ANÁS E CAIFÁS: A VERDADE QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE OS SACERDOTES QUE MATARAM JESUS

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Estilo Adoração
Saiba quem foram Anás e Caifás na Bíblia e entenda o que realmente aconteceu com esses sumos sacerdo...
Video Transcript:
durante o ministério terreno do Senhor Jesus Cristo aná e caifas eram os líderes religiosos mais influentes entre os judeus oficialmente caifás ocupava a posição de Sumo Sacerdote mesmo assim a sombra da autoridade do antigo Sumo Sacerdote o anás sempre o acompanhou inclusive anás e caifás estiveram no centro da condenação de Jesus a crucificação de modo que seus nomes ficaram Marcados Para sempre na lista daqueles que mataram o filho de Deus há muitas histórias e especulações acerca da figura desses dois homens obviamente há muita curiosidade sobre o que teria acontecido a esses dois sacerdotes após terem
matado o senhor Jesus e engana-se quem pensa que eles possam ter se arrependido após o que fizeram pois na sequência da história eles continuaram perseguindo os seguidores de Cristo Mas será que depois de tudo eles tiveram um fim à altura das maldades que cometeram o que realmente se sabe de forma forma confiável sobre esses dois homens é sobre isto que falaremos Neste vídeo porque tem muita gente sendo enganada sobre este tema por aí Começando por anás ele foi um sumo sacerdote cujo nome é mencionado no Novo Testamento anás era filho de sete e foi sogro
de caifás o sumo sacerdote responsável pelo julgamento de Jesus o sumo sacerdote era basicamente o chefe dos sacerdotes e o principal pela organização da adoração Judaica isto também incluía a administração dos Tesouros e recursos financeiros do templo e considerando o contexto religioso dos dias do novo testamento é possível entender que todo esse sistema havia se tornado comercial e extremamente lucrativo financiando um estilo de vida muito confortável para as lideranças religiosas da época somente o sumo sacerdote podia entrar no santo dos santos que era o local mais reservado do Santuário e nos tempos do Antigo Testamento
apenas ele podia ministrar diante da arca da aliança embora durante a época de anás e caifás a arca já tinha sido perdida além das funções religiosas o sumo sacerdote também decidia judicialmente determinadas causas e após o cativeiro babilônico o sum sacerdócio passou a desempenhar funções políticas desfrutando de um poder ainda maior entre o povo e se afastando de seus ideais originais inclusive o Ofício do sumo sacerdócio de devia ser vitalício ou seja um novo Sumo Sacerdote só podia assumir esse posto após a morte do antigo Sumo Sacerdote porém no tempo do novo testamento isto já
havia mudado e o sumo sacerdócio estava cada vez mais corrompido e subordinado à autoridade de Roma dessa forma os governantes romanos ordenavam e destitui o sumo sacerdotes conforme suas próprias estratégias Este era o contexto em que Anas e caifás ocuparam o sumo sacerdócio aná ocupou Esse posto por cerca de 9 anos ele foi nomeado em aproximadamente 6 depois de Cristo por Quirino e foi deposto em 15 depois de Cristo por valérios gratos porém durante e após esse período AAS foi uma figura extremamente influente na Judeia ele é mencionado na Bíblia quatro vezes a primeira delas
acontece em um tipo de informação cronológica apresentada por Lucas ao introduzir a narrativa sobre o início do Ministério do profeta João Batista essa referência a ele é bastante interessante isto porque Lucas diz que no ano 15 do império de Tibério César quando Pôncio Pilatos já governava a Judeia anás e caifás eram sumo sacerdotes nessa época Herodes antipas era o tetrarca da Galileia e Filipe o tetrarca da ureia ambos eram filhos do rei Herodes o grande aquele mesmo que tentou matar Jesus logo após o seu nascimento porém essa história registrada por Lucas aconteceu em algum momento
após o ano 26 depois de Cristo quando Pilatos assumiu a liderança da Judeia Mas como já foi dito anás foi deposto em 15 depois de. Cristo ou seja ele já não ocupava mais o cargo de Sumo Sacerdote há pelo menos 11 anos Além disso sabemos que havia somente um sumo sacerdote por vez entre os judeus mas essa referência do evangelista Lucas não se trata de uma contradição ou erro histórico o mesmo Lucas insiste em identificar aá como Sumo Sacerdote tempos depois quando os apóstolos Pedro e João foram presos elevados perante o sinédrio no início da
