[Música] sejam muito bem vindos a mais uma aula de nossa série história do cristianismo aqui do canal em que no vídeo de hoje nós queremos compreender a respeito dos livros apócrifos do novo testamento que são aquele conjunto de obras que não entraram para o cânon dos 27 livros que mais comumente nos conhecemos aqui no ocidente e que nos foi legado através da tradição católica e também protestante lembrando apenas aqueles estudantes também acompanhar o anterior que existem alguns cristãos ainda nos dias de hoje que por se utilizarem de uma tradução mais antigas da bíblia conhecida como
o pichita mais especificamente cristãos que se encontram no oriente na região da síria alguns deles consideram que o novo testamento contém apenas 22 livros então algo que já é de início muito curioso é que alguns cristãos do mundo nos dias de hoje ainda consideram que existem alguns livros no nosso novo testamento que deveriam ser considerados apócrifos como por exemplo as cartas católicas que nós temos ali e muitos desses cristãos acabam rejeitando mas o evento de hoje nós queremos compreender sobre aqueles livros apócrifos que mais especificamente foram mencionados por eusébio de cesaréia que foi o mais
importante historiador da igreja antiga e que nós também fizemos a leitura de sua obra mais especificamente no livro 13 no capítulo 25 na anterior em que ele nos mostra no quarto século sobre as obras que estavam sendo mais aceitas aquelas também que estavam sendo discutidas iriam entrar ou não para dentro de um cano do novo testamento e aquelas obras também deveriam ser consideradas completamente espúrias e nós iremos também responder a algumas das perguntas que muitas vezes as pessoas se fazem ainda nos dias de hoje com relação a estas obras são perguntas muito interessantes e muito
válidas no sentido histórico como por exemplo será que esses evangelhos como por exemplo aqueles evangelhos que muitas vezes são noticiados pela mídia nos dias de hoje como é o caso do evangelho de judas maria madalena o evangelho victor - refletem alguma coisa histórica que talvez a igreja não queria que saibamos respeito disso ou ainda será que os livros apócrifos como por exemplo é o caso de atos de paulo e tecla ou atos de pedro e andré eles possuem algum fundo histórico de verdade seria importante que nós conhecemos para compreendermos tudo isso melhor respeito da busca
de jesus de nazaré histórico bem como do movimento que se iniciou com seus apóstolos e é isso também que irei procurar responder aqui com vocês na nossa aula de hoje em que iremos estudar um pouco mais a respeito desses delitos apenas aqui já de início eu quero salientar algo importante com vocês que não tenho condições de vida o limite de tempo e também de aulas que têm aqui no canal de abordar com vocês toda a profundidade que existe nos livros apócrifos isso porque existe até mesmo uma fonte que é datada do século 4 do ano
de 375 especificamente é uma fonte de renda de epifânio que considera que o número de cristãos que existiam naquela época chamados de cristãos de nós tivemos que muitos desses cristãos foram os responsáveis também por formar esses livros que depois foram considerados apócrifos eles eram de um número superior ainda a 60 cristão diferentes com diferentes perspectivas e diferentes tecnologias então se nós fossemos buscar até mesmo uma lista dessas que muitas vezes se encontram na internet sobre os livros apócrifos nós observamos que a quantidade de livros que existem é muito superior a 100 então obviamente que é
algo muito limitado para se abordar aqui numa aula apenas com vocês então eu irei me dedicar mais é dar um panorama geral sobre esses livros apócrifos do novo testamento e irei também observar com vocês um pouco mais a particularidade daqueles livros que são mencionados por eusébio e cesaréia que estavam sendo discutidos iriam entrar ou não para o campo outra coisa que também muito importante com relação ao cano do novo testamento lembrando apenas novamente que convido muito a todos vocês para assistirem ao anterior que vocês terão um conhecimento mais profundo justamente também para se adentrar na
nossa aula de hoje mas que nós observamos lá que o que os cristãos observavam para considerar que um livro deveria entrar ou não para cânon do novo testamento não era a questão que muitas vezes se pensa nos dias de hoje como sendo a questão de ser um livro inspirado não isso era algo absolutamente secundário para os cristãos daquela época do período antigo se existiam três aspectos que os cristãos observavam que eram muito importantes e fundamentais para definir se um livre entrar para dentro do cano ou não o primeiro deles é a questão da postura cidade
que é muito importante fazer com que esse livro fosse traçado até algum aposto mais específico o segundo aspecto era com relação à aceitação geral por todas as igrejas que fazia justamente parte deste movimento que o historiador backerman considera muitas vezes como sendo uma próprio ortodoxia eo terceiro fundamento também que era talvez o mais importante deles um livro deveria fazer parte do cânon não é se ele conciliava de acordo com a ortodoxia da igreja então por exemplo muitos dos evangelhos apesar de talvez pensei em pensados como tendo uma tradição apostólica mas pelo fato de terem doutrinas
como por exemplo a questão do a doce uniso que considerava que jesus de nazaré era filho de deus apenas um momento do batismo de jesus de nazaré no rio jordão foram evangelhos rejeitados por conta de que um contra a doutrina da igreja majoritária então nós vemos aí algo que também já é muito interessante com relação a esses evangelhos apócrifos e os motivos que eles foram rejeitados mas aqui já cabe salientar logo de início já acabando com a esperança de muitos dos estudantes aqui é que infelizmente muitos desses livros eles foram escritos em um período muito
