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sejam bem-vindos a mais uma aula de filosofia dessa vez a nossa aula número um hoje a gente vai falar sobre filosofia pré-socrática na verdade é o início de todo e qualquer curso de história da filosofia aqui a gente vai investigar as origens e o nosso objetivo principal aqui é saber por pré-socráticos qual é a relevância deles paraa história da filosofia e por que que a gente os estuda a final de contas Qual é o ganho que eles falaram o que que faz sentido o que que não faz eu já vou te avisar o seguinte agora
Nesta aula eu não vou cobrir todo e qualquer press socrático porque o meu objetivo Não é esse a gente já falou na aula passada que esse objetivo é o do Enem por exemplo esse objetivo é de um curso de história da filosofia na Universidade por exemplo mas aqui o meu compromisso com você é fazer com que você entenda de modo sistemático as os principais conceitos problemas e argumentos portanto eu não vou exaustivamente aqui pegar filósofo por filósofo eu quero que você entenda sobretudo sobre o que eles estão falando que problemas eles estão endereçando que conceitos
eles estão usando Eu acho que o seu ganho é muito maior quando eu faço isso que quando eu faço as outras abordagens portanto Olha só vem comigo para aprender o que que significa pensar como pensaram os primeiros homens lá na Grécia antiga pensaram eu acho que você vai ganhar bastante com a aula de hoje tanto em compreensão histórica quanto em compreensão e clareza conceitual sobre o que que é pensar ciência por exemplo sobre o que que é pensar mitologia por exemplo e agora eu quero falar para vocês qual que vai ser o resumo da nossa
aula O que que a gente vai abordar hoje seguinte a gente vai abordar as origens da filosofia e vai comparar a filosofia de um lado com a ciência de outro lado com a mitologia e em terceiro lugar a gente vai abordar o que que é específico da filosofia em relação a essas duas e comparações em segundo lugar a gente vai falar de alguns conceitos chave para entender filosofia antiga como um todo e entender também os press socráticos em específico vou falar para você de Cosmos de e fises e de arqué São três conceitos três palavras
gregas que você precisa compreender para então compreender qualquer outro filósofo e por último a gente vai terminar não analisando todas as escolas pré-socráticas a gente vai analisar na aula de hoje só uma escola composta por três filósofos o primeiro filósofo de todos do qual a gente tem notícia que é o thalis de Mileto o anaximandro seu discípulo e o anaximenes a gente vai perceber o como é que eles propuseram filosofar para pegar o espírito Geral de todos os filósofos eu já adianto que na aula que vem a gente vai abordar só Heráclito e Parmênides porque
eles fogem do padrão do que comummente a gente costuma caracterizar como filosofia pré-socrática Tudo bem então esse vai ser o nosso roteiro de aula então indo pra primeira parte a origens eu quero falar com vocês aqui sobre o seguinte primeiro os aspectos comuns em relação à Ciência vocês sabem que falar de filosofia no início é falar de ciência no início Logos outra palavrinha Clara que é cara a eles que é filosofia natural e por fim eu vou explicar a origem do phd nessa sessão da aula aqui para vocês verem o quanto filosofia tem a ver
com ciência Até hoje ainda então vamos lá Logos é uma palavra que sur nessa época e que significa muita coisa e que você precisa saber quando você vai ler textos de filosofia antiga e quando você vai ter acesso à filosofia em geral Mas você nota que Logos tá presente na palavra biologia tá presente na palavra psicologia e tá presente na palavra antropologia Então não é à toa não todas essas disciplinas aqui elas eram estudadas na origem pelos gregos não com esse nome obviamente mas os objetos de estudo que hoje a gente era como sendo típicos
da psicologia da antropologia e da biologia já eram estudados por eles de modo que toda vez que você vai a universidade e na universidade tem uma disciplina chamada história da ciência você vai analisar os press socráticos inevitavelmente toda a ciência faz isso psicologia pedagogia até quando a Biologia tem história da ciência ela começa dos PR socráticos porque foram eles os primeiros a investigar o que hoje a gente chama de Biologia Psicologia e antropologia você sabe que Logos quer dizer teoria estudo palavra discurso nesse caso aqui quer dizer estudo ou teoria então biologia seria assim na
etimologia a teoria da vida a psicologia seria na etimologia a teoria da psiqué da mente antropologia é a teoria do homem da humanidade mas hoje essa concepção mais etimológica já foi bastante expandida e Biologia Psicologia e antropologia não querem dizer exatamente o que elas querem dizer na etimologia mas na origem é esse meu ponto aqui a filosofia nasce junto com o que a gente chama hoje de ciência então a gente tá falando da mesma coisa quando a gente fala da origem outro aspecto que tá presente na origem da Filosofia que ficou presente durante muito tempo
na história humana mas muito tempo mesmo é a palavra ou classificação filosofia natural filosofia natural começa a ser estudada com os press socráticos que nós veremos hoje e vai ser estudada cara até o século XV filosofia natural é hoje o que você estuda no Colégio como biologia física e química parou para perceber isso antes não havia essas especializações o que havia antes era um rótulo bem geral chamado filosofia natural e o que você vê aqui no na tela é justamente um livro em que tem a palavra filosófica no título ó viagem filosófica pelas Capitanias do
GR Pará Rio Negro Mato Grosso e Cuiabá de um autor chamado Alexandre Ferreira ou Alexandre Rodrigues Ferreira perdão Esse cara é muito estudado em história da Amazônia em história do Amazonas porque ele fez um dos registros mais antigos que nós temos notícia sobre a Amazônia mas esse registro não é uma viagem existencial sa não é uma viagem filosófica no sentido de vamos aqui falar sobre a vida sobre a existência Não é nada disso se você abrir o livro o que tem nada mais é que figuras gravuras desenhadas né século XVI afinal de contas de das
espécies que o Alexandre Rodrigues Ferreira ia conhecendo na medida em que ele ia passando pelos lugares ia Portanto ele catalogando para que elas servissem então de estudo posterior pra biologia biólogos fazem Exatamente isso né biólogos fazem a catalogação das espécies não é isso para só então estudá-las ou a partir daí estudá-las filos natural até o século XVI designou essas disciplinas A partir do século X que a ciência começa a se especializar de modo tal a dar origem às disciplinas Que nós conhecemos hoje química física biologia antropologia enfim mas até então era tudo filosofia natural daí
você vê o quão perto a filosofia está das ciências né então outro aspecto aqui é a origem da palavra phd Você conhece a palavra phd né geralmente ela é utilizada quando a gente quer se referir a alguém muito sábio ou muito especialista no sentido acadêmico em alguma coisa a gente fala assim essa pessoa é phd essa pessoa é phd qual é a origem da palavra phd hein você sabe phd é um título acadêmico existente tá ele existe não no Brasil no Brasil a gente tem outra nomenclatura a gente tem Mestre Doutor e pós-doutor phd é
um título concedido em Universidad de língua inglesa ou anglo-saxã depende do termo que você quiser utilizar E olha que curioso phd que designa os especialistas em diversas ciências quer dizer na origem philosophy Doctor Você sabia disso o PH é de philosophy e o d é de Doctor aí é outra pista que a gente tem de o quanto a filosofia e a ciência se confundiam ou se confundiram por muito tempo isso remonta aos filósofos que nós estudaremos hoje os pré-socráticos tudo bem Tá mas filosofia no início não se confundia só com ciência filosofia no início se
confundia também com mitologia E é isso que eu quero te mostrar agora por que que ela se confundia com mitologia eu vou te mostrar em alguns aspectos mas o principal deles é o que os historiadores da filosofia chamam de a passagem do mitos ao Logos né então vou te explicar fazendo uso aqui de aspectos comuns como referência aos Deuses linguagem alegor óc e poética e alusão ao Sobrenatural eu vou te mostrar alguns trechos desses primeiros filósofos se comportando de modo muito parecido como se comportavam por exemplo os sacerdotes antigos os poetas antigos os rapzodo tem
uma diferenç fazinha entre poeta e rapzodo né poeta é o cara que compôs o mito e o rapzodo é só o cantor Barra declamador do mito na na Grécia antiga não tinha muita diferença entre o quem declamava e quem cantava né a poesia era musicada então vou te provar que a filosofia no início também se parecia muito com mitologia isso é chave para quando você for entender o que falaram os outros filósofos posteriores e e identificar ali alguns elementos mitológicos e não confundir as coisas tá vem comigo Olha lá referência aos Deuses o Heráclito o
