Se você tem quarto de casal pequeno, veja esse vídeo até o final porque não são 3 nem 5 nem 7. . são 17 dicas que eu tenho pra te ajudar a decorar quarto pequeno!
Quarto de casal é o tipo de ambiente que precisa de móveis grandes. E se o quarto de casal for pequeno, o desafio é ainda maior. Como e onde posicionar as peças sem comprometer a passagem?
Nesse vídeo, vou dar 17 dicas que vão ajudar você a decorar seu quarto de casal pequeno. Antes, quero te fazer um convite super especial! Participe da Semana da Casa Decorada, um evento online e gratuito completamente dedicado a decoração, que vai acontecer nos dias 2, 4 e 6 de março, anote aí na agenda!
Será uma série com 3 aulas gratuitas, onde eu vou analisar a decoração de um jeito que você nunca viu! Vou escolher um ambiente de algum seguidor que esteja com dúvida para decorar e vou ensinar passo o passo todas as técnicas necessárias para que você também aprenda a fazer o mesmo na sua casa! A Semana da Casa Decorada vai ser totalmente online e gratuita.
E pra você assistir às aulas, basta você se inscrever clicando no link abaixo, que está na descrição desse vídeo inserindo seu nome e seu e-mail. Depois de alguns minutos, você vai receber o meu e-mail com a confirmação da inscrição e as instruções de como mandar a foto do seu ambiente. Pois é!
O seu cômodo pode ser selecionado para eu mostrar na prática como decorar um ambiente. Já pensou você ajudar outras pessoas através do Simplichique? Acesse o link aqui embaixo e inscreva-se agora mesmo para a Semana da Casa Decorada.
Minha dica número 1 para decorar quarto de casal pequeno é com relação ao tamanho da cama. Eu sei que a tentação de ter uma cama queen size é grande, mas você precisa ver se existe espaço suficiente no seu quarto pra ela. E se não tiver, não adianta querer fazer mágica.
Coloque uma cama de casal padrão, que vai deixar o quarto muito mais confortável em termos de circulação. Você tá vendo na tela os tamanhos de cama que a gente costuma encontrar no mercado; esses tamanhos são padrão e você pode anotar essas medidas aí com você pra comprar sua cama no tamanho adequado e sem deixar seu quarto apertado. Isso nos leva para a dica 2: sempre que puder, deixe a cama afastada dos cantos do quarto.
O raciocínio aqui é simples: se tiver duas pessoas deitadas na cama, uma delas não consegue deitar nem levantar a menos que a da ponta saia primeiro. Além disso, forrar a cama com ela encostada na parede fica mais difícil. Procure soltar a cama do canto, mesmo que sobrem apenas 50 centímetros entre ela e a parede.
Não é a distância ideal de passagem, mas ainda assim é melhor do que deixar a cama grudada na parede. Dica 3: sempre que puder, evite deixar a cama embaixo da janela. Janela é um elemento do imóvel que precisa ser acessado sem obstáculos no caminho.
Isso facilita até na hora da limpeza. A janela também vai precisar de uma cortina para proteger o ambiente interno do sol direto; se sua cama estiver na frente dela, mesmo que ela tenha blackout, a luz vai vazar por baixo dela, o que pode ser incômodo para seu sono. Mas Manu, no meu quarto não tem outro jeito a não ser deixar a cama embaixo da janela… o que eu faço?
Nesse caso, o que eu recomendo é que você não encoste a cama na parede, deixe ela afastada uns 15 centímetros, pelo menos, pode até usar um painel na parede como cabeceira. Eu dei alguns exemplos sobre isso no vídeo que tá aparecendo ali no card. Dica 4: um dos melhores investimentos que você pode fazer para um quarto de casal pequeno é uma cama baú.
Mesmo que sua cama seja tamanho padrão de casal, o espaço embaixo dela vai ser bastante útil para guardar peças volumosas, como colchas e edredons. Isso vai liberar um espaço precioso dentro dos seus armários para colocar coisas de uso mais frequente. Dica 5: espelho é um ótimo objeto para usar em qualquer ambiente pequeno.
Como estamos falando de quarto de casal, minha sugestão é que você deixe o espelho na parede da cabeceira, para que ele reflita a parede na frente dela e dê a impressão de que aquela distância ali é maior. Mas esse efeito só funciona se você forrar parte da parede com o espelho. Espelhos decorativos pequenos não causam essa sensação de amplitude não, o espelho tem que ser grande.
Falando em espelho, aqui vai mais uma dica. O espelho nunca deve ficar virado para a cama. A única exceção é a da dica anterior, onde o espelho fica na parede da cabeceira.
Dessa maneira, quando você estiver na cama, não vai se ver no reflexo. É uma questão de conforto mesmo; imagina você acordar no meio da noite, ainda com sono, e dar de cara com um vulto te olhando… é, não é um vulto não, é você no reflexo do espelho, mas até perceber, você já tomou o susto. Quem gosta de feng shui sabe muito bem que espelho nunca deve estar virado para a cama.
Dica 7, ainda falando sobre espelhos e complementando a dica anterior. Colocar espelhos nas portas do seu guarda-roupas é ótimo para quartos de casal pequenos. A gente já sabe que espelho amplia visualmente o local, mas é preciso que seu guarda-roupas não esteja virado para a cama.
Manuuu, mas eu não tenho como tirar o guarda-roupa do lugar e ele tem espelho na porta; o que eu faço? Você pode cobrir o espelho com um lençol quando for dormir, mas sinceramente, não acho viável ter que fazer isso toda santa noite. Vai ser mais prático pedir para alguém tirar o espelho da frente da porta e colocá-lo pela parte de dentro da porta.
