Somente a Fé - (Rm 3.19-31)

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Augustus Nicodemus
Aprofunde seus estudos e viva a fé bíblica no seu dia-a-dia! Acesse: https://www.vivendoasescrituras...
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e eu escolhi para falar sobre esse tema poderia ser qualquer lugar do novo testamento né somente Cristo mas eu escolhi Romanos Capítulo 3 onde Paulo expõe com muita clareza de que maneira Deus nos justifica de que maneira Deus nos torna justos diante dele e a resposta é somente Cristo Então o texto vai se ver de base para o desenvolvimento desse tema Então por gentileza acompanha a leitura que vai ser feita do capítulo 3 a partir do verso 19 até o verso 31 ora diz o apóstolo Paulo sabemos que tudo que a lei diz aos que
vivem na lei o diz para que se cale toda a boca e todo mundo seja culpável perante Deus visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do Pecado mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há distinção gostou dos pecaram e carecem da Glória de Deus sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em
Cristo Jesus a quem Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé para manifestar sua justiça por ter Deus na sua tolerância deixada impunes os pecados anteriormente cometidos tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus onde pois a jactância foi de todo excluída Por que lei das obras não pelo contrário pela lei da fé concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei é porventura Deus Somente dos judeus não é também dos gentios sim também
os gentios visto que Deus é um só o qual justificará por fé o circunciso e mediante a fé ou em circunciso anulamos pois a lei pela fé não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei até aqui a leitura da palavra de Deus conforme já Oramos que o nosso Deus nos auxilia na compreensão desse texto tão importante relacionado com ele com esse assunto fundamental que é a exclusividade de Cristo na salvação o assunto principal de todas as religiões é de que maneira o homem pode ser aceito por Deus a questão é muito simples cresce ou sabe-se
da existência de um Deus ou de deuses que são seres superiores a nós e que tem poder sobre a nossa vida a nossa sorte que que vai acontecer podendo nos abençoar ou podendo nos amaldiçoar e por outro lado estamos nós criaturas falhas em perfeito subjetivas incompletas tentando de alguma forma ser aceitos agradar a esse Deus ou esses Deuses que podem nos fazer felizes ou então nos fazerem felizes essa vida e na vida futura então o assunto de todas as religiões É exatamente esse de que maneira o homem sendo ele o que é pode ser considerado
como justo diante de Deus e que maneira ele pode reatar o seu relacionamento com Deus tanto é que a palavra religião ela vem do latim religare que significa Exatamente isso religar o homem a Deus é isso que nós chamamos de religião é o processo pelo qual o homem então retorna Deus ou se reconcilia com ele e aceito por ele embora haja milhares de religiões no mundo quando nós examinamos essas religiões do ponto de vista da resposta que elas dão a essa questão de que maneira o homem pode ser justo diante de Deus nós vamos verificar
que há Apenas Duas respostas apenas duas categorias nas quais todas as religiões se encaixam elas são diferentes quanto aos ritos são diferentes quanto aos nomes dos deuses são diferentes com relação às exigências Mas elas concordam em dois Campos elas podem ser classificadas em dois Campos primeiro aquelas religiões que dizem que para que o homem se justifique diante de Deus ele tem que praticar obras ele tem que obter méritos ele tem que viver de tal maneira que esse Deus ou estes Deuses percebam que essa pessoa ela merece receber a benção de Deus o favor de Deus
o perdão de Deus a vida eterna ou qualquer que sejam as bençãos que essa religião oferece então nessa primeira categoria a salvação do homem é alguma coisa que vem debaixo para cima é o homem que vai a Deus e que tenta agradar a Deus através das suas obras dos seus atos das suas práticas da sua caridade da sua moralidade do seu comportamento das suas ofertas da sua ajuda para os outros é um movimento de baixo para cima do outro lado a segunda opção está a resposta do cristianismo bíblico eu quero dizer que nessa primeira categoria
estão todas as demais religiões do mundo você pode pegar budismo hinduísmo islamismo você pega espiritismo você pega as religiões orientais as antigas religiões de mistério da Grécia a religião clássica dos Romanos todas estas religiões Elas têm em comum uma coisa em todas elas o homem tem que fazer alguma coisa para merecer de Deus o seu favor a única religião cujo movimento é de cima para baixo é o cristianismo bíblico o cristianismo diz que é Deus quem vem ao encontro do pecador e é ele que graciosamente oferece o perdão e a justificação ao pecador e que