Heráclito que é um filósofo que vai ser alvo da aula que vem ele tem vários fragmentos e um deles diz deuses e homens hram os caídos em combate ele faz referência a Deuses a gente não sabe exatamente o que ele quer dizer com essas referências porque os filósofos Prass socráticos não legaram até os nossos dias obras inteiras apenas fragmentos eu vou explicar isso daqui a pouco e portanto a gente não sabe exatamente o que ele quis dizer com isso aqui mas ele faz referência a Deuses outro fragmento famoso é esse aqui ó Deus é dia
e noite inverno e verão Guerra e Paz abundância e fome ele utiliza a palavra em grega que deu origem à palavra Deus que é theos teos que é essa aí ele faz referência aos Deuses ele tá fazendo ele tá partilhando do mesmo caldo Cultural de todos os gregos antigos ele vai fazer referência a Deuses bom também tem uma linguagem alegórica e poética você sabe o que que é linguagem alegórica linguagem alegórica é uma linguagem metafórica na verdade a alegoria por conceito é um conjunto de metáforas conjunto de metáforas para você nunca mais esquecer o que
é alegoria Você se lembra da alegoria do carnaval alegoria do carnaval ou os carros alegóricos do carnaval nada mais são do que carros que trazem em cima ali várias imagens certo várias imagens e aí você pega assim esse carro aqui representa a África aí na África tem lá uma montanha tem lá um nativo africano tem lá uma casa específica da África tem lá uma cor essas imagens cada uma é uma metáfora que no conjunto simbolizam o conceito África uma metáfora perdão uma alegoria é um conjunto de metáforas de imagens que no conjunto significa um conceito
abstrato é uma linguagem imagética predominantemente e filósofos também utilizam linguagem imagética e alegórica nessa época aqui mas a torto a direito por exemplo o parmed que a gente também vai estudar a aula que vem junto com Heráclito inicia o escrito que nos chegou até hoje que é um poema portanto mesmo tipo de linguagem que os poetas faziam assim ó os cavalos que conduzem que me conduzem levaram-me tão longe quanto meu coração poderia desejar pois as deusas guiaram me através de todas as cidades pelo caminho famoso que conduz o homem que sabe ele tá introduzindo o
poema um dos poemas mais famosos da História do Pensamento mundial sobre o qual nós falaremos aula que vem dizendo que ele foi conduzido por uns cavalos guiados por uma deusa que mostrou a ele a verdade a verdade o parmes é um dos iniciadores do que a gente chama hoje de Ontologia ou a teoria da realidade ou do que existe e ele faz isso num poema e ele faz isso de modo alegórico então se você não entender isso você olha pro poema e fala assim cara o que que ele tá dizendo aqui qual é a diferença
de um filósofo afinal de contas para um poeta a similaridade tá não esquece disso outra coisa que você tem que atentar para entender isso aqui tudo é que H aqui e ali entre todos esses filósofos antigos e não só os práticos alusão ao Sobrenatural a explicações que não conseguem ser explicadas na verdade assim e para te provar isso eu não vou nem mostrar um filósofo tão antigo Quanto são os press socráticos eu vou te mostrar um filósofo que é depois que é o próprio Sócrates lá numa obra chamada AP de Sócrates né que é o
discurso de Defesa do Sócrates perante o tribunal em que ele foi acusado ali de algumas coisas falaremos sobre Sócrates depois também ele lá pelas tantas fala assim como testemunha de minha sabedoria se é de fato uma E qual é eu vou apresentar o Deus de Delfos lá pelas tantas ele chama o Deus de Delfos para testemunhar a favor dele o Deus de Delfos aqui é o Apolo o Apolo era um Deus que tinha um templo lá nesse local geográfico chamado Delfos e de fato a história do Sócrates começa lá quando um amigo vai até o
templo e pergunta ali da sacerdotisa que lá morava se havia alguém mais sábio que o Sócrates em Atenas e essa sacerdotisa fala não não há aí o cara volta para Atenas e fala Sócrates Você é o homem mais sábio de Atenas segundo a sacerdotisa do Apolo e o Sócrates fala não é possível porque eu sei que eu não sou tão sábio assim a partir de agora eu vou investigar todos aqueles que sabem para saber se de fato eu sei mais que eles e aí começa a trajetória filosófica do Sócrates inteira Mas qual que é a
origem então é uma alusão ao Sobrenatural o Sócrates no tribunal fala que ele só começou Porque ele queria provar que o Deus de Delfos o Apolo tava errado então tem alusões a Sobrenatural tem tem linguagem alegórica tem esses mesmos atributos e características que estavam presentes nos poetas nos rapsodos nos sacerdotes então tem elementos de fião assim né junção tanto com a ciência na origem os filósofos também explicavam como a natureza funcionava eh teorias científicas por exemplo a teoria do átomo né que remonta a esse período você já deve saber disso do colégio mas também tinham
várias aproximações com a mitologia da época tá você precisa saber disso para entender plenamente sobre o que que a gente tá falando aqui senão você se perde todo mas olha só então que que tinha de específico na filosofia em contraposição à mitologia qual era a racionalidade que tava em jogo aqui e assim um dos ganhos da aula de hoje é inclusive você perceber onde é que nasce a concepção de racionalidade que a gente tem a racionalidade que nós temos hoje nasce nesse período aqui e nesse período aqui a gente começa a pensar de modo conceitual
abstrato argumentativo como pensa hoje então eu vou centrar em dois conceitos que é o que os historiadores de fato falam que é a transição entre a filosofia e a mitologia eles utilizam duas palavras gregas uma delas eu já comecei a falar sobre com você a outra eu vou começar a falar agora os historiadores chamam isso aqui de a a passagem do mitos ao Logos a origem do pensamento racional a passagem do mitos ao Logos por que que eu coloquei mitos com Y com th porque eu queria só fazer aqui um show de erudição não não
porque eu vou te dizer que a palavra mito hoje que a gente utiliza ainda né significa um um troço um tanto diferente do que significava nessa nessa origem e por isso que eu fiz questão de colocar a palavra como ela era na origem vem aqui comigo mitos bom Mitos significa traduzindo pro português palavra significa discurso significa narrativa Então se você for ler livros que são típicos dessa desse período tipo a eliada a odisseia os trabalhos e os dias a teogonia todos eles livros os dois primeiros do Homero os dois últimos do Ildo que são dois
poetas dessa época famosos toda vez que eles vão falar palavra narrativa me contaram me disseram a palavra que tá em jogo ali no livro é mitos e as suas variações a palavra mitos se refere à palavra discurso narrativa palavra discurso narrativa o que acontece de conceitualmente específico em relação a esse tipo de narrativa é que ela tem um estilo que não é o que a gente utiliza hoje que narrativa que discurso e que palavras são essas e de que expedientes elas fazem uso bom não é esse aqui sabe não é esse aqui a palavra mito
hoje se refere também a pessoas julgadas por alguns como extraordinárias ou como dignas de louvor tem a ver com os personagens mitológicos antigos assim alguns personagens mitológicos antigos eram dignos de louvor eram extraordinários aí por derivação de sentido portanto eles eram míticos nota extraordinários Então esse sentido tudo bem Tem um pouco a ver mas tem muito a ver também com uma narrativa que fazia uso de um determinado tipo de linguagem e aqui tá um um livro famoso que eu acabei de falar para vocês que é a teogonia do Ildo nesse sentido aqui a mitologia não
é nada irracional nada irracional assim absolutamente nada irracional porque quando a gente pensa em racionalidade a gente pensa em desorganização deixa eu vir falar com vocês aqui que isso é bem sério quando a gente pensa em racionalidade a gente pensa em desorganização a gente pensa em um raciocínio caótico a gente pensa em um raciocínio que não tem lastro nem internamente né Ele é incoerente e que não tem lastro também externamente ele não corresponde à realidade agora se você já leu alguma vez na vida aquele livrinho que eu te mostrei você vai perceber que aquele livro
é extremamente sistemático organizado com um nexo de causalidade do início ao fim uma coisa gerando a outra Portanto ele tem organização ele tem sistem cidade ele tem organicidade e mais a a narrativa mítica esse discurso mítico e também tem lastro na realidade antropólogos Dizem que as origens de histórias míticas sempre remontam a algum fato real esse fato real não é narrado como a gente costuma narrar hoje nos jornais mas é narrado com uma linguagem alegórica poética e portanto tem lastro na realidade eu vou te dar vou te lembrar de uma coisa de uma aspecto que