posterior aos evangelhos sinóticos e também o evangelho de joão que nós temos no nosso novo testamento então por exemplo muitos desses livros apócrifos eles foram escritos por volta do século 2º e do século 3º então existe pouca coisa que nós poderemos traçar do jesus de nazaré histórico neles e também existe pouca coisa que nós poderemos traçar do movimento apostólico mais primitivo mas a importância de se estudar esses livros mais especificamente é porque os historiadores observam que eles demonstrem a grande diversidade de movimentos e de pensamento cristão que existia um século segundo e no século 3º
que são movimentos cristãos muitas vezes chamados diagnósticos muitas vezes movimentos cristãos que se assemelha em muito a ortodoxia ou a própria tudo o que existia nessa época mas que tinham pensamentos diferentes sobre jesus de nazaré como por exemplo a questão de ele ser considerado filho de deus apenas por adoção existiam também alguns cristãos que era um cristão judeus que mantinham ainda toda a tradição da lei de moisés e por incrível que pareça consideravam até mesmo o apóstolo paulo um herege então para esses cristãos epístolas paulinas é que deveriam ser consideradas apócrifos então nós vemos que
a diversidade de cristianismo era algo muito grande e esse é um dos motivos principais até mesmo de nós temos interesse como historiadores no estudo desses evangelhos e escritos apócrifos que muitas vezes os historiadores procuram evitar até mesmo de serem chamados de apócrifos mas simplesmente não consideram como sendo seu de epígrafe que muitas vezes tentam remontar uma origem apostólica mas que na verdade foram escritas por uma outra pessoa agora que apesar de já ter comentado muito com vocês sobre o que vem a ser esses livros apócrifos e quando eles surgiram mais especificamente no século 2º e
3º com poucas exceções é interessante também nós compreendermos sobre de onde vem esse termo apócrifo e apócrifo é um termo que ele tenha sua origem do latim que significa obscuro esconder-se secreto ou ainda simplesmente não canônico mas ele também é um termo apócrifo que vem do grego também que significa mais especificamente em grego obscuro então é por isso que muitas vezes esses evangelhos e esses escritos são chamados de apócrifos porque eles realmente são obscuros pelo fato de não estarem no novo testamento mas são escritos realmente muito importante para compreendermos sobre a história do cristianismo antigo
agora que também algo que é importante desejar compreender de início que eu também mencionou que vocês um pouco anteriormente que muitos desses livros chamados após o início desenvolvidos por cristãos e nós tivemos e também é importante nós compreendermos o que vem a ser esses cristãos que nós tcos e onde neste sismo que ele foi muito evidente durante principalmente o século 2º e 3º não apenas no mundo greco-romano de uma forma geral envolvendo bastante o cristianismo mas também entendo muitas de suas idéias sendo desenvolvidas na própria cultura judaica que vai dar origem até mesmo ao movimento
da kabala na idade média que é um movimento que tenha certa proeminência gnóstica esses que nós tivemos eles eram muitas vezes considerados com cristãos de certa forma místicos ea diversidade de movimentos drásticos também é bastante grande então tinham diagnóstico que mantinham se absolutamente afastados da sociedade porque consideravam que o mundo material seria algo completamente afastado de deus existiam também ainda alguns de nós tivemos que mantinham uma perversidade total então era algo bem variado que existia realmente dentro do cristianismo com relação a esses movimentos que nós tivemos mas não apenas nós ticos existiam também outros cristãos
que eram por exemplo os dois petistas que acreditavam que jesus de nazaré seria apenas uma espécie de fantasma ele não teria um corpo físico real e até mesmo nós vemos que esses cristãos talvez até mesmo os chamados de próprio bióticos não biológicos completamente mas que tinham certas visões sobre jesus de nazaré é bem diferente daquilo que é ensinado pela ortodoxia foram até mesmo os sendo considerados como anticristos como nós observamos até mesmo nos escritos de joão em 1º joão capítulo 4 versu2 segundo joão também tem que falar a respeito de que aqueles que não consideram
que jesus veio em carne deveria ser considerado absolutamente espúrio então isso é algo muito interessante porque nós vemos que até mesmo no momento em que os inscritos que nós temos no novo testamento estavam sendo elaborados já existia uma diversidade bem grande de movimentos cristãos então vamos observar agora fazendo uma breve leitura respeito da obra de eusébio de cesaréia mais especificamente em seu livro 3 no capítulo 25 sobre aquelas obras que ele considera como sendo questionável este entra no campo ou não e também aquelas obras que são consideradas espúrias do novo testamento e na sequência também
vai fazer um pequeno comentário sobre cada uma delas aqui com vocês para nós compreendermos sobre o que vem a ser estes livros apócrifos que por vezes despertam tanto interesse em todos nós então vamos lá com eusébio e cesaréia entre os spurs devem ser listados ambos os livros chamados atos de paulo e aquele chamado pastor e o apocalipse de pedro além desses os livros chamados a epístola de barnabé e as chamadas instituições dos apóstolos além disto como já afirmei caso pareça correto o apocalipse de joão que alguns como já se disse rejeitam mas outros colocam entre
os genuínos mas há também alguns que estão entre estes o evangelho de acordo com o sebrae aos no qual de brews que receberam a cristo tem especial de leite pode se dizer que estes são todos a respeito dos quais há alguma controvérsia aqui é o único livro que eu não vou comentar com vocês que faz parte de um livro canônico mas que nós observamos que era disputado no período do quarto século era o apocalipse joão então o primeiro de tudo eu vou comentar aqui com vocês um pouco a respeito do que vem a ser esse
ato de paulo que muitas vezes também nós temos ali um livro chamado atos de paulo e tecla esse livro chamado ato de paulo ele é muito interessante para a historiografia e para nos compreendermos como se deu o processo de desenvolvimento do cristianismo entre o primeiro e segundo século é claro que aqui é inicialmente deve-se salientar que esse livro ele foi inscrito um pouco depois da metade do segundo século então a maioria dos historiadores considera que atos de paulo ou atos de paulo e tecla ele deveria ser concebido ali como tendo sido escrito por volta do