Igreja Primitiva no livro de Atos dos Apóstolos mas então por que Lucas fala de anás como Sumo Sacerdote se naquele contexto esse cargo já era ocupado por caifás bom Lucas menciona aná como Sumo Sacerdote por relatar a situação real da religião Judaica do primeiro século Anas já havia sido deposto pelos Romanos em 15 depois de Cristo mas perante os judeus ele ainda preserv sua autoridade embora caifas fosse o sumo sacerdote oficial anás ainda era visto pelos judeus Como Sumo Sacerdote Ele só não era mais encarregado pelas atividades especiais do dia da expiação e nesse sentido
muitos estudiosos acreditam que Anas exercia poderes extraoficiais que na prática eram equiparáveis aos poderes do cargo oficial Inclusive a influência de anás foi tão grande que ele parece ter sido o único a conseguir com que cinco de seus filhos bem como seu genho e um de seus netos tenham ocupado o sumo sacerdócio e um desses filhos de anás que também serviu como Sumo Sacerdote foi quem ordenou o apedrejamento e morte de Tiago irmão do Senhor Jesus nós sabemos que quando Jesus foi preso ele foi levado diante de anás o influente anás conduziu um tipo de
audiência preliminar antes do julgamento oficial presidido por caifas esse episódio mostra o poder e o prestígio que a NASA ainda desfrutava na aquele tempo por isso muitos estudiosos acreditam que na vida prática da religião Judaica daqueles dias talvez sua autoridade superasse a do próprio caifás o sumo sacerdote oficial seja como for depois de interrogar Jesus AAS o enviou amarrado a caifás para que fosse interrogado oficialmente no sinédrio que era um tipo de suprema corte Judaica o sinédrio então acabou por condenar Jesus sob uma falsa acusação culminando em sua crucificação já o Anas foi justamente José
caifas e parece que ambos tiveram fortemente Associados de acordo com o escritor e Historiador judeu Flávio Josefo caifas foi nomeado ao sumo sacerdócio pelo procurador Romano valérios gratos em 18 dep de CR e foi deposto pelo procurador vitus em6 depis de Portanto ele exerceu esse Ofício durante cerca de 18 anos o que indica que ele deve ter sido Bastante adaptável e conciliador com os romanos caifas foi o sumo sacerdote oficial não apenas durante a crucificação de Jesus Mas também quando ocorreram as primeiras perseguições contra os cristãos registradas no começo do livro de Atos dos Apóstolos
Como já foi dito caifas é citado na Bíblia junto de seu sogro anás e conforme explicamos a permanência do sogro de caifás no Sumo sacerdócio não era oficial mas era real enquanto caifas ocupava a posição de Sumo Sacerdote seu sogro continuava a exercer autoridade equivalente a dele talvez até maior em outras palavras alguns acreditam que caifas era o sumo sacerdote oficialmente mas Anas o dirigia nos Bastidores nas passagens bíblicas em que é mencionado é possível ver quem foi caifas realmente caifas era uma pessoa perversa e manipuladora ele não media esforços para obter o que queria
ele não se importava em faltar com a justiça e derramar sangue inocente desde que seus interesses estivessem protegidos o comportamento astuto oportunista e pavoroso de caifas Ficou claro na forma como ele defendeu a condenação de Jesus depois da ressurreição de Lázaro o ódio contra Jesus se intensificou caifás não apenas articulou um plano para matar o próprio Lázaro que havia acabado de ressuscitar e assim impedir que mais pessoas cressem em Jesus por meio daquele milagre mas também defendeu a ideia de que Jesus deveria ser sacrificado para o bem da Nação porém caifas não não pensava no
bem-estar do Povo Na verdade suas artemanhas tinham um propósito extremamente egoísta é possível que ele tivesse medo de que Jesus Cristo pudesse precipitar uma revolução em que Roma se voltasse contra Jerusalém e ameaçasse o seu conforto e diante da discussão do sinédrio basicamente caifás afirmou que se Jesus continuasse vivo a nação pereceria porém se ele fosse morto então a nação seria salva o apóstolo João ao escrever o quarto evangelho notou que as palavras de caifás foram proféticas e tinham um significado que nem mesmo ele sabia sobre isto o teólogo do novo testamento William edrien diz
