Manifesto Comunista – Friedrich Engels e Karl Marx - AudioBook

173.87k views10639 WordsCopy TextShare
Biblioteca Cidadã
Pix: meulivropix@tutanota.com Karl Marx e Friedrich Engels tinham, respectivamente, 30 e 28 anos qu...
Video Transcript:
o manifesto comunista obra de marx e engels um espectro ronda a europa o espectro do comunismo todas as potências da velha europa o nem se numa santa aliança para conjurar alô o papa eo czar metternich rizzotti os radicais da frança e os policiais da alemanha que partido de oposição não foi acusado de comunista por seus adversários no poder que partido de oposição por sua vez não lançou a seus adversários de direita ou de esquerda a pecha informante de comunista duas conclusões decorrem desses fatos primeiro o comunismo já é reconhecido como força por todas as potências
da europa segundo é tempo de os comunistas expor em a face do mundo inteiro seu modo de ver seus fins e suas tendências opondo o manifesto do próprio partido a lenda do espectro do comunismo com este fim reuniram se em londres comunistas de várias nacionalidades e redigir um manifesto seguinte que será publicado em inglês francês alemão italiano flamengo e dinamarquês burgueses e trabalhadores a história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes homem livre escravo patrício eo plebeu bahrami servo mestre de corporação e companheiro numa palavra
opressores e oprimidos em constante oposição tem vivido numa guerra interrompida hora franca hora disfarçada uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira ou pela destruição das duas classes em luta nas primeiras épocas históricas verificamos quase por toda parte uma completa divisão da sociedade em classes distintas uma escala graduada de condições sociais na roma antiga encontramos patrícios cavaleiros plebeus escravos na idade média senhores bassalo os mestres companheiros servos e em cada uma destas classes gradações especiais à sociedade burguesa moderna que brotou das ruínas da sociedade feudal não aboliu os antagonismos de
classe não fez e não substituir novas classes novas condições de opressão novas formas de luta as que existiram no passado entretanto a nossa época a época da burguesia caracteriza se por ter simplificado os antagonismos de classe a sociedade divide se cada vez mais em dois vacilos campos opostos em duas grandes classes de metal mente opostas à burguesia eo proletariado dos servos da idade média nasceram os burgueses livres das primeiras cidades desta população municipal saíram os primeiros elementos da burguesia a descoberta da américa a circunavegação da áfrica ofereceram a burguesia em ascenso um novo campo de
ação os mercados da índia e da china a colonização da américa o comércio colonial o incremento dos meios de troca e em geral das mercadorias imprimiram um impulso desconhecido até então ao comércio à indústria a navegação e por conseguinte desenvolveram rapidamente o elemento revolucionário da sociedade feudal em decomposição a antiga organização feudal da indústria em que esta era circunscrita corporações fechadas já não podia satisfazer as necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados a manufatura substituiu a pequena burguesia industrial suplantou os mestres das corporações a divisão do trabalho entre as diferentes corporações desapareceu diante
da divisão do trabalho dentro da própria oficina todavia os mercados ampliavam se cada vez mais à procura de mercadorias aumentava sempre a própria manufatura tornou se insuficiente então o vapor ea maquinaria revolucionaram a produção industrial a grande indústria moderna suplantou a manufatura a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria ao chefe de verdadeiros exércitos industriais aos burgueses modernos a grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da américa o mercado mundial acelerou prodígio obviamente o desenvolvimento do comércio da navegação e dos meios de comunicação por terra este dezembro movimento reagiu por sua
vez sobre a extensão da indústria e à medida que a indústria o comércio a navegação as vias férreas se desenvolviam crescia a burguesia multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes ligadas pela idade média vemos pois que a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento de uma série de revoluções no modo de produção e de troca cada etapa da evolução percorrida pela burguesia era acompanhada de um progresso político correspondente à classe oprimida pelo despotismo feudal associação armada administrados ea si próprio na coluna ponto e vírgula aqui república urbana
independente ali terceiro estado tributário da monarquia depois durante o período manufatureiro contrapeso da nobreza na monarquia feudal absoluta pedra angular das grandes monarquias a burguesia desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial conquistou finalmente a soberania política exclusiva no estado representativo moderno o governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda classe burguesa a burguesia desempenho na história um papel eminentemente revolucionário onde quer que tenha conquistado o poder a burguesia álcool aos pés das relações feudais patriarcais e dicas todos os complexos e variados laços que prendiam o homem
feudal a seus superiores naturais elas despedaçou sem piedade para só deixar subsistir de homem para homem o laço do frio interesse as duras exigências do pagamento à vista afogou os vereadores sagrados do stasi religioso do entusiasmo cavalheiresco do sentimentalismo pequeno burguês nas águas geladas do cálculo egoísta fez da dignidade pessoal um simples valor de troca substituiu as numerosas liberdades conquistadas com tanto esforço pela única e implacável liberdade de comércio em uma palavra em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas a burguesia colocou uma exploração aberta cínica direta e brutal a burguesia despejou de
sua auréola todas as atividades até então cotadas veneráveis e encaradas com o piedoso respeito do médico do jurista do sacerdote do poeta do sábio fez seus servidores assalariados a burguesia rasgou o véu de sentimentalismo que envolve as relações de família e reduziu as simples relações monetárias a burguesia revelou como a brutal manifestação de força na idade média tão admirada pela reação encontra seu complemento natural na ociosidade mais completa foi a primeira a aprovar o que pode realizar a atividade humana criou maravilhas maiores que as pirâmides do egito os aquedutos romanos as catedrais góticas conduziu expedições
que enganaram mesmas antigas invasões e as cruzadas a burguesia só pode existir com a condição de revolucionário incessantemente os instrumentos de produção por conseguinte as relações de produção e como isso todas as relações sociais à conservação e alterada do antigo modo de produção constituía pelo contrário a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores essa revolução contínua da produção esse abalo constante de todo o sistema social essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes de sol vem se todas as relações sociais antigas e cristalizadas com
o seu cortejo de concepções e de idéias secularmente venerados as relações que as substituem tornam-se antiquados antes de se ficar tudo que era sólido estável se esfuma tudo que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente encarar com serenidade e suas condições de existência e suas relações recíprocas impedida pela necessidade de mercado sempre novos a burguesia invade todo o globo necessita estabelecer se em toda parte explorar em toda parte criar vínculos em toda parte pela exploração do mercado mundial a burguesia imprimir um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países
para desespero dos reacionários ela retirou a indústria sua base nacional as velhas indústrias nacionais destruídas e continuam a sê lo diariamente são suplantados por novas indústrias cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas indústrias que não empregam mais matérias primas autóctones mas sim matérias primas vindas das regiões mais distantes e cujos produtos que consomem não somente no próprio país mas em todas as partes do globo em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais nascem novas necessidades que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais
diversos em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam as próprias desenvolvem-se um intercâmbio universal universal interdependência das nações e isto se refere tanto à produção material como a produção intelectual as criações intelectuais de uma nação tornam-se propriedade comum de todas a estreiteza e exclusivista nacionais tornam se cada vez mais impossíveis das inúmeras literaturas nacionais e locais nasce uma literatura universal devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação a burguesia arrasta para torrent da civilização mesmo as nações mais bárbaras os baixos preços de seus
