a Quimbanda para muitos umbandistas que entendem um pouco sobre o assunto se trata de uma tradição mas para muita gente algo ruim eu tô aqui hoje para falar desse tema evidentemente trouxe um convidado gabaritado para trazer os esclarecimentos que a gente precisa e nos proporcionar as respostas necessárias sobre o que é que banho então hoje se prepara que você vai ter uma aula sobre o tema só não Barbieri sacerdote do templo escola casa de lei vamos lá e E aí [Música] o Olá irmãos e irmãs sejam muito bem vindos a mais um vídeo se inscreva
no canal clique em gostei ative as notificações e lembre-se compartilha esse vídeo aí nas redes sociais como eu disse na introdução hoje eu trouxe um convidado babá Mário para falar sobre Quimbanda um tema complexo até porque hoje na internet a gente encontra uma variedade enorme de Teoricamente fundaments muitas explicações muitas teorias mas nada tão segmentado que possa nos dá segurança para a gente entender e compartilhar câncer vídeo hoje é uma aula uma aula sobre Quimbanda com alguém que de fato em tem sobre o assunto eu quero que você compartilha de ser mina leva para outras
pessoas sobre o que se trata esse assunto aqui tá mamária ou seja muito bem vindo muito feliz com a sua com a sua vinda aqui não tem para escola casa de lei obrigado eu agradeço o convite é naquilo que eu puder ajudar a esclarecer as pessoas que têm e esses publicidade estou à disposição sabe da responsabilidade né vidente de levar essa informação para tantas milhares de pessoas e eu escolhi e você e te convidei para vir aqui trazer esse esclarecimento pela admiração que eu tenho de fato do atual oratória pelo teu conhecimento pela tua bagagem
não se trata de uma vivência de achismos Mas de fato de vivência mesmo né obrigado mesmo Obrigado as pessoas entenderem é o qual a sua relação com a Quimbanda bom eu fui iniciado na quinta banda e 2 mil Então vai fazer agora 20 anos no mês de agosto que eu fui iniciado pelo meu nistrador tá tá negão Lúcio Evandro Panek de Oliveira e a nossa linhagem de Quimbanda de remete a Gonorreia no Rio de Janeiro tem uma linhagem e vem dessa tradição tradição do candomblé o e Tata Joãozinho da Goméia Então essa nossa linhagem e
eu participo até hoje na Quimbanda eu sou tá tamale em iniciou tá até negão é taca Fernando de Ogum é o que é o meu avô é e até chegar se remeter às vezes Goméia que foi quando se inicia essa nossa linhagem de Quimbanda é só para a gente entender a gente tem hoje muitas teorias em torno da Quimbanda na internet né esse rede está circulando em muitas redes sociais e se acredita então muita muita gente afirma que Que banda é exu e pombagira algumas pessoas associam Quimbanda satanismo porque umas pessoas associam Quimbanda um culto
afro Ok então vamos lá o que é Quimbanda é eu vou falar com o Mário o pesquisador e comum é iniciado na quinta e muitas pessoas creem já Quimbanda é algo do mal é algo malévolo Esse é um pensamento quase que é absoluto no meio é afro religioso brasileiro vamos lá primeira questão histórica o quê que é a Quimbanda bom a palavra que encanta são duas palavras em uma e que é um prefixo da língua com o é um do Depende de quem vai falar que nós temos muitas teorias linguísticas Eu recomendo e da pessoa
de Castro que é uma linguiça Astro e quem puder eu devo dela vai ter tempo para entender muito bem sobre isso então a palavra que quer dizer grande Umbanda ó um quanta que é com m no começo quer dizer cura então a palavra que enquanto é gran e na Angola o melhor dizendo na África Subsaariana tem uma baixo do Saara onde habita o que se chamou de povo bantu lá você encontra os bakongo do Congo Moçambique toda essa região Subsaariana época o quanto Ok esses porque menos foram os negros escravizados para o Brasil no grupo
EDP Brasil foram da Largadinha tanto a partir do século 16 começo localização dele e quando é o Portugal entra na África entra pelo rio Zambeze se eu não me engano para não falar besteiras que usam deve quem coordena essa expedição chama-se Diogo cão em português Diogo cão e charme que ele chega até o Reino do Congo O Rei do Concurso chama-se mani mani Congo ele é o rei do Congo quando eles da expedição que chega vem com o artesão tem que o padre Expo militar poderia dizer a CNI tecto e te interessa muito para aquelas
