o Olá queridos aula agora é sobre Antônio grande e o conceito de hegemonia cultural falaremos sobre como grandes compreende o papel das relações humanas e das instituições sociais no que diz respeito à educação tá por isso existe a sua imagem de um professor lecionando ou seja dando aula existe também aqui uma lista de conceitos sociedade política estado moderno sociedade civil hegemonia enquanto direção intelectual e moral guerra de movimento e guerra disposição intelectuais orgânicos e planos de ruptura escola unitária autoconhecimento elevação intelectual e moral nova hegemonia ea o pão a importância do senso comum e os
desafios intelectuais orgânicos das massas populares Olá tudo isso que está no quadro foi compreendido pelo Grande a partir da perspectiva do controle intelectual e por exemplo quando você na se você é inserido Numa família bom então ali você começa a ter uma determinada visão de mundo que é daquela família e até aí tranquilo eu só acontece com todo mundo só que a família ela é uma instituição social ou seja um grupo de pessoas com regras definidas que todos os membros conhecem essa família começa a ensinar aves hoje o mundo para os mais jovens é mas
também tudo que você cresce você passa a frequentar um lugar chamado escola e a escola é outra instituição social com a qual as pessoas têm contato hoje na escola Nós aprendemos algumas coisas não queres tornar muito evitar problemas obedecer às autoridades E aí a e nesse processo nós não percebemos mas nós estamos passando por um treinamento para sermos adaptados a uma estrutura de poder profundamente desigual expectorar as pessoas essa exploração entendida pelo grande é construída a partir da ideia de Karl Marx singrante é um intelectual marxista então Toda vez que você pensar sobre a educação
e pensa comigo existem intelectuais orgânicos responsáveis pelo projeto de educação que existe na sociedade brasileira sabe aquele político aquele Presidente aquele Prefeito aquele Governador então eles possuem intelectuais orgânicos que produzem ideias produzem ideologias produzem visões de mundo para convencer toda sociedade todo mundo de que as coisas estão naturalmente daquele jeito que não existem grandes possibilidades de mudança o que nada vai mudar substancialmente é só que essa essa forma de poder ela não é diluída somente através da família e da educação escolar ela é diluída também através da indústria de entretenimento ela é diluída através das
diversas manifestações artísticas que existem na sociedade de tal modo que as pessoas começam a naturalizar situações que não são naturais e essa incapacidade de perceber as coisas faz parte do pacote Então qual é a solução do grandes para isso é preciso que o povo que o proletariado que os trabalhadores estão bem possuam os seus intelectuais orgânicos para que eles realizem planos de ruptura o que significa isso na prática é preciso que as pessoas que são exploradas na vida em sociedade tem um é mais orgânicos capazes de promover um movimento de contra-hegemonia porque hegemonia cultural significa
é espalhar difundir determinadas visões de mundo de modo que as pessoas não consigam promover grandes questionamentos bom e nós não percebemos Como isso acontece e o grandes ele não chama atenção para o fato de que o Estado tem estado através da sociedade política e da sociedade civil é um estado que tem esses mecanismos de coesão Oi e o durante o século 20 é criada na sociedade de um modo geral na sociedade humana a sensação de que não existe mais aquele conflito que existia até o século 19 aquele embate que existia no século do século 19
debate com o estado de conflito isso não existe mais não há mais a necessidade o modelo de estado que se constrói no século 20 não é igual ao modelo de estado que existia no século anterior Aquele modelo de estado que deu origem a um conflito tal que culminou na Comuna de Paris e esse tipo de relação entre estado e sociedade civil não é mais verificado no século 20 no século 20 a relação entre estado e sociedade começa a mudar o estado começa a fazer concessões obviamente quem acordo com a burguesia até porque grandes em um
teórico marxista e ele está pensando o estado quando o balcão de negócios da burguesia como mar que se pensava e os próprios burgueses entendem que eles precisam de intelectuais orgânicos para convencer todo mundo de que as coisas são assim mesmo então grande ele vai falar o seguinte Olha é preciso que que os trabalhadores que os proletários tenham uma direção também intelectual e moral com o projeto de ruptura através também da possibilidade de uma criação de uma escola unitária para que o proletariado se Aldo conheça para levar intelectual o leite as massas para criar uma nova
hegemonia capaz de libertar o proletariado então a ideia de guerra a ideia de conflito ela vai mudar ela vai mudar do século 19 para o século 20 porque o modelo de conflito do século 19 é um modelo de embate e o modelo de conflito no século 20 já é um modelo diferente onde o o trabalhador o proletário que está vendendo a sua mão de obra em troca de um salário com medo de perder o emprego por causa do tamanho do exército industrial de reserva que o desempregados Então esse planetariado vai precisar segundo grande e uma
nova estratégia de luta de uma nova estratégia para conseguir alcançar é uma melhor forma de viver em sociedade e dentro dessa proposta ou grandes não descarta o que está presente no senso comum o que o povo pensa e ele entende que existem desafios aos intelectuais orgânicos porque ser intelectual orgânico do povo é diferente de 100 intelectual orgânico das elites da burguesia a ser intelectual orgânico do Povo de quem está sendo explorado e que está vivendo uma condição profunda de extrema pobreza de vulnerabilidade de precariedad ser intelectual orgânico desse setor da sociedade essa parte da sociedade
é um desafio é Um Desafio ser intelectual orgânico do Povo O que significa fazer com que o povo entenda que natureza e sociedade são coisas diferentes natureza e cultura são coisas diferentes é preciso explicar para o povo que existe uma relação de exploração é preciso explicar para o povo que existe possibilidade de mudança e aquela estratégia do século 19 no funciona mais agora é preciso levar o esclarecimento ao povo através dos intelectuais orgânicos que devem produzir o movimento de contra-hegemonia Vale lembrar que o grande se reconhece que quando a burguesia não consegue convencer as pessoas
e ela usa sua força policial a polícia ela funciona como o braço armado do estado para garantir que nada vai sofrer Profundas alterações enquanto o estado representa os interesses da burguesia os interesses dos patrões e assim o intelectual orgânico precisa explicar isso Para que alguma mudança seja possível na sociedade em resumo aprendemos que um grande se ele fala sobre o conceito de hegemonia ele fala sobre a possibilidade de uma contra-hegemonia no papel dos intelectuais orgânicos na produção de uma contra-hegemonia para emancipar pessoas que são exploradas dentro da estrutura capitalista da sociedade tão pode tirar a
foto do padre e até a próxima aula E aí [Música]