque ela não só depende da decisão da pessoa mas também aonde acabam os limites da nossa responsabilidade moral um exemplo prático entre a Rebouças EA Consolação do lado HC de São Paulo em São Paulo que é uma avenida movimentada em Hospital das Clínicas fica do lado tem de três a quatro atropelamento por dia é porque porque não tem faixa de pedestre e no ponto do corredor de ônibus é então assim então onde para tua responsabilidade moral frente aqueles casos vai ficar consertando o osso ou vai estender Essa visão para o entorno para
além daquela situação em Vitória fala assim põe uma Bendita de uma faixa quando você se confronta com uma cidade de Easy Ball e profundamente antiética se você considerar os valores Sobra para você essa interface da decisão E isso explica uma ansiedade enorme no nosso meio as duas coisas se conectam a política tem a ver aí com a dimensão ética EA dimensão ética não é com o campo político não é a palavra política está ligada à noção de comunidade Pólis né No grego antigo e comunidade e a ética exatamente como é que a comunidade Vive junto
como é que a comunidade Vive junto pra gente garantir a nossa integridade para Aristóteles a atividade política tinha como e onde como local de possibilidade net seguir a ideia de uma vida boa juntos por isso é impossível na concepção aristotélica de separar ética e política não é a mesma coisa mas elas têm essa dimensão aliás Aristóteles que ela também a unidade de biologia e ele ficaria espantado da gente ter hoje uma coisa chamada bioética porque para ele é ética já era não é o cuidado com a vida estude senso portanto bioética seria quase que uma
hipérbole exagero não é desnecessário se eu entendi bem talvez a política fosse a ética do bem comum isso da procura do bem comum nós somos um animal gregário na Greg GR e GG no europeu o significa rebanho' e nós somos capazes nos congregar somos capazes de nos agregados às vezes também vamos capaz de chegar que é oxigênio tem hoje em larga escala mas em grande medida e eu acho que o grande segredo da nossa trajetória como espécie foi a cooperação é cooperar fazer a força da comunidade a ideia de Urbanismo nos 2 sentidos da palavra
da vida junto da Educação de nós estamos conurbadas nós estamos no mesmo lugar eu acho que esse é um movimento que a gente perdeu quando substituir larga escala a cooperação pela disputa a qualquer crença quando a gente evoluiu né no ramo dos hominídeos ele colocou uma cabeça grande com um monte de neurônio para ter aprendizado mais uma notável Em capacidade de defesa Porque nós não somos páreo para bicho nenhum e um espécime pequeno e se realmente frágil Esse é o próprio hormônio que fez passar aquela cabeça grande através de um canal Estreito ou citocina que
induz a contração uterina também aumenta o nosso sentido de solidariedade EA Expresso quando a gente abraço uma pessoa ver um exemplo legal homens e mulheres Expresso e quando falta a água por exemplo a vasopressina e que faz com que eu vim absorvam mais água também reduza esse escopo humanitário então o isso é bem até você ter 20 40 50 pessoas uma comunidade depois você depende de políticas para você representar todos outra vez de sistemas representados de Será que eu tiro daí uma má conclusão de que a Biologia a indústria a conduta social sim mas isso
não é não é um biologismo de grama não a gente a gente apostou nisso no momento que você tem um bicho que não consegui precisa trabalhar como um todo a gente vai ficar bipp etbp desses um literalismo para poder ver se tá mão e exercer Acre Oi e essa quantidade de água necessária para que sobrevivêssemos uma série de outras adaptações mais uma delas é nós só vamos ver se sobreviver se exercemos a criatividade E isso se voltada para o bem comum mas e isso Então veja interessante né a nós dois somos com o joelho ruim
né Toda vez que for descer essa essa uma escadinha aqui nós vamos ter que ter informações que vende vários lugares objetivas científicas a gente não cair se vai caindo a ordem sob o joelho e se eu tiver um bebê no colo Oi Depende se eu tiver cubo com depende da minha época que eu vou salvar beber mas se o Lobby do joelho foi mais forte que o do bebê eu vou usar o bebê como almofada para proteger o joelho e isso infelizmente o que está acontecendo no mundo onde a representatividade passa-se dominar não por princípios