Deus faz isso movido não por alguma coisa que ele vem em nós Porque nós nada temos o nada podemos fazer que mereça o favor de Deus mas ele faz isso movido pela sua misericórdia e pelo seu amor somente então existem muitas religiões no mundo mas na verdade só existem duas a religião das obras em que o homem faz alguma coisa e a religião da Graça em que a salvação é alguma coisa que Deus faz o apóstolo Paulo viveu como Saulo de Tarso antes de ser Paulo o apóstolo ele era Saulo de Tarso ele era um
judeu e ele era um judeu que viveu plenamente a sua religião que era o judaísmo do primeiro século o judaísmo do primeiro século havia se desviado daquilo que Deus havia revelado nas escrituras do Antigo Testamento embora muitas pessoas ainda não entendem isso tem dificuldade em compreender isso mas aquilo que Deus revelou a Moisés e que está no antigo testamento é uma religião de graça é uma religião Graciosa embora haja muitas leis e muitas regulamentações o Israelita Fiel ele sabia que em última análise a salvação dele dependia daquele sacrifício que era feito no Altar quando ele
errava ele não conseguia guardar todas as leis por isso quando ele falhava ele recorria ao templo onde havia o dispositivo de segurança que era exatamente o sacrifícios que ele oferecia pelos seus pecados e pela sua família e para garantir uma vez por ano era feito um sacrifício por toda a nação no Young que por que era o dia da Purificação quando somos sacerdote entrava no santo dos santos levando sangue de um Cordeiro imaculado e ali ele fazia inspiração pagamento Pelos Pecados de toda a nação de Israel ou seja se você me pergunta como é que
o Israelita se salvava como é que ele era justificado diante de Deus no antigo testamento resposta é pela graça a salvação dele era baseada naquele sacrifício feito no Altar pelo sacerdote não era porque ele guardava a lei porque ele quebrava a lei a própria lei já trazia provisão para quando isso acontecesse ele sabia que se ele quebrasse a lei ele podia recorrer ao templo onde havia o altar onde havia o sacrifício então o Israelita no antigo testamento Tecnicamente ele era salvo da mesma forma que você é salvo hoje no antigo testamento Israelita era salvo pela
fé no Messias que haveria de vir e que era figurado naquele animal sendo sacrificado no Altar o Messias que ele nunca veio por isso a salvação era pela fé fé a certeza das coisas que a gente não vê hoje nós somos salvos da mesma maneira nós somos salvos pela fé no Messias que veio que nós também Não vimos e portanto também precisamos de fé mas o que que aconteceu na época do apóstolo Paulo na época de Jesus os fariseus que eram partido o partido mais rígido de Israel eles tomaram o poder e a cátedra eles
eram numerosos os seus escribas eram extremamente numerosos eles ocupavam sinagogas e eles começaram a acrescentar novas leis aquelas leis dadas por Moisés a chamada Torá oral torar é o nome que se dá a lei de Moisés foi revelada por Deus a essa lei eles acrescentaram a Torá oral que era interpretação dos rabinos dessa lei é toda a jurisprudência dos rabinos por exemplo eu tinha que ter achamento dizia assim você vai trabalhar seis dias e descansar um e os rabinos perguntavam Então mas espera aí se eu caminhar um quilômetro no sábado e se é trabalho eu
tô quebrando qual a distância que eu posso caminhar no sábado sem que se constitui a trabalho e quebra a lei de Deus eles estabeleceram alguma coisa e peso se eu levantar 10 kg aqui e levar para aqui dentro da minha casa isso é trabalho eu tô quebrando a lei de Deus ele não se for 10 kg pode se for 15 é pecado e eles começaram a regulamentar aquilo que Deus não tinha regulamentado que era um princípio né era um princípio começaram a regulamentar e começaram a criar leis que Moisés nunca tinha mandado Jesus enfrentou isso
aí vocês lembram ele ele condenou os fariseus de hipócritas vocês estão me adorando ensinando mandamentos de homens e ele deu um exemplo ele deu um exemplo se vocês se alguém disser chegar aqui no templo e disseram assim a esse esse dízimo esse dinheiro esse dinheiro com quem eu quero eu deveria Honrar meu pai e minha mãe ele é corbã isso é ele é oferta ao Senhor ele está desobrigado de Honrar Pai e mãe porque o mandamento ou rapaz mãe no antigo testamento significava não somente respeitar mas sustentar financeiramente os pais quando os pais precisavam aí
o que é que o Israelita fazia ele chegava no tempo e dizia esse dinheiro aqui que era para sustentar os meus pais é bom é sacrificado ao Senhor e aí com isso eu ficava com aquele dinheiro que ia para os pais Jesus Condena Isso é uma lei que eles tinham criado leis como por exemplo quando chegava do mercado eles lavavam as mãos lavavam jarro lavava Copa porque eles tinham medo de se contaminar com o gentios com os pecadores que não obedeciam a lei de Deus tocar em alguém lá no mercado é ir por segurança lavava
tudo e Jesus condenou Capítulo 23 de Mateus hipócritas raça de Víboras então na época de Jesus o judaísmo era uma religião de obras eles ensinavam que o homem para ser salvo tinha que guardar meticulosamente a Todas aquelas leis seguir todos aqueles preceitos cumprir uma série de ordenanças e outras palavras judaísmo se tornou uma religião de obras se você perguntar se é o judeu no primeiro século de que maneira Nós podemos ser justos diante de Deus resposta guarda todos os mandamentos cigarrista todos os mandamentos e Jesus mostrou que isso não era possível quando ele disse assim