que caifas deu um significado à suas palavras mas deus deu outro significado nos lábios de caifás suas palavras foram ditas com um tom perverso e ele não foi absolvido da culpa de ser um daqueles responsáveis diretamente por crucificar o filho de Deus mas na providência divina essas mesmas palavras expressavam a essência do Glorioso plano de Redenção a sugestão de sacrificar Jesus para salvar a nação apontava para o plano Divino de salvação por intermédio da morte de Cristo por isto João escreveu que mesmo sem saber caifas profetizou que Jesus devia morrer pela nação e não somente
pela nação mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos isso que ocorreu com caifás retrata muito bem a relação entre a soberania divina e a responsabilidade humana ele disse o que realmente queria dizer ele agiu livremente conforme sua natureza pecaminosa caifas realmente desejou a morte do filho de Deus não obstante através de suas palavras Deus estava cumprindo seus decretos eternos o conselho de caifás surtiu efeito e foi seguido pelos líderes judeus que começaram a conspirar contra a vida de Jesus o desejo deles era conseguir prendê-lo e finalmente matá-lo de
certa forma eles temiam a reação Popular diante de uma eventual prisão de Jesus mas nesse aspecto Judas escariotes se encaixou como uma luva quando propôs traí-lo secretamente então Jesus foi preso e depois de ter comparecido preliminarmente diante de anás ele foi levado até caifás caifás presidia o sinedrio que naquela ocasião buscou qualquer motivo para acusar Jesus o sinédrio na verdade baseou seu julgamento em falso testemunhos armados com a finalidade de levar Cristo à morte Jesus se recusou a responder às falsas acusações dos líderes judeus então ardilosamente caifás interrogou Jesus acerca de sua posição como Messias
Jesus respondeu caifás aplicando a si mesmo uma passagem do livro do profeta Daniel que indicava sua divindade e posição como Messias prometido e diante da resposta de Jesus sem perder tempo caifás o acusou de blasfêmia toda a hipocrisia de caifas foi revelada quando no final do julgamento Ele rasgou suas vestes como se estivesse profundamente triste quando na verdade estava muito satisfeito por ter conseguido a base para a condenação de Jesus acusar Jesus de ser o Messias não apenas sustentava a tese de caifás de blasfêmia mas também servia como argumento para colocar Jesus como uma possível
ameaça paz do Império Romano sendo um representante do surgimento da realeza davídica então tendo sido considerado merecedor de pena de morte perante o sinédrio Jesus foi conduzido a Pilatos o governador romano da província naquela ocasião Ficou claro que caifás e os demais líderes judeus tinham inveja de Jesus e após a crucificação quando os príncipes dos sacerdotes foram surpreendidos pela notícia da Ressurreição de Jesus juntos com outras autoridades eles tomaram a decisão de subornar os soldados para que eles negassem o milagre que presenciaram e espalhassem a história de que o corpo de Jesus havia sido Furtado
por seus discípulos durante a noite embora caifas e Anas não sejam citados nominalmente nessa parte do texto bíblico obviamente Eles estiveram envolvidos nesse Episódio Mas o que aconteceu com aná e caifás após a morte e a ressurreição de Jesus oficialmente caifás parece ter exercido o Ofício de Sumo Sacerdote por mais tempo do que qualquer outro no período do novo testamento enquanto seu sogro anás continuou sendo referência como líder de uma das famílias mais poderosas da Elite Judaica que sempre esteve envolvida em assuntos políticos e religiosos tanto internamente entre diferentes seitas judaicas quanto no relacionamento com
os governantes romanos anás e caifás são citados uma última vez nominalmente na Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos Eles estiveram envolvidos na perseguição aos primeiros cristãos e apóstolos de Jesus que lideravam a igreja em Jerusalém quando Pedro e João foram presos por pregarem a ressurreição de Jesus Cristo após o milagre da cura de um aleijado que ficava junto à porta do templo AAS e caifás são citados no texto bíblico presidindo o interrogatório dos Apóstolos perante o sinédrio naquela ocasião anás e caifás questionaram a autoridade dos Apóstolos para fazerem tais coisas e a fonte de
seu poder Pedro então inspirado pelo Espírito Santo respondeu que Jesus de Nazaré aquele que fora crucificado por eles mas que havia ressuscitado dos mortos era a origem de tal poder e o único nome em que há salvação diante do discurso de Pedro anás caifas e as demais autoridades reconheceram que apesar da falta de educação formal dos dois Apóstolos eles falavam de maneira eloquente sobre aquele a quem chamavam de Salvador então em concordância anás caifas e os demais líderes decidiram não refutar o milagre dada a sua Ampla divulgação entre o povo mas optaram por ameaçar os