você se esquece assim e a gente utiliza uma linguagem parecida com a linguagem mítica até hoje E e essa linguagem funciona eu vou te dar um exemplo para você nunca mais esquecer quando alguém fala assim não gostei de fulano de tal Porque o meu santo não bateu com o dele O que que significa um santo não Bat com outro Santo hein senão uma linguagem mítica completamente o que que é um Santo nesse sentido um santo é o modo como a sua mente se comporta né os seus conceitos seus valores e qual é o santo da
outra pessoa também os valores dela o modo como ela vê a realidade se os santos Não batem significa que vocês não vão se dar bem Mas em vez de vocês falarem Nossa eu não vou me dar bem com a pessoa por causa disso Disso disso utilizar uma linguagem completamente eh científica você utiliza uma linguagem mitológica o meu santo não bateu com o santo da outra pessoa nota que é uma linguagem que que comunica que funciona que descreve a realidade mas só descreve a realidade de modo um tanto diferente do modo como a gente tá habituado
modernamente contemporaneamente portanto Esquece esse negócio de que mito é igual a mentira mito não é igual a mentira mito é igual a um discurso igual a uma narrativa que descreve a realidade de modo completamente diferente do modo como a gente tá habituado mas isso não significa necessariamente que se trata de uma mentira de uma falsidade é um discurso alegórico é um discurso poético mas não é automaticamente uma mentira perceba isso porque isso é importante então vou voltar para cá tem essa obra aqui que ela é extremamente racional e se a gente fosse Comparar as duas
palavras né os dois tipos de discurso porque Logos também significa discurso palavra e narração também significa tudo isso e é curioso a gente perceber que as os significados das duas palavras na origem são São muito parecidos Se a gente fosse comparar os métodos os meios que cada uma delas utilizava a gente faria o seguinte ó O mitos faz referência aos Deuses ou seja ele faz suas explicações da realidade com referência à divindade o mitos também faz referência ao Sobrenatural existe o natural o mundo em que nós habitamos e existe o mundo acima do natural que
é o mundo sobrenatural e tá tudo bem pro mitos né o mitos convive muito bem com essa dualidade entre o que é natural de um lado e o que é sobrenatural de outro entre o que eu consigo explicar de um lado entre o que eu não consigo explicar de outro mas que possibilita esse mundo que eu consigo explicar essa dualidade tá dada assim tá não tem nenhum problema para esse discurso e é uma linguagem metafórica e alegórica como eu falei para vocês então o mito nunca vai dizer que o trovão é uma descarga elétrica pela
junção de duas cúmulos nimbos Sei lá eu utilizei a linguagem mais científica que eu me lembrei do meu ensino médio o mito vai dizer o trovão é um castigo de Zeus ou é Zeus irado ou é Thor irado Mas é uma explicação não é uma explicação segundo a qual nós estamos habituados Mas é uma explicação é uma tentativa de identificar na realidade a explicação racionalidade causalidade nexos explicativos e que levem sentido à nossa experiência nesse mundo esse essa é a característica do mitos a filosofia começa de modo progressivo né tentando abandonar cada vez mais referências
a esses expedientes e tentando adotar referências a expedientes outros Então olha lá em vez de explicar a realidade né o mundo por Deuses o Logos o discurso lógico por assim dizer ele apela a explicações no próprio mundo então qual que é a causa de pedras caírem bom certamente não foi um Deus diria alguém adotando o discurso lógico a causa está neste próprio mundo então em contraposição ao Sobrenatural você vê que tem o natural quem adota esse tipo de discurso tem como premissa que a explicação existe seja para qual for o fenômeno que eu esteja enfrentando
ou compreendendo e essa explicação está neste mundo e não em outro então Qualquer que seja a explicação ela é natural e a linguagem não é mais predominantemente metafórica nem alegórica Mas cada vez mais cada vez mais conceitual e argumentativa conceitual e argumentativa eu quero que você perceba uma coisa porque isso é muito importante se você não perceber isso você vai errar você vai errar deixa eu passar aqui para você então pra gente olhar no olho ao eu tô dizendo que há diferenças entre esses dois discursos você entendeu isso o discurso mitológico utilizado pelos poetas pelos
rapsodos pelos sacerdotes e o discurso progressivamente utilizado ali pelos primeiros cientistas pelos primeiros filósofos Mas eu não estou dizendo que foi tipo assim um dia eu era mitológico aí dormi acordei filosófico lógico científico não aconteceu assim o que acontece na verdade é um movimento progressivo um movimento com com Idas e Vindas um movimento em que eu de de um modo nego o que veio antes Mas confirma o que veio antes também utilizando a mesma linguagem então assim nós vamos ler trechos de filósofos no curso inteiro e principalmente quando falarmos dos filósofos antigos a gente vai
ler muitos trechos utilizando linguagem alegórica linguagem poética falando de deuses eu não quero que você se assuste quando nós eh abordar os filósofos por esse viés porque é assim que eles escrevem não é uma ruptura não é uma ruptura é mais um movimento dialético né de Idas e Vindas que o movimento de revolução saca entende isso que você vai compreender muito melhor os filósofos que você ler daqui em diante Então volta aqui tá seguinte Logos é essa linguagem que fala sobre o mundo pelo mundo e não fora do mundo mundo utilizando cada vez mais uma
linguagem conceitual argumentativa e a a apelando ao natural e não ao Sobrenatural percebe então que quando você pensa hoje né a lógica que é uma palavra que deriva de Logos você tá pressupondo o que esses caras iniciaram há 2500 anos o discurso lógico seja ele filosófico seja ele científico é um discurso naturalista é um discurso com conceitual argumentativo que Visa a explicar o mundo com os elementos do próprio mundo percebe isso que é a lógica no início e a gente tá testemunhando aqui na aula de hoje o nascimento desse tipo de discurso lógico isso é
muito importante que você entenda muito importante tá bom esse é o início da aula sim o inicio Zão da aula para ir pra segunda parte eu quero te falar uma coisa para cá antes da gente ir para alguns conceitos chave eu queria te dar algumas dicas eu fiquei de divulgar um canal de Instagram de uma colega Nossa uma parceira aqui do canal a Fabiana professora de filosofia aqui no Rio de Janeiro também que conduz ali um Instagram em que ela dá dicas de estudo e de mapas mentais em filosofia eu acho que você vai adorar
o Instagram dela Fabiana e eu vou pedir para Evelyn colocar aí na descrição nos nos nos chat para você ir lá e visitar e seguir a Fabiana é super recomendável assim para você eh continuar seus estudos e acompanhar alguém que liga para isso tá bom então tá bom eh vamos lá eu vou passar aqui então feito o merchan da Fabiana vamos passar aqui pra aula de novo feitos os conceitos feitos a a feita a introdução né eu anunciei ali que os filósofos São muito parecidos com os cientistas né A Origem a mesma mas eles também
são muito parecidos com os os poetas e rapsodos tem uma racionalidade própria e para você se aprofundar nessa racionalidade própria você precisa saber quais são os conceitos chave para entender esses filósofos ali da antiguidade Então vamos nessa eu vou falar sobre ah eh Opa Tá vou falar sobre três O slide aqui tá errado não é mais origens aspectos comuns a ciência não tá aqui deveria tá eh conceito chave mas não importa importa o que eu tô falando aqui eu vou te falar sobre três conceitos fizes Cosmos e arqué fizes Cosmos e arqué você precisa sair
dessa aula sabendo o que é cada coisa dessa Primeiro fizes vamos lá você sabe que a palavra fisis deu origem à palavra física e também deu origem à palavra educação física a expressão educação física melhor dizendo E você sabe que uma e outra remetem a mais ou menos ao mesmo significado não sabem porque quando a gente pensa em física por exemplo a gente tá pensando na disciplina que nós estudamos no colégio e na educação física também só que tem uma diferença leve aí né a física é aquela ciência que estuda Deixa eu ver se eu
me lembro ainda do colégio que estuda a matéria e a energia e as relações entre as duas e dos corpos e as leis universais que regem as duas não é mais ou menos isso que é física ao passo que a educação física não estuda a matéria e energia e as relações como um todo como a física estuda a educação física estuda a a o modo como como o nosso corpo físico individual aqui eh consegue se desenvolver na sua Plenitude eh consegue eh se desenvolver na sua Plenitude não só corpórea mas mental também é uma educação