ano de 160 da era comum então nós estamos ali cerca de 130 anos depois da morte de jesus de nazaré todavia muito provavelmente esse livro atos de paulo ele traz algumas tradições que foram transmitidas oralmente que nós não temos no o testamento que podem ser muito úteis para nós compreendermos como se deu o desenvolvimento do cristianismo em seus anos iniciais e também ali como existe em alguns movimentos cristãos diferenciados daquilo que era a linha própria orthodox esse tema apenas lembrando conforme mencionei na aula passada que o termo elaborado por martin o irmão que é um
dos historiadores bastante proeminentes sobre a história do cristianismo primitivo que é um termo que significa aquela linhagem de cristianismo que dar à luz então ao cristianismo católico como hoje o conhecemos também o cristianismo ortodoxo e os demais cristianismo protestante 10 nós vemos ali que esse evangelho justamente fazer parte de uma linha que acabou não desenvolvendo o cristianismo próprio docs é uma linha um pouco diferente e o interessante dele porque nós vemos em atos de paulo e técnica e se conta que paulo tinha uma companheira de viagens que exercia uma função muito semelhante à de paulo
também era como se fosse uma espécie de aposta que estava sempre ali junto com paulo então paulo andava junto com o tekla também e o interessante desse escrito atrás de paulo duarte de paula e técnica é porque ele nos fornece informação de que os cristãos ou muitas linhas de cristianismo que talvez remonte até mesmo tempo dos apóstolos mantinha a ideia das mulheres de uma forma igual um dos homens então as mulheres poderiam também batizar elas também poderiam ensinar e até mesmo existe e foi descoberta recentemente uma gruta em que nós temos um desenho do apóstolo
paulo ao lado de tecla e ambos os dois eles têm a mesma altura e também estão numa posição essa e coreografia de paulo e técnica como se os dois tivessem ensinando então paulo não era superior a tecla e talvez isso se deva justamente é uma das pistas que podem escreve aí mais especificamente em gálatas em que ele considera é que homem e mulher todos são iguais em cristo então não existiria macho nem femme pode ser então que muitas dessas comunidades talvez até mesmo em que paulo esteve presente consideravam isso de uma forma bastante mais radical
em que realmente as mulheres e os homens eram absolutamente iguais e tanto um quanto o outro poderia ensinar poderia ter em si as mesmas funções quanto um outro então isso é algo bem interessante para nós compreendemos o status da mulher em algumas comunidades cristãs primitivas que não fizeram parte da corrente que formará o cristianismo como hoje o conhecemos seja ele católico ortodoxo ou protestante conforme nós estamos mais adaptados aqui no brasil um segundo livro que nós temos também mencionado por eusébio então o pastor de emas esse pastor ele é um livro um pouco mais extenso
dos livros apócrifos e ele tem uma série de revisões como se fosse um estilo de um apocalipse e basicamente o que o pastor de almas tem são vários princípios morais princípios éticos então até mesmo os que quiserem procurar aqui para poder fazer uma leitura do pastor de ervas é muito válido também para vocês compreenderem sobre como que se desenvolveu gradativamente os princípios morais dentro do cristianismo nós ainda vamos voltar a estudar mais a fundo sobre o pastor de almas quando nós compreendermos um cristianismo como estava se desenvolvendo mais ao fim do primeiro século ele é
um livro que é também a data do primeiro século e quase fez parte do novo testamento tanto é que muitas igrejas ou aceitavam como parte do novo testamento e isso foi rejeitado posteriormente porque uma das características justamente que o pastor de ervas têm é que parece que eles nos traz uma certa característica de a doce organismo que era justamente a idéia de que jesus de nazaré ele na verdade não era filho de deus ainda antes de seu nascimento o proveniente de deus conforme o ensinamento do evangelho de joão mas dá a entender de acordo com
o pastor de armas que jesus de nazaré deveria ser considerado filho de deus somente a partir de seu batismo então é daí que vem o termo adicione cita seria o filho de deus por adoção e não por uma geração realmente então esse é um dos motivos em que o livro pastor de almas foi rejeitado porque apesar de poder trazer essa tradição apostólica ele era contra a doutrina da igreja maior que era um dos princípios os motivos também que muitos dos evangelhos e muitos dos inscritos que agora nós chamamos de apócrifos foram rejeitados do novo testamento
aqui apenas antes de nós darmos continuidade examinamos mais alguns textos eu aqui em baixo nesse vídeo coloquei ali o link que é onde o acesso justamente o texto de todos esses escritos apócrifos que é um site chamado erat cristiano se ninguém é essa a posição que tentavam deixar o link bem certinho se vocês quiserem acessar então todos esses documentos de todos os livros apócrifos que tenha presente vocês vão poder observar que há uma lista bem extensa a respeito de todo o material que nós temos para investigar do cristianismo primitivo que ali têm a grande parte
dos livros que é o cristianismo chamado permanecendo antes do concílio de nicéia nós temos ali também as várias correntes daquilo que poderíamos chamar de cristianismo dentro desses períodos iniciais do desenvolvimento da história do cristianismo a única coisa é que nesse site todos os textos eles se encontram em inglês então uma forma de vocês terem uma leitura respeito deles para os que não conhecem inglês é justamente acessando eles através do google chrome com que o google chrome ele tem a possibilidade de vocês fazem a tradução para o português ou ainda se utilizar em algum outro navegador