Morais mas por outros determinantes é agora eu fico intrigado fazendo o campo da filosofia dificilmente se entenderia aqui o que conduz à parte das nossas ações seja a nossa estrutura bioquímica física a você pode até imaginar para usar uma linguagem da toalha né que o nosso genótipo ele pode dar em inclinações mas ele daria determinações quando você fala dessa condição O que faz com que eu não uso o bebê como um escudo na queda se eu tiver com ele no colo na hora de descer uma escada e dentro e protegê-lo isso tá mais na minha
decisão fora né Dhabi se você entenderia que tá dentro Eu acho que é misturado a tanto é verdade que você quando vocês animais predadores eles eles se você ficar doentes se vira comida O Macaco quando fica doente protege ou a pessoa o indivíduo doente está se a gente tá se selvagem tornando-se mais selvagem já vai eu gosto de ler livros de autoajuda de executivo em aeroporto sabe e tem sempre assim voando com as águias correndo os leões não tem nenhum dormindo com jabotis que até os fazer você você começa a ter de valorizar aspectos de
predadores e que atua em grupos muito pequenos e não no conjunto total né então eu acho que tem um certo biologismo sim a natureza fez que ela nascemos com essa capacidade de intelecção e de fragilidade física nos obrigasse até um relacionamento social mais digamos compassivo você sabe que eu tenho um livro mas acho que você conhece para mim alegria um lado qual é a tua obra que dentro dele saldiva eu coloco uma trilogia de questões que eu acho que tem a ver Zhao e nessa nossa temática da ética e da bioética que são para minhas
três grandes questões que o indivíduo decide independentemente da natureza são as três grandes perguntas da vida que são aquela posso devo o querer como vontade o poder como capacidade e o dever como o imperativo que o obrigatório a coisas por exemplo que eu quero mas não posso outras eu posso mas não devo e outras eu quero né e não posso e nem devo esse móvel que se coloca para nós eu acho que nesse Campo que a ética circula aquilo que a gente deve e talvez seja mais importante apenas o que aquilo que a gente pode
ou aquilo que a gente quer no campo da bioética muita coisa a gente quer várias dela segundo dizem os cientistas e você entre eles até já pode mas será que a gente deve é esse é um bom uma boa pergunta no próximo bloco E é isso que caracteriza o para mim o sentido de humanidade né Você tem um objetivo é [Música] E aí e em 1818 foi publicado Frankenstein ou o prometeu moderno considerada a primeira obra de ficção científica a sua autora Mary Shelley Nos alerta para um possível acordo criar a vida em laboratório e
[Música] as [Música] imagens de E aí [Música] em nossos tempos essa ficção científica já é uma realidade a reprodução in vitro a clonagem da ovelha Dolly e mais recentemente a edição genética de embriões hoje temos tecnologias e práticas de manipulação da vida que quase fase do doutor Frankenstein um médico realista O que torna os humanos humanos e o que faz dos humanos menos humanos a questão de você da ciência tá vencendo os limites impostos pela ética vigência pelos valores vigentes ele acontece anestesia Por Exemplo foi muito combatida no início porque a dor era considerada uma
uma característica imposta pelo pelo Divino o bloco da que fez a correção da tetralogia de fallot que uma má-formação congênita ele quase foi excomungado e na e isso coloca e na realidade a minha leitura do Frankenstein Que lindo que quem não assistiu assista disponível Ele é bonito como Fotografia e Filmagem o bastante interessante o que faz o monstro se enfurecer é que ele começou a ter sentimentos ele rende vir de reivindicar vai para ele ser tratado com humanidade que devia ser tratado como gente ele se revoltava que as pessoas se assustavam contra ele a definição
de morte por exemplo que seria A negação do ser humano é quando para o coração ou cérebro parou de e.t. onda é quando você começa a perder a chance de interagir com seus semelhantes a fazer aquilo que é prazeroso porque você não consegue é impedido de fazer isso acho que o mano é todo aquele que se pergunta todo dia Como vencer a angústia do viver eu vou lembrar do Vitor Franklin e o Victor Franco é um psicólogo Vienense que sofreu a degradação extrema de um campo de concentração e ver toda a família mulher e ele
