Boa noite caros alunos e ouvintes no ar mais um programa a república com loriel Rocha o tema do nosso programa de hoje será sobre a beleza e a feiura nas cidades para tanto h eu vou utilizar como texto dois artigos distintos um publicado pela Universidade Federal de Santa sobre a beleza em cidades e o outro publicado é um artigo sobre Roger scruton o filósofo e a política Urbana e a nova proposta do scruton para a beleza no urbanismo das cidades e esse artigo o segundo é de autoria de Ágata dep muito bem Esse é um
tema sobre o qual h eu falo muito com os meus alunos e já desenvolvi por várias vezes em vários programas eh na rádio bem eh quando nós andamos pelas cidades brasileiras mesmo as cidades históricas que estão muito descaracterizadas a gente verifica um fenômeno eh que o brasileiro via de regra não quer se deparar com ele que é a feiura das cidades nós estamos falando de um problema estético Sim estamos falando de um problema estético mas a estética é um dos Campos mais poderosos da filosofia e hoje a ciência já aponta claramente os efeitos da estética
dentro do plano ah neurossensorial eh eu me lembro que há muitas Décadas atrás o carnavalesco Joãozinho 30 eh foi perguntado para ele sobre a a pobreza e e a feiura e ele falou que quem gosta de pobreza é rico pobre não gosta de pobreza e nem de feiura quando João dor assumiu o a Prefeitura do Estado de São Paulo o Governo do Estado de São Paulo Uma das uma das primeiras atitudes que ele teve a prefeitura aliás uma das primeiras atitudes que ele teve e eu fiz um programa um conselheir cá sobre isso foi sobre
a a limpeza de São Paulo promover a limpeza não estamos falando em em em em em urbanismo hein Estamos falando em limpeza urbana e naquela altura eh eu achei aquela iniciativa muito boa hã e chamei a atenção para a conhecidíssima teoria das janelas quebradas não é que é a teoria que eh explica claramente que se você convive num ambiente feio desarmonioso caótico violento a tendência é exponencialmente a ampliação de todos esses aspectos da feiura da violência da grosseria da má educação né do caso da destruição etc é um efeito em Cascata e o inverso evidentemente
é verdadeiro né então uma coisa que me espanta realmente me espanta na maior parte das cidades brasileiras e as cidades brasileiras que não temm eh esse Esse aspecto de feiura urbanística muito acentuada são as cidades que ainda convidam as para algum processo turístico mas mesmo assim nós temos misturados neste processo turístico se a gente pegar por exemplo o Rio de Janeiro o Rio de Janeiro tem uma beleza paisagística e que é oferecida em razão dessa sinergia entre o mar e a montanha né e a aa os complexos antigos do Rio de Janeiro os chamados complexos
coloniais eo gera sobre a cidade do Rio de Janeiro hã uma ideia de que a cidade é bonita em partes hein o Rio de Janeiro se sobressai sobretudo em razão da sua paisagem natural e não da interferência moderna sobre o conjunto urbanístico da cidade quando a gente pega Brasília Brasília em si o o Plano Piloto de Brasília é horroroso as construções de Brasília São infames pelo menos por meu gosto o que salva Brasília é o Projeto urbanístico ah do Lúcio Costa não é o projeto paisagístico desculpe não é o projeto arquitetônico de neem isoladamente o
neem Pode até ser um um grande arquiteto ou seja lá o que for que se considera como grande arquiteto eh desenvolveu algumas técnicas interessantes mas enquanto a arquitetura a arquitetura de neer parece um Bunker de guerra né é uma arquitetura comunista sobre todos os aspectos ela é feia ela é é dura né independentemente daqueles vãos enormes que ele criou é uma arquitetura que sem natureza ela não tem beleza nenhuma né Ah então o que salva Brasília é a natureza que foi inserida ali quando nós pegamos Ouro Preto cidade histórica quando nós pegamos gramada e Canela
no Rio Grande do Sul Ouro Preto a parte central de Ouro Preto é bonita em razão do do casario Colonial quando você vai pro entorno de europet ele tá completamente destruído né você sai do centro a cidade é um verdadeiro lixo quando você pega gramado gramado tem um urbanismo e algumas algumas cidades do do sul do país Paraná Curitiba Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul tem uma uma uma relativa preocupação eh eh com a a com a o urbanismo aliado com a estética muito bem então o o Brasil é um fenômeno em criação de