produtos são artilharia pesada que destrói todas as muralhas da china e o brilha capitularem os bárbaros mais tenazmente hostis aos estrangeiros sob pena de morte ela obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção constrangidos abraçar o que ela chama civilização isto é a se tornarem burguesas em uma palavra cria um mundo à sua imagem e semelhança a burguesia submeteu campo cidade criou grandes centros urbanos aumentou prodigiosamente a população das cidades em relação à dos campos e com isso arrancou uma grande parte da população do embrutecimento da vida rural do mesmo modo que
subordinou campo à cidade os países bárbaros ou semi bárbaros aos países civilizados subordinou os povos camponeses aos povos burgueses o oriente ao ocidente a bugs suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção da propriedade e da população aglomerou as populações centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos a conseqüência necessária dessas transformações foi a centralização política províncias independentes apenas ligadas por debs laços federativos possuindo interesses leis governos e tarifas aduaneiras diferentes foram reunidas em uma só nação com um só governo uma só lei um só interesse nacional de classe
uma só barreira alfandegária a burguesia durante seu domínio de classe apenas secular criou forças produtivas mais numerosas e mais colossais que todas as gerações passadas em conjunto a subjugação das forças da natureza as máquinas a aplicação da clínica indústria e agricultura a navegação a vapor as estradas de ferro o telégrafo elétrico a exploração de continentes inteiros a canalização dos rios populações inteiras brotando na terra como por encanto que século anterior teria suspeitado que semelhantes forças produtivas estivessem adormecidas no seio do trabalho social vemos pois os meios de produção e de troca sobre cuja base se
ergue a burguesia foram gerados no seio da sociedade feudal em um certo grau de desenvolvimento desses meios de produção e de troca as condições em que a sociedade feudal produzir e trocava a organização feudal da agricultura e da manufatura em suma o regime feudal de propriedade deixaram de corresponder às forças produtivas em pleno desenvolvimento entravavam a produção em lugar de impulsioná la transformaram-se em outras tantas cadeias que era preciso despedaçar foram despedaçados em seu lugar estabeleceu se a livre concorrência com uma organização social e política correspondente com a supremacia econômica e política da classe burguesa
assistimos hoje é um processo semelhante às relações burguesas de produção e de troca o regime burguês de propriedade à sociedade burguesa moderna conjur os gigantescos meios de produção e de troca assemelha-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas há dezenas de anos a história da indústria e do comércio não é senão história da revolta das forças produtivas modernas contra as modernas relações de produção e de propriedade que condicionam a existência da burguesia e seu domínio basta mencionar as crises comerciais que repetindo se periodicamente ameaçam
cada vez mais a existência da sociedade burguesa cada crise destrói regularmente não só uma grande massa de produtos já fabricados mas também uma grande parte das próprias forças produtivas já desenvolvidas uma epidemia que em qualquer outra época teria parecido um paradoxo desaba sobre a sociedade a epidemia da superprodução subitamente a sociedade vê se reconduzido um estado de barbárie à momentânea dir se ia que a fome ou uma guerra de extermínio cortaram-lhe todos os meios de subsistência a indústria eo comércio parecem aniquilados e por que por que a sociedade possui demasiada civilização demasiados meios de subsistência
demasiada indústria demasiado comércio as forças produtivas de que dispõe não mais favorecem o desenvolvimento das relações de propriedade burguesa pelo contrário tornaram-se por de mais poderosas para essas condições que passam a entrada las e todas as vezes que as forças produtivas sociais se libertam desses entraves precipitam da desordem a sociedade inteira e ameaçam a existência da propriedade burguesa o sistema burguês tornou se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio de que maneira consegue a burguesia vencer essas crises de um lado pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas de outro lado
pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos a que leva isso ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras ea diminuição dos meios de evitá las as armas que a burguesia utilizou para bater o feudalismo voltam se hoje contra obra burguesia a burguesia porém não forjou somente as armas que lhe darão morte produziu também os homens que manejaram essas armas os operários modernos os trabalhadores como o desenvolvimento da burguesia isto é do capital desenvolve se também o proletariado a classe dos operários modernos que só podem viver se encontrarem trabalho e
que só encontram trabalho na medida em que este aumento o capital esses operários constrangidos a vender-se diariamente são mercadoria artigo de comércio como qualquer outro em consequência estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência a todas as flutuações do mercado o crescente emprego de máquinas ea divisão do trabalho despojando trabalho do operário de seu caráter autônomo tiram-lhe todo o atrativo o produtor passa um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples mais monótona mais fácil de aprender desse modo o custo do operário se reduz quase exclusivamente aos meios de manutenção
que lhes são necessários para viver e perpetuar sua existência ora o preço do trabalho como de toda a mercadoria é igual ao custo de sua produção portanto a medida que aumenta o caráter enfadonho do trabalho de crescem os salários mais ainda a quantidade de trabalho cresce com o desenvolvimento do maquinismo e da divisão do trabalho quer pelo prolongamento das horas de labor quer pelo aumento do trabalho exigido em um tempo determinado pela aceleração do movimento das máquinas etc terá a indústria moderna transformou a pequena oficina do antigo mestre da corporação patriarcal na grande fábrica do
industrial capitalista massa de operários amontoados na fábrica são organizadas militarmente como soldados da indústria estão sob a vigilância de uma hierarquia completa de oficiais e suboficiais não são somente escravos da classe burguesa do estado burguês mas também diariamente a cada hora escravos da máquina do contramestre e sobretudo do dono da fábrica e esse despotismo é tanto mais mesquinho odioso e exaspera dor quanto maior é a franqueza com que proclama ter no lucro seu objetivo exclusivo quanto menos o trabalho exige habilidade e força isto é quanto mais a indústria moderna progride tanto mais o trabalho dos
homens é suplantado pelo das mulheres e crianças as diferenças de idade e de sexo não tem mais importância social para a classe operária não acenam instrumentos de trabalho cujo preço varia segundo a idade eo sexo depois de sofrer a exploração do fabricante e de receber seu salário em dinheiro o operário torna-se presa de outros membros da burguesia do proprietário do varejista do usuário etc terá as camadas inferiores da classe média de outrora os pequenos industriais pequenos comerciantes e pessoas que possuem rendas artesãos e camponeses cães nas fileiras do proletariado uns porque seus pequenos capitais não
lhes permitindo empregar os processos da grande indústria sucumbiram na concorrência com os grandes capitalistas outros porque sua habilidade profissional é depreciada pelos novos métodos de produção assim o proletariado é recrutado em todas as classes da população o proletariado passa por diferentes fases de desenvolvimento logo que nasce começa sua luta contra a burguesia a princípio empenham se na luta operários isolados mais tarde operários de uma mesma fábrica finalmente operários do mesmo ramo de indústria de uma mesma localidade contra burguês que explora diretamente não se limitam a atacar as relações burguesas de produção atacam os instrumentos de
produção destroem as mercadorias estrangeiras que lhes fazem concorrência quebram as máquinas queimam as fábricas e esforçam-se para reconquistar a posição perdida do artesão da idade média nessa fase constitui o proletariado massa disseminada por todo o país e dispersa pela concorrência se por vezes os operários se unem para agir em massa compacta isto não é ainda o resultado de sua própria união mas da união da burguesia que para atingir seus próprios fins políticos é levada por em movimento todo proletariado o que ainda pode fazer provisoriamente durante essa fase os trabalhadores não combatem ainda seus próprios inimigos