pessoas roupas garbosa sal e se interessa por aqui no começa a conversar com as pessoas e não se interessa em ser católico até então a religião praticada naquele de forro ela religião autóctone que e a palavra Umbanda a palavra Umbanda que apura a ideia daqui da Umbanda é a cura seja do culto do corpo quanto da Alma risco e aqui então quem pratica a Rua Banda é chamado de levanta o melhor dizendo as práticas e Umbanda quem faz é o kimbanda e é o sacerdote muito que vem quanto a coleção do catolicismo o manicongo manter
o seu filho estudar em Roma o primeiro Bispo da história da África é o filho do manicongo e retorna tem de Roma com um bispo católico e começa a difundir entre o povo quanto a tradição católica é claro que muitos não aderiram e houve ameaça do manicongo e dos seus descendentes para aquele que não se convertesse haja católica era do capeta hera-do-diabo Então quem praticava Umbanda que era a religião tradicional deles era visto como o pessoal do mal ela escraviza dizer que o Brasil já com essa peixe a com essa então a ideia de que
sim quando era coisa do mal já é desde o princípio por esse motivo na diáspora bom então temos a sua ideia da Quimbanda ser algo da cura beleza e os grupos e escravizado no Brasil vieram especialmente para três portos o do Sul Rio de Janeiro e do nordeste na Bahia eu nós vamos encontrar povos bantos nas três regiões depois vão indo para São Luís com atenção Minas Gerais adentra pelo pelo Brasil pelo país afora mas esses lugares especialmente tem isso é sempre houve a relação de magia buscada pelas pessoas com gosto de cá visados sejam
eles ligados mesmo o que compraram só ocorria então você vai encontrar desde o século 16 17 você encontra anúncios de pessoas que faziam atendimento com espirre e até nas notícias de jornais você vai encontrar esses tipos de atividades e tem espíritos por curiosidade dos era só isso que falava não nenhum título é e a palavra Quimbanda era palavra utilizada para aquele que fazia cura que as pessoas muito já haviam é voltando à questão escravização dos bancos em um primeiro momento da realização foram de pessoas que não aderiram à religião católica o segundo momento das camisas
são foram aqueles e se converteram preciso mais um praticavam tão assiduamente quero um meio misturavam as questões porque o africano ele enxerga religião como álcool no seu dia a dia ela não é igual Que Nós pensamos no ocidente da questão é profana e da questão sacra bom então o templo é eu vou entrar no templo que o sapato eu faço a limpeza corporal tão banho de era para ficar o pixo para o africano é longe dele para eles eu estou tempo inteiro no tempo sagrado eu não tenho profano eo sagrado tipo não sagrado Então se
para ele sempre está no sagrado então Tinha diferença entre uma coisa e outra entre aquilo que o plástico no meu dia a dia com meu pai por dia a dia eu sempre estou no ambiente sagrado então pensando dessa forma todas as práticas que eles faziam era a prática do dia a dia então é para comer eu vou fazer uma magia para para fazer sexo vou fazer uma magia porque eu vou fazer isso para animar o meu dia porque tudo está faz parte aí vai encontrar da minha do meu dia a dia e a a religião
é ocidental ela ver uma duas coisas estão o sagrado e profano bem então para aí não tinha nome e escrever praticar ver aquilo que eu pratico pronto a Essas atividades que faziam contra o tempo também vou perseguição da igreja também isso em Angola é o primeiro tempo melhor pessoas que fosse já te coloquei aqui não se converteu ao catolicismo depois os que eram católicos Mas não tão católicos na visão dos católicos e o momento afinal foi os inimigos do estado e aí vinham tanto católicos ou não para para o Brasil como escravizadas e nesses três
grupos tinham já a ideia da Quimbanda como ou algo do meu povo ancestral ou algo do mal o Rio Negro Oscar avisado logicamente ele tinha que fazer alguma coisa para se proteger então sempre ele para lavar é eu posso acabar com a sua vida e assim por diante ele era uma proteção que ele tinha até das pessoas e por algum motivo para o Dinho afetados em consertar então é amazônico argumento que ele tinha Claro e é uma proteção para si e isso foi se disseminado quando no final do século 19 a Os cultos especialmente a
cápsula do Espírito Santo e no Rio de Janeiro o calor ficaram todos os baianos falam com o Espírito Santo Minas Gerais é a macumba carioca começa a criar corpo e depois disso a umbanda segue quando as Quando ela começa a criar corpo Os anos 20 e 30 a palavra que encanta a parte da Umbanda então quando se fazia uma reunião de umbanda o que protegia a reunião que protegia a sessão de umbanda era Quimbanda então serão tuas forças e uma só a moeda com Duas Faces o atendimento às pessoas era feita pela Umbanda EA proteção