cidades feias é um fenômeno né Eh o urbanismo como criação estética a visão do urbanismo como criação estética é algo essencial na sobrevivência da Saúde da população então o o scruton no texto dele é o Manifesto para o novo urbanismo ele se dedica a defender a importância da beleza no urbanismo os espaços urbanos exercem um papel Central na história da civilização seja em seu aspecto econômico por meio da criação e comercialização de produtos bens e serviços ou no aspecto cultural religioso ambiental diversos outros as pessoas passaram a viver em assentamentos né que posteriormente se tornaram
cidades então a evolução histórica das cidades é uma coisa essas pessoas que viviam no campo e depois se assentaram nos arredores de alguma de alguma área que estava assentada eh depois aquilo se juntou e virou uma cidade então aquela cidade junta ela conquistava segurança e Ordem cultivo de alimento atividades mais produtivas certas especializações então o viver junto era uma possibilidade de maior bem-estar para todos num sentido na Idade Média não é eh de organização bem as cidades modernas contemporâneas estão em declínio evidentemente que existe um movimento urbanístico internacional de trazer para dentro das cidades o
verde o bem-estar né um planejamento de fato urbanístico que reconecte não só reconecte o homem com a natureza bem como e consiga trazer a este indivíduo que habita estes espaços estes locais um pouco mais de paz de ilidade de serenidade de saúde enfim o aspecto neurológico do ser humano o aspecto cerebral o aspecto mental do ser humano ele não pode ser desvinculado da ideia de uma estética plena ninguém gosta de viver em lugar feio a pessoa vive num lugar feio porque ela não tem opção e o Curioso é que o Brasil é um país muito
rico Entretanto a preocupação dos governantes com a criação de um planejamento estético dentro das cidades ela é nula a gente pegar por exemplo eh Os projetos que estão havendo mundo afora se a gente pegar a China que saiu de uma estética igualmente feia e e muito pobre e os investimentos que o governo chinês tem feito nesse sentido sobretudo no conceito que o chinês está criando de a a chamada cidad Esponja não é porque a beleza ela fica restrita normalmente somente a quem pode pagar somente aos ricos os jardins a sofisticação a o perfume o aroma
o contato com a natureza isso está disponível somente para o rico entretanto não é o rico exclusivamente que manté um estado que mantém o país Ele tem a sua função a beleza ela não pode estar direcionada somente para uma classe A beleza tem que estar direcionada para toda a gente né então lendo o o artigo aqui as cidades contemporâneas estão em declínio tornando-se espaços de mera funcionalidade onde as pessoas podem trabalhar e subsistir mas já não encontram bem-estar escutam atribui parcialmente o declínio das cidades Americanas a feiura de seus centros gerando consequências a vitalidade social
cultural eica e política de toda a nação o autor afirma que embora diversos sejam os fatores a que se atribuem o declínio do centros urbanos dois deles se destacam sua submissão aos negócios e a fuga dos moradores para o Subúrbio enquanto donos de negócios escolhem o centro em função de sua movimentação e infraestrutura moradores fogem pois o centro torna-se mais feio caro e perigoso com a evasão das pessoas os espos nessas áreas começam a definhar isso aqui é um ponto tudo no mundo hoje gira em torno de dinheiro né ã a a a os os
quando a gente olha um um edifício no Brasil a constução de um edifício no Brasil o mais chique e o mais moderno se você olhar nos Estados Unidos na Europa no Japão você não não consegue ver a diferença arquitetônica entre culturas existe uma padronização né mundial da arquitetura eh como existe a tentativa de uma padronização mundial da da roupa da vestimenta do paladar da Gastronomia como se o homem fosse uma máquina produzida em laboratório uma indústria uma máquina em série e não é assim né Eh então o que nós temos de fato H atualmente é