mas os inimigos de seus inimigos isto é os restos da monarquia absoluta os proprietários territoriais os burgueses não industriais os pequenos burgueses todo o movimento histórico está desse modo concentrado nas mãos da burguesia e qualquer vitória alcançada nestas condições é uma vitória burguesa ora a indústria desenvolvendo-se não somente aumenta o número dos trabalhadores mas concentrou se em massas cada vez mais consideráveis sua força cresce eles adquirem maior consciência dela os interesses as condições de existência dos trabalhadores se igualam cada vez mais à medida que a máquina extingue toda a diferença do trabalho e quase por
toda parte reduz o salário nível igualmente baixo em virtude da concorrência crescente dos burgueses entre si e devido às crises comerciais que disso resultam os salários se tornam cada vez mais instáveis o aperfeiçoamento constante cada vez mais rápido das máquinas torna a condição de vida do operário cada vez mais precária os jogos individuais entre operário burguês tomam cada vez mais o caráter de choques entre duas classes os operários começam a formar uniões contra os burgueses e atuam em comum na defesa de seus salários chegam a fundar associações permanentes a fim de se prepararem na previsão
daquele choques eventuais aqui e ali a luta se transforma em um botequim os operários triunfo às vezes mas é um triunfo efêmero o verdadeiro resultado de suas lutas não é o êxito imediato mas a união cada vez mais ampla dos trabalhadores esta união é facilitada pelo crescimento dos meios de comunicação criados pela grande indústria e que permitem o contato entre operários de localidades diferentes ora basta esse contato para concentrar as numerosas lutas locais que têm o mesmo caráter em toda parte em uma luta nacional em uma luta de classes mas toda luta de classes é
uma luta política ea união que os habitantes das cidades da idade média levavam um século a realizar com seus caminhos vicinais os trabalhadores modernos realizam em alguns anos por meio das vias férreas a organização do proletariado em classe e portanto em partido político é incessantemente destruída pela concorrência que fazem entre si os próprios operários mas renasci sempre e cada vez mais forte mais firme mais poderosa aproveita-se das divisões intestinos da burguesia para obrigá lo ao reconhecimento legal de certos interesses da classe operária como por exemplo a lei da jornada de 10 horas de trabalho na
inglaterra em geral os jogos que se produzem na velha sociedade favorecem de diversos modos o desenvolvimento do proletariado a burguesia vive em guerra perpétua primeiro contra aristocracia depois contra as frações da própria burguesia cujos interesses se encontram em conflito com os progressos da indústria e sempre contra a burguesia dos países estrangeiros em todas essas lutas vê se forçada a apelar para o proletariado reclamar seu concurso e arrastá lo assim para o movimento político de modo que a burguesia fornece aos trabalhadores os elementos de sua própria educação política isto é armas contra ela própria demais como
já vimos frações inteiras da classe dominante em consequência do desenvolvimento da indústria são precipitadas no proletariado ou ameaçadas pelo menos em suas condições de existência também elas trazem ao proletariado numerosos elementos de educação finalmente nos períodos em que a luta de classes se aproxima da hora decisiva o processo de dissolução da classe dominante de toda a velha sociedade adquire um caráter tão violento e agudo que uma pequena fração da classe dominante se desliga desta ligando se à classe revolucionária a classe que traz em si o futuro do mesmo modo que outrora uma parte da nobreza
passou-se para a burguesia em nossos dias uma parte da burguesia passa-se para o proletariado especialmente a parte dos ideólogos burgueses que chegaram a compreensão teórica do movimento histórico em seu conjunto de todas as classes que ora enfrentam a burguesia sol proletária é uma classe verdadeiramente revolucionária as outras classes de gênero e perecem como o desenvolvimento da grande indústria o proletariado pelo contrário é seu produto mais autêntico as classes médias pequenos comerciantes pequenos fabricantes artesãos camponeses combatem a burguesa aspas porque esta comprometi sua existência como classes médias não são pois revolucionária mais conservadoras mais ainda reacionárias
pois pretendem fazer girar para trás a rada da história quando são revolucionários em consequência de sua iminente passagem para o proletariado não defendem então seus interesses atuais mas seus interesses futuros abandona o seu próprio ponto de vista para se colocar no do proletariado o lúmpen proletariado esse produto passivo da putrefação das camadas mais baixas da velha sociedade pode às vezes ser arrastado ao movimento por uma revolução proletária todavia suas condições de vida o prédio dispõe mais a vender se a reação nas condições de existência do proletariado já estão destruídas da velha sociedade o proprietário não
tem propriedade suas relações com a mulher e os filhos nada têm de comum com as relações familiares burguesas o trabalho industrial moderno a sujeição do operário pelo capital tanto na inglaterra como na frança na américa como na alemanha despojam proletário de todo o caráter nacional as leis à moral à religião são para eliminar os preconceitos burgueses atrás dos quais e ocultam outros tantos interesses burgueses todas as classes que no passado conquistaram o poder trataram de consolidar a situação adquirida submetendo à sociedade as suas condições de apropriação os trabalhadores não podem apoderar-se das forças produtivas sociais
e não abolindo o modo de apropriação que era próprio a estas e por conseguinte todo modo de apropriação em vigor até hoje os trabalhadores nada tem de seu a salvaguardar sua missão é destruir todas as garantias e seguranças da propriedade privada até aqui existentes todos os movimentos históricos têm sido até hoje movimentos de minorias ou em proveito de minorias o movimento proletários é um movimento independente da imensa maioria em proveito da imensa maioria o proletariado a camada inferior da sociedade atual não pode ir se pôr se de pé sem fazer saltar todos os estratos hopper
postos que constituem a sociedade oficial a luta do proletariado contra a burguesia embora não seja na essência uma luta nacional reverte esse conteúdo dessa forma nos primeiros tempos é natural que o proletariado de cada país deva antes de tudo liquidar sua própria burguesia esboçando em linhas gerais as fases do desenvolvimento proletário descrevemos a história da guerra civil mais ou menos oculta que lavra na sociedade atual até a hora em que essa guerra explode numa revolução aberta eo proletariado estabelece sua dominação pela derrubada violenta da burguesia todas as sociedades anteriores como vimos se basearam no antagonismo
entre classes opressoras e classes oprimidas mas para oprimir uma classe é preciso poder garantir condições tais que lhe permitam pelo menos uma existência de escravo o servo em plena servidão conseguir tornar-se membro da comuna da mesma forma que o pequeno burguês sob jugo do absolutismo feudal e levava se a categoria de burguês o operário moderno pelo contrário longe de se elevar com o progresso da indústria desce cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe o trabalhador caino pauperismo e este cresce ainda mais rapidamente que a população ea riqueza é pois evidente que a
burguesia incapaz de continuar desempenhando o papel de classe dominante ponto e vírgula e de impor à sociedade como lei suprema as condições de existência de sua classe não pode exercer o seu domínio porque não pode mais assegurar a existência de seu escravo mesmo no quadro de sua escravidão porque é obrigada a deixá-lo cair numa tal situação que deve nutri lo em lugar de se fazer nutre por ele a sociedade não pode mais existir sob sua dominação o que quer dizer que a existência da burguesia é doravante incompatível com a da sociedade a condição essencial da
existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares a formação eo crescimento do capital a condição de existência do capital é o trabalho assalariado e se baseia se exclusivamente na concorrência dos operários entre si o progresso da indústria de que a burguesia é agente passivo inconsciente substitui o isolamento dos operários resultante de sua competição por sua união revolucionária mediante a associação assim o desenvolvimento da grande indústria socava terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos a burguesia produz sobretudo seus próprios