ouvistes que foi dito não adulterarás mas eu digo qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no seu coração já adulterou com ela acabou a santidade de todo mundo que a interpretação é que adulterar é você ir para a cama com a mulher do seu companheiro mas Jesus disse na hora que você pensou nisso você já quebrou o mandamento mas era assim e aí um das uma das maiores dificuldades que o apóstolo Paulo encontrou no depois que Paulo entendeu isso que ele se converteu no caminho de Damasco que a salvação não nunca era nunca
foi por obras da lei Mas mediante a graça de Deus revelada agora em Jesus Cristo e Paulo saiu pregando isso entre judeus e gentios a maior dificuldade que ela encontrou foi exatamente com os judeus incrédulos que o perseguiam e o acusavam de torcer a palavra de Deus Paulo foi muito perseguido porque ele ensinava que a salvação era somente por Cristo e não pela guarda da Lei não pela guarda da Lei e uma das razões pelas quais ele escreve a carta aos romanos é exatamente para explicar essa doutrina como Deus não justifica E foi exatamente essa
carta romanos que abriu os olhos a 500 e poucos anos atrás de um monge Agostiniano que tava sofrendo muito ele era um padre da igreja católica e ele queria ser salvo e ele fez tudo aquilo que a Igreja Católica medieval exigia ele fez Penitência ele subiu escada de joelho ele fez jejum prolongado castigou o próprio corpo se privou do que era básico ele participava de todos os sete sacramentos da igreja ele se confessava não porque um extremoção né ele não tinha morrido ainda mas e outro o casamento é considerado também o sacramento ele não ele
não participava disso mas o que ele podia fazer para acessar ele não fez e ele não conseguia e não encontrava paz no seu coração né como é que eu faço para ser justo diante de Deus até que um dia um dos professores de teologia dele antigo Professor porque que ele já dava aula na universidade de vitemberg na Alemanha um professor dele devendo uma angústia dele disse Por que que você não estuda a bíblia ler a Bíblia porque a educação religiosa para os padres naquela época não incluía a Bíblia mas teologia é a Teologia da Igreja
Católica história e uma série de outras disciplinas Bíblia quase nada mas como esse Padre ele era versado em várias línguas podia ler o latim a Bíblia que tinha vulgata Latina a Bíblia era em latim o gato Latino no século 4 por ordem de um dos bispos o Bispo de Roma feita por Jerônimo era a Bíblia que tinha ele começou a ler ele caiu em romanos 3 caiu Romanos um primeiro Romanos um tá escrito porque a justiça de Deus se revela no evangelho de fé e fé como está escrito justo viverá pela fé as escamas caíram
dos olhos o nome desse Padre Martinho Lutero e Lutero disse agora eu entendi não é por obras não é pelo meu esforço não é pela minha tentativa mas é mediante a fé em Jesus Cristo é por aquilo que Cristo fez na cruz e essa compreensão mudou o coração de Lutero e mudou a Europa e mudou o mundo porque aí ele escreveu pegou 95 pontos relacionados com isso pregou lá no Facebook da época que era porta do Castelo de vitemberg chamando os doutores da igreja para discutir aqueles pontos lá porque ele disse ele tá dizendo nós
estamos ensinando tudo errado ao povo O povo tá pensando que é por obras e ainda vem o tesoureiro do Papa tetzel um alemão vendendo perdão se você comprar isso aqui Deus vai perdoar os seus pecados quando você morrer vai tirar você do purgatório e achou pouco e disse seu pai e sua mãe seu parente seu amigo morreu já entendido perdão você paga a indulgência por ele quando a moeda caipira entrando no cofre a alma sai voando no purgatório era esse o lema do Texas ficou revoltado a salvação não é pela igreja a salvação não é
pelo que você dá não é por mérito não é por Nenhuma destas coisas tô vendo aqui em Paulo dizia Lutero foi quando começou a reforma protestante e o ponto de separação dos Protestantes do catolicismo medieval foi exatamente esse aqui somente Cristo porque na época de Lutero a salvação dependia da mediação da igreja da mediação dos Santos da intercessão de Maria e Lutero entendeu não é somente Cristo Cristo e esse se tornou o grito da reforma protestante Cristo ele somente Cristo ele somente e Isso mudou completamente a história do mundo porque a partir dali a reforma
protestante se espalhou pela Europa e com ela as suas implicações para a sociedade e tudo mais até que finalmente chegou no nosso país e apesar de terem passado já 500 anos em que ficou Claro para os cristãos de que a salvação não é por obras mas é mediante Jesus Cristo e ele somente ainda assim ainda hoje é preciso repetir isso porque vamos vamos vamos ser sinceros Às vezes a gente parece ensinar aos membros da nossa igreja que a salvação deles vai depender dele serem bonzinhos deles contribuírem deles serem fiéis na frequência igreja fazer sacrifício fazer
