Pós estruturalismo - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Veja como o pós-estruturalismo é entendido como um conjunto inovador de interpretações das ciências ...
Video Transcript:
[Música] fala pessoal tudo certo eu sou o professor João Gabriel de sociologia e falaremos de um tema hoje muito transversal pós-estruturalismo um tema que remonta aí um contato com a filosofia a sociologia a ciênci sociais na verdade de modo geral a historiografia etc mas antes de começar aqui eu quero te convidar se inscreva no nosso canal e deixa sempre o Sininho aqui embaixo ativado para receber nossas notificações porque assim que nó nós publicarmos um vídeo novo você recebe a [Música] notificação bom galera então o tema é esse Pós estruturalismo bom para entender primeiramente esse esse
conceito Na verdade essa corrente né teórica esse conjunto aí de perspectiva a gente precisa primeiro entender eh por pós né porque o conceito que época é isto o campo das ciências humanas Principalmente as ciências humanas passou por uma mudança muito profunda nos anos 70 os anos 1970 São anos marcados né Por toda a ressaca gerada pelos grandes movimentos sociais dos anos 60 todo o movimento hip movimento punk tudo que envolve na verdade as mudanças contraculturais né dos anos 60 os anos 70 inclusive como se teu até o próprio movimento punk né os anos 70 foi
os anos de mudança ainda profunda na maneira de lidar com o mundo não só mudanças estruturais da realidade Mas também de percepção da realidade é tão interessante porque ah dentro das áreas do conhecimento teórico principalmente das ciências humanas pegando exclusivamente aqui a história a filosofia e as Ciências Sociais nós temos uma mudança de paradigmas muito profundo os anos até os anos 60 70 a área de conhecimento predominante como metodologia como arcabouço teórico dessas ciências eram na verdade o estruturalismo que teve em vários autores anteriores inclusive Ó tem uma aula minha sobre o que é estruturalismo
aqui aqui no canal tá já tá até aqui disponível para vocês eh que vai marcar a forma de análise baseada nas estruturas e a língua como principal espaço dessa difusão a partir dos anos 60 a 70 devido todas as mudanças e focos teóricos dentro dessas áreas alguns autores que agorinha vou citá-los começaram a se destacar nessas análises então nessa primeira aula Nossa aqui nós vamos definir o que é o pós-estruturalismo citar alguns autores e é interessante porque o pós-estruturalismo por exemplo ele vai tá um foco novo a respeito da maneira como o estruturalismo lidava com
as questões existiu sempre um predomínio da economia dos conceitos estruturas macro como classe social como questão Econômica sobre as questões culturais muitos temas eram considerados temas de segunda importância temas linc dados a gênero de minorias étnicas né minorias sociais etc do outro lado ah os anos 60 também foi muito predominante o interesse do Marxismo né Principalmente as análises típicas e clássicas do Marxismo pautado na ideia de luta de classes concentrada em cima de conceitos teóricos né do Marx e do Marxismo então o pós-estruturalismo vai ser entendido como um movimento de crítica de quebra de paradigmas
dentro das ciências humanas dentro das ciências humanas esse predomínio tanto estruturalista quanto marxista começa a sofrer críticas a partir dos anos 70 e lá nos anos 80 início dos 90 nós temos um predomínio maior dessas leituras chamadas de pós-estruturalismo usa-se uma expressão interessante para falar de crítica das metanarrativas o que que seria essa expressão né meta narrativas ou crítica delas seria na verdade uma espécie de mudança a respeito do foco de análise e do que como analisar a realidade social ah as chamadas meta narrativas são as narrativas globais aquelas que por exemplo analisavam o ser
humano a partir de uma noção homogênea a construção por exemplo de análises fundamentadas em praticamente regras metodológicas imutáveis uma espécie quase que de dogmatismo muito presente nessas árias do conhecimento para os autores pós-estruturalistas que daqui a pouco eu citarei o pós-estruturalismo vai ser esse movimento que não constitui uma escola única né de pensadores que segu uma linearidade de pensamento e seria até contraditório é o que o pós-estruturalismo vai pregar justamente porque acredita-se muito na forma de olhar de uma visão muito mais radical né alguns usavam essa expressão uma visão mais anárquica dentro da ciência na