coveiros sua queda ea vitória do proletariado são igualmente inevitáveis trabalhadores e comunistas qual a posição dos comunistas diante dos trabalhadores em geral os comunistas não forma um partido à parte o posto aos outros partidos operários não têm interesses que o separam do proletariado em geral não proclamam princípios particulares segundo os quais pretenderiam modelar o movimento operário os comunistas só se distingue dos outros partidos operários em dois pontos 1 nas diversas lutas nacionais dos trabalhadores destacam e fazem prevalecer os interesses comuns do proletariado independentemente da nacionalidade 2 nas diferentes fases por que passa a luta entre
trabalhadores e burgueses representam sempre em toda parte os interesses do movimento em seu conjunto praticamente os comunistas constituem pois a fração mais resoluta dos partidos operários de cada país a fração que impulsiona as demais teoricamente tem sobre o resto do proletariado a vantagem de uma compreensão nítida das condições da marcha dos fins gerais do movimento proletários o objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos trabalhadores constituição dos trabalhadores em classe derrubada da supremacia burguesa conquista do poder político pelo proletariado as concepções teóricas dos comunistas não baseiam de modo algum
em idéias ou princípios inventados ou descobertos por tal qual reformador do mundo são apenas a expressão geral das condições reais de uma luta de classes existentes de um movimento histórico que se desenvolve sob os nossos olhos a abolição das relações de propriedade que tem existido até hoje não é uma característica peculiar e exclusiva do comunismo todas as relações de propriedade tem passado por modificações constantes em consequência das contínuas transformações das condições históricas a revolução francesa por exemplo aboliu a propriedade feudal em proveito da propriedade burguesa 0 que caracteriza o comunismo não é a abolição da
propriedade em geral mas a abolição da propriedade burguesa ora a propriedade privada atual a propriedade burguesa é a última e mais perfeita expressão do modo de produção e de apropriação baseado nos antagonismos de classe na exploração de uns pelos outros nesse sentido os comunistas podem resumir sua teoria nesta fórmula única a abolição da propriedade privada censura nos a nós comunistas o querer abolir a propriedade pessoalmente adquirida fruto do trabalho do indivíduo propriedade que se declara ser a base de toda a liberdade de toda a independência individual a propriedade pessoal fruto do trabalho e do mérito
pretende-se falar da propriedade do pequeno burguês do pequeno camponês forma de propriedade anterior à propriedade burguesa não precisamos aboli la porque o progresso da indústria já aboliu e continua a aboli la diariamente ou porventura pretendem falar da propriedade privada atual da propriedade burguesa mais o trabalho do proletário o trabalho assalariado cria propriedade para o proprietário de nenhum modo cria o capital isto é a propriedade que explora o trabalho assalariado e que só pode aumentar sob a condição de produzir novo trabalho assalariado afim de explorá lo novamente em sua forma atual a propriedade se move entre
os dois termos antagônicos capital e trabalho examinemos dois termos dessa antinomia ser capitalista significa ocupar não somente uma posição pessoal mas também uma posição social na produção o capital é um produto coletivo só pode ser posto em movimento pelos esforços combinados de muitos membros da sociedade e mesmo em última instância pelos esforços combinados de todos os membros da sociedade 0 capital não é pois uma força pessoal é uma força social assim quando o capital é transformado em propriedade comum pertencente a todos os membros da sociedade não é uma propriedade pessoal que se transforma em propriedade
social o que se transformou foi apenas o caráter social da propriedade esta perde seu caráter de classe passemos ao trabalho assalariado 0 preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo de salário isto é a soma dos meios de subsistência necessária para que o operário viva como operário por conseguinte o que operar e obtém com o seu trabalho é o estritamente necessário para mera conservação e reprodução de sua vida não queremos de nenhum modo abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho indispensável à manutenção e à reprodução da vida humana pois essa apropriação
não deixa nenhum lucro líquido que confira poder sobre o trabalho alheio o que queremos é suprimir o caráter miserável desta apropriação que faz com que o operário só viva para aumentar o capital e só viva na medida em que o exigem os interesses da classe dominante na sociedade burguesa o trabalho vivo é sempre um meio de aumentar o trabalho acumulado na sociedade comunista o trabalho acumulado e sempre um meio de ampliar e enriquecer e melhorar cada vez mais a existência dos trabalhadores na sociedade burguesa o passado domina o presente na sociedade comunista é o presente
que domina o passado na sociedade burguesa o capital é independente e pessoal ao passo que o indivíduo que trabalha não tem nem independência nem personalidade a abolição de semelhante estado de coisas dizia verbera como a abolição da individualidade e da liberdade e com razão porque se trata efetivamente de abolir a individualidade burguesa a independência burguesa a liberdade burguesa por liberdade nas condições atuais da produção burguesa compreende-se a liberdade de comércio a liberdade de comprar e vender mais se o tráfico desaparece desaparecera há também a liberdade de traficar demais toda a fraseologia sobre a liberdade de
comércio bem como todas as bases ósseas liberais de nossa burguesia só tem sentido quando se referem ao comércio tolhido ea burguesia oprimido da idade média nenhum sentido tem quando se trata da abolição comunista do tráfico das relações burguesas de produção e da própria burguesia horrorizar vos porque queremos abolir a propriedade privada mas em vossa sociedade a propriedade privada está abolida para nove décimos de seus membros e é precisamente porque não existe para estes nove décimos que ela existe para vós acusar-nos portanto de querer abolir uma forma de propriedade que só pode existir com a condição
de privar de toda a propriedade a imensa maioria da sociedade em resumo acusar nos de querer abolir vossa propriedade de fato é isso que queremos desde o momento em que o trabalho não mais pode ser convertida em capital em dinheiro em renda da terra numa palavra em poder social capaz de ser monopolizado isto é desde o momento em que a propriedade individual não possa mais se converter em propriedade burguesa de corais que a individualidade está suprimida confessar mais pois que quando falares do indivíduo querer referir luz unicamente ao burguês ao proprietário burguês e este indivíduo
sem dúvida deve ser suprimido 0 comunismo não retira ninguém o poder de apropriar se de sua parte dos produtos sociais apenas suprimiu o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação alega se ainda que com a abolição da propriedade privada toda atividade cessaria uma inércia geral apoderasse e do mundo se isso fosse verdade há muito que a sociedade burguesa teria sucumbido ociosidade pois que os que no regime burguês trabalham lucro e os que lucram não trabalham toda a objeção se reduza essa tautologia dois pontos não haverá mais trabalho assalariado quando não mais
existir capital as acusações feitas contra o modo comunista de produção e de apropriação dos produtos materiais têm sido feitas igualmente contra a produção ea apropriação dos produtos do trabalho intelectual assim como o desaparecimento da propriedade de clássico e vale para o burguês ao desaparecimento de toda a produção também o desaparecimento da cultura de classe significa para ele o desaparecimento de toda a cultura a cultura cuja perda burguês de flora é para a imensa maioria dos homens apenas um adestramento que os transforma em máquinas mas não discuto mais conosco enquanto aplicar desabo lição da propriedade burguesa
o critério de vossas noções burguesas de liberdade cultura direito etc terá vossas próprias idéias decorrem do regime burguês de produção e de propriedade burguesa assim como o vosso direito não passa da vontade de vossa classe exigida em lei e vontade cujo conteúdo é determinado pelas condições materiais de vossa existência como classe a falsa concepção interesseira que vos leva a dirigir em leis eternas da natureza e da razão as relações sociais oriundas do vosso modo de produção e de propriedade relações transitórias que surgem e desaparecem no curso da produção a compartilhar isso com todas as classes