apóstolos para que eles não propagassem mais o nome de Jesus contudo Pedro e João obviamente recusaram-se a obedecer Essa ordem e argumentaram que não era justo diante de Deus obedecer a ordem daquelas autoridades humanas ao invés de obedecer a ordem Divina esse episódio ilustra não apenas a firmeza dos Apóstolos em sua fé e missão mas também a complexa relação entre as autoridades judaicas daquele período e os primeiros seguidores de Jesus marcada por muitas tensões e desafios além disso a doutrina da Ressurreição de Jesus um elemento Central na mensagem do Evangelho desafiava completamente a crença dos
saduceus que era o grupo que reunia os principais sacerdotes e que tinha entre suas características a rejeição da Ressurreição dos mortos por fim embora não seja citado nominalmente é provável que caifás seja o sumo sacerdote mencionado como um amargo perseguidor dos cristãos na sequência do livro de Atos dos Apóstolos entre os capítulos 5 e 9 quando inclusive o apóstolo Tiago filho de Zebedeu e O diácono Estevão foram mortos mas ao longo do tempo muitas pessoas também já tentaram especular sobre qual teria sido o desfecho final das vidas de Anas e caifas há inclusive materiais de
origem gnóstica que dizem que supostamente anás teria sido morto por seu próprio genro caifas porém isto não passa de lendas e invenções pois não há nenhuma fonte confiável que possa fundamentar esse tipo de afirmação na verdade a obra de Flávio Josefo que também viveu no primeiro século é considerada a fonte literária Extra bíblica primária para as vidas de anás e caifás Josefo por exemplo fornece datas e detalhes sobre o contexto do sumo sacerdócio naquele tempo e diz coisas importantes sobre as lideranças de anás e caifás na Judeia no entanto mesmo Josefo não traz nenhuma informação
sobre como foram as mortes de aná E caifás isto é interessante porque na internet há vários vídeos falando sobre um suposto final trágico desses dois homens perversos mas esses vídeos não se baseiam em nenhuma fonte confiável e geralmente são feitos por pessoas que não sabem do que estão falando e que apenas criam roteiros fantasiosos em busca de visualizações para seus vídeos em em alguns desses vídeos por exemplo seus autores confundem claramente o sumo sacerdote anás com um de seus descendentes que também ocupou o sumo sacerdócio identificado na história como anás filho de anás de acordo
com Josefo esse anás após ter sido deposto do sumo sacerdócio se tornou um dos chefes do governo provisório da Judeia na grande revolta que eclodiu em 66 depois de Cristo e acabou sendo morto de forma violenta durante o cerco do templo em Jerusalém Portanto o sumo sacerdote anás que morreu durante a revolta Judaica não foi o anás que interrogou Jesus mas seu filho então cuidado com o que vocês assistem e procurem saber as fontes das informações que recebem este vídeo que vocês estão assistindo Por Exemplo foi feito por um professor de teologia e relata apenas
as informações sobre a nas e caifás que de fato estão registradas no Novo Testamento da Bíblia Cristã e nos escritos de Flávio Josefo especialmente em sua obra antiguidades judaicas e para concluirmos também podemos falar sobre um achado arqueológico da década de 90 no século passado quando foi encontrado um ossuário ornamentado em Jerusalém que acabou sendo atribuído a caifás devido a uma inscrição aramaica que supostamente o identificava Como José Filho de caifás mas a grafia dessa inscrição Foi bastante discutida e embora o ossuário parecesse ser autêntico do primeiro século sua atribuição ao Sumo Sacerdote faz foi
contestada por muitos estudiosos já em 2011 arqueólogos de uma universidade de Israel também anunciaram a recuperação de um ossuário descoberto em 2008 que havia sido roubado e que parecia estar ligado à família de caifas agora escreva nos comentários se você já conhecia as histórias de Anas e caifas e se já sabia dessas curiosidades sobre o sumo sacerdócio do primeiro século e se você tem vontade de estudar a palavra de Deus de forma detalhada objetiva e confiável você pode estudar Teologia conosco de qualquer lugar totalmente online as informações estão no primeiro comentário fixado
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