maneira de analisar a realidade Global vamos entender alguns desses autores um dos autores que iniciaria né esse campo de reflexão pós-estruturalista Apesar de ele mesmo nunca ter se auto intitulado assim é o filósofo francês Michel Foucault Michel Foucault ele é considerado um dos autores mais importantes dessa tendência dessa forma de análise justamente devido ao foco que ele vai dar em questões vinculadas a noção de sujeito as relações sobre micropoderes e principalmente a leitura que ele vai falar das relações de poder que existem na sociedade Humana não dando foco meramente nas grandes estruturas Foucault tem inúmeras
obras aí extremamente importantes né con esse olhar né micro estrutural de microanálise e tal por exemplo o livro microfísica do Poder essa obra microfísica do poder é uma das mais interessantes do Foucault juntamente dele Ah no mesmo movimento histórico período inclusive até contato pessoal Jacques der rid um dos autores mais importantes desse período filósofo também lecionou na sorbon Paris e foi um dos Auto denominados autores do pós-estruturalismo porque foi dele derar a construção do conceito de desconstrução que se tava numa filosofia da linguagem pela forma e maneira de olhar né muito mais descolonizada muito mais
do por baixo do que conceitos clássicos universalizantes tá em fouo e no deidar a priori essas noções de tentar análises que não sejam pautada em macro análises em macr visões mas microespaços né para ser um pouco mais fidedigno ou profundo numa análise de realidade baseado muito na noção de subjetivismo outro filósofo eminente de importância fundamental dentro das teorias da pós-modernidade é GILS deleuse deleuse foi justamente com Foucault o próprio derd Ah um autor dos anos 60 70 Ah que produziu uma consideração assim enorme dentro da da da filosofia inclusive e da própria sociologia justamente porque
além de filósofo né as contribuições dele engloba essas áreas do conhecimento principalmente com a noção de crítica das metas narrativas Ah um estudado um estudante né Eh fundamental dos autores clássicos da modernidade né o derd inclusive juntamente e o próprio deleuse produziram uma interpretação mais psicanalítica né da realidade social com estudo sobre estética sobre arte etc outro autor fundamental dessas discussões Ah é também um francês chamado Jean François lyotard lotar que foi um dos eminentes filósofos da da teoria francesa dos anos 60 70 publicou inclusive né na a condição pós-moderna que é a sua principal
obra a ideia de como que o sujeito pós-moderno é o sujeito da crítica das meta narrativas é inclusive dele essa expressão né que a pós-modernidade se caracteriza por uma crítica ou uma crise radical das grandes narrativas que vinham da tradição moderna principalmente Iluminista e das suas eu diria consequências o século XX para esses autores né todos eles aí desde Foucault até o Ah o lotar que nós estamos est falando agora ten algo em comum apesar de ter diferenciações básicas tem algo em comum são autores que começam a dar uma visibilidade maior a temáticas que antes
não eram ah principais dentro da filosofia as discussões muito genéricas né Eh dos dos grandes temas como Liberdade eh como questões relativas ao eu Universal começam a dar lugar agora para espaços micro né analíticos e é justamente nesses autores que vai ter uma ligação muito grande com a psicanálise com outras áreas do estudo da Ártica estética né dentro dessas áreas de ciências humanas um ponto fundamental da nossa aula nesse momento aqui é pegar uma categoria específica desses vários autores que eu citei eh só quero relembrar a vocês deixar bem marcado que a o pós-estruturalismo Na
verdade é um conjunto de análises né bem divergentes diferentes não constituem antes de qualquer coisa né uma linha de pensamento único mas eu vou citar um caso que começa o início dessas discussões o que vai ser considerado aí como pós-estruturalismo a ideia de método genealógico que o Michel o Foucault vai trabalhar num Resgate né do pensamento niano sobre genealogia inclusive na obra genealogia da moral o próprio Foucault vai entender que é preciso discutir não só o conceito mas a historicidade dele e a ideia do conceito Elia relacionado as estruturas microespaços por exemplo as categorias de
