Como Praticar Target Tones e Pivoting.

10.07k views1684 WordsCopy TextShare
Ozeias Rodrigues
Jazz Guitar Academy, apenas R$ 259,00 (Parcelamento em até 12X). https://go.hotmart.com/R7571434W C...
Video Transcript:
salve pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo recentemente Eu fiz um vídeo aqui no canal falando sobre algumas técnicas comuns dentro da improvisação na linguagem do bipop do Jazz porém essas técnicas também são muito utilizadas no Fusion na bossa nova que a técnica de targettone e pivoting nesse vídeo preparei uma série de exercícios passo a passo de como você pode praticar esses elementos e deixar esses elementos interiorizados como você pode usar isso de forma bem orgânica bem natural [Música] [Música] Então pessoal estarei utilizando como exemplo um blush Changes em fá Lembrando que o blues Change
é uma estrutura harmônica extremamente comum dentro do Jazz vários temas utilizam a mesma estrutura harmônica e ela é muito fácil de você começar a entrar no universo do jazz porque nada mais é do que um Blues e 12 compassos com algumas mudanças harmônicas e essa estrutura harmônica do blues Changes ela acaba indo também para o funk para Bossa Nova para vários outros estilos então aí vai Harmonia de luz e assim [Música] [Música] [Música] somente 12 compassos primeiro exercício vai ser só target terça para cada corda lembrem é muito importante quando a gente começa a estudar
um assunto para que ele fique natural nós estudarmos pequenos elementos quanto menos informações mais fácil a gente conseguir absorver certo o primeiro exercício é somente targettone em seguida vamos adicionar o pivoting e logo em seguida outros elementos para construção de fraseado então primeira coisa do blues é o fá 7 a terça é a nota lá então em vez de eu chegar apenas por exemplo um dois três quatro chega no Meu Alvo eu posso utilizar o target Tony que é esse movimento importante aqui é o tempo porque um dois três quatro chega no alvo novamente one
two three four chega no alvo notem que o interessante aqui é que eu sempre estou antecipando a nota que eu vou chegar e esse efeito é muito comum na improvisação do jazz porque dá mais swing dá mais balanço né Logo importante memorizar isso mano te amo tri logo vou para si bemol 7 segundo acorde do blues eu localizo a terça do Si Bemol aqui e ao mesmo movimento nota em movimento dedo aqui tá o Meu Alvo certo dedo quatro um dois chega no alvo ou seja chega no alvo se Bemol 7 aqui tá uau mesmo
movimento [Música] dó menor eu já localizo aqui a terça menor do dó e o target para terça menor é esse target dedo quatro três um chega no alvo que é a terça menor do dólar target para terça do fá mesmo que eu fiz aqui um oitava abaixo volta para cima [Música] nós vamos ao mesmo target minuto volta para o fá agora o target aqui já localizo a terça do ré ou aqui e faço movimento de tarde aqui ou terça do ré terça do sol menor tá aqui movimento de tarde para terça menor lembra ainda quatro
três um chega no alvo agora eu vou para do7 aqui tá terça do movimento de target lembra o mesmo movimento facet reset só menor sede Faz sete O importante praticar Primeiramente só esse exercício para você interiorizar isso Vou praticar com um backing track para vocês verem [Música] o objetivo desse primeiro exercício é que você já consiga ouvir naturalmente a Cadência harmônica só fazer esse movimento de targarytônio E logo você já começa a colocar isso dentro do seu fraseado naturalmente porque você já consegue ouvir sempre essa antecipação alvo agora o que eu recomendo praticar também é
sem Backing Track de forma bem lenta anexar junto os gaidetones do blues Changes certo o gás de Tony é só a sétima e a terça de cada acorde que é extremamente comum na linguagem do jazz porque sou interessante Principalmente quando você toca com pianista ou outro guitarrista porque o Acorde soa mais minimalista né então eu tenho aqui o Gaston 7 se Bemol 7 [Música] dó menor sete faça sete vou continuar o mesmo gás Tony para 6 minutos faça série [Música] faça sete pode ser reset aqui só menor certo sempre a terça e a sétima de
cada acorde novamente Gaston [Música] menor faça sete [Música] [Música] [Música] o target terça Olha o que acontece Faz sete [Música] Si Bemol [Música] notem que você já consegue ouvir claramente o que tá acontecendo harmonicamente ou seja nesse ponto você já praticamente dominou o caminho da harmonia agora que eu recomendo praticar é uni o target Intensa com a pentatônica de fá menor sim porque é um Blues em fá logo eu vou tocar pentatônica de fá menor e sempre vou dar a intenção do acorde utilizando esse target terça [Música] Então pessoal agora anexando a técnica de pivotim
