AULA 1 - PRINCIPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE

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ESTUDIOEAD IFNMG
Video Transcript:
[Música] olá pessoal tudo bem espero que sim primeiramente é um prazer estar aqui com vocês tenho certeza que vão ser momentos assim de muito aprendizado meu nome é paulo o professor efetivo do instituto federal norte de minas gerais há quase cinco anos tem especialização em docência ensino à distância e mestrado em tecnologia da informação sem professor responsável pela disciplina disciplina de princípios e direitos software disciplina que particularmente tem um grande interesse e que gosta de paixão e acredito e também espero que vocês se apaixone por essa incrível disciplina peço que nossas aulas vocês estejam munidos
de papel e caneta para que quando surge alguma dúvida vocês anotarem e depois postar lá no nosso fórum tinha dúvidas olha só já aproveitando a oportunidade para dizer que vai haver um fórum tinha dúvidas para cada uma de nossas aulas então postem as dúvidas no fórum pertinente à aula e para que tenhamos um bom resultado será necessária dedicação de vocês nos estudos na atividade sala virtual mas também é muito importante que vocês leiam toda apostila bola começar o planejamento das nossas aulas serão da seguinte forma nessa primeira aula iremos fazer uma introdução sobre engenharia de
software na segunda aula iremos trabalhar como deuses ciclo de vida de software na terceira aulas sobre engenharia de requisitos e na quarta e última aula iremos trabalhar com qualidade de software agora vamos analisar os objetivos da aula de hoje primeiramente vamos apresentar as características do software também vamos apresentar os principais mitos e fatos nem gerente software conceituais engenheiro geral ea engenharia de software nossa engenharia e vamos abordar a crise o software compreender os princípios da engenharia de software e por último a definir processo de software o software com o produto é uma característica essencial não
vamos conseguir entender o conceito de ir e de software se não entendermos as características do software como produto nesse próximo slide nós vamos abordar algumas das principais características do software o software com o produto é maleável talvez essa seja a maior vantagem e também a maior desvantagem do software ele facilmente alterado você está percebendo roupa facilmente não é bem assim afinal de contas você mexe um pedaço do software aqui que há poucos torna o outro lado então não é tão simples assim mas é assim é muito maleável pensa que muito mais fácil alterar uma linha
de código do software do que a fundação de uma ponte então nesse sentido pode ser maleável pode fazer várias alterações fazer com que ele cumpra mais funções podemos dizer com que ele seja mais útil por outro lado o usuário percebe ele acaba pedindo mais do que necessário quantas vezes você já ouviu falar de mandar o projeto de uma ponte depois que ela estava pronta acredito que nunca agora quantas vezes acontece com o software quase sempre então pelo fato do software ser maleável nos traz vantagens e desvantagens e à higiene sofre também ajuda a lidar com
essa forte característica outra característica muito forte de software é que o principal fator de trabalho é o custo é a criatividade humana são pessoas que constrói software temos muitos aplicativos que ajudam a gerar o software mas sem a criatividade 100 pessoas você não faz o software então criar um ambiente em que as pessoas estão trabalhando bem para ser mais produtivas é fundamental para desenvolver um bom software outra característica é relacionada à maleabilidade que essa facilidade de alterar o software ela traz um aparente facilidade mas na verdade essa facilidade não existe porque o software tem que
ser todo restado tem que ser todo reavaliado depois que se faça uma alteração e seu lado ruim da minha elegibilidade é um lado que a engenharia de software também trata essas características o software gera uma série de mitos uma série de pensamentos que as pessoas têm referente o software são diferentes pensamentos que depende da posição que a pessoa se encontra nesses dois próximos slides vamos abordar sobre esses mitos vamos analisar primeiramente os mitos vindo da gerência o primeiro deles é ferramentas modernas de software e hardware são suficientes para produzir um bom software o resto é
conseqüência isso não é verdade é importante conhecer boas ferramentas de errar e software que apoia o desenvolvimento de software mas cem pessoas bem treinadas não é possível desenvolver um bom software o segundo mito sobre gerência é nós precisamos de manuais e procedimentos regras que detalham cada pedaço durante software mais uma vez não é bem assim softwares são construídos para diferentes funções para diferentes motivos por conta disto existe uma tendência que manuais procedimentos acaba ficando rapidamente obsoletos outro mito da gerência estamos atrasados vão colocar mais gente o projeto não é bem assim uma pessoa que acabou