campanha fazer isso fazer aquilo se você fizer tudo isso quem sabe lá no final Deus vai dar vida eterna nós precisamos resgatar essa doutrina que é fundamental da Igreja Cristã eu não tô dizendo que contribui errado não é é um dever nosso eu não tô dizendo que nos esforçarmos nas coisas de Deus errado não é é um dever nós eu estou dizendo que estas coisas não são a causa da nossa salvação elas são resultado da nossa salvação da nossa é expressão da nossa gratidão a Deus porque Ele nos salva livremente em Cristo Jesus sem as
obras da lei é isso que Paulo tá dizendo aqui muito bem então vamos para o nosso texto aqui do verso 19 a 20 o apóstolo Paulo ele desconstrói ele desconstrói o judaísmo da sua época que dizia que o homem era salvo pela lei leia aqui Paulo tá pensando a palavra lei quando aparece na carta aos romanos pode ser interpretada diversas maneiras às vezes significa a Bíblia do Antigo Testamento às vezes significa os dez mandamentos às vezes significa todo o sistema Levítico Que incluía sacrifício de animais e o ministério de sacerdotes às vezes se refere a
um princípio mas aqui no contexto é claro o Paulo tá pensando nos 10 mandamentos tá pensando nos Dez Mandamentos quando ele fala lei então ele desconstrói a ideia do Judaísmo de que se você guardasse os dez mandamentos Deus lhe daria a vida eterna como recompensa ele começa dizendo assim no verso 19 hora nós sabemos que tudo que a lei diz a lei aqui os dez mandamentos aos que vivem na lei e o diz ou seja os dez mandamentos tudo aquilo que ele diz ele diz para aqueles que estão debaixo da lei e quem é que
está debaixo da lei não é só o judeu não porque os dez mandamentos expressam a vontade de Deus para todas as pessoas os judeus tiveram privilégio de receber essa vontade na forma das dez palavras que assim que eles chamam no judaísmo as 10 palavras Deus deu por escrito mas os povos pagãos também tem conhecimento em romanos capítulo 2 Paulo fala que a lei de Deus está gravada no coração de cada homem as pessoas têm consciência do certo e do errado então além de Deus ela foi dada para todos os homens e ela é uma expressão
da Santa vontade de Deus do seu caráter justo e verdadeiro a lei de Deus Expressa o seu caráter Santo e verdadeiro e a sua vontade para todas as criaturas tudo que a lei diz aos que vivem na lei para que Deus dê a lei Paulo disse três coisas aqui primeiro para que se cale toda a boca ou seja Deus Deus dez mandamentos para você calar a boca sabe o que é isso vou dar uma ilustração logo que eu me converti Fui pregar o Evangelho no interior de Pernambuco uma região nossa senhora chamada Gameleira eu contei
um pouco da minha história aqui ontem e eu era Evangelista eu ia disse porta em porta pregando o evangelho falando das quatro leis espirituais perguntando se as pessoas se eu podia entrar ler a Bíblia e às vezes a pessoa deixava eu entrava e eu pegava o evangelho naquela família Eu me lembro era muito frequente eu entrava e chegava para pessoa e dizia conversava e dizia você precisa se arrepender e crê em Jesus Cristo você precisa de salvação disse eu sei que eu sou mas eu não sou tão ruim assim Tem gente pior do que eu
mas não é pessoal geralmente não diz isso não diz às vezes mas pensa né Eu sou pecador mas tem jeito pior do que eu né vamos devagar eu dizia quando eu percebi a isso eu dizia o senhor permite aqui que eu leio os dez mandamentos vamos fazer o seguinte Vamos ler os dez mandamentos mas vamos ver como Jesus ensinou quando chegar aí não matarás né Ele disse que quem rodear o seu irmão no coração já matou quando chegar em adulto não adulterarás quem cobiçar a mulher do outro também já quebrou esse morango vamos ver como
Jesus ensinou vamos começar não terás outros Deuses diante de mim não falar isso para ti mais de escultura não tomarás seu Deus em vão trabalhar aí seis dias descansarás no sétimo honra teu pai e tua mãe não matarás lá do terrarais não furtarás não dirás falso testemunho não cobiçarás na hora do teu próximo quando eu acabava cidadão calava a boca que a consciência dizia É verdade quebrei todos eles é verdade agora que o senhor falou é mesmo quebrei tudo A lei foi dada para você calar a boca para você não chegar diante de Deus e
dizer Deus eu sou justo eu sou melhor do que os outros eu mereço alguma coisa eu tenho direito de receber alguma coisa sua você não tem direito a nada A lei foi dada para que você cale a boca para você não conte vantagem diante de Deus que você se exalte diante dele pensando que você tem direito alguma coisa primeira coisa A lei foi dada para isso segundo Paulo diz aí final do verso 19 A lei foi dada para que todo mundo seja culpável perante Deus de que maneira Deus vai incupar o mundo exatamente com a
lei no dia do juízo quando os homens compareceram diante de Deus para serem julgados o critério de Deus vai ser os dez mandamentos ele vai dizer Olha você vai para o inferno por isso aqui ó você quebrou os dez todinho de cima abaixo de baixo para cima e milhares de vezes A lei foi dada como base para que Deus encupe a humanidade toda em que base Deus Pode Julgar e condenar O homem pela lei que ele deu A lei foi dada para que todo mundo seja culpável ou seja Deus pode imputar a culpa atribuir a