percebia que quem sobreviver não eram os mais aptos fisicamente mas o que tem um sentido para fazer depois daquele Ele Vive para colocar colocar logoterapia para colocar essa ideia de que você precisa ter um sentido eu defendo a ideia de que o que eu aprendi na faculdade de medicina como morte é muito tosco parar o coração ela é quando o indivíduo perde o sentido seja por um sofrimento extremo ou seja Porque ele perdeu tudo todos os seus laços afetivos e o mundo para ele não faz mais sentido continuar por outro lado já vi gente com
doenças avançadíssimos tumores avançados que sobrevivem a despeito da doença porque elas têm os índios querem ver um filho casar querem ver um neto nascer Então existe muito desse o sentido Qual é o conjunto de Emoções como é que ele encontra faz relações afetivas e sociais como que ele entende o qual o papel dele dentro de uma realidade que por vezes fica incompreensível né E isso que caracteriza o para mim o sentido de humanidade né Você tem um objetivo e isso também a grande angústia do homem porque de todas as espécies a gente a única que
consegue fazer previsões do futuro e criar uma de ilhas pro nossa alma que muitas vezes ela não se materializam a gente sofre por um algo que talvez nunca aconteça e quando a gente sofre mesmo pra valer a gente não conseguiu prever ela nos pega inesperadamente você sabe que a ciência já nos oferecer vários momentos maneira de afastar temporariamente essa desesperadora sobriedade isso né porque quando você está sobra no sentido inconsciente né acho que a cabeça é nesse sentido a uma série de químicas fármacos substâncias e toda a história humana desde o consumo do álcool como
bebida social ou não até outros até fatos que serviam para nos afastar um pouco dessa realidade um grande médico que você conhece o bem estudou bastante Guimarães Rosa na sua obra mas estupenda não é Grande Sertão Veredas ele com uma frase que parece Óbvio mas que você retorna agora e outro modo se viver é muito perigoso vai viveram muito perigoso mas o que eu acho é que quando ele dá o título à obra de fato a vida grande geral é um grande certo aí o que que você tem no Grande Sertão a percepção de abandono
Você tá sozinho que você tá perdido a vida Grande Sertão mas ela tem Veredas Isto é ela tem saídas onde você acha uma trilha que leve algum lugar mais segura a ciência se colocou imensamente como sendo portadora né dessas vidas desde Oi 19 não é aqui é a ciência indica EA filosofia escanteada ano século 19 como sendo a né uma mãe geracional né dos conhecimentos a passa a ser tratada como uma tia velha que tem que ficar trancada dentro do quarto agora não ela voltou um pouco né a cena mas o positivismo por exemplo mesmo
sabe 19 oxente preciso vai mostrar que a ciência carrega essa luz essa razão ela nos conduzirá nem a redenção das nossas lutas de sobrevivência mais ou menos Sheila e quando escreve antes né ao front antes vai ela tá dizendo cautela né aquilo que humano é capaz de fazer pode se voltar contra humana e castigar o criador Quel Quel Quel foi fulminado Mas é interessante porque eu acho que essa ideia de cárter e não matou Deus nem os filósofos Ele simplesmente mudou de endereço Eu vejo quando aparece um querubim de alta estirpe com avental da árvore
dizendo numa linguagem hermética que ele inventou uma uma substância que inibe um receptor tetra médico da membrana celular que impede a funcionalização da proteína G que vai fazer um segundo mensageiro que vai interferir no núcleo ele tá sendo tão hermético quanto a o apocalipse de São João Mas tem uma crença Mística nisso e da mesma forma quando o indivíduo vai estar sofrendo no caso da doença ele vai consultar o doutor Google tenta racionalizar por quê que isso aconteceu comigo montar um modelo lógico-filosófico ou sistêmica do quê Por quê que isso aconteceu com ele com uma
pessoa que ele ama e na hora do aperto voto vai para igreja bom então a gente continua tendo componentes místicos uma forma de explicar o mundo pela razão de acordo com seus valores culturais e mesmo tempo a gente quer um paciência mas assim não compreensível então e então isso também coloca quem vai pôr o limite já que você não consegue entender a ciência hoje Oi primo você pode fazer hoje órgãos humanos enforco por exemplo bom então você transplante de coração e fígado em criança que não tem doador você pode pegar um porco e humanizá-lo através
de edição do DNA então ele vira o com como se fosse um órgão humano isso é bom agora você pegar uma pessoa e editar altura ou editar a cor do olho a cor da pele ou Resistência é uma doença específica fazer a capacidade que você tem hoje de programar pegar um óvulo editá-lo ou um embrião ele tá E vão tá colocar no onde é que isso para bom então da mesma forma como a gente tem me atendeu o Frank as Doutor Frankenstein ele começa por um princípio moral eu quero restituir à Vida e ele espanou