de internet como por exemplo o firefox ou ainda o internet história ou uma outra possibilidade de instalar essa extensão do google nesses aplicativos que também tem pra baixar então vocês vão ter um acesso daí a esses documentos todos eles traduzidos para o português porque todos eles se encontram em inglês e assim tem-se uma facilidade que vocês fazem a leitura agora aqueles que acompanham aqui o canal que acessarem esses haiti pelo seu lugar aí eu já não sei como fazer tem que descobrir por si mesmo é que essa tradução para os que não entendem o inglês
eu não cheguei a tentar fazer essa leitura pelo celular tão descubram aí como é que se faz essa leitura mas uma outra forma também é provavelmente vocês devem encontrar procurando pelo google mesmo digitando pastor de ervas o grupo de pedro afonso de paulo vocês devem encontrar também essas mesmas versões em português eu só não garanto realmente que as traduções para o português tão bem feito porque eu já procurei pelo google muitas traduções dos apócrifos para o português e vi que eram tradições bem deficientes realmente muitas vezes eram traduções destino interpretativo então eu não gostei muito
dos materiais que encontrei porque eles não refletem aquilo que é o histórico realmente desses textos então o melhor site que eu recomendo é esse que eu deixo o linck embaixo processar também aqui lembrando que desde a onda passada como muitos estudantes sempre pedem sobre livros para se aprofundarem nos sistemas de cana história do cristianismo até mesmo livros sobre história do judaísmo e eu normalmente não colocava a listagem deles aqui embaixo também agora estão colocando as referências então todos os livros que eu utilizei para fazer tanto ao de número 2 enquanto a de número 3 e
as próximas aulas eu vou colocar todos esses livros como uma referência nos vídeos aqui embaixo que vocês vão ter ali então o acesso ele some depois que passar dos inscritos dos apoiadores aqui do canal bem como dos contatos aqui do canal pelo facebook instagram o twitter quem quiser me seguir pelas redes sociais vão ter de também escrito os livros que fazem parte dos temas que aborda aqui no canal tanto é que isso ajuda até mesmo a vocês compreenderem de que o ensinamento que outro transmitindo aqui pra vocês não é algo que eu esteja inventando mas
dizer que é algo que faz parte da historiografia moderna sobre essas questões do cristianismo primitivo aqui também não fugindo tanto do assunto mas também muitos estudantes chegaram a perguntar até mesmo teve alguns mencionaram que acham esse estudo bem interessante mas que muitas vezes se torna um pouco difícil de dizer pra outro que aprendeu na internet porque a internet o que mais tenha teoria da conspiração sobre vários assuntos principalmente história do cristianismo isto porque as pessoas amam teorias da conspiração e quando tem um estudo que é que é mais sério realmente que aqui no canal estou
procurando levar pra vocês as informações que realmente vem da historiografia que é aquilo que é mais aceito pelos historiadores modernos então não é nenhuma teoria da conspiração eu também estou tentado anexar aqui o canal o youtube do e também ao science blogs que é um grupo de pessoas que justamente se reúne pra quê canais sejam acrescentados nessa comunidade sites e blogs e sirvam como uma referência de canais que têm uma pesquisa realmente acadêmica ou científica nos focos de pesquisas distintos da ciência então eu queria levar o meu canal aqui como um canal de história mas
não sei ainda se vou conseguir alguma coisa que estou tentando mas espero também para que o estudo aqui se torne cada vez algo que vocês tenham uma confiabilidade de que o que está chegando pra vocês aí seja realmente uma pesquisa série e não mais um canal de várias teorias de conspiração que isso a internet está cheia e aqui justamente é tornar os conteúdos para vocês é o que realmente seja uma pesquisa série bem fundamentada e também lembrando dúvidas que surgirem vocês podem escrever aqui embaixo preferencialmente por que se inscreverem no facebook entre muito pouco aqui
em baixo o que ajuda também o canal crescer e é na medida do possível estar respondendo a questões que por ventura você fizer mas agora saindo dessa grande nota de rodapé vamos voltar a ler os livros apócrifos que nós estamos examinando com os débitos cesar é o próximo deles que nós temos de examinar então é o apocalipse de pedro em que nós fizemos então por durante um tempo algumas comunidades que aceitavam 2 livro de apocalipse além do apocalipse joão também o apocalipse de pedro e esse é o caminho a seguir pedro ele é um livro
bem curioso porque em si o que ele nos traz de informação é várias visões que segundo esse livro pedro teve a respeito do outro mundo então são visões do céu e do inferno e esse livro também ele pode ser considerado como o livro gênesis e aquele que vai originar muitas das visões de inferno que as pessoas acabaram desenvolvendo no período medieval como por exemplo pessoas sendo enforcadas pela língua pessoas sendo colocadas em mar de magma sendo torturadas das mais horríveis formas no inferno isso é algo que já era proveniente desse período entre o final do
primeiro século início do segundo que é onde data o apocalipse pedro mas que a grande maioria dos historiadores consigo para que seja mais provável ali talvez no início do século segundo em que este livro surgiu já com todas essas visões a respeito de céu ao inferno em que influenciou o queira ou não o as visões do próprio cristianismo normativo que surgiu então nos séculos posteriores logo depois que nós temos que obedecer é que nos informe a respeito da epístola de barnabé essa pista é bem interessante ela tem cerca de 21 capítulos ela também dá várias
lições morais normalmente esses apócrifos que quase fizeram parte do novo testamento e descontem exatamente isso que são várias lições morais que tem então por que serviu para os cristãos primitivos e também os cristãos no período do início do segundo século é essa pista de babel que é muito curioso a respeito dela que até mesmo é algo que bate hermann contém muitos de seus inscritos é que ela é considerada como o epicentro da mais antiga judaica que quase fez parte do novo testamento então é ser visto ela considera que tudo o que provém de refúgio dae