dominantes já desaparecidas o que admitir para a propriedade antiga o que admitir para a propriedade feudal já não vos atrevessa admitir para a propriedade burguesa abolição da família até os mais radicais ficam indignados diante desse desígnio infame dos comunistas sobre que fundamento repouso a família atual a família burguesa no capital no ganho individual a família na sua plenitude só existe para a burguesia mas encontra o seu complemento na supressão forçada da família para o proletário e na prostituição pública a família burguesa desvanece se naturalmente como desvanecer de seu complemento e uma e outra desapareceram como
desaparecimento do capital acusar nos de querer abolir a exploração das crianças por seus próprios pais confessamos este crime 16 também que destruímos os vínculos mais íntimos substituindo a educação doméstica pela educação social e vossa educação não é também determinada pela sociedade e pelas condições sociais em que do cais vossos filhos pela intervenção direta ou indireta da sociedade por meio de vossas escolas etc terá os comunistas não inventaram essa intromissão da sociedade na educação apenas mudam seu caráter e arrancar a educação a influência da classe dominante as declamações burguesa sobre a família ea educação sobre os
doces laços que unem a criança os pais tornam se cada vez mais repugnantes à medida que a grande indústria destrói todos os laços familiares do proprietário e transforma as crianças em simples objetos de comércio em simples instrumentos de trabalho toda burguesia grita em couro voz comunistas querer introduzir a comunidade das mulheres para o burguês sua mulher nada mais é que um instrumento de produção ouvindo dizer que os instrumentos de produção serão explorados em comum conclui naturalmente que haverá comunidade de mulheres não imagina que se trata precisamente de arrancar a mulher de seu papel atual de
simples instrumento de produção nada mais grotesco aliás que a virtuosa indignação que a nossos burgueses inspira pretensa comunidade oficial das mulheres que adotariam os comunistas os comunistas não precisam introduzir a comunidade das mulheres esta quase sempre existiu nossos burgueses não contentes em ter à sua disposição as mulheres e as filhas dos trabalhadores sem falar da prostituição oficial tem singular prazer em tornarem-se uns aos outros 10 casamento burguês é na realidade a comunidade das mulheres casadas no maximo poderiam acusar os comunistas de querer substituir uma comunidade de mulheres hipócrita e dissimulada por outra que seria franca
e oficial de resto é evidente que com a abolição das relações de produção atuais a comunidade das mulheres que deriva dessas relações isto é a prostituição oficial e não oficial desaparecerá além disso os comunistas são acusados de querer abolir a pátria a nacionalidade os operários não tem pátria não se lhes pode tirar aquilo que não possuem como porém o proletariado tem por objetivo conquistar o poder político e exigir sem classe dirigente da nação tornar se ele mesmo a nação ele é nessa medida nacional embora de nenhum modo no sentido burguês da palavra as demarcações e
os antagonismos nacionais entre os povos desaparecem cada vez mais com o desenvolvimento da burguesia com a liberdade do comércio e um mercado mundial com a uniformidade da produção industrial e as condições de existência que lhe correspondem a supremacia do proletariado fará com que tais demarcações e antagonismos desaparecem ainda mais depressa a ação comum do proletariado pelo menos nos países civilizados é uma das primeiras condições para sua emancipação suprime a exploração do homem pelo homem e terei suprimido a exploração de uma nação por outra quando os antagonismos de classe no interior das nações tiverem desaparecido desaparecer
a hostilidade entre as próprias nações quanto às acusações feitas aos comunistas em nome da religião da filosofia e da ideologia em geral não merecem um exame aprofundado será preciso grande perspicácia para compreender que as idéias as noções e as concepções numa palavra que a consciência do homem se modifica com toda mudança sobrevindo em suas condições de vida em suas relações sociais em sua existência social que demonstra a história das idéias e não que a produção intelectual se transforma com a produção material as idéias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante quando
se fala de idéias que revolucionem uma sociedade inteira isto quer dizer que no seio da velha sociedade se formaram os elementos de uma nova sociedade e que a dissolução das velhas idéias marcha com a dissolução das antigas condições de vida quando o mundo antigo declinava as velhas religiões foram vencidas pela religião cristã quando no século 18 as idéias cristãs e deram lugar às idéias racionalistas a sociedade feudal travar a sua batalha decisiva contra a burguesia então revolucionária as idéias de liberdade religiosa e de liberdade de consciência não fizeram mais que proclamar o império da livre
concorrência no domínio do conhecimento sem dúvida disse as idéias religiosas morais filosóficas políticas jurídicas etc terá modificaram-se no curso do desenvolvimento histórico mas a religião à moral à filosofia a política o direito mantiveram-se sempre através dessas transformações além disso há verdades eternas como a liberdade a justiça etc terá que são comuns a todos os regimes sociais mas o comunismo quer abolir estas verdades eternas quer abolir a religião ea moral em lugar de lhe dar uma nova forma e isso contradiz todo o desenvolvimento histórico anterior à que se reduz essa acusação a história de toda sociedade
até nossos dias consiste no desenvolvimento dos antagonismos de classe antagonismos que se tem revertido de formas diferentes nas diferentes épocas mas qualquer que tenha sido a forma desses antagonismos a exploração de uma parte da sociedade por outra é um fato comum a todos os séculos anteriores portanto nada de espantoso que a consciência social de todos os séculos apesar de toda a sua variedade e diversidade se tenha movido sempre sob certas formas comuns formas de consciência que só se dissolveram completamente como desaparecimento total dos antagonismos de classe a revolução comunista é a ruptura mais radical com
as relações tradicionais de propriedade nada de estranho portanto que no curso de seu desenvolvimento roupa do modo mais radical com as idéias tradicionais mas deixemos de lado as objeções feitas pela burguesia o comunismo vimos acima que a primeira fase da revolução operária é o advento do proletário como classe dominante a conquista da democracia 0 proletariado utilizar a sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo o capital a burguesia para centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do estado isto é do proletariado organizado em classe dominante e para aumentar o mais rapidamente possível o
total das forças produtivas isto naturalmente só poderá realizar-se a princípio por uma violação do esporte cas do direito de propriedade e das relações de produção burguesas isto é pela aplicação de medidas que do ponto de vista econômico pareceram insuficientes e insustentáveis mas que no desenrolar do movimento ultrapassaram a si mesmas e serão indispensáveis para transformar radicalmente todo o modo de produção essas medidas é claro serão diferentes nos vários países todavia nos países mais adiantados as seguintes medidas poderão geralmente ser postas em prática um ex próprias são da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra
em proveito do estado dois impostos fortemente progressivo 3 abolição do direito de herança 4 confiscação da propriedade de todos os emigrados e sede ciosos 5 centralização do crédito nas mãos do estado por meio de um banco nacional com capital do estado e com o monopólio exclusivo 6 centralização nas mãos do estado de todos os meios de transporte 7 multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao estado a roteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas segundo um plano geral 8 trabalho obrigatório para todos os organização de exércitos industriais particularmente para a agricultura
9 a combinação do trabalho agrícola industrial medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade eo campo 10 educação pública e gratuita de todas as crianças a abolição do trabalho das crianças nas fábricas tal como é praticado hoje combinação da educa são com a produção material et cetera uma vez desaparecidos os antagonismos de classe no curso do desenvolvimento e sendo concentrada toda a produção propriamente dita nas mãos dos indivíduos associados o poder público perderá seu caráter político o poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra se o
