o discurso l'origine et les fondements de l'inégalité família gomes tarjan jackson se tô tam de geneve e para você que é tom e não sabe falar francês fluentemente como eu é o discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens de jean-jacques expulsou cidadão de genebra ii [Música] [Música] é a origem da desigualdade entre os homens é uma questão que mexe com a gente né você certamente já percebeu que nós temos uma desigualdade social muito grande né sete olhar para o brasil a gente sabe que ele tem muitas diferenças no mundo inteiro
médico aí na frente pessoas que são muito ricas tem diferença a gente percebe estabelecidas entre as pessoas por gênero por raça né raça entre aspas por cor da pele aí sabe que as pessoas elas criam muitas divisões nós temos muita desigualdade entre as pessoas enfim é um tema bastante importante de ser discutido né eu vou só vai tentar fazer justamente um tratado né uma exposição sobre isso qual é a origem da desigualdade entre as pessoas e onde é que começou essa história toda de pessoas têm mais poder que outro pessoas terem né como é que
começou tudo isso né e esse é o tema do discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens que eu sou vai fazer em 1755 se você não assistiu ainda nós temos aqui no canal uma aula sobre olá eu sou que vai dar uma auxiliar dá para a gente entender um pouquinho da filosofia dele mas essa aqui então é uma das principais obras talvez a segunda principal obra filosófica mesmo do russo onde ele vai justamente isso por como que ele acha né como que ele foram mula o ser humano no seu estado
natural no estado de natureza que quer dizer estado de natureza professora essa ideia de que em algum momento no passado o ser humano certamente se teve um estado de natureza ou seja um ser humano viveu de uma maneira natural né uma maneira mais simples como é o rosto vai fazer várias comparações como os animais né então o ser humano não tinha desenvolvido leis e instituições políticas sociais economia governante algum momento da história nós não tivemos governantes e como as coisas se davam ali nesse momento como as coisas funcionavam né eu sou vai tentar voltar lá
para sua origem para tentar entender como é que tudo começou como é que era o ser o estado de natureza para poder então a responder essa pergunta de onde vem a desigualdade é uma pergunta que está sendo formulado até por um concurso e dá para não responder justamente a pergunta ao longo desse texto o gostoso vai fazer principalmente ali uma exposição critica a dois filósofos na verdade três filósofos mas a gente vai focar só em um dos seus mais importantes aqui para gente só que mais caem também vestibular em que são hobbes é locke ele
vai bater bastante desses dois filósofos ao longo do texto justamente atacando a ideia de que eles que eles tinham de um estado na natureza que era um estado de guerra ou seja a ideia de que o ser humano no seu estado natural eles seriam uma ameaça os outros seres humanos ele teria uma questão a insegurança de problemas que seria necessário uma autoridade superior ou seja alguém que governasse e aí nós teremos então para garantir a segurança das pessoas a formação de um estado de um governo enfim vencidas institui o gás né e a partir dali
a gente teria então estabelecido um mundo mais seguro entre aspas ou da questionar bastante a ideia e vai dizer que não era bem assim o estado de guerra esse estado natural né tem sempre uma sempre colocava em contraposição o russo com hobbes né o robin naquela ideia de que o homem é mau por natureza e o rosto ou na casa da ideia de que o ser humano é bom por natureza não é bem isso você não tá preocupado em afirmar que o ser humano é bom que ele é bonzinho naturalmente seu nome nas irmãozinho tenta
mais preocupada em colocar que o ser humano ele nesse momento inicial nesse estado natureza ele não tinha essa preocupação de eu sou deus fazer fazer altos maldade maldosos ou atos bondosos roubar alguém ou enfim ajudar alguém semana não tinha bem essa preocupação não existe essa essa moral né nas ações humanas e o ser humano vai ser a partir das instituições sociais a partir da formação da sociedade que o ser humano vai precisamente daí começar a se corromper e se tornar realmente uma pessoa ruim a sociedade que vai comprar o ser humano é o ser humano
que nasce corrompido né então isso vai estar no cerne da discussão eu já volto para ela só antes é importante destacar que o russo ele já coloca no início do texto o início da esposa tão dele que existem dois tipos diferentes de desigualdade entre as pessoas né entre você e seu vizinho por exemplo entre você e seus amigos tem dois tipos de desigualdade entre as pessoas primeiro tipo uma desigualdade física e natural que é chamado wanda de física natural é por exemplo tem pessoas são mais altas pessoas são mais baixas tem pessoas que têm mais