esta situação que mescla que trouxe a economia para dentro de todos os ambientes no caso do Brasil eu reforço mais uma vez a ideia da feiura presente em tudo que o governo vai fazer eu nunca vi posso estar equivocado eu nunca vi nenhuma obra governamental bonita a quantidade de cimento que de concreto que é utilizado a feiura dos edifícios de concreto das pontes de concreto por exemplo os Estados Unidos tem Pontes de ferro que são coisas maravilhosas né o Brasil é um dos maiores produtores de Ferro do mundo a gente não tem uma estrutura de
engenharia que consiga produzir beleza dentro da cidade nem nas nas grandes estruturas Porque de fato nas grandes estruturas aonde todo o coletivo convive e transita que nós precisamos de ter um destacamento de beleza muito forte muito presente então as pessoas vão se recolhendo cada vez mais para lugares mais distantes E no fim de semana as cidades são esadas ao mesmo tempo eh nós temos um aumento da violência em de uma forma escalonada em todos os setores isso não se deve somente ao tráfico não se deve somente à bandidagem né Nós temos uma afetação comportamental É
claro que eu não estou colocando todas essas esses pontos em cima somente do urbanismo eu tô destacando o urbanismo aqui na nossa conversa de hoje né Eh a se a gente olhar por exemplo no Brasil a quantidade de pichação de Imóveis pichados e a tolerância das prefeituras como se aquilo fosse arte não Aquilo não é arte Aquilo é vandalismo né E aquele ar de decadência de sujeira de droga ele permeia e as prefeituras os estados os governos os políticos as ones e e criou-se todo um discurso para a defesa dessa gente como se ela fosse
excluída e o excluído aqui significa ter o direito de continuar sendo excluído e continuar sendo feio e continuar sendo sujo o mesmo Vale às vezes para grandes artistas famosos a feiura das obras que eles produzem e aquilo é vendido como uma grande obra de arte Eu Me Lembro até hoje de uma exposição que eu vi aqui no Rio de Janeiro em que o indivíduo tava colocou um vaso sanitário um papel higiênico saindo do vaso sanitário e ele desdobrou o papel higiênico a cena era somente essa e aquilo foi vendido como uma grande arte quer dizer
eh a a a a humanidade Chegou a um ponto em que o grotesco virou Norma não é e toda a ideia e todo conceito ah porque tudo é relativo não tudo não é relativo coisa nenhuma esse discurso eh mentiroso falacioso de que a verdade não existe a realidade não existe de que tudo é uma interpretação pessoal não não é verdade né então há um mascaramento dos cursos e a apropriação da realidade do mundo para fazer frente vez e Voz A meia dúzia de privilegiados que ganham dinheiro com Isso evidentemente né então esses discursos identitários essas
pautas identitárias que privilegiam sempre a manutenção da pobreza e da desgraça como sendo um um grande feito isso é um câncer né bem voltando na visão de scruton a principal causa é o desgosto das pessoas com a feiura e a falta de identidade que passa a predominar nos centros diferentes fachadas de lojas restaurantes propagandas e outdoors toma um espaço que antes era ocupado pelas características identitárias do local como como sua arquitetura o espaço urbano se degenera quando é visto somente como um instrumento ou estrutura temporária tornando-se uma terra de estranhos e afogando o senso de
pertencimento dos cidadãos se de fato essa feiura que a gente vê pela cidade fosse algo tão bonitinho socialmente falando e tão estimulante mentalmente falando por que que todos os ricos tem casas bonitas e bem colocadas Por que que a feiura não entra dentro de quem tem dinheiro hã e Por que razão esses que TM dinheiro estimulam a feiura social Por que razão os governantes estimulam a feiura social a pobreza social a mentalidade da porcaria a mentalidade da desordem a mentalidade do conflito a mentalidade da sujeira quer dizer ou nós estamos sendo de fato governados por
uma orda de vândalos mundialmente falando de gente má completamente descompromissada com qualquer sentido de humanidade e de respeito ao próximo ao ambiente à natureza aos animais ou nós estamos diante de um projeto ou ambas as coisas né o escutam e não só ele está absolutamente certo os árabes os indianos os povos antigos tinham uma preocupação muito grande com a estética era perfeito Claro que não tinha uma visão era a visão daquela época mas a ideia da estética ideia da Beleza como um plano da realidade A beleza portanto não é meramente um conceito a beleza está