o parafuso e perdeu o limite é a gente também hoje tem dificuldades de colocar limites porque a capacidade instalada ela está espalhada para todos os lugares Tanto para você fazer o mal quanto para você fazer o bem de acordo com os padrões vigentes se a gente imaginar A Renascença é o período do renascimento ele é o período em que nascem as utopias é o sentido de uma vida que será melhor feliz sem sofrimento para as pessoas se você pegar desde a obra Utopia Thomas Morus até o tommaso Campanella que serve a Cidade do Sol até
por exemplo Francis Bacon o pai né da ciência moderna ele tem uma Utopia também de uma nova Atlântida de que ali é uma sociedade feliz e perfeita porque dirigida por cientistas na o século 20 foi muito marcado por distopias isto é o tô peso negativas na desde 1984 George War até não é por exemplo filme Blade Runner e o livro algumas coisas do Stanley kubric tirados do ar por plataforma 2001 Uma Odisseia no Espaço até o álbum Play essa ideia de que em 500 anos a gente vai né daí a noção de Redenção até a
percepção daquilo que é o perigo do Abismo né e e já está nesse circuito a tua crença como Sente só um pesquisador é que a gente já lidou com qualquer expedidor Ou posso mas está com dificuldade com o devo exatamente está dificuldade de porque a ciência perdeu a fácil a última face de destruição científica que eu vi foi do Open Rider naquela foto do Los alamos quando ele já já pós-guerra ele reflete se percebe angústia que ele teve de uma corporação de sente isso mas ele era um líder do projeto e o nome agora você
tem corporações fazendo ciência e o cinema sai do Frankenstein para que a crise vídeo que jogam coisas nos esgotos de Nova York são jacarezão que você não tem a quem cobrar atitude moral quer dizer a ciência deixou de evoluir em nomes individuais e passa envolver por por corporações ou seja e a ciência ou foi usada para ganhar dinheiro e isso contamina o processo E aí a gente tem uma profundidade não é de agonia que é muito forte se você imaginar que de fato o conhecimento EA ciência produz tal como a arte na religião na filosofia
ele seria não é para amenizar não é o peso da vida que é perigosa lembrando aí de novo o Guimarães mas hoje alguns elementos que são assustadores mas eu acho que o tema não é da bioética só de ver ele tem medo de vir à tona é com força por conta até da gente fazer a construção coletiva desses Limites esse é esse limite que hoje porque esta noção de que hoje é uma produção do conhecimento científico e das invenções e das intervenções que é de base corporativa Isto é só não tem mais né o woofer
raymer fazendo alguma coisa você não tem mais um projeto uma rata e ainda se identifica uma chefes que eu não tenho mais o Fleming isso o antibiótico que sai você não sabe quem fez então se não há mais o cientista individual entre a responsabilidade agora ela fica mais diluída você vê alternativa E isso tem levado a grandes distorções se você for ver bem o conhecimento que essa Utopia essa nova Atlântida ela está restrita a alguns poucos países e dentro desses países a quem pode pagar ou seja o a ciência não tá chegando para todos porque
era determinada por valores de mercado que vão impedir que esse acesso se manifeste como um bem-estar foi bem comum ou seja em alguns lugares o joelho vai mandar no bebê no próximo bloco o mais curioso disso é que nesta lógica do estar no culto hoje a nossa hiper exposição ela é voluntária E aí [Música] e em 1962 altos rankings lei autor de Admirável Mundo Novo fez um discurso comentando a sua obra e de George orwell 1984 duas obras que preveem um futuro de estoque para a humanidade hutzler diversos sobre a ditadura científica do Futuro através
do controle da sociedade pela evolução tecnológica e o consentimento das pessoas ao seu estado de Servidão e o pipo Hector e tudo nada a pipoca and maybe Two and A Ele disse me disse que estava certo quando você olha por exemplo nesse discurso nessa lotação a ideia de se criar substâncias que nos induzam né a uma simulação de felicidade ou uma felicidade oi ou é uma Euforia tem sido muito comum na atividade de pesquisa e na tua área na minha não é tão comum mas já o foi é você até situações onde ele pessoas na