do ambiente era feito pela quem guarda tem alguma muito da história a vocês separaram o que acontece isso com essa visão a Quimbanda era algo do capeta a e do século 16 com o manicongo atualização dos Espantos é isso Ficou na marcado da Pizzaria real com malévolo quanto a umbanda ela começa que você desenvolver grande parte do seu movimento é feito por ocultismo por pessoas que eram ligados a movimentos ocultistas na Europa especialmente a Maçonaria da teosófica martinista se enfim havia neste começo do século 20 muitos ocultistas que traziam teorias ocultistas européias típicas é E
aí com hécia magia talismânica isso também acaba vindo para Umbanda por meio dessas pessoas eu você começa encontra publicações de um bom a missão tem essa vertente com vários sinais cabalísticos com uso de letras em hebraico fala mais quanto que isso tem a ver com Umbanda mas por quê Porque isso que eles acabam concluindo isso na década de 30 ali eu acho 30 em diante mas antes da começa quando o Livro de Jó de Souza Já sai já percebe algumas teorias já ligadas à isso logo no começo da literatura umbandista Então você vai encontrando isso
ao longo do tempo e essas influências ocultistas acabam fazendo constante contribuição para essa Umbanda que você desenvolve é a magia da coerência e vem também com essa época quando o autor diz que chame 16 qual que é o nome desse autor ele faz uma comparação em todos os espíritos os demônios da coerência um esse material até hoje tá disponível Isso foi quando é realmente a ligar Exu com irmãos da goécia aí você me pergunta tem a ver não me deve mais colocar Miris aí você tá trazendo para gente então que a construção da Quimbanda no
Brasil ela já chega deturpada ela já chega de torcida aquele aquele não aqui em banda em si mas o nome que ela traz porque a prática o que implantei a partir dali pura usa as ervas é o que se Poderia chamar de corneteiro da testar Então acho que ela está falando aqui embora para as pessoas talvez na cabeça delas ele está pensando em uma gira de Exu isso apenas isso era assim na verdade quando você fala de Quimbanda a gente tá falando de um culto africano tradicional sim mas é que esse no Brasil com isso
começa a Separar uma vertente da Umbanda daqui enquanto começa a ver uma distanciamento entre elas temos um sim e 50 em diante e a palavra aqui em banda começa a ter um peso já ligado à questão Malévola que até então não tinha aí você pega e um publicação de 39 de Paulo chama-se Umbanda Sagrada e divina e 39 esse livro é Paulo número no dia de comprar café você tá Divina 39 ele coloca plenamente Umbanda Quimbanda como os Ramos da Umbanda como se fosse uma única coisa e descrevendo aqui em banda o que protege a
umbanda o que protege a agir aqui pro trabalho de umbandista aqui embaixo já faz parte da Umbanda uma não vive sem a outra isso tem então existia nos anos 40 em diante começa que a palavra Quimbanda e quimbandeiro algo deturpado pejorativo então se você queria falar mal de umbandista só porque aqui em banqueiro e será para criticar alguém interessante para saber entender que momento que então a Quimbanda Exu entra na que estão aqui deste autor ele coloca é equiparando-os Demônios da Grécia com Jesus isso daí é o Eu acho que o ápice de identificação de
Exu um demônio porque há sempre a figura Exu foi ligado à questão do Mal sempre Desde quando os missionários católicos chegaram na África é mas já que este também no povo bantu não tem encho encho é do povo yoruba são povos diferentes com culturas diferentes vamos lá como é que isso se associa um com o outro como é que eu vou colocar Exu que é uma divindade típica do Panteão yorubá na tradição bantu que não tem Exu é isso que é é legal de discutir assim como eu falei um pouquinho Nós entramos ao vivo nessa
mistura que havia quem quer de umbanda quem quer de Candomblé quem que é de macumba notícia diferença todo mundo era macumbeiro todo mundo era e questão é exatamente que você culto a vejo porque tu mudou católico tu não de igreja e domingo é tomava a hóstia e assim por diante mais na sexta-feira como realizar Pereira EA pro terreiro isso era comum eu me lembro quando comecei na Umbanda em 76 na rua que eu trabalhava na umbanda tinha seis terreiros e nessa rua pequena porque era muito comum terreiro terreiro tinha pra caramba muitos terreiros isso foi