que deve ser completamente anulado ele até mesmo possui uma característica de que a aliança que segundo a teologia judaica deus fez no monte sinai com os judeus com o povo de israel ela é uma aliança que foi completamente anulada com jesus de nazaré então não existe mais relação nenhuma entre jesus entre jesus de nazaré o cristianismo eo judaísmo é algo totalmente distinto então nós vemos aí que ela é uma polêmica antes judaica das mais afiadas e aguçados que foram elaborados ali já no início do século segundo em que o cristianismo nós já vemos que ele
era uma religião toda distinta já do judaísmo nesse período de tempo e até mesmo é muito curioso nós observamos em história como se deu bastante rápido esse processo de desjudicialização do cristianismo porque na verdade a religião cristã nasceu no seio do cristianismo todos os apóstolos bem como jesus de nazaré eram judeus me como os primeiros conversas também num deus mas gradativamente ela foi migrando de uma forma muito rápida para o mundo não judaico então até o momento em que ela se tornou sejam completamente distinta do judaísmo e nós já vemos que isso já se deu
se início ainda mais profundo no início do segundo século que além desse episódio barnabé nós também temos grandes considerações feitas por inácio de antioquia que dizia que os cristãos não deveriam guardar sábado de forma nenhuma em que ainda existia no segundo século alguns cristãos que além de observar o domingo para a leitura do evangelho a gente também observar um sábado de forma semelhante os judeus tinham esses dois dias em comum isso foi algo que gradativamente considerada até mesmo uma heresia dentro do cristianismo e pois nós temos também aquilo que eu sempre precisaremos fala a respeito
da instituição dos apóstolos que seria um outro livro também que se pensou talvez em colocar um novo testamento mas que deveria ser muito provavelmente rejeitado essa instituição dos apóstolos ela também é uma das pistas que passe fez parte talvez do novo testamento e era uma das pistas mais grandes que nós temos como um dos livros apócrifos também tem vários discos moraes ela também possui várias visões de jesus que ele transmite aos seus apóstolos ela também era uma pista é algo muito interessante a cpi e instituições dos apóstolos que ela era contra o de nós precisa
e contra oa do sionismo e também o do ceticismo que fazia parte de algumas comunidades cristãs durante o século 21 principalmente aqui sobre a questão do ceticismo também cabe salientar que existiam algumas correntes do cristianismo que acreditavam que jesus de nazaré na verdade ele não deveria ser considerado como uma pessoa física de carne e osso que estava ali mas que na verdade jesus de nazaré o filho de deus é apenas uma ilusão então toda a idéia de morte na cruz que ele teve na verdade ele não sofreu porque não era como se o corpo dele
ou ele mesmo fosse um tipo de fantasma é interessante dessa pesquisa instituições dos apóstolos é que ela combate também esse tipo de idéia mas o problema que fez talvez foi o principal problema que fez com que ela não entrasse no novo testamento porque ela previu que jesus de nazaré deveria voltar 100 de 150 anos depois de sua morte então talvez ele por volta do ano os 170 e 180 e passando essa data jesus de nazaré não voltou e nós vemos aí que ela foi rejeitada de ser colocada no cânon do novo testamento e último livro
também que 10 de cesaréia faz citação nesse pequeno trecho que nós vemos é a respeito do evangelho dos hebreus que é também o evangelho muito interessante esse evangelho segundo pesquisas de historiadores modernos tanto é que nós temos algumas situações muitos dos escritores mais proeminentes da igreja durante o segundo e terceiro século que nos fazem citações do evangelho dos hebreus nós podemos então concordar e tem-se isso como quase um consenso geral entre os historiadores em que o evangelho do cebr els ele provavelmente não tem relação com os evangelhos sinóticos e ele poderia se caso fosse redescoberta
evangelho nós não temos o texto de uma forma integral mas ele poderia talvez nos trazer informações importantes que remontam possivelmente a um jesus de nazaré histórico esse evangelho nos lembremos ele era um evangelho que foi escrito em grego ele provavelmente é o evangelho utilizado por judeu cristão se a partir do egito antigo e seria uma descoberta realmente importante então algumas coisas por exemplo que nós vemos diferente o evangelho de brews é que por exemplo considera que a mãe de jesus uma tecnologia diferente é o espírito santo isso porque o termo espírito santo vindo do aramaico
de hebraico ele tinha uma terminologia feminina tão simples significa que o espírito santo seria a mãe de jesus de nazaré outras coisas também que nós vemos no evangelho dos hebreus e que também eram evangelhos que eram utilizados por outros grupos de cristãos por exemplo o evangelho 12 bonitas evangelho dos dançarinos apesar de que esses outros evangelhos não são citados por exemplo cesaréia mas historiadores também pensam se o evangelho do cebr euros não seria algo parecido com o evangelho dos nazarenos ou com 12 bonitas ou são três evangelhos distintos dois distintos nós não temos exatamente como
afirmar a relação que existem entre esses evangelho judeus cristãos justamente por falta de evidências históricas que nós temos mas uma das coisas que também esses evangelhos não tinha era a questão da genealogia de jesus de nazaré porque muitos deles muitos dos judeus cristãos que eram judeus em tudo eles guardavam toda a lei mosaica consideravam sábado como dia de guarda não comiam comida que fosse impura segundo a lei de 2011 eram judeus natos a única diferença de que tinha uma crença em jesus de nazaré seja como messias ou seja como um profeta política do final dos
tempos esses evangelhos eles também tinham uma característica voltada à teologia doador sionismo que considerava que na verdade jesus poderia ser considerado filho de deus apenas no momento do seu batismo então esse evangelho seria interessante pelo fato de poderem montar alguma tradição direta ou apostólica onde jesus de nazaré histórico que infelizmente não chegou integralmente até nós mas é algo bem curioso também e provavelmente ele não fez parte também desse compêndio do novo testamento porque doutrinas que se tinha no evangelho de brews eram contra a doutrina da igreja maior que é a igreja romana então por isso