área da Medicina elas usam substâncias que são Ilegais ou e inadequados que ela se suicidaram veja você tem hoje drogas de prescrição para melhorar a tua ter um rendimento intelectual só você em drogas e prescrição para você não dormir e aguentar você tem drogas para suportar o sofrimento e o peso das e as consequências daquilo que você não pode fazer o fez errado né Mas o mais importante que me assusta não são tanta administração de substância que modifique a nossa percepção da realidade ou conforte o nosso ego é informação você pode ver que todo o
regime esse imposto totalitário ele tinha desses a informação sofisticados antes eu pensava que um espião hoje se não precisa mais você tem com a capacidade de processamento as informações que você cede sobre as suas amizades seus gostos as tuas conversas quando você autoriza esse uso hoje tem computador capaz de processar tudo isso e saber por exemplo esses marcadores de passos que nasceu no celular você consegue construir mapas de caminhabilidade os dois três bilhões de pessoas divididos por área por renda e outras coisas assim e você tem uma capacidade de produção de Mitos você cria um
mito você não só tem um indivíduo como Hitler que tem um magnetismo Você pode até você pode hoje a simular voz simular alguém uma visão de alguém falando coisas isso tem influenciado até no processo eleitoral aonde você vê o que as pessoas conversam e produzem discursos feitos sob medida para cada subgrupo daqui dessa comunidade entre interconectada você pode colocar em você sim droga nenhuma vontade de possuir algo vontade de consumir algo de você sentir infeliz porque você não tem tal objeto ou tal determinada coisa e você pode colocar a gente no poder que utiliza esse
inconsciente coletivo e oferece um prato político e você se submete a isso porque quando a gente coloca a gente concorda com os termos e não Lemos nós estamos oferecendo as pessoas nome das pessoas que a gente ama e as nossas convicções pessoais o que lemos o que escrevemos o que assistimos nós colocamos as nossas fotos colocamos aquilo que tudo nos era mais caro que colocava numa prateleira na sala o dentro do da nossa alma do nosso coração à disposição de todo mundo ou seja nós nos desgrudamos Como os seres humanos para máquinas que processam e
efetuo modificações o primeiro o primeiro movimento é a nossa discussão ética na cultura ocidental que marca Nossa trajetória É no livro do Gênesis Adão e Eva que produzem ali uma desobediência e nessa desobediência a primeira coisa que eles percebem quando ofendem a divindade na narrativa né Judaica aqui que estão usando esse absorver ela é que eles estavam nos Isto é que eles tinham corpo e que eu escutava exposto e procura ali se proteger o mais curioso disso é que nesta lógica do estar no hoje essa nossa a exposição ela é voluntária a um Pensador que
Alex morreu assunto jovem é não tinha nem 22 anos chamado Lago esse e o amor esse tem um livro que ele fez quando tinha 18 anos com o título que eu acho um magnífico chamado discurso da servidão voluntária não sei que 16 o jovem étienne de lagoa e se levantou uma série de questões que ainda hoje fazem sentido e Nos alerta os homens enquanto neles houver algo de humano só se deixam subjulgar se forem forçados ou enganados muitas vezes perdem a liberdade porque são levados ao engano não são seduzidos por outro mas sim enganados por
si próprios a nossa Servidão pode ser a um tirano político mas pode ser também é uma droga mentor ou até mesmo um sistema de algoritmos é porque não subordinados e a servidão voluntária Isto é aquilo que você e eu fazemos sabendo que assim será o uso quando você fala que alguns governantes É verdade em qualquer lugar em outros tempos também eles podem manipular o inconsciente coletivo Mas o problema que eu acho mais forte hoje só livro é um consciente fala isso você coloca porque você quer Nisso porque que é você também obrigado a posso dar
na Grécia está pagando com a sua e com a sua vida o uso de um instrumento né então antes de você mandar o primeiro nude você já tá no quem tá no naquilo que tem de mais precioso que a sua alma e seus hábitos e isso é é um aspecto importante da dominação pela informação e tem a dominação é por digamos pela crença hoje é quase que se a gente não tivesse o direito de adoecer é como estão se vendendo a ideia de que eu adoecer é facultativo é opcional até o morrer opcional com as