diminuindo questão do crescimento evangélico EA perseguição contra os movimentos religiosos Mas enfim essa questão das misturas entre um povo e outro também aconteceu no Brasil veja existe existe no panteão bantu alguns ser que se pareça com Exu bem chama assim pambunjila Dina quer dizer senhor dos caminhos é um nome masculino ah e também teria alguma semelhança com esse o é uma Exu ou na por exemplo Peixoto sobre os caminhos então eu poderia fazer algumas ilações ligando um ao outro só que a Exu se torna uma figura muito importante por candomblé Ketu ele acaba sendo mais
forte porque o povo yorubá chega por último no Brasil trazendo mais a sua cultura bem mais próxima da origem que o bantor que chegou no Brasil no século 16 eu já estavam já bastante apagado tradição bantu e Urbana Eu bati age ainda as lembranças mais recentes na cabeça e ao Exu que é uma atividade do povo que tu se tornou mais acessível conhecimento das pessoas pambu njila não eu já tinha muito tempo que tive esqueceu de campo em Vila e essa lembrança ficou apenas e por isso pão tinha virou Pomba Gira mulher vai vir a
esposa de Exu porque isso é o normal para nós é o pai e mãe de cabeça umas penas feminino são os equilíbrios que se criou no ocidente perto aqui na África não existe uma outra discussão que não visto não tem pai e mãe de cabeça não existe não existe isso aqui é uma criação Nossa então terminou falando como tem que ter pai e mais eficaz tem que ter um Exu mulher e o homem e sua mulher não pomba gira pão cochila e mina com a ar é o novamente o nome de mulher Larissa Melissa termina
com a então pambu njila Pomba Gira porque virou a palavra Bambu Indira senhor dos caminhos masculino uma força mas Kula que tem a ver com o órgão sexual masculino virou mulher Oi Angelina isso é nosso isso é nosso bom E como eu estava dizendo aqui em banda começou a ter esse viés do mal é as pessoas começaram a associar o exu desde Samuel cropper Meu crosta e foi a primeira pessoa que traduziu a Bíblia e para a língua yorubá e quando você vai na língua na língua iorubá na data do chão que São Miguel prosper
fez essa Associação colocou tudo que tinha Lúcifer Satã ele colocou enxuta Então já também os escravizadas que vieram do Povo yoruba Também vieram com a ideia de Que show é diabo porque a tradução da Bíblia Larissa meu croche aqui também não quis publicano traduziu para para o Uruguai ficou como Exu como Satan então lógico essa Associação cultural ser feitas bom Se a aqui enquanto a chave bem com do mal desde o princípio da Visão disso Exu é do mal então vamos juntar todo mundo no mesmo espaço e foi criado aqui em Banda A Malévola e
o que você encontra hoje então a falta de conhecimento histórico as pessoas que falam que Batismo aqui em banda é muito grande será que tu acha um pouquinho mais esperando falar tanta besteira como sempre foi aí que houve um encontro entre a Quimbanda é do povo bantu e Exu ouvem Contra quem o Brasil isso perfeitamente Então na verdade a Quimbanda na sua origem não tem nenhuma relação com nenhuma aqui no Brasil que houve essa conexão sim porque ambas eram de samba já sofriam a que a mesma visão do eurobahn que o eixo é poderoso e
pode ferrar a mesma ideia do que um bandeirão que o que eu posso fazer se ferrar então juntou que bandeirão fecho E aí ficou isso como algo é adicional. Isso é da Quimbanda bom e como isso com essa ideia Especialmente nos grupos ocultistas que influenciaram demais a umbanda nascer doura nós temos ainda um outro componente e em são os muçulmanos E trouxeram os talismãs com eles tanto estamos mas um um simples tanto para smart de usar os patuás por exemplo os mandingas são do povo é o euruba outro corpo de qualquer time e africana já
a usar o Lane e já eram muçulmanos e também tem uns geram isso e juntou também se no Rio de Janeiro porque o papel dos muçulmanos os males tanto em Salvador coco acompanhando tanto no Rio de Janeiro era como se fosse a proteção dos terreiros o que você imagina já Associação já Quimbanda protege a umbanda Deus Malês protege nos terreiros logicamente eu vou juntar male.com Quimbanda é mais um em viés disso pois que você vai encontrar os cavalo da kimbanda malei a maior palavra vez do Mali e vende urubá e Mali o muçulmano iorubá é
chamado de Emily a palavra que o designa um muçulmano Uruguai ahemale no Brasil ficou somali E aí essa questão dos muçulmanos e proteger os terreiros e proteger aí a Quimbanda também podem ser os terreiros junto o anexo 1 com o outro e os talismãs que os muçulmanos faziam foram modificados para serem da Quimbanda também como misturando magia Hebraica ou magia árabe com magia panto com magia yorubá tudo junto também temos exemplos disso e outros países isso Cuba Nós também tinha dela todo miscigenação todas assim você pega por exemplo tem alguns seguimentos afro-religiosos do Caribe EA