força as pessoas mais fortes pessoas mais fracas pessoas que são mais gordas mais magras têm diferenças por exemplo entre um homem e mulher diferença de gnl do sexo temos número simples diferenças físicas tem que a solução mais inteligente pessoas são mais burras né tem que fazer que tipos que são mais rápidas é uma questão física daí natural ou só fala que quanto essa desigualdade não tem nada que a gente possa não tem como uma desigualdade natural ela é da natureza já vem com o ser humano não tem como a gente cantar combater eu entender essa
desigualdade é uma coisa que tá ah tá longe do nosso alcance mas ele vai colocar também que a gente vai desigualdade política e moral que que é uma desigualdade política e moral por exemplo nós temos no brasil pensando nosso caso do brasil é os políticos né então presidente senador deputado são pessoas que têm mais poder do que um cobrador de ônibus do que um empacotador de mercado que um professor do que provavelmente do que você também né então tem diferentes níveis de poder né por exemplo diretores de empresa grandes se os pessoas né tem mais
poder do que pessoas comuns trabalhadores comuns então tem gente que tem essa desigualdade né econômica política na sociedade se algo visível o que o sol tá tentando provar está tentando estabelecer é que não tem nada na desigualdade natural entre o que justifique a desigualdade moral ou política que existe na sociedade ou seja não tem vínculo entre essas duas coisas o cara que está numa posição de poder o cara que é o presidente que é o diretor de uma empresa esse cara não tá lá porque ele é o melhor ele não tá lá porque ele é
o cara mais rápido mais inteligente cara pode ser presidente de um país e tem uma pessoa burra né não tem nenhuma relação clara entre essas duas coisas e ele tá colocando justamente isso para questionar esse sistema que nós temos onde nós temos tanta desigualdade mas essa desigualdade ela não se justifica pelas diferenças que nós temos entre nós entre as pessoas então está tentando entender de onde é que surgiu essa desigualdade política e moral se ela não vem das diferenças que nós temos naturalmente a gente de onde vem essa desigualdade afinal de conta e se a
questão que está tentando responder é bom para tratar justamente disso burros ou vai expor a obra do robin e do lote como eu já mencionei os dois defendiam que não estado de natureza pensamento de hobbes é locke vai vir depois e vai em alguns pontos ali ele vai ratificar o que o rob dizer em outro ele vai acrescentar outras coisas mas o que que eles vão colocando aqui o ser humano estado natureza ele é uma ameaça o próximo porque ele tem uma igualdade tão grande entre os demais nesse estado de natureza não tem desigualdade nenhuma
entre os homens não tem alguém que tenha mais poder político por exemplo então o homem ele é uma ameaça o outro homem porque quando um homem está na mesma posição que o outro homem eles vão querer a mesma coisa não querer o mesmo objetivo eles vão entrar no embate entre eles e vai ter naturalmente algum problema entre eles então eram esse estar esse estado de natureza ao estado muito perigoso para o ser humano na visão desses caras então ali o ser humano ele pode a qualquer momento na insegurança diz o outra pessoa vir e te
fazer um mau tu vai fazer o mal ah tá então não com medo de sofrer um mal tu vai lá e vai fazer um alvo outra pessoa então enfim ir são alguns problemas aí que vai ter nesse tal de natureza segundo esses dois filósofos certo o o robson ele vai contar que é necessário uma autoridade mais forte para poder manter essa segurança então as pessoas abrem mão de parte de sua liberdade para ter uma outra pessoa com o poder superior né tanto que o robson ele é considerado um dos grandes teóricos absolutistas né na filosofia
porque ele é justamente um dos caras que vai defender a ideia de um poder absoluto de um reino soberano com poder absoluto para governar as pessoas como como ele perceber que é melhor governar essas pessoas né então defende essa ideia bullock por exemplo ele vai colocar comum dos pontos fundamentais da no seu discurso o que ele dizia que o ser humano ele tem ali direitos inalienáveis aí então tem direitos que eles são naturalmente pertence ao ser humano né nós já nascemos com esse direito nós temos direito a por exemplo a e o bloco é um
grande defensor da propriedade privada e ele vai dizer que no estado de natureza como era o estado de guerra o ser humano não podia proteger a sua propriedade privada então é uma coisa muito perigosa o cara tinha uma propriedade privada que uma terra mas qualquer momento podia vir alguém roubar a terra é um cara do mst dela vai vir e vai bater até o cara da área perigoso essa coisa toda então ele tinha esse essa paranoia aí também então para evitar esses problemas aí de alguém roubar terra ele vai dizer que é necessário essa força
superior maior que possa governar as pessoas né então eles tão juntamente colocando que o ser humano precisa de um poder superior para poder controlar as coisas certo burro sou vai então buscar explorar essa filosofia desses caras e vai tentar encontrar erros né respondo aqui na verdade a concepção que eles têm nesse estado de natureza ea necessidade que a gente tem nesse poder maior para nos proteger para não roubar em nossas terras a coisa toda é na verdade uma fórmula é furada né eles estão completamente errados nesse aspecto né eu vou só não detona os caras