de entrar no projeto novo de software ele precisa de treinamento fazer bons relacionamentos com o resto da equipe não é chegar e fazer precisa treinar e depois começar a agregar equipe mas se você tá com um projeto atrasado e coloca mais desenvolvedores talvez pode ocorrer de atrasar mais ainda não é regra geral mas vamos abordar isso mais pra frente mas pode acontecer existem também muitos do programador o primeiro deles é até que o programa esteja rodando não há como medir sua qualidade isso nós vamos ver bastante ao longo da disciplina dá para medir a qualidade
do programa em etapas muito anteriores ao desenvolvimento outro mito do programador é o único produto de um projeto de software é o conjunto de programas também não é verdade pode ser verdade seu programa foi pequeno feito por uma pessoa e vai ser mantido por aquela pessoa mas se esse projeto for mantido por várias pessoas vamos precisar de muito mais que um programa para que esse projeto seja um sucesso outro mito o programa escrito e testado acabei mais uma vez não é bem assim em implantou no cliente se ele for útil ele vai ser mudado precisamos
fazer manutenção existe muito o que fazer após os testes existem também muitos dos clientes uma lista de intenções é suficiente para começar a produzir o software e não é verdade precisamos entender muito bem o sistema vai tratar para termos uma chance maior de construir um sistema com sucesso mais sucesso né outro mito do cliente é minhas necessidades vão mudar mas mudanças são fácil introduzir porque o software bastante flexível é aquela história da maleabilidade parece simples mas não é no decorrer de nossas aulas voltaremos a falar dessa grande característica já que abordamos alguns mitos de software
agora vamos abordar os fatos reais o software analisa comigo nesse próximo slide em geral o curso desenvolvimento software custa caro diferente da linha de produção de uma montadora que vai desenvolver um carro os engenheiros chegam à conclusão das características daquele carro e depois a fazer milhões aquele mesmo carro na linha de montagem o software não é bem assim embora exista produtos chamado pacote que serve para vários segmentos de empresas mas muitas vezes vamos produzir produtos que são específicos para cada cliente nesse caso é o produto vai ser o único não vamos conseguir ter escala na
produção outro fato de software é o desenvolvimento ele não é produzido no sentido clássico quer dizer o custo principal está na engenharia e não simplesmente na produção na cópia daquele software outro fato é o tempo estimado momento software normalmente é superado melhor dizendo tempo e custo quem tem experiência no mercado sabe que normalmente ocorre isso isso é muito ruim para a nossa indústria cada vez mais o mundo precisa de software isso mundo todo esperar os atrás que ocorre isso vai gerar muita perda por isso que é necessário mudar a maneira do movimento de software para
termos cronogramas mas precisos mas mais uma vez o engenheiro de software em campo tentando ajudar nesse sentido a produtividade da equipe e desenvolvimento costuma estar aquém do desejado isso na verdade é refletido no último fato muitas vezes o gerente até o cliente vê equipe desenvolvimento trabalhando muito mas não consegue gerar o resultado medir esse resultado pessoas para o cliente veja isso também os objetivos da engenheira de software outro fato sobre software é que normalmente os recursos no caso a equipe são insuficientes e incapazes de realizar as atividades necessárias normalmente são dois fatores que influenciam essa
característica primeiro a equipe do projeto principalmente a figura do analista de sistemas e precisa compreender muito bem o domínio da aplicação do cliente e nem sempre há tempo suficiente para essa compreensão o outro fator é que o software muda muito as técnicas de construir software muda rapidamente precisamos de treinamento precisamos de uma preparação da equipe para que ela possa fazer o projeto e nem sempre os cronogramas do projeto permitem isso aí aparece que a equipa incapaz que era improdutiva mas na verdade ela não vai ela não foi devidamente preparada para aquilo que tem que fazer
outro fato importante que ocorre há software é o grau de progresso movimento de um produto de software é difícil medir fazendo um paralelo e outras engenharias por exemplo na engenharia civil é fácil eo progresso na construção de um prédio por exemplo é visualmente mais fácil você ver um andar sendo construído depois outro época você vê sendo feito o acabamento no software muitas vezes você vai ver os resultados só lá no final ou perto do final aí você não consegue ver o progresso e pensa poxa tem dez pessoas trabalhando nesse projeto e você vê não vê