manobras fúteis de prolongamento de vida com as tem gente que se congela esperando um dia não tem uma nova fútil de prolongamento porque a área de ética no campo da bioética trabalha com a noção que alguns locais ela é dada de eutanásia o e outros locais aceitam a noção de ortotanásia hishistoria morte correta e em vez né daquilo que é a auto-imolação ou aceitação da Extinção só para não perder até algumas religiões trabalham com essa ideia você tem algumas religiões que são avessas a noção de autonazia mas aceitam não a ortotanásia estrito senso Mas aceita
a ideia de que você não use medidas que sejam indutores sofrimento e deixar a natureza seguir seu curso essa é uma excelente discussão né porque você pode manter uma pessoa Viva artificialmente sem nenhum prognóstico o e arruina a família dessa pessoa em 4 a 5 dias e uma devastação da destruição do patrimônio daquela família veja a tua quinta no quadro não queria deixar mas olha se a gente for ver o que foi feito a gente o que a gente sabe de Hepatite viral foi feito sabe como injetando vírus da Hepatite em crianças com paralisia cerebral
como a sífilis e não tratando pessoas no Alabama para ver a transmissão no pessoas negras e para você saber se a a resistência de festas a Raio X na vigência de uma radiação numa guerra to a Mix leva pílulas de iodo radioativo para gestantes sob o pretexto de saber se a criança tem hipotiroidismo não houve uma alimentação disso mas a gente ainda continua induzindo nas pessoas através de sistemas de informação de que você tem que se você não pode envelhecer e você não pode ficar doente aquilo que eu chamava de ética no campo Até nós
de algumas religiões nessa área é um termo que se usa e assim a recusa a obstinação terapêutica isso respiração obstinação pela precisa Isto é a insistência que produz um efeito mais maléfico do que ao fato daquela pessoa seguir o seu curso com a natureza é isso na no ato moral ali no pé do leito quem decide a família o profissional médico se a família estiver convenientemente informada de que aquilo é fútil vai preservar Mas dependendo do momento de fragilidade de uma pessoa se alguém tiver me olha nós vamos tentar isso com seu filho e não
coloca claramente as posições do que Quais são as perspectivas reais de que isso funcione o indivíduo faz o que for preciso e para aquilo acontecer quando nós tivermos o aparecimento da discussão sobre clonagem e que se trouxe à tona também a conversa sobre células-tronco ela produziu no final dos anos 1990 e depois no ano 2000 uma conversa imensa houve uma redução nos últimos tempos desse ou tema como pauta Esse silêncio entre aspas temático Isto é o fato de não estar mais na nossa conversa cotidiana tanto o assunto células-tronco ou até a ideia de clonagem será
que é um recurso estratégico é um recuo porque a gente não conseguiu entregar enquanto cientistas aquilo que a gente imaginava que poderia Então você pega indivíduos com doenças crônicas como desconfiamos do Shane de Sofia muscular pessoas com doenças neurológicas incuráveis e dizer que através das células-tronco seria Rei e as coisas assim como o espírito santo fazia curando a Chagas fazendo cegos enxergarem e coxos andarem havia uma espécie de crença Mística nisso e as células-tronco tão funcionando mas num ritmo menor agora tem um uma esperança muito grande da reprogramação genética e você pegar fazer com que
o indivíduo você coloca um vetor lá um vírus que vai entrar e devolver o gênio faltante para aquela doença metabólica que o indivíduo acumula apresenta o triptofano o gordura doenças de doenças genéticas que serão consideradas consideradas incuráveis e também eu uso de xenotransplantes Cadê você vai substituir órgãos inteiros produzidos em animais mas com genes da pessoa que você pega uma célula-tronco daquela pessoa coloca numa matriz e isso é uma promessa ou é uma pessoa que já tá acontecendo isso em camundongo Isso vai acontecer muito rapidamente acho que nós vamos estar Transportando o fígado em crianças
que tem cirrose hepática congênita o corações em crianças com a deu para texto graves muito rapidamente a partir do obtidos em animais ou em órgãos artificiais está conseguindo construir órgão usando para isso se ela mostrou no próximo bloco será então que a gente vai ter que fazer um Darwinismo neodarwinismo aonde o mais apto não é biologicamente determinado mas o mais economicamente é rápido hein na mitologia prometeu roubou o fogo Cantar É o homem o poder de manipular as forças da natureza a seu favor governar o seu próprio destino e se livrar da submissão aos Deuses