corpóreo mental digamos assim a educação física com ênfase nos esportes com ênfase nas brincadeiras nos jogos lúdicos mas o que as duas t em comum Isso serve pra gente entender o que que é física lá no início as duas t em comum a a a noção de que a gente tá falando de alguma coisa material sensível alguma coisa que a gente pode ver tocar material sensível material sensível tá tem a ver com isso Guarda essa noção primeira material e sensível pra gente investigar o sentido de fizes aqui bom fizes em grego é muito difícil de
traduzir tá muito difícil traduzir quer dizer muita coisa eh quer dizer totalidade do que existe então por exemplo quando a gente encontra num texto grego essa palavra fises a gente pode ler como substituindo essa expressão totalidade do que existe eh pode ser Portanto o universo totalidade do que existe então quando um filósofo fala sobre a fises ele tá falando sobre a totalidade do que existe Mas qual que é a diferença da fises do filósofo da total do que existe do filósofo da totalidade do que existe do poeta por exemplo é o seguinte outra tradução para
ficar mais filosófica ainda é essa aqui é uma totalidade que origina a si mesma e se explica por si mesma aí você fala assim até agora eu tava entendendo partir de agora eu já não entendo não que que significa isso aí por parte vamos por parte totalidade que origina a si mesma totalidade que origina a si mesma vem cá nota que a gente tá falando aqui da racionalidade nascente do mundo ocidental tá então Analisa Nesse contexto o que tá em jogo aqui é o seguinte os filósofos olham pro mundo e veem uma totalidade que pode
ser explicada por ela mesma que pode ser explicada por ela mesma e que e que não teve origem senão nela mesma não entendi Vitor é só você comparar como é que um religioso olha pro mundo como é que um religioso olha pro mundo hoje ele olha pro mundo e fala assim esse mundo aqui teve origem onde Fora Dele quem originou Deus Deus de fora do mundo de fora da totalidade do que existe originou tudo que existe essa é uma visão é uma visão de pessoas religiosas o que os filósofos pressos Estão dizendo é o seguinte
a fises a totalidade do que existe não teve geração olha olha o nível de abstração que você tem que ter agora para entender isso a fises pros gregos esse mundo que existe essa realidade ela sempre existiu portanto ela não tem nem origem nem fim porque só tem origem e só tem fim quem passou a existir e quem vai deixar de existir não tem origem nem fim sempre existiu aí você fala assim é absurdo né Vitor isso daí Porque uma coisa não pode sempre existir né tudo que existe tem uma causa anterior que o cause não
é isso quase porque nota que é tão absurdo dizer que uma coisa sempre existiu quanto que uma coisa passou a existir Não entendi vou te explicar se eu digo que uma coisa passou a existir é fácil né se eu falo desse Mouse é fácil é só dizer quem fabricou esse Mouse se eu falo deste ser humano aqui é fácil né É só eu falar quem produziu esse ser humano aqui aí eu vou dizer que foi o Augusto e foi a elielza foram os meus genitores Tá mas eu não tô falando de indivíduos né não tô
falando de objetos eu tô falando de tudo que existe quando eu vou para esse nível de abstração eu tenho que que entender que se tudo que existe um dia não existiu e portanto foi originado foi originado significa que antes de tudo que existe havia nada não é ué mas você acabou de dizer que nada Vem do nada não é tudo tem uma causa Então como é que você tá tranquilo com a ideia de que o mundo teve uma origem ué se ele teve uma origem é porque antes nada existia Mas isso é absurdo né como
é que o nada existe por definição o nada não existe essa é definição de nada Então veja que não é tão simples assim as duas concepções T problemas tanto a concepção que diz que não há início nem fim paraa realidade quanto a concepção que diz que tem início e fim pra realidade são problemas filosóficos que nós vamos abordar no curso mas aqui eu s um um grão de sal pra nossa Pro nosso curso certo vem comigo aqui então pro conceito que eu acho que você já tá mais eh dentro aqui então a segunda parte dele
fala assim fises é a totalidade do que existe e a totalidade que origina a si mesma não tem nada fora dela que é explique e se explica por si mesma ou seja se eu quero entender o que eu vejo no mundo eu vou buscar não fora dele mas dentro dele porque ela se explica por si mesma essa é uma concepção bastante abstrata mas sabe como é que a gente costuma aprender isso no colégio com o nome de natureza a gente fala que fisis no colégio é igual à natureza não é exatamente igual à natureza né
é mais complexo que isso eu queria te passar aqui a complexidade antes de te passar a simplicidade tá mas se você quiser simplificar bastante as coisas fizes é natureza fizes é natureza mas é uma natureza que se explica por ela mesma que não pressupõe algo sobrenatural tá esse o jogo da fis aqui os filósofos Prass socráticos esses caras que são os avós tataravós na verdade da racionalidade Contemporânea estão partindo de uma concepção de uma natureza que pode ser compreendida pode ser explicada por ela mesma isso é muito importante outro conceito importante é Cosmos que também
significa coisa muito parecida com o conceito de fí muito parecida só que tem mais especificidades que são interessantes Cosmos deu origem hoje a palavra cosmologia e a palavra cosmética cosmética e cosmologia vem de Cosmos cosmologia é um ramo da astronomia que estuda a origem e a evolução do universo conhecido no que ele tem de mais geral Essa é a Cosmologia eh Já vi falar no Neil de grce Tyson é um cosmólogo famosíssimo aí na internet o o Stephen Hawking conhece o Stephen Hawking Stephen Hawking é um cosmólogo famoso também e tem alguns outros tem alguns
outros tá cosmologia é uma ciência hoje né na origem na origem quem tava estudando isso são os presso crático Aliás o Aristóteles chamava os prcr táticos tanto de fisiólogos estudador ou teóricos da fisis quanto de cosmólogos né estudador do Cosmos ou teóricos do do Cosmos e a palavra cosmética é muito curioso isso a palavra cosmética também eh se origina de Cosmos e a palavra cosméticas é cosmética é o seguinte vem cá quando a gente fala de cosmética a gente fala de um produto que serve para harmonizar a o nosso corpo né para tornar ele mais
uniforme mais bonito certo mais ordenado para tapar um buraco aqui tapar uma cicatriz ali né tornar o corpo mais harmônico e organizado bom isso é cosmética mas o que que tem a ver com Cosmos Tudo a Ver Tudo a Ver você vai se surpreender agora Cosmos pros gregos era um termo que que significava também a totalidade do que existe mas significava a Além disso significava a totalidade ordenada harmonizada hierarquizada simétrica e por isso mesmo bela a origem da concepção de beleza grega é uma concepção de beleza que tá associada intimamente à ordem à Harmonia à
hierarquia isso é muito influente essa ideia é muito influente essa ideia vai sobreviver até os dias de hoje e ela é grega a ideia de que beleza é sinônimo Ou pelo menos está associada fortemente à simetria ordem Harmonia muito interessante e deu origem a palavra cosmético tem a ver super a ver com essa ideia de Beleza então assim Cosmos Cosmos significa o seguinte ordem e harmonia a totalidade do que existe harmônica e ordeira e por isso mesmo bela né Bela tá beleza também tá associada na ideia de aqui mas sabe como é que a gente
aprende na escola O que que significa Cosmos a gente aprende que significa universo universo até hoje né olha olha pro Cosmos né Olha Pro universo Olha Pro universo tá então Cosmos é universo universo tudo bem tudo bem Tá bom então aqui a gente aprendeu uma concepção de mundo dos presocráticos tem a ver com uma fises que se origina e por ela mesma e é explicada por ela mesma a gente aprendeu o conceito de Cosmos que é universo ordenado harmônico e Belo Por isso mesmo agora a gente tá em busca só falta o seguinte ué se
a fises tem uma explicação nela mesma se o Cosmos é ordenado e harmônico que que resta Agora resta para mim que sou filósofo tô pensando como um filósofo PR socrático entender Qual que é o ordenador qual que é o harmonizador qual que é o explicador de tudo que existe eu quero compreender a realidade certo então me resta agora entender a causa explicadora de tudo da realidade é exatamente isso que os filósofos práticos fizeram e tentaram entender a causa de tudo e aqui vem o conceito de arqué arqué É Esse princípio que explica tudo que existe
é é um único princípio que explica tudo que existe um que explica tudo um que explica tudo guarda isso daí que tu vai entender daqui a pouco arquea deu origem a algumas palavras arqueologia e monarquia ó o arqueo em logia e o monarquia arqueologia vocês sabem aquela ciência que estuda a cultura da civilizações originárias as civilizações antigas né arqueologia tem a ver com origem monarquia é o governo arqué de um só é quando o estado tá nas mãos de uma só pessoa portanto aqui é o seguinte arqué quer dizer tanto origem quanto governo isso é