progresso de um mês para o outro por exemplo o engenheiro de software também ajuda nessa visualização do progresso da construção de um software produtos de software dificilmente atende o padrão de qualidade esperado mesmo que o produto sai assim um problema o usuário sempre vai querer mais e mais e mais o software a mudar a maneira que o cliente vai trabalhar e as necessidades dele vão ser outras então um software útil está sempre precisando mudar ele nunca fica parado sempre precisa acrescentar alguma coisa sempre que você muda o usuário percebe a nova melhoria e perceber essa
chance ele pede mais pedindo você tem que alterar o software então software útil sempre está vivo sempre sofrendo alterações insatisfação do usuário é frequente pouco entendimento os requisitos e problemas de comunicação infelizmente no início do projeto o usuário não tem aquela preocupação em passar as informações muitas vezes não sabe as possibilidades que o software oferece então no meio do projeto ele começa a compreender e ver as possibilidades mas isso ele precisa entender logo no início do projeto não dá para mostrar o sofre para o usuário só no final nós temos que entregar aos poucos para
que o usuário comece a conhecer um pouco mais do produto à medida que se vai conhecendo ele começa a entender melhor o que ele precisa informar para o analista de sistemas os usuários sentem frustrados com os sistemas difícil de operar cujo desenvolvimento se prolonga por vários anos na memória para desenvolver muitas mudanças são feitas quando era para teoricamente o sistema está pronto o usuário não sabe exatamente o que ele precisa os vendedores não entendem muito bem que os usuários desejam tudo isso vai acumulando no final o usuário fica satisfeito a engenheira de software mais uma
vez vem para tentar organizar esse conhecimento ajudar o desenvolvedor entendeu que o usuário realmente deseja e ajudar o usuário a perceber que está acontecendo e na medida do desenvolvimento do software ele vai ganhando mais funcionalidade o software também precisa se adaptar a novas tecnologias que ainda não estão mudando não sei que muda é com muita freqüência há 20 anos atrás não existia o ml por exemplo alguns anos atrás existia o python então as coisas mudam o software que se adaptar a isso percebo a quantidade enorme de fatos verdadeiros que são algumas características que nós profissionais
atp e analista de sistemas engenheiro de software precisamos ficar espertos para quando formos gerenciar um projeto desenvolvido em software e no papo aqui ainda temos outros fatos outras características para analisarmos bola continuar só tem a operação é difícil de manter ea manutenção pode se tornar mais cara do que a reconstrução muitas vezes tem que parar o servidor para fazer manutenção e usuário não quer que o negócio de lipari porque você vai ter que fazer uma mudança no software então o mundo não pára o sistema para ser mudado temos que dar um jeito de mudar o
sistema mesmo com o mundo girando não é possível garantiu que o produto software seja completamente livre os erros assim a etapa de testes ajuda a comprovar que o sistema é errado mas com todos os testes funcionam não significa que o software livre de erros então temos que estudar técnicas inspecionar avaliar e testar melhor programa ea engenharia de software vem para ajudar nisso também sofre apresenta dificuldades para a realização de testes quando comparada produtos concretos precisamos testar mas é difícil testar é difícil comparar os resultados do teste em software diferente de projetos concretos por exemplo quando
você vai construir uma ponte a humanidade constrói pontes a mais 5000 anos então já se conhece muito bem como se encostou na ponte já se sabe muito bem as propriedades por exemplo do concreto software não é nada físico são pessoas é a criatividade as pessoas são diferentes umas das outras e novamente a gente só tem para ajudar também nesse fator adverso estatísticas que provam a pouca confiabilidade de boa parte dos sistemas mundo hoje em dia depende muito dos sistemas quase tudo em nossa volta tem um sistema rodando então precisamos melhorar a confiabilidade de nossos sistemas
e engenharia de software ela tenta melhorar a produtividade da equipe para criar cada vez softwares melhores a confiabilidade depende do uso de métodos que possa garantir uma boa qualidade produto construído quando temos bons metros para o momento software bons processos a chance é bem maior que o produto final o software sai com uma qualidade superior em engenharia de software também ajuda nessa organização algo importante que também é um fato de software é que o sistema não deve fazer apenas o esperado também não fazer o que não é esperado esse detalhe nós vamos abordar com mais