que consiste em eu trocar a estrutura de oitavas da frase isso tornou comum na linguagem do Jazz devido a instrumentos de sopro Às vezes as frases ficavam muito agudas difícil de executar e a sonoridade também não ficava interessante Então mexia-se na estrutura de oitavas da frase para conseguir uma mais adequada por exemplo então se eu começo aqui o target para terça do fá pararem na nota lá faz sete é o quinto grau do campo harmônico de si bemol certo e a nota lá no campo harmônico de si bemol é lá menor com sétima Quinta da
mol que as notas do arpejos são lá menor com 7 Bemol lá do mi bemol sol certo então o que eu vou fazer é trocar a estrutura eu vou fazer lá dó mi bemol sol Olha que frase interessante novamente [Música] quando eu vou para si bemol o mesmo target agora se Bemol 7 é o quinto grau do campo harmônico de mi bemol e eu parei na nota ré no campo harmônico de mi bemol sétimo grau é menor com sétima quinta Bemol as notas do arpejo ré fá lá Bemol e dó eu vou usar mesmas notas
troca oitavo ou seja [Música] volta para o fá agora uma frase muito característica do bibop Charlie Parker usa a todo momento utilizando essas técnicas Quanto tem dó menor sete e faz sete eu vou pensar direto em fá 7 vou fazer um target para terça do fá Quinta do fá 7 a Bemol Nola Bemol fundamental seja a frase só que agora notem que eu já vou antecipar o target da terça do cinema 7 isso é o legal desse tipo de target né Eu sempre tô antecipando que vai vir por exemplo notem que aqui Eu ainda tô
dentro do compasso de Faz sete só que eu já vou puxar o si bemol 7 então novamente até esse momento faça sete stremo 7 [Música] agora quando vai para o minuto mesmo target no pivotim eu vou mudar a última nota para colocar Nota se que é do 5 minutos volta para o fá agora repete indo para som menor sede Olha que interessante a mesma frase que eu fiz anteriormente [Música] [Música] para terça já do sol menor ou seja [Música] quando chega no sol parei na nota na terça do Sol que ela tá si bemol Si
Bemol no caso só menor é o segundo grau do campo harmônico de fá maior certo e se Bemol no campo harmônico de fá maior conceito maior Logo arpejo Si Bemol ré fá lá olha [Música] super legal a frase [Música] também eu posso fazer a mesma frase agora por exemplo indo do do7 para o Face 7 certo ou seja se eu fizer por exemplo reset [Música] do7 [Música] certo então todo Corsa agora utilizando targettone e pivotte Face [Música] para vocês verem [Música] Então pessoal agora novamente eu vou improvisar utilizando a pentatônica e vou colocar algum desses
elementos para vocês irem conseguindo sentir esses elementos na prática [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] outro elemento que o Charlie Parker utiliza muito é o target para sétima junto com o pivoting por exemplo se eu começo aqui na sétima Bemol do fá eu tenho targets dedo quatro três um alvo parei na nota Mi Bemol mi bemol no campo harmônico de si bemol lembrem fáceis maior arpejo de mi bemol conceito maior mi bemol sol tarde [Música] para sétima mesmo movimento parei na nota lá Bemol lembrem-se Bemol 7 é o quinto grau do campo harmônico de mi bemol
e lá Bemol no campo harmônico de mi bemol é o quarto grau maior lá Bemol arpejo lá Bemol dó mi bemol sol ou seja às vezes também Na quinta no caso na quinta do Si Bemol Ou seja eu tenho faz sério [Música] certo bem interessante também frasezinha para ir para o si bemol [Música] agora volta para o fá agora que interessante Outra ideia para o reset posso fazer o target para terça do ré e o pivô tem pegando a Lola Bemol eu parei na nota fá sustenido certo aqui vou pegar como referencial nem precisa pensar
tanto em campo harmônico o ideal pensar aqui seria que eu quero alcançar essa nona Bemol do Reset porque seria derivado da escala menor harmônica mas Charlie Parker provavelmente acredito que não pensava muito nisso só nessa ideia [Música] agora quando vai para o sol menor eu posso fazer o targetim para sétima [Música] do sol menor e o pivô tinha aqui vai ser só menor 7 segundo grau de campo harmônico de fá parei na nota fá maior [Música] quando vai para o do7 posso fazer também o pivô aqui para sétima vai repetir o mesmo movimento ou a
frase [Música] agora olha que interessante você juntar todos esses elementos target para terça do fá si bemol [Música] certo só juntando esses elementos eu consigo criar um monte de fraseados interessantes tem a característica da linguagem porém sem necessariamente pensar numa escala só como eu chego nas notas como eu articulo elas eu vou tocar mais um pouco um look para vocês sentirem essas ideias [Música] Valeu muito obrigado por ter assistido Espero que tenha curtido essas ideias abrace até o próximo vídeo
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com