culpa considerar culpado todas as pessoas porque todos pecados não é exceção terceira coisa final do verso 20 em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado por que que a lei foi dada a resposta de Paulo para calar a boca de todo mundo segundo para deixar todo mundo culpado e terceiro para dar pleno conhecimento do pecado onde não a lei não é pecado Claro pecado é transgressão da lei de Deus para que haja pecado é preciso haver uma lei e Deus deu a lei para que o homem tivesse conhecimento do pecado para
que o homem soubesse em que é que ele está errando O pecado é caracterizado pela lei e mais o pecado ele como que excita ele provoca desculpa a lei ela excita ela provoca o pecado igual aquela professora da Escola católica tava dando aula para menino de 10 anos e disse assim olha aula de Bíblia dizendo para os meninos olham todos os livros da Bíblia mas é Proibido ler o livro de Cantares de Salomão porque é um livro erótico ninguém quer dizer qual foi o livro que os meninos foram ler no Recreio né a lei despertou
a lei despertou igual aquele outro administrador de um hotel maravilhoso vamos construir um hotel maravilhoso a beira a beira de uma rua bem movimentada o altera todo de vidro e ele contratou administrador novo gerente novo que chegou para o dono e disse assim olha você não acha que é arriscado você tá na rua super movimentada O hotel é de vidro passa a gente tacar pedra Aí põe uma placa dizendo é proibido jogar pedra no vidro nunca ninguém tinha jogado ele botou a placa o que que aconteceu no dia seguinte pessoal tacou pedra porque a lei
provoca o pecado ele cita o pecado Deus deu a lei para trazer pleno conhecimento do pecado conclusão de Paulo tá aí no início do verso 20 ninguém será justificado diante dele por obras da lei porque a lei não foi dada para salvar ninguém A lei foi dada para calar a boca tornar culpado e trazer o conhecimento do pecado você tentar se salvar aguardando a lei é mais ou menos o seguinte você vai para o médico né você tá esperando com dificuldade vai no médico e o médico tira uma chapa de raio x na minha época
aquelas não sei se é como é hoje ainda é também achava de raio x você vai naquele aparelho né você tira a roupa faz assim aí vem aquele negócio o médico sai do quarto aí aperta assim aí sai aquela chapa de raio x aquele pedaço de plástico desse tamanho com o raio-x do seu pulmão aí você vai e o médico descobre lá olha o seu pulmão diz assim Olha tá vendo essa mancha aqui você tá com pneumonia então a chapa revelou que você tá com pneumonia agora imagine que você chega em casa e para ficar
bom da pneumonia você faz um chá com aquela Chapa faz sentido Qual é o propósito da chapa revelar o seu mal mas a chapa não lhe cura é a mesma coisa além ela é um raio x da sua vida ela mostra que você é um pecador ela mostra onde você tem quebrado a lei de Deus ela mostra a sua culpa portanto você não pode se salvar através da guarda da Lei ela nem foi dada para isso por isso conclusão de Paulo ninguém será justo diante de Deus pelas obras da Lei e com isso Paulo tá
dizendo que ninguém será justificar o diante de Deus não é somente pelas obras da Lei não mas por qualquer esforço mérito qualquer coisa você tem que fazer você nunca vai conseguir ser justo diante de Deus porque a lei quanto mais você tenta ser justo diante de Deus pelo seu esforço pela sua dedicação e pelos seus médicos Mas você vai perceber como você é inconstante o quão você é pecador quando você é falho quantas decisões as pessoas tomam na Noite de Ano Novo não chega final de fevereiro já quebraram tudo não é verdade os votos que
você fez quando foi batizado eu prometo que eu vou ser isso prometo que eu vou fazer aquilo você quebra tudo rapidinho os votos que você fez quando você casou Você fiel na dor na morte na alegria na riqueza e na pobreza você quebra tudo quando você foi consagrado obreiro as promessas que você fez quebra tudo também quem pode ser salvo por obras ninguém ninguém é justo diante de Deus porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus e agora fica a pergunta se é assim como nós podemos ser justos diante de Deus Como Deus pode
então nos receber Como Deus pode ser favorável e aí vem a resposta que Paulo dá que a resposta do cristianismo esse Deus misericordiosamente justifica o pecador em Cristo Jesus pela fé graciosamente é o coração do Evangelho Olha o que Paulo diz começando o verso 21 mas eu gosto desses mas Deus com tudo né são essas conjunções adversativas aí que marca no discurso a intervenção de Deus na situação do homem o homem na situação de miséria de perdição debaixo da lei Mas o mais aí diz que Deus não nos deixou na nossa situação de escravos debaixo
da lei presos e condenados mas ele fez alguma coisa note O que é que Paulo disse aqui nos versos 21 até o verso 25 Paulo vai descrever de que maneira Deus justifica o pecador ele vai dizer aqui umas quatro ou cinco coisas que eu queria ver com vocês primeira delas ele disse mas agora o agora aqui é o agora escatológico aponta aquele momento na história em que Deus interferiu na realidade humana para realizar o seu plano de salvação refere-se a vinda de Cristo a sua Encarnação tornou-se homem viveu entre nós o seu ministério a sua