detalhes na hora de nascer requisitos em todas as dificuldades todas as características do produto de software nos leva para mais essa característica que está representado no gráfico agora nesse próximo slide perceba nessa primeira fase a definição é a fase crítica fase crítica porque qualquer o encontrado nesta fase ainda vai nos custar pouco pois ainda não costumamos muita coisa quando chegamos no projeto vamos ser construído algo então a mudança de ideia do usuário em relação a algum recurso que o sistema faz vai custar bem mais caro que se o usuário tivesse percebido isso lá no início
é estimada tem uma vez e meia até cinco vezes mais caro se essas mudanças se arrastarem até a manutenção quando o sistema já está sendo utilizado já está implantado aí o erro é muito mais caro custa em torno de 60 a 100 vezes mais caro que a mudança tivesse sido feita lá no início tenho certeza que você já percebeu a grande importância do engenheiro de software em todo o processo durante semanas mas ainda tem esse gráfico que assim que chega a ser assustador vamos analisar nesse próximo slide esse gráfico mostra como evoluiu a chance de
sucesso dos métodos de software a barriga verde ela mostra que em 1994 apenas 16% dos projetos tinha sucesso em 2010 deu uma melhorada pessoas por causa da melhoria da engenharia de software mas ainda continua baixo apenas 37% dos projetos de software tiveram sucesso esse número é dos estados unidos juntando empresas esse gráfico mostra como evoluiu a chance de sucesso nos homens software a barriga verde ela mostra que em 1994 apenas 16% dos projetos de sucesso em 2010 deu uma melhorada principalmente por causa da melhoria da engenharia de software mas ainda continua baixo apenas 37% dos
projetos de software tiveram sucesso esse número é dos estados unidos juntando pequenas e médias e grandes empresas mas se você pensar que em 2010 gastavam 250 bilhões de dólares em softwares nos estados unidos se você pensar que desses 250 bilhões apenas 37% concluir com sucesso é muito dinheiro jogado fora maravilha agora que entendemos de fato a grande importância dessa nossa disciplina é a disciplina da engenheira de software vamos entender o que é engenheiro de software esse próximo slide vamos ver duas definições a primeira definição é do fritz é o futebol e os percursores da engenheira
de software e também uma definição mais atual considera um dos gurus engenheiro de software que é onde somou israel frente escreveu uma definição sobre a engenharia de software no final da década de 60 ele disse o seguinte quem agir de software o estabelecimento e uso de um conjunto de princípios de engenharia com o objetivo de se construir software confiável e eficiente e viável é viável economicamente em 1969 começou a se perceber que o hardware as máquinas está ficando com preços menores e com grande problema agora não era mais construiu o computador e sim o software
isso chamado a crise do software nós vamos ver com mais detalhes sobre essa crise ainda nessa aula foi nessa época que foi criado esse termo buscando melhorar a maneira que o software construído baseado na engenharia da construção do hardware uma definição assim mais moderna diz que a engenharia de software é uma disciplina da engenharia que se preocupa com todos aspectos da produção de software desde os estágios iniciais da especificação sistema até a manutenção depois que ele já está em operação a definição de sabor vai ou não tem nada de contradição com a definição de fritz
ela só uma visão um pouco mais moderna no sentido que agora temos que sistematizar e organizar as atividades acredito que todos tenham compreendido a definição de engenharia de software muito importante entendermos isso mais uma vez caso vocês tenham dúvidas por favor entre em contato em nosso fórum de tira dúvidas tudo bem é para entrar em contato a tirar as dúvidas agora vamos analisar um pouco sobre engenharia mas geraria em geral até para poder nos compreendemos da melhor forma à engenharia de software engenharia em geral têm as suas próprias características a engenharia de software ela tem
buscar da engenharia as bases para a forma que se deve construir software então nesse sentido a engenharia como um todo independente de engenharia de software de ponte serrada ela busca a resolução de problemas práticos através de uma solução que seja economicamente viável não adianta nada nós vemos um engenheiro de software que para construir qualquer programa de 500 linhas precisa de 20 30 40 pessoas porque isso não é viável economicamente então engenharia está sempre olhando para o resultado o problema prático que ela tem que resolver mas também para viabilidade econômica então nesse sentido a engenharia se