ele valoriza alguma coisa que ele escreve mas eu disse que eu respondo eles estão errados porque na verdade na verdade o grande problema que nós vamos ter que vai gerar desigualdade entre os homens e vai gerar o estado de guerra vai ser as instituições sociais que vão aparecer então não é que a gente cria instituições sociais para nos proteger do estado de natureza do estado de guerra na verdade a quando a criada a fazer instituições sociais é que vai aparecer os problemas e o estado de guerra tão usou vai colocar por exemplo que o marco
que vai começar os problemas da humanidade que vai começar esse estado de guerra de verdade que o ser humano vai ser o surgimento da propriedade privada então o estado ele realmente ele aparece para proteger a propriedade privada como loki afirmou é verdade mas não é porque a gente já vivia num estado de guerra o estado de guerra ele aparece esse sábado onde o ser humano quer um do outro ele aparece por causa da propriedade privada até tem um um trecho que eu separei do livro que é bem interessante como os o fórmula essa concepção da
propriedade privada ele vai dizer assim o primeiro homem que tendo cercado um terreno pensou em dizer isto é meu e encontrou gente simples o bastante para acreditar nele foi o verdadeiro fundador da sociedade civil quantos crimes guerras assassinatos quantas misérias e horrores não teria poupado gênero humano aquele que arrancando os mourões ou tapando poço houvesse gritado não escutem essa impostora vocês estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos e que a terra não é de ninguém o que que tá colocando aqui justamente essa ideia de que ao surgimento da propriedade privada quando o
primeiro homem coloca ali no cercado ao redor da sua terra de zé lins até minha fé minha esse cara tá criando os problemas na verdade está gerando e juntamente estado de guerra que vai levar o ser humano tantas tragédias né se alguém tivesse aqui nada dito para o cara ou essa terra não é tu tá louca atrás de todo mundo até não é de ninguém melhor dizendo ninguém pode ser dono da terra terra de todos né é comum então quando aconteceu isso e as pessoas ali foram simples o suficiente para acreditar esse cara aí que
vai começar aparecer os problemas porque fica com soltar formulando ele tá dando que o ser humano nesse estado natural que ele escrevia ele não poderia estar em estado de guerra porque naturalmente falando ser humano não teria motivos para fazer guerra com ninguém para tu querer causar um mal para o teu vizinho para o teu colega para alguém que precisa tem alguma coisa com isso não vai fazer só por querer né que tu vai fazer para ganhar alguma coisa para tentar tirar alguma coisa é né então quando aparece a propriedade privada vai começar aparecer algumas pessoas
com mais fortes e outras com menos e é dentro a desigualdade social que vão começar aparecer os problemas porque eu não vai querer pegar uma coisa do outro vai sentir injustiçado o outro vai ficar com medo daquele a proteger a sua terra e vai atacar aquele cara que tava sem terra a gente vai começar a ter seus problemas aparecendo por causa do surgimento da propriedade privada e isso que tá bem claro para o sou o ser humano naturalmente falando não teria motivos para entrar em guerra não teria motivos para fazer conflito com ninguém é a
partir da propriedade privada que vai começar aparecer certo ele também vai expor ali como teria surgido essa propriedade privada apareceu do nada assim a propriedade privada é um dia um cara do nada acordou e pensou nisso ele vai fazer ele todo uma explanação colocando que nos primórdios o ser humano ele era nômade né então a gente sabe que semana no início era mais nômade aos poucos ele vai se sedentarizando você já vai construindo comunidades agrícolas pequenos centros urbanos a partir daí vai ter uma convivência o que as pessoas ficavam começar a ser vizinha né vamos
por uma pequena cidadezinha entre aspas ao redor de rios e tudo mais e é nesse processo que o ser humano vai começar a olhar mais para o próximo né porque tá me cuidando as pessoas ao seu redor né sabe aquela vizinha fofoqueira fica cuidando da vida dos outros né tipo isso tem que eles vizinho que tem que tem dois vizinhos que no no domingo geralmente o fim de semana ele bota a cadeira de praia na no quintal de casa ali né pra ficar cuidando da vida dos outros tá fazendo que tá passando na rua ficar
na janela esperando né sabe essas pessoas então o ser humano tá ali começando a viver em comunidade todo mundo tá se cuidando não tá se conhecendo tá vendo um movimento e aos poucos as pessoas foram percebendo que elas tinham desigualdades naturais entre si que tinha por exemplo um cara que ela mais forte no grupo que tinha um cara que era mais inteligente que era mais eloquente podia convencer mais pessoas a tua vão começar a se perceber como pessoas diferentes de um cara pensou bairro só mais forte que todo mundo eu sou mais eloquente que tudo
