o Olá Sejam todos bem vindos eu sou o professor Wesley Barbosa e no vídeo de hoje nós vamos falar sobre fatores de textualidade o critério de textualização A nomenclatura costuma variar um pouco mas o que importa é que o tema do vídeo de hoje é um dos mais importantes dentro da área de linguística textual e para Tratar deste tema eu vou me embasar principalmente na obra introdução à linguística textual de in the door só e o produção textual análise de gêneros e compreensão de Luiz Antônio Marcos que dois livros que eu sempre digo aqui que
são fundamentais para o estudante letras e cujos links Estarão aqui na descrição do vídeo então caso você tenha interesse em adquirir as obras Ou pelo menos clicar no meu link lá no site da Amazon dar uma olhada ver o preço claro né se for o caso que compra através do meu link Pois é uma forma de você ajudar a manter o canal que isso você é um interessado por conteúdos assim o convite para que você se inscreva no canal e Ative o Sininho das notificações para sempre ser informado quando novos vídeos foram publicados Além disso
O curta o vídeo pois esta é uma forma de você mostrar que está gostando do meu trabalho então bora lá o tema do nosso vídeo de hoje é um tema que eu há muito tempo queria trazer aqui para o canal até porque é de muita relevância que o estudante de letras para o professor de língua portuguesa para aqueles que estão prestando concurso público pois costuma ser tópico de edital e até mesmo em relação ao texto literário né muitos dos fatores que nós vamos falar aqui se relacionam diretamente a produção EA leitura a recepção do texto
literário por isto mesmo este vídeo vai ser inserido numa nova playlist aqui do canal intitulada em linguística e literatura Travessia e onde entraram temas é que fazem essa ponte entre as duas áreas de estudo os vídeos dessa playlist a partir de agora serão identificados com a tarja laranja os de teoria literária e geralmente a quatro taxa Tarja Branca hoje de linguística com a tarja vermelha a partir de agora linguística e literatura travessias será com a taxa laranja bom mas segundo endocor e segundo Marcos que grande parte dos linguísticas os linguistas brasileiros que já colhem essa
noção dos fatores de textualidade de dois autores estrangeiros ou grande hidratação né Nós temos sete fatores de textualidade que são coesão coerência a situacionalidade informatividade intertextualidade intencionalidade E aceitabilidade esses são os 7 fatores sendo que a dividir ainda em dois fatores ligados ao texto que é o fator da Coesão e o fator da 45 ligados ao leitor que são o da aceitabilidade situacionalidade intencionalidade e intertextualidade E também o da informa atividades começando com o primeiro fator que geralmente os autores já trazem a coesão textual eu quero que vocês entendam como palavra-chave a ligação a conexão
de partes do texto segundo endocor acostumou-se designar por coesão a forma como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se interligam se interconectam então todos os elementos linguísticos que servem para relacionar partes de um texto estão ligados a coesão textual a Record ainda vai dividir a coesão em outros dois sobre grupos que a coesão remissiva que aquela que faz a retomada de elementos já citados ao longo do texto EA coesão sequencial que aquela que se encarrega de dar continuidade ao texto embora seja muito importante para Constituição de um texto a coesão conforme aponta Luiz Antônio
Marcos qui e por isso é importante a gente fazer essa ligação entre as duas obras entre os dois autores ela não é nem necessária nem suficiente para que um texto tenha sentido para que um texto tem a sua significação completa isso porque existem casos principalmente no campo da literatura por isso que eu falei que este tema também toca no aspecto literário e por isso que está a este vídeo estará este vídeo numa playlist o que faz essa ponte entre a linguística EA literatura existem textos que preferem romper com a coesão com aquele que se espera
de um texto com esse tá ampliar sua significação para enfim é apresentar uma nova possibilidade de recriação da realidade um exemplo clássico é o texto circuito fechado de Ricardo Ramos se você não conhece e coloca aí no Google que vai aparecer rapidamente mas só para vocês terem uma ideia eu vou ler o comecinho dele que diz o seguinte chinelos vaso descarga pia sabonete água escova creme dental água espuma creme de barbear pincel espuma Gillette água cortina sabonete água fria e aí Segue Quando você vai lendo o texto você percebe que embora formado BA a mente
substantivos e alguns poucos adjetivos Este texto e por isso mesmo rompendo com aquele que se esperava Como regra de coesão Este texto Tem sim muita significação então entra dentro do que Marcos que diz ela não é nem necessária nem suficiente além dela outros fatores são importantes e quando ela não está presente e dependendo da intencionalidade aí nós chegaremos já em outro critério Em Outro fator é dependendo da intencionalidade não ser coeso pode enriquecer muito o segundo fator o segundo critério é a coerência a coerência de diz respeito ao sentido segundo endocor a coerência diz respeito
ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual bom então numa configuração veiculadora de sentidos Ou seja que entram todos os elementos que são utilizados dentro daquele texto para fazer com que a sua significação seja perfeita com que as ideias ali presentes não se contradigam não resultem como incompreensível não conectadas umas às outras enquanto que a coesão tinha a ver com a progressão estrutural e linguística do texto A coerência tem a ver com a progressão semântica os sentidos daquele texto e quando eu faço essa diferenciação entre coesão e coerência em termos de textualidade eu não
digo isso sozinho o próprio Marcos que diz que a coerência é uma atividade interpretativa e não uma propriedade e Manente é o texto isso por e é muito os textos que não se utilizam da coerência acabam demonstrando ser coerentes quando do processo interpretativo ele traz aqui um exemplo marcoski traz um exemplo que está lá em irandê Antunes não lembro que eu também tenho lutar com palavras o exemplo diz o seguinte subir a porta e fechei a escada três minhas orações e recitei meus sapatos desliguei a cama e deitei-me na luz tudo porque ela me deu
um beijo de boa-noite a princípio texto Pode parecer sem relação entre as ideias e gerar um certo uma certa desconfiança em relação a significação deste texto afinal de contas ele tem sentido ou não quando você percebe o fato que motivou tudo isso você vê que o eu lírico está meio que flutuando ali eu ganhar um beijo de boa noite da pessoa amada aí tudo faz sentido né Essa aparente incoerência das ideias torna-se coerente com o sentido Geral do texto novamente entra aqui em jogo a noção de que tá escritórios tanto estes dois que nós já
tratamos quantos próximos que nós vamos falar Eles são importantes são relevantes mas eles não são regras pré-determinadas eles são flexíveis de acordo com a intencionalidade eu diria que a intencionalidade que é um dos critérios inclusive Um dos fatores de textualidade ele e paira por sobre todos os outros e dependendo da intenção do autor ele pode indeterminado o texto ser mais ou menos coerente mais ou menos coeso no outro critério é o da informa atividade Ou seja aquele texto traz informações e as ideias e dependendo do tipo de ideia aquele texto pode ser mais ou menos
previsível isso porque ele tanto pode trazer muita informação que nós já conhecemos E aí ele vai ter um grau baixo de informa atividade ele pode trazer algumas informações que nós já conhecemos sim outras que não então ele vai ter um grau médio de informa atividade e ele pode trazer muita novidade e pouca coisa que nós já conhecemos ele vai ter um grau alto em forma atividade porém duas situações são praticamente impossíveis tanto esse texto trazer unicamente informações que nós já conhecemos afinal de contas seria um texto e relevante e ninguém produz um texto que não
tenha relevância né Sempre quando alguém Produza um texto quer trazer uma novidade quanto também muito difícil um texto que tem praticamente impossível na verdade o texto que só tem novidade não deixe que trata de informações e e faça relações que você não é uma situação que nós podemos usar como extrema aqui e que ainda assim não se encaixa nesse caso seria você pegar lá no século 19 e colocar um indivíduo em contato com uma notícia que fala da tecnologia de telecomunicações 5g é bom se você a princípio pode imaginar a não esse tema aqui e
realmente o pessoal lá não vai ter a menor noção do que que trata porque vai te ser um texto que vai falar de celular Internet conectividade etc é mais ainda assim algumas palavras dentro do texto vão fazer aquele indivíduo ter uma certa noção do que que está sendo tratado por exemplo a palavra comunicação a palavra cientista tudo isso faz com que o O que é Imagine que olha esse texto trata de um tema que eu não sei muito o que é mais que foi alguma algum avanço científico aí do qual eu não faço a menor
ideia então percebam não existe um texto totalmente novo totalmente inédito outro critério é o da situacionalidade esse critério que tem a ver com contexto ao qual se liga aquele texto que está sendo lido em na verdade a situacionalidade ela não diz respeito apenas a o momento de leitura e interpretação mas também diz respeito ao momento de de produção ela se liga a todo a toda a história daquele texto desde a sua Gênese até a sua recepção minha dor corre vai colocar aqui dois tipos de situacionalidade aquela situacionalidade que vai da situação para o texto e
aquela que o texto para situação da situação para o texto é tudo complexo histórico-cultural social que contribui para a produção EA recepção daquele texto ou seja para sua Interpretação para a produção por parte do autor é meio que um evento de fora para dentro do texto e a situacionalidade que vai do texto para a situação em si é aquilo que o texto traz que pode facilitar a compreensão do contexto entender para trabalhar isso de forma mais adequada eu trago aqui um poema eu trago um poema do poeta paraibano José Antônio Assunção aqui do seu livro
O câncer no pessego chamado Natal 1987 em que o autor o perdido gesto de vasculhar os sapatos na manhã dos Sinos e os próprios sapatos itinerário de ti já queda um rostos nas rugas do tempo e o menino antigo só de teimoso suporta o presente existem alguns elementos Aqui é do contexto que facilitarão a interpretação da situacionalidade a que se liga este poema por exemplo amanhã dos Sinos Natal Ah pera aí ele faz referência a um período Natalino nós utilizamos aqui elementos contextuais sociais culturais que nos ajudaram interpretar em que se situa esse texto porém