arqué bom origem e governo uma palavrinha que os teóricos da filosofia e da história da filosofia costumam utilizar para resumir e governo é princípio princípio porque na verdade o princípio guarda as duas ideias quer ver Para para pensar vem aqui comigo princípio pode ser tanto aquilo que vem no início e portanto origina certo Qual o princípio do da aula do Vitor que eu cheguei aqui atrasado né Qual que é o início Qual que é a origem mas também quer dizer algo que governa a sua conduta não é por exemplo você fala assim cara os meus
princípios foram desrespeitados pelo Vitor ou seja aquelas regras que me governam aquelas regras que que que pautam a minha conduta acabaram de ser eh negligenciados pelo Vitor então princípio é ao mesmo tempo governo e ao mesmo tempo origem que que os filósofos práticos queriam dizer ora eles estavam de um lado querendo entender a totalidade das coisas certo eles olhavam pra realidade e queriam entender como é que as coisas todas funcionam todas elas ao mesmo tempo não era que nem hoje né que tem o biólogo estudando um aspecto específico tem o químico explicando outro aspecto específico
tem enfim hoje a gente estuda a realidade na especificidade certo a gente vai pra faculdade para entender especialidades é isso que a gente faz hoje mas na origem meus amigos a gente tá entendendo que as origens da ciência inclusive lembra disso nas origens os pensadores olhavam pra realidade queriam entender a realidade como um todo e não na sua especificidade então para entender a realidade como um todo eu preciso entender o que que ela tem de comum e não de diferente o que ela tem de comum o que ela tem de comum é designado por essa
palavra arqué que origina né porque dá início e porque depois que deu o início passa a governar a realidade como um todo e ditar como é que as coisas acontecem a ordem em que as coisas acontecem lembra de Cosmos a harmonia em que as coisas acontecem tudo isso arqué então é é aquilo que origina e aquilo que ah governa Pensa numa imagem para você entender Pensa num Maestro pensa no Maestro né regendo a orquestra arqué é um princípio conceitual que se eu encontrar eu vou entender exatamente como o mundo a orquestra funciona tá tá muito
abstrato ainda né mas é isso aprender Filosofia é aprender conceitos abstratos aprender conceitos que muitas vezes nem tem nem tem lastro na realidade né não corresponde a um objeto específico tipo esse celular né Às vezes o conceito só só é entendido por outros conceitos e não por coisas na realidade no máximo eu posso te dar aqui analogias metáforas e tudo mais para você entender didaticamente mas nunca Exatamente arqué é um princípio Guarda essa palavra arqué é um princípio tá princípio Tá bom se você entende isso então eu quero que você entenda tudo que eu acabei
de falar à luz de uma citação de um filósofo moderno barra contemporâneo sobre o qual nós estudaremos aqui no curso também que é conhecido e reconhecido por historiadores da filosofia como sendo um importante Historiador da Filosofia também principalmente dos gregos o niet tem uma uma contribuição bastante eh relevante para entender os gregos pré-socráticos a gente estuda isso na universidade inclusive na universidade de Filosofia e tem um trecho famoso do niet que serve para que a gente entenda aqui o que que tá em jogo conceitualmente quando a gente estuda esses caras lá do início vou ler
com vocês tá E aqui é tão importante essa cação que eu vou colocar ela em evidência tá então vem cá só para ler ela inteira diz Unite a filosofia grega parece começar com uma ideia absurda com a proposição a água é a origem e a matriz de todas as coisas essa é uma frase atribuída ao thalis de Mileto tá eu não falei sobre ele mas eu vou falar daqui a pouco mas o que que o tá falando até agora ele tá falando assim cara a filosofia grega começa uma ideia que não faz de menor sentido
com uma preposição dizendo que a água é a origem de todas as coisas como assim a origem é a matriz de todas as coisas brutalis a arqu é o princípio do mundo gerador e governante é a água aí ele continua Será mesmo necessário detos nela e levá-la a sério será será que vale a pena a ele fala sim e por três razões em primeiro lugar porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas então bom tem aqui pelo menos uma curiosidade histórica foi assim que os homens primeiro explicavam como é que as coisas se
originam Então tudo bem temos um motivo aqui nem que seja de curiosidade histórica segundo lugar porque o faz sem imagem e sem fabulação Opa isso aqui é relevante para você ver se você entendeu quando eu falei a diferença entre o Logos e o mitos eu falei para você sei que o mitos era principalmente com imagem e com fabulação lembra que eu falei para você que era metafórico poético alegórico o mitos diria assim o e qual que é o Deus da água se eu me lembro bem posseidon vai é um dos deuses da água o mitos
diria assim posseidon é a origem a Mat de todas as coisas isso o mito diria mas o filósofo não diz Poseidon o filósofo diz água nota a diferença de linguagem tá esse é o segundo motivo e em terceiro Lar continua o Unite porque nela embora apenas em estado de crisálida eu não sei se você sabe o que que é crisálida crisálida é aquela casa da lagarta que ela habita antes de virar borboleta nota Isso é uma crisálida por derivação de sentido crisálida aqui tá no mesmo sentido de semente de aquilo que ainda não se revelou
completamente então substitui por semente que você entende ó em terceiro lugar porque nela embora apenas em estado de semente está contido o pensamento tudo é um tudo é um Que diabos é isso hein Vitor tudo é um vem para cá comigo que eu vou te explicar tudo é um quando os filósofos presocráticos explicam a realidade inteira a totalidade do que existe a fises o Cosmos a partir de um princípio de um arqué eles estão dizendo que tudo que a gente enxerga parece muito diferente Parece muito diverso parece não se conectar mas como na verdade a
gente tá diante de uma uma realidade que é harmônica que é ordenada e que se explica por ela mesma não é possível que as coisas sejam desordenadas elas se explicam a gente só não sabe o que explica mas pra gente descobrir a gente tem que encontrar aquilo que ela tem de comum aquilo que ela tem de único aquilo que explica racionalmente todo o conjunto dos acontecimentos tudo é resumido a um não sei se você tá percebendo a seriedade do que é isso é esse o germen da racionalidade tal qual a gente conhece você percebe isso
vou te explicar melhor eu vou aqui ser taxativo só para efeitos didáticos tá toda ciência faz Exatamente isso isso que Vit reduz a complexidade das coisas em um aspecto abstrato toda ciência faz isso o que tá nascendo aqui é a ciência tal qual a gente conhece hoje eu vou te provar quando a matemática que não é exatamente uma ciência mas você me entendeu olha para um celular ela não enxerga um celular ela enxerga retângulos retas pontos ângulos portanto ela olha pra realidade e não enxerga a realidade material ela Abstrai da realidade material um princípio um
princípio racional quando a Biologia olha para um ser humano ela não não enxerga um ser humano ela enxerga um sistema funcionando com órgãos com substâncias com moléculas ela enxerga um sistema abstrato ela não enxerga o seu fígado ela enxerga um fígado abstrato ela não enxerga o seu sistema escretor ela enxerga o sistema escretor em abstrato toda vez que a gente vai estudar alguma coisa a gente não pega a realidade tal qual ela é a gente pega modelos que explicam a realidade a química não estuda a água a água que sai da minha torneira água que
sai da sua torneira a química estuda h2oo abstrato não é a realidade nota é um modelo abstrato que permite compreender a realidade Você entendeu o mecanismo da ciência que tá nascendo aqui eu olho pra realidade enquanto estudioso o que que eu faço em vez de descrever cada aspecto da realidade todos os aspectos que ela tem na sua multiplicidade o que que eu faço eu pego aquilo que ela tem de comum e compreensível e transforma em um modelo explicativo toda ciência faz isso Ciência da Computação faz isso biologia faz isso química faz isso a física faz
isso matemática faz isso eu entendo a realidade não pela multiplicidade mas pelo que ela tem de comum pelo que eu posso estudar pelas variáveis que eu posso controlar saca nascimento do conhecimento racional aqui nascimento do conhecimento racional isso é muito legal cara isso é muito legal tá bom vamos voltar aqui bom voltei PR os slides hein Se você entendeu aqui o que eu quero falar com o niet né o niet tá justificando pra gente porque que é importante dar dar ouvido desses caras né eles não estão só dizendo coisas sem pé nem cabeça Olha que