proletariado em sua luta contra a burguesia se constituir forçosamente em classe se converte por uma revolução em classe dominante e como classe dominante destrói violentamente as antigas relações de produção destrói justamente com essas relações de produção às condições dos antagonismos entre as classes destrói as classes em geral e com isso sua própria dominação como classe em lugar da antiga sociedade burguesa com suas classes e antagonismos de classe surge uma associação de livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos literatura socialista e comunista o socialismo reacionário o socialismo feudal devido à
sua posição histórica às aristocracia da frança e da inglaterra viram-se chamadas a lançar libelos contra a sociedade burguesa na revolução francesa de julho de 1830 e no movimento reformador inglês tinham sucumbido mais uma vez sob os golpes desta odiada revista elas não podiam mais travar uma luta política séria só lhe restava a luta literária hora também no domínio literário tornar assim possível a velha frase elogia da restauração para criar simpatias era preciso que a aristocracia finge se descurar seus próprios interesses e dirigir sua acusação contra a burguesia aparentando defender apenas os interesses da classe operária
explorada desse modo entregou se ao prazer de cantarolar sátira sobre os novos senhores e dele segredar a ouvida profecias de mau augúrio assim nasceu o socialismo feudal onde se mesclavam geremi adas ele belos ecos do passado e ameaça sobre o futuro se por vezes a sua crítica amarga mordaz e espirituosa feriu a burguesia no coração sua impotência absoluta de conta entender a marcha da história moderna terminou sempre por um efeito cômico à guisa de bandeira estes senhores arvoraram a sacola do mendigo a fim de atrair o povo mas logo que este ocorreu notou suas costas
jornadas com os velhos brasões feudais e dispersou se com grandes gargalhadas e irreverentes uma parte dos legitimistas franceses ea jovem inglaterra ofereceram ao mundo esse espetáculo divertido quando os campeões do feudalismo demonstram que o modo de exploração feudal era diferente do da burguesia esquecem uma coisa que o feudalismo explorava em circunstâncias e condições completamente diversas e hoje em dia caducas quando ressaltam que sob o regime feudal o proletariado moderno não existia esquecem uma coisa que a burguesia moderna é precisamente um fruto necessário de seu regime social aliás ocultam tão pouco caráter reacionário de sua crítica
que sua principal queixa contra a burguesia consiste justamente em dizer que esta segura sobre o seu regime o desenvolvimento de uma classe que fará ir pelos ares toda a antiga ordem social 0 que reprovam a burguesia é mais o ter produzido um proletariado revolucionário que o haver criado o proletariado em geral por isso na luta política participam ativamente de todas as medidas de repressão contra a classe operária e na vida diária a despeito de sua proposta fraseologia conformando se perfeitamente em colher os frutos de ouro da árvore da indústria e trocar honra amor e fidelidade
pelo comércio de lã açúcar de beterraba e aguardente do mesmo modo que o pároco e o senhor feudal marcharam sempre de mãos dadas o socialismo clerical marcha lado a lado com o socialismo feudal nada é mais fácil que recobrir o ascetismo cristão com verniz socialista não cedeu também o cristianismo contra a propriedade privada o matrimônio o estado e em seu lugar não prejudicou a caridade ea pobreza o celibato ea modificação da carne a vida monástica e à igreja o socialismo cristão não passa de água benta com que o padre consagrou despeito da aristocracia o socialismo
pequeno burguês não é aristocrata cia feudal a única classe arruinada pela burguesia não é a única classe cujas condições de existência se este órgão oferece na sociedade burguesa moderna os pequenos burgueses e os pequenos camponeses da idade média foram os precursores da burguesia moderna nos países onde o comércio ea indústria são pouco desenvolvidos esta classe continua a vegetar ao lado da burguesia em ascensão nos países onde a civilização moderna está florescente forma se uma nova classe de pequenos burgueses que oscila entre o proletariado ea burguesia fração complementar da sociedade burguesa ela se reconstitui incessantemente mas
os indivíduos que a compõe se vem constantemente precipitados no proletariado devido à concorrência e com a marcha progressiva da grande indústria sentem aproximar-se o momento em que desapareceram completamente como fração independente da sociedade moderna e em que serão substituídos no comércio na manufatura na agricultura por capazes e empregados nos países como a frança onde os camponeses constituem bem mais da metade da população é natural que os escritores que se batiam pelo proletariado contra a burguesia aplicassem a sua crítica do regime burguês critérios pequeno burgueses e camponeses e defendessem a causa operária do ponto de vista
da pequena burguesia desse modo se formou o socialismo pequeno burguês sismo um dia o chefe dessa literatura não somente na frança mas também na inglaterra esse socialismo analisou com muita penetração as contradições inerentes às relações de produção modernas esposa nuas hipócritas apologia dos economistas demonstrou de um modo irrefutável os efeitos mortíferos das máquinas e da divisão do trabalho a concentração dos capitais e da propriedade territorial a superprodução as crises a decadência inevitável dos pequenos burgueses e camponeses a miséria do proletariado anarquia na produção atual amorosa desproporção na distribuição das riquezas a guerra industrial de extermínio
entre as nações a dissolução dos velhos costumes das velhas relações de falar ilha das velhas nacionalidades todavia a finalidade real desde socialismo pequeno burguês é ou restabelecer os antigos meios de produção e de troca e com eles as antigas relações de propriedade e toda a sociedade antiga ou então fazer entrar à força os meios modernos de produção e de troca no quadro estreito das antigas relações de propriedade que foram destruídas e necessariamente despedaçados por eles no minuto caso esse socialismo é ao mesmo tempo reacionário e utópico para manufatura o regime corporativo para a agricultura o
regime patriarcal eis a sua última palavra por fim quando os obstinados fatos históricos e fizeram passar completamente a embriaguez essa escola socialista abandonou 11 é uma verdadeira frustração de espírito o socialismo alemão ao o verdadeiro socialismo à literatura socialista e comunista da frança nascida sob a pressão de uma burguesia dominante expressão literária da revolta contra esse domínio foi introduzida na alemanha quando a burguesia começava a sua luta contra o absolutismo feudal filósofos cm filomena fuzz impostores alemães lançaram se avidamente sobre essa literatura mas esqueceram que com a importação da literatura francesa na alemanha não eram
importadas ao mesmo tempo as condições sociais da frança nas condições alemãs a literatura francesa perdeu todas significação prática imediata e tomou um caráter puramente literário aparecia apenas como especulação ansiosa sobre a realização da natureza humana por isso as reivindicações da primeira revolução francesa só eram para os filósofos alemães do século 18 as reivindicações da razão prática em geral ea manifestação da vontade dos burgueses revolucionários da frança não expressava seus olhos e não as leis da vontade pura da vontade tal como deve ser da vontade verdadeiramente humana 0 trabalho dos literatos alemães limitou se a colocar
as idéias francesas em harmonia com a sua velha consciência filosófica ou antes apropriar-se das idéias as francesas em abandonar seu próprio ponto de vista filosófico apropriaram-se delas como se assimila uma língua estrangeira pela tradução sabe se que os monges recobriam os manuscritos das obras clássicas da antiguidade pagam com absurdas lendas sobre santos católicos os literatos alemães agiram em sentido inverso a respeito da literatura francesa profana introduziram suas insanidades filosóficas no original francês por exemplo subir a crítica francesa das funções do dinheiro escreveram da alienação humana sobre a crítica francesa do estado burguês escreveram eliminação do
poder da universidade abstrata e assim por diante a esta interpelação da fraseologia filosófica nas teorias francesas deram o nome de filosofia da ação verdadeiro socialismo ciência alemã do socialismo justificação filosófica do socialismo etc terá desse modo é máscula eram completamente a literatura socialista e comunista francesa e como nas mãos dos alemães essa literatura deixou de ser a expressão da luta de uma classe contra outra ele se felicitaram por ter se elevado acima da estreiteza francesa e ter defendido não verdadeiras necessidades mas a necessidade do verdadeiro não os interesses do proletário mas os interesses do ser