presente nas formas de tudo aquilo que existe dentro da natureza ora basta a gente lembrar aqui duas grandes teorias quer dizer que é a proporção Áurea e é a escala de Fibonacci Não há nada na natureza que não seja feita dentro da proporção ura e da escala de Fibonacci a ideia de beleza portanto ela é estruturante dentro da natureza e dentro da vida não é da vida planetária é da vida do Cosmos todo o Cosmos toda a ideia de vida terrestre e Celeste está diretamente organizada ordenada estruturada ao redor de um padrão de beleza por
óbvio que o cérebro humano a mente humana uma vez que ela se desconecta desta genética tá eh de beleza é óbvio que os efeitos desta desconexão se farão presentes mas sem dúvida esse é o ponto voltando ao artigo é possível compreender esta ideia ao analisar um centro que se tornou predominantemente um espaço de Comércio e negócio à noite quando estes não estão em funcionamento ele é esvaziado pois as pessoas moram e buscam lazer em outras áreas da cidade por essa mesma razão Tais espaços são construídos e reconstruídos sem grandes preocupações com a aparência ou estética
mas apenas com a sua utilidade é o oposto da estratégia de um indivíduo que busca ordenar e embelezar sua casa seu espaço particular de forma a torná-lo mais receptível e receptivo e confortável o centro se torna um lugar onde as pessoas não querem passar seu tempo fragmentando relações e desarticulando a cidadania assim constituir mais áreas empresariais diminuir a regulamentação ou mesmo criar incentivos fiscais não são suficientes para recuperar o local scruton argumenta que a solução não está no mercado no planejamento Urbano tradicional mas na estética Urbana ele está correto Eh vamos lembrar aqui recentemente esse
bolsonarista que está governador do Estado de São Paulo esse sujeito chamado Tarcísio Freitas que é um carioca e típico no sentido da pior classificação de carioca esse sujeito resolveu entregar casas em São Paulo que não tem janela ela só tem uma porta de entrada é um caixote uma caixa de fósforo resolveu entregar para a população são habitações populares que só tem porta uma porta não tem janelas Há muitas Décadas atrás um sujeito na política do estado de Goiás que foi um dos grandes cânceres Goianos um tipo chamado Iris Rezende esse cara eh fez um movimento
de criação de casas populares muito bem as casas populares que esse indivíduo entregava a população era um deboche a céu aberto ele mandava trazer placas de concreto aquelas telhas de amianto janelas absolutamente minúsculas bem o a a junção do o amianto é venenoso e o concreto é quente quando ele entregava a casa para as pessoas as pessoas os pobres morriam Fritos dentro das casas até hoje existe alguns exemplares dessa lambança dessa patifaria desse sujeito chamado Iris Rezende Estado de Goiás é esse exemplo essa gente não vai paraa cadeia não é político brasileiro não vai paraa
cadeia Esse é o problema do Brasil porque o dia que eles forem pra cadeia eles vão parar de fazer essas coisas né eh como é que você constrói entrega uma habitação Popular com uma porta só sem janela eu tinha eu tive um grande amigo falecido que trabalhou com o niemer e Brasília toda a constução do niemer todo o projeto do niemer é vidro concreto e ferro né então esse meu amigo trabalhou na na no com niem junto do projeto de Brasília e ele me falou que ele presenciou isso que eu vou comentar com vocês agora
e ele ele falou que o niemer falou sério eh o niemer interrogado muitos anos depois por uma eh arquiteta de Por que ele tinha projetado Brasília com a junção de concreto e e vidro porque era consabido que concreto e vidro ã era quente dava uma composição que esquentava Por que que ele fez aquilo a resposta que ele deu eu não vou falar o nome do meu amigo a resposta que ele deu foi de sacanagem minha filha quer dizer se esse indivíduo fez ISO de sacanagem ou ele deu uma resposta eh de pilhéria mas esse meu