eu nem te mostrei ainda os fragmentos deles né vou te mostrar agora em seguida eles tá dizendo assim cara aqui tá o início da racionalidade aqui que começou tudo é aqui que as pessoas começaram a pensar exatamente como os cientistas hoje pensam Portanto tem valor sim tem valor sim a gente saber o que é racionalidade inevitavelmente e tem que passar por aqui tá então entendemos o n entendemos por que ele é tão citado quando ele fala isso porque ele justifica meio que os estudos da filosofia pré-socrática e agora podemos ir para a terceira e última
parte da aula eu te prometi aqui falar sobre não sobre escolas em geral mas na verdade sobre uma escola de pensamento pré-socrático que é a escola de Mileto Mileto a escola de Mileto foi a primeira escola Mileto é uma cidade grega a gente quando pensa em Grécia geralmente pensa em Atenas e Esparta né não pensa em outras cidades Mas tinha várias outras Mileto era uma delas e o Thales era o Thales de Mileto tá eu quero te mostrar os três principais famosos filósofos de Mileto Por que os três para te mostrar alguns aspectos essenciais para
você entender se você quiser estudar por si só filosofia press socrática primeiro deles é o seguinte olha para mim olha para esse modelo aqui Ó esse modelo aqui é um modelo de uma molécula certo eu acabei de te falar né que é é análoga exatamente que os práticos estavam fazendo né Eles olham pra realidade mas não enxergam a realidade enxergam um modelo para descrever a realidade mas é assim que a gente enxerga a realidade hoje pra gente a realidade no seu âmbito mais fundamental se resume a esse modelo aqui a um modelo molecular esse o
conhecimento humano tal qual a gente dispõe hoje então a gente dispõe hoje também por exemplo de Laboratórios e per ultram especializados certo hiper ultram especializados a gente também eh tem cientistas muito bem treinados Mas pensa como era nem há 2500 anos que é quando esses caras estão vivendo Pensa como era há 1000 anos há 1000 anos era assim ó tinha lá um clérigo Muito provavelmente medieval ali estudando com o seu livro com seus instrumentos mas muito longe de um cientista certo certo esse cara tá há 1000 anos distante da gente Agora pensa há 1000 anos
distante desse cara como é que alguém explicaria qualquer coisa da realidade 1000 anos distante desse cara 2500 anos distante da gente que que alguém faria se vice lá pelas tantas lá pela natureza alguma coisa parecida com essa aqui já pensou há 2500 anos sem nenhum aparato teórico instrumental você olhar pro céu e enxergar isso aqui o que que você diria como é que você explicaria isso aqui nota pensa nisso duas vezes antes de menosprezar os prcr táticos e os poetas isso aqui pode ser explicado de modo duplo como a gente tem visto na aula inteira
hoje pode ser explicado via linguagem metafórica linguagem poética com com apelação aos deuses e ao sobrenatural e pode ser explicada de modo natural de modo conceitual argumentativo mas ainda assim isso que eu quero que você compreenda longe de como nós contemporâneos explicaríamos entenda isso porque senão você critica filósofo tirando ele do seu tempo e do da sua base conceitual que é o que mais importa Então o que tá em jogo aqui é o seguinte esses Tão tentando explicar a natureza com os instrumentos que eles têm e com o aparato conceitual que eles têm e mais
um agravante pra gente estudar filosofia prática é outro Assim vocês sabiam que filosofia prática sobreviveu pouquíssimo no seguinte sentido a gente não tem textos inteiros dos caras não tem não tem eu t usando aqui uma edição que é essa aqui ó deixa mostrar PR vocês pera aí deixa eu botar em tela inteira aqui para mostrar PR vocês a edição que eu tô utilizando é essa aqui Deixa eu botar aqui os filósofos press socráticos do Gerard bonhe uma organização é uma tradução dos fragmentos que chegaram Até nós então quando eu te mostrava aqui só chegaram fragmentos
Até nós que que isso quer dizer de alguns filósofos a gente não sabe exatamente o que escreveram porque de alguns a gente não tem nenhum fragmento Não chegou nada só chegou relato de outras pessoas falando que eles falaram entende a maioria dos press socráticos é assim a maioria assim tudo que a gente sabe que eles falaram só chegou a gente assim como tá nesse documento aqui para você tá tudo fragmentado ou não chegou então por exemplo aqui ó se você pegar der um zoom e pegar aquela palavrinha ali ali tá escrito Ó isso aqui a
gente fosse transliterar para pras letras que a gente utiliza atualmente isso aqui é um fragmento do Heráclito né tá escrito ali ó heraclitos e tem outro agravante só para te deixar a par da da dificuldade que estudar esses caras Você nota como as letras não se se Ah se separam como a gente separa letras hoje como é que a gente separa a letra hoje a gente separa a letra hoje de dois modos né a gente separa letras dentro de uma mesma palavra para que elas não fiquem todas juntas tem essa separação e tem a separação
entre palavras certo e assim que a gente sabe como é que essa é uma palavra essa é outra porque ali tem entre elas tem um espaço que indica que ali houve uma troca de palavras em grego antigo não há espaço entre palavras você sabia disso a tradução do grego antigo é muito difícil muito em decorrência desse fato a às vezes porque não há essa essa essa separação entre palavras a tradução fica totalmente prejudicada ou fica dúbia a gente não sabe exatamente que tava escrito ali Porque dava para separar de um jeito mas também dava para
separar de outro e aí amigo é todo um campo de especialização que tem que ser tem que ser lidado de modo sério tá não é simples não só para te deixar a par da dificuldade que é estudar Isso aqui mas tá tô te preparando para te mostrar os fragmentos que eu vou te mostrar com base nesse livrinho aqui que eu já te mostrei tudo bem vem para cá comigo então Ó o primeiro fragmento que eu vou te mostrar pra gente encerrar a aula e aplicando o que a gente aprendeu até agora né dos conceitos da
origem é um fragmento atribuído ao Tales Mas por que que eu falo atribuído porque não chegou absolutamente nada de original do Thales até aos nossos dias nada tudo que a gente sabe do Thales é aquilo que falaram sobre ele e esse fragmento aqui é um fragmento do Aristóteles lá da metafísica do Aristóteles é um livro do Aristóteles e ele fala lá do thalis a maior parte dos filósofos antigos concebia somente princípios materiais como origem de todas as coisas thalis o criador de semelhante filosofia diz que a água é o princípio de todas as coisas por
esta razão afirmava também que a terra repousa nota que é obscuro meio m é obscuro mesmo por que que é obscuro mesmo porque é só um fragmento de alguém que nem viveu no tempo do thalis o Aristóteles Não viveu no tempo do Talis que que ele quis dizer Vitor com a origem éo princípio de todas as coisas ele quis dizer que a água origina todas as coisas no sentido de dar início né a vida veio da água mas também as coisas se comportam como água em que sentido se comportam como água Vitor eu te falei
que arqué e arqué prois é água é origem e governo quando é governo ele ele tá dizendo que as coisas se comportam como a água se comporta Então as coisas são fluidas como a água as coisas se transformam como a água as coisas se se evaporam e se solidificam como a água tudo que é vivo é úmido as coisas quando morrem secam entende a água é um arqué nesse sentido ela origina e governa diz como as coisas se comportam é obscuro não é eu sei que é mas é isso que tem disponível para nós quando
a gente no colégio tenta simplificar o que significa isso é para para meros efeitos pragmáticos de decorar e colocar na prova Quando cair mas isso aqui é complexo demais cara é muito complexo não dá para bater o martelo é isso aqui que ele queria dizer não dá para fazer isso isso é o iniciador da escola de Mileto da primeira escola de filosofia da qual temos nós notícia o segundo discípulo dele é esse cara aqui é o anaximandro de Mileto aqui sur aqui eh já temos fragmentos do anaximandro temos três apenas E aí Aqui tá um
tá um um uma figura do anaximandro retirada daquela obra sabe a escola de Atenas do pintor Rafael sanzi o renascentista aquela obra que tá no centro Platão e o Aristóteles então um dos detalhes é o anaximandro e esse aqui é o anaximandro segundo a versão do Rafael Olha só quanto isso aqui é incompreensível Olha só porque ele tá falando do arqué dele aqui né Mas qual é o arqué dele aqui todas as coisas se dissipam onde tiveram sua Gênese conforme a necessidade pois pagam umas as outras castigo e expiação pela injustiça conforme a determinação do
tempo aí dois Esse é o fragmento mais citado o ilimitado é eterno três o ilimitado é imortal e indissolúvel professores de filosofia costumam dizer que pro anaximandro o arqué O ar arqué é o ilimitado para ele o a arqué não é nada material né a água ar não é nada disso é alguma coisa completamente abstrata e conceitual Portanto o início e o governo de todas as coisas é algo sobre o qual nós não podemos falar delimitar Seria algo ilimitado não seria natural que que significa isso Vitor então é uma discussão até hoje meus amigos isso