muda você convencer as pessoas das coisas e seu bairro se eu pegasse oi aqui é um murinho aqui que vocês que é meu isso aqui agora pra ficar bem tranquilo aqui aí tem dinheiro então começar a propriedade privada ele começar a dar tudo ruim a humanidade segundo russo certo essa é a principal exposição dele aqui é como começou a origem da desigualdade entre os homens foi justamente então o surgimento da propriedade privada que algo que torna o tecido pelo loki na além disso o husson nessa formulação dele vai colocar que a propriedade privada ela vai
gerar desigualdade porque algumas pessoas vão querer proteger a sua terra das outras então vão instituir algo parecido com o estado né com o governante com leite para se proteger as pessoas vão começar a fazer revoltas porque elas não vão sentir à vontade com essa dominação e contém menos terras que outros né com essa desigualdade a partir daí a gente vai começar a ter esse poder ficando cada vez mais fortalecido para se proteger essas revoltas e vai começar a cada vez mais revolta o poder vai começar a se fortalecer cada vez mais para se proteger essas
novas revoltas então a ah então tá nesse ciclo de cada vez mais as pessoas concentrarem poder nas suas mãos para se protegerem né dessa enfim dessa também volta dessas classes urbanas incomodada tudo mais e as pessoas cada mesmo cada vez mais um tentar fazer revoltas tudo mais para tentar acabar com isso daí aí vai ter todas as guerras da humanidade vão surgir a partir daí inclusive entender os outros coloca um russo erroneamente né mas tenta colocar os o como um autor marxista o autor meio socialista o pré socialismo estudo é uma grande bobagem tá porque
primeiro de tudo porque eu vou sou ele vai escrever ele morre em 1700 e não tem a data aqui mas ele morre em 1778 então ele é muito anterior ali ao socialismo aparecimento do socialismo na europa então eu não tenho uma ideia socialista tem sim certo mas sim as ideias derivam de alguma maneira vão cedidas pelo calma arco depois que vai formular o comunismo socialismo teve o max eu vou acordava tanto com o mas o anjos que é o parceiro ali do marcos ele vai o valor na obra do russo ele vai dizer que essa
ter volta que eu vou soltar colocando na entre o governo ea população entre os mais ricos e os mais pobres e as revoltas seria então o início da luta de classes né e na obra marxista é o que a humanidade é marcada por constantes lutas de classes né então anjos vai ser alguma coisa próxima de um socialismo no russow embora não fosse tal não sou por exemplo ele não era conta propriedade privada olha só que louco ele tá detonando a propriedade privada mas ele não é contra a propriedade privada pelo eu disse tem que acabar
a propriedade privada que as suas tem que deixar de ter coisas próprias não é isso ele disse que na natureza depois que a gente avança a gente não tem como retroceder na nossa natureza então isso até o estádio que a gente já passou o ser humano já esteve no estado natural do ser humano já foi esse ser mais inocente entre aspas já foi esse ser mais tranquilo mas isso passou depois suja propriedade privada depois surgiram as leis surgiram a sociedade civil depois que essas coisas foram aparecendo não tem mais como voltar atrás então agora o
ser humano está condicionado à vida e como ele conhece mas mas mas pode ser que a gente consiga melhorar essa sociedade para ter uma qualidade de vida um pouco maior né então ele tá preocupado sim colocar na prática alguma mudança na sociedade mas ele não acha tem como voltar para esse estado natural até as pessoas criticavam ele sei lá tu é louco tu quer voltar para selvageria para viver sem sem posses sem lei sem cultura ou só dizer que não a cultura é importante foi mais a cultura representasse a degradação da humanidade ele não queria
que jogasse foto nossa cultura mas sim que a gente usasse o que a gente já tem para melhorar as coisas né e não ficar nessa busca incansável de mais cultura mais progresso mas ciência como se fosse chegar algum lugar quando na verdade isso só mostra como nós somos desiguais entre a gente como a sociedade está corrompida enfim por aí vai longe né mas é basicamente isso é obra do russo e sobra que é tão importante onde ele vai destruir a filosofia contratualista que existia até então precisamente o hobbes locke e depois ele vai formular a
sua própria teoria contratualista aquele setor olá neste contrato social firmado nas pessoas com a instituição com a sociedade civil ao nascer nós firmamos um contrato social né cedendo um parte da nossa liberdade em troca lhe desse dessa segurança e isso que eles colocavam né não voltou para detonar esse contrato social e depois ele vai formular o seu próprio contrato social sobre como realmente as coisas devem se portar entre indivíduo e governo entre indivíduo e sociedade enfim pela e vai longe bom pessoal espero que tenham gostado não se esqueçam de se gostaram claro deixa um like
aqui no vídeo compartilhar com os amiguinhos né botar no grupo do whatsapp ali mandar para vovó para o vovô para o netinho para netinha para o empacotador de supermercado para o cobrador de ônibus para o seu chefe enfim manda pra galera aí e aí e aí