amigo que era arquiteto trabalhava com ele disse que não você não sobrevive em Brasília sem ar condicionado é impossível é a junção de concreto e vidro não é então aquilo vira uma estufa literalmente um um um um túmulo um sarcófago em que você mata pessoa de calor porque não tem uma ventilação cruzada aquele negócio os prédios da UnB por exemplo as construções o calor que faz naquilo é é é é é impressionante congressos Palácios bem isso sem contar o fato de que Brasília tá caindo né porque o concreto tem uma duração sabe--se muito bem disso
de no máximo 50 60 anos Brasília terá que ser refeito eu já fiz programa sobre isso também ela literalmente vai cair hum bem então concreto não é pedra aquilo tem um tempo de duração é quente não faz o menor sentido você fazer grandes estruturas brasileiras de obra com duração para durar 50 anos e daqui 50 anos você tem que refazer tudo é claro que vai exigir uma manutenção contínua contínua Agora imagina o concreto por exemplo porque Brasília não tá submetido a maresia imagina estruturas de concreto como tem no Rio de Janeiro submetido a maresia não
é eh Eduardo Pais na época daquela da grande farra não é porque agora o PT no poder eh tá dizendo que toda essa gente foi perseguida na grande Farra com Sérgio Cabral e naquela corrupção absolutamente desenfreada que aconteceu esse sujeito resolveu fazer uma contornando parte da orla do Rio de Janeiro uma ciclovia pois muito bem os projetistas a ciclovia estava em cima do mar quem conhece o rio é naquele percurso ali que vai da niemer até São Conrado hã a ciclovia tá em cima do mar os os arquitetos engenheiros que projetaram a estrutura eles não
fizeram cálculo para suportar ah a batida da onda do mar na estrutura resultado aí quando as ondas o mar teve uma ressaca muito muito alta as ondas vieram arrebentaram com a estrutura inteira Então como é que você constrói uma coisa no mar sobre o mar e não contempla as ondas do mar isso isso é impensável percebe quer dizer eh E os políticos brasileiros eles se acostumaram com esse tipo de de lambança de crimes contra a população e repito eles não vão pra cadeia a a situação o Brasil só vai melhorar quando os políticos forem pra
cadeia juízes forem para a cadeia essa gente não pode continuar agindo impunemente rico for pra cadeia pobre também tem que ir paraa cadeia se comete crime porque a pobreza não é salvo conduto para cometer crime também bem continuando aqui o autor faz um contraponto entre as cidades dos Estados Unidos e as cidades antigas da Europa como Paris Roma e praga sim a cidades Americanas são feias mesmo os subúrbios são bonitos cheio de casa cheio de árvore etc tal agora a maior parte das cidades Americanas são feias para dedel As pessoas escolhem esses destinos europeus para
turismo porque querem desfrutar da Beleza cultura e entretenimento presentes Nessas cidades e em comum elas possuem belos centros urbanos onde seus cidadãos desejam morar independentemente de sua classe ocupação seus centros oferecem oportunidades culturais e recreativas além do uso misto dos espaços combinados casas apartamentos escritórios escolas igrejas e teatros É verdade mas eu chamo atenção aqui para que as cidades antigas da Europa elas também não tem nenhum nenhuma árvore né a Europa não tem árvore zero de árvore no meio das cidad muito pouco né Eh então você tem aquele conjunto muito bonito de casas mas praticamente
uma colada na outra né Em que em que o padrão estético era de fato a fachada dos edifícios né agora isso é um fato são localidades bonitas baixas via de regra né prédios baixos em que você tem eh uma mistura de espaços combinados você pode comer você pode morar você pode andar a pé naquela localidade né então a Europa não fica destruindo as suas cidades para replanejar ruas por exemplo Como faz as Américas como um todo né sobretudo países que tem uma dimensão Continental muito grande como o Brasil e os Estados Unidos essas cidades mantiveram