morte na cruz o seu sepultamento a sua ressurreição e sua subida aos céus estes esse conjunto de Atos são chamados de os atos salvadores de Deus na história e eles foram realizados naquele momento naquela época em que Paulo vivia então Paulo ainda estava Vivo e na época dele quando vivo Paulo não conheceu o Cristo pessoalmente mas Paulo estava vivo quando estas coisas aconteceram quando Cristo veio ao mundo por isso que ele diz mas agora no tempo da minha vida no tempo da vida de vocês dizendo aos seus leitores se manifestou a justiça de Deus verso
21 a justiça de Deus aqui é a maneira pela qual ele torna o pecador justo não é o atributo de Deus a tributo é a qualidade quando a gente diz assim Deus é justo quando a gente fala a justiça de Deus a gente se refere ao fato de que ele trata todos com igualdade ele dá cada um de acordo com o que merece é isso que é ser Justo mas a justiça de Deus aqui é a maneira pela qual ele torna o pecador culpado é injusto Paulo diz mais agora se manifestou a justiça de Deus
a maneira pela qual ele nos torna justos Porque nós não conseguimos ser justos diante de Deus como já ficou demonstrado mas Deus nos torna justos e ele agora manifestou de que forma isso vai acontecer e ele diz no verso 21 agora sem lei ou seja essa maneira pela qual Deus não justifica é Sem Lei ou seja sem exigências e sem demandas sobre o pecador porque é isso que a lei faz a lei cobra e Paulo diz aqui agora sem lei se manifestou a justiça de Deus Ou seja a maneira pela qual Deus nos justifica não
é baseada em lei ou seja em requerimentos normas e obrigações que Deus pede de Nós antes que ele possa nos receber justiça de Deus ele diz que final do verso 21 testemunhada pela lei e pelos profetas aquele quer dizer que embora seja Sem Lei sem requerimentos todavia Essa justiça de Deus ela foi testemunhada pela lei pelos profetas Ou seja você vai lá encontrar no antigo testamento na lei escrita por Moisés e nas palavras dos Profetas você vai ver ali o que Deus está fazendo agora exemplo dos Profetas Isaías 53 todo mundo conhece aí 53 pesquisar
isso está no pé da Cruz ele foi moído Pelas nossas transgressões o pecado que nos traz a paz estava sobre ele Deus lançou sobre ele todas as nossas iniquidades e pelas suas feridas nós fomos sarados os profetas já anunciavam que Deus haveria de redimir e resgatar pela graça mediante de Jesus Cristo além de Moisés era a mesma coisa quando mandava que o Israelita oferecesse sacrifícios de animais sobre o altar que prefigurava o sacrifício do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo então a justiça de Deus que se manifestou ela foi testemunhada pela lei
pelos profetas não era alguma coisa que surgiu do nada mas eu já tinha preparado tudo segunda coisa que Paulo diz aqui verso 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo aqui está então de que maneira Deus justifica o pecador é mediante a fé em Jesus Cristo através da confiança que você deposita naquilo que Jesus Cristo fez na cruz é assim que Deus te torna você um justificado justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e ele acrescenta para todos judeus e não judeus e sobre todos os que creem porque não há distinção
diante de Deus porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus aqui Paulo nivela por baixo essa salvação é para todos não tem exceção judeu Gentil Homem e Mulher rico pobre jovem velho não há distinção Por que que não tem distinção Por que que Deus não faz acepção na salvação de pecadores porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus estão desprovidos da glória de Deus da salvação de Deus e da vida eterna essa situação da humanidade todos nós O que é que nivela tá olhando aqui tô vendo gente diferente né tem pessoas é demais
idade tem jovens têm crianças adolescentes tem pessoas é bonitas outras menos bonitas né Tem de tudo né gordinho Magrinho tem tudo o que que nos nivela O que é que nos coloca todos no mesmo patamar é que todos nós pecamos portanto nós só seremos salvos exatamente do mesmo modo E é isso que torna a igreja uma comunidade de irmãos e irmãs porque nós somos salvos da mesma maneira e do pelo mesmo método pelo mesmo jeito não há distinção porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus muito bem terceira coisa que Paulo diz aqui nessa
24 sendo justificados gratuitamente por sua graça a justificação que esse processo pelo qual Deus nos torna justo aos seus olhos e nos recebe Paulo diz aqui é gratuito de graça parece uma redundância não é ele tá enfatizando o fato de que é graciosamente está em contraste com as obras Porque nas obras se a salvação fosse pelas obras não seria pela graça porque Deus estaria obrigado a dar o que cada um merece mas como ninguém merece é gratuito Ninguém precisa fazer nada porque não pode fazer nada não quer fazer nada e não sabe o que fazer