cumprimentar é uma última assim salamaleico maleico com sala e é o cumprimento de um ser humano para o outro acha lá no a lei com a cumprimento o a lei com uma solar é resposta e você vai encontrar isso no Caribe falar na lei com uma lei com sala porque isso é a tradição isso se misturou também no Caribe e também na América Latina América do Sul e se nós temos vários exemplos diferentes sobre isso só que eu tô afro-caribenha é muito forte né em si tem essa essa essa mistura que aconteceu que não se
classifica ninguém a ideia que não é classificar nada dizer que tá errado a entender a construção a construção como se deu E aí Lógico eu vou perguntar agora você tem uma ética sua própria já aprendeu com seus pais os comunidade é a ética é particular sua a moral EA prática que você faz dessa ética bom você tem uma um comportamento exemplar exemplar não e eu posso usar Você não tem uma ética vão dizer aceitável uma uma moral aceitável eu vou utilizar esses conhecimentos para buscar auferir ganhos utilizando o mundo espiritual e aí essa ideia Malévola
começou a ser bastante difundida a mãe foi reforçando o Ivo tempo inteiro e aí associando cada vez mais coisas Malévola suas ou de da mitologia de outros povos anexando também aqui em banda dizendo aqui tudo aquilo que era malévolo era da Quimbanda e também é um outro erro histórico porque se você for para metrologia e cada povo em separado aqueles que não era malévolo e por exemplo quando eu falo em pelos erro foi o cabelo sebo para trazer desgraça tal como é que surja a palavra belzebu a palavra vem do hebraico pau cerruti são duas
palavras pão e dizer senhor seu futuro e dizer morto Ok como é que esse nome surge quando os o silêncio vão encarar direção a hoje a Palestina eles dominam os cananeus cananeus tem como divindade pau qualquer dia senhor Vá ao receber a as suas oferendas no monte bom então nos Montes região se o local de adoração a Baal hoje o Deus adoravam yaveh aonde na tenda e as suas oferendas que faziam queimavam em holocausto ao fenda para a Ao ela tem inchada no tempo que você queima a oferenda de virar cinzas não tem mosca para
Baal tinha mosca porque fica no tempo e era a imolação do animal feita e o sangue ficava lá a emulação que será feita para yaveh era queimada então o sangue não ficava exposto não tinha mosca então o israelense para sacanear o cananeu lá passear o seu Deus é das Moscas Por que não veio limpinho você é sujo vitória era uma forma de criticar a dívida de areia então balde terror viu Senhor das Moscas e e os o a divindade superior plena dos cananeus e aqui a gente chega como demônio sim porque porque quem ganha a
guerra demoniza divindade dos outros isso é natural Então porque quando aqui é resistir é também vez como guerra religiosa seu domínio um povo O meu Deus é superior importante o seu Deus é demônio O meu Deus é Deus de verdade uma divindade e o seu Deus que perdeu a guerra é um demônio Então essa ideia também vem para quem vaza então várias divindades que são divindades acaba entrou no cio demônios também tanto na entre os ocultistas europeus que trás dessa o Brasil quanto o pessoal da Quimbanda que começa a buscar esse conhecimento já deturpado nisso
informações extraordinária velho assim de ver que e é muito do que é praticado hoje de fato a falta de entendimento do que realmente aquilo significa se você estudar que é fundamental para o macumbeiro estudar eu tenho que conhecer a história do país a história dos cabelos passam como é que se deu o fluxo escravizadas o que fazia antes de chegar no Brasil como é que isso não posso foi modificado isso é fundamental para entender a religião que ele pratica você não tem interesse ele vai ficar seguindo internet sem perfeito perfeito é incrível eu não quero
deixar essa primeira parte muito longa Desse nosso bate-papo Você aceita um segundo episódio vamos lá tá então a gente vai fazer o seguinte eu vou encerrar esse vídeo para a gente dar continuidade a um segundo episódio entrando um pouco mais que eu tenho 1 milhão de questões para te fazer as pessoas também deve estar curiosas juiz essa primeira etapa e já volta no segundo episódio Procurei no canal que tá disponível se inscreva e clique em gostei e lembre-se compartilha esse vídeo a net Guarda esse vídeo que material de estudo para você até já tchau [Música]
E aí E aí [Música]