sua identidade estética ao longo dos séculos em função de normas jurídicas que preservaram os valores estéticos e de residentes comprometidos com sua manutenção e zeladoria Tais normas não buscam dizer como a cidade deve mas apenas o que não pode ser feito durante o seu curso de crescimento limites são estabelecidos para que as novas construções ou reformas estejam de acordo com o que já existe na cidade encaixando-se na forma pré-existente as restrições estéticas dizem respeito às áreas externas com a finalidade de encaixar cada nova peça a seu entorno preservando sua beleza O que é suficiente para
atrair as pessoas outros aspectos são relevantes para a estética Urbana Como a educação os espaços públicos e o tráfego mas é a presença de restrições como essas que Pode garantir a urbanização bem sucedida e segundo scruton foi sua ausência a causa do declínio de cidades Americanas enquanto as antigas cidades europeias mantém Seu Encanto isso é um isso é um fato constatável isso não é uma opinião né Eh você anda pela Europa inteira existe uma uniformidade visual bonita né quando a gente anda nas cidades e da das Américas ou na África né ou mesmo no Japão
China você tem grandes conglomerados de edifícios negócios monstruosos e e a a a visão entre aquela modernidade chocante e a tradição ela é impactante mas esse Impacto impacta onde ele impacta no comportamento ele impacta na educação ele impacta na visão de mundo ele impacta no sentimento não é de modo que essa ideia da estética é algo muito importante a participação das pessoas é um aspecto chave as iniciativas cidadãs coletivas como associações e organizações não governamentais tiveram sucesso em diversos locais do mundo na preservação estética do espaço urbano scruton cita como referência mora Inglaterra a qual
possui ações de destaque Nail a dos cidadãos em torno desse interesse comum desde 1870 a mobilização além de maior conscientização da população sobre os aspectos urbanos influenciou políticas públicas e legislação Nacional estabelecendo restrições e possibilidades de negociação sobre propostas e planejamento um caso emblemático no Rio de Janeiro novamente volto a esse exemplo de participação dos cidadãos é o bairro do Recreio dos Bandeirantes eh cujo bairro anterior é a Barra da Tijuca que ficou tomada por grandes complexos eh de edifícios em razão do predomínio de uma certa Construtora eh de um indivíduo extremamente ganancioso que eh
nunca teve a menor preocupação com o planejamento urbanístico Esse é o problema dos caras né as prefeituras são ávidas eh para arrancar mais dinheiro da população eh a corrupção comta dentro dos processos e os caras vão aprovando projetos de edifícios cada vez maiores eh esse esse indivíduo especificamente essa consultora especificamente dentro do Rio de Janeiro eh da Barra da Tijuca em diante é o dono da barra né Eh esse cara depois de muito esforço de de uma filha ele resolveu investir em alguma coisa de paisagismo mas sempre com uma ideia bastante comercial mas ele poluiu
destruiu a Barra da Tijuca quando o desenvolvimento veio pro Recreio a associação de moradores sobretudo movido por mulheres mulheres muito corajosas a associação lutou e o a altura dos edifícios do do Recreio ficou bem menor e o recreio tornou-se um lugar muito mais agradável hoje é um lugar muito mais procurado para esse morado que a Barra da Tijuca Exatamente porque você consegue ter uma eh morar no local estudar no local trabalhar no local deslocar-se a pé pelo local ter Supermercado ter padaria e ter uma qualidade de vida né então é disso que nós estamos falando
é bom é perfeito não não é a gente já tem outras áreas eh de entorno perto o Rio de Janeiro tem grandes parques né Mas se a gente pegar bairros como por exemplo Vargem Grande Vargem Pequena né Eh mesmo o Alto da da da Boa Vista todos eles estão absolutamente depredados descuidados a prefeitura não tem o menor cuidado com nada né então quando os o interesse capitalista fala mais alto o interesse Mercantil eles aprovam projetos que eh qualquer indivíduo com mínimo de racionalidade não entende como é que aquilo foi feito então essa ideia da mobilização
social é algo muito interessante quer dizer a Inglaterra de fato tem isso você tem uma mobilização uma participação das pessoas e porque as pessoas têm amor ao seus locais né Eh o o brasileiro ele é descompromissado com do com com o local em que ele vive como a Europa tem uma outra estrutura né inclusive cultural e na América Latina nós temos outros exemplos também de indivíduos que preservam e as suas tradições locais as suas tradições familiares né e em que você tem um olhar muito atento o brasileiro ele ele mora num local desoladamente ele sai