humano do homem em geral do homem que não pertence a nenhuma classe nem a realidade alguma e que só existe no céu brumoso da fantasia filosófica esse socialismo alemão que tão solenemente levava a sério seus desajeitados exercícios de escolar e que os apregoava tão charlatanice camente perdeu não obstante pouco a pouco seu inocente pedantismo a luta da burguesia alemã e especialmente da burguesia provinciana contra os viu dais ea monarquia absoluta numa palavra o movimento liberal tornou-se mais séria desse modo apresentou se ao verdadeiro socialismo a tão desejada oportunidade de contrapor ao movimento político as reivindicações
socialistas pode lançar os anathema as tradicionais contra o liberalismo o regime representativo a concorrência burguesa a liberdade burguesa de imprensa o direito burguês a liberdade ea igualdade burguesas pode pregar as massas que nada tinham a ganhar mas pelo contrário tudo a perder nesse movimento burguês o socialismo alemão esqueceu muito a propósito que a crítica francesa da qual era o economato no pressupunha a sociedade burguesa moderna com as condições materiais de existência que lhe correspondem e uma constituição política adequada precisamente as coisas que na alemanha se tratava ainda de conquistar para os governos absolutos da alemanha
com seu cortejo de padres pedagogos fidalgos rurais e burocratas esse socialismo converteu sem espantalho para amedrontar a burguesia que seria ameaçadora juntou sua hipocrisia doce cada os tiros e as chicotadas com que esses mesmos governos respondiam aos levantes dos operários alemães se o verdadeiro socialismo se tornou assim uma arma nas mãos dos governos contra a burguesia alemã representava além disso diretamente um interesse reacionário o interesse da pequena burguesia lehmann a classe dos pequenos burgueses negada pelo século 16 e desde então renascendo sem cessar sobre formas diversas constitui na alemanha verdadeira base social do regime estabelecido
mantê-la é manter na alemanha o regime estabelecido a supremacia industrial e política da burguesia ameaça pequena burguesia de destruição certa de um lado pela concentração dos capitais de outro pelo desenvolvimento de um proletariado revolucionário o verdadeiro socialismo pareceu aos pequenos burgueses como uma arma capaz de aniquilar esses dois inimigos propagou se como uma epidemia a roupagem tecida com os fios e materiais da especulação bordada com as flores da retórica e banhada de orvalho sentimental essa roupagem na qual os socialistas alemães envolveram miserável esqueleto das suas verdades eternas não fez e não ativar a venda de
sua mercadoria entre tal público por outro lado o socialismo alemão compreendeu cada vez mais que sua vocação era ser o representante grandiloqüente dessa pequena burguesia proclamou que a nação alemã era nação tipo eo filisteu alemão o homem tipo a todas as famílias desse homem tipo de um sentido oculto um sentido superiores socialista que as tornava exatamente o contrário do que eram foi conseqüente até o fim levantando se contra a tendência brutalmente destruidor do comunismo declarando que pairava em parcialmente acima de todas as lutas de classes com poucas exceções todas as pretensas publicações socialistas ou comunistas
que circulam na alemanha pertencem a esta emenda e enervante literatura o socialismo conservador ou burguês uma parte da burguesia procura remediar os males sociais com o fim de consolidar a sociedade burguesa nessa categoria enfileiram-se os economistas os vilã topos os humanitários os que se ocupam em melhorar a sorte da classe operária os organizadores de beneficência os protetores dos animais os fundadores da sociedade de temperança enfim os reformadores de gabinete de toda a categoria chegou-se até laborar s socialismo burguesa em sistemas completos como exemplo se temos a filosofia da miséria de produção os socialistas burgueses querem
as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e os perigos que dela decorrem fatalmente querem a sociedade atual mas eliminando os elementos que revolucionam ead sol vem querem a burguesia sem o proletariado como é natural a burguesia concebe o mundo em que domina como o melhor dos mundos possível o socialismo burguês elaborem um sistema mais ou menos completo essa concepção consoladora quando convidou proletariado a realizar esses sistemas e entrar na nova jerusalém no fundo que pretende induzir ou manter se na sociedade atual desembaraçando se porém do ódio que ele vota esta sociedade uma
outra forma disse socialismo - sistemática porém mais prática procura fazer com que os operários e afastem de qualquer movimento revolucionário demonstrando isso que não será tal ou qual mudança política mas somente uma transformação das condições da vida material e das relações econômicas que poderá ser proveitosa para eles mottaki por transformação das condições da vida material esse socialismo não compreende em absoluto a abolição as relações burguesas de produção o que só é possível por via revolucionária mas apenas reformas administrativas realizadas sobre a base das próprias relações de produção burguesas e que portanto não afetam as relações
entre o capital eo trabalho assalariado servindo no melhor dos casos para diminuir os gastos da burguesia com seu domínio e simplificar o trabalho administrativo de seu estado 0 socialismo burguês só atinge uma expressão adequada quando se torna uma simples figura de retórica livre câmbio no interesse da classe operária tarifas protetoras no interesse da classe operária prisões celulares no interesse da classe operária ponto de exclamação isso última palavra a única pronunciada seriamente pelo socialismo burguês ele se resume nesta frase os burgueses são burgueses no interesse da classe operária o socialismo eo comunismo crítico tópicos não se
trata aqui da literatura que em todas as grandes revoluções modernas formulou as reivindicações do proletariado escritos de babel fi et cetera as primeiras tentativas diretas do proletariado para fazer prevalecer seus próprios interesses de classe feitas numa época de efervescência geral no período da derrubada da sociedade feudal fracassaram necessariamente não só por causa do estado embrionário do próprio proletariado como devido à ausência das condições materiais de sua emancipação condições que apenas surgem como produto do advento da época burguesa a literatura revolucionária que acompanhava esses primeiros movimentos do proletariado teve forçosamente um conteúdo reacionário preconizavam ascetismo geral
e um grosseiro igualitarismo os sistemas socialistas e comunistas propriamente ditos os de sites simon for e owen et cetera aparecem no primeiro período da luta entre o proletariado ea burguesia período acima descrito ver o capitão burgueses e trabalhadores os fundadores de sistemas compreendem bem o antagonismo das classes assim como a ação dos elementos de solventes na própria sociedade dominante mas não percebem no proletariado nenhuma iniciativa histórica nenhum movimento político que lhe seja próprio como o desenvolvimento dos antagonismos de classe marcha de par com o desenvolvimento da indústria não distingue tampouco as condições materiais da emancipação
do proletariado e põe se a procura de uma ciência social de leis sociais que permitam criar essas condições a actividade social substituem sua própria imaginação pessoal as condições históricas da emancipação condições vantajosas vistas à organização gradual e espontânea do proletariado em classe uma organização da sociedade pré fabricada por eles a história futura do mundo se resume para eles na propaganda e na prática de seus planos de organização social todavia na confecção de seus planos têm a convicção de defender antes de tudo os interesses da classe operária porque é a classe mais sofredora a classe operária
só existe para eles sob esse aspecto de classe mais sofredora mas a forma rudimentar da luta de classes e sua própria posição social os levam a considerar se bem acima de qualquer antagonismo de classe desejam melhorar as condições materiais de vida para todos os membros da sociedade mesmo dos mais privilegiados por conseguinte não cessam de apelar indistintamente para a sociedade inteira e mesmo se dirigem de preferência classe dominante pois na verdade basta compreender seu sistema para reconhecer que o melhor dos planos possíveis para melhor das sociedades possíveis repelem portanto toda ação política e sobretudo toda