aqui foi dito antes da Bíblia Você tem noção isso aqui é mais antigo que a Bíblia em grego arcaico e a gente não sabe exatamente o que que é dizer há inúmeras especulações e aqui eu aproveito para fazer para você uma propaganda você sabe que o catar foi lançado eu falei isso no início da aula e o prêmio pros nossos apoiadores vai ser o seguinte o que não vai ser primeiro não vai ser eh não vai ser e aulas exclusivas porque essas aulas aqui sempre serão gratuitas para quem quiser assistir a aulas de filosofia sempre
então se você nunca quiser ser um apoiador ainda assim você vai ganhar esta aula de graça com a melhor qualidade que eu e a Evelyn podemos dar sim ela sempre será gratuita e sempre da melhor qualidade que nós podemos entregar agora a gente precisa precisa favorecer mínimamente que seja os nossos apoiadores e lá independente da contribuição independente não tem mínimo nem máximo não temim o que você puder você já vai ganhar um material escrito dessa aula de todas as aulas e com bibliografia aprofundada para você eh tirar suas dúvidas Então é esse o prêmio então
se você quiser saber mais sobre esses fragmentos então assina nos apoia e a gente vai enviar para você toda semana tanto material escrito com aprofundamentos quanto com uma bibliografia certo então tá volta aqui e um terceiro lugar pra gente fechar a aula de hoje com o discípulo do anaximandro o anaximenes e dele só sobreviveu um fragmento Olha esse como nossa alma que é Ar Nos governa e sustém assim também O sopro e o ar abraçam todo o cosmo repetir como nossa alma que é Ar Nos governa e sustém assim também O sopro e o ar
abraçam todo o cosmo que que ele quer dizer aqui toda os professores de filosofia quando costumam dizer falar do anaximenes falam que o arqué para ele né O que governa todo mundo e origina é o ar é o ar e assim quando professores vão explicar isso geralmente é a com a o mesmo expediente eles falam assim a o anaximenes tá pensando que é o ar porque as coisas são fluidas como o ar também eh o ar quando se solidifica ele vira sólido ele vira pedra e quando e quando ele se eh fica rar efeito ele
vira gás e portanto o ar tem essa mobilidade de se tornar coisas sólidas líquidas gasosas e portanto ele explicaria como é que é a realidade inteira se governa não dá para saber se foi isso que oximes quis dizer nota são especulações tentativas de explicação sobre o que ele quis dizer mas o que vale ainda assim não é tentar entender religiosamente um texto filosófico meus amigos não é isso que tá em jogo aqui o que tá em jogo aqui é tentar entender a Gênese da nossa racionalidade a Gênese da nossa racionalidade e que que é Gênese
da nossa racionalidade deixa eu olha para vocês aqui as gênes da nossa racionalidade é primeiro primeiro compreender que ser racional é antes de tudo ao contrário dos Poetas é Ligar sobretudo para a qualidade do raciocínio e do conceito e não para autoridade de quem diz essa é uma ruptura da Filosofia também a filosofia rompe com autoridade porque era essa a maneira pela qual nós atribuamos verdade a um discurso antes era verdade porque o poeta disse que é assim portanto é por quê Porque ele é uma autoridade e ele tá dizendo E é o discurso filosófico
rompe com essa autoridade como atribuidora de verdade aos discursos o discurso filosófico atribui muito mais peso a qualidade argumentativa e conceitual que é autoridade então isso você tem que lembrar para você entender o que que é filosofia no na origem pelo menos outra coisa que você tem que lembrar é a noção dessa ideia de racionalidade que a gente tem até hoje personalidade é um é é é um um tipo de discurso que faz uso de conceitos e não de imagens e metáforas e que faz e tem como pressuposto isso é muito importante que a realidade
pode ser explicada e ela pode ser explicada por ela mesma e não por algo além dela essa é uma premissa fundante da racionalidade Tal Qual a gente entende hoje e você vai remontar ela a ess a Essa época aqui ainda que eu tenha te mostrado alguns filósofos que ali na incipiência do seu conteúdo argumentativo conceitual falem coisas que das quais você possa rir né isso não faz o menor sentido eu não quero que você ria dos filósofos nem os menosprezes eu quero que você identifique valor em como eles estão tentando explicar a realidade aqui tá
e por último em relação à aula eu queria que você compreendesse um aspecto Que costuma ser o destaque em aulas de colégio mas que aqui eu não acho tão importante assim mas eu quero te esclarecer Por que filosofia pré-socrática Hein por que pré-socrática quem foi que deu esse nome eles diziam que eles eram pré-socráticos antes do Sócrates nascer é isso não nada disso o nome pré-socrático só aparece no século XIX com estudiosos da Grécia Antiga partindo da seguinte premissa eles olhavam pro Sócrates e consideravam que o que o Sócrates fez foi revolucionário a gente vai
estudar isso quando v o Sócrates mas o que eles consideravam tinham em mente era o seguinte segundo eles o Sócrates inseria um tipo de investigação voltada para as questões éticas comportamentais e políticas que antes dele não eram endereçadas e portanto ali havia um Marcos histórico de modo que se justificaria então dividir entre Sócrates pré-socrático é um nome residual é um nome que que é dado a aqueles filósofos que em vez de se preocupar com ética e política se preocupavam com a Cosmologia e com a fisiologia ou seja em explicar a fises e o Cosmos de
um modo geral enquanto que o Sócrates explicara não a fises e o Cosmos de um modo geral ele explicava o comportamento humano a política na cidade o só el chegava a dizer que ele nem se importava com a natureza como um todo com o Cosmos como um todo ele nem se importava El ele se preocupava mesmo era com as questões comportamentais e políticas ali então guarda isso pré-socráticos são esses caras que estudam a fises a totalidade do que existe o Cosmos a totalidade do que existe harmônica ordenada através ou em busca de um princípio que
explique o todo a arqué E aí eles divergem quanto a arqué porque falar em filosofia presocrática não é falar em uma filosofia unificada sabe em uma filosofia que todos pensaram igual não eles têm esses conceitos em comum fises Cosmos arqué Mas eles divergem para caramba sobre qual seria o arqué esses três que eu mostrei para você cada um diz uma coisa o ar a água entende Esse é o espírito do que você precisa entender do que significa filosofia presocrática certo tudo bem Espero que sim finalizamos o conteúdo da aula agora e se houver alguma pergunta
façam agora que aí a gente finaliza fazendo essas esses esclarecimentos podem ficar à vontade aí o Anderson tá dizendo Muito obrigado Eduardo damio tá dizendo Parabéns pela aula Queria ter tio você como professor no meu ensino médio Caraca Eduardo Muito obrigado muito obrigado eu tenho um aluno chamado Eduardo não sei se o sobr nome dele é damio ele pode estar sendo irônico o Bruno ruim lembra do Bruno ruim não é Bruno ruim não eu errei da outra vez é Bruno Rui Muito obrigado Bruno Rui João Teixeira gostaria de propor uma questão fala lá João pode
falar e o e o meu pai tá aí também ó vocês sabiam do meu pai né o Augusto Lima A Família Lima meu pai filósofo também fala lá Bruna ô João João falou aqui que tomou conhecimento do canal recentemente e realmente o conteúdo é fantástico Parabéns Pô muito obrigado João seja bem-vindo viu você a gente tá tendo aula toda sexta-feira e e sempre às 6 da noite às 7:30 às 7:30 a gente acaba e a gente sempre tenta guardar essa meia horinha para tirar dúvidas que tenham ficado tá uma questão sobre o primeiro conceito da
aula mais linkado com o slide de anaximandro fala lá Rafaela fala obrigado pela aula Rafaela Eu que agradeço você ter assistido tá até o final muito bom você ter ficado até o final e sinta-se em casa Sempre que você quiser para comentar o horário que você quiser Guilherme o fato do Sócrates não se importar com o Cosmos foi um dos alvos de crítica de niet a ele não não foi exatamente essa o alvo da crítica do niet não Guilherme foi outro foi o fato do S ser um racionalista alguém que privilegia a razão sobre todos
os outros aspectos da vida humana Essa foi a maior crítica do niet João podemos perceber que ainda hoje ambos os modelos de discurso mitos e Logos estão presentes na nossa dinâmica social João mas não tenha dúvida O mitos e o Logos são dois tipos de discursos que sempre estiveram presentes e eu diria mais sempre estarão presentes a gente precisa a depender do âmbito da vida que tá que tá explicando apelar estritamente para conceitos e argumentos né Principalmente quando a gente fala de ciência Principalmente quando a gente fala de teoria mas em diversos outros Campos por