daquele local com absoluta facilidade ele vive ali como se aquele local de fato não tivesse nenhuma conexão com ele e não tem então aonde as pessoas estão desconectadas dos seus locais não é o resultado é isso é a não participação e essa não participação tem eh efeitos muito danosos ou dá um outro exemplo aqui em Portugal ou nos Estados Unidos vamos vamos dizer o seguinte eh você tem um destacamento policial No Brasil existe o hábito dos dos destacamentos policiais eh alocados em determinados bairros eh ficarem fazendo uma rotação de policiais isso é algo muito ruim
entre outras coisas porque aquele indivíduo não conhece a população local né então algum movimento novo diferente estranho ele não consegue identificar porque ele não tem nenhuma conexão com aquela localidade é muito importante você pensar no plano estético e no plano de funcionamento num sentido muito abrangente se você tem um destacamento policial que conhece a localidade os moradores que acaba conhecendo né o fluxo a dinâmica o mecanismo eh evidentemente que a atuação no sentido de proteção ao cidadãos e de maior eficiência ela é infinitamente superior né Eh finalizando a estética nas cidades não é meramente uma
questão de gosto mas algo que está ligado à cultura e ao que há de mais nobre numa comunidade ela reflete um mundo de significado sobre aquele espaço e as pessoas que ocupam além de manter a ordem e o sentido de transcendência a estética urbana é uma forma de de exaltar esse mundo de significado e expressar os ideais e valores de um povo não se trata de preservar o tradicional por ser antigo mas de preservar o passado pela ância beleza que ele possui a beleza é um bem espiritual e como bem espiritual faz parte do que
somos a beleza importa de fato eh eis Eis o grande A grande questão não é a beleza é estruturante tá estruturante eh a beleza faz parte da vida ela estrutura a vida no universo todos os corpos todas as formas todas as energias estruturam-se sobre na beleza não é sobre a beleza a beleza é a base do universo da manifestação então o scruton chama a atenção para a necessidade de criar lugares belos né porque uma vez que a natureza a vida na natureza é estética não é a vida eh naquilo que o homem vai criar deveria
tentar replicar esse padrão estético para que a mente humana o comportamento humano permaneça harmonizado com a sua própria natureza corpórea física espiritual então criar lugares belos e não apenas unidades fragmentadas pela cidade é algo que tem que entrar na forma dos planejamentos urbanos para o século XX né E então essa ideia de oic ofilia né o amor pela casa é uma atitude de amor e de compartilhamento e do desejo de compartilhar a beleza de proteger a herança a memória comum de todos nós isso nos dá senso de pertencimento isso nos dá manutenção e zelo para
a comunidade que nós vivemos para o ambiente que nós vivemos isso melhora a vida dos animais melhora as relações interpessoais isso preserva a natureza isso fortalece o espírito público a cultura se torna um patrimônio comum então proteger a paisagem as ruas a natureza como locais espirituais não basta proteger somente a nossa casa então o declínio civilizacional de cidades ou das cidades Sim estão em grande medida e a violência e a pobreza generalizada estão em grande medida relacionadas com a falta de estética esta estética da Vida Esta estética do Espírito então é preciso passar de uma
estética meramente formal que é aquela questão do gosto para a estética da Felicidade né entendendo que a beleza é a Matriz do padrão da vida vamos lembrar da proporção Áurea e vamos lembrar da escala de Fibonacci toda a natureza se estrutura ao redor da beleza e o corpo humano não é diferente a mente humana não é diferente a mente dos animais o cérebro dos animais o comportamento nada está privado da ideia de beleza bem nós vamos ficando por aqui e até a nossa próxima aula onde a gente vai continuar esse assunto aí sim vamos tentar
entrar um pouco mais na ideia do scruton tá bom é o nosso próximo encontro