por isso Deus justifica gratuitamente pela sua graça e aqui vem o ponto que eu queria enfocar e que tem a ver com o nosso tema é a quarta coisa que Paulo diz final do verso 24 ele diz que essa justificação gratuita para nós sair de graça mas para Deus foi um Alto Preço é mediante a redenção que há em Cristo Jesus mediante a retenção que há em Cristo Jesus Deus redime pecadores redimir é uma expressão que era usada na época para você comprar um escravo no mercado o escravo tinha um patrão ele estava debaixo daquele
senhor você pagava o preço daquele escravo você o redimia de debaixo da autoridade do seu antigo patrão e ele passava a ser seu é a palavra que é usada aqui a palavra Redenção palavra Resgate é usada aqui para definir o que Deus fez Deus pagou o nosso preço o preço da nossa culpa a lei de Deus exige a condenação dos transgressores e o que é que Deus fez ele mesmo ofereceu o pagamento mandando o seu filho Jesus Cristo é o que ele diz aqui veja o verso 25 mediante a redenção que há em Cristo Jesus
a quem Deus propôs Ou seja a salvação é uma proposta é uma proposição de Deus a quem Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé essa palavra propiciação em grego é a palavra relaxério que traduz o hebraico caforete eu sei que isso não quer dizer nada para boa parte de vocês mas quem estuda o antigo testamento sabe que esse era o nome da tampa da arca como é que é a tampa da arca era chamada no antigo testamento propiciatório Por que que era chamada de propiciatório todo mundo lembra como a arca a arca
era feita de ouro não é segundo as medidas que Deus que Deus fez a tinha uma tampa onde havia dois anjos um de frente para o outro com as com as asas as cabeças curvadas e as asas se tocando ficava lá no santo dos santos no lugar mais interior do tempo onde só podia entrar o sumo sacerdote uma vez por ano levando sangue de um animal para fazer propiciação pelo povo de Israel por que que era chamado de propiciação de propiciatória aquilo ali porque o sacerdote chegava e derramava o sangue em cima da tampa da
arca e o que é que tinha dentro da arca a lei os dez mandamentos dentro da arca o sangue derramado ali tapava a lei aquela tampa era tampa é o tampa pecado e aqui Paulo chama Jesus de riolasterio ele é o propiciatório Ou seja a tampa daquela arca era uma figura de Cristo do que Deus ia fazer no seu sangue ele ia cobrir as demandas da Lei às exigências da lei de maneira que agora perdoados Nós podemos ser aceitos por Deus final do verso 25 porque que Deus fez isso agora nós já entramos nas conclusões
por que que Deus fez isso por que que Deus enviou o seu filho cujo sangue serve como propiciação pelos nossos pecados para que ele possa nos receber como justos resposta de Paulo aqui o para metade do verso 25 indica isso eu vou ler o resto todo a quem Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé para manifestar a sua justiça por ter Deus na sua tolerância deixada impunes os pecados anteriormente cometidos o que que isso significa significa o seguinte que Deus podia ter olhado a humanidade dito assim quer saber todos eles são pecadores
quebram a minha lei não tenho justo não tem um sequer eu não vou fazer nada por essa raça uma raça que virou as costas para mim desde o Jardim do Éden que me rejeitou que não me quer sobre eles que resolve seguir o seu caminho mas Deus não fez isso ele tolerou e deixou impunes os pecados no sentido de que ele não abandonou a raça humana não é que Quem pecou naquela época não foi para o inferno Claro que foi mas o que quer dizer que Deus Não Desistiu do seu plano de Redenção por conta
da pecaminosidade do homem ele tolerou esperou o momento que ele tinha planejado antes da fundação do mundo porque ele tinha na sua tolerância deixado impune os pecados qual seria o castigo Deus não salvar ninguém Deus deixar que a raça toda fosse para o inferno se ele fizesse isso seria justo ele não tem obrigação de salvar ninguém mas por que que Deus fez isso primeiro para mostrar como ele foi tolerante conosco tolerância de Deus reside nisso eu vim salvar vocês mesmo que vocês não merecem eu vim trazer Redenção perdão no sangue do meu filho mesmo que
vocês não merecem é a minha tolerância Eu não levei conta os pecados que vocês cometeram contra mim eu não os abandonei mas eu vim atrás de vocês como meu filho Jesus segundo a razão há no verso 26 ele fez isso tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus Aqui nós temos um dilema como é que um Deus justo pode justificar pecadores Imagine se o juiz moro que tem o dever de ser Justo ele mandar soltar todos os bandidos que ele
já perdeu ele estaria sendo Injusto né porque ele como justo Juiz que é ele tem cumprir a lei e se a pessoa é culpada ela tem que pagar é isso que a lei manda isso que a justiça exige Todos nós temos esse sentimento não temos de vez em quando quando um juiz desse aí faz o arbitráriadade um ministro deles faz uma arbitrariedade a gente fica revoltado porque é um senso de justiça em nós então a pergunta é como é que Deus sendo justo ele pode considerar justo pecadores como vocês e como eu isso não seria