é que ele foi rejeitado apesar de ser utilizado ainda por muitos escritores eclesiásticos proeminente durante o século segundo século 3º e até mesmo ainda no século 4º quando chegamos ele existe então dando seqüência agora no livro de eusébio de cesaréia livro 3 e capítulo 25 ainda temos mais alguns livros apócrifos que são interessantes de nós observamos que são livros que eusébio coloca na categoria de índios completamente fantasiosos que deveriam ser éticos e não lidos de forma alguma então vamos ver quais são esses livros lendo um pouco mais ele nesse texto importante de eusébio de cesaréia
assim teremos condições de conhecer esses livros e os citados pelos elege sobre o nome dos apóstolos contendo livros como os evangelhos de pedro thomé e matias e outros além desses o contendo os atos dos apóstolos de andré joão e outros dos quais nenhum daqueles escritores da sucessão eclesiástica dignou se a fazer alguma menção em suas obras e de fato o caráter e o estilo em si é muito diferente dos apóstolos e os sentimentos e o propósito dessas coisas que são neles apresentadas desviando se ao máximo da ortodoxia sadia prova evidentemente serem ficções de o homem
ser éticos de modo que não devem ser listados entre os livros espúrios mas completamente rejeitados como totalmente absurdos e índios então aqui eu sempre sereno da primeira onde toda a informação sobre um evangelho chamado evangelho de pedro e aqui esse evangelho historiadores consideram que ele poderia ser muito interessante porque também é um evangelho antigo que poderia trazer informações sobre o desenvolvimento da igreja cristã primitiva que infelizmente devido ele não entrar para o novo testamento e ser rejeitado não acabou chegando até nós nos dias de hoje como nós realmente gostaríamos a não ser por certas idéias
que foram mencionadas por pessoas que entraram em contato com esse livro então historiadores ainda perguntam se talvez ele não teria alguma tradição histórica importante mas o que nós sabemos é que o caráter desse evangelho de pedro e é o que provavelmente fez com que ele fosse rejeitado também porque a tecnologia dele também era contrário à igreja romana como por exemplo a idéia de que jesus era tipo um fantasma que não tava de carne com expliquei anteriormente que era a idéia dos cientistas e também muitos desses evangelhos eles tinham essa idéia do dono este sismo então
que considerava que determinadas verdades que foram revelados apenas um outro apóstolo é o que na verdade conduzir uma pessoa uma correta compreensão do mundo ou uma correta compreensão sobre a verdade na verdade então estaria tipo escondida dos demais cristãos eram os gnósticos apenas os grupos específicos que teriam essa verdade que eles afirmaram então um outro evangelho também é mencionado por heuser precisarei nessa lista é o evangelho de tomé e algo que é muito interessante sobre o evangelho de tomé por que não conseguimos redes cobrir esse evangelho ele foi descoberto em 1945 no egito num lugar
muito próximo de nag hammadi é por isso que é chamado até mesmo dia o compêndio da biblioteca de nag hammadi porque foram descobertos vários outros livros de cristãos primitivos e escondidos na então cristãos do segundo terceiro século estava ali boa parte desses livros que foram descobertos nessa que é hoje chamado de biblioteca de nag hammadi eles têm proveniência dos góticos é claramente textos que têm essa proveniência do misticismo cristão um biótipo que existia naquele período de tempo mas o evangelho de tomé ele é um pouco diferente do noticioso ele até mesmo alguns historiadores consideram que
ele seria que ele não se encaixaria no noticioso ou talvez deveria ser chamado em newtown vez um próton agnóstico em o interessante desse evangelho que ele possui vários long ele possui vários dígitos de jesus de nazaré um pouco mais de 100 ao todo e muitos destes logo de jesus eles são muito semelhantes ao que nós temos nos evangelhos sinóticos e isso dá a entender que possivelmente alguns ditos que não estão nos evangelhos sinóticos podem ser palavras genuínas de jesus de nazaré com poucas alterações existem duas dessas palavras duas dessas partes do evangelho dois destes dog
que são ainda muito discutidos pelos historiadores como tendo talvez uma proveniência de jesus de nazaré a história até mesmo um dos historiadores que concorda muito e faz bastante estudo sobre o evangelho tomé é um historiador nos estados unidos chamado johnny crossan até mesmo ele tem alguns livros aqui em português como a busca pelo jesus histórico e também as origens do cristianismo são dois livros bem volumosos e bem interessantes de se fazer a leitura e que foram livros também contribuíram até mesmo para o meu tcc na graduação de história sobre as relações entre os dois antigos
e o cristianismo primitivo que quem quiser também se aprofunda nesses livros eu vou deixar também aqui no estado como referências aqui embaixo desse vídeo pra quem quiser comprar também recomendo que faça uma compra desses livros na chamada estande virtual porque vocês conseguem ele um preço bem mas camarada digamos assim pouco mais abaixo daquilo que se comprasse um livro novo porque seria muito mais caro e o conteúdo é na verdade aquilo que interessa é o mesmo gosto e não tenho problema nenhum com o livro usado é muito mais barato e tule com o conteúdo todos os
discos que eu comprei a grande parte deles são livros usados da estante virtual que eu recomendo que vocês quiserem adquirir também agora sobre esse evangelho tomé ele é um evangelho que é tão interessante de nós estudamos para poder fazer uma reconstrução possível talvez do jesus de nazaré histórico que eu também vou dedicar aqui no canal um vídeo pra nós exploramos apenas o evangelho também que é um vídeo que pretendo lançar depois que nós examinamos a respeito dos evangelhos sinóticos e talvez também depois do evangelho de joão que possui uma cristologia mais elevado que os fenótipos