É melhor ter que abrir a porta do guarda-roupas para se olhar, ou encontrar algum outro ponto do quarto para colocar o espelho. Ele só nó não pode ser de frente para a cama. Já que estamos falando sobre guarda-roupas, aqui vai a dica número 8.
Mesmo em quartos pequenos, o ideal é que seu guarda-roupas tenha 60 centímetros de profundidade, principalmente se ele tiver portas de correr. Se seu armário não tem tudo isso de profundidade, pode reparar que os cabides pendurados sempre ficam tortos e ficam esbarrando nas portas. Vale a pena ter um armário mais fundo e alto também, se possível, chegando até o teto.
Quanto mais alto, maior espaço interno ele vai ter pra você guardar suas coisas. Assim como a cama baú, um armário alto e fundo é um ótimo investimento. Dica 9: outra excelente solução para quartos de casal pequenos são os guarda-roupas em L.
Eles aproveitam muito melhor os cantos do quarto, deixando mais parede livre para você posicionar outras peças. A dica 10 vem de uma dúvida que me perguntam bastante. A cor do guarda-roupas tem que ser a cor da cabeceira?
Não precisa ser, a menos que você goste da decoração toda casadinha, como se fosse conjunto. Eu, particularmente, não gosto dessa opção, acho que o quarto fica parecendo uma vitrine de loja de móvel. Pode brincar com cores bem diferentes e até contrastantes.
Isso vai deixar o quarto de casal muito mais alegre e moderno. Se tiver sobrando algum espaço no seu quarto e você não sabe o que fazer para decorar ali, que tal uma pequena penteadeira? Minha dica é que ela seja suspensa, ou seja, faça ela presa na parede, sem encostar no chão.
Ao fazer isso, você dá mais sensação de espaço no quarto e ainda pode aproveitar a parte de baixo para encostar uma cadeira ou pufe. Uma dica diferente agora, é uma solução estética que eu gosto bastante. A gente sabe que em ambientes pequenos, é legal aproveitar as paredes com prateleiras, certo?
O problema é que em quartos pequenos, o pouco espaço que sobra é para passagem, e se tiver uma prateleira no meio do caminho, você com certeza vai se bater nela. A dica de ouro aqui é usar a prateleira acima da altura da porta. É um truque visual para aproveitar melhor essa área de paredes mais pra cima que sempre fica vazia.
Essa prateleira tem apenas função decorativa; coloque nela enfeites e coisas que você não precisa usar tanto. Sim, vai juntar poeira, assim como junta poeira na parte de cima dos armários da sua cozinha. Se você tiver rinite alérgica, talvez essa não seja uma boa ideia, já que se trata do lugar onde você dorme a noite toda.
Mas se não é seu caso e você estiver precisando de algum lugar para exibir porta retratos e outros enfeites, pense nisso. Dica 13: se seu quarto for muito pequeno, evite cortinas porque elas são mais volumosas. Prefira usar persiana, que abre para cima, deixando mais espaço livre na parte de baixo.
A persiana mais usada em quartos é a romana, que abre em gomos e é mais delicada. Dica 14: se não puder usar mesas de cabeceira, que são mais volumosas, use mesinhas laterais no lugar delas. As mesinhas laterais são mais delgadas do que as de cabeceira e isso é ótimo para espaços pequenos.
Basta procurar um modelo que não seja muito grande e, de preferência, que tenha um único pé central. Sim, são aquelas mesinhas laterais que se usa na sala mesmo. É uma excelente ideia usar no quarto, ao lado da cama, quando você não tem tanto espaço disponível.
A dica 15 é sobre a iluminação. Quanto mais luz espalhada tiver pelo quarto, melhor. As luzes criam pontos de destaque no ambiente e se ele for pequeno, você corre o risco de deixar o quarto escuro se depender só daquela única luminária do teto.
Use luminárias nas mesinhas de cabeceira que vão dar um charme a mais no quarto e também serão muito úteis para aquela leitura antes de dormir. Ah, uma dica bônus: escolha uma lâmpada de luz amarelada, que aumenta a sensação de aconchego para o quarto. Dica 16: se a largura do seu quarto for muito pequena, considere não usar cabeceira.
Qualquer cabeceira come pelo menos uns 10 centímetros na largura do seu quarto e esses 10 centímetros podem fazer muita falta na frente da cama, se ali for um corredorzinho de passagem. Se você tiver cama box, é melhor não colocar cabeceira e destacar a parede de várias outras maneiras, como eu já mostrei nesse vídeo que tá aparecendo no card. Lá tem várias ideias de como decorar a parede da cama.
Finalmente, minha última dica de hoje tem a ver com a dica anterior. Vale a pena fazer meia pintura na parede da cama, destacando aquela área. Não precisa pintar até o teto não, basta pintar até mais ou menos 1 metro do chão… 1 metro e 10 tá ótimo.
Essa área colorida vai ressaltar a cama no seu quarto e isso é bom em ambientes pequenos, porque você naturalmente atrai o olhar para aquela região. É um truque que pode disfarçar o fato de o quarto ser pequeno. Ufa, essas foram as 17 dicas para quartos pequenos que eu queria te ensinar.
Conte aqui nos comentários qual foi a melhor dica que você achou, aquela que quando eu falei, você pensou aí “poxa, que boa ideia! por que eu não pensei nisso antes? ” Um beijo e até o próximo vídeo!