IKOPA - LEI 10.639 ENSINO DA HISTÓRIA AFRO BRASILEIRA NAS ESCOLAS

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Afro Cena
Boa noite! A edição de hoje do programa IKOPA fala sobre a Lei 10.639 e o ensino da história e da cu...
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é a lei 10. 639 atingiu sua maior idade promulgada em Nove de Janeiro de2003 pelo presidente Lula ela estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos Fundamental e Médio também estabelece o dia vinte de Novembro como o dia da consciência negra no calendário escolar é necessário percebermos a importância da aplicação do que pede a lei 10. 639 como também perceber seus avanços e as dificuldades de sua aplicabilidade ao longo desses 18 anos pois combater o racismo no país acentuando a participação de negros a questão da identidade nacional é seu objetivo como diria Marcus garvey um povo sem o conhecimento de sua história origem e cultura é como uma árvore sem raízes o Brasil é um país formado por mais da metade da população negra entre tanto nós não aprendemos Story cultura africana e afro-brasileira em sala de aula quando um jovem negro em período escolar abre um livro didático as únicas pessoas que se parecem com ele dentro do livro estão na condição de ser visadas de subalternos tendo seus corpos violentados da forma mais desumana possível e quando quando esse jovem medo abre o livro didático e ver os seus semelhantes na situação de ter avisado ele não vai tomar aquilo como referência ou mesmo construir a sua identidade no campo da sua negra a partir daquelas referências é necessário que possamos pensar em outras narrativas é necessário que possamos incluir história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros em sala de aula pensando que os povos africanos construíram diversas sociedades diversos impérios diversos reinos diversas conhecimentos científicos que podem contribuir para uma perspectiva de valorização da história da ancestralidade e da Cultura Africana e afro-brasileira faz muita diferença para um jovem negro abrir o livro didático e perceber que para além de escravizadas ele também de sentirem-se rainha ele tão o império e os seus antepassados que os seus ancestrais foram povos ricos não apenas materialmente mas também conhecimento em sabedoria em produção científica e é com essa pluralidade e precisamos pensar na nossa Educação na nossa sociedade e na formação da identidade da população negra do Brasil responde 339 nasceu de muitas possibilidades uma delas é a busca de desconstruir os espaços segregados para o povo preto nas escolas e a partir da escola Sim já de menciona para que a sociedade passa a releitura desse processo de escravismo involuntário E aí das contas 39 chega aos 18 anos fora da sala de aula como muitas crianças pretas né olha para o batismo no Brasil tem cor ele é preto e e essa ausência da Lei nas salas de aula cria o litro do da democracia racial né que todos nós somos iguais não somos o racismo estrutural tá em promoção trar que ele é estrutural que tá quebraram é preciso vontade política a vontade política de cada governante e ela não existe e os 18 anos da Lei 10.
639 marca ausência política de refazer-se a imagem do presente nas salas de aula da sociedade brasileira é uma grande ausência uma uma grande ausência que cria impossibilidade impossibilitado para a escola a lei 10. 639 é mais do que bem-vinda afinal ela vai levar para a escola e para a juventude uma coisa que durante muitos e muitos anos nos foi negada o que é ter uma visão do Povo afro-brasileiro nos indígena diferente do que foi construído por aí faz o quê folclórico é tirar dos jogos esse preconceito arraigado e inconsciente que muitos trazem dentro de si acredito que a escola ficou nos devendo um pouco a semente então através da história da literatura de todas de todas as disciplinas e áreas pertinentes à educação a gente pode levar eles esse conhecimento de que o povo afro-brasileiro indígena foi de suma importância para a construção do nosso país né que todo esse esse racismo existente esse preconceito existente entre nós só é só é só acontece por falta de desconhecimento da verdadeira história da verdadeira cultura de luta que força da negritude do nosso país e também obviamente sempre falando dos índios né que estava aqui muito antes de lanchinhos para cá então é acredito que essa lei ela gravar ser cumprir e não é implementada de forma Ampla e restrita nas escolas para que no futuro esse jovem venham a mudar e transformar o nosso país para melhor acho que a gente já teve um bom avanço é mas essa essa lei sendo construído e sendo trabalhada de maneira diversificada dentro das escolas vai fazer com que os jovens cresçam mais conscientes do valor qst a sua ancestralidade respeitada quando me perguntam se a implementação da Lei das minhas 69 ela está sendo efetiva tem resultados positivos tem trazido mudanças como foi previsto pela pula pelo parecer da professora petronília mudanças comportamentais artistas do mais e mudanças em termos de e nos nossos currículos né da própria