ao mesmo tempo existem elementos de dentro desse texto que nos possibilitam entender a situacionalidade de produção dele ou seja o que é que se passava com esse eu-lírico e quando ele disse que o menino antigo só de teimoso suporta o presente se você entende aqui que bom não se trata de um presente material necessariamente mas sim o presente e temporal ou seja esse esse momento Natalino trouxe para o eu lírico uma série de lembranças e tudo isso não está sendo um momento fácil de lidar mas essa interpretação Claro aqui bem resumida né não vou adentrar
na interpretação do poema mas essa essa situação que não está sendo fácil de lidar devido essas lembranças ocasionados pelo Natal só são possíveis de interpretar com elementos textuais então vejo primeiro uma recorrência de elementos contextuais para interpretação do texto e depois o texto facilitando a interpretação de elementos contextuais nós temos a intertextualidade também que a relação entre textos né ou seja o modo como os textos dia e entre si e enganar ocorre afirma aqui que a intertextualidade compreende as diversas maneiras pelas quais a produção recepção de um dado o texto depende do conhecimento de outros
textos Por parte dos interruptores ou seja dos diversos tipos de relação que não texto mantém com outros textos essa relação que faz com que um texto seja melhor compreendido quando você conhece o seu referente quando você conhece a sua influência a aquilo que ele para o dia aquilo com cola ele se relaciona é muito comum utilizar-se como exemplo a diversas canções do exílio né tem lá de Gonçalves Dias Mas tem uma série de outras canções do exílio tem atividades escolares que pede para o aluno fazer a sua própria secretaria outro exemplo a a canção Monte
Castelo de Legião Urbana acredito que vocês conheçam também se não conhecem fica o convite cão do jeito que faz referência ao mesmo tempo com Camões e com a Bíblia é uma relação intertextual tão é basicamente o fim nos restam dois fatores o primeiro deles é intencionalidade é intencionalidade ela é bem centrada no autor ou seja o autor tem determinado objetivo e a partir desse objetivo que ele tem ele pode fazer utilizações ele pode ser fiel ou não é os critérios de coesão e de coerência Inclusive a própria é in the door corre vai dizer que
a intencionalidade refere-se aos diversos modos como os sujeitos usam textos para perseguir e realizar suas intenções comunicativas e lá na frente ela diz que existem tanto os casos em que o locutor se Vale da intencionalidade para produzir textos coesos e coerentes quanto também ele pode afrouxar essa esse e de coerência e coesão de acordo com sua intenção é o que acontece lá no texto O circuito fechado que nós já temos sentado né ou seja um texto que aparentemente é não faz o uso de coesão né e por isso mesmo poderia aparecer problemático na verdade é
fruto de uma intenção e de uma intenção que gera assim muita significação ao mesmo tempo nós temos a aceitabilidade se a intencionalidade está centrada no autor aceitabilidade está centrado no leitor índia do arco vai dizer que ela é a contraparte da intencionalidade Ou seja refere-se a concordância do parceiro e entrar num jogo de atuação comunicativa o leitor vai aceitar ou não aquele texto ali como coerente como conheço por mais que ela diga aqui que na maioria das vezes nós nos esforçamos para encontrar o sentido na o mesmo quando ele parece incoerente parece não ser coeso
mas nos esforçamos para encontrar um sentido nele é meio que um pacto que se estabelece Quando você vai ler um determinado o texto sobre a relação de intencionalidade e aceitabilidade eu chamo a atenção para o poema poema tirado de uma notícia de Jornal de Manuel Bandeira que inclusive uma escrita ou inscrito já deixou aqui no canal uma pergunta indagando se aquele texto é poesia porque ele não parece ser ficção ele não parece fugir da realidade mas sim tá extremamente ligado à realidade eu falo disso inclusive no meu novo livro de teoria literária né quando eu
vou dizer que diante da pergunta se aquele texto é literatura ou não é pois eu não a única resposta possível é que o primeiro porque ele não é uma notícia de Jornal por mais que ele se baseia na notícia de Jornal ele não está no jornal ele é o contrário foi colocado pelo poeta no livro de poesia ele está ordenado numa determinada estrutura ele tem ao mesmo tempo um olhar subjetivo em relação àquela realidade que não é o recorte total da realidade mas sim uma um recorte bem específico por tudo isso ele tem a intenção
de ser poesia é e cabe ao leitor entrar nesse pacto e aceitá-lo como poesia no vendo ele lá no livro de poesias submetido a toda essa utilização aí então é isso percebam que é um tema bem interessante bem rico que mostra a quantidade de recursos e de possibilidades que a linguagem de um modo geral coloca à disposição de autor e de leitores espero que vocês tenham gostado É lógico que como eu disse alguns desses fatores de textualidade desses critérios de textualização Carmen ser trabalhados em vídeos específicos para que possamos adentrar em suas várias potencialidades né
mas acredito que como introdução o vídeo já tenha ficado bastante significativo né E aí Espero que usar ajude você que veio aqui para estudar Você que veio para conhecer um pouco mais desse tempo se gostou não deixe de interagir com esse como eu sempre digo a participação de vocês é fundamental agradeço muito pela audiência e até o próximo vídeo G1 [Música]