divide em objetivos abordagens e métodos e é motivada pela minha limitação do recurso nós queremos construir mais com menos nós queremos melhorar a forma que nós construímos para que possamos ter resultados melhores e maiores e mais complexo com o mesmo número de pessoas com o mesmo número de ferramentas e é gerir vai sempre nessa linha ela busca na ciência nos resultados tecnológicos que são desenvolvidos um centro de pesquisas universidades agger e bebe nessas águas para tentar formar melhores de se fazer a mesma coisa essa estratégia seja um desenvolvimento contínuo de tecnologias além do conhecimento de
diversas áreas do que estão envolvidos no desenvolvimento de software com isso a engenharia tenta se especializar então nós temos engenharia civil engenharia elétrica e direito cirúrgica e nossa engenharia a engenharia de software engenharia qualquer uma dessas que eu falei ela tem três etapas fundamentais análise síntese e correções nós vamos analisar essas etapas agora nesse próximo slide a primeira é a análise na análise engenharia tenta olhar para o problema estudar o problema entender o problema em seguida ela vai para síntese na síntese a engenharia busca no conhecimento científico entendimento que ela tem uma solução para aquele
problema então na análise estamos estudando e aprendendo nas simples nós estamos buscando uma solução tentando resolver como todo o processo de construção tem alguma chance de dar elas então nós temos a fase de correções seria resolução dos problemas decorrentes da síntese ou seja daqueles problemas que você construiu errado mesmo tendo entendido certo mas também os problemas da análise que você construiu de acordo que você entendeu mas como você entendeu errado tem problema então a essa fase de correção ela vai olhar para os seus potenciais erros tanto na análise quanto na síntese para entender melhor a
forma que o software vem sendo construída ao longo dos anos é interessante entendemos a evolução de software vamos entender isso agora esse próximo slide no início em 1950 e poucos com os primeiros computadores com quase nenhuma memória poucos recursos e pedidos fechados prédios enormes para ter o computador a programação é considerada uma espécie de arte era compitam quadro você tinha meia dúzia de portinaris mas também você tinha 62 de computadores então pouco desenvolvedores que entendiam como aquilo funcionava atende às demandas daqueles computadores e ao longo do tempo os custos de hardware foram caindo caindo e
os cursos software desenvolvido para aquele hardware começou a aparecer a indústria começou a perceber que o custo de software começou assim ficar mais alto mais alto que o hardware e hoje nossa situação é tal que o rádio é pouco perto do curso software isso tudo fez com que mudasse a maneira que se possui o software como o custo ficou expressivo você não pode depender de pessoas que fazem aquilo como arte você precisa de pessoas que fazem aquilo ali como assim profissionalmente como em qualquer indústria visando como engenharia a viabilidade econômica a viabilidade de tempo a
habilidade de custo tudo isso começou a ficar extremamente importante e mais uma coisa aconteceu antes só eram feitos para problemas específicos hoje sofre normalmente são feitos para resolver problemas diversos e nem sempre para o mesmo usuário em geral na verdade para vários usuários diferentes e isso trouxe uma série de dificuldades tudo isso tudo isso trouxe um tempo voltando tudo isso trouxe um tema que ele chama de crise o software nós vamos analisar neste próximo slides sobre a crise software em meados da década de 60 época daquela definição de fritz bauer surgiu que se chamou crise
do software os cursos hardwares começaram a cair e os cursos software aumentando o rádio também ficando mais poderoso e o software precisava de mais pessoas para construir tudo isso fazer com que o só ficava cada vez mais caro além disso os usuários começaram a aumentar porque os computadores ficaram mais baratos isso fez com que surgisse a crise de software então surgiu a engenharia de software para tentar desenvolver mais com menos para reduzir o custo e conseguir atender à demanda cada vez maiores de usuários na engenheiro de software existe uma série de princípios que ajuda em
todo o processo vamos analisar os principais princípios nesses próximos slides primeiro deles são os métodos metros são representações do software durante o seu desenvolvimento lembrando aqui que estamos falando de métodos durante o processo de engenharia de software e não o conceito de metro da orientação a objetos outro princípio é com relação às ferramentas embora no início dessa aula nós já falamos que a ferramenta sozinha não basta que não é suficiente que as pessoas ainda são os principais meios para desenvolvimento de software mas pessoas com boas ferramentas produzir softwares melhores então ferramentas case df são softwares