então nós vamos estudar também sobre tomé bem como também é esse ainda muitos de vocês não estiverem familiarizados com essa terminologia jesus de nazaré histórico é alguns podem pensar o e mais esse então os sinóticos ali os evangelhos não tenho jesus de nazaré histórico eu vou explicar também futuramente para vocês com mais detalhes quais são as diferenças entre o jesus de nazaré histórico e aquilo que alguns historiadores procuram chamar de o cristo da fé e também nós vamos compreender esse compêndio que compreender essas diferenças entre jesus de nazaré histórico e o cristo da fé não
é algo que necessariamente vai contra a fé cristã muitos dos padres católicos bastante tradicionais eles ainda têm essa idéia eles sabem dessa diferença que existe e não é algo que vai contra a fé cristã necessariamente então desde que seja interpretado das formas corretas de um explicar isso com bastante detalhe pra vocês um pouco mais à frente que nossos vídeos caso aqui é necessário nós entendermos primeiro alguns assuntos sobre os inativos para depois nós compreendemos sobre essa busca do jesus de nazaré histórico também então passando do evangelho também o próximo evangelho que eu sempre serei nos
dá também é um evangelho chamado o evangelho de matías já esse evangelho e matias ele tem muitas características históricas que seriam úteis para o historiador moderno ele é um evangelho que boa parte dele é um evangelho de nós tinha então como ele foi concebido por volta do século segundo não têm muitas referências úteis que remontem o jesus de nazaré histórico assim foi concebido mais com o objetivo de defender doutrinas específicas de grupos cristãos que nós tivemos e místicos que haviam naquele tempo eu sempre cesaréia também nos fala a respeito de um outro livro chamado ato
de andré que também é um livro biótico eo curioso desse atos de andré que ele condena o casamento então por exemplo alguns desses grupos que nós tivemos eles consideravam que o casamento deveria ser algo totalmente proibido porque a pessoa deve somente viver de uma forma espiritual plena então qualquer contato com prazeres do mundo seria algo proibido então alguns desses grupos que nós tínhamos e também aqui cabe uma outra nota de rodapé que os gnósticos eles eram tão diverso de pensamento enquanto alguns grupos mantinham uma certa distância de tudo aquilo que fosse físico ao extremo outros
grupos que nós tivemos também duas mantinham contato extremo com aquilo que fosse corporal e tem então existia até mesmo alguns grupos que nós tivemos vários ritos que envolviam práticas sexuais das mais bizarras que se pode imaginar que faziam parte também desses grupos místicos então nós compreendemos aí que os gnósticos eram realmente de um extremo ao outro eles tinham muitos e muitos grupos e conforme mencionei com vocês no início do ano o saldo é de hoje segundo as fontes que nós temos histórias detalhadas do final do quarto século o número de diagnósticos diferentes era mais de
60 é tanto é que o número de apostas e muitos apócrifos desses evangelhos escritos do novo testamento eles superam até o número de 100 então eram realmente uma diversidade de cristianismo muito intensa que existe entre o século 2º e 3º e muitos deles faziam parte desse misticismo cristão que era chamado de ignorante sismo e 10 de cesaréia também na sequência nos fala a respeito de atos de joão e atos de joão já tem um interesse histórico um pouco maior porque ele pode também remontar se nós encontrássemos mais a respeito deles alguma tradição antiga o problema
é que muitos desses livros apesar de que alguns chegaram pra nóis introdução nos dias de hoje mas boa parte deles foram destruídas após o segundo concílio de nicéia que houve em 787 então que todos eles que se tinham em mãos as cópias deste livro de atos de jonas foram destruídas no século 8º então eles no 787 então infelizmente muitas coisas acabaram se perdendo e muitas obras valiosas de uma perspectiva histórica que seriam valiosas para os historiadores de hoje acabaram se perdendo com o tempo mas aqui então cabe salientar apenas como último que eu me lembro
de cesaréia ele justamente não menciona todos os livros apócrifos a quantidade de livros apócrifos é muito muito maior do que essa conforme também mencionou a vocês nós temos mais de 100 ao menos uma das listas que eu peguei eu contei manualmente quanto os que tinham além de apócrifos contabilizei 106 mas é possível que existem ainda muitos mais por exemplo um dos livros que eu utilizei como referência para pesquisas aqui no canal que também vai estar aqui em baixo aqui que eu utilizei como referência para as aulas que estava uma quantidade de apócrifos em 60 que
é justamente o dicionário enciclopédico da bíblia também obra muito valiosa para quem quiser adquirir possivelmente também conseguem encontrar na estante virtual mas o que cabe aqui salientar de principal é que a maioria desses evangelhos que são apócrifos eles não têm uma contribuição muito grande para a pesquisa do jesus de nazaré histórico bem como dos primeiros apóstolos a importância maior histórica desses evangelhos e desses escritos apócrifos bem como onde atuou dentre outros que são colocados como têm proveniência dos apóstolos que na verdade eles não são eles são datados do segundo século eo interesse deles é mais
para nós compreendermos a diversidade do cristianismo nesse período de tempo entre o segundo eo terceiro século então eles não são muito valiosos para nós compreendemos outras tradições que vieram de jesus como por exemplo pequenas exceções como é o caso do evangelho de tomé mas é um uma das exceções que nós temos a grande parte deles realmente foram elaborados com base naquilo que nós já temos um novo testamento isso é os evangelhos sinóticos que nós temos ali e também o evangelho de joão aqui cabe salientar também que muitas vezes a mídia ela explora bastante essa coisa