o Age técnico do homem na intenção de acrescentar a natureza o que ela não lá o homem historicamente foi se fundindo com a técnica e se transformando mediante composições anteriormente inexistentes e impensáveis um outro texto da cultura oral trabalhado burguete O Aprendiz de Feiticeiro na o feitiço que faz as Águas transbordaram inundaram em a cidade o que essas duas obras tão distantes no tempo dizem sobre a ética do homem que resolve brincar de Deus e de Aprendiz de Feiticeiro e eu fico imaginando em alguns anos quando nós tivermos o acidente de fukushima a que gerou
não são desastre não é de base e até agora até a sua repercussão vamos não conseguiram até hoje fazer a sensação daquele havia relatórios técnicos e garantiu que ela ela imune a qualquer tipo de acidente Eu acho que o modo desafio que nós vamos tem temos de ética bioética Primeiro vai ser como não para transformar o médico e humanismo mas recuperar a humanidade dos médicos que é diferente tem que estar exposto algumas conceitos de limites e de reflexão sobre aspectos mais Gerais que nós podemos fazer de manipulação genética que que nós poder onde nós vamos
discutir isso e isso é uma área que vai evoluir muito rapidamente Oi e a segunda coisa vai ser para quem que nós estamos fazendo isso quem é que vai ter acesso E aí isso é porque primeiro como é que se distribui de maneira justa aquilo que é fruto do trabalho da humanidade na história e segundo quem que autoriza o que pode ser feito a gente tem alguns protocolos né hoje no campo da ciência em geral não só na medicina daquilo que é admissível nós somos lutando nos últimos anos para ter protocolos um pouco mais é
determinantes relação ao uso do mundo digital essa questão que você levantava antes né daquilo que é a nossa vida exposta Ou nossas informações utilizadas por internet de algoritmos que a gente não só não os vê como também não sabe quem é que os domínios domínios né nessa hora a ausência de um protocolo hoje de quer que nos autoriza a dizer oque é o aparte de genética nós vamos até aqui se liga lá sol prolongamento da vida a utilização né de transplante de órgãos de outros ou gerados em outros animais nós vamos até aqui na é
difícil lidar com isso quando você tem interesses econômicos muito fortes também exatamente e outra coisa que é o seguinte a gente tá vendo uma sociedade baseada onde a força Central é o conhecimento a informação interessante né porque a quando você conhecimento você tem se compartilha mas fica com seu e o outro leva o que quiser como é que você então estão como não é uma commodity você não tem um sistema econômico para valor a isso é isso então desde a sua é mais intuitivo que esse ano solo-atmosfera clima são comuns mas no meu entendimento o
conhecimento científico como ele é fruto de um esforço que vem a centenas de anos acontecendo Ele deveria ser também um como mas não é assim que tá acontecendo você e se envolve uma uma aspecto mercadológico e muito bem sucedido porque se você pegar as dez maiores companhias farmacêuticas elas vão ter um PIB maior do que a grande parte dos países do mundo cada uma delas e está fazendo com que oitenta por cento pouquinho mais de oitenta por cento de todo investimento em tecnologia médica de ponta seja colocado em seis a sete países é isso cria
um conceito que será então que a gente vai ter que fazer um Darwinismo neodarwinismo aonde o mais apto não é biologicamente terminado mas o mais economicamente é apto será que é isso que nós vamos caminhar e isso é tolerável isso não é ponderável como é que a gente faz chegar para todo mundo então até onde a gente vai chegar e para quem que nós vamos entregar são os dois desafios da bioética no meu entendimento o ar quem você quer chegar interessa corporações econômicas muito Poderosas então o antagonismo disso virar inclusive com produção Eu imagino que
vai ser criar uma epistemologia da ignorância que você tem que estudar como é que você produz ignorância de liberada como por exemplo a indústria do cigarro a fez ela tinha plena consciência de que aquilo fazia mal e produzir o Ciência para e conta como se produz hoje para aquecimento global os interesses econômicos podem interferir numa discussão ética e com muito dinheiro muita competência quando a gente leva o prometeu e o mito Você se lembra do relato de que ele vai até o Olimpo tira o fogo portanto a capacidade técnica de intervenção no mundo driblar a