ação revolucionária procuram atingir seu fim por meios pacíficos e tentam abrir um caminho ao novo evangelho social pela força do exemplo por experiências em pequena escala que naturalmente sempre fracassam a descrição fantasy cita da sociedade futura feita numa época em que o proletariado pouco desenvolvido ainda encara sua própria posição de um modo fantasy sexta corresponde às primeiras aspirações instintivos dos operários há uma completa transformação da sociedade mas essas obras socialistas e comunistas estas encerram também elementos críticos atacam a sociedade existente em suas bases por conseguinte forneceram em seu tempo materiais de grande valor para esclarecer
os operários suas propostas positivas relativas à sociedade futura tais como a supressão da distinção entre a cidade eo campo a abolição da família do lucro privado e do trabalho assalariado a proclamação da harmonia social ea transformação do estado numa simples administração da produção todas essas propostas apenas anunciam o desaparecimento do antagonismo entre as classes antagonismo que mau começo e que esses autores somente conhecem suas formas e precisas assim essas propostas têm um sentido puramente o tópico a importância do socialismo e do comunismo crítico tópicos está na razão inversa do desenvolvimento histórico à medida que a
luta de classes se acentua e toma formas mais definidas o fantástico afã de abstrair se dela essa fantástica oposição que se faz perde qualquer valor prático qualquer justificação teórica e expor que se em muitos aspectos os fundadores de sistemas eram revolucionários aceitas formadas por seus discípulos são sempre reacionárias pois se a ferro as velhas concepções de seus mestres apesar do interior desenvolvimento histórico do proletariado procuram portanto e nisto são conseqüentes atenuar a luta de classes e conciliar os antagonismos continuam a sonhar com a realização experimental de suas utopias sociais estabelecimento de falantes estéreos isolados criação
de colônias no interior fundação de uma pequena e caia edição da nova jerusalém e para dar realidade a todos esses castelos no ar venci obrigados a apelar para os bons sentimentos e os cofres dos filantropos burgueses pouco a pouco cai na categoria dos socialistas reacionários ou conservadores descritos acima e só se distinguem dele por um pedantismo mais sistemático e uma fé supersticiosa e fanática na eficácia miraculosa de sua ciência social opõem-se pois encarniçadamente a qualquer ação política da classe operária porque em sua opinião tal ação só pode provir de uma cega falta de fé no
novo evangelho desse modo os organistas na inglaterra e os roteiristas na frança reagem respectivamente contra os kartistas e os reformistas posição dos comunistas diante dos diferentes partidos de oposição zero que já dissemos no capítulo segundo basta para determinar a posição dos comunistas diante dos partidos operários já constituídos e por conseguinte sua posição diante dos kartistas na inglaterra e dos reformadores agrários na américa do norte os comunistas combatem pelos interesses e objetivos imediatos da classe operária mas ao mesmo tempo defendem representam no movimento atual o futuro do movimento aliam-se na frança o partido democrata socialista contra
a burguesia conservadora e radical reservando-se o direito de criticar as frases e as ilusões legadas pela tradição revolucionária na suíça apóiam os radicais sem esquecer que esse partido se compõe de elementos contraditórios metade democratas socialistas na acepção francesa da palavra metade burgueses radicais na polônia os comunistas apóiam o partido que vem uma revolução agrária a condição da libertação nacional isto é o partido que desencadeou a insurreição de cracóvia em 1846 na alemanha o partido comunista luta de acordo com a burguesia todas as vezes que stage revolucionariamente contra a monarquia absoluta a propriedade rural feudal e
o espírito pequeno burguês mas nunca em nenhum momento esse partido se descuida de despertar nos operários uma consciência clara e nítida do violento antagonismo que existe entre a burguesia eo proletariado para que na hora precisa os operários alemães saibam converter as condições sociais e políticas criadas pelo regime burguês em outras tantas armas contra a burguesia a fim de que uma vez destruídas as classes reacionárias da alemanha possa ser travada luta contra a própria burguesia é para a alemanha sobretudo que se volta a atenção dos comunistas porque a alemanha se encontra nas vésperas de uma revolução
burguesa e por que realizará essa revolução nas condições mais avançadas da civilização europeia e com um proletariado infinitamente mais desenvolvido que o da inglaterra no século 17 e da frança no século 18 e por conseguinte a revolução burguesa alemã só poderá ser o prelúdio imediato de uma revolução proletária em resumo os comunistas apóiam em toda parte qualquer movimento revolucionário contra o estado de coisas social e político existente em todos estes movimentos ponha em primeiro lugar como questão fundamental a questão da propriedade qualquer que seja a forma mais ou menos desenvolvida de que esta se revista
finalmente os comunistas trabalham pela união e entendimento dos partidos democráticos de todos os países os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda ordem social existente que as classes dominantes extremo a idéia de uma revolução comunista ponto de exclamação os trabalhadores nada têm a perder nela não ser suas cadeias têm mundo a ganhar trabalhadores de todos os países uni-vos escrito por karl marx e friedrich engels em dezembro de 1847 janeiro de 1848 publicado pela primeira vez em londres em
fevereiro de 1848 publicado de acordo com o texto da edição soviética em espanhol de 1951 traduzida da edição alemã de 1848 confrontado com a edição inglesa de 1888 editada por friedrich engels traduzido do espanhol fim do livro
Related Videos
Audiobook - Manifesto do Partido Comunista (1848)
1:27:55
Audiobook - Manifesto do Partido Comunista...
Audioteca Crítica
32,923 views
AUDIOBOOK PORTUGUÊS | SOBRE A BREVIDADE DA VIDA | SÊNECA
2:03:18
AUDIOBOOK PORTUGUÊS | SOBRE A BREVIDADE DA...
Investidor Filosófico - Shorts
117,679 views
Eduardo Moreira: "ação contra Campos Neto mostra conflito de interesses do presidente do BC"
18:35
Eduardo Moreira: "ação contra Campos Neto ...
Eduardo Moreira
5,254 views
☭ THE COMMUNIST MANIFESTO - FULL AudioBook - by Karl Marx & Friedrich Engels
1:27:42
☭ THE COMMUNIST MANIFESTO - FULL AudioBook...
Greatest AudioBooks
1,845,623 views
A CHAMADA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA - Karl Marx  pt1
1:04:26
A CHAMADA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA - Karl Marx...
Sebo Sonoro
15,353 views
MARXISMO CULTURAL | Magna Carta com Ricardo Gomes
22:54
MARXISMO CULTURAL | Magna Carta com Ricard...
Brasil Paralelo
71,387 views
O Existencialismo É Um Humanismo, Jean-Paul Sartre | AUDIOBOOK COMPLETO | VOZ HUMANA
1:17:26
O Existencialismo É Um Humanismo, Jean-Pau...
Alysson Augusto
56,324 views
MANIFESTO COMUNISTA - Karl Marx & Friedrich Engels
1:27:31
MANIFESTO COMUNISTA - Karl Marx & Friedric...
FILOSOFIA EM ÁUDIO LIVRO
970 views
O Banquete, Platão (Audiolivro) Portugues BR
2:38:34
O Banquete, Platão (Audiolivro) Portugues BR
Audiolivros Poderosos
63,088 views
TUDO sobre o MARXISMO/COMUNISMO (Análise COMPLETA - O Capital Karl marx) - Olavo de Carvalho
40:53
TUDO sobre o MARXISMO/COMUNISMO (Análise C...
Inteligência Corp.
36,314 views
Segunda Revolução Industrial: 
Opulência Material e Corrosão do Trabalhador
41:35
Segunda Revolução Industrial: Opulência M...
Rui Antonio Filho Antonio
72 views
O CAPITAL ( LIVRO l CAP. 1: A mercadoria ) - Karl Marx
2:19:03
O CAPITAL ( LIVRO l CAP. 1: A mercadoria )...
FILOSOFIA EM ÁUDIO LIVRO
8,892 views
Communism: basic principles and reading guide
1:06:08
Communism: basic principles and reading guide
Ian Neves - História Pública
1,698,708 views
Apologia de Sócrates, Platão | AUDIOBOOK COMPLETO | VOZ HUMANA
1:21:47
Apologia de Sócrates, Platão | AUDIOBOOK C...
Alysson Augusto
123,018 views
Aula Aberta: "Atualidade do Manifesto Comunista" com o professor José Paulo Netto
2:18:45
Aula Aberta: "Atualidade do Manifesto Comu...
Expressão Popular
11,789 views
[AUDIOBOOK] O que é Sociologia  - Carlos Benedito Martins | Audiobook Completo
2:27:00
[AUDIOBOOK] O que é Sociologia - Carlos B...
Mente Aberta Audiobooks
5,223 views
Audiobook - A Energia do Silêncio - E .AL. ROPER
1:27:43
Audiobook - A Energia do Silêncio - E .AL....
DHuMaN
2,193,073 views
Manual do Guerrilheiro Urbano – Carlos Marighella - Audiobook
1:40:49
Manual do Guerrilheiro Urbano – Carlos Mar...
Biblioteca Cidadã
20,649 views
IV Curso Livre Marx-Engels | Marx, Engels e a crítica do Estado e do direito | Alysson Mascaro
2:18:12
IV Curso Livre Marx-Engels | Marx, Engels ...
TV Boitempo
235,694 views
O que é o Comunismo?
17:57
O que é o Comunismo?
Plano Piloto
658,013 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com