exemplo o campo da literatura o campo da contação de histórias o campo da poesia esse campo João esse campo se ele for dito como o Logos prescreve Ele fica chato desinteressante inexato até assim você pode falar de duas maneiras que você está apaixonado por alguém você pode dizer assim o meu coração está batendo a a a sei lá 70 batimentos por segundo Isso é uma frase científica né bastante lógica Mas você pode dizer assim Vitor o meu coração tá esmagado como se alguém tivesse Peg não melhor dizendo Vitor alguém tá pegando meu coração agora e
tá magando de modo que ele tá sangrando até a morte em uma você utilizou uma linguagem científica na outra você utilizou uma linguagem metafórica Qual que é a linguagem que mais se adequa nesse caso é claro que a linguagem metafórica que se aproxima muito mais do discurso mítico e discurso alegórico metafórico do que do discurso lógico então assim a depender do âmbito da vida que a gente tá prestando atenção é claro que a linguagem mitológica no sentido que eu expliquei para vocês hoje eh tem que estar muito mais presente quem fala só de modo científico
é um chato é um cara que não sabe que não tem competência linguística que acha que a mesma língua o mesmo modo de falar vale para todas as situações essa é uma pessoa que não tem competência linguística No Limite é isso tá outra aqui muito boa aula Obrigado o Rodrigo tá falando Rodrigão P Eu que agradeço Bruno Rui seria correto dizer que profetas Como Jesus Maomé e afins também tentaram explicar a realidade através da linguagem mítica seria correto seria correto completamente correto eh todos eles Jesus Maomé e os outros forneceram ali explicações sobre a realidade
sobre a conduta humana sobre o modo como nós temos que nos comportar tanto uns com os outros quanto politicamente Mas nenhum deles estava preocupado em que essa mensagem fosse passada de modo conceitual abstrato argumentativo se você pega Jesus que é o nosso profeta né Maior o nosso Profeta do mundo ocidental aqui pelo menos Jesus falava por ah parábolas por histórias metafóricas alegóricas Esse é o a principal linguagem de Jesus Pelo menos como ele aparece ali no na Bíblia no Novo Testamento Sem dúvida Anderson você acredita que filosofia já atingiu o ápice ou Estamos no berço
ainda Anderson vou te contar um segredo nós nunca tivemos tantos filósofos no mundo como nós temos na idade contemporânea Hoje é a era na qual nós temos mais cabeças pensantes em filosofia que jamais houve na história da humanidade você não faz ideia dos Campos específicos de filosofia que existem de estudos que que estão sendo desenvolvidos o que a gente aprende no colégio para utilizar uma metáfora batida não é nem a ponta do iceberg então tem muita coisa para descobrir em filosofia ainda eh o que a gente sabe no Brasil é só que a gente vê
V no colégio né e o que a gente vê no colégio É isso que eu tô tentando falar para vocês aqui de modo um pouco mais diferente que é a história da filosofia mas filosofia não se resume a história da filosofia mesmo tem muito mais coisa tá então não atingir o ápice não João Teixeira e e sem Pretender extrapolar demais mas seria possível supor que talvez essa dicotomia nos acompanhará indefinidamente João eu diria que sim na medida em que você mudar a linguagem de acordo com a realidade que você tá falando significa que você é
competente linguisticamente se a gente entender que a gente tem que usar linguagens diferentes para acessar setores diferentes da vida então sim a gente sempre vai utilizar dos dois do mitos e do logos o que a gente não pode é confundir né utilizar a linguagem mítica para descrever a realidade tal qual ela é e nem utilizar a linguagem lógica para falar de coisas do coração do sentimento e tal partindo da premissa que parece impossível a compreensão total da realidade de existência do limitado tá Eduardo não cara que isso se você tivesse sido meu professor eu já
teria feito Faculdade de Filosofia Valeu edard a a falou excelente aula obrigado viu Obrigado muito obrigado Anderson Félix a filosofia já atingiu o áb já perguntou Professor o que tem a dizer sobre o desmerecimento da filosofia pelo atual governo federal eu tenho a dizer que é bastante previsível né é bastante previsível nada escondido né Eu eu tenho a dizer que as pessoas que o elegeram já o elegeram sabendo disso eh é meio que é meio que é um pouco é um tanto assim é incompreensível o fato das pessoas elegerem o atual presidente esperando coisas diferentes
do que ele está fazendo agora eu eu tenho dificuldade de compreender mas eh é isso eh Democracia é assim a gente tem que lutar para o que ele termine o governo e de modo democrático ou que ele saia de modo democrático também se esse for o caso e o que a gente não pode at ter alguém com essa mentalidade tão eh prejudicial para tantos setores e um deles você bem notou é em relação ao modo como a gente trata a filosofia modo como a gente trata o pensamento crítico em geral e a reflexão em geral
certo João teira obrigado professor a pergunta era uma só mas ficou grande tive que separar o texto valeu valeu João Bruno Rui a linguagem mítica pode ter influenciado o pensamento de schopenhauer para sair do ciclo vicioso da da tristeza tgio o schopenhauer apelava para um tipo de linguagem mítica oriental né ele falava que o Budismo já explicava tudo o que ele tinha que explicar o problema é que a gente não sacava de budismo na época então ele tinha que explicar na nossa linguagem é o que ele tenta fazer Wagner Qual é o campo mais estranho
que a filosofia está trabalhando atualmente cara o campo mais estranho que a filosofia Tá trabalhando atualmente difícil você perguntar para mim né porque eu vou achar tudo legal mas Campo mais estranho Campo mais estranho não tem campo estranho assim tem campo tão específico mas tão específico que se eu te falar você não vai nem compreender vou falar só para curiosidade né É uma pergunta da filosofia da linguagem por exemplo o que que é um indexical e a que que ele refere você vai olhar para mim vai dizer assim que diabos é isso Vitor que que
é um indexical o que que ele refere é tem alguma tem alguns termos na L linguagem que não tem referência eh eh que não tem referência assim por exemplo celular é uma palavra que tem referência essa aqui esse objeto aqui mas o indexical é um Eu por exemplo o eu é uma palavra indexical que que eu se refere a quem eu se refere a a a mim Vitor Quando eu digo a palavra eu estou aqui mas e se você falar a palavra eu estou aqui ele se refere a quem se refere a você e a
quem exatamente o eu se refere eo indexical enfim é uma discussão em filosofia da linguagem que é muito técnica muito técnica e que e que só se interessam por ela pessoas muito fissurados em filosofia assim isso pode dier ser uma coisa estranha esqueci de agradecer magnífica aula generosidade sua didática cara muito obrigado é muito importante vocês falarem isso assim muito mesmo muito obrigado vocês Talita Talita abração viu Talita tá aqui com a gente desde desde sempre e ela tá se formando em filosofia hein Tá Lita aqui a nossa filosofa em formação aula muito produtiva em
mais uma sexta em casa tá Lita estamos junto e Augusto Jesus como os pré-socráticos e o próprio Sócrates nunca escreveu qualquer documento é o o tem uma diferença né o Jesus Jesus e Sócrates Ah não escreveram nada porque eles não quiseram não é porque não é que não sobreviveu assim é que eles tinham por princípio não escrever eles eles comunicavam o que eles queriam comunicar pela oralidade Porque isso é uma proposta deles ao passo que os press socráticos não eles escreveram só não sobreviveu mas tem esse contato sim então é isso gente a gente chegou
aqui no nosso programado faltam CCO minutinhos aqui pra gente pra gente terminar a aula eu queria agradecer demais vocês viu eu acho que eh eh isso para mim é é genial assim ter a oportunidade de falar pra gente interessada pra gente que quer escutar filosofia quer saber filosofia e eu vou pedir uma coisa para vocês vocês sabem que tem mecanismos no YouTube né de reconhecimento do que a gente faz assim se fosse um grupo aqui de zoom né ou de WhatsApp eu já tava por satisfeito eu queria vocês só e tá tudo bem mas como
é o YouTube e talvez esse vídeo possa chegar a muito mais gente que esteja interessada Ele só chega se vocês curtirem o vídeo Então se vocês puderem para ajudar o vídeo a chegar a mais pessoas pessas curtam o vídeo e se vocês puderem também comentar aqui embaixo o que que vocês acharam da aula o algoritmo do YouTube também ler comentários e participações Então isso é muito relevante para propagar o material ainda mais que a gente não tem outro meio de propagar né a gente não tá pagando publicidade nem nada a não ser vocês que gostam
do conteúdo Certo muito obrigado pela atenção muito obrigado pelo carinho e estejam com a gente nos próximos vídeos também m
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