vigilância de Atena e de Hermes Athena a deusa da sabedoria Hermes o mensageiro é o Deus da interpretação consegue driblar o sínodo entrega nós humanos é algo que só os deuses tinham que ela capacidade de mexendo no mundo e fazer coisas E desde aí chega lá tu mitológico que tem alguns milhares de anos né a gente tem muitos outros e vários lugares que trabalham com a noção do quanto que humano não é só de ele é perigoso também eu gosto de uma definição muito mais simples no campo da ética e que envolverá claro também a
bioética que é de um filósofo francês que já faleceu lá do povo requer foi quero dizia é banal até de tão simples e tão bonita e ela é banal não porque ela é tola mas porque ela absolutamente compreensível ele dizia que ética é vida boa para todas e todos em instituições justas a vida boa aquela que você não tem carência recurso você não tem doenças em alternativa que você não tem afeto faturado vida boa isso é quando você não é agoniado pela resistência não é com aquilo que é necessário para poder existir todas e todos
é meio Óbvio é todos e todos chave e muitas vezes se fala em qualidade da ciência mas também se confunde muito qualidade com privilégio e não é qualidade é quando eu todos e todos têm se poucos tem é privilégio não é qualidade vida boa para todos e todos instituições justas olha que coisa O que é uma instituição justa aí é onde você banal é aquela que garante vida boa para todos de todos serratia que a ciência tem possibilidade de se inclinar porque hoje você acha que não mas ela se inclina a ser uma instituição justo
eu acho que a ciência que teve um momento aonde ela trazia bem-estar para todos as que pastor começou com as vacinas né começou com Jenner antes lá na vacina para varíola que havia uma perspectiva que a gente iria ter vida boa pelo menos alguns aspectos que alguns pajeros você ia reduzir esse penar né O pathos né e assim um pouco menor ela tá e voltando agora para um problema de que o É como se você desenvolvesse ferramentas para muito poucos então isso tá longe de promover a a digamos a ciência tá falhando nisso por causa
desse aspecto mercadológico Alberto seib seja casado com uma brasileira não é casado com uma brasileira ele doou né a patente por aqui é aquilo pudesse ser essa é uma atitude ética queria toma o nosso ponto de partida o Ruth aí o Victor nussenzweig que trabalhava tiveram que sair do Brasil durante o período meio meu exótico de 60 Eles foram para Nova York e descobriram agora uma proteína que é capaz de fazer teu corpo contra todos os as variantes da malária ou seja abrir a precisar de uma vacina de malária de Abril no também abriram doaram
Então existe isso mas a regra não é essa a regra é você restringe isso através de em Sistemas comerciais importantes e o que devia ser um como e foi até muito recentemente passou a ser uma commodity ou seja o que é elinor ostrom que ganhou o prêmio Nobre 99 de economia e infelizmente faleceu logo depois que ele dizia que certas coisas eram como se a economia não estava preparada para lidar com isso tá acontecendo justamente numa área sensível que o adoecimento junto a surgir logo o nosso ponto de início ética como sendo o conjunto de
valores valores aquele que faz valer e a bioética como sendo um sinal de alerta e relação aquilo que a gente só tomar cuidado e o que é mais legal quanto ela aqui enquanto o objetivo implantar uma célula-tronco indo que vai para uma área do cérebro e desenvolve o núcleo ético e do pensamento nós vamos ter que discutir e através dos nossos valores a nossa cultura e de tudo que a gente foi até programado para ser através de evolução nós exerçamos o nosso é o nosso papel de colocar limites e tanto no que a gente pode
fazer Tanto endereçar para quem que a gente está desenvolvendo aqui por isso que eu não nas histórias de prometeu e na história de Pandora a única coisa que ficou para o nosso todos e para todos aí para mim foi lá dentro na caixinha a esperança mais reflexões no site e Facebook do Instituto CPFL e no canal do Café Filosófico no YouTube [Música] ele tende a caminhar para um consenso quando a gente é inteligente e numa democracia e nem exigido como com Celso para a vida seguir o confronto EA tentativa de anular ou em vez de
se edificar a partir do acolhimento das Diferenças que busca fazer com que a outra pessoa Ela desaparece é uma sociedade de abelhas e formigas não tem conflito mas também não tem progresso 1 E aí
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