discussão das da inclusão de uma perspectiva de reconhecer a diversidade social brasileira diversidade cultural a diversidade de religiões eu vou dizer que sim vou dizer que sim tô seguinte motivo primeiro além das músicas 109 ela é resultado de uma de uma de uma ação política histórica do movimento negro ou dois movimentos negros conforme cada um de nós queira definir na sociedade brasileira e nessa perspectiva em como um conto uma um resultado de uma luta política que vem desde sempre desde que o primeiro africano que foi sequestrado do continente africano trazido no Brasil nós temos lutado pela nossa humanidade pela nossa identidade Então nesse sentido eu considero ali 10109 exitosa quem sabe com todos os percalços que ela encontrou mais exitosa a educação brasileira tem seus fundamentos e princípios baseados numa visão eurocêntrica a formação dos professores traz também esse olhar em função disso O despreparo de muitos professores EA falta de interesse da grande maioria dos gestores de instituições de ensino tendo como consequência Um Desafio enorme de pôr na prática O que ordena a lei 10. 639 para que essa lei fosse implementada houve muito debate EA construção coletiva para que esses conceitos se eles fossem realmente validados o movimento negro foi um foi um dos segmentos que mais lutou para que essa lei fosse concretizada na prática hoje infelizmente as escolas estão longe de concretizar e se apropriar dos conceitos que essa lei aborda justamente a ser um material didático por exemplo afastado dessa realidade nós não temos ainda professores que dominam instrumentos para que a gente consiga discutir e dialogar a efetividade dessa lei dentro das escolas por exemplo é no município de Cotia Nós ainda estamos com um grupo de um grupo pedagógico que não ter representantes negros e essa não é uma realidade local essa é uma realidade nacional e infelizmente nós não temos negros ocupando espaços de decisão dentro da secretaria de educação dentro de um currículo plural né então é as repensar esses espaços e como se ocupam esse espaço fazer valer de fato essa lei é repensar também no plano político pedagógico dentro das escolas Além disso fornecer um material que vise a pluralidade e como esse estudante negro vai se ver dentro da escola e ainda nós não temos a ciência de fato de como se instrumentaliza este material e como se socializa esse conhecimento precisamos repensar a nossa estrutura Educacional brasileira para isso nós temos diversos intelectuais que poderiam contribuir para isso e também as demandas da população e enfim todos os segmentos que podem construir coletivamente essa nova realidade em frente e saúde para essa lei e para mim a grande importância da área do ensino da história da Cultura afro-brasileira afro-americana a história do negro na diáspora dos africanos na diáspora ela é extremamente importante tem que ser assumida como compromisso é porque faz a educação e pelos professores E pelo o quadro técnico né porque estamos falando de vivências né a história ela resgata a memória ela fortalece identidade a importância de sabermos quem somos De onde viemos que legado nós temos e em que lugar é esse que nós ocupamos hoje né É extremamente importante que essa discussão ela aconteça para que os nossos alunos nossos estudantes possam compreender e possam argumentar né discutir debater sobre a realidade Brasileira hoje que tem a ver com as vivências individuais e coletivas de cada um que está na escola tão é extremamente importante que a escola seja ela é na educação básica e no ensino médio ou até Universidade Se comprometa e como a discussão séria uma discussão com profundidade com a discussão onde os elementos sejam discutido debatido compreendido e para que me fato a grande função da escola da educação que é a formar sujeitos ela seja completa o subestimem a quantidade de conteúdo e nem dificuldade de incluir o conteúdo da questão dos afro-brasileiros da cultura brasileira a africana da história africana na nossa epistemologia nas nossas disciplinas científicas especificamente falam das ciências humanas porque é complexo porque ao mesmo tempo que a gente teve essa convivência aí teve negado nessa essa análise científica das das dinâmicas sociais com o povo negro no Brasil então é uma coisa que vai demandar muito tempo a gente vai é difícil de se fazer isso então eu digo a primeira dica que eu dou é essa e a segunda é começa com um assunto que tu compreende mais dentro da tua disciplina né então se forem situar em relação às ao Brasil colonial Então por pesquisa sobre os negros a época e dialoga com aquela de islâmica social que tu tá mais acostumada que tem mais conteúdo formado Então seja nos elementos culturais técnicos tecnológicos institucionais ou políticos Neto escolhe parâmetros para analisar a pesquisa e começa pela área que tu mais domina para trazer essa esse conteúdo sistemologia afro-brasileira para dentro do seu conteúdo para dentro da sua disciplinas se é uma coisa muito dialética que vai sempre tá trazendo coisas novas elementos novos aplicar a lei 10.