injusto isso não faz de Deus um irresponsável ele considerar justo pessoas que são injustas que são culpadas que quebraram a lei que merece a condenação a resposta perguntei como é que Deus pode justificar e ainda continuar sendo justo resposta quando ele manda alguém que representa os pecadores injustos que recebe o castigo paga apenas satisfaz a justiça de Deus e Deus agora pode gratuitamente aplicar a justiça do seu filho sobre nós e nos considerar como justos amém amém Deus agora ele nos vê em Cristo Ele nos cobre com a justiça de Cristo que é perfeita ele
nunca cometeu o pecado Deus nos cobre com a justiça de Cristo por isso que você não é consumido por isso que você vai ter a vida eterna você que crê em Jesus por isso que você vai viver ao lado de Deus para sempre no Novo Céu e Nova Terra como filho dele aproveitando de todas as delícias de toda prosperidade bênção que Deus tem preparado no mundo vindouro porque porque ele lhe trata ele lhe vê agora como Justo ele justificou você em Cristo Jesus e ele continua sendo justo ele não foi injusto a fazer isso porque
o pecado foi satisfeito em Cristo Jesus consequências terminando aí pergunta de Paulo verso 27 Onde está jactância é você contar vantagem onde está a jactância foi de todo excluída porque lei das obras não pelo contrário pela lei da Fé se a salvação fosse por obras o homem poderia chegar no céu batendo peito e dizer eu tô aqui porque mereço eu fui salvo porque eu mereci Eu fiz alguma coisa que convenceu Deus que eu era bonzinho e ele me deu salvação mas isso aqui exclui a jactância nenhum homem vai poder se gloriar e o homem vai
poder contar vantagem dizer eu recebi a vida eterna porque eu merecia alguma coisa porque esse sistema de Deus justificar gratuitamente o homem mediante de Jesus Cristo exclui toda a glória humana não tem espaço para você se gloriar diante de Deus segundo a implicação de Paulo peço 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé em Jesus Cristo independentemente das obras da lei que coisa maravilhosa nós somos justificados gratuitamente em Cristo Jesus sem as obras da lei sem as obras da Lei Isso significa que aqui hoje e agora você pode sair daquela porta se você
crê em Jesus Cristo tendo a mais plena e absoluta certeza da sua salvação porque ela é dada não Com base no seu merecimento no seu esforço Mas ela é dada gratuitamente Com base no propiciatório na propiciação que Cristo fez no seu sangue você recebe sai daqui dizendo a Deus graças te dou porque agora eu entendi é pela graça vocês conhece aquele a gente usa muito aquela expressão você se apossada a benção né e quase sempre a gente usa isso com relação às bençãos materiais mas nessa noite eu queria fazer com relação a esse a posse
do que Cristo fez na cruz por você a justificação você se apossa pela fé e Deus Fiel lhe justifica lhe perdoa ele declara justo e ele não tem mais nada contra você não há mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus Paulo vai dizer no Capítulo 5 verso primeiro aqui dessa carta por isso que é somente Cristo verso 28 concluímos que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da Lei verso 29 e 30 terceira conclusão é Deus porventura só dos judeus não é dos gentios também que são os pagãos sim Deus
também é dos gentios pois que Deus é um só é o mesmo Deus e ele justificará pela fé em Cristo O circunciso que é o judeu imediante a fé O encircunciso que é O Pagão ou seja Deus não tem dois sistemas de salvação um para o judeu e outro para o Pagão é sempre o mesmo pela fé em Jesus Cristo sempre foi quem se salvou desde a criação do mundo até o dia de hoje sempre foi pela fé quer seja no Messias que veio ou no Messias que viria mas sempre foi mediante Jesus Cristo solos
Cristo somente Cristo Esse é o grito que a gente deve fazer isso agora e para todo sempre e finalmente no verso 31 Paulo pergunta nós anulamos a lei pela fé ou seja isso tudo que eu tô dizendo anula a lei de Deus quer dizer que os dez mandamentos não tem utilidade nenhuma ao contrário diz o apóstolo Paulo de maneira nenhuma nós confirmamos a lei a lei de Deus os dez mandamentos Eles continuam como sendo a expressão Santa de Deus para nossa vida só que agora nós sabemos que o cumprimento da lei a obediência a lei
de Deus ela não é fruto do nosso esforço e não é meritória também talvez aqui as melhores palavras sejam de Lutero Lutero disse assim a lei nos leva a Cristo para justificação porque ela em mostra que a gente precisa que alguém nos salve então a lei nos leva a Cristo para que nós sejamos justificados gratuitamente e Cristo manda de volta a lei para que nós sejamos santificados mais ou menos assim Deus o senhor me salvou pela graça pela fé pela obra de Cristo eu estou tão grato o senhor me salvou sem as obras da lei
o que que eu posso fazer para agradecer resposta de Cristo você quer me agradar quero o senhor é coisa que eu mais quero nessa vida ok anota aí não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão e assim por diante amém
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