de maneira os apóstolos como por exemplo houve vários documentários no national geographic que se utilizou bastante do evangelho de judas maria madalena como se jesus de nazaré fosse casado e coisas assim e as mídias ela justamente utilizam essas histórias que vão muito além das idéias que nós temos no cristianismo normativo porque principalmente as pessoas amam a questão de teorias da conspiração então é algo que dá muita visualização e traz muito dinheiro também por essas empresas mas não necessariamente isso nos traz informações históricas valiosas são na verdade contos e de literaturas que surgiram muito depois de
jesus de nazaré e às vezes baseado nos próprios evangelhos então pra questão histórica de jesus de nazaré é a preciosidade delas não é lá muito grande tanto é que os historiadores nos dias de hoje ele se utiliza principalmente para poder elaborar uma biografia possível talvez jesus de nazaré um dos primeiros apóstolos principalmente naquilo que nós temos dentro do novo testamento por que de uma certa forma os cristãos que escolheram este novo testamento com os 27 livros eles tinham uma certa razão que realmente tem um respaldo histórico em que de fato os sinóticos e o evangelho
de joão são os inscritos mais antigos que chegaram a nós talvez existiriam outras tradições como dizemos no evangelho tomé ou talvez ainda em algum outro evangelho que serviu de base para formar o evangelhos sinóticos como por exemplo o evangelho hipotético com ele que o evangelho que mas boa parte desses inscritos já estão a de conflitos nos sinóticos então boa parte dos historiadores se utilizando aquilo que já está no novo testamento os apócrifos a utilidade principal deles é para nós compreendemos o cristianismo e sua diversidade depois ao final do primeiro século e início do segundo aqui
também cabe salientar que existiram outros livros que é o zezé precisarei acabou não mencionando como por exemplo a epístola de clemente que ele escreveu o primeiro clement aos coríntios em que também quase entrou para o cano do novo testamento é que algumas igrejas chegaram a aceitar existe também uma segunda pista de clemente que na verdade não é de clemente que também foram aceitas dentro do novo testamento por alguns cristãos apesar de elas não remontarem exatamente os apóstolos vai ser em de um bispo de roma mas é o fim do primeiro século e tem uma importância
significativa para nós também compreendemos os desenvolvimentos do cristianismo nesse período de tempo agora sobre todos esses assuntos obviamente é algo que nós vamos ainda estudar mais a fundo em nosso curso aqui de história do cristianismo em vídeos futuros ainda que virão sobre essa delimitação temporal do cristianismo entre o final do primeiro século no início do segundo antes ainda nós temos muita estrada pela frente dentro do próprio novo testamento em que vamos explorar cada um desses inscritos individualmente e o que os historiadores tenha falar a respeito deles que são idéias muito preciosas para nós darmos continuidade
então na nossa história com isso eu agradeço muito a todos os estudantes que acompanharam um vídeo até aqui na sala de hoje foi uma aula um pouco menor do que anterior sobre o desenvolvimento do cano que realmente era uma aula que tinha mais detalhes históricos ela foi um pouco mais densa mas também muito importante e também aqui por final quero muito agradecer a todos os apoiadores aqui do canal até mesmo se tiver algum de vocês aqui que quiser apoiar quiser ajudar o canal crescer para que eu possa ter mais tempo de desenvolver vídeos também investir
em melhor qualidade gráfica para vocês com câmera microfone melhor que é uma coisa que eu realmente quero trazer para que o conhecimento ea educação de você chega da melhor forma possível com vocês aí merecem como é uma exigência de vocês pela qualidade então contribuindo aqui com o canal que seja uma doação pequena de 25 10 reais o quilo que tiver na disponibilidade de vocês conhecem então lá o apoia-se sejam também estudantes apoiadores aqui no canal que além disso além de estarem ajudando o canal além de fazer com que os conteúdos cheias vocês com cada vez
mais freqüência cada vez mais bem embasados também porque utilizarei essas doações que vocês fazem para adquirir mais referências mais livros também para pesquisas aqui para o canal também é uma forma que vocês terão de ter algumas pequenas vantagens como por exemplo o nome de vocês aparecendo aqui embaixo na descrição dos velhos a foto de vocês aparecendo no final o começo do vídeo e ainda aqueles que puderem contribuir com um pouquinho mais eu disponibilizo até mesmo o whatsapp para assim vocês poderem fazer perguntas e eu consegui responder mais prontamente que muitas vezes aqui no youtube uma
resposta demora ou às vezes também tem muitos comentários aqui como canal agora está crescendo está tendo bastante comentário então acaba não dando conta de responder todos vocês como eu realmente gostaria precisaria me multiplicar que por algumas vezes então por exemplo uma habilidade que seria me seria útil para quem acompanha o dragon ball seria medida em 4 igual tem sim é pra poder responder todos vocês eu agradeço muito a todos os que estão acompanhando aqui o vídeo se inscrevam no canal os que não são inscritos e também podem compartilhar que os estudos bastante à vontade dúvidas
que tiverem escrevo aqui em baixo que na medida do possível também eu estarei respondendo e respondendo mais prontamente aqueles que perguntam pelo bate certo que são os inscritos que estão apoiando aqui o canal seja com a doação que for aquilo que couberem vocês lembrando também aqueles que são judeus ou cristãos faz parte também poderá ajudar aquelas pessoas que ajudam na divulgação desses conteúdos é uma forma de vocês fazerem aquilo que é chamado de sedaka em judaísmo agradeço muito a todos vocês na próxima aula nós vamos observar a respeito da credibilidade textual do novo testamento algo
muito importante também na sala de número 4 que deve chegar talvez daqui uma semana uma semana e meia dependendo do tempo que tiver disponível para poder elaborar um roteiro que eu já tô nos inícios deste roteiro para essa próxima aula e também fazer a gravação e edição aqui que é tudo só eu que faço então é um trabalho que demora um pouco mais com isso nós vemos nessa próxima aula de número 4 um grande abraço a todos vocês que acompanhe o canal e até a próxima hum [Música]