que dão apoio muito grande para desenvolvimento de software outro princípio são os procedimentos ou seja sequência detalhada receitas de como deve fazer determinadas tarefas mais uma vez lembrando lhes dá aula do mito da gerência de manuais procedimentos superdetalhadas nem sempre podemos ter esses procedimentos é o nível de detalhe tão grande então onde estiver essa possibilidade é importante que se faça esses procedimentos bem detalhados abstrair significa ignorar alguns detalhes de algum problema de visão entender de forma mais macro de uma forma mais ampla como aquele problema está relacionado com o mundo em torno dele habitação vai
nos ajudar a produzir software de maneira progressiva primeiro nós vamos entender o software de forma ampla mais macro depois vamos entender mais detalhes do problema entendido isso vamos colocar mais detalhes computacionais é abstração que permite pensar em várias camadas de detalhes outro princípio importante eleger software anotação na análise do projeto é através desse princípio que conseguimos padronizar os documentos os artefatos de software além disso o meio padronizado de comunicação entre os membros da equipe a proteste passam é um aspecto muito importante como já comentei usuário nem sempre sabe o que quer para o sistema então
a melhor maneira de entender o sistema é mostrar uma perm na protótipo ação vai ajudar nesse sentido construir um protótipo uma versão simplificada para que o cliente possa ver assim ele vai entender melhor e passar o que realmente ele quer medição como também comentei no início nós temos problemas em medir o progresso ea qualidade do produto software então temos que atacar esses problemas e ele sofre vai apoiar também essa parte outro princípio é a antecipação de mudanças esse fato o sistema vai mudar o sistema é útil ele muda ele muda a maneira como as pessoas
trabalham e as pessoas vão percebendo a oportunidade de mudar melhorar ainda mais então sistema vai mudar precisamos preparar para essas mudanças nesse sentido o engenheiro só vai também observar esse grande princípio outro princípio muito importante é a reutilização é o aspecto de pegar o sistema que você fez antes tirar parte daquele sistema e reutilizar em um novo sistema para o software uma série de problemas em fazer isso mas atualmente há uma série de soluções que a gente sofre também ajuda então para resumir tudo isso que falamos a gente sofre significa olhar o produto de software
como engenharia que o problema vai ter que ser analisado e sintetizar uma solução para ele a engenheira de software é olhar o produto de software e analisar os processos que esse produto foi construído se ignorarmos o produto vamos deixar de analisar vários aspectos importantes para o cliente se ignorarmos o processo vamos arriscar muito com a qualidade do produto final pois ele não foi construída uma forma organizada então gerente de software busca o equilíbrio entre essas duas dimensões entre o produto eo processo o desenvolvimento de software desenvolvem software passa por várias atividades nesse próximo slide vamos
analisar esse aspecto o primeiro é um plano é só uma visão geral do que vai ser construído depois ele vai virar uma especificação o entendimento do que deve ser construído depois ele vira um projeto de solução depois que esse processo de solução está pronto ele vai para a fase de teste para a partir de testes e validações e todas as etapas nós vamos ver como ela se organizam nas próximas aulas percebemos aqui que existe um processo para desenvolver software mas qual é o conceito de processo de software no próximo salário vamos compreender esse conceito o
processo de software envolve pessoas que são equipe do projeto ferramentas que vão dar apoio a essas pessoas e os métodos que a maneira que se é utilizado os conhecimento e as técnicas dessas pessoas para resolver os problemas pessoal eu trouxe um vídeo bem bacana pra vocês de produção simples mas com um conteúdo muito legal que apresentou empresa o movimento de software com muitos problemas para você entender de uma forma mais prática tudo que falamos hoje peço que vocês vão anotando todos os problemas que as empresas fixa têm vocês vão ter o link desse vídeo tá
e aí vocês vão analisar juntamente com o tutor para vocês fazem essa próxima atividade pessoal estão chegando o fim da primeira aula realmente espero que tenham gostado lembrando mais uma vez qualquer dúvida por favor entre lá no fórum e pergunte agora que você já tem o conteúdo dessa aula e vocês vão assistir esse vídeo através do link que eu disponibilizei vocês vão dividir em grupos de no máximo quatro pessoas discutir e apresentar os principais produtos da problemas da empresa da tech empresa fictícia dessa história um forte abraço a todos e até a próxima aula [Música]
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