poder quando o Michel Foucault foi entender as relações de poder enquanto relações microespaços pequenos espaços né onde o sujeito ah exerce poder e onde o poder é exercido sobre o sujeito e é justamente nesse olhar um pouco mais eu diria Marginal né de externo de fora é que está a perspectiva pós-estruturalista é tão interessante que Foucault mesmo começou a dar uma superação né linguística conceitual até no estilo da escrita ah que era tradicionalmente colocado a tradição francesa sempre muito nacionalista começou a dar lugar e dar olhar para outras questões como minorias étnicas e raciais questões
de gênero transsexualidade violências que estão relacionadas né a temáticas um pouco mais recentes quando eu falo temáticas recentes não significa que elas não existiam antes o que não existiam eram grandes análises E essas grandes análises Com certeza começam aqui com a teoria da pós-modernidade ou do pós naturalismo só uma observação também aqui importante conceitual tínhamos falado de l durante a aula né o lotar mesmo é um teórico pós-moderno assim ele se intitula né Isso foi a intitulação dele mesmo mas o pós naturalismo ele também tem análise não só nas ciências humanas mas principalmente na arte
até a visão de olhar pra realidade artística e estética é imbuído pelo pós-estruturalismo só para encerrar minha aula eu gostaria aqui de ler uma citação onde o próprio Joan François leotar define o que que seria essa pós-modernidade essa era de superação ou não de valores tanto assim modernos vejamos aqui designa o estado da cultura as após as transformações que afetaram as regras do jogo da Ciência da literatura e das Artes a partir do final do século XIX essa citação no qual vocês aí estão tendo contato é uma citação do Jean François lotar né na condição
pós-moderna Seu principal livro né e ele vai entender nessa pós-modernidade essa superação daqueles velhos elementos clássicos qu V um conceito importante eh quando pensava a noção de classe social vinda das tradições clássicas né do Marxismo ah compreendia a classe social como um todo muito homogêneo um todo como O Operário versus o patrão numa leitura né de realidade que muitas À vezes foi criticada como simplista e a visão de lotar que teve presente nos movimentos de 68 inclusive né foi justamente entender que dentro da noção de classe existe uma fragmentação muito profunda e essa fragmentação também
precisa desse olhar um olhar tirado não só né de um lugar de destaque da ciência mas também das subjetividades e é justamente isso que a o pós-estruturalismo nos condiciona hoje concordando ou não com o Pós estruturalismo muitos autores reconhecem que não há mais né forma específica Ou pelo menos homogênea única de se escrever dentro das ciências humanas as críticas profundas do Foucault as análises né extremamente densas sobre a psiquê humana que o Del tanto quanto o Félix guatarri que é outro autor do momento também teve são insuperáveis no sentido de que não tem mais uma
ciências humanas né naquele mesmo aspecto clássico E é isso que o pós naturalismo Tenta né ah quebrar um pouco dessa dessa língua dessa linguagem extremamente homogênea que se tem dentro das ciências humanas com categorias muito genéricas muito mais específicos né é preciso trabalhar e entender essas dinâmicas de uma sociedade muito mais plural do que a velha e categoria clássica das ciências humanas tinha eh vou finalizar dizendo o seguinte o pós pluralismo não é uma corrente né de autores que constitui uma escola de pensamento mas na verdade são um conjunto de teorias divergentes conflitantes entre si
que os anos 70 teve é esse momento de fragmentação das ciências principalmente nas ciências humanas bom pessoal foi essa a nossa aula sobre pós-estruturalismo Se gostou por favor um likezinho aqui para mim não se esqueça de acompanhar os textos que estão aqui os links na nossa descrição aqui também tem muita coisa PR vocês aprofundar não se esqueça também de nos acompanhar nas out nas redes sociais também no Facebook no Instagram no Twitter Brasil Escola tem muita interatividade para todos vocês e eu aguardo até a próxima [Música] aula
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