639 é de fundamental importância pois essa prática vai muito além do conhecimento em sala de aula é humanização é empatia é contribuir na dignidade humana resgatando nossas histórias e memórias e essas narrativas trazidas para sala de aula contribui agregando valores as vivências dos Estudantes dentro e fora da instituição de ensino básico Oi Aline 139 eu mais uma vitória do movimento domingo contra a discriminação racial e pela luta de uma sociedade mais igualitária eu vou falar um pouquinho da importância dessa lei a partir de algumas atividades desenvolvidas por mim numa turma de educação infantil 1 E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí Ah mas isso dignidade humana com história a história mercado história é cultura história conhecimento a história é continuidade saber da sua história é imprescindível a qualquer ser humano nessa face da terra e principalmente para nós os seres humanos pretos nós somos legados de egípcios do Império das duas margens é no mar que somos iorubás quantos Lagoas e demos sons de diversas etnias que compuseram a nossa a nossa nossa caminhada né e as nossas origens nós somos seres enviado por assim mas toda girafa tem seu começo e a diáspora que eu digo não a diáspora só da dispersão mas é a diáspora do desenvolvimento desenvolvimento Esse que foi sequestrado e que na história desligada mas história contada pelo protagonismo de quem lutou para conquistar a sua liberdade de quem lutou e luta para que tenhamos equidades é a história correta a ser contada essa história sua foto ser contada através de mecanismos de leite né de forma oficial nas escolas os noturnos complementares através de lei infelizmente nesse país mas já que existe essa lei que ela seja respeitada leite 11. 645 antiga lei 10639/2003 e 2008 passou a ser lei 11. 645 da obrigatoriedade do ensino da Cultura a história Negra indígena nos equipamentos de ensino fundamental das escolas da rede fundamental é obrigatório falei é necessário para corrigir vários aspectos degradantes que existem na nossa sociedade na ali só muda a sociedade através do conhecimento o e pela lei 11.
645 nós passamos esses conhecimentos as nossas crianças adolescentes E ao povo em geral é isso não existe uma história do povo negro sem o Brasil É mas não existe uma história do Brasil sem o povo Neto e essa é uma frase de Januário Garcia realmente não existe um Brasil sem povo negro EA lei 10. 639 ela vem justamente para a gente poder reafirmar e isso na nossa sala de aula e o que que me re porta é a minha infância aonde eu não tive uma base Educacional sobre o meu povo sobre a minha ancestralidade bom então constantemente eu sofria preconceito eu recebi a xingamentos era chamada de feia de macaca e no meu íntimo o meu emocional ele atingiu o tanto que eu não queria mais ter aquela pele escura eu queria uma pele clara eu queria olhos azuis É mas o tempo fez com que eu entendesse o biquíni percebesse bom então por isso que é tão importante a gente trabalhar a cultura afro e indígena em sala de aula que a criança aprende para que a criança aprenda a ser Aprenda a se perceber e aprenda se gostar aprenda sobre a cultura dela sobre a ancestralidade dela é porque durante muito tempo a história escondeu por exemplo Machado de Assis era negro mas ele foi embranquecido pela história é importante que as escolas trabalhem com palestras de sensibilização com ações educativas voltadas à cultura para que a criança negra sinta orgulho de ser quem és tu o orgulho do tom da sua pele o orgulho do seu cabelo orgulho de sua cultura orgulho de sua religião o que ela possa desconstruir Mitos e me reconstruir a história queria que Novembro fosse o ano inteiro para falar do povo negro brasileiro e do africano que por aqui morou desse povo que já foi escravisado que no Brasil hoje é marginalizado que oportunidades quase nunca ganhou vivemos essa falsa democracia racial onde jovem negro é assassinado por policial pois ele é suspeito logo